• Nenhum resultado encontrado

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA FLUVIAL DO TIETÊ-PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA DO BRASIL CAPITANIA FLUVIAL DO TIETÊ-PARANÁ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MARINHA DO BRASIL

CAPITANIA FLUVIAL DO TIETÊ-PARANÁ

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AOS CURSOS DE ADAPTAÇÃO PARA AQUAVIÁRIOS CAAQ-II C (Convés) e CAAQ-II M (Máquinas)

1- Dos principais aspectos dos Cursos de Adaptação para Aquavários (CAAQ-II C/M)

1.1 – Esses cursos são destinados ao preparo técnico-profissional do pessoal a ser empregado pela Marinha Mercante, nas Categorias de Mestre Fluvial (MFL), por meio do Curso de Adaptação para Aquaviários da Seção de Convés (CAAQ-II C) e de Condutor Maquinista-Motorista Fluvial (CTF), por meio do Curso de Adaptação para Aquaviários da Seção de Máquinas (CAAQ-II M), com ênfase na Hidrovia Tietê-Paraná.

1.2 – A realização dos cursos constituem-se uma forma de ingresso na Marinha Mercante para conduzirem e tripularem embarcações de atividade profissional, habilitando-os no Nível 5 – do Grupo de Fluviários.

1.3 – Esses cursos sob a responsabilidade da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP), na qualidade de Órgão de Execução (OE) do Sistema de Ensino Profissional Marítimo (SEPM), serão realizados em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec – Jahu), por força de contrato aprovado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), na qualidade de Órgão Central de Direção.

1.4 – Os cursos foram propostos pela CFTP, aprovados pela DPC e divulgados pelo Programa de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários de 2011 (PREPOM-2011), de responsabilidade da Marinha do Brasil (MB), nos termos do art. 25 da Lei nº 11.279, de 9 de fevereiro de 2006.

Observações:

a) Este exame de seleção não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha Mercante ou na Marinha do Brasil (MB), e visa, somente, definir a classificação do candidato, à luz do número de vagas estabelecidas.

b) Os níveis de equivalência referem-se à hierarquia existente em cada Grupo conforme estabelecido nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13/DPC); e

c) A opção pela Seção de Convés ou pela Seção de Máquinas deverá ser definida pelo aluno por ocasião da inscrição aos cursos.

2 - Das Vagas

2.1 - O presente processo seletivo destina-se ao preenchimento de 70 (setenta) vagas, distribuídas em duas turmas de 35 (trinta e cinco) alunos cada: uma para CAAQ-II C e outra para CAAQ-II M.

3 - Das inscrições

3.1 - A inscrição é obrigatória a todos os candidatos e deverá ser realizada em um dos seguintes locais: a) Na CFTP - Av. Pedro Ometto, nº. 804; Centro; Barra Bonita-SP, Cep.17340-000; Tel. (14) 3604-1000, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; ou

b) Na Fatec-Jahu - Rua Frei Galvão s/nº, Jd. Pedro Ometto, Jaú – SP, Cep. 17212-650; Tel. (14) 3622-8280 R-214 ou 221, de segunda a sexta, das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 19h às 21h.

3.2 – As inscrições serão realizadas no período de 19 de outubro a 21 de novembro de 2011. 3.3 - São condições necessárias à inscrição:

a) Ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a); com mais de 18 anos de idade, até o dia de inscrição; b) Possuir educação profissional técnica de nível Médio ou Tecnológico, reconhecida pelo Ministério da Educação e do Desporto, em uma das seguintes especialidades, de acordo com o módulo específico da área de atuação:

(2)

I) CAAQ II – Convés

Técnicos em Segurança do Trabalho, Informática, Telecomunicações, Eletrônica, Eletricidade, Processos Industriais ou Tecnólogos em Construção Naval, Sistemas de Navegação, Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, e Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial;

II) CAAQ II – Máquinas

Técnicos em Mecânica, Automação e Controle, Eletromecânica, Eletricidade, Eletrônica, Processos Industriais e Tecnólogos em Construção Naval, Sistemas de Navegação, Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, e Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial.

