• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES ENVOLVENDO ASPECTOS GERAIS DA CITOLOGIA COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARA O MUNDO VIVO. Prof.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES ENVOLVENDO ASPECTOS GERAIS DA CITOLOGIA COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARA O MUNDO VIVO. Prof."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 QUESTÕES ENVOLVENDO ASPECTOS GERAIS DA CITOLOGIA COM ÊNFASE NA

IMPORTÂNCIA DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARA O MUNDO VIVO Prof. Cláudio Góes

Questão 01

O mundo vivo é construído de tal forma que podemos estabelecer diferentes linhas de estudo, utilizando, por exemplo, referenciais que se apoiam nos chamados níveis hierárquicos de organização celular. A partir daí, é possível construir análises mais direcionadas, proporcionando, assim, a elaboração de critérios que nos permitem avaliar as células – unidades básicas da vida - em função do modo como se organizam na constituição dos tecidos e como estes interagem até a estruturação do indivíduo como um todo.

De acordo com os seus conhecimentos acerca do tema abordado, é correto afirmar que:

a) Os níveis de organização devem ser analisados de forma independente uns em relação aos outros, haja vista que as avaliações acerca das propriedades individuais de cada um deles permitem, de imediato, uma dedução lógica do modo como o organismo será formado.

b) O conceito de níveis de organização prescinde a participação de abordagens científicas especializadas, haja vista que o estudo centrado na célula é suficiente para a compreensão das estratégias empregadas na formação de organismo.

c) Trata-se de uma abordagem meramente didática e que se destina a confirmar que a célula é a unidade morfofisiológica do corpo.

d) O conceito não se aplica aos seres pluricelulares, uma vez que a especialização celular se processa por meio de vias metabólicas distintas e que, portanto, não estabelecem qualquer relação entre si.

e) A constituição de um organismo depende do modo como cada nível é estruturado e isso resulta, por sua vez, de um processo contínuo de interações, ou seja, a forma como se desenvolvem os processos metabólicos (físico-químicos) em certo nível trará repercussões no seguinte.

Questão 02

O estabelecimento de uma membrana plasmática representou um importante marco evolutivo para a formação de seres mais complexos, capacitando a célula a desenvolver atividades fisiológicas com certo grau de autonomia; o que favoreceu, por sua vez, a execução de processos metabólicos especializados que, particularmente nos organismos pluricelulares, são marcantes e determinantes para a perfeita manutenção da homeostasia.

(2)

2 Fundamentado no texto e nos conhecimentos que você possui a respeito da formação das membranas biológicas é correto afirmar que:

a) A membrana plasmática é, antes de tudo, um elemento de proteção do ambiente intracelular, atuando de forma decisiva no isolamento da célula em relação ao meio; o que de outro modo, comprometeria o conjunto de suas reações metabólicas.

b) A membrana plasmática se constitui numa barreira seletiva que não isola a célula do meio, atuando no sentido de promover certo grau de individualização por assegurar o desenvolvimento de atividades metabólicas especializadas sem interferência danosas do meio externo.

c) Pelo fato da membrana plasmática ser uma estrutura universal no mundo vivo, temos que a sua composição bioquímica se repete em todos os seres, ou seja, os percentuais de glicídios, lipídios e proteínas serão sempre constantes, assim como a conformação estrutural destas últimas que se mostrará invariável em todos os organismos.

d) A apresentação da membrana plasmática em forma de bicamada não estabelece qualquer relação com o conjunto de propriedades que a caracteriza. e) O reconhecimento celular, essencial para a formação de tecidos especializados, ocorre por meio de elementos extrínsecos à célula sem estabelecer, portanto, qualquer relação com a membrana plasmática que, na verdade, se limita a controlar apenas a entrada e a saída de materiais.

