• Nenhum resultado encontrado

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade /05/ /11/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade /05/ /11/2018"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Informações do Relatório

IES:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Grupo:

PEDAGOGIA Curso específico PT UNESP 56903

Tutor:

MARCIA CRISTINA ARGENTI PEREZ

Ano:

2018

Somatório da carga horária das atividades:

3120

Plenamente desenvolvido

Atividade - XII Amostra de Pesquisas em Educação

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

A XII Amostra de Pesquisas em Educação foi realizada no contexto do III Congresso de Educação PET PEDAGOGIA em 18 de outubro de 2018. A atividade contou com uma comissão científica formada por 30 pesquisadores e professores universitários de diferentes instituições de ensino superior (USP Ribeirão Preto, UNESP Bauru, UNESP Araraquara, UFSCAr São Carlos, UFGO. Goiânia, FESL Jaboticabal, UNIP,Araraquara) , contemplou 115 trabalhos científicos aprovados e apresentados no evento. Os trabalhos foram divididos em seis eixos temáticos: 1. Educação Infantil; 2. Ensino Fundamental, 3. Educação Escolar, Tecnologia e Trabalho docente; 4. Educação Inclusiva; 5. Educação Sexual e 6. Política Educacional. A atividade contou com a participação de todo o grupo PET Pedagogia apresentando a pesquisa coletiva e todas as pesquisas individuais, além da apresentação de trabalhos de graduandos, pós graduandos, pesquisadores, profissionais da educação. Vale destacar que o evento contou com a participação dos alunos do curso de Pedagogia e dos Programas de Pós

graduação em Educação escolar e Educação sexual da UNESP FCLAR. Somada a esta adesão tivemos trabalhos de outras universidades públicas e particulares do Estado de São Paulo. As apresentações foram divididas em 18 salas de apresentação nos períodos matutino e vespertino e o público estimado foi de 270 ouvintes, inscritos no evento, além de interessados da comunidade acadêmica, com ênfase nos graduandos do Curso de Pedagogia Todos os trabalhos foram publicados nos Anais do Congresso, ISBN 978-85-8359-061-3, Modo de acesso:

https://www.fclar.unesp.br/#!/graduacao/espaco-do-aluno/pet---programa-de-educacaotutorial/pedagogia/iii-congresso-de-educacao-pet-pedagogia-2018/anais-do-evento/ . Avaliamos que a atividade contemplou os objetivos formulados, pois possibilitou a socialização de estudos da

área educacional e o encontro de pesquisadores e profissionais da educação.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

(2)

Descrição/Justificativa:

O evento aberto a toda a comunidade, visa a divulgação de estudos, pesquisas e relatos de experiências de alunos da graduação, das pesquisas desenvolvidas no grupo PET Pedagogia, de pesquisadores da pós graduação e de relatos de experiências de professores da Educação Básica. É desenvolvido no contexto do Congresso de Educação PET PEDAGOGIA.

Objetivos:

A atividade almeja socializar estudos e experiências significativas na área da Educação, desenvolvidas por alunos da graduação, pós graduandos e profissionais da Educação Básica.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada mediante a submissão de resumo expandido que será avaliado por uma comissão científica formada por professores universitários. A apresentação das pesquisas e relatos de experiências será realizada em sala de comunicação oral divididas em eixos temáticos. As apresentações serão contempladas de avaliação dos coordenadores de salas e será organizado um debate dos resultados dos estudos em todas as salas de comunicação oral. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Almejamos fomentar e sistematizar conhecimentos e discussões relevantes no campo da Educação, possibilitando ações de atualização, debate e questionamentos aos participantes do evento, graduandos, pós graduandos e

professores da Educação Básica.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e contínua. A atividade será avaliada pela adesão, frequência, desdobramentos e registro das reflexões desenvolvidas e de material avaliativo respondido pelos participantes. A atividade será avaliada em Reunião Administrativa por todos os integrantes do grupo.

Atividade - Recepção aos Calouros do Curso de Pedagogia 2018

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

A atividade foi plenamente desenvolvida a partir da realização de várias atividades de acolhimentos aos calouros do ano de 2018 do curso de Pedagogia da UNESP FCLAR. Dentre as principais atividades o grupo desenvolveu: seminários (público de estimado de 60 calouros), apresentações das atividades do PET (público de estimado de 90 calouros), plantão de dúvidas sobre o PET, o curso de Graduação e a Universidade (público de estimado de 20 calouros em cada um dos dois plantõesrealizados). Somada a estas atividades o grupo também participou da programação da Semana de Calouros organizadas pela universidade (aproximadamente 70 calouros A partir dos objetivos propostos avaliamos e verificamos nos depoimentos dos participantes que os principais resultados concretizados foram: 1) o acolhimento ao calouro na universidade, oferecendo informações básicas sobre vida universitária e o curso de graduação; 2) sensibilizamos os calouros para as atividades do PET Pedagogia,

(3)

oferecendo informações sobre atividades que foram oferecidas no ano de 2018; 3) mobilizamos os calouros para a Dinâmica da Educação tutorial na sua formação enquanto universitário e cidadão; 4) contribuímos para a

construção gradativa da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de (re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar. O envolvimento e a acolhida foram significativas por conta da adesão dos ingressantes as atividades do grupo PET PEDAGOGIA no ano letivo de 2018. Todas as atividades foram realizadas na Faculdade de Ciências e Letras ao longo do mês de março de 2018. Nesta atividade tivemos a participação do Grupo PET Pedagogia (discentes e tutora)

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 01/02/2018 28/02/2018

Descrição/Justificativa:

A Recepção aos Calouros do Curso de Pedagogia do ano de 2018 é uma atividade extremamente relevante, pois mobiliza o grupo a pensar estratégias de acolhida e apresentação dos espaços e atividades da universidade, fornece as primeiras informações sobre o curso de graduação e retrata o primeiro contato dos graduandos com o grupo de Educação Tutorial.

Objetivos:

Os principais objetivos formulados para esta atividade são: - acolher o calouro na universidade, oferecendo

informações básicas sobre a universidade e o curso de graduação; - sensibilizar o calouro para as atividades do PET Pedagogia, oferecendo informações sobre atividades que serão oferecidas no ano de 2018; - mobilizar os calouros para a Dinâmica da Educação tutorial na sua formação enquanto universitário e cidadão. - objetivamos que esta atividade promova a construção gradativa da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de

(re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

No primeiro mês de aula as atividades serão realizadas semanalmente com informes nas salas do 1o ano do curso de Pedagogia e com atividades pontuais, tais como: rodas de conversas, aulas expositivas com detalhamento sobre a universidade, o curso e as atividades do PET, atividades de acolhida, como por exemplo, fotos da turma e fotos individuais comemorativas ao ingresso na universidade para postagem em redes sociais. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do

Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Almejamos que esta atividade ofereça uma diminuição nas incertezas e ansiedades dos calouros no tocante à dinâmica da universidade e do curso. Buscamos como resultado perceber a contribuição das ações para a socialização das novas turmas, auxiliando na formação de vínculos de amizades e de apoio, principalmente aos estudantes de outras cidades e com dificuldades econômicas, encaminhando para os projetos e ações do programa de permanência estudantil. Objetivamos obter como resultado a aproximação do PET Pedagogia com os calouros e a compreensão do PET como um grupo que visa melhoria para a graduação.