3.4 - Documentos necessários para inscrição (Cópias Autenticadas): a) Xérox da carteira de identidade;

b) Xérox do CPF;

c) Xérox título de eleitor;

d) Xérox do Certificado de Alistamento Militar ou de Dispensa de Incorporação Militar; e) Xérox do comprovante de residência;

f) Atestado médico comprovando o bom estado físico, auditivo, mental e visual;

g) Taxa de Inscrição de R$ 8,00 (oito reais), paga em qualquer agência bancária através de Guia de Recolhimento da União (GRU) (emitida pelo sitewww.dpc.mar.mil.br);

h) Xérox da Carteira de Inscrição e Registro (CIR), se já for Aquaviário; i) Xérox do Comprovante de escolaridade.

4 - Do processo seletivo

4.1 - O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

a) Prova escrita objetiva única, de caráter eliminatória e classificatória, com 40 (quarenta) questões de conhecimentos gerais de Matemática e Português (20 questões de cada matéria);

b) Evento complementar, de caráter eliminatório, constituídos de Teste de Suficiência Física (TSF) (natação/permanência), de acordo com as instruções do item 8 deste Edital.

4.2 - Será eliminado do processo seletivo o candidato que deixar de comparecer a qualquer dos eventos programados, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito.

4.3 - Em caso de desistência da realização do processo seletivo, faltar à realização das provas escritas, ou ser eliminado, o valor pago da taxa de inscrição não será restituído.

4.4 - É de inteira responsabilidade do candidato, inteirar-se das datas, horários e locais de realização dos eventos do processo seletivo, devendo para tanto consultar a CFTP pelo telefone (14) 3604-1000 ramal 110 (Setor de Ensino Profissional Marítimo) e/ou pela páginawww.cftp.mar.mil.br.

4.5 - As despesas com transporte e hospedagem para a realização da prova escrita e demais eventos complementares correrão por conta do candidato.

5 - Da prova escrita (eliminatória e classificatória) 5.1 - A prova escrita será constituída de:

- 20 (vinte) questões de Matemática; e - 20 (vinte) questões de Português.

5.2 - Embora agrupadas em um único caderno de prova, as questões das disciplinas de Matemática e Português serão tratadas como independentes.

5.3 - A prova valerá de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e serão considerados eliminados do processo seletivo os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 (cinqüenta) pontos, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), em toda a prova, resguardado em caso de repescagem.

5.4 - A prova escrita será realizada em uma única etapa, às 9h (nove) horas (horário de Brasília), do dia 26 de novembro de 2011 (sábado), na FATEC-JAHU, Rua Frei Galvão, s/nº, Jd. Pedro Ometto, Jaú – SP, CEP: 17.212-650.

(3)

5.5 - Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada para a prova escrita e Teste de Suficiência Física (TSF), bem como a aplicação desses fora do horário, data e local pré-determinados.

5.6 - O candidato deverá estar no local de realização da prova escrita, com a antecedência necessária para identificação. A prova terá a duração de 2h (duas horas).

5.7 - O candidato deverá portar consigo um documento oficial de identificação, original, com fotografia, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

5.8 - Não será permitido durante a realização da prova escrita, o uso de celulares, “pagers”, mochilas, "palm-tops", calculadoras, pastas ou volumes similares, exceto o material suplementar, que poderá ser permitido para a realização da prova escrita.

5.9 - A CFTP não se responsabiliza por pertences esquecidos ou perdidos pelos candidatos.

5.10 - Nos recintos de prova serão lidas as instruções gerais ao candidato. Após a leitura, o candidato deverá preencher os campos: nome e assinatura.

5.11 - Iniciada a prova escrita, não haverá mais esclarecimentos. O candidato somente poderá deixar o seu lugar, devidamente autorizado pelo Supervisor/Fiscal para se retirar definitivamente do recinto de prova.

5.12 - Em nenhum dos casos haverá prorrogação do tempo destinado à realização da prova e, em caso de retirada definitiva do recinto de prova, esta será corrigida até onde foi solucionada.

