• Nenhum resultado encontrado

Planejamento Financeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento Financeiro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Planejamento Financeiro

Planejamento financeiro é um processo

racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos.

A maioria das pessoas trata de suas finanças “procurando gastar menos do que ganha”. Este é apenas um dos aspectos do planejamento. É necessário, entre outros aspectos, estabelecer objetivos, sem os quais a pessoa age como um barco sem rumo. Qualquer que seja a sua meta, por mais inatingível que ela pareça, com algum esforço e planejamento sua realização fica bem mais fácil.

1. Finanças Empresariais

Como fazer o Plano Financeiro?

O plano financeiro deve apresentar como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. Esta parte do plano de negócios deve conter de cinco a seis páginas.

No plano financeiro, apresentam-se, em números, todas as ações planejadas para a empresa. Perguntas chave que o empreendedor deverá responder neste item são:

 Quanto será necessário para iniciar o negócio?

 Existe disponibilidade de recursos para isto?

 De onde virão os recursos para o crescimento do negócio?

 Qual o mínimo de vendas necessário para que o negócio seja viável?

 O volume de vendas que a empresa julga atingir torna o negócio atrativo?

 A lucratividade que a empresa conseguirá obter é atrativa?

Estrutura do Plano Financeiro

1) Investimento Inicial 2) Receitas

3) Custos e Despesas 4) Fluxo de caixa

5) Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista

6) Ponto de Equilíbrio 7) Balanço Patrimonial

Investimento Inicial

Especifica-se neste item os custos com as instalações, suprimentos, equipamentos e mobiliário necessários para a implantação do negócio. Estas especificações ajudarão no levantamento do investimento fixo – ativo permanente – necessário para implantação da empresa. Mesmo que a empresa esteja instalada (ou pretenda se instalar) numa incubadora, que comumente oferece parte desta estrutura inicial, estes valores devem ser considerados.

(2)

Receitas

No item "Projeção de Vendas" do plano de marketing o empreendedor já definiu a projeção das suas vendas esperadas para o horizonte de cinco anos.

Com estes dados em mãos, juntamente com a determinação do preço a ser praticado pelo seu produto ou serviço, poderá visualizar suas vendas em termos de valores, as quais denominaram de receitas.

Custos e Despesas

Neste item deverão ser levantados todos os valores que serão despendidos para a produção do produto/serviço que a empresa está se propondo. Deverão ser levantados, tanto os custos de produção, quanto as despesas relativas ao suporte à produção, à administração, vendas etc.

Estas despesas poderão ser denominadas de fixas ou variáveis. A diferenciação entre ambas é a sua relação direta com o volume de produção/vendas ou não, isto é, as despesas variáveis irão sofrer acréscimos (ou decréscimos) proporcionalmente ao aumento (redução) do volume produzido/vendido, enquanto que as fixas poderão ter aumentos também, mas não diretamente proporcionais à produção/vendas.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é um instrumento que tem como objetivo básico, a projeção das Entradas (receitas) e saídas (custos, despesas e investimentos)

de recursos financeiros por um determinado período de tempo.

Com o fluxo de caixa, o empreendedor terá condições de identificar se haverá excedentes ou escassez de caixa durante o período em questão, de modo que este constitui um importante instrumento de apoio ao planejamento da empresa (especialmente na determinação de objetivos e estratégias).

A partir das informações levantadas nos itens anteriores, juntamente com investimentos adicionais que porventura venham a ser feitos e retirando-se itens não monetários, o fluxo de caixa pode ser montado.

Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista

Com base nos valores já identificados, relativos às entradas e saídas da empresa, o empreendedor poderá utilizar uma planilha para elaborar o “Demonstrativo de Resultados” e chegar à lucratividade de seu negócio.

A partir disso, terá condições de apurar informações cruciais como o retorno que terá sobre o capital investido na empresa e o prazo de retorno sobre o investimento inicial.

Isto é fundamental para que se avalie o grau de atratividade do empreendimento.

Por exemplo: você investiria anos de sua vida num negócio que não pode lhe oferecer retorno melhor que uma aplicação financeira de baixo risco?

(3)

Ponto de Equilíbrio

O cálculo do ponto de equilíbrio ajuda o empreendedor a encontrar qual o nível de vendas em que a receita será igual a todas as saídas de caixa da empresa. Isto é importante porque indica qual o nível mínimo de vendas que a empresa deverá manter para que não opere com prejuízo.

Balanço Patrimonial

No caso de empresas já constituídas, é conveniente apresentar o balanço patrimonial. Este possibilita a visualização das disponibilidades e obrigações de curto e longo prazo da empresa e, assim, uma avaliação da solidez da empresa.

O que é Taxa Selic?

