• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTO DE MERCADO LF.01 Liquidação Financeira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTO DE MERCADO LF.01 Liquidação Financeira"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 1 de 1

PROCEDIMENTO DE MERCADO – LF.01

Liquidação Financeira

Responsável pelo PM: Gerência de Liquidação Financeira

CONTROLE DE ALTERAÇÕES

(2)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 2 de 2

1. PROCESSO ORIGEM

Macro Processo: Efetuar Liquidação Financeira

2. NOME E CÓDIGO DO PROCEDIMENTO DE MERCADO Liquidação Financeira – LF.01 3. PÚBLICO ALVO 3.1. Agentes de Mercado 3.2. Agente de Liquidação 3.3. Agente de Custódia 3.4. Superintendência do MAE 4. OBJETIVO

Estabelecer os procedimentos para a execução da Liquidação Financeira e para a Gestão de Garantias, relativamente às operações de compra e venda de energia elétrica realizadas no âmbito do MAE a partir de 1º de janeiro de 2003.

Efetuar Liquidação Financeira Divulgar Resultados Processar Contabilização Inserir Dados de Medição Registrar Contratos Acompanhar o Mercado Prover Suporte Técnico ao Mercado

Coordenar Projetos Especiais Auditar o Mercado

Gerenciar Finanças / RH / Administrativo Gerenciar Tecnologia da Informação Prover Consultoria Jurídica ao Mercado

Processos Chave Processos de Apoio Estabelecer Preços do MAE Registrar Agentes AM DM AG PE CO ME CZ DR LF

(3)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 3 de 3

5. ASPECTOS REGULATÓRIOS ENVOLVIDOS

5.1. Lei nº 10.433, de 24 de abril de 2002 - Dispõe sobre a autorização para a criação do Mercado Atacadista de Energia Elétrica - MAE, pessoa jurídica de direito privado, e dá outras providências.

5.2. Resolução ANEEL nº 102, de 1º de Março de 2002 – Institui a Convenção do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE).

5.3. Resolução ANEEL nº 103, de 1º de Março de 2002 – Autoriza o MAE a atuar segundo Regras e Procedimentos de Mercado estabelecidos pela ANEEL.

5.4. Resolução ANEEL nº 552, de 14 de Outubro de 2002 – Estabelece os procedimentos relativos à liquidação das operações de compra e venda de energia elétrica, no mercado de curto prazo, no âmbito do Mercado Atacadista de Energia Elétrica - MAE e trata das Garantias Financeiras e penalidades.

5.5. Resolução ANEEL nº 610, de 06 de Novembro de 2002 - Altera os artigos 6º e 12 e revoga o inciso III do art.11 da Resolução ANEEL nº 552, de 14 de outubro de 2002.

5.6. Resolução ANEEL nº 23, de 21 de Janeiro de 2003 – Estabelece critérios para a definição, de forma transitória, das Garantias Financeiras a que se refere o art. 2º da Convenção do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE) e dá outras providências.

5.7. Resolução ANEEL nº 84 de 19 de Fevereiro de 2003 – Altera, em caráter excepcional, a data para a constituição das Garantias Financeiras de que trata o artigo 6º da Resolução nº 23, de 21 de Janeiro de 2003.

(4)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 4 de 4

6. DEFINIÇÕES

6.1. Agente de Custódia: instituição Financeira contratada pelo MAE para custodiar os ativos financeiros aportados em Garantia pelos Agentes de Mercado, assumindo a condição de contraparte nas Liquidações Financeiras até o limite das respectivas Garantias.

6.2. Agente de Liquidação: instituição Financeira contratada pelo MAE para proceder à Liquidação Financeira das operações realizadas no Mercado de Curto Prazo.

6.3. Agente de Mercado: qualquer Agente participante do MAE, conforme Convenção do Mercado Atacadista de Energia.

6.4. Agente de Mercado Credor: agente de Mercado que apresente saldo credor na Liquidação Financeira do período considerado.

6.5. Agente de Mercado Devedor: agente de Mercado que apresente saldo devedor na Liquidação Financeira do período considerado.

6.6. Ativos Financeiros: todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida recebido pelo Agente de Custódia como Garantia.

6.7. Ciclo de Liquidação Financeira: período que considera os processos de divulgação dos valores relativos às Garantias a serem aportadas pelos Agentes de Mercado, a divulgação do Mapa de Liquidação Financeira, a execução da Liquidação Financeira e a emissão da Nota de Liquidação da Contabilização (NLC).

