• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIAS MÉDICAS 2015 IRMANDADE DA SANTA CASA DE LONDRINA Edital

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIAS MÉDICAS 2015 IRMANDADE DA SANTA CASA DE LONDRINA Edital"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIAS MÉDICAS – 2015 IRMANDADE DA SANTA CASA DE LONDRINA

Edital

A Comissão de Residência Médica (COREME) da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL), de acordo com a legislação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), abre inscrição e estabelece as normas ao Processo Seletivo para Residência Médica em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Nefrologia, Neurologia, Neurocirurgia e Ortopedia/Traumatologia para o ano de 2015. A Residência Médica tem características de pós-graduação, sob a forma de treinamento em serviço. O processo seletivo é destinado a portadores de diploma de médico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que estejam cursando o último ano de Medicina, com apresentação de declaração da Instituição de Ensino de que concluirá o curso até o início das atividades do programa de residência, observadas as regras e condições contidas neste edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A seleção pública destina-se a selecionar médicos residentes para o provimento das vagas do primeiro ano da residência médica em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Nefrologia, Neurologia, Neurocirurgia e Ortopedia/Traumatologia para 2015, obedecendo às normas da CNRM - Comissão Nacional de Residência Médica.

1.2 A seleção pública consistirá de uma prova objetiva com peso de 9,0 e análise e arguição do currículo com peso de 1,0.

1.3 É de responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos referentes a esta seleção pública pelo site www.iscal.com.br – aba Edital e manter atualizado os contatos de telefone, e-mail e o endereço informados no ato da inscrição. 1.4 Os candidatos brasileiros com curso no exterior deverão apresentar o diploma

revalidado por universidade pública brasileira na forma da lei. Se estrangeiro deverá apresentar, também, visto permanente, proficiência da língua portuguesa comprovada por instituição oficial (CELPE-BRAS) e registro no CRM, de acordo com as resoluções do CFM.

2. DAS VAGAS

2.1 Todas as vagas listadas no quadro abaixo são credenciadas pela CNRM e

contempladas com bolsa trabalho, de acordo com o MEC, sobre a qual incidirá a contribuição previdenciária e as deduções fiscais, na forma da lei.

(2)

Especialidade Nº de vagas Duração (anos) PRÉ-REQUISITO SIM NÃO Anestesiologia 3 3 X Cirurgia Geral 6 2 X Clínica Médica 6 2 X Neurologia Clínica 2 3 X Neurocirurgia 1 5 X Ortopedia/Traumatologia 3 3 X

Cardiologia 2 3 2 anos Clínica Médica

Cirurgia Vascular 1 2 2 anos Cirurgia Geral

Nefrologia 2 2 2 anos Clínica Médica

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição somente poderá ser efetuada por meio do endereço eletrônico www.iscal.com.br – aba Edital - no período de 06/10/2014 a 03/11/2014.

3.2 O candidato deve preencher o formulário de inscrição on line, anexando uma foto 3x4 e o comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

3.3 O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) deve ser feito somente através de depósito bancário em nome de Irmandade da Santa Casa de Londrina, no Banco do Brasil, agência 3407-X, conta corrente 14131-3.

3.4 Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição. O candidato deve certificar-se que preenche todos os requisitos exigidos nesse edital antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

3.5 O candidato deve ficar atento quanto ao recebimento da confirmação da inscrição por e-mail, enviado de residenciamedica2015@iscal.com.br.

3.6 As provas objetivas para todas as especialidades previstas neste Edital serão realizadas simultaneamente. Portanto, o candidato deverá efetuar sua inscrição para apenas uma especialidade. Não serão aceitas solicitações de mudança de especialidade, sendo a escolha de exclusiva responsabilidade do candidato no ato da inscrição.

3.7 A relação de todos os candidatos inscritos será divulgada no portal da Irmandade da Santa Casa de Londrina – www.iscal.com.br – aba Edital, no dia 05/11/2014, a partir das 14 horas.