(4)

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação do grupo será processual, vamos acompanhar e reavaliar as ações a partir da frequência, participação, envolvimento e desdobramentos das atividades com o público alvo, os calouros do curso de Pedagogia 2018.

Atividade - PET Pedagogos

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O PET Pedagogos consistiu em uma atividade que envolveu ensino-pesquisa-extensão no tocante a atualização de temáticas e práticas profissionais do Pedagogo. A atividade teve como característica a escolha de uma temática profissional relacionada à atuação do PEDAGOGO. A escolha foi feita a partir de uma pesquisa de locais,

profissionais, cursos e um estudo de caracterização para a elaboração de um evento aberto a comunidade interna e externa a universidade para contemplar a explanação do tema. O tema escolhido para o ano de 2018 foi a atuação do PEDAGOGO no campo de Assessoria e Consultoria Pedagógica. Tivemos a oportunidade de socializar as atividades do Pedagogo no campo editorial, explorando todos os conhecimentos necessários para o profissional atuar na assessoria em escolas e na elaboração de materiais pedagógicos. Para além dos estudos a atividade contou com a participação da PEDAGOGA Érica Viana que atua no campo de consultoria pedagógica. Dentre os

principais resultados podemos destacar que esta atividade possibilitou a ampliação e o entendimento da atuação do PEDAGOGO no campo profissional e promoveu uma construção da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de (re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar. O estudo da temática foi feito nos meses de março e abril e no mês de março sistematizamos uma palestra que contou com aproximadamente 220 participantes (grupo pet pedagogia, 120 graduandos, 40 alunos da pós graduação, 40 profissionais da Educação). Na ocasião da palestra aplicamos um questionário aos participantes que parabenizaram o grupo pela originalidade da temática e pela dimensão das ações pedagógicas e a associação das atividades de consultoria pedagógica com os fundamentos estudados nas disciplinas do curso de graduação. .

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

80 01/03/2018 30/11/2018

Descrição/Justificativa:

O PET Pedagogos consiste em uma atividade que envolve ensino-pesquisa-extensão no tocante a atualização de temáticas e práticas profissionais do Pedagogo. A atividade tem como característica a escolha de uma temática profissional relacionada à atuação do PEDAGOGO, a partir desta escolha é feita uma pesquisa de locais,

profissionais, cursos e um estudo de caracterização para a elaboração de um evento aberto a comunidade interna e externa a universidade para contemplar a explanação do tema. Dentre as temáticas já listadas temos: a Pedagogia do Campo, Pedagogia empresarial, Pedagogia hospitalar.

Objetivos:

- Possibilitar e ampliar o entendimento da atuação do PEDAGOGO no campo profissional; - Objetivamos que esta atividade promova a construção gradativa da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de

(re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar.

(5)

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Pesquisa e estudo de temáticas relacionadas a atuação do PEDAGOGIA em diferentes contextos escolares e não escolares e a promoção de palestras temáticas realizadas ao longo do ano. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Aprofundar e ampliar o debate sobre a atuação e os espaços de atuação do PEDAGOGO; Ampliação dos

conhecimentos na formação inicial e continuada dos profissionais da Educação; Aproximação entre os profissionais atuantes com os alunos do curso de Pedagogia;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e contínua. A atividade será avaliada pela adesão, frequência, desdobramentos e registro das reflexões desenvolvidas e de material avaliativo respondido pelos participantes. A atividade será avaliada em Reunião Administrativa por todos os integrantes do grupo.

Atividade - Reunião Administrativa PET PEDAGOGIA

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

As reuniões administrativas do grupo PET PEDAGOGIA UNESP ocorreram semanalmente e tem como objetivo o encontro de todo o grupo para debate, discussão, deliberações, planejamento e avaliação das atividades

desenvolvidas pelo Grupo. É um espaço relevante de escuta, fundamentação e posicionamentos da identidade do grupo. Destacamos a importância das reuniões administrativas como um espaço formal de organização, discussão, deliberação, planejamento e avaliação do Grupo PET Pedagogia. No ano de 2018 as reuniões administrativas realizadas as 3ª e/ou 5ª feiras das 8h30 às 11h30 contemplaram a formalização de um espaço de escuta, construção e (re)significação da identidade e da história do grupo. As reuniões contam com a presença semanal de todo o grupo PET Pedagogia (discentes e tutora) e em duas reuniões ao ano recebe integrantes de outros grupos Pets da Unidade de Araraquara para o acompanhamento, socialização e enfrentamentos comuns e específicos na formação e atuação em Educação Tutorial. Todas as atividades são registradas em uma ATA, no qual registra-se todas as atividades, procedimentos, avaliações do grupo no ano letivo.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

300 27/02/2018 06/12/2018

Descrição/Justificativa:

As reuniões administrativas do grupo PET PEDAGOGIA UNESP MEC Sesu ocorrem semanalmente e tem como objetivo o encontro de todo o grupo para debate, discussão, deliberações, planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas pelo Grupo. É um espaço relevante de escuta, fundamentação e posicionamentos da identidade do grupo.

(6)

Objetivos:

Congregar em um espaço formal todas as atividades de organização, discussão, deliberação, planejamento e avaliação do Grupo PET Pedagogia. Contemplar espaço de escuta, construção e (re)significação da identidade e da história do grupo.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada semanalmente com duração de 4 horas e contará com a presença de todo o grupo (petiana tutora e petianos alunos). A atividade é registrada em ATA e, concomitante ao registro, o grupo elabora um banco de dados de todos as estratégias e modelos de ações de atividades desenvolvidas com o intuito de documentar a trajetória e os produtos elaborados.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

A relação é indireta, mas esta atividade auxilia de forma substancial a qualidade de todas as ações desenvolvidas pelo grupo PET PEDAGOGIA UNESP MEC Sesu. Está é a única atividade que não é aberta ao público por ser uma atividade deliberativa, propositiva e avaliativa. Todas asdemais atividades do grupo são abertas para toda a comunidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Todas as atividades do Grupo PET Pedagogias são planejadas e avaliadas na reunião Administrativa. Todas as atividades do grupo são supervisionadas, realizadas e avaliadas pela tutora. A avaliação é processual, pois a cada reunião administrativa avaliamos o cumprimento e as demandas já anunciadas em encontros anteriores e

posicionamos os enfrentamentos necessários para o encaminhamento de nossa organização semanal, mensal, semestral e o cumprimento do planejamento anual projetado.

