• Nenhum resultado encontrado

Roteiro para Elaboração de Projetos de Pós-Graduação Lato Sensu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro para Elaboração de Projetos de Pós-Graduação Lato Sensu"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Roteiro para Elaboração de

Projetos de Pós-Graduação Lato Sensu

(2)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO REITOR

Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim

VICE-REITOR

Prof. Ms. Almir Arantes

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Prof. Ms. Marcos Francisco Borges

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Prof. Wilbum de Andrade Cardoso

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

Prof. Ms. Neodir Paulo Travessini

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

Profª Ms. Solange Kimie Ikeda Castrillon

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Ms. Laudemir Luiz Zart

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU

Prof. Esp. Antônio Carlos Jorge Edvânia C. Guia Leite

Coordenadoria da Pós-graduação Lato Sensu e-mail: prppglatosensu@unemat.br

(3)

Roteiro para Elaboração de Projetos

de Pós-graduação Lato Sensu

Cáceres/MT - 2004

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

(4)

APRESENTAÇÃO

Os Cursos de “Pós-graduação Lato Sensu”, são mecanismos básicos da formação continuada, com o objetivo de oferecer aos egressos da UNEMAT e comunidade acadêmica de outras IES, apoio teórico-metodológico na qualidade de especialista, favorecendo uma prática funcional no âmbito quantitativo e qualitativo.

A promoção dos cursos, constitui-se numa metodologia que se embasa em discussões realizadas por profissionais dos departamentos promotores, podendo então, a partir dessa, a equipe executora do projeto, com idéias formadas promover através do departamento, cursos que podem subsidiar e aprimorar as diversas linhas de pesquisa.

Os anseios fluídos na política universitária, associado aos interesses da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), são de grande relevância, pois, acredita-se em uma universidade aberta, subsidiada por suas diversidades culturais, sócio-econômicas, servindo como base de formação as discussões elencadas pelo “homem”, consolidando os critérios adotados na Gestão Unemat de Todos.

Nessa perspectiva e diante de uma política unificada da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação fornecerá as informações primordiais que servirá como ímpeto para realização dos cursos de pós-graduação “Lato Sensu” nos diversos campis da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Prof. Esp. Antonio Carlos Jorge Coordenador da Coordenadoria de

Pós-Graduação Lato Sensu UNEMAT

(5)

Roteiro para Elaboração de Projetos de Especialização

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1.1- Título do Projeto: o título do curso deve sintetizar o seu aspecto essencial. Não deve ser confundido com áreas do conhecimento, pois não abrange o campo total do saber em que se insere a especialidade, mas sim faz um recorte de um aspecto e organiza um conjunto de conhecimentos capaz de propiciar a especialização desejada.

1.2- Código e nome da Área de Conhecimento correspondente: informar o código e área de conhecimento – consultar tabela do CNPq no endereço: http://www.cnpq.br/areas/tabconhecimento/index.htm

1.3– Instituições Promotoras: mencionar a Instituição, Faculdade/Instituto, Departamento e o Campus Universitário no qual o projeto está vinculado.

1.4– Coordenação: identificação do professor que coordenará o projeto, titulação, fone/fax /e-mail.

1.5– Cronograma de execução do curso: indicar o início e fim de cada atividade que será desenvolvida no projeto: inscrição, seleção, matrícula e o período previsto para realização do curso (data/mês/ano).

Nota: observar que o prazo para integralização dos cursos será de até 02 (dois) anos, incluído o prazo para entrega e defesa da monografia, sem possibilidade de prorrogação.

1.6– Carga Horária Total: total de horas/aulas necessárias à execução do curso. Lembramos que a Resolução CNE/CES nº 01, de 03/04/2001, em seu a Art. 10, afirma que “Os cursos de pós-graduação lato sensu têm duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas...” de atividades acrescido da realização da monografia.

1.7– Número de vagas: informar o número máximo e mínimo de alunos previstos para o funcionamento adequado do curso.

1.8– Público Alvo: descrever o público alvo que o curso pretende atingir, por setor ou área de atividade profissional. Ressaltamos que somente serão admitidos à inscrição aos Cursos de Especialização os portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecidos. Em caso de Curso de Licenciatura, somente serão considerados os diplomas de Licenciatura Plena (Resolução 007/99-CONEPE, Art. 17 § 1º).

(6)

1.9– Requisitos/Critérios exigidos para: Inscrição: ficha de inscrição, diploma de curso superior, histórico escolar, cópia da Cédula de Identidade. No projeto deve ficar claro os critérios adotados para a seleção dos candidatos: análise de currículo; provas; entrevistas. Matrícula: só poderá efetuar a matrícula o aluno que apresentar o diploma de curso superior reconhecido, anexar também o histórico escolar e cópia da Cédula de Identidade.

