• Nenhum resultado encontrado

V-Pessin-Brasil-1 COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO MUNICÍPIO DE CANELA RS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "V-Pessin-Brasil-1 COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO MUNICÍPIO DE CANELA RS."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

V-Pessin-Brasil-1

COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO

DE CASO – MUNICÍPIO DE CANELA – RS.

Neide Pessin (1)

Bióloga. Mestre em Engenharia Civil na Área de Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP. Doutoranda em Biologia Ambiental pela Universidade de Leon, Espanha. Professora no Departamento de Engenharia Química e pesquisadora no Instituto de Saneamento Ambiental/ISAM na Universidade de Caxias do Sul.

Suzana Maria De Conto

Engenheira Química. Mestre em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento Ambiental (EESC-USP). Doutora em Educação (UFSCar). Professora no Departamento de Engenharia Química e no Mestrado em Turismo e pesquisadora no Instituto de Saneamento Ambiental/ISAM na Universidade de Caxias do Sul.

Marcia Telh

Engenheira Química. Mestre em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP. Bolsista DTI/CNPq.

Josmari Cadore

Tecnóloga Ambiental. Modalidade - Resíduos Industriais pelo CEFET – Medianeira –PR. Bolsista DTI/CNPq.

Daniela Rovatti

Graduanda em Engenharia Ambiental pela UCS, Bolsista ITI/CNPq.

Robson Elói Boff

Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade de Caxias do Sul. Bolsista ITI/CNPq.

(1) Rua Moacir Felliciano Braghirolli, 136 Bairro Planalto, Cep 95080-290 – Caxias do

Sul/RS ou Universidade de Caxias do Sul - Instituto de Saneamento Ambiental. Caixa Postal 1352 CEP 95001-970 – Caxias do Sul- RS - e-mail: npessin@ucs.br Fone: 54-2182507 ou 2182100 Ramal: 2509

RESUMO

O estudo sobre a composição gravimétrica dos resíduos sólidos na cidade de Canela – RS foi desenvolvido através da rede de pesquisa PROSAB – FINEP no Edital 4. Estudos dessa natureza são importantes para avaliar os fatores que determinam a origem e formação desses resíduos em municípios turísticos. Para determinar a composição gravimétrica foram selecionados três bairros (representando as classes com poder aquisitivo predominantemente alto, médio e baixo) e a área central do município (maior concentração de hotéis, comércio e estabelecimentos gastronômicos). A caracterização foi realizada em duas campanhas de acordo com a variação sazonal e taxa de ocupação da rede hoteleira do município (alta e baixa temporada). O método utilizado para o preparo das amostras consistiu em coletar aleatoriamente sacos de resíduos e acondicionar em quatro bombonas de 200 L. Os sacos foram rompidos e procedeu-se a homogeneização da amostra seguida de quarteamentos sucessivos até obter uma amostra final de 200L. Ao compararmos a alta e baixa temporada e os diferentes bairros amostrados verificam-se variações significativas para a geração dos resíduos. Os dados obtidos fornecem subsídios para avaliar a eficiência do sistema de coleta em vigor, relativamente aos resíduos oriundos da coleta seletiva.

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos sólidos, Gerenciamento de resíduos, Composição gravimétrica.

Aplicar Foto

(2)

INTRODUÇÃO

O planejamento integrado da gestão de resíduos sólidos gerados em municípios turísticos deve ser pautado em critérios que atendam as especificidades e missão desses municípios, como também, a partir de uma análise das diversas alternativas tecnológicas e operacionais disponíveis. Para a gestão racional e definição de uma disposição final ambientalmente segura, é preciso realizar um diagnóstico dos resíduos gerados, destacando-se a determinação da composição gravimétrica ou caracterização quali-quantitativa dos mesmos.