(3)

3.8 Esclarecimentos de dúvidas deverão ser enviadas para o endereço eletrônico residenciamedica2015@iscal.com.br

3.9 A inscrição que não estiver de acordo com as exigências deste Edital será cancelada em qualquer fase do processo seletivo e o candidato estará automaticamente excluído. 3.10 A inscrição implicará na aceitação tácita pelo candidato das normas estabelecidas

neste edital.

4. DO ATENDIMENTO AS NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1 O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização da prova deverá solicitá-lo através da ficha de inscrição, em campo próprio. 5. DAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

5.1 A prova objetiva será aplicada no dia 10 novembro de 2014, segunda-feira, com início às 08h30, no Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis localizado a rua Ulrico Zuinglio – 757 – Gleba Palhano – Londrina – Paraná (em frente ao Colégio PGD).

5.2 A prova objetiva terá duração de 3 (três) horas, incluindo o tempo para o preenchimento da folha de resposta.

5.3 O portão de acesso aos locais de realização da prova será fechado com 15 minutos de antecedência, às 08h15, estando impedido de ingressar, por qualquer motivo, o candidato que chegar ao local de prova após o horário estipulado.

5.4 A prova objetiva poderá atingir, no máximo, 100 (cem) pontos e terá peso 9 (nove). 5.5 A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório.

5.6 O ingresso na sala de provas somente será permitido ao candidato munido de curriculum vitae e um dos documentos pessoais abaixo discriminados. O documento pessoal deve ser apresentando em via original e de forma legível.

a) Cédula de Identidade (RG);

b) Carteira de Identidade fornecida por órgão ou Conselho de Classe;

c) Carteira Nacional de Habilitação que contenha o número da Cédula de Identidade (RG);

e) Na hipótese de candidato estrangeiro, apresentação de um documento de identificação oficial de estrangeiro;

(4)

5.7 O currículo deve ser encadernado com cópias dos comprovantes dos eventos participados; dos trabalhos apresentados ou publicados; e dos documentos abaixo listados:

• na condição de concluinte do curso de medicina deverá comprovar a conclusão do mesmo por meio de documento oficial, expedido em papel timbrado da instituição de ensino superior e assinado pela coordenação do curso, constando a data prevista para conclusão da graduação que deverá ser anterior a 02/03/2015; • cópia do comprovante de quitação com o serviço militar ou a comprovação da

dispensa;

• cópia do título de eleitor acompanhado do último comprovante de voto;

• candidato com curso no exterior deverá apresentar, além dos documentos acima, diploma revalidado ou processo de revalidação em andamento em instituição pública brasileira conforme a lei e, se estrangeiro, visto de permanência, registro no CRM e proficiência da língua portuguesa;

• histórico escolar da graduação;

• candidatos às vagas com exigência de pré-requisito devem apresentar também o comprovante de conclusão da Residência Médica na área exigida ou declaração de que está cursando o último ano em programa credenciado pela CNRM.

5.8 Se houver falsidade de qualquer documento presente no currículo o candidato será excluído do processo seletivo e poderá responder por crime de falsidade documental prevista no Código Penal, além das perdas e danos daí decorrentes. 5.9 O currículo será entregue ao fiscal de sala antes do início da prova objetiva. A

não entrega do currículo no momento solicitado implicará na exclusão do candidato do processo seletivo.

5.10 Não serão permitidos durante a realização da prova a comunicação entre os

candidatos; uso de material para consulta; uso de aparelhos eletrônicos de qualquer espécie; gorros; bonés; óculos escuros e relógios. O descumprimento implicará na eliminação do candidato.

5.11 É de responsabilidade exclusiva do candidato a retirada dos seus pertences quando da saída definitiva do local de prova, não sendo a COREME/ISCAL responsável por eventuais avarias ou extravios desses pertences.

5.12 O não comparecimento do candidato à prova objetiva implicará na sua eliminação do processo de seleção.

5.13 As respostas às questões objetivas serão transcritas para a folha de resposta com caneta esferográfica transparente, com tinta azul ou preta, devendo o candidato assinalar uma única resposta para cada questão.