Questão 03

Da mesma forma que um livro de receitas apresenta informações sobre os ingredientes a serem empregados na elaboração de um determinado prato e dos procedimentos a serem seguidos durante a sua confecção, a molécula do DNA, de forma análoga, também armazena informações que, uma vez decodificadas, resultarão na síntese de uma cadeia polipeptídica, ou seja, de uma proteína com atividade específica. Assim, temos que o DNA é, na verdade, uma macromolécula cuja estrutura é determinada por sequências de nucleotídeos e estas, por sua vez, se constituem em uma série de informações codificadas. Segmentos de DNA, conhecidos como genes, servem como referência quanto ao fenótipo a ser determinado. Isso quer dizer que cada gene representa um programa cujo arranjo sequenciado de nucleotídeos assegura especificidade, condicionando um tipo particular de informação a ser estabelecida; o que se traduz na síntese de proteínas. Voltando ao “livro de receitas” poderíamos imaginar que, se cada uma de suas páginas apresentasse informações para a elaboração de um prato em particular, estas corresponderiam aos genes de uma molécula de DNA e o referido prato, resultado final das informações contidas no livro, representaria a proteína.

(3)

3 Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos sobre a importância das proteínas para o mundo vivo, assinale a opção correta:

a) A diferenciação celular, característica dos seres pluricelulares, não estabelece qualquer relação com as proteínas, haja vista que todas as células exibem o mesmo padrão básico de estrutura molecular protéica.

b) A impossibilidade de associação das proteínas com outros compostos orgânicos inviabiliza a sua atuação nas membranas biológicas em outras funções além daquelas referentes à composição estrutural.

c) As proteínas representam os compostos orgânicos de maior significado para o mundo vivo e, por isso mesmo, constituem as moléculas presentes em maior quantidade nas membranas biológicas.

d) O glicocálix - uma estrutura essencialmente glicoproteica - atua no reconhecimento celular, favorecendo a formação de tecidos em organismos pluricelulares.

e) Pelo fato do conjunto de células de um determinado organismo exibirem o mesmo DNA, temos que o glicocálix apresentará uma conformação uniforme em todas elas, favorecendo, desse modo, o reconhecimento celular.

Questão 04

Sobre as membranas biológicas é correto afirmar:

a) São estruturas formadas, essencialmente, por glicídios, lipídios e proteínas organizadas sob a forma de uma bicamada, estando presentes apenas em células eucarióticas.

b) A chamada “fluidez de membrana” - um dos elementos responsáveis pela dinâmica das membranas biológicas e que, como sabemos, permite que elas efetuem corretamente suas atividades básicas - depende diretamente do arranjo de seus constituintes básicos, além, é claro, das propriedades de cada um deles.

c) Considerando que todas as células – tanto procarióticas quanto eucarióticas - apresentam uma membrana plasmática e que a sua fluidez depende do colesterol, podemos concluir que esta molécula é de ocorrência universal no mundo vivo.

d) Pelo fato de todos os organismos serem dotados de membranas biológicas, temos que a composição química – em suas bases estruturais e quantitativas - e o comportamento funcional delas se repete em todo o mundo vivo, demonstrando, assim uma integração fisiológica; fruto de uma provável ancestralidade comum.

e) A formação de compartimentos membranosos internos – típicos de células eucarióticas - não estabelece relação nem com as propriedades químicas dos

(4)

4 constituintes da membrana plasmática, nem com o modo como esta se mostra organizada.

Questão 05

A doação de sangue é um gesto que, de fato, pode salvar uma vida. Todos os anos é possível se constatar uma elevada demanda em função do suporte a ser oferecido para os procedimentos realizados de acordo coma as rotinas hospitalares, englobando as cirurgias sejam elas de caráter eletivo ou de urgência; estas últimas, vinculadas diretamente aos crescentes índices de violência em suas variadas modalidades. O setor de imunohematologia do hospital, nesse âmbito, assume um papel fundamental, uma vez que ele fica encarregado das análises sanguíneas que avaliam a qualidade do sangue oferecido; o que inclui, é claro, a preocupação de assegurar os níveis de compatibilidade que viabilizam as transfusões.

