• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES SOBRE A INFORMAÇÃO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO E PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA NO CENSO ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES SOBRE A INFORMAÇÃO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO E PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA NO CENSO ESCOLAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

DIRETORIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS

COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ORIENTAÇÕES SOBRE A INFORMAÇÃO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO E PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA NO CENSO ESCOLAR

Introdução

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem é desenvolvido por meio de quatro modalidades: Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Projovem Trabalhador, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Projovem Urbano e Projovem Campo – Saberes da Terra, coordenados pelo Ministério da Educação.

O Projovem Urbano e o Projovem Campo - Saberes da Terra são as duas modalidades de responsabilidade do Ministério da Educação, que tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens de 18 a 29 anos, das áreas urbanas e do campo, que não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desse nível de ensino, à qualificação profissional e à participação social e cidadã. Como estes programas são desenvolvidos em diversas escolas públicas brasileiras, é necessário que essas informações sejam declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica, a fim de conhecer a realidade das escolas e a abrangência dos programas.

Objetivos

Diante das dificuldades de preenchimento do Censo Escolar das escolas que possuem turmas Projovem Urbano e o Projovem Campo - Saberes da Terra, esse documento tem como objetivo orientar as escolas no preenchimento correto do Censo Escolar, visando à qualidade e à fidedignidade das informações prestadas.

Esse documento apresenta conceitos e orientações sobre os procedimentos para declarar as informações dos alunos do Projovem Urbano e o Projovem Campo - Saberes da Terra no Censo Escolar. Informações de manuseio e operacionalidade do Sistema Educacenso podem ser obtidas na Navegação Guiada presente no Hotsite Educacenso (sitio.educacenso.inep.gov.br).

(2)

2 Orientações Gerais

Cronograma da Coleta

A Portaria nº 105, de 13 de março de 2014, divulga as datas e os responsáveis pelos processos e etapas da coleta do Censo Escolar 2014. O período de coleta do Censo Escolar 2014 será de 28 de maio a 15 de agosto de 2014. Após esse período o Inep irá realizar uma divulgação preliminar e reabrirá o sistema por mais 30 dias para retificação.

Data de Referência do Censo

As informações prestadas ao Censo Escolar da Educação Básica, de acordo com a Portaria n° 264 de 26 de março de 2007, devem ter como referência a última quarta-feira do mês de maio do ano de coleta. Neste ano, a data de referência é o dia 28 de maio de 2014. Dessa forma, somente deverão ser informadas no Educacenso, sistema de coleta do Censo Escolar, as atividades do Projovem Urbano e do Projovem Campo – Saberes da Terra iniciadas até a referida data. Se as atividades começarem a ser desenvolvidas após a última quarta-feira do mês de maio de 2014, não deverão ser informadas no Educacenso.

Documentações Comprobatórias

Os dados declarados pelas unidades escolares das turmas de Projovem Urbano e o Projovem Campo - Saberes da Terra devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos (ficha de matrícula, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, sistemas eletrônicos de acompanhamento, diário do professor, regimento escolar, projeto político-pedagógico, documentos de modulação de professores e de enturmação, etc.). Essa exigência é fundamental para a garantia da fidedignidade dos dados declarados e uma forma adicional de estimular a organização administrativa e pedagógica das escolas.

Projovem Urbano

O Projovem Urbano busca elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Em atendimento à solicitação da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), o INEP, a partir de 2012, passou a incluir nos formulários do Censo

(3)

3

Escolar da Educação Básica variáveis para a coleta de informações sobre a matrícula dos alunos do Projovem Urbano, no âmbito da modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Dessa forma, os alunos do Programa passaram a ser contabilizados para efeito de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de outros programas federais que têm como referência as informações do Censo Escolar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Quais turmas devem ser informadas no Censo Escolar?

Devem ser informadas as matrículas ativas no Projovem Urbano, na data de referência do Censo ( 28 de maio de 2014), de acordo com os registros feitos no Sistema de Matrícula, Acompanhamento de Frequência e Certificação do Projovem Urbano/SIMEC.

Atenção! As informações sobre a matrícula dos alunos do Projovem Urbano – Edição 2013, que iniciaram o curso no dia 23 setembro de 2013 e/ou 23 de outubro e o concluirão em 10 de abril e/ou 8 de maio de 2015, respectivamente, devem ser informadas no Censo Escolar de 2014.

