• Nenhum resultado encontrado

GABINETE DO CIDADÃO R E G U L A M E N T O I N T E R N O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABINETE DO CIDADÃO R E G U L A M E N T O I N T E R N O"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GABINETE DO CIDADÃO

R E G U L A M E N T O

I N T E R N O

(2)

Regulamento Interno

Í N D I C E

Pag.

CAPÍTULO I

--- 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Preambulo

CAPÍTULO II

--- 2 CARACTERIZAÇÃO DO GABINETE DO CIDADÃO

Artº 1º - Definição

Artº 2º - Competências do Director Executivo no GC Artº 3º - Objectivos

CAPÍTULO III

--- 3 CONSTITUIÇÃO,COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DO GC

Artº 4º - Constituição

Artº 5º - Competências e atribuições

Artº 6º - Serviços do GC nos Centros de Saúde--- 4

CAPÍTULO IV

--- 5 FUNCIONAMENTO

Artº 7º - Tratamento e circuito das exposições--- 5-6 Artº 8º - Horário de funcionamento--- 7

CAPÍTULO V

--- 7 DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

ANEXOS

--- 8 Anexo I - Dec-Lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro--- 9 Anexo II – Circular Informativa n.º 12/DQS/DSD, de 04/08/2009 17 Anexo III - Deliberação n.º 1717/2009--- 20

(3)

GABINETE DO CIDADÃO REGULAMENTO INTERNO 1

GABINETE DO CIDADÃO

REGULAMENTO INTERNO

CAPÍTULO

I

DISPOSIÇÕES GERAIS Preambulo

O Despacho Ministerial nº 26/86, de 26 de Junho, cria os Gabinetes do Utente e atribui ao Serviço Social, a responsabilidade do desempenho dessa função. A Secretaria-geral do Ministério da Saúde, ao criar o Sistema SIM-Cidadão em 2002, define como perfil do profissional do Gabinete do Cidadão (GC), formação na área psicossocial.

Este Sistema tem subjacente uma filosofia não só de incentivo a uma cada vez maior participação dos cidadãos nos Serviços, como ainda a necessidade de se tornarem cada vez mais céleres e qualificadas as respostas às sugestões e reclamações apresentadas pelos mesmos (o cidadão no centro do Sistema!) e rege-se por determinados princípios.

O SIM-Cidadão assenta na rede nacional de GC e visa consensualizar e uniformizar procedimentos no registo e tratamento das exposições apresentadas pelos cidadãos, de modo a produzir informação em tempo útil, rigorosa e fiável acerca da opinião dos mesmos sobre o funcionamento dos serviços.

Para essa normalização dos procedimentos foram oportunamente emitidas directivas da Secretaria-geral/MS, ACSS e IGAS, que se encontram em vigor. O presente regulamento estabelece a organização e funcionamento do Gabinete do Cidadão do ACES PIN 1 (adiante designado GC), regendo-se pela legislação em vigor Dec-Lei 28/2008, de 22 de Fevereiro (Anexo I), no qual o artº.37º. define as competências do GC.

Posteriormente a Circular Normativa nº 12 de 4/08/09 da DGS (ANEXO II) vem estabelecer

(4)

CAPÍTULO

II

CARACTERIZAÇÃO DO GABINETE DO CIDADÃO

Artigo 1º Definição

O Gabinete do Cidadão do ACES PIN 1 é um serviço de apoio à gestão e funciona na dependência directa do Director Executivo (adiante designado DE) do ACES, conforme o art.º 35 do Dec -Lei 28/2008, de 22 de Fevereiro. Localizado na sede do ACES, podendo ser criados serviços deste, a funcionar nas sedes dos oito centro de saúde que compõem este agrupamento.

Artigo 2º

Competências do Director Executivo no G C

1. Cabe ao Director Executivo designar um responsável para o GC conforme n.º 3 do Artigo 36 do Dec-Lei 28/2008, de 22 de Fevereiro. 2. Emissão de despacho nos pedidos de audição interna e externa, nas

proposta para decisão e de resposta final ao cidadão e serviços. 3. A resposta final ao cidadão por proposta do Gabinete do Cidadão e

serviços

4. Compete ao DE autenticar os livros de reclamação dos serviços de atendimento ao público, conforme subdelegação de competências da Deliberação n.º 1717/2009 (Anexo III).

Artigo 3º Objectivos

1- Contribuir para a melhoria do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde prestados pela Unidades de saúde do ACES PIN 1.

2- Promover mecanismos de comunicação com os cidadãos de modo a assegurar informação relevante sobre a organização dos serviços, e a oferta de cuidados de saúde.

(5)

GABINETE DO CIDADÃO REGULAMENTO INTERNO

3 3- Produzir indicadores que permitam avaliar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, designadamente, o grau de satisfação e a participação dos cidadãos.