(5)

5.15 O candidato deverá permanecer na sala de prova por no mínimo 01 (uma) hora após o início da prova objetiva.

5.16 Durante a realização da prova, o candidato somente poderá ausentar-se da sala acompanhado por um dos fiscais de prova.

5.17 Os três últimos candidatos de cada sala terão que sair simultaneamente ao final do tempo destinado à realização da prova ou quando o último desses candidatos concluir a prova, caso isso ocorra antes do tempo máximo determinado.

5.18 Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal da sala, o seu cartão-resposta devidamente assinado e o caderno de provas.

5.19 Os cadernos de questões não serão devolvidos aos candidatos. 6. DA PONTUAÇÃO E CONTEÚDO DA PROVA ESCRITA

6.1 A prova objetiva terá pontuação máxima de 100 (cem) pontos, peso 9 (nove), com 60 questões nas áreas de acordo com a residência escolhida, como segue:

• Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neurologia, Neurocirurgia e Ortopedia/Traumatologia (áreas de acesso direto):

Questões em: Clínica Médica; Cirurgia; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina Preventiva e Social; e Pediatria.

• Cardiologia e Nefrologia (áreas com pré-requisito):

Questões em: Atenção Básica à Saúde; Biologia Molecular Aplicada; Cardiologia; Clínica Médica Geral; Dermatologia; Endocrinologia; Epidemiologia Clínica; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia; Infectologia; Nefrologia; Neurologia; Pneumologia; Reumatologia; Terapia Intensiva; e Urgência e Emergência Clínicas.

• Cirurgia Vascular (área com pré-requisito):

Questões em: Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia Pediátrica; Cirurgia Plástica; Cirurgia Torácica; Terapia Intensiva; Traumatologia; Urologia; e Vascular.

7. DO RESULTADO DA 1ª FASE - PROVA ESCRITA

7.1. Os candidatos classificados na 1ª fase da seleção (aprovados na prova escrita) terão seus nomes publicados por ordem de classificação no site www.iscal.com.br – aba

(6)

8. DA ANÁLISE E ARGUIÇÃO DE CURRÍCULO

8.1 Para a segunda fase serão convocados, entre os que obtiverem as maiores notas em cada área, no mínimo, o número de candidatos descrito no quadro a seguir. No caso de empate entre os últimos colocados, estes serão incluídos. Os candidatos serão convocados por área e em ordem alfabética.

Especialidade Nº mínimo de convocados

Anestesiologia 09 Cardiologia 06 Cirurgia Geral 18 Clínica Médica 12 Cirurgia Vascular 03 Nefrologia 06 Neurologia Clínica 10 Neurocirurgia 10 Ortopedia/Traumatologia 12

8.4 A análise e arguição do currículo serão realizadas dia 09/12/2014, a partir das 8h30, no mesmo local da prova escrita objetiva, por banca examinadora designada pela COREME/ISCAL.

8.5 De acordo com a Resolução CNRM nº 3 de 16/09/2011, o candidato que tiver

participado e cumprido integralmente o estabelecido no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Governo Federal, receberá pontuação adicional na nota total obtida nas fases anteriores, considerando-se o seguinte critério:

• 10% da nota total para quem concluiu 01 (um) ano no PROVAB; • 20% da nota total para quem concluiu 02 (dois) anos no PROVAB.

Para obter essa pontuação adicional, o candidato deverá informar no requerimento de inscrição sua participação no PROVAB e comprová-la na etapa de Análise e Arguição Curricular.

A pontuação adicional, de que trata este item, não poderá elevar a nota final do candidato para além da nota máxima prevista neste edital.

(7)

9 . DO RESULTADO E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL 9.1 A nota final será composta da seguinte forma: NF = NO x 9,0 + NE x 0,5 + NC x 0,5

10

sendo:

NF = Nota Final NO = Nota prova objetiva NE = Nota da entrevista NC = Nota análise do currículo

9.2. Ocorrendo empate na classificação de candidatos da mesma especialidade serão considerados, sucessivamente, para desempate:

• Maior pontuação na prova escrita objetiva; • Maior idade.

