• Nenhum resultado encontrado

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM ATIVIDADES AGRÍCOLAS: CONTRIBUIÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM ATIVIDADES AGRÍCOLAS: CONTRIBUIÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM ATIVIDADES AGRÍCOLAS: CONTRIBUIÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Maria de Lourdes Santiago Luz

Universidade Estadual de Maringá mlsluz@uem.br

Syntia Lemos Cotrim

Universidade Estadual de Maringá syntialceng@gmail.com

João Alberto Camarotto

Universidade Federal de São Carlos camarotto@dep.ufscar.br

Resumo

A ergonomia no contexto do trabalho agrícola tem como objetivo buscar melhoria das condições de trabalho, auxiliar a compreender técnicas de produção para a organização do trabalho bem como conceber sua organização futura . Este trabalho apresenta o estudo realizado na Fazenda Experimental de Iguatemi, onde surgiu a necessidade de se avaliar a carga de trabalho e os constrangimentos ergonômicos a que são expostos os agentes universitários, com a função de auxiliar operacional agropecuário. O trabalho teve como base a metodologia de intervenção Análise Ergonômica do Trabalho (AET), utilizando múltiplas fontes de evidências retratadas por meio das ferramentas de avaliação ergonômica, que transparece a ação do trabalhador imerso em um contexto real.

Palavras-Chave: Análise Ergonômica do Trabalho, Ferramentas de avaliação,

Agricultura, Esforços biomecânicos.

1. Introdução

As demandas direcionadas aos ergonomistas, referente ao trabalho agrícola, podem ser organizadas em torno de três grandes objetivos: buscar melhoria das condições de trabalho (segurança ou carga de trabalho, organização de trabalho); auxiliar a compreender a introdução de novas técnicas de produção para a organização do trabalho e conceber a organização futura do trabalho ou concepção de novas edificações (CERF;SAGORY, 2007).

Este trabalho apresenta o estudo, parte de um projeto de pesquisa (LUZ et al, 2010), que adveio de uma demanda do Centro de Ciências Agrárias e Diretoria de

(2)

Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Maringá, preocupados com a sustentabilidade da Fazenda Experimental de Iguatemi. Após contatos iniciais, primeiras visitas para apresentação e reconhecimento do ambiente de trabalho, emergiu a necessidade de se avaliar a carga de trabalho e os constrangimentos ergonômicos a que são expostos os agentes universitários, com a função de auxiliar operacional agropecuário.

2. Materiais e Métodos

Para estudos sobre o trabalho e o contexto no qual está inserido, a ergonomia utiliza a metodologia própria de intervenção que é a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) (GUÉRIN et al, 2008), sendo o fio condutor a atividade, que transparece a ação do trabalhador imerso em um contexto real.

Assinala-se que é raro que uma só técnica permita produzir informação adequada e, com frequência, é útil combinar várias delas para melhor apreender as maneiras segundo as quais a atividade se organiza no tempo e no espaço (CERF;SAGORY, 2007). Desta forma, a observação sistemática e a aplicação do questionário de percepção adaptado de ERGOAÇÂO (2003), confrontados com o método OWAS (Ovako Working Posture Analysing System) foram as técnicas de coleta de dados que propiciaram informações elucidativas e complementares sobre os esforços biomecânicos afeto ao auxiliar operacional. Por meio do questionário obteve-se informações sobre o perfil profissiográfico do auxiliar operacional, as atividades na jornada de trabalho, os esforços biomecânicos conjuntamente com a aplicação do Diagrama das Áreas Dolorosas de Corlett e Manenica. O Sistema OWAS trata de um sistema prático de registro desenvolvido para superar as dificuldades em analisar e corrigir más posturas que são categorizadas em: classe 1 – postura normal, que dispensa cuidados, a não ser em casos excepcionais; classe 2 – postura que deve ser verificada durante a próxima revisão rotineira dos métodos de trabalho; classe 3 – postura que deve merecer atenção em curto prazo e classe 4 – postura que deve merecer atenção imediata (IIDA, 2005). A Figura 1 ilustra a codificação proposta pelo método, o qual permite evidenciar 252 tipos de posturas de trabalho, combinando os segmentos das costas, braços, pernas e peso.

(3)

Figura 1: Codificação e classificação das posturas pela combinação de variáveis conforme o Sistema OWAS

Fonte: Iida, 2005

De acordo com as informações colhidas por meio do questionário de percepção (10 respondentes de setores diferentes) designou-se o setor da avicultura para iniciar a coleta de dados e observações mais aprofundadas. Foi realizado um acompanhamento do setor de criação de frangos para abate e galinhas de postura, onde foram analisadas as tarefas dos funcionários, a maneira como estas são realizadas, as consequências do trabalho e as condições proporcionadas aos trabalhadores.

Durante a realização das observações sistemáticas e verbalizações concomitantes dos auxiliares operacionais, obteve-se a descrição das tarefas, sendo acompanhado e cronometrado os tempos de execução das operações e como estas eram executadas, assim como, foram utilizados os registros fotográficos e filmagem para se analisarem as posturas e caracterizar o ambiente de trabalho do funcionário.