4- Garantir o tratamento das exposições de acordo com o SGSR./Sim-Cidadão

CAPÍTULO III

CONSTITUIÇÃO, COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DO G C

Artigo 4º Constituição

O GC do ACES PIN1 integra todos os anteriores Gabinetes do Utente dos CS, que se mantêm em funcionamento como serviços do GC de proximidade aos cidadãos.

O responsável deste gabinete será um profissional de serviço social, que de acordo com o Art.º 2 do presente regulamento é designado pelo DE, podendo este ser coadjuvado por outros colaboradores da mesma área profissional, que integram o ACES.

O GC contará com apoio administrativo, de funcionário a designar para o efeito.

Artigo 5º

Competências e Atribuições

1. Competências do Gabinete do Cidadão do ACES

a) Verificar as condições de acesso dos utentes aos cuidados de saúde. b) Informar os utentes dos seus direitos e deveres como utilizadores dos

cuidados de saúde primários.

c) Receber observações, sugestões e reclamações dos utentes, relativas aos cuidados prestados e responder às mesmas.

(6)

e) Estabelecer canais de comunicação com os Centros de Saúde.

f) Cumprir os procedimentos/atribuições previstos no SGSR/SIM-Cidadão, nomeadamente regista-las no SGSR e desenvolver os procedimentos necessários ao tratamento das exposições nomeadamente realização de entrevistas, audições Internas e/ou externas, informações para decisão e resposta final aos cidadãos

g) Garantir a resposta aos cidadãos dentro dos prazos legais estabelecidos para o efeito.

2. Atribuições do Gabinete do Cidadão do ACES

Articulando estas competências com as directivas emanadas pela Tutela e em vigor relativamente ao programa Sim Cidadão/SGSR, serão atribuições do Gabinete do Cidadão do ACES:

a) Acompanhar e coordenar funcionalmente a actuação dos serviços do GC existentes nos CS, promovendo a eficácia do seu funcionamento; b) Promover a formação contínua dos profissionais dos serviços do GC em

articulação com o Observatório Regional;

c) Reunir com os serviços de proximidade do GC que integram o ACES, ordinariamente de dois em dois meses e extraordinariamente sempre que necessário, por sua iniciativa ou dos serviços dos CS;

d) Elaborar e apresentar propostas de melhoria de funcionamento das diversas Unidades do ACES, a partir da avaliação conjunta dos serviços do GC de proximidade aos cidadãos, tendo subjacente não só o proposto pelos cidadãos nas suas exposições, mas também o levantamento das suas necessidades e expectativas relativamente aos serviços prestadas;

e) Informar a DE sobre situações anómalas, que impeçam o cabal desempenho dos serviços do GC.

f) Monitorizar indicadores de acessibilidade e de satisfação.

Artigo 6.º

Serviços do Gabinete do Cidadão nos CS

Tratando-se de serviços que se destinam a garantir uma maior proximidade das Unidades Funcionais do ACES aos cidadãos, compete ao serviço do GC

(7)

GABINETE DO CIDADÃO REGULAMENTO INTERNO

5 a) Acolher/informar os cidadãos, que o solicitem, e/ou que pretendam

apresentar exposições;

b) Passar a escrito as exposições, quando o cidadão necessite desse apoio;

c) Cumprir os procedimentos/atribuições previstos no SGSR/Sim-Cidadão, nomeadamente registar todas as exposições e desenvolver os procedimentos necessários ao tratamento das mesmas (elaboração das propostas de audição, informações para decisão e respostas aos cidadãos, entre outras);

d) Garantir a resposta ao cidadão, dentro dos prazos legais estabelecidos para o efeito;

e) Garantir que o livro de reclamações esteja em espaço próprio, e que os cidadãos tenham privacidade quando pretendam apresentar uma reclamação;

f) Providenciar para que exista em todas as unidades funcionais caixa de sugestões

g) Informar o GC de ocorrências que impeçam o cabal desempenho da sua função;

h) Colaborar com o GC do ACES na elaboração de propostas para a melhoria de funcionamento das várias unidades funcionais do ACES.

CAPÍTULO IV

FUNCIONAMENTO

Artigo 7º

Tratamento e circuitos das exposições

1- Todas as exposições que derem entrada nos serviços do GC, são registadas no SGSR, no caso das que sejam apresentadas no Livro Amarelo, segue-se o envio das respectivas vias (azul e amarela), acompanhadas de cópia do oficio/resposta inicial ao cidadão para as entidades competentes, com oficio assinado pelo responsável do serviço do GC.

(8)

2- As exposições/reclamações que derem entrada nos serviços do GC por outras vias que não o livro amarelo (carta, e-mail, caixa de sugestões), deverão ser registadas no SGSR para posterior tratamento.