É a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos. Também é conhecida como taxa média do over que regula diariamente as operações interbancárias

2. Finanças Pessoais

Planejar financeiramente nada mais é do que decidir antecipadamente o que vai ser feito com o dinheiro em um período de tempo determinado, onde tudo é anotado em uma Planilha de Controle de Gastos.

Por que fazer um Planejamento Financeiro?

Com o planejamento financeiro feito, fica mais fácil controlar e organizar os gastos do mês, que é a chave para acabar com o estresse provocado pelas preocupações geradas com a falta de dinheiro.

Como fazer para que o dinheiro sobre?

Olhando para a Planilha de Controle de Gastos, vamos ver que nosso primeiro alvo para melhorar nossa posição financeira é cortar de forma radical as despesas que não precisamos fazer todos os meses (outros gastos). Ou seja, podemos comprar roupas novas com algum intervalo de tempo; economizar dinheiro escolhendo formas de lazer mais barato; comprar apenas o necessário.

Depois de analisar e cortar os gastos absolutamente desnecessários (lembre-se que nosso objetivo é fazer sobrar recursos de nosso salário), podemos verificar com cuidado como estão nossos gastos variáveis. Com certeza, perceberemos que é possível reduzir um pouco cada um deles, como, por exemplo, tentar falar menos ao telefone celular e sempre realizar uma pesquisa econômica em relação às compras de supermercado, gastando menos com alimentação.

Se tivermos dívidas, também precisaremos planejar uma maneira de liquidá-las. Podemos começar a pagar as dívidas mais caras e, para isso, vamos verificar o custo (taxa de juros cobrados) de cada uma delas. Pagamos primeiro, as que têm as

(4)

maiores taxas de juros, já que quanto mais tempo demoramos a pagá-las, maiores elas ficam.

(BM&FBovespa Master – Finanças Pessoais)

Cartões de Crédito Para que serve o crédito?

A resposta é simples. O crédito (pagamento antecipado) atende, basicamente, quatro finalidades:

Resolver imprevistos

Quando menos se espera, acontecem os imprevistos. Um problema mecânico com o carro, algum conserto na casa ou despesas extras com os filhos. E, como muitas vezes o orçamento está apertado, faltam recursos para cobrir esses gastos extras.

Antecipar uma compra

Em algumas ocasiões aparecem oportunidades com descontos diferenciados. Imagine encontrar a TV desejada em uma promoção muito boa, mas não ter o dinheiro disponível nesse momento.

Realizar projetos

Algumas vezes precisamos de dinheiro para antecipar um sonho, seja a compra de um carro novo, da casa própria ou um investimento em educação.

Reorganizar dívidas

Com tantas obrigações que temos todos os meses, se

orçamento fique comprometido, o que, com o tempo, pode causar um desequilíbrio nas contas.

Vantagens e Desvantagens do uso do Cartão de Crédito

Os cartões de crédito podem ser os seus maiores inimigos, ou trabalharem em seu benefício e devolverem até algum dinheiro no final do ano.

Normalmente associamos os cartões de crédito a dívidas e, neste caso, eles são mesmo os nossos maiores inimigos, devido às elevadas taxas de juro cobradas. No entanto, caso tenha suas finanças em ordem e sem dívidas, poderá utilizar estes serviços em seu benefício, com os seus programas de devolução.

Existem dois tipos de utilizadores de cartões de crédito:

 Os que pagam seu balanço no final de cada mês, e assim não pagam juros sobre o dinheiro que gastaram antecipadamente. Estes são os utilizadores satisfeitos com a utilização do cartão de crédito, e é para eles que os benefícios são maiores.

 Os que não pagam seu balanço no final do mês, e começam a acumular dívida a juros elevados. Neste caso, preocupe-se em equilibrar o seu saldo antes de pensar em receber os benefícios. Para estes casos, procure um cartão de crédito com uma taxa de juros baixa e sem anuidades.

(5)

Os benefícios dos cartões de crédito normalmente incluem, entre outras coisas.

 Devolução de uma percentagem do que gastou em dinheiro

 Milhas de viagem

 Noites em hotéis

 Descontos em lojas

Além disso, normalmente têm parcerias interessantes para os seus clientes, como seguros mais baratos, que devem ser aproveitadas ao máximo.

Se quiser aproveitar ao máximo a utilização do cartão de crédito, pode ainda estar atento ao mercado e às promoções que são feitas ocasionalmente (como oferta da primeira anuidade, juros mais baixos, etc.) e aproveitar uma destas promoções para aderir a este serviço bancário.

Sobrou dinheiro. O que fazer?

Geralmente, esta é a parte que gera mais dúvidas para as pessoas que não possuem um Planejamento Financeiro. Onde gastar o dinheiro que sobrou. Alguns vão querer comprar uma roupa nova, outros fazer uma festa. Mas se você for mais esperto, fará com que este dinheiro se multiplique. Irá investir.