Atividade - III Congresso de Educação PET PEDAGOGIA 2018

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O Congresso de Educação PET PEDAGOGIA realizado em sua 3a edição contemplou como dinâmica a

comemoração dos 30 anos de existência do grupo. O evento foi público e mobiliza ações de formação inicial aos graduandos da universidade e, principalmente mobiliza ações de formação continuada aos profissionais da educação da Educação Básica. O III Congresso de Educação - PET Pedagogia: Formação docente no contexto de desmonte da educação teve como objetivo a promoção aos graduandos, pesquisadores e profissionais da educação de um espaço para socialização de pesquisas e trocas de experiências sobre a formação de professores na

perspectiva de uma educação para todos e para o enfrentamento de questões relacionadas a Educação Contemporânea Escolar. Promovemos um espaço acadêmico de ensino, pesquisa e extensão no processo de formação inicial e continuada de educadores. Na edição de 2018 o grupo PET PEDAGOGIA comemorou 30 anos de existência e a edição foi pautada na retrospectiva da história do grupo e das temáticas relevantes já

desenvolvidas pelo grupo. Acreditamos que contemplamos com esta atividade a construção gradativa da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de (re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar. O evento foi organizado ao longo do ano de 2018 e realizado no

(7)

período de 15 a 18 de outubro e desenvolveu atividades diversificadas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão universitária, uma vez que contemplou mesas redondas, minicursos, apresentação de pesquisas científicas,

atividades culturais, todas prestigiadas pela presença média de 300 participantes diárias, sendo estes graduandos do curso de Pedagogia e outras graduações da UNESP, pós graduandos e pesquisadores da UNESP e outras

universidades públicas e particulares do Estado de São Paulo e profissionais da educação da rede pública de ensino municipal e estadual da cidade de Araraquara e outras próximas. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação). Programação 18 de outubro de 2018 8h às 19h15:

Credenciamento 19h Atividade Cultural: ¿Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira¿ 19h30 Abertura solene 20h Conferência: ¿Formação docente: o professor no contexto de desmonte da Educação Prof. Dr.Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória ¿ UNESP Araraquara Local: Anfiteatro A - UNESP FCLAr 16 de outubro de 2018 14h-17h30 Minicursos 1.Cultura escolar e atuação docente: uma análise do livro didático Profa. Dra. Eliza Maria Barbosa ¿ UNESP Araraquara Graduanda Lara Esteves Lopes ¿ UNESP Araraquara Graduanda Nathalie Antonioli de Melo ¿ UNESP Araraquara Local: Anfiteatro A - UNESP FCLAr 2. Mídia e Imprensa Profa. Mestranda Adriana Nunes Zandonadi ¿ UNESP Araraquara Profa. Mestranda Mônica Roberta Zaccaro Sene - UNESP Araraquara Prof. Carlos Hung ¿ CUCA UNESP Araraquara Graduando Thiago Freitas ¿ UNESP Araraquara Local: Anfiteatro E - UNESP FCLAr 3. A contação de histórias como forma de transmissão de cultura Africana e Afro-brasileira Profa. Dra. Tatiane Pereira de Souza ¿ UNESP Araraquara Graduanda Ana Magnani ¿ UNESP Araraquara Local: Anfiteatro D - UNESP FCLAr 18h às 19h15 Credenciamento 19h Atividade Cultural: ¿Quarteto Orion¿ 19h30 Mesa redonda: ¿O que ensinar? O currículo escolar, sua nova reestruturação e a autonomia docente¿ Profa. Dra. Sueli Guadelupe de Lima Mendonça ¿ UNESP Marília Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes ¿ UNESP Araraquara Prof. Dr.Newton Duarte ¿ UNESP Araraquara Local: Anfiteatro A - UNESP FCLAr 17 de outubro 14h-17h30 Minicursos 1.Profissionalização docente: subsídios legais para atuação Profa. Dra. Ana Beatris Lia Vaccari ¿ Secretaria Municipal de Educação ¿ Araraquara UNESP Araraquara Local:Anfiteatro E - UNESP FCLAr 2. Dificuldades e transtornos de aprendizagem Profa. Me e Psicopedagoga Sandra Fernandes de Freitas ¿ CENPE UNESP Araraquara Local: Anfiteatro A - UNESP FCLAr 3. O uso de literatura clássica em sala de aula Profa. Doutoranda Rafaella Berto Pucca ¿ Secretaria Municipal de Educação Araraquara Local:Anfiteatro D - UNESP FCLAr 18h às 19h15 Credenciamento 19h Atividade Cultural: ¿Coral Municipal de Matão¿ 19h30 Mesa redonda: ¿Política, Economia e Avaliação em Educação¿ Profa. Dra. Raquel Fontes Borghi ¿ UNESP Rio Claro Profa. Dra. Alessandra Santos Nascimento ¿ UNESP Araraquara Local: Anfiteatro A - UNESP FCLAr 18 de outubro 8h30 Amostra de Pesquisas em Educação 14h Amostra de Pesquisas em Educação 18h às 19h15 Credenciamento 19h Atividade Cultural: Movimento de Capoeira Angola do Campus da UNESP¿ 19h30 Mesa redonda: ¿De onde surgimos? A formação do sistema educacional brasileiro¿ Profa. Dra. Carolina Justo¿ UFSCar São Carlos Prof. Dr. Ricardo Ribeiro ¿ UNESP Araraquara Local: Anfiteatro A - UNESP FCLAr O grupo PET PEDAGOGIA

contabilizou os seguintes número de participantes: Petianos discentes 18 Petiana tutora 01 Alunos da Graduação 110 Alunos da Pós Graduação 80 Profissionais da Educação 100

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

300 01/01/2018 31/12/2018

Descrição/Justificativa:

O Congresso de Educação PET PEDAGOGIA será realizado em sua 3a edição e irá contemplar como dinâmica a comemoração dos 30 anos de existência do grupo. O evento é público e mobiliza ações de formação inicial aos graduandos da universidade e, principalmente mobiliza ações de formação continuada aos profissionais da educação da Educação Básica.

(8)

Objetivos:

Promover espaço acadêmico de ensino, pesquisa e extensão no processo de formação inicial e continuada de educadores. Na edição de 2018 o grupo PET PEDAGOGIA irá comemorar 30 anos de existência e a edição será pautada na retrospetiva da história do grupo e das temáticas relevantes já desenvolvidas pelo grupo. Objetivamos que esta atividade promova a construção gradativa da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de (re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O evento será realizado em uma semana com uma programação diversificada conferência, mesas redondas, minicursos, oficinas. exposição de livros e materiais pedagógicos, sessão de comunicação oral e atividades culturais. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Desenvolver espaço acadêmico de ensino, pesquisa e extensão de conhecimentos relacionados a formação inicial e continuada de educadores. Atualização e expansão dos estudos temáticos e mais emergências da área de formação da graduação em pedagogia

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e contínua. A atividade será avaliada pela adesão, frequência, desdobramentos e registro das reflexões desenvolvidas e de material avaliativo respondido pelos participantes. A atividade será avaliada em Reunião Administrativa por todos os integrantes do grupo.