O conhecimento sobre os fatores que determinam a origem e formação desses resíduos nos municípios com vocação turística é necessário para a melhor compreensão das variações ocorridas na composição gravimétrica. Diferentes fatores ligados à origem e formação dos resíduos sólidos no meio urbano são apresentados por Lima (2004): número de habitantes do local, área relativa de produção, variações sazonais, legislação, condições climáticas, hábitos, variações da economia, poder aquisitivo, nível educacional, tipo de equipamento de coleta, segregação na origem, sistematização da origem, disciplina e controle dos pontos produtores, leis e regulamentações específicas. De Conto (2005), ao analisar resíduos sólidos gerados em meios de hospedagem de um município turístico da Serra Gaúcha identificou os seguintes fatores: número de hóspedes; número de funcionários; variação sazonal; classificação do hotel; serviços oferecidos aos hóspedes; faixa etária dos hóspedes; poder aquisitivo dos hóspedes; motivo da hospedagem; área relativa de geração de resíduos em jardins e parques; entre outros. A partir do conhecimento desses fatores é possível afirmar que cada empreendimento turístico e ou município turístico deve planejar o seu próprio modelo tecnológico de gerenciamento de resíduos sólidos, no sentido de atender as especificidades de suas atividades e como decorrência a adoção de medidas gerenciais pertinentes.

Contribuições importantes sobre a composição de resíduos sólidos são apresentadas por Azevedo (1997), Costa (2003), De Conto (2004), Guadagnin (2002), Lima (2004), Reis (2002) e Silva Filho (2004). Mandelli (1997), Pessin, De Conto e Quissini (2002) e De Conto et al. (2002) apresentam diferentes categorias de componentes que podem ser obtidas a partir da composição gravimétrica: matéria orgânica putrescível; plástico; papel e papelão; vidro; metal ferroso; metal não-ferroso; pano, trapo, couro e borracha; madeira; contaminante biológico; contaminante químico; pedra, terra e cerâmica e diversos. Como decorrência dessas categorias é possível definir as tecnologias de acondicionamento, estocagem, transporte, tratamento e disposição final para os resíduos sólidos. Também os autores evidenciam a importância da identificação de diferentes tipos de componentes potencialmente perigosos presentes na composição dos resíduos, por exemplo solventes, sabões e detergentes, produtos de higiene, pigmentos, colas, polidores, lâmpadas, pilhas, baterias, medicamentos, entre outros. Ainda, na análise dos autores, é possível verificar que os componentes presentes nos resíduos sólidos domésticos podem apresentar um potencial de patogenicidade, uma vez que se encontram impregnados por substâncias, tais como fezes e excrementos (humanos e de animais), secreções, produtos de processos infecciosos ou inflamatórios em humanos e animais e material orgânico proveniente de higiene.

O estudo sobre composição gravimétrica de resíduos sólidos é parte integrante do projeto “Gerenciamento integrado de resíduos sólidos: aplicação a um município turístico da Serra Gaúcha”, desenvolvido no âmbito do Edital 4 PROSAB/FINEP – Tema 4, sendo desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul no município de Canela/RS. O mesmo pretendeu intervir no sistema integrado de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, envolvendo atividades, desde a avaliação da fonte geradora, pré-tratamento biológico de resíduos, compostagem e tratamento de lixiviados, com vistas a otimização da vida útil de Aterro Sanitário Municipal. O município de Canela, situado na serra geral, na porção nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, compõe a Região das Hortênsias, juntamente com os municípios de Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, constituindo-se esta região, num dos mais importantes pólos turísticos do sul do país. Sensível ao potencial turístico e demanda gerada pela hotelaria da região, a Universidade de Caxias do Sul, implantou na cidade de Canela os cursos de Graduação: Tecnologia em Hotelaria e Turismo. Atualmente, os reflexos da atividade turística em Canela têm como decorrência, inúmeros impactos: rede hoteleira em expansão, amplo mercado imobiliário, comércio diversificado, uso e ocupação desordenada do solo, geração exacerbada de resíduos sólidos em períodos sazonais, entre outros.