Como informar no Censo Escolar 2014? Cadastro da Escola

Preencha os campos:

- Modalidade: Educação de Jovens e Adultos - Etapa: Ensino Fundamental - Projovem Urbano Cadastro de Turma

Preencha os campos:

- Nome da turma: o nome definido pela escola

- Horário de funcionamento: horário inicial e final correspondente ao período em que os alunos permanecem em atividades escolares

- Dias da semana da turma: informar os dias da semana em que os alunos permanecem em atividades escolares na escola.

- Tipo de atendimento: “Não se aplica” ou “Unidade de atendimento socioeducativo” ou “Unidade prisional” ou “Classe Hospitalar”.

- Modalidade: Educação de Jovens e Adultos

(4)

4 • Cadastro de Aluno

É necessário pesquisar os alunos e vinculá-los a turma do Projovem Urbano.

Atenção! Confira a idade do aluno. As turmas do Projovem Urbano devem receber alunos entre 18 e 29 anos, no ano em que for realizada a matrícula no programa.

Cadastro de Profissionais Escolares

É necessário pesquisar os profissionais escolares e vinculá-los a turma do Projovem Urbano.

Projovem Campo – Saberes da Terra

O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Na coleta do Censo Escolar não existe um campo específico do Projovem Campo, porém sua coleta é garantida por meio do preenchimento da Modalidade: Educação de Jovens e Adultos e Etapa: EJA - Ensino Fundamental integrado a Educação Profisional de nível fundamental (FIC).

Quais turmas devem ser informadas no Censo Escolar?

As informações sobre as matrículas ativas no Projovem Campo - Saberes da Terra, na data de referência do Censo - dia 28 de maio de 2014 .

Como informar no Censo Escolar? Cadastro da Escola

Preencha os campos:

- Modalidade: Educação de Jovens e Adultos - Etapa: Ensino Fundamental

(5)

5 • Cadastro de Turma

Preencha os campos:

- Nome da turma: o nome definido pela escola.

- Horário de funcionamento: horário inicial e final correspondente ao período em que os alunos permanecem em atividades escolares.

- Dias da semana da turma: informar os dias da semana em que os alunos permanecem em atividades escolares na escola.

- Tipo de atendimento: “Não se aplica” ou “Unidade de atendimento socioeducativo” ou “Unidade prisional” ou “Classe Hospitalar”.

- Modalidade: Educação de Jovens e Adultos.

- Etapa: EJA Presencial – integrado à educação profissional de nível fundamental (FIC). - Disciplinas lecionadas na turma.

Cadastro de Aluno

É necessário pesquisar os alunos e vinculá-los a turma do Projovem Campo – Saberes da Terra

Atenção! Confira a idade do aluno. As turmas do Projovem Campo – Saberes da Terra devem receber alunos entre 18 e 29 anos, no ano em que for realizada a matrícula no programa.

Cadastro de Profissionais Escolares

É necessário pesquisar os profissionais escolares e vinculá-los a turma do Projovem Campo – Saberes da Terra.

Contatos

Para dúvidas no preenchimento do Censo Escolar, entre em contato por meio dos telefones disponibilizados na página 06 do Caderno de Instruções (disponível no Sistema Educacenso e no Hotsite). Para dúvidas referentes à operacionalização e ao funcionamento do Projovem Urbano e Projovem Campo – Saberes da Terra, entre em contato com o “Fala Brasil”, por meio do telefone 0800-616161.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Para essas ideias serem possiveis esse projeto se propoe a implantação propoe a implantação de uma rede sem fio em restaurantes para uso dos garçons que via PDA efetuarem suas de

Neste estudo não foram encontradas variações significativas nos níveis sanguíneos de potássio, tanto na comparação por segmento intestinal, como em relação ao tipo e

E também, mesmo não estando explicitamente exposta nos cadernos pedagógicos do Projovem Campo Saberes da Terra, a educação ambiental é fundamental para a construção

O Projovem Campo- Saberes da Terra tem como finalidade proporcionar formação integral ao jovem do campo por meio de elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão

Portanto, são planos sem riscos atuariais, que se mantém equilibrados, considerando que os benefícios serão calculados a partir do montante acumulado pelo participante,

O resgate da cultura e das territorialidades; a conciliação entre os interesses do Estado, dos estudantes e dos professores; a falta de participação no momento das

a) Desprestigio a importância político-pedagógica do ProJovem Campo - Saberes da Terra:.. Apesar de sua importância, seja por conta de sua origem nas iniciativas