6.8. Conta Corrente Específica: conta Corrente Específica a ser aberta pelo Agente de Mercado junto ao Agente de Liquidação especificamente para fins de Liquidação Financeira das operações realizadas no mercado de curto prazo.

6.9. Contraparte: posição assumida pelo Agente de Custódia perante os Agentes credores participantes do processo de Liquidação Financeira pela qual o Agente de Custódia se responsabiliza pelo cumprimento das obrigações financeiras em lugar do Agente de Mercado devedor, até o limite das garantias constituídas por este, no período considerado. 6.10. Cronograma de Liquidação Financeira: documento indicativo de datas e eventos relativos

ao processo de Liquidação Financeira, elaborado pelo Conselho de Administração do MAE nos termos do inciso XII do art 25 da Convenção do MAE.

6.11. Custódia: guarda e manutenção dos Ativos Financeiros dados em Garantia pelo Agente de Mercado Credor ou Devedor, para fins de Liquidação Financeira

6.12. Garantia: meio com que se assegura o cumprimento de obrigação no âmbito da Liquidação Financeira.

6.13. Inadimplência: descumprimento da obrigação financeira de responsabilidade do Agente de Mercado em sua data de vencimento, conforme Cronograma de Liquidação Financeira estabelecido pelo Conselho de Administração do MAE

6.14. Liquidação Financeira: processo de pagamento e recebimento de débitos (obrigações) e créditos (direitos) apurados no âmbito do MAE, referentes à compra e venda de energia elétrica no Mercado de Curto Prazo, excluídos os eventuais valores sub judice, em atendimento aos arts. 9º e 10 da Resolução ANEEL 552/2002.

6.15. Mapa de Liquidação Financeira: documento eletrônico emitido pela Superintendência do MAE que informa todos os valores a serem movimentados pelo Agente de Liquidação na Liquidação Financeira, detalhado de acordo com débitos e créditos relativos a cada Agente de Mercado, excluídos os eventuais valores sub judice, em atendimento aos arts. 9º e 10 da Resolução ANEEL 552/2002.

6.16. Nota de Liquidação da Contabilização (NLC): documento a ser emitido pelo Agente de Liquidação para cada Agente de Mercado, após a execução da Liquidação Financeira, refletindo os valores efetivamente liquidados.

(5)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 5 de 5

6.17. Rateio da Inadimplência: compartilhamento das repercussões financeiras relativas aos valores não liquidados pelos Agentes de Mercado devedores, entre todos os Agentes de Mercado credores, implicando redução de seus valores líquidos a receber. O montante do Rateio da Inadimplência aplicável a cada Agente de Mercado credor será definido pelo rateio do valor total das Inadimplências entre os Agentes de Mercado na proporção do seu crédito, excluídos os valores relativos ao MRE, conforme previsto no art.7º, § 2º da Convenção do MAE.

6.18. Regulamento de Operações e Procedimentos Operacionais ou Regulamento: é o documento elaborado pela Superintendência do MAE e pelo Agente de Liquidação, que estabelece as atividades a serem desenvolvidas para fins de realização da Liquidação Financeira e de cumprimento obrigatório pelo Agente de Liquidação, Agente de Custódia, Agentes de Mercado e Superintendência do MAE.

6.19. Relatórios de Liquidação Financeira: relatórios a serem disponibilizados aos Agentes de Mercado pela Superintendência do MAE através do SCL, contendo os valores a serem liquidados (previamente) e o resultado final da liquidação financeira (posteriormente).

6.20. Superintendência do MAE: é a Superintendência do MAE e/ou seus órgãos internos de assessoria.

6.21. du: dias Úteis.

6.22. M: mês em que são realizadas as operações de compra e venda de energia. 6.23. MA: mês anterior às operações de compra e venda de energia.

(6)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 6 de 6

7. FERRAMENTAS DE SUPORTE

FERRAMENTA DESCRIÇÃO

Sistema de Garantias

· Sistema utilizado pela Superintendência do MAE para efetuar o cálculo do montante de Garantias a ser aportado por cada Agente de Mercado. Utilizado também para efetuar o controle geral dos montantes de Garantias.

SCL · Sistema de Contabilização e Liquidação no qual serão visualizados os relatórios e se necessário efetuado o