Títulos de Renda Fixa

Títulos de Renda Fixa são títulos emitidos por empresas ou pelo governo. Eles pagam juros por esses títulos.

De forma simplificada, ao investirmos num Título de Renda Fixa é como se fizéssemos um contrato emprestando dinheiro às empresas ou ao governo que, por sua vez, se comprometem a pagar juros em quantias fixas e intervalos regulares.

Caderneta de Poupança

A caderneta de poupança é o tipo de investimento mais tradicional e também o de menor risco que há. E por essa razão, é também o investimento de menor potencial de rentabilidade, o que significa que o dinheiro investido será pouco multiplicado, o que é uma desvantagem ao optar pela caderneta de poupança.

Como funciona?

Ao manter uma poupança, sua remuneração será mensal. Um depósito feito no dia 13 de um mês renderá algo no exato dia 13 do mês seguinte (aniversário da conta).

Porém, o que acontece se R$200,00 forem depositados no dia 13 e no dia 15 forem depositados mais R$50,00? Os R$200,00 renderão algum valor no dia 13 do mês seguinte e os R$50,00 renderão algum valor somente no dia 15, como se fossem contas diferentes em uma mesma poupança. Por esse motivo, é recomendado que se faça os depósitos e os resgates sempre no dia do aniversário da conta, facilitando a verificação da rentabilidade da poupança.

(6)

Outra dúvida: O que acontece com as poupanças que fazem aniversário nos dias 29, 30 ou 31, já que nem todos os meses possuem tais dias? Geralmente, a data de aniversário delas será o dia 1º do mês seguinte, justamente para fugir desse problema.

Exemplo

Se você tem R$ 400,00 na poupança em um banco que possui taxa de rendimento de 0,5% a.m. (ao mês), no final do ano estará com R$ 424,67.

Ou seja, você ganhou R$ 24,67 do banco por ter deixado seu dinheiro lá.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

Título de Renda Fixa emitido por bancos e que paga juros pré-fixados ou pós-fixados.

O que é preciso para abrir uma caderneta de poupança?

Basta comparecer a uma agência bancária portando CPF, documento de identidade e comprovantes de renda e residência.

Alguns bancos exigem uma taxa mínima de depósito para se abrir uma poupança, por volta de R$50,00. Enquanto outros não exigem.

Dica

Após abrir a sua caderneta de poupança, PROGRAME-SE para depositar uma quantia fixa todo mês e tente fazer isso por um ou dois anos, sem sacar nenhuma quantia. Você ficará muito feliz ao resgatar esse dinheiro, e certamente irá usá-lo de uma forma mais consciente.

Exemplo

Taxa de rentabilidade de 0,5% a.m., com um valor inicial de R$60,00. Depósito DIÁRIO de apenas R$2,00.

1º mês 2º mês 3º mês 4º mês 5º mês 6º mês 7º mês 8º mês 9º mês 10º mês 11º mês 12º mês

Poupança 60,3 120,902 181,81 243,02 304,53 366,35 428,485 490,927 553,68 616,75 680,134 743,834

(7)

Letras Hipotecárias

São títulos de Renda Fixa emitidos por instituições financeiras autorizadas a atuar no setor imobiliário.

Muitas dívidas. O que fazer?

Se você possui tantas dívidas que o dinheiro não dá nem para começar a pagá-las e acha que isso pode atrapalhar ou impedir que o Planejamento Financeiro seja seguido à risca, está enganado.

Quitar essas dívidas faz parte do trabalho de implantação do Planejamento Financeiro. Procure negociá-las. Muitas vezes o credor prefere fazer um acordo e receber parte do que tinha para receber, do que colocar o seu nome no SPC SERASA e não receber nada. Como foi dito anteriormente, até para pagar as dívidas é preciso planejar.

SIFE CEFET-RJ

Av. General Canabarro N° 552

Tel.: 2566-3007

Referências

Documentos relacionados

• Maiores níveis de literacia e o contacto com a DM têm um impacto positivo na redução do estigma para com o doente mental corroborando o estudo de Corrigan et

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

O lucro bruto permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano anterior devido, principalmente, ao aumento expressivo das exportações de petróleo, aliado ao incremento

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

Nesse sentido, é fundamental evidenciar a importância de se relacionar os princípios afetivos, as crenças, os fatores colaborativos, a teoria sociocultural e o feedback

Atuou na área de investimentos da Prudential Real Estate Investments Latin America e em grandes empresas do setor como Multiplan e Brmalls, onde atuou como diretor e um

Ajuste a coroa de perfuração o mais perto possível do material base, depois de ter montado a coroa de perfuração e antes de ligar o sistema de perfuração diamantado. Aproxime a