Atividade - SudestePET e Enapet

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O grupo PET PEDAGOGIA anuncia como resultados relacionados à participação do grupo nos eventos oficiais: regional e nacional as seguintes contribuições: 1) a possibilidade de participação nos eventos com incentivo para a apresentação de trabalhos do PET Pedagogia; 2) a mobilização de ações de socialização de experiências entre grupos Pets e 3) as vivências de promoção de estudo e articulação da construção da identidade do grupo PET a partir dos princípios norteadores de indississociação entre pesquisa, ensino e extensão. O Grupo PET Pedagogia participou dos eventos regional e nacional 1) Sudeste PET realizado na cidade de Jaboticabal com a apresentação do trabalho intitulado "I E II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PET PEDAGOGIA UNESP ARARAQUARA: COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS". O objetivo do trabalho foi o de apresentar os principais resultados obtidos pelo Grupo PET PEDAGOGIA UNESP MEC na organização do I e II Congresso de Educação PET Pedagogia nos anos de 2016 e 2017. A metodologia utilizada é a análise dos registros do

Planejamento Anual PET PEDAGOGIA 2016 e 2017, bem como, o Relatório Anual 2016 e 2017. Dentre os resultados destacamos a relevância das temáticas e das discussões educacionais desenvolvidas nos eventos, a diversidade do público com destaque para os graduandos, pesquisadores e, principalmente para os profissionais da

(9)

educação. Concluímos que o I e II Congresso de Educação permitiu ao grupo maior envolvimento com a

comunidade acadêmica e sociedade em geral, visibilidade da educação tutorial e enfrentamentos atuais no âmbito da educação. 2) Enapet, realizado na UNICAMP, Campinas SP com a apresentação do trabalho "O tripé

universitário em prática: experiências do Pet Pedagogia". O estudo foi uma análise do trabalho desenvolvido no interior do grupo Pet do curso de Pedagogia da UNESP/FCLAr no ano de 2017 e o seu alinhamento a tríade universitária preconizada tanto pelos documentos que normatizam a educação em nível superior no Brasil, nessa ocasião recorremos a Lei de Diretrizes e Bases e a Constituição , como no Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial. Somada a socialização dos estudos, os eventos foram oportunidades significativas para a atualização, socialização e mobilização pela melhoria e permanência do Programa de Educação Tutorial.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

60 27/04/2018 04/08/2018

Descrição/Justificativa:

Participação do grupo PET Pedagogia em eventos científicos oficiais do Programa de Educação Tutorial, com destaque para o evento nacional, ENAPET, a ser realizado na UNICAMP, em Campinas/SP e no Sudeste PET, a ser realizado na UNESP Jaboticabal SP.

Objetivos:

Aproximação do grupo com atividades acadêmicas científicas e atividades relacionadas ao Programa de Educação Tutorial para conhecimento, debate, divulgação, socialização de conhecimentos e ações da Educação

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A participação nos eventos terá como dinâmica: - Participação nos eventos com incentivo para a apresentação de trabalhos do PET Pedagogia; - Ações de socialização de experiências entre grupos Pets - Ações de promoção de estudo e articulação da construção da identidade do grupo PET a partir dos princípios norteadores de

indississociação entre pesquisa, ensino e extensão.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Debate e enfrentamento acerca da produção do conhecimento, das políticas e demandas emergenciais da sociedade e da sistematização da contribuição dos grupos Pets para o curso de graduação, para a comunidade universitária, para a formação inicial e continuada de educadores e para as melhorias e enfrentamentos na sociedade em geral.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e contínua. A atividade será avaliada pela adesão, frequência, desdobramentos e

registro das reflexões desenvolvidas e de material avaliativo respondido pelos integrantes do grupo PET Pedagogia. A atividade será avaliada em Reunião Administrativa por todos os integrantes do grupo.

Atividade - Curso de Metodologia Científica

Avaliação:

(10)

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Desenvolvemos o curso de extensão universitária aberto a toda comunidade, ministrado pela tutora e pesquisadores convidados. As temáticas envolveram os seguintes assuntos: Conhecimento Científico; Pesquisa Científica; Projeto de Pesquisa; Modalidades de Pesquisa; Procedimentos de Pesquisa; Texto Científico; Normatização

acompanhamento da pesquisa individual do PET. No dia 26 de abril e 29 de maio de 2018, aconteceu os primeiros encontros do Curso de Metodologia Científica desenvolvido pelo Prof. Doutorando Anderson Cruz com a temática: Escrita Científica. No dia 28 de junho de 2018, o grupo PET Pedagogia realizou o 3º encontro do Curso de

Metodologia Científica com a temática de "Projeto de Pesquisa" e foi apresentado pela Profª Dra. Marcia Cristina Argenti Perez. Dia 30/08, o PET Pedagogia realizou o 4º encontro do Curso de Metodologia Científica: Escrita Científica com o tema de "NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO - ABNT" e foi ministrado pela Bibliotecária Camila Domingos Peres Serrador da UNESP FCLAr. Dia 27/09, o PET Pedagogia realizou o 5º encontro do Curso de Metodologia Científica: Escrita Científica com a oficina sobre "BASES DE DADOS EM EDUCAÇÃO" e foi ministrado pela Bibliotecária Sandra Pedro da Silva, da UNESP FCLAr. No dia 25 de outubro, o PET Pedagogia realizou o 6º encontro do Curso de Metodologia Científica com o tema de "Escrita científica, autoria e plágio" que foi ministrado pela Bibliotecária Elaine Martiniano Teixeira Batista da UNESP FCLAr. O curso de metodologia científica foi significativo pois mobilizou uma área não contemplada na graduação em Pedagogia. O foco do curso foi a escrita científica e foi prestigiado pelos integrantes do PET, graduandos (em média 120 alunos), pós graduandos (em média 20 alunos) e professores da rede pública (50 profissionais).

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

100 01/04/2018 30/11/2018

Descrição/Justificativa:

Desenvolvimento de curso de extensão universitária aberto a toda comunidade com carga horária aproximada de 100 horas, ministrado pela tutora e pesquisadores convidados. As temáticas a serem desenvolvidas envolvem os seguintes assuntos: Conteúdo: Conhecimento Científico; Pesquisa Científica; Projeto de Pesquisa; Modalidades de Pesquisa; Procedimentos de Pesquisa; Texto Científico; Normatização acompanhamento da pesquisa individual do PET.