De acordo com os seus conhecimentos sobre a apresentação dos sistemas sanguíneos no corpo humano, é correto afirmar que:

a) Os sistemas sanguíneos são determinados pela leitura diferencial de genes que condicionam a síntese de proteínas específicas no glicocálix das hemácias. b) Os sistemas ABO e Rh são os únicos sistemas sanguíneos que possuímos, ou

seja, os grupos proteicos presentes na membrana das hemácias se apresentam muito limitados; o que pode ser justificado pela ausência de núcleo nesse tipo de célula.

c) A compatibilidade sanguínea não se relaciona com a apresentação do conjunto protéico na superfície dos eritrócitos, haja vista que ela é condicionada por fatores intrínsecos à célula.

d) Questões relacionadas à compatibilidade em transfusões são condicionadas apenas pelo modo como se apresenta o plasma do doador quanto aos índices bioquímicos que apresenta.

e) As proporções de proteínas na membrana plasmática das hemácias se repetem em todos os indivíduos, aumentando as chances de compatibilidade que, até onde sabemos, é determinada de forma preponderante pelo modo o metabolismo das hemácias se desenvolve.

Questão 06

Alterações no glicocálix das células costumam estar relacionadas ao desenvolvimento de tumores de natureza cancerosa. Evidentemente, tais alterações resultam de mudanças na programação genética (mutações em sequenciamento gênico) e estas repercutem na conformação de proteínas entre as quais estão justamente aquelas que compõem o glicocálix.

(5)

5 Com base nos seus conhecimentos sobre a membrana plasmática, é correto afirmar que:

a) O reconhecimento celular é essencial para a formação de tecidos especializados de tal forma que distúrbios sobre essa propriedade, traduzidos por alterações do glicocálix, resultarão em tecidos anômalos que habitualmente chamamos de tumor.

b) A propriedade que o glicocálix apresenta de promover reconhecimento celular se deve à sua composição química que é exclusivamente lipídica.

c) O reconhecimento celular, com vistas à formação de tecidos especializados os quais, por sua vez, promovem a formação dos órgãos, é uma característica universal no mundo vivo, ou seja, está presente tanto nos procariotos quanto nos eucariotos.

d) A adesão entre células também é uma função associada ao glicocálix, no entanto, não se trata de uma propriedade relevante na perspectiva da pluricelularidade, ou melhor, não é fundamental para a formação de tecidos. e) A rejeição de um paciente a um órgão transplantado, embora estabeleça

relações com a membrana plasmática, não expressa qualquer associação com o glicocálix, mas apenas com os fosfolipídios: os verdadeiros responsáveis pelo reconhecimento celular.

Questão 07

Sobre a dinâmica das membranas biológicas, é correto afirmar que:

a) A manutenção dos níveis normais de fluidez da membrana plasmática em células animais relaciona-se com a presença do colesterol; molécula que, nas bactérias, também atua na estabilização da membrana.

b) O comportamento da membrana plasmática, particularmente nas células eucarióticas animais, depende da manutenção dos níveis normais de fluidez e estes, por sua vez, relacionam-se com a presença do colesterol.

c) O colesterol, por se tratar de uma molécula de base exclusivamente lipídica, concentra-se nas bicamadas de todas as células, sejam procariotas ou eucariotas.

d) Pelo fato de apenas as células eucarióticas exibirem uma conformação em bicamada, confirma-se, por conta disso, um importante diferencial em relação aos procariotos cuja membrana plasmática difere completamente tanto química quanto estruturalmente.

e) A presença de um sistema de endomembranas altamente sofisticado em todo o mundo vivo torna as células bacterianas mais versáteis; o que favoreceu a sua dispersão pelos mais diversos ambientes do planeta.