9.3 A classificação será divulgada no dia 12/12/2014, a partir das 14 horas no endereço eletrônico do concurso (www.iscal.com.br – link Edital), em ordem de classificação por especialidade.

10. DOS RECURSOS

10.1 Os recursos só poderão ser interpostos pessoalmente ou por procuração com firma reconhecida junto à COREME/ISCAL e devem ser protocolados das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30 do dia 16/12/2014, à rua Senador Souza Naves – 441 – 15º andar – sala 152 – Londrina – PR, com Letícia ou Silvana.

10.2 Os pedidos de recursos serão analisados pela Comissão Examinadora do processo seletivo, com resposta disponível no endereço eletrônico do concurso no prazo máximo de 24 horas após o prazo final para protocolo de recursos, ou seja, até as 17h30 do dia 17/12/2014.

10.2 Não cabe pedido de reconsideração ou revisão do resultado do recurso. 11. DO RESULTADO FINAL

11.1 O resultado final será homologado no dia 19/12/2014 a partir das 14horas (após expirado o prazo de recursos e respostas), com a classificação final dos candidatos aprovados no processo seletivo e será divulgado a partir das 14 horas do mesmo dia no endereço eletrônico do concurso www.iscal.com.br – na aba Edital.

(8)

12. DA MATRÍCULA

12.1 Os candidatos aprovados para o primeiro ano de residência deverão efetuar suas matrículas de 13/01/2015 a 23/01/2015 das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30, à rua Senador Souza Naves – 441 – 15º andar – sala 152 – Londrina – PR, com Letícia ou Silvana, munidos de todos os documentos originais cujas cópias foram anexadas ao currículo para autenticação ou com as cópias autenticadas por tabelionato de todos os documentos contidos no item 5.7 desse Edital.

12.2 O candidato que não comparecer no período designado para matrícula será automaticamente desclassificado, independente de qualquer outro aviso ou citação, sendo convocado o próximo colocado.

12.3 A convocação em segunda chamada será publicada no endereço www.iscal.com.br – na aba Edital no dia 27/01/2015, a partir das 14 horas.

12.3 A matrícula dos convocados em segunda chamada será 08h às 11h30 e das 14h às 17h30 no mesmo local indicado no item 12.1 nos dias 28, 29 e 30/01/2015. 12.4 No caso de não comparecimento à matrícula da segunda chamada, haverá

terceira chamada no dia 02/02/2015, a partir das 14 horas, publicada no endereço www.iscal.com.br – no link Edital.

12.5 A matrícula dos convocados em terceira e última chamada será nos dias 04, 05 e 06/02/2015 das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30, no mesmo endereço indicado no item 12.1.

12.6 Os médicos matriculados no primeiro ano de Programa de Residência Médica da ISCAL e que forem selecionados para participar do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Governo Federal e ou Serviço Militar poderão solicitar o trancamento de sua matricula no PRM pelo período de 01 ano. Nesses casos, será chamado o próximo candidato classificado na ordem para ocupar a vaga.

13. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES

13.1 Os residentes matriculados iniciarão suas atividades no dia 02/03/2014 às 8 horas no auditório do Hospital Santa Casa à rua Espírito Santo – 523 – 3º andar - Londrina – PR, quando serão recebidos pelo coordenador da COREME e os preceptores de estágio e receberão todas as informações sobre a residência. 13.2 O candidato que não comparecer nesse dia e local será considerado desistente e

(9)

14. DO CRONOGRAMA GERAL 2015

AÇÃO HORÁRIO DATA / ENDEREÇO ELETRONICO OBSERVAÇÃO

Inscrições 03/11/2014 06/10 a www.iscal.com.br – aba Edital

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site, com

foto 3X4 e comprovante de pagamento da taxa de inscrição anexados. Pagamento em depósito no Banco do Brasil Ag. 3407-X - CC 14.131-3 Divulgação da lista de inscritos 05/11/2014 A partir das 14h

www.iscal.com.br – aba Edital Em ordem alfabética por especialidade

Prova Objetiva –

1ª fase partir das 8h30 10/11/2014 a

Rua Ulrico Zuinglio – 757 – Gleba Palhano - Londrina (em

frente ao Colégio PGD)