3- Informa o GC, via e-mail, das exposições entradas, indicando o nº de registo no SGSR, a fim de poder ser dado conhecimento ao DE.

4- Sempre que as exposições visem outra instituição, compete aos serviços do Gabinete do Cidadão reencaminhá-las para o organismo visado, informando o GC.

5- As propostas de audição Interna e/ou externa aos serviços visados, deveram ser remetida via e-mail para GC, que as submeterá á apreciação do DE.

Sempre que, por decisão do DE, houver lugar a alterações, estas serão comunicadas ao responsável do serviço do GC nos CS, que procederá em conformidade.

6- Depois da elaboração de proposta para decisão, e da proposta de resposta final ao exponente, o serviço remete o GC, via e-mail, que as submeterá a despacho do DE.

Sempre que, por decisão do DE, houver lugar a alterações á proposta para decisão e/ou da resposta ao exponente, estas serão comunicadas ao responsável do serviço no CS que agirá em conformidade.

7- Após a decisão do DE o GC enviará ao serviço nos CS, via e-mail, os documentos referidos no Nº 4 e 5, para proceda a elaboração da resposta final ao exponente a qual envia ao GC

8- O GC e seus serviços serão responsáveis pela garantia da resposta ao cidadão dentro dos prazos legalmente estabelecidos para o efeito, devendo diligenciar localmente para que se cumpram os prazos, nomeadamente através de insistências, junto dos profissionais auditados. Deverá para o efeito informar o responsável do GC que providenciará a emissão de ofício.

9- A resposta final é da competência do dirigente máximo, por proposta do Gabinete do Cidadão e serviços deste, devendo ser adequada à questão colocada pelo cidadão e, sempre que possível, conter as medidas adoptadas ou a adoptar pela instituição

10- O GC elabora oficio aos serviços visados dando conhecimento da decisão, remete a cópia do ofício de resposta final enviado ao exponente, para o Serviço do GC, de forma a concluir o processo no SGSR.

11- As reclamações que visem os Coordenadores das Unidades Funcionais e os responsáveis dos serviços do GC, serão integralmente tratadas no GC, devendo ser remetidas pelo serviço antes de introduzidas no SGSR. (enquanto o sistema não permitir o reencaminhamento).

12- As reclamações que visem profissionais que venham a ser alvo de processo de averiguações serão tratadas no GC após decisão do DE.

(9)

GABINETE DO CIDADÃO REGULAMENTO INTERNO

7 13- As reclamações que visem a responsável do GC e o DE serão remetidas

ao GC da ARSC, IP.

14- Nas ausências por períodos prolongados (férias, doença, outros) dos responsáveis dos serviços do GC nos CS, o tratamento das exposições será efectuado pelo 2.º utilizador do SGSR (nos serviços onde existe), com o devido apoio do GC do ACES.

Artigo 8º

Horário de Funcionamento

O GC e os serviços deste nos CS terão um horário de funcionamento das 9h00 às 17h00 e nos termos da Lei em vigor, será afixado em local público.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

1) O Regulamento Interno, produz efeitos a partir do 1º dia útil após a assinatura de aprovação do Sr. Director Executivo do ACES PIN 1. 2) O presente regulamento interno poderá ser objecto de actualização,

depois de ouvida a maioria dos profissionais do GC, em reunião expressamente convocada para o efeito, carecendo sempre da aprovação do Director Executivo do ACES PIN I

3) Do presente regulamento faz parte integrante os anexos I, II e III.

O Director Executivo do ACES Pinhal Interior Norte 1 ______________________________________

(Dr. António Sequeira)

(10)

Referências

Documentos relacionados

do na Bacia do Ibicui de 1982 a 1985, foram estudados e identifica dos como Leporinus striatus Kner, 1859 e seus dados mer;sticose mor fométricos comparados com os da

Maiores chances de baixas percepções tanto no nível de QV geral quanto no domínio psicológico foram identificadas entre pessoas do sexo feminino quando comparadas às

01 Welcome M Estação de exterior de vídeo com teclado 02 Welcome M Estção de exterior de vídeo com botão de pressão 03 Welcome M Monitor a cores interior de 4,3" mãos livres

Os respiradores são equipamentos importantes, mas que podem ser dispensados em situações quando não há presença de névoas, vapores ou partículas no ar, como por exemplo,

Estes são alguns de uma gama de exemplos que podem ser citados dentre outros mais como valorização da mão de obra interna. As práticas de gestão do conhecimento são aplicadas

A fibra é um excelente meio de transmissão, se comparadas com fios metálicos apresentam inúmeras vantagens, como por exemplo, imunidade a interferência eletromagnética e

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

O “Progetto Rientro in Veneto” teve muita importância a partir do ano 2000 no sentido de tentar viabilizar o rientro dos oriundos vênetos e de seus descendentes;