Objetivos:

Sistematizar estudos e conhecimentos no âmbito da metodologia científica e suas implicações na pesquisa

educacional; Atender uma demanda do curso de Pedagogia que não apresenta nenhuma disciplina de metodologia cientifica e dificulta não só a formação acadêmica, como a dimensão de formação do professor da Educação Básica como pesquisador.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Curso de extensão universitária com carga horária aproximadamente 100 horas, a ser realizado mensalmente. O material de estudo será organizado e disponibilizado aos participantes. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

(11)

Sistematizar conhecimentos de metodologia científica e seus desdobramentos na pesquisa educacional; Possibilitar ações de formação do professor enquanto pesquisador do conhecimento; Estimular e ampliar os conhecimentos da graduação.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

As aulas serão avaliadas com instrumentos de acompanhamento para a continuidade das temáticas e para o atendimento das demandas dos participantes

Atividade - Visitas técnicas em instituições educacionais

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

As visitas técnicas foram realizadas com o intuito de mobilizar a aproximação dos estudantes da graduação em espaços educativos inovadores e promissores na área da Educação. As visitas técnicas tiveram papel fundamental para contribuir na formação dos futuros profissionais que precisam desses espaços para desenvolver estudos e pesquisas e se atualizar na área especifica do curso. Assim, deslocar-se da universidade, durante a realização do curso, promove a oportunidade de aprofundar os conhecimentos da ciência e relacionar com aplicações no cotidiano escolar. As visitas técnicas foram realizadas mediante pesquisa dos espaços, estudo das propostas e fundamentos sobre o espaço a ser visitado, realização e direcionamento da dinâmica das visitas, sistematização das experiências vivenciadas. As atividades foram abertas aos alunos do curso de Pedagogia mediante a disposição de vagas oferecidas pelo PET Pedagogia, limitadas em razão das vagas no transporte e nos espaços a serem visitados. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação). As visitas técnicas foram relevantes para a ampliação das vivências, conhecimentos e reflexão sobre a atuação do Pedagogo. O grupo visitou uma escola do campo, uma escola de jovens e adultos e atividades culturais e de grupo de estudos na escola de dança do município da Cidade de Araraquara SP. Como parte da pesquisa coletiva

realizada pelas integrantes do Pet Pedagogia, nosso grupo visitou a EMEF do Campo "Prof. Herminio Pagotto", no dia 24.de abril.O intuito da visita foi conhecer na prática o funcionamento de uma escola do campo e assim

aproximar a teoria da pratica presente no espaço escolar. No dia 13 de setembro de 2018, o grupo PET Pedagogia realizou o Grupo de Estudos sobre Paulo Freire, a partir de vivências na Escola de Jovens e Adultos ¿Irmã Edith¿, em Araraquara/SP.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

300 01/03/2018 30/11/2018

Descrição/Justificativa:

As visitas técnicas são realizadas com o intuito de mobilizar a aproximação dos estudantes da graduação em espaços educativos inovadores e promissores na área da Educação. As visitas técnicas tem papel fundamental para contribuir na formação dos futuros profissionais que precisam desses espaços para desenvolver estudos e pesquisas e se atualizar na área especifica do seu curso. Assim, deslocar-se da universidade, durante a realização do curso, promove a oportunidade de aprofundar os conhecimentos da ciência e relacionar com aplicações no cotidiano escolar.

Objetivos:

(12)

inovadores (escolas, instituições, museus) com propostas, acervos, espaços e produtos pedagógicos significativos. Objetivamos que esta atividade promova a construção gradativa da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de (re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

As visitas técnicas serão realizadas mediante pesquisa dos espaços, estudo das propostas e fundamentos sobre o espaço a ser visitado, realização e direcionamento da dinâmica das visitas, sistematização das experiências vivenciadas. As atividades serão abertas aos alunos do curso de Pedagogia mediante a disposição de vagas

oferecidas pelo PET Pedagogia, limitadas em razão das vagas no transporte e nos espaços a serem visitados. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Dentre os resultados esperados almejamos motivar os estudantes na compreensão da relação teoria e prática. Além da motivação esperamos fomentar a reflexão e a sistematização das vivências, por meio de publicações acerca de experiências bem sucedidas na área da Educação a serem compartilhadas pelos participantes e integrantes do grupo PET PEDAGOGIA à comunidade em geral.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e continua. O grupo irá avaliar os desdobramentos de cada visita técnica a partir de material escrito desenvolvido pelos participantes e pela análise da relevância do conteúdo coletado e dos

desdobramentos da temática nos enfrentamentos e demandas de atualização da formação e do curso de graduação.

Atividade - II E-book PET Pedagogia

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

A publicação do e-book objetivou dar visibilidade, acesso e materialidade as atividades de pesquisa, articuladas com as ações de ensino e extensão do grupo PET PEDAGOGIA. O material contou com o apoio da revisão dos professores orientadores, da tutora e dos técnicos administrativos da Biblioteca da Faculdade. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do

Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação). Concluímos que a publicação possibilitou socializar e contribuir para a produção do conhecimento na área educacional, visando leituras reflexivas de questões e demandas relevantes para a sociedade e para a educação a serem disponibilizadas para graduandos, pesquisadores e profissionais da educação. O e-book está disponível na página da universidade no endereço:

http://www.fclar.unesp.br/#!/graduacao/espaco-do-aluno/pet---programa-de-educacao-tutorial/pedagogia/e-book-pesquisa-e-educacao-volume-2-2018/ O E-book foi registrado: ISBN 978-85-8359-054-5 No e-book 2 o grupo publicou em cada capítulo as pesquisas

concluídas em 2017 pelos Petianos e orientadores. Segue os títulos dos capítulos publicados: 1. APROPRIAÇÃO DOCENTE DAS TIC EM SALA DE AULA: PRINCIPAIS DESAFIOS - Leticia Karoline Ferreira e Cláudia Dias

(13)

Prioste 2. A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL - Ludynnylla Paiva Botta dos Passos e Marcia Cristina Argenti Perez ... 3. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTE: INTERLOCUÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - Carina Teles de Souza e Alessandra Aparecida Viveiro 4. REVISITANDO A

PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO BRINCAR - Letícia Joia de Nois e Marcia Cristina Argenti Perez 5. A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA

(LIBRAS) POR ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Bianca Aparecida Medeiros e Relma Urel Carbone Carneiro 6. A DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOB A

PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL - Natália Mazzilli Dias e Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli 7. INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS: UM PROCESSO HISTÓRICO COM MUITAS

SINGULARIDADES - Ana Cláudia Magnani Delle Piagge e Marcia Cristina Argenti Perez

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

120 01/01/2018 31/08/2018

Descrição/Justificativa:

Organização do II e-book PET PEDAGOGIA com a publicação dos artigos das pesquisas individuais e da pesquisa coletiva do PET Pedagogia.

Objetivos:

Divulgação e registro da produção das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo PET Pedagogia; -Socialização do conhecimentos aos graduandos, pesquisadores e professores da Educação Básica.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A publicação do e-book visa dar visibilidade, acesso e materialidade as atividades de pesquisa, articuladas com as ações de ensino e extensão do grupo. O material contará com o apoio da revisão pelos professores orientadores, da tutora e dos técnicos-administrativos da Biblioteca da faculdade. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Almejamos socializar e contribuir para a produção do conhecimento na área educacional, visando leituras reflexivas de questões e demandas relevantes para a sociedade e para a educação.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação do E-book será processual, no tocante à avaliação de todas as etapas para o desenvolvimento do produto final e a frequência de acesso ao conteúdo nas redes sociais e site institucional.