(3)

Nessa direção, o estudo sobre a composição gravimétrica de resíduos sólidos gerados em municípios turísticos possibilita avaliar os fatores que determinam à origem e composição desses resíduos em municípios turísticos, onde períodos de alta e baixa temporada, destacados pelo clima, realização de eventos culturais e de negócios, festas natalinas e de páscoa, são distintos na Região das Hortênsias – Serra Gaúcha.

METODOLOGIA

Para a determinação da composição gravimétrica foram selecionados três bairros, representando respectivamente as classes de poder aquisitivo alta (A), média (M) e baixa (B) do município de Canela e, ainda o centro, tendo em vista a grande concentração de bares, meios de hospedagem, restaurantes e estabelecimentos comerciais. A caracterização ocorreu em duas etapas, levando em consideração a variação sazonal e a taxa de ocupação dos meios de hospedagem. O período no qual foram realizadas as caracterizações pode ser visualizado no Quadro 1.

Quadro 1 – Período de caracterização de resíduos sólidos na alta e baixa temporada nos três bairros selecionados e no centro de Canela.

Alta Temporada Baixa Temporada

Bairro selecionado Classe Características

de ocupação Regular Seletivo Regular Seletivo

Vila Suzana A Residencial 19/07/04 21/07/04 29/07/04 31/01/05 02/02/05 20/01/05

Santa Terezinha B Residencial 20/07/04 22/07/04 30/07/04 01/02/05 03/02/05 28/01/05

Canelinha C Residencial 19/07/04 21/07/04 27/07/04 31/01/05 02/02/05 18/01/05

Centro Hotéis, bares e

restaurantes

20/07/04 22/07/04 28/07/04 01/02/05 03/02/05 19/01/05

O método utilizado para a determinação da composição gravimétrica foi o do quarteamento. Após a coleta dos resíduos sólidos em cada bairro selecionado, os mesmos foram transferidos para uma área previamente preparada com lona plástica. A metodologia utilizada é descrita por Mandelli(1997), Pessin (2001) e De Conto et al. (2002). As principais etapas foram as seguintes:

• descarga dos resíduos e rompimento de sacos;

• preenchimento de quatro tonéis de 200 litros com a retirada de amostras de resíduos sólidos de cinco pontos (topo e quatro laterais) do monte;

• o conteúdo dos tonéis foi despejado sobre uma lona plástica e iniciado o processo de mistura e quarteamento da amostra;

• de um montante de 800 litros foram efetuados dois quarteamentos (com descarte vis-a-vis) até a obtenção de uma amostra de 200 litros.

Ao término do quarteamento, na amostra de 200 litros foram identificados os componentes presentes na mesma, diferenciado-se as seguintes categorias: matéria orgânica putrescível; plástico; papel/papelão; vidro; metal ferroso; metal não-ferroso; pano, trapo, couro e borracha; madeira; contaminante biológico; contaminante químico; pedra, terra e cerâmica e diversos.

RESULTADOS

Os dados obtidos para a composição gravimétrica dos resíduos sólidos nos bairros selecionados na alta e baixa temporada para os resíduos da coleta regular e seletiva podem ser visualizados nos quadros 2 e 3.

(4)

Quadro 2: Dados da caracterização da coleta regular e seletiva na alta temporada dos bairros classe A, B, C e Centro.