3. Resultados e Discussões

Por meio do questionário de percepção constatou-se que 90% dos funcionários entrevistados sentem algum tipo de desconforto. Para discussão neste artigo, destacou-se a análise da atividade no tratamento de frangos de corte e galinhas de postura. Para os auxiliares operacionais, as tarefas de limpeza de galpão e transporte de ração são consideradas as mais pesadas e que geram maior constrangimento físico. Constata-se que estes constrangimentos ocorrem devido a forma como se executam essas atividades, os auxiliares realizam as operações de carga e descarga das sacas de ração manualmente e nestas condições não se

(4)

atentam aos cuidados com a postura adequada. Por meio do Diagrama de Áreas Dolorosas, a principal área de desconforto destacada pela pesquisa foi a coluna baixa. As observações sistemáticas contribuíram com o registro e a compreensão de como o auxiliar para dar conta de efetuar a tarefa, executa a atividade. A Tabela 1 ilustra, como exemplo, algumas sequências operacionais e o resultado da classificação das posturas.

Tabela 1: Tratamento de frangos e galinhas de postura

Sequência Operações Postura

OWAS

Tempo de execução (min.)** 1 Mexer comedouros com a mão (6 vezes por dia). 2-1-4-1 Tmo= 10' 2 Carregar trator ou carroça 4-1-3-3 Tmo= 11' 3

Descarregar as sacas de ração no barracão dos frangos e no barracão das galinhas Colocar sacas empilhadas em cima dos paletes no galpão.

4-1-3-3 Tmo= 14' 4 Distribuir ração nos comedouros/ box das galinhas

poedeiras, arrastando o balde de ração (35kg). 4-1-4-1 Tmo= 53'

** Tmo = Tempo médio da operação - refere-se ao tempo médio de execução da operação

As operações 2 e 3 (carga e descarga de ração), por meio da combinação das variáveis, cuja postura corporal apresenta-se com a coluna inclinada e torcida em conjunto com as pernas flexionadas, manuseando carga de 50 kg, classifica-se como classe 4 em desconforto, necessitando de intervenção imediata. A operação de distribuição de ração aos comedouros, também, evidenciaram a postura laboral como inadequada e necessita de mudanças imediatas. Para as operações de mexer comedouros e encher baldes de ração apresentaram uma classificação na categoria 3, o que significa que a curto prazo também são prejudiciais. A Figura 2 ilustra o manuseio da ração nos comedouros e com a movimentação de carga das sacas com ração.

(5)

A análise pelo OWAS foi condizente com as informações coletadas pelo questionário de percepção, uma vez que a principal queixa do auxiliar do setor de avicultura em relação às tarefas que lhe causavam maior cansaço físico eram as operações de carregar e descarregar as sacas de ração. A operação de encher os comedouros no galpão das galinhas de postura compreende, também, o arraste do balde de ração (30kg/40kg) pelo corredor do galpão, acompanhando o enchimento por box, além de ser altamente repetitiva, obriga o funcionário a entrar de box em box e realizar a ação com a postura curvada. O diagnóstico obtido, por meio da confrontação de diferentes ferramentas, para a análise do trabalho do auxiliar operacional contribuem para uma validação das informações e demandas referente às tarefas. O questionário é válido, sobretudo, quando se necessita obter um levantamento de informações abrangentes, rápido e de menor custo, sendo utilizado para se fazer um levantamento inicial das situações que requerem as análises mais profundas e medidas corretivas. A combinação do sistema OWAS e o Diagrama de Áreas Dolorosas possuem a vantagem da simplicidade e fácil entendimento, servindo para mapear os locais de trabalho e equipamentos, as tarefas que apresentam maior gravidade (acima da classe 3). Desta forma, o esforço do analista pode ser direcionado para os fatores prioritários, na busca de contribuir com melhorias para qualidade de vida no trabalho.

Referências

CERF, M.;SAGORY,P. Agricultura e desenvolvimento agrícola. In: Ergonomia. FALZON, Pierre (Editor). São Paulo: Edgard Blucher, 2007.

ERGO&AÇÃO. Fundamentos de ergonomia. 2003. Disponível em: <http://www.si mucad.dep.ufscar.br/dn_fundamentos.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2010

GUÉRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformá-lo. 4ª reimpressão. São Paulo: Ed. Edgar Blücher, 2008.

IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. 9ª reimpressão São Paulo: Ed. Edgar Blücher, 2003.

LUZ, M. L. S. et al. Qualidade de Vida no Trabalho sob a abordagem de estudos ergonômicos: projeto piloto na Fazenda Experimental de Iguatemi. (2010) Disponível em: www.sgp.uem.br: 8080/sgp/índex.html. Acesso em: 20 mar. 2011.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

Obje- tivando dimensionar a atual influência do consumo de álcool na ocorrência de mortes por causas externas, o presente estudo é composto pelo levantamento de dados de 12.926

Consultamos o site da empresa transportadora União de Transportes dos Carvalhos, o site Pordata, o site do Instituto Nacional de Estatística e da Gaiurb para completar a

A cultura de doação de um país é um indício da maturidade e evolução da consciência coletiva de uma sociedade. Entende-se que quanto mais elevada é a cultura de doação de

- procedimento para teste: colocar objeto semelhante ao mamilo materno (chupeta, - procedimento para teste: colocar objeto semelhante ao mamilo materno (chupeta, dedo, mamadeira)

Epistemologicamente falando, hoje atravessamos uma crise paradigmática que tem sido problematizada por pesquisadores de diferentes matrizes teóricas, mais recentemente, com

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de