Atividade - Material e produtos virtuais: site institucional, página no

Facebook e Youtube

Avaliação:

(14)

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O uso dos espaços virtuais tem proporcionado uma significativa ampliação dos contatos e divulgação das ações e lutas do PET Pedagogia e do Programa de Educação Tutorial como um todo. Atualmente, com a evolução do mercado, grande parte das atividades universitárias passa pelas redes sociais, por isso, ter uma presença séria nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. O último acesso registro 2.388 curtidas na

comunidade do FACEBOOK. Página Institucional: Apresentar informações acerca das atividades, características e histórico do Grupo, seguindo as regras de uso da página da UNESP. Página institucional:

http://www.fclar.unesp.br/#!/graduacao/espaco-do-aluno/pet---programa-de-educacao-tutorial/pedagogia/ Comunidade em Redes Sociais: O PET Pedagogia trabalha com postagens na Comunidade do Facebook e

Instagram de notícias sobre os eventos e atividades do PET Pedagogia, estabelece contatos com grupos de diversas Universidades, grupos temáticos, Instituições educacionais, Grupos Pets de todo o país Comunidade Facebook: https://www.facebook.com/petpedagofclar/ Instagram: @petpedagogiafclar

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

300 01/01/2018 31/12/2018

Descrição/Justificativa:

O Pet Pedagogia desenvolve atividades de visibilidade das ações do grupo no espaço virtual. Página Institucional: Apresentar informações acerca das atividades, características e histórico do Grupo, seguindo as regras de uso da página da UNESP; Comunidade em Redes Sociais: O PET Pedagogia trabalha com postagens na Comunidade do Facebook de notícias sobre os eventos e atividades do PET Pedagogia, estabelece contatos com grupos de diversas Universidades, grupos temáticos, Instituições educacionais, Grupos Pets de todo o país. Canal de Vídeos no YouTube. Após o I Congresso de Educação PET Pedagogia o grupo desenvolveu uma conta particular do grupo para a postagem de alguns vídeos do Congresso.

Objetivos:

Promover espaço de trocas de aprendizados no que tange o tripé ensino, pesquisa e extensão. Desenvolver atividades de visibilidade das ações do grupo no espaço virtual.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O Pet Pedagogia desenvolve atividades de visibilidade das ações do grupo no espaço virtual. O PET organiza, planeja e avalida todo o conteúdo a ser divulgado nos espaços virtuais, ao longo do ano. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do

Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Visibilidade e identidade do grupo na comunidade local, regional e nacional. O uso dos espaços virtuais tem proporcionado uma significativa ampliação dos contatos e divulgação das ações e lutas do PET Pedagogia e do Programa de Educação Tutorial como um todo.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e contínua. A atividade será avaliada pela adesão, pela frequência de acessos e registro postados no espaço on line. A atividade será avaliada em Reunião Administrativa por todos os integrantes do grupo.

(15)

Atividade - Grupo de estudos: Teorias pedagógicas e práticas educativas

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O objetivo do grupo de estudo foi o de sistematizar ações de estudo, pesquisa e extensão universitária nas questões relacionadas as teorias pedagógicas e as práticas educativas. Desenvolvemos ações de formação inicial com os estudantes da graduação, principalmente com os alunos da Pedagogia da Unesp FCLAr e de formação inicial e continuada com estudantes de outros faculdades da região e, principalmente professores da Educação Básica da rede pública do município e região. Desenvolvemos a temática ¿Educação do campo¿ em ações quinzenais do grupo de estudo aberto a comunidade, realizadas nos meses de maio e junho. No dia 10 de maio de 2018, o grupo PET Pedagogia realizou o Grupo de Estudos sobre a Educação do Campo, mediada pelo professor. Reginaldo Anselmo Teixeira, docente na Escola do Campo "Prof. Hermínio Pagôtto. Destacamos as principais leituras: BRASIL. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos Secad 2. Brasília- DF, 2007. SILVA, Silvani da; FERRANTE, Vera Lucia Silveira Botta. A Educação do Campo de Araraquara: notas para uma análise de percurso. Retratos de Assentamentos, v.18, n.2, 2015. ALVES, Heliana. Utilização de contos de fadas e

atividades simbólicas na compreensão de crianças vítimas de violência. Dissertação de Mestrado. 2007 BRASIL, Congresso (2004). Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo. Editora Escala. CASTRO, G.B de. , Junior, I. F. Abuso sexual infantil sob o olhar dos Direitos Humanos. Fazendo Gênero 9 Diásporas, Diversidades,

Deslocamentos, 2010 FLORENTINO, Bruno Ricardo Bérgamo. As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro , v. 27, n. 2, p. 139-144, Agosto. 2015 . Disponível em . Acesso em 16 Set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/805. Desenvolvemos a temática ¿Educação Popular: Educação de Jovens e Adultos¿ em ações quinzenais do grupo de estudo aberto a comunidade, realizadas nos meses de agosto e setembro. Destacamos as principais leituras: CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Educação de pessoas jovens e adultas múltiplas facetas de um projeto educacional: aportes teóricos, práticas de formação, contextos produzidos/Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti, org. São Paulo: Ed. UNESP, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. No dia 26 de junho de 2018, o grupo PET Pedagogia realizou o Grupo de Estudos sobre a Educação Popular, mediada pelo Prof. Dr. Francisco Mazzeu. O grupo de estudo contou aproximadamente co os seguintes participantes: 19 petianos e tutora, 120 graduandos, 20 pós graduandos

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

300 01/01/2018 31/12/2018

Descrição/Justificativa:

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória. Neste contexto se justifica a relevância do grupo de estudo como forma de mobilizar ações de formação inicial e continuada aos estudantes e educadores com vistas à otimizar melhorias na educação escolar.

Objetivos:

O objetivo do grupo de estudo é o de sistematizar ações de estudo, pesquisa e extensão universitária nas questões relacionadas as teorias pedagógicas e as práticas educativas. Almejamos desenvolver ações de formação inicial

(16)

com os estudantes da graduação, principalmente com os alunos da Pedagogia da Unesp FCLAr e de formação inicial e continuada com estudantes de outros faculdades da região e, principalmente professores da Educação Básica da rede pública do município e região. Objetivamos que esta atividade promova a construção gradativa da identidade do futuro profissional da educação, no sentido de (re)significar e motivar as múltiplas inserções do Pedagogo no mercado de trabalho, promovendo a valorização do curso e a manutenção da permanência dos graduandos no curso, com vistas a amenização da evasão escolar.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Durante o ano letivo, vamos desenvolver o estudo teórico dos posicionamentos epistemológicos, a partir do estudo de obras clássicas e pesquisas contemporâneas. A dinâmica da atividade irá envolver o estudo dos textos, encontros do grupo de estudos para debate e encontros com especialistas, profissionais responsáveis por instituições e

experiências inovadoras, relacionados ao tema estudado. O público alvo será graduandos e profissionais da

Educação Básica. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e

Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Almejamos como resultados contribuir para a compreensão do entendimento das teorias e suas relações com a ação docente, originando condições para que diante das teorias os educadores modifiquem seus pontos de vista, atitudes, posturas e atuação no exercício educacional. Buscamos proporcionar a tomada de consciência da constatação de que quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às

compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade. Assim sendo, as probabilidades de reflexão e crítica sobre as práticas pedagógicas surgem com maior coerência.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliada pela adesão, frequência, desdobramentos e registro das reflexões desenvolvidas e de material avaliativo respondido pelos participantes. A atividade será avaliada em Reunião Administrativa por todos os integrantes do grupo.

