• Nenhum resultado encontrado

inox. Atualmente, válvulas solenóide servo-assistidas são usadas cada vez mais ao invés de válvulas de ação direta.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "inox. Atualmente, válvulas solenóide servo-assistidas são usadas cada vez mais ao invés de válvulas de ação direta."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

Este artigo traz uma visão tecnológica das válvulas solenóide para aplicações

com alta pressão. O uso das mesmas em fornecedoras de gás natural e, em

sistemas aspersores (água-neblina) de extintores de incêndio na Bayer, gigante

química citada como exemplo.

Por mais de 35 anos, tem-se

desenvolvido e manufaturado

válvulas para todas as áreas

de utilização. Desde 1980, a

companhia tem produzido

válvulas para aplicações com

alta pressão. Primeiramente

foram desenvolvidas válvulas

de ação direta com diâmetro

de 1/2”para pressões de

operação de 0 até 180 bar,

inicialmente usadas para o

controle de bombas em

sis-temas hidráulicos.

Válvulas com esta construção

ativam o elemento de

veda-ção diretamente através do

sistema magnético (fig. 1). A

vedação, geralmente um

dis-co, é movimentado por uma

força magnética, retornando

a posição inicial pela força

exercida por uma mola.

As válvulas de ação direta

operam com mínima pressão

zero até a pressão máxima

especificada. Um diferencial

de pressão não é necessário.

Uma mola é usada para

re-tornar a posição inicial.

São disponibilizados vários

materiais de vedação de

a-cordo com a aplicação: FKM,

NBR, EPDM ou Tecapeek. As

conexões variam de 1/8” à

1”. A característica marcante

das válvulas empregadas

pa-ra aplicação com alta pressão

é a construção compacta,

fa-bricadas em latão ou aço

inox.

Atualmente, válvulas

solenói-de servo-assistidas são

usa-das cada vez mais ao invés

de válvulas de ação direta.

Válvulas

solenóide

servo

assistidas para variações de alta

pressão:

As

válvulas

apresentadas

neste

artigo

são

servo

assistidas

2/2

vias.

Elas

apresentam uma construção

simples e robusta (fig. 2).

Válvulas deste tipo requerem

uma pressão diferencial de

operação para abrir ou

fe-char. Quando o solenóide é

energizado a diferença de

pressão na saída diminui e a

pressão de entrada atua

diretamente no pistão de

ve-dação abrindo ou fechando a

válvula.

Fig 1: Válvula de ação direta tipo 1313

Fig 2: Válvula tipo 2529 para altas pressões de até 450 bar.

(3)

A mínima pressão diferencial especificada deve estar sempre presente para o funcionamento correto. O solenóide apenas o-pera o piloto. O diferencial de pressão levanta o pistão de ve-dação principal. Se a diferença de pressão atingir valores abai-xo do mínimo especificado a operação da válvula pode ficar comprometida.

Estas válvulas podem ser em-pregadas onde o fluído possa se expandir na saída ou, em um

vaso despressurizado. Estas

válvulas podem não se encaixar em circuitos fechados.

Vantagens neste tipo de

válvulas são a possibilidade de controlar altas pressões com solenóides de pouca potência e a facilidade na troca dos kits de reparo. Uma grande variedade de materiais de vedação propor-cionam uma ampla gama de aplicações.

Devido à crescente consciência ambiental e à novas tecnologias o consumidor tem exigido apli-cações de alta pressão cada vez mais específicas. Válvulas para indústria automotiva e equipa-mentos de abastecimento têm se destacado. Fabricantes de equipamentos de abastecimen-to, por exemplo, exigem válvu-las que possam operar à pres-sões cada vez mais altas, visan-do a diminuição visan-do tempo visan-do abastecimento.

As válvulas usadas para gás na-tural e hidrogênio, requerem um rigoroso controle de vaza-mento e longa duração dos componentes individuais. Estas exigências podem ser alcança-das pelo aperfeiçoamento alcança-das técnicas de fabricação e pelos ajustes da geometria das válvu-las, por exemplo: ajustes espe-ciais no piloto e nas bases das válvulas. Isto tornou possível, a variação da pressão de entrada de até 500 bar. Não há um fim em vista para este desenvolvi-mento, devido às constantes alterações no processo.

Uma das metas é oferecer válvulas que sejam compatíveis com pressão de até 900 bar no futuro. Esta meta logo será atingida, pelo uso de materiais selecionados e combinados, tais como aços inox especiais.