1.10- Modalidade de Financiamento: mencionar a modalidade de financiamento, ou seja, Curso Conveniado, Curso Conveniado com a participação dos alunos, Curso autofinanciado, conforme o disposto no art. 3º, Incisos I, II e III da Resolução nº 006/99-CONEPE.

2. ESTRUTURA DO PROJETO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO

LATO SENSU

2.1- Justificativa: apontar as razões teóricas e/ou práticas que justificam a oferta do curso, bem como sua relevância para a comunidade a que o curso se destina.

2.2 – Objetivo Geral/Específicos: Os objetivos devem expressos sucintamente e não em forma de relato. Nesse sentido, é preciso ficar evidenciado o que se pretende com o curso, bem como os resultados esperados com a execução do mesmo.

2.3 – Ementas e Bibliografias das Disciplinas: relacionar as ementas e as Bibliografias Básicas e Complementares para o curso, de acordo com as normas atuais da ABNT.

2.4 – Metodologia de Ensino: descrever a metodologia de ensino a ser utilizada no processo pedagógica da sala de aula durante a oferta das disciplinas.

2.5 – Processo de Avaliação de desempenho dos alunos no curso: Abordar o processo de avaliação das atividades realizadas pelos alunos durante a oferta das disciplinas, bem como expressar o aproveitamento nas disciplinas, conforme o disposto nos arts. 22, 23, 24 e 25 da Resolução 007/99-CONEPE.

3. RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS

3.1 - Instalações: Especificar a cidade e o local de realização das atividades do curso.

(7)

3.2 – Biblioteca: verificar acervo bibliográfico disponível para os alunos.

3.3 - Recursos de Informática: laboratório de informática.

3.4 – Reprografia: local para xerocopiar os documentos que serão utilizados no curso.

4. CORPO DOCENTE

preencher o quadro informando o número de docentes envolvidos na execução do curso; anexar Currículo Lattes atualizado dos Professores.

5. ORÇAMENTO

O orçamento deve ser previsto, mostrando com clareza os recursos necessários para a execução do curso. Desse modo, o orçamento, deve ser compatível com as ações programadas.

Obs.: utilizar planilha excel do orçamento com cálculo automático das taxas disponível no CD – Políticas da PRPPG (imprimir uma cópia e anexar ao projeto).

6.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

ü Processo de Tramitação do Projeto : A proposta de criação de um curso de pós-graduação Lato Sensu deve ser apresentada através do(s) departamento(s) envolvido(s), que o submeterá ao respectivo colegiado de curso; deve ser analisado e aprovado pelo Campus de origem e pelo Instituto/Faculdade. Após esses procedimentos, o processo é remetido a PRPPG/Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu, posteriormente será encaminhado a PRAF para análise do orçamento; retorna a CPG Lato Sensu para encaminhamento ao CONEPE que opina favoravelmente ou não pela autorização do curso.

ü Normatização da Pós-Graduação Lato Sensu – UNEMAT: Os Projetos de Pós-Graduação Lato Sensu deverão obedecer a Resolução CNE/CES nº 01 de 03/04/2001 e as Resoluções Internas da UNEMAT: Resolução 006/99-CONEPE e Resolução 007/99-CONEPE e, também, obedecer ao Contrato firmado com a FAESPE.

(8)

ü Programa de Pós-graduação Lato Sensu: A pós-graduação possui papel fundamental neste contexto, na medida em que tem por objetivo a qualificação de agentes humanos para o ensino e a pesquisa. Todavia, o Programa foi criado, conforme resolução Nº 113/2003 – CONEPE, para propor indicativos que contemple uma política de interação entre os Campi da UNEMAT e os Departamentos dos Cursos de Graduação, podendo através desse qualificar e especializar profissionais para as escolas, empresas, o setor público e os movimentos sociais.

(9)

Formulário para Elaboração de Projeto de Especialização 1 - IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1.1 – Título do Projeto:

1.2 – Código e nome da Área do Conhecimento correspondente:(consultar tabela do CNPQ)

1.3 – Instituições Promotoras (IES,Faculdade/Instituto, Departamento, Campus Universitário)

1.4 – Coordenação: Titulação Fone/Fax e-mail

1.5 – cronograma de execução do curso

Início Término

Inscrição Seleção Matrícula

Período de realização

1.6– Carga Horária Total: 1.7 – Nº de Vagas: 1.8 – Público Alvo:

1.9 – requisito/critérios exigidos para:

1.9.1 – inscrição: ___________________________________________________ 1.9.2 – seleção: ( )Análise do Currículo

( )Provas ( ) Entrevistas 1.10 – Modalidade de Financiamento: ( ) Curso Conveniado

( ) Curso Conveniado e com a participação da clientela ( ) Curso Auto Financiado

2 – ESTRUTURA DO PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2.1 – Justificativa:

2.2 – Objetivo Geral/Específicos:

2.3 – Ementas e Bibliografia das Disciplinas:

2.4 – Metodologia de Ensino:

2.5 – Processo de avaliação de desempenho do aluno no curso:

3 – RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS 3.1 – Instalações:

3.2 – Biblioteca:

3.3 – Recursos de Informática: 3.4 – Reprografia:

(10)

IV – CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE

MÓDULO DISCIPLINA CARGA

HORÁRIA

DOCENTE TITULAÇÃO IES PREVISÃO DE

REALIZAÇÃO

(11)

Formulário do Relatório Parcial dos Cursos de Especialização

1. Título do Projeto: 1.1 – Carga horária Total: 1.2 – Coordenador:

1.3 - Data de início e término do curso:

2. Cronograma das atividades que já foram desenvolvidas:

3. Gráfico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Número de candidatos inscritos.

Números de alunos selecionados.

Procedência dos alunos por setor ou área de atividade profissional. Procedência dos alunos por região geográfica.

4. Curso de pós-graduação lato sensu presencial, por área de conhecimento, número de docentes e de discentes, Ano__________

Corpo docente Corpo discente

Área de conhecimento da

Especialização Própria

IES Outras IES Própria IES Outras IES Prof. Ed. Básica Profiss. Liberal Executivo

5. Quadro dos conceitos e freqüência dos alunos devidamente assinados pelo professor responsável pela disciplina (se houver)

6-Distribuição dos professores: IES a que pertence e com a respectiva titulação segundo a disciplina (havendo mudança no corpo docente)

MODULO CARGA

HORÁRIA DISCIPLINA CORPO DOCENTE

TITULAÇÃO

IES

7 – Avaliação Global do Curso: - Didático/Pedagógico - Financeiro

- Administrativo (FAESPE)

Data______/______/_________ _____________________________ Assinatura do Coordenador

(12)

Formulário do Relatório Final dos Cursos de Especialização 1.Título do Projeto:

2. Projeto (anexar)

2.1. Número da Resolução do CONEPE que aprovou a realização do curso: 3.Coordenador:

3.1. Data de início e término do curso:

3.2. Local de desenvolvimento do curso com referência à disponibilidade de espaço físico e apoio administrativo:

4.Cronograma das atividades desenvolvidas:

5 . Carga Horária (total de horas ministradas, inclusive por opção, quando for o caso) 6. Número de vagas:

7. Gráfico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:: Número de candidatos inscritos;

Números de alunos selecionados;

Procedência dos alunos por setor ou área de atividade profissional e por região geográfica; Número de alunos concluintes das disciplinas do curso; evasão; retido por disciplinas.

8. Quadro dos conceitos e freqüência dos alunos devidamente assinado pelo professor responsável pela disciplina.

9. Título da Monografia dos alunos com os respectivos nomes dos orientadores e conceito.

10-Distribuição dos professores: IES a que pertence e com a respectiva titulação segundo a disciplina

MODULO CARGA

HORÁRIA DISCIPLINA CORPO DOCENTE

TITULAÇÃO IES

11. Currículo executado (programa e ementas) 12 - Avaliação global do curso:

- Didático/Pedagógico - Financeiro

- Administrativo (FAESPE)

13-Financiamento do curso (valor, fonte financiadora, etc.) 14- Anexos:

14.1.xerox do Convênio, quando houver;

14.2. comprovante do diploma do curso superior/histórico escolar dos alunos e xerox do RG 14.3. relação dos alunos com respectivos aproveitamentos e freqüência em cada disciplina. 14.4. Ata de defesa de Monografia

(13)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentada para Trabalhos

Científicos. 2ª ed. Curitiba: Juruá,2003.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Meio Ambiente e Ciências Humanas. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CURTY, M. G.; CRUZ, A. C. Apresentação de Trabalhos Científicos: guia para alunos de cursos de especialização. Maringá. Dentall Press Editora. 2000.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FRANÇA, J. L. Manual para normatização de publicação técnico-científico. 2 ed. Belo Horizonte: Editora da UFRJ. 1992.

Referências

Documentos relacionados

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

1) Representação do ponto de vista do cliente: a técnica deve ser capaz de ilustrar o processo de serviço sobre a ótica do cliente, permitindo a identificação dos momentos

a) Realizar entrevistas com duas empresas importadoras, sendo uma de equipamentos médico-hospitalares, para identificação de requisitos para desenvolvimento de um protótipo de

Cuida-se de acao civil publica, com pedido liminar, em que o MPF objetiva seja determinado a FLATED FACULDADE LATINO AMERICANO DE EDUCAQAO E OUTRO que a) paralise imediatamente

EMENTA: Apresentar o processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente, bem como as fases do desenvolvimento, analisando os resultados da aprendizagem