O portão da prova será fechado às 08h15 Lista de

aprovados na 1ª fase

24/11/2014 a

partir das 14h www.iscal.com.br – aba Edital Em ordem de classificação por especialidade Análise e Arguição do Currículo – 2ª fase 09/12/2014 a partir das 08h30

Rua Ulrico Zuinglio – 757 – Gleba Palhano – Londrina (em frente ao Colégio PGD)

Somente para os candidatos aprovados na 1ª fase Lista de aprovados na 2ª fase 12/12/2014 A partir das 14 horas

www.iscal.com.br – aba Edital Em ordem de classificação por especialidade

Recursos

16/12/2014 das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30

Rua Senador Souza Naves – 441 – 15º andar – sala 152

com Letícia

Deverá ser efetuada pessoalmente pelo próprio

candidato ou através de procuração com firma reconhecida em cartório Resposta aos

recursos

17/12/2014

até 17h30 www.iscal.com.br – aba Edital

Sem reconsideração ou revisão do recurso Resultado final – homologação dos aprovados 19/12/2014 A partir das 14h

(10)

AÇÃO HORÁRIO DATA / ENDEREÇO ELETRONICO OBSERVAÇÃO Matrícula da 1ª chamada 13/01 a 23/01/2015 das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30

Rua Senador Souza Naves – 441 – 15º andar – sala 152

com Letícia

Com os originais das cópias, anexadas ao currículo, de

eventos e trabalhos apresentados ou publicados Convocação 2ª

chamada partir das 14h 27/01/2015 a www.iscal.com.br – aba Edital Matrícula da 2ª chamada 28, 29 e 30/01/2015 das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30

Rua Senador Souza Naves – 441 – 15º andar – sala 152

com Letícia 6010-160 Londrina/PR

Com os originais das cópias, anexadas ao currículo, de

eventos e trabalhos apresentados ou publicados Convocação 3ª

chamada partir das 14h 02/02/2015 a www.iscal.com.br – aba Edital

Matrícula da 3ª chamada 04, 05 e 06/02/2015 das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30

Rua Senador Souza Naves – 441 – 15º andar – sala 152

com Letícia

Com os originais das cópias, anexadas ao currículo, de eventos e trabalhos apresentados ou publicados Início das atividades 02/03/2015 às 08 horas

Rua Espírito Santo, 523 - no auditório do Hosp. Santa Casa

de Londrina

O candidato que não comparecer ao primeiro dia da Residência Médica estará

automaticamente desclassificado, sendo convocado o próximo da lista.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 Os casos omissos serão analisados pela COREME/ISCAL e Direção do Hospital Santa Casa de Londrina.

Londrina, 06 de Outubro de 2014.

Referências

Documentos relacionados

Pelo Deus ante quem ambos somos fracos e mortais, Dize a esta alma entristecida se no Éden de outra vida Verá essa hoje perdida entre hostes celestiais, Essa cujo nome sabem as

A criatividade é celebrada nas indústrias criativas da cidade de maneira geral, ainda que exista a percepção de que isso não é um sinônimo para um setor artístico pujante,

Ressalta-se que estes são aspectos que caminham em direção à sustentabilidade, no entanto, perante o número de empresas que compõem este setor e a relevância da

de Urologia; Hospital Geral de Santo António; Centro Hospitalar do Porto; Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA) | Lúcia Monteiro Especialista em

Assim, depois de uma cordial visita de Vassiliev e Jurij à sede do Galpão no final de outubro de 2010, surge o projeto Viagem a Tchekhov que norteou os trabalhos do Grupo em

Para Paulo, há diversidade de dons (karismatos), de serviços (diakonion) e de realizações (energematon). O que Paulo quer dizer nos lembra que “todo dom gratuito, e toda boa

23 Essa produção conclusiva do autor parece abrandar as agruras ocasionadas pelo fracasso do projeto internacional, mas, ao mesmo tempo, configura-se como um

[r]