Atividade - Petara

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O Pet PEDAGOGIA participou das atividades desenvolvidas pelo PETARA (grupo PETs de Araraquara) ao longo do ano letivo de 2018. O principal foco das atividades foi a possibilidade de ações de debate e enfrentamento das questões relevantes da produção dos conhecimentos, das políticas e demandas emergenciais da sociedade e das contribuições advindas do Projeto de Educação TUTORIAL. No ano de 2018 o PETARA teve uma atuação significativa na luta política pela manutenção do programa e na garantia de condições estruturais para o

desenvolvimento pleno das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre as principais atividades, destacamos: ¿ Pré-Sudeste: Evento que possibilitou a organização da representatividade das demandas das dos grupos pets de Araraquara no Encontro Regional da região Sudeste. Média de participantes: 50 integrantes dos grupos Pets da

(17)

Unidade de Araraquara; ¿ Interpet: Atividade extremamente significativa de intercâmbio dos petianos discentes nos demais grupos Pets de Araraquara; ¿ Pré- ENAPET: Evento que debateu os resultados do Evento regional da região Sudeste e organizou os posicionamentos para o evento Nacional, o ENAPET. Média de participantes: 50

integrantes dos grupos Pets da Unidade de Araraquara; ¿ Para pensar o PET: Evento que trouxe a discussão das dimensões políticas e legais do Programa de Educação Tutorial. Média de participantes: 60 integrantes dos grupos Pets da Unidade de Araraquara; Participantes: PET Pedagogia, Química, Odontologia, Farmácia, Letras, Ciências Sociais, Administração Pública e Economia.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

200 01/01/2018 15/12/2018

Descrição/Justificativa:

Participação do grupo PET Pedagogia em eventos científicos , em atividades do PETARA (grupo constituído pelos grupos PETS da UNESP de Araraquara (PETs Quimica, Letras, Ciências Sociais, Odontologia, Fármacia,

Administração Pública e Economia).

Objetivos:

Aproximação do grupo com atividades acadêmicas científicas e atividades relacionadas ao Programa de Educação Tutorial para conhecimento, debate, divulgação, socialização de conhecimentos e ações da Educação

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Participação nos eventos com incentivo para atuação e apresentação de trabalhos do PET Pedagogia. Socialização de experiências entre grupos Pets. Promoção de estudo e articulação da construção da identidade do grupo PET a partir dos princípios norteadores de indississociação entre pesquisa, ensino e extensão. Participação nas reuniões coletivas quinzenais. Participação e organização de eventos coletivos do PETARA: "Pré Sudeste" e "Pré Enapet" (eventos que mobilizam discussões locais para serem debatidas no evento geral), "Para pensar o PET" (evento que visa o fortalecimento da formação política do petiano do programa, reconhecendo o potencial e a diversidade de atividade desenvolvido nos grupos), o "INTERPET" (atividade que propicia a participação dos petianos nas atividades dos demais grupos locais) e "EPU" (Encontros dos PETs da UNESP que objetiva a socialização e o debate dos grupos PETS situados na mesma universidade).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Debate e enfrentamento das questões relevantes da produção do conhecimento, das políticas e demandas

emergenciais da sociedade e da sistematização da contribuição dos grupos Pets para o curso de graduação, para a comunidade universitária, para a formação inicial e continuada de educadores e para as melhorias e enfrentamentos na sociedade em geral.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e contínua. A atividade será avaliada pela adesão, frequência, desdobramentos e registro das reflexões desenvolvidas e de material avaliativo respondido pelos participantes. A atividade será avaliada em Reunião Administrativa por todos os integrantes do grupo.

(18)

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Esta atividade buscou favorecer o acompanhamento das pesquisas individuais no Grupo PET Pedagogia, além de proporcionar a divulgação dos estudos para a comunidade em geral. Concretizamos os objetivos projetos ao efetivar a socialização das pesquisas individuais realizadas no PET Pedagogia e de dinamizar a atividade, como forma de exercício do ensino, pesquisa e extensão universitária. A atividade oportunizou aos graduandos e

professores da Educação Básica o acesso ao conhecimento e as pesquisas com temas diversos da área da Educação. A atividade foi plenamente desenvolvida com a realização em 4 encontros no mês de julho de 2018 para a

comunidade e integrantes do grupo. Essa atividade ofereceu ações de ensino, no tocante a sistematização de

diferentes temáticas de estudos no campo da Educação, de pesquisa, no que tange a diversidade de procedimentos e trajetórias metodológicas desenvolvidas em cada pesquisa e de extensão pela socialização dos resultados e ações de pesquisa-ação da maioria das investigações desenvolvidas. A petiana Caroline de Souza apresentou a pesquisa intitulada de ¿Percepções na relação Escola-Família na Educação Infantil e Ensino Fundamental: o olhar de Agentes do Desenvolvimento e do Pedagogo¿, orientada pela Profª Drª Marcia Cristina Argenti Perez. A Petiana Natália Mazzilli Dias apresentou a pesquisa intitulada de "Dança Educativa para Educação Infantil: análises e propostas" orientada pela Profª Drª Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli. A Petiana Bianca Martins Rebôlla apresentou sua pesquisa intitulada "Percepções das infâncias e docências no contexto escolar da Educação Infantil" orientada pela Profª Drª Marcia Cristina Argenti Perez. A Petiana Ana Carolina apresentou a pesquisa intitulada "Crianças com dificuldades de aprendizagem e o apoio da família: análise de dados e resultados" orientada pelo Prof. Dr. Francisco Mazzeu. A Petiana Leticia Joia de Nois apresentou a pesquisa intitulada de "Cultura Lúdica nas relações familiares intergeracionais" orientada pela Profª Drª Marcia Cristina Argenti Perez. A Petiana Fabiana de Paula apresentou a pesquisa intitulada "Estado da Arte sobre Educação Sexual: estudo de dissertações e teses publicadas na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2014-2015)" orientada pela Prof.ª Dr.ª Andreza Marques de Castro Leão. A Petiana Gabrielle Alves apresentou a pesquisa intitulada "Concepções e práticas de Letramento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: contextos e saberes." orientada pela Profª Drª Marcia Cristina Argenti Perez. A Petiana Renata Cristina de Freitas Branco apresentou a pesquisa intitulada "Conhecendo as características do fracasso escolar no Brasil: pesquisas (2014-2018)" orientada pela Profª Drª Marilda da Silva. A Petiana Jessica da Silva Pereira apresentou a pesquisa intitulada de " Violência doméstica e dificuldades de

aprendizagem no processo de alfabetização de meninas: um estudo de caso" orientado pela Profª Drª Claudia Dias Prioste. A Petiana Jhennyfer Marques Gomes Mendes apresentou a pesquisa intitulada de "Tecnologia e Educação: uma revisão de literatura" orientada pela Prof.ª Dr.ª Claudia Dias Prioste. A Petiana Bruna Melauro apresentou a pesquisa intitulada "Formação continuada de professores: o projeto piloto de Araraquara" orientada pela Prof.ª Dr.ª Vera Teresa Valdemarin. A Petiana Lara Esteves Lopes apresentou a pesquisa intitulada de "Alfabetização e letramento na era digital: uma revisão de programas e políticas públicas " orientada pela Profª Drª Cláudia Dias Prioste. A Petiana Nathalie Antonioli de Melo apresentou sua pesquisa intitulada ¿Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil no estado de São Paulo: análise de manuais da década de 1980¿ orientada pela Profª Drª Rosa Fátima de Souza Chaloba A Petiana Letícia de Oliveira Silva apresentou a pesquisa intitulada "Saberes da Infância e Saberes Docentes: representações de professores e alunos da Educação Infantil" orientada pela Profa. Dra. Marcia Cristina Argenti Perez.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 17/06/2018 15/12/2018