5.13 - O tempo mínimo de permanência dos candidatos no recinto de aplicação de provas é de 20 (vinte) minutos.

5.14 - Ao término do tempo concedido para a realização da prova, o candidato interromperá a resolução da mesma no ponto em que estiver, reunirá seus pertences, levantar-se-á e, ordenadamente, deixará o recinto de prova, entregando a Prova resolvida ao fiscal.

5.15 - Os 3 (três) últimos candidatos remanescentes deverão, obrigatoriamente, deixar o recinto de prova ao mesmo tempo.

5.16 - Será eliminado sumariamente do processo seletivo, e a sua prova não será levada em consideração, o candidato que:

a) der ou receber auxílio para a execução de qualquer prova; b) utilizar-se de qualquer material não autorizado;

c) desrespeitar qualquer prescrição relativa à execução da prova;

d) escrever o nome ou introduzir marcas identificadoras em outro lugar que não o determinado para esse fim;

e) cometer ato grave de indisciplina; e

f) comparecer ao local de realização da prova após o horário previsto. 6 - Dos recursos da prova escrita

Não caberá recurso a esse processo seletivo. 7 - Dos eventos complementares

7.1 - Serão convocados para a realização do Teste de Suficiência Física (TSF), os candidatos que obtiverem nota superior a 50 (cinqüenta) pontos.

7.2 - Em caso de empate na pontuação, será aplicado o critério de maior idade como desempate para a mesma posição na classificação.

7.3 - A relação dos candidatos convocados será divulgada na CFTP, no Setor de Ensino Profissional Marítimo e páginawww.cftp.mar.mil.br, e na Fatec-Jahu.

(4)

7.4 - O candidato deverá estar no local previsto para a realização de cada evento complementar, pelo menos, uma hora antes do seu início, portando documento de identidade oficial com fotografia.

8 - Do Teste de Suficiência Física (TSF) (eliminatório)

8.1 - O TSF tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira de Aquaviário Fluvial e será realizado no dia 30 de novembro de 2011(quarta-feira), na Piscina Municipal de Barra Bonita, Av. Artur Balsi, s/nº - COHAB – Barra Bonita-SP.

8.2 - Apenas o candidato julgado apto no Atestado Médico apresentado no ato da inscrição realizará o TSF, que terá caráter eliminatório, constituindo-se das seguintes provas:

a) 25 metros de natação em piscina de 25 metros, sem tempo determinado; e b) 10 minutos de permanência/flutuação na superfície da água.

8.3 - O candidato será submetido ao TSF num só dia.

8.4 - Além do documento de identificação, o candidato deverá levar roupas adequadas para entrada em piscina.

9 - Da Classificação

9.1 - Após a realização de todos os eventos complementares, será divulgado o resultado final do processo seletivo, por meio do site www.cftp.mar.mil.br. O resultado constará da relação dos candidatos classificados dentro do número de vagas previsto e dos candidatos reservas.

10 - Da Matrícula

Para a distribuição das vagas aos aprovados e classificados serão observados os seguintes critérios: 10.1 – 30% pelos candidatos aprovados nos exames de seleção, classificados na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na prova escrita;

10.2 - 60% pelos candidatos indicados em ordem de prioridade, por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima, respeitada a classificação na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na prova escrita entre estes indicados;

10.3 – 10% para candidatos oriundos da MB, exceto os excluídos a bem da disciplina e Praças sem estabilidade, que prestaram o Serviço Militar Inicial.

Observação:

a) A carta da empresa com a indicação dos candidatos deverá ser remetida pela própria empresa, diretamente à CFTP.

b) Na carta de indicação deverão constar os seguintes itens: dados do candidato, tempo de experiência marítima (caso o candidato possua), dados da empresa (CNPJ, endereço, timbre, logomarca, etc), informação se a empresa está em dia com a contribuição do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM).

c) O texto desta Carta deverá recomendar o candidato, mencionar as razões dessa indicação e firmar o compromisso de fornecer vaga para o estágio embarcado do candidato.