Aplicações estendidas:

Por causa das crescentes exi-gências do setor de gás natural e do hidrogênio, as aplicações possíveis para as válvulas têm

aumentado constantemente.

Por exemplo: válvulas especiais foram usadas primeiramente em equipamentos de tanques de combustível de automóveis. As válvulas são submetidas à

constantes aperfeiçoamentos.

As corpos estão sendo melhora-das o tempo todo, e novos ma-teriais têm sido empregados. A mudança do modo de operação das válvulas de ação direta para servo-assistida tornou possível o uso de solenóides substancial-mente pequenos. Valores em Cv bem altos podem ser atingidos agora, através da geometria otimizada das válvulas. Materi-ais combinados com o respecti-vo meio e pressão de operação demonstram a grande flexibili-dade destes tipos de válvula. A fim de minimizar o atrito e es-tender o tempo de duração, um revestimento especial é utiliza-do no núcleo. Isto previne que o hidrogênio danifique a válvula.

Aplicação

demons trativa:

proteção efetiva contra o fogo

pela tecnologia water-mist:

A companhia FOGTEC é especia-lista em sistemas water-mist, operando com água pura pulve-rizada à pressão de 80 a 200 bar. Elas não apenas são ambi-entalmente corretas, como tam-bém são geralmente mais efeti-vas que os sistemas extintores convencionais. A FOGTEC é líder neste mercado.

Nós escolhemos o exemplo do túnel de cabos da Bayer para ilustrar o funcionamento das válvulas de alta pressão em sis-temas water-mist.

Na Bayer todo o sistema

subterrâneo de distribuição de energia é instalado com a tecnologia water-mist por um comprimento de até 6 km. A Bayer procurou por um longo período um sistema de proteção contra o fogo, que protegesse as áreas sensíveis dos cabos de maneira confiável e que não causasse danos aos materiais

sensíveis nem perigo aos

operários.

Como o sistema da FOGTEC trabalha com uma quantidade bem pequena de água os resí-duos nos cabos e no chão são quase imperceptíveis.

500 bicos especiais, alimenta-dos por 6 bombas com pressão de 120 bar e 21 válvulas de alta pressão agora ativam direta-mente na área de perigo, quan-do os detectores de fogo sinali-zam um aumento na tempera-tura. Desta maneira, o fogo é extinguido no ato do despejo efetivamente.

As válvulas série 2/240 empre-gadas aqui (fig.3 e 4), são 2/2 vias servo-assistidas designadas especificamente para sistemas de extintores de incêndio para alta pressão (1 à 200 bar), e também podem ser empregadas em toda a área de sistemas hi-dráulicos.

Sprinkler convencionais não são apropriados para incêndios em túneis de cabos do tipo descrito. A grande quantidade de água que liberam causariam enormes

(4)

danos aos componentes eletrô-nicos, além disso, as gotículas relativamente grandes de água caem ao chão rapidamente e mal alcançam a fonte oculta do incêndio, como é tipo que o-corre em fios.

Sistemas extintores à gás, a segunda mais tradicional tec-nologia de extinção de incên-dio, não têm efeito de resfria-mento, e podem apenas ser utilizados em lugares comple-tamente fechados. Devido aos sérios malefícios causados às pessoas pelo gás extintor, o uso destes requer um período de alerta de pelo menos 30 s. É um tempo valioso que a FOGTEC usa para minimizar os danos causados. Se os detec-tores de incêndio sinalizarem um aumento na temperatura, o sistema water-mist de alta pressão é borrifado imediata-mente, sem nenhum atraso (fig. 5).

Características especiais desta válvula, atendem uma variação de pressão de água de até 200 bar e estão de acordo com as

diretrizes de equipamentos

pressurizados e DIN 3840. Vedações especiais garantem alta estabilidade e controle de vazamento, mesmo após longo período de utilização. Aços es-peciais de alta qualidade são usados para a construção da válvula, externamente e inter-namente e estão disponíveis em tamanhos de 1/8 a 2”. A pedido, podem ser fabricadas com rosca NPT ou flangeadas.

Fig 4

: estação de válvulas na Bayer.

O armazenamento de gás

natural a altas pressões e o bombeamento para o veículo, quando a pressão pode chegar a 200 bar ou mais, submetem

as válvulas solenóide a

freqüentes ciclos alternantes

resultando em tensões e

criando altas exigências nas válvulas solenóide.