(6)

6 Questão 08

A chamada “homeostasia” refere-se ao equilíbrio dinâmico do meio interno e pode ser associada, dentre tantos exemplos, ao modo como as estruturas subcelulares (intracelulares) interagem para que, em conjunto, executem de forma equilibrada as atividades fisiológicas de um tipo celular específico.

De acordo com o exposto e nos seus conhecimentos acerca do equilíbrio biológico essencial à manutenção da vida, é correto afirmar:

a) A permeabilidade seletiva, ou melhor, a capacidade que as células apresentam de permitir o trânsito de materiais pelas interfaces da membrana, não tem qualquer relação com o equilíbrio homeostático, haja vista que células, de um modo geral, utilizam sempre seus próprios recursos para desenvolver suas atividades fisiológicas.

b) A ausência de carioteca promove um comando mais efetivo do material genético sobre o trabalho celular, justificando o elevado nível de sofisticação exibido pelas células eucarióticas.

c) O modo como se estabelece a intercomunicação das estruturas constituintes do sistema de endomembranas tem relação direta com a dinâmica das endomembranas e caracteriza a eficiência funcional das células eucarióticas. d) A formação de tecidos em organismos procariotos se processa da mesma

forma que nos seres eucariotos; o que favorece o equilíbrio homeostático e o ajustamento evolutivo.

e) O envoltório nuclear ou carioteca, estrutura universal no mundo vivo, tem natureza bioquímica totalmente diversa daquela que se observa na membrana plasmática.

Questão 09

As membranas biológicas apresentam a capacidade de se fechar em torno de si mesmas criando compartimentos fechados. Tal capacidade é conhecida como autoselagem, sendo condicionada, essencialmente, pela dinâmica das membranas, trazendo como repercussões:

a) o desenvolvimento de compartimentos internos – o sistema de endomembranas – que caracterizam as células eucarióticas e favorecem a formação de “departamentos funcionais”, promovendo maior eficiência funcional.

b) a organização funcional das células procarióticas dentro de um alto nível de sofisticação e que se traduz na riqueza de organelas citoplasmáticas.

c) o advento de uma parede celular rígida que, do ponto de vista bioquímico, se mostra sempre de natureza quitinosa.

(7)

7 d) a formação da mitocôndria: organela de ocorrência universal e principal

representante do sistema de endomembranas.

e) o surgimento de uma molécula informacional – o DNA – cuja função é condicionar, por meio de sequências nucleotídicas específicas, o tipo de proteína a ser sintetizada e da qual depende a determinação do fenótipo. Questão 10

Células procarióticas diferem das eucarióticas, a princípio, pela presença, nessas últimas de:

a) parede celular com propriedades que promovem o transporte seletivo de materiais diversos, estabelecendo, dessa forma, interação com o meio extracelular.

b) um genoma organizado em um único cromossomo circular, assegurando, dessa forma, maior eficiência nos processos que se referem ao fluxo de informação gênica.

c) um envoltório nuclear ou carioteca que permite a organização do material genético num compartimento distinto do citoplasma.

d) uma membrana plasmática glicolipoprotéica organizada em forma de bicamada.

e) uma maquinaria ribossomal por meio da qual as proteínas – verdadeiras expressões dos genes – são sintetizadas.

GABARITO 1. E 2. B 3. D 4. B 5. A 6. A 7. B 8. C 9. A 10. C

(8)

Referências

Documentos relacionados

RESUMO – Sementes de Caesalpinia peltophoroides (Leguminosae Caesalpinioideae) – sibipiruna – foram colocadas para embebição por 144 h, sendo retiradas amostras para análise

Depois de entrar na Vila do Nordeste e ao descer até à Zona Balnear da Foz da Ribeira ou ao Parque de Campismo da Feira, vamos encontrar o Miradouro da Boca da Ribeira, com

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

1. Compete à entidade licenciadora proceder ao controlo da qualidade do meio aquático receptor, sendo tal controlo obrigatório quando haja indicação de que este esteja a