d) Essa carta deverá ser assinada, no mínimo, pelo gerente de recursos humanos da empresa. 11 – Da Estruturação e Período dos Cursos

11.1 - Cada turma deve ser composta pelo número de alunos correspondente ao de vagas estabelecidas neste Edital. O mínimo de alunos, por turma, não poderá ser inferior a 50% das vagas programadas. 11.2 – Os Cursos são constituídos por duas partes distintas, porém seqüenciais e interdependentes, conforme abaixo:

a) a primeira parte – acadêmica (teórica) e ministrada na Fatec–Jahu. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 18h00 às 22h30, nas dependências da Fatec–Jahu, Rua Frei Galvão s/nº, Jd. Pedro Ometto, Jaú – SP, Cep 17212-650.

Nota: No período de 12 de dezembro de 2011 até 11 de abril de 2012, será ministrada a parte acadêmica dos cursos.

(5)

b) a segunda parte - sob a forma de um estágio supervisionado, denominado Programa de Prática Operacional a Bordo (PPOB). Serão realizados após a aprovação da parte acadêmica, obrigatoriamente, a bordo de uma embarcação fluvial, indicados pela CFTP ou Fatec-Jahu.

11.4 - O Estágio será desenvolvido em um período de oito semanas, compreendendo seis horas diárias, em seis dias semanais e somente pelo aluno aprovado na primeira parte.

12 – Da Freqüência às aulas

12.1 - a freqüência às aulas e demais atividades programadas é obrigatória;

12.2 - o aluno deverá obter 80% de freqüência no total das aulas, para cada disciplina, e 90% de freqüência no total das aulas ministradas nos módulos; e,

12.3 - para efeito das alíneas descritas acima, será considerada falta: o não comparecimento às aulas, o atraso superior a 10 (dez) minutos do início de qualquer atividade programada ou a saída não autorizada durante o seu desenvolvimento.

13 – Da Aprovação e Habilitação do Aluno

13.1 - Será considerado aprovado no curso o aluno que:

a) alcançar aprovação em todas as disciplinas dos módulos; b) obtiver a freqüência mínima exigida; e,

c) alcançar aprovação no PPOB.

13.2 - O aluno aprovado no curso CAAQ-II C receberá o Certificado Modelo DPC-1034, que o habilitará a exercer as funções de Mestre Fluvial (MFL).

13.3 - O aluno aprovado no curso CAAQ-II M receberá o Certificado Modelo DPC-1034, que o habilitará a exercer as funções de Condutor Maquinista Motorista Fluvial (CTF).

13.4 - A inscrição, a matrícula e o desenvolvimento do curso obedecerão às diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP). Divisão de Ensino Profissional Marítimo (CF-10).

Referências

Documentos relacionados

Inclui os honorários cobrados pela PwC no âmbito dos serviços que não de revisão ou auditoria que são permitidos de acordo com as regras de independência definidas.. A

Acredita-se que, um trabalho de estimulação motora estruturado de maneira adequada para crianças e adolescentes com síndrome de Down atua como importante meio de intervenção para

Sº - Conforme Decreto Municipal 569/2014, Artº 86, a solicitação para renovação da licença ambiental deverá ocorrer no prazo de 120 (cento e vinte dias) a contar do prazo de

Esta produção de etileno, ácido ribonuclêico (RNA) e proteínas, juntamente com aumento na taxa respiratória e com a decomposição de certas estruturas celulares, marcam a

Relaxação Transversal: Decaimento da magnetização pela interação entre núcleos (relaxação spin-spin). A completa perda de coerência de fase no plano transversal ocorre com

Ap (apatita), Tfflo (tetra- ferriflogopita), Flo (flogopita), Car (carbonato), Dp (diopsídio), Ol (olivina), Tt (titanita), Bar (barita), Af (anfibólio), Prv

O principal achado do presente estudo reside no fato de que mulheres acometidas pela disfunção temporoman- dibular apresentam diminuição do limiar de dor a palpação na área

Neste contexto, este arti- go apresenta uma pesquisa quantitativa preliminar sobre a acessibilidade Web das páginas iniciais de uma amostra sites dos serviços de informação