Descrição/Justificativa:

(19)

divulgação dos estudos para a comunidade em geral. Este evento será realizado duas vezes ao ano para a comunidade acadêmica.

Objetivos:

- Socializar as pesquisas individuais realizadas no PET Pedagogia. - Dinamizar a atividade, como forma de exercício do ensino, pesquisa e extensão universitária. - Oportunizar aos graduandos e professores da Educação Básica o acesso ao conhecimento e as pesquisas com temas diversos da área da Educação.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Duas vezes ao ano a atividade será realizada na universidade com a presença dos professores orientadores para avaliação e orientações do estudo realizado no período considerado na apresentação. A atividade será aberta aos demais estudantes do curso de graduação e comunidade em geral. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Com esta atividade esperamos otimizar a divulgação dos estudos científicos desenvolvidos pelos integrantes do grupo PET Pedagogia, legitimando o compromisso com a melhoria do curso de graduação e das práticas no âmbito escolar, a partir do estudo de temas emergenciais e atuais e de mobilizar ações de avaliação da formação de jovens pesquisadores articulados com o tripé universitário Ensino-Pesquisa-Extensão Universitária.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

O Seminário de pesquisas será avaliado pela tutora e orientadores no tocante ao andamento das pesquisas

individuais realizadas durante o ano letivo. A atividade será avaliada também pelo grupo PET Pedagogia no tocante a mobilização e na socialização dos estudos na comunidade acadêmica.

Atividade - Anais da XII Amostra de Pesquisas em Educação

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O objetivo desta atividade foi o de organização da publicação on line de todas as pesquisas aprovadas e

apresentadas no III Congresso de Educação PET Pedagogia. Almejamos a sistematização da produção de estudos do PET Pedagogia e a divulgação de todos os estudos, pesquisas e relatos de experiências aprovados e apresentados no Congresso. A comissão científica, formada por professores colaboradores da universidade, juntamente com o Grupo PET Pedagogia organizou o material, solicitou o registro do ISBN e a publicação do material. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação). O Grupo PET PEDAGOGIA organizou os Anais do III Congresso de Educação PET Pedagogia: XII Amostra de Pesquisas em Educação e disponibilizou a publicação na página da Universidade. Endereço:

https://www.fclar.unesp.br/#!/graduacao/espaco-do-aluno/pet---programa-de-educacao-tutorial/pedagogia/iii-congresso-de-educacao-pet-pedagogia-2018/anais-do-evento/ As pesquisas foram registradas nos Anais na forma de resumos expandidos. Os anais foram registrados na

(20)

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

60 01/10/2018 31/12/2018

Descrição/Justificativa:

Organização da publicação on line de todas as pesquisas aprovadas e apresentadas no III Congresso de Educação PET Pedagogia.

Objetivos:

- Sistematizar a produção de estudos do PET Pedagogia; - Sistematizar a divulgação de todos os estudos, pesquisas e relatos de experiências aprovados e apresentados no Congresso

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A comissão científica, formada por professores colaboradores da universidade, juntamente com o Grupo PET Pedagogia irá organizar o material, solicitar o registro do ISBN e a publicação do material. Todos os integrantes do grupo PET Pedagogia (petianos discentes e tutora) participaram de todas as etapas da atividade do

Desenvolvimento da atividade proposta (Planejamento, Organização, Execução e Avaliação).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

- Acesso às pesquisas e estudos apresentados no Congresso de Educação PET PEDAGOGIA; - Elaboração de Base de consulta de pesquisas e conhecimentos na área da para graduandos, pesquisadores e docentes da Educação Básica.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Todas as atividades do Grupo PET Pedagogia são planejadas e avaliadas na reunião. No caso específico dos Anais o grupo irá acompanhar os acessos, as avaliações externas dos docentes, pesquisadores e participantes do

Congresso sobre a qualidade do material e a validação da importância da divulgação dos estudos para a comunidade em geral

Atividade - Pesquisa individual

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Todos os integrantes do Grupo PET Pedagogia desenvolvem um estudo científico. A organização da Iniciação Científica tem a seguinte dinâmica. No 1o ano de PET é realizado o desenvolvimento do projeto de pesquisa No 2o ano de PE é realizado o desenvolvimento do projeto de pesquisa; No 3o ano de PET é realizado a finalização do estudo e a sistematização deste em forma de Capítulo de livro para publicação em edição do E-book PET Pedagogia. Os resultados das pesquisas individuais superaram os objetivos propostos, uma vez que foi possível verificar nos estudos a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Constamos que as pesquisas individuais favoreceram as atividades de estudo e formação acadêmica dos integrantes do PET Pedagogia e a otimização da produção e socialização de conhecimentos em espaços acadêmicos e escolares. Soma-se a este cenário o

desenvolvimento de habilidades de reflexão entre os graduandos e a compreensão de problemáticas educacionais recorrentes no cenário educacional, no âmbito universitário e nas demandas da graduação. A pesquisa individual é

Referências

Documentos relacionados

As diferenças no uso da informação divulgada por Flesch entre os dois sites se dão devido ao Omelete utilizar Flesch como fonte da construção da notícia e também

Apoio acadêmico 9 Embora que, para efeito de comparação, não exista nenhum trabalho que tenha utilizado os mesmos resíduos do grupo dos Outros

O presente trabalho a presenta uma analise da importância da participação em atividade de pesquisa para a formação dos petianos do grupo PET Pedagogia da Universidade

Foi feita uma tabulação cruzada entre os PI relativos a distribuição dos 177 objetos de conservação (espécies, unidades fitogeomorfológicas e áreas inundáveis) e as unidades

 Aprovada para tto da OPM em mulheres que estão há pelo menos 5 anos

Compreende-se que, na medida em que os papeis e identidades de gênero são entendidos como construídos e reconstruídos cotidianamente, nas relações, e que podem

Como área de expansão urbana e em função as características de empreendimentos circunvizinhos (Bairros Águas Claras, Bom Pastor e Jardim Vitória) a área passa então a ser

Após diagnóstico negativo para febre aftosa, suabes e fragmentos de tecidos das lesões e crostas foram submetidos à pesquisa de outros vírus associados com doença