• Nenhum resultado encontrado

Guia do Professor. Esta atividade poderá ser realizada, satisfatoriamente, em uma aula de 50 minutos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do Professor. Esta atividade poderá ser realizada, satisfatoriamente, em uma aula de 50 minutos."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Caro Professor,

O principal objetivo do projeto RIVED é oferecer aos professores do Ensino Médio novos recursos didáticos, em forma de módulos, para a melhoria da aprendizagem dos alunos em sala de aula.

O módulo de aprendizagem é um conjunto de atividades de computador que exploram uma determinada unidade curricular. Porém, as atividades digitais nem sempre são adequadas para mediar todos os conteúdos de uma unidade. Por isso, atividades complementares são sugeridas no guia do professor.

Cada atividade dos módulos RIVED vem acompanhada de um guia do professor para ajudar a informar sobre as decisões relacionadas à escolha e execução da atividade.

Os guias, além de fornecerem dicas de como usar as atividades do módulo, também são criados como uma fonte de enriquecimento do professor.

Considere as informações dos guias como sugestões. Você não precisará segui-las exatamente como são descritas. Você poderá utilizar os guias como referência e adequá-los a seus alunos e ao seu planejamento pedagógico.

(2)

Guia do Professor

Módulo – Química: em casa e na farmácia Atividade 1 – Cada caso é um caso.

Introdução

Formar um cidadão para o exercício da cidadania requer do educador o uso de estratégias que dêem aos estudantes a oportunidade de conhecer e de se posicionar diante de problemas. Nesta atividade, a aluno será apresentado a um caso particular de uma enfermidade, e terá informações sobre medicamentos e classes terapêuticas. O aluno deverá descrever as principais características de cada caso, estabelecer relação com uma classe terapêutica e apresentar um medicamento que poderá ser utilizado para combater aquela enfermidade. No final, o professor terá acesso aos relatórios sobre cada caso.

Objetivos

1. Estabelecer relações entre determinadas enfermidades e as classes terapêuticas a que pertencem os medicamentos que podem combater tais males de saúde;

2. Identificar diferentes classes terapêuticas;

3. Tomar decisões sobre compras de medicamentos (genérico, similar e referência), com base nas informações apresentadas.

Pré-requisitos

Nenhum pré-requisito específico é exigido.

Tempo previsto para a atividade

Esta atividade poderá ser realizada, satisfatoriamente, em uma aula de 50 minutos.

Na sala de aula

A atividade não exige nenhuma preparação. A atividade no computador poderá ser o primeiro contato do aluno com o assunto.

(3)

Na sala de computadores Preparação

Se possível, forme grupos de 2 alunos por computador. Este arranjo facilitará a discussão, estratégia fundamental nesta atividade.

Requerimentos técnicos

1. Versão mínima de navegador (Browser): -Internet Explorer versão 5

-Netscape versão 7

2. PLUG-INS que, obrigatoriamente devem ter no computador: -Plug-in do Flash MX

-Plug-in Java (TM) Plug-in Version 1.4.1 -Acrobat Reader

Durante a atividade

Esta é uma atividade colaborativa, na qual os principais procedimentos serão de reflexão, discussão, análise e tomada de decisão. O ideal seria que os alunos trabalhassem em conjunto. Quando solicitada sua ajuda, auxilie-os, se possível, sem interferir na posição ou decisão do estudante.

Durante a atividade, acompanhe os trabalhos dos estudantes, incentivando-os com perguntas e/ou comentários sobre o assunto.

Questões para discussão

1. O que são medicamentos genéricos?

O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência, podendo este ser intercambiável. O Ministério da Saúde, através da ANVISA, avalia os testes de bioequivalência entre o genérico e seu medicamento de referência, apresentados pelos fabricantes, para comprovação da sua qualidade.

(4)

2. O que são medicamentos similares?

Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas cuja bioequivalência, com o medicamento de referência, ainda não foi comprovada.

3. O que são medicamentos de referência?

São, normalmente, medicamentos inovadores, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro junto ao Ministério da Saúde, através da ANVISA. São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e tem uma marca comercial conhecida.

4. Como identificar estes três tipos de medicamentos: os genéricos, os similares e os de marca?

Os medicamentos genéricos contêm, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a frase "Medicamento genérico - Lei 9.787/99". Além disso, os genéricos são identificados por uma grande letra "G" azul, impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens do produto. É o que estabelece a Resolução RDC nº 47, de 28 de março de 2001.

Os similares e de referência não possuem diferença na embalagem. O farmacêutico ou balconista poderá informar qual é o de referência e qual é o similar.

Obs. Algumas dessas informações são dependentes de resoluções e leis e, portanto, podem ser alteradas com o tempo. Por favor, atualize-se através do site: www.anvisa.gov.br.

Depois da atividade

De volta à sala de aula, promova uma discussão geral. Este é um momento ideal para discussões. Procure incentivar o estudante a expor suas idéias, questionando-os. Aproveite este momento e esclareça sobre o papel das agências reguladoras e, especialmente, da ANVISA. Abaixo, sugerimos algumas questões, dentre várias outras, que você poderá discutir com seus alunos.

(5)

Questões para discussão

1. Qual a vantagem de comprar um medicamento genérico?

Pela comprovação da boa qualidade do medicamento genérico, atestado pela ANVISA, e pelo menor custo, em relação ao medicamento de referência.

2. É preciso receita médica para comprar um medicamento genérico?

Sim. Qualquer medicamento, exceto os de venda livre, seja de marca, similar ou genérico, deve ser vendido mediante prescrição médica. A automedicação é uma prática perigosa.

3. Por que a compra do remédio pelo princípio ativo faz baixar o preço do medicamento?

Os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam de fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento, visto que as formulações já estão definidas pelos medicamentos de referência e que servirão de parâmetro para a fabricação. Outro motivo a ser considerado diz respeito ao marketing. Os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam fazer propaganda, pois não há marca a ser divulgada.

4. O médico pode proibir a troca do remédio de marca pelo medicamento genérico?

O profissional poderá restringir a substituição do medicamento de referência pelo genérico (intercambialidade); todavia, esta orientação deverá ser escrita de próprio punho, de forma clara e legível.

5. O medicamento genérico tem o mesmo efeito do medicamento de marca?

Sim. O medicamento genérico tem a mesma eficácia terapêutica do medicamento de marca ou de referência. O medicamento genérico é o único que pode ser intercambiável com o medicamento de referência, visto que foi submetido ao teste de bioequivalência.

Obs.: Algumas dessas informações são dependentes de resoluções e leis e, portanto, podem ser alteradas com o tempo. Por favor, atualize-se através do site: www.anvisa.gov.br.

(6)

Avaliação

Durante a execução das atividades no computador, avalie a participação dos seus alunos. Se achar necessário, faça perguntas individuais. Os relatórios gerados na atividade são um excelente recurso para avaliação. De volta à sala de aula, sugerimos que peça aos estudantes para escrever uma pequena dissertação sobre o assunto.

Atividades complementares

Se possível, peça aos estudantes que tragam de casa embalagens de medicamentos e formem uma farmácia. Você poderá ser o farmacêutico e os alunos, os consumidores. Discuta com seus alunos a importância de consultar este profissional quando surgem dúvidas na hora de comprar um medicamento.

Referências bibliográficas www.anvisa.gov.br

Esclarecimento para o cidadão sobre as normas e regulamentos estabelecidos sobre os genéricos, similares e de referências.

www.saúde.gov.br

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Atualmente, Pedro faz uso das redes sociais (facebook, whatsapp), possui celular, tablet, computador, play station, OS. Gosta muito de jogos, joga no computador,

4.10.1. Comprovante de conclusão da escolaridade exigida para a Função pleiteada. Comprovantes de tempo de serviço/experiência profissional na Função pleiteada. Serão aceitos para

(1) Inclui os seguintes serviços: Cadastro SEFAZ/PMM, RFB, JUCAP, Previdência e Caixa Econômica | Taxa de Alvará de Funcionamento, não está incluso, processo de obtenção de

Fonte: Dados Primários (2017). São várias as possibilidades de ações traçadas para o fator de descoberta de novos interesses e novos processos de seleção que passam por

Medicamento Similar – aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e

mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento

O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova munido de qualquer um dos seguintes documentos oficiais de identificação, com foto: Carteira de Identidade