A combinação precisa de

c o m p o n e n t e s i n d i v i d u a i s

garante um longo período de

funcionamento da válvula,

praticamente dispensando

qualquer manutenção, durante um longo período, chegando a mais de 2 anos.

As características especiais

desta válvula de alta pressão

i n c l u e m , a l é m d e s e r

designada para as diretrizes de equipamentos pressurizados e padrão DIN 3840, certificação de acordo com a ATEX.

Na construção destas válvulas,

apenas materiais de alta

q ual i da d e, esp eci al m ent e

materiais de vedação de longa duração e aços inoxidáveis de liga leve, em combinação com revestimentos especiais são utilizados. Os corpos podem suportar até PN675.

Graças ao design técnico e aos

materiais utilizados, como

tecapeek ou PCTFE, as válvulas

s ã o e x c e p c i o n a l m e n t e

a p rop ri a d a s p a ra m ei os

agressivos.

Aplicação demonstrativa: Uso

em postos de abastecimento de

gás natural:

A fim de usar gás natural como combustível, o gás natural da rede de encanamentos deve ser comprimido para atingir a densidade de armazenamento desejada. O gás natural é comprimido para uma pressão de armazenamento de 250 à 300 bar nos equipamentos das estações de abastecimento, e é então distribuído aos veículos movidos a gás natural.

As tensões e carregamentos que ocorrem no processo cri-am exigências extremas quan-to ao funcionamenquan-to, controle de vazamento, e também na segurança das válvulas sole-nóide empregadas (fig. 6). Pa-ra o último aspecto em parti-cular, a qualidade da manufa-tura e escolha dos materiais são decisivas. Fig. 5 Sistema da névoa em duto de cabos.

(5)

Orifícios de 6 a 25 mm de diâ-metro nominal, disponível em modelos espigão e socket de 1/8” a 1” ou com rosca NPT

e s t a v á l v u l a a t e n d e a s

necessidades do usuário.

A versão com ângulo oferece alta flexibilidade, porque as conexões

podem ser feitas conforme

necessidade.

Esta válvula está disponível opcionalmente em uma versão flangeada. Dependendo da apli-cação, a válvula de alta pressão pode ser fornecida com uma grande quantidade de opcionais. Em geral, as válvulas que são aplicadas para altas pressões particularmente também podem

s e r e m p r e g a d a s p a r a o

hidrogênio.

A fim de satisfazer as exigências

do mercado, especificamente

nesta área de altas pressões,

c o n s t a n t e m e n t e t e m s e

desenvolvido novas soluções e válvulas de alta qualidade.

Devido à sua construção com-pacta, é possível utilizar estas válvulas montadas em bloco. No momento, blocos de três e seis posições foram implemen-tadas nas estações de abasteci-mento de gás (fig. 7).

Válvulas anti-retorno, filtros e válvulas de controle de fluxo

Fig 6: Estação de abastecimento de gás natural, utilizando válvulas de alta pressão.

a j u s t á v e i s p o d e m s e r

integradas nos blocos.

Uma versão especial esta dis-ponível para aplicações de alta temperatura. Neste caso, as especificações da válvula de-vem suportar as condições do processo.

Referências

Documentos relacionados

Como a urbanização é um fenômeno histórico comple- xo, não pretendemos captar toda a questão com um estudo seccional. Por isso, dividimos o espa- ço geopolítico rio-grandense

Este proces- so, o qual Omran (1971) descreveu como de transição epidemiológica, caracteriza-se pela evolução progressiva de um perfil de alta mortalidade por doenças infecciosas

O presente estudo teve como objetivo genotipar e determinar a freqüência alélica do polimorfismo do TP53 no códon 72 (arginina - Arg e prolina - Pro), em pacientes com suspeita de

(2004) que buscou verificar estatisticamente a existência de diferenças da produtividade da População Economicamente Ativa – PEA por gênero no estado do Rio Grande do

Criaremos a oportunidade de viver uma experiência transformadora, onde os participantes cons- troem o conhecimento a partir das suas próprias realidades, desenvolvem suas

A pesquisa desta edição traz mais informações, além das já apresentadas, que ajudam a traçar um perfil do mercado de equipamentos de gerenciamento de energia e automação,

Apesar da boa vontade e dos esforços da Administração do Cemitério de Santo Amaro no sentido de tornar o túmulo da “menina sem nome” um espaço mais apropriado para

Clique no ícone BAIXAR DADOS ou selecione Baixar Dados no menu suspenso Comandos MP para baixar dados do medidor da série MP para o