Classe A (%) Classe B (%) Classe C (%) Centro (%) Categoria de Componentes Regular Seletivo Regular Seletivo Regular Seletivo Regular Seletivo Matéria Orgânica Putrescível 57,9 9,1 42,1 7,9 37,4 8,6 47,6 14,6

Plástico 8,0 16,3 7,9 19,4 12,6 17,5 10,5 18,0

Papel e Papelão 3,5 21,4 5,5 11,6 2,6 17,0 9,1 9,7

Vidro 2,8 30,7 1,4 23,5 0,1 2,7 2,0 7,1

Metal Ferroso 0,5 1,1 1,3 7,5 1,7 11,1 0,5 15,4

Metal Não ferroso 1,0 0,8 0,4 0,7 0,1 0,9 0,9 0,8

Pano, Trapo, Couro e Borracha 2,6 1,3 4,7 4,2 10,4 2,5 2,6 4,0

Madeira 2,0 0,3 1,0 0,6 1,3 1,3 0,5 0,6

Contaminante Biológico 15,4 2,5 30,9 8,8 27,6 5,2 20,1 3,4

Contaminante Químico 1,7 5,3 2,9 4,7 1,6 16,2 3,0 15,5

Pedra, Terra e Cerâmica 2,4 4,3 0,0 0,4 0,6 0,1 0,9 3,9

Diversos 2,2 6,9 2,0 10,7 4,5 16,9 2,3 6,9

Total 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Quadro 3: Dados da caracterização da coleta regular e seletiva na baixa temporada dos bairros classe A, B, C e Centro.

Classe A (%) Classe B (%) Classe C (%) Centro (%) Categoria de Componentes Regular Seletivo Regular Seletivo Regular Seletivo Regular Seletivo Matéria Orgânica Putrescível 41,3 11,5 35,6 9,2 38,6 22,8 37,7 16,4

Plástico 8,4 15,6 12,3 17,3 10,9 26,6 12,2 25,9

Papel e Papelão 13,7 24,1 6,6 9,9 5,5 6,4 10,7 18,9

Vidro 5,5 26,3 2,5 21,7 0,4 4,6 0,6 10,1

Metal Ferroso 1,1 1,7 1,5 8,2 1,9 12,6 1,6 8,2

Metal Não ferroso 0,4 0,9 0,5 0,8 0,1 3,0 0,1 1,4

Pano, Trapo, Couro e Borracha 1,4 2,9 4,9 14,7 9,8 5,8 2,6 0,1

Madeira 0,0 - 0,6 0,9 0,3 0,9 0,0 -

Contaminante Biológico 18,0 2,8 25,1 7,2 28,4 4,8 28,4 3,3

Contaminante Químico 3,4 6,7 2,1 3,8 1,6 5,9 1,6 2,9

Pedra, Terra e Cerâmica 1,3 - 2,9 - 0,1 - 0,3 6,9

Diversos 5,6 7,7 5,5 7,0 3,5 6,7 5,2 6,0

Total 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

A partir da análise dos dados (Quadro 2) é possível constatar que a classe A apresenta, na coleta seletiva, a maior quantidade do componente vidro (30,7%) e papel e papelão (21,45%) em relação aos demais setores da cidade. Ainda, para a coleta seletiva, a quantidade de plástico (19,4%) é maior na classe B. Em relação ao componente vidro, a classe C é que apresenta o menor índice (2,7%), devido ao menor poder de consumo das classes menos favorecidas. Cabe destacar que independentemente da temporada, a classe com menor poder aquisitivo apresenta o menor índice para o componente vidro. Também, Mandelli (1997) e De Conto et al. (2002) apresentam a relação entre o poder aquisitivo da população e a geração da categoria vidro na composição dos resíduos.

No Quadro 3 estão apresentados os dados obtidos para composição dos resíduos sólidos na baixa temporada. Com relação aos materiais potencialmente recicláveis, a classe A também apresenta a maior quantidade de papel e papelão e vidro na coleta seletiva. O centro apresenta a maior quantidade de plástico na coleta seletiva. Também, como na temporada alta, a quantidade de pano, trapo, couro e borracha é significativa na classe C. A classe B, também para esse componente apresenta o maior índice na coleta seletiva. Observa-se, que a classe A apresentou a maior

(5)

quantidade de matéria orgânica putrescível na coleta regular, quando comparada com os outros setores, em ambas as temporadas.

A elevada quantidade de pano, trapo, couro e borracha identificada no bairro Classe C pode ser justificada pelo baixo poder aquisitivo. Conforme De Conto et al. (2002), em geral, roupas e calçados são doados por classes sociais com maior poder aquisitivo para classes sociais menos favorecidas. Esses donativos, após o uso, são descartados juntamente com os resíduos.

Analisando os dados, tanto para a alta, como para a baixa temporada, observa-se que ainda há melhorias a serem realizadas no programa de coleta seletiva da cidade, uma vez que na composição dos resíduos sólidos da coleta regular a presença de plástico, vidro, metais, papel e papelão é acentuada. Esses dados servem de indicadores para que o poder público possa melhor monitorar a real separação dos resíduos sólidos pela sociedade de Canela e ou o sistema de coleta (condutas dos coletores e periodicidade e horário de coleta). Atenção especial também deve ser dada em relação à retirada de materiais potencialmente recicláveis na via pública pelos catadores informais. Essas pessoas, ao coletarem esses resíduos, interferem na análise das relações que se estabelecem entre a quantidade gerada e a quantidade coletada durante o diagnóstico da geração e composição gravimétrica dos resíduos sólidos. Guadagnin et al. (2002) e Lima, Escosteguy e Pessin (2004) também apontam a ação de catadores na via pública (retirada de materiais potencialmente recicláveis antecedendo à coleta municipal) como fator que interfere na composição gravimétrica dos resíduos sólidos.

CONSIDERAÇÕESFINAIS

Os resultados permitiram concluir que a Cidade de Canela apresenta, na composição de seus resíduos sólidos, variações significativas quando se compara os dados da alta temporada com a baixa temporada. Também, destaca-se a importância do município no que tange a otimização do programa de coleta seletiva, uma vez que os dados revelam a mistura de materiais potencialmente recicláveis com os demais resíduos.

É importante que os municípios turísticos realizem análises sistemáticas da composição dos resíduos sólidos gerados nos mesmos, no sentido de avaliar as mudanças ocorridas nessa composição como decorrência da sazonalidade (alta e baixa temporada) e da realização de eventos turísticos. A tipologia dos resíduos sólidos em municípios turísticos está diretamente relacionada a diferentes fatores, dos quais destacam-se a sazonalidade, clima, eventos turísticos, número de turistas, motivo da viagem, poder aquisitivo dos turistas, condutas do turista em relação ao manejo de resíduos sólidos, entre outros.

Outro aspecto a ser considerado na avaliação da composição dos resíduos sólidos no destino final está relacionado a retirada de materiais potencialmente recicláveis na via pública, pelos catadores informais. Essas pessoas, ao coletarem esses resíduos, interferem na análise das relações que se estabelecem entre a quantidade gerada e a quantidade coletada.

Para a validade dos estudos de composição gravimétrica considerando materiais tão heterogêneos quanto os resíduos sólidos, uma atenção particular para a amostragem é uma condição básica. A quantidade de amostra sobre a qual os estudos são realizados, o modo como foi a caracterização, comportamento da população no manejo dos resíduos, a economia do município, as condições de coleta de resíduos existentes no município, são informações importantes, que não devem ser ignoradas na análise dos dados sobre geração e características dos resíduos sólidos.

REFERÊNCIAS

1. ABREU, D. Os ilustres hóspedes verdes. Salvador: Casa da Qualidade, 2001.

2. AZEVEDO, M. de A.; SOBRINHO, N.L.C.; PEREIRA, C.B. Avaliação do emprego de uma nova metodologia para a caracterização física dos resíduos sólidos urbanos. In: CONGRESSO

(6)

BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 19., 1997, Foz do Iguaçu/PR.

Anais... Foz do Iguaçu: ABES, 1997, 1 CD-ROOM.

3. COSTA, B. M. P. et. al. Avaliação de metodologias de amostragem para caracterização física de resíduos sólidos urbanos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 22., 2003, Joinville. Anais... Joinville: ABES, 2003. 1 CD-ROOM.

4. DE CONTO, S. M. et al. Composição gravimétrica de resíduos sólidos doméstios – um estudo de caso. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 6., 2002, Gramado. Anais... Gramado: ABES, 2002. 1 CD-ROOM.

5. De CONTO, S. M. et al. Geração de resíduos sólidos em um meio de hospedagem: um estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ICTR 2004 E CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE POLÍTICA E GESTÃO AMBIENTAL – NISAM 2004, 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ICTR, NISAM, 2005. 1 CD-ROM, p. 1238-1247.

6. GUADAGNIN, M. R. et. al. Caracterização de resíduos sólidos domiciliares dos municípios de Cricíuma, Içara e Nova Veneza do estado de Santa Catarina – Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 6., 2002, Gramado. Anais... Gramado: ABES, AIDIS, 2002. 1 CD-ROOM.

7. LIMA, L.M. Lixo: tratamento e biorremediação. 3.ed. São Paulo: Hemus Editora, 2004.

8. LIMA, T. N. de.; ESCOSTEGUY, P. A. V.; PESSIN, N. Composição gravimétrica dos resíduos sólidos de Lagoa Vermelha. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 4., 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABES, 2004. 1 CD-ROOM.

9. MANDELLI, S. M. De C. Variáveis que interferem no comportamento da população urbana

no manejo de resíduos sólidos domésticos no âmbito das residências. 1997. 267 f. Tese

(Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

10. PESSIN, N.; DE CONTO, S. M.; QUISSINI, C. S. Componentes potencialmente perigosos nos resíduos sólidos domésticos - estudo de caso de sete municípios de pequeno porte da região do Vale do Caí/RS. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 6., 2002, Gramado.

Anais... Gramado: ABES, 2002. 1 CD–ROM.

11. REIS, M. F. P. et al. Estudos preliminares para caracterização dos resíduos sólidos domiciliares do município de Porto Alegre. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 6., 2002, Gramado/RS. Anais... Foz do Iguaçu: ABES, AIDIS, 2002, 1 CD-ROOM.

12. SILVA FILHO, C. de O., et al. Caracterização física dos resíduos sólidos urbanos de município de médio porte da região amazônica. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 4., 2004, Porto Alegre/RS. Anais... Porto Alegre: ABES, 2004, 1 CD-ROOM.

AGRADECIMENTOS: FINEP/PROSAB, CNPq, CAIXA, Prefeitura Municipal de Canela, Secretaria

Referências

Documentos relacionados

Adicionalmente, observou-se que parte destes resíduos é referente a podas e capinas do interior dos domicílios, sendo necessário por parte do poder público a

Objetivando a análise dos comportamentos gerenciais para realizar o teste das hipóteses (Figura 10), as categorias de análise ou unidades de codificação

A lateral direita é dobrável por acionamento hidráulico, assim como o conjunto de rodas (com 4 pneus e cubos individuais) para o transporte, o que facilita o reboque do

Outros aplicativos também apareceram: WhatsApp para comunicação síncrona e compartilhamento de informações; Youtube para armazenar os vídeos produzidos pelos estudantes;

Como já comentado o trecho da Volta Grande para onde se estuda a implantação do AHE Belo Monte possui condições excepcionais para a produção de energia, uma queda em torno de 90

A Educação Matemática tem investido no estudo dos fenômenos de aprendizagem e do ensino do conceito de função em geral, de acordo Oliveira (1997), os

No Gráfico 1 visualiza-se a quantidade total de escolas, alunos, professores e coordenadores que participaram da pesquisa, e observa-se a evolução do ano de 2012

BERTONI CREN, Nadia; CREN, Stéphane – “The triumphal cross of the cathedral of Nevers: painting technique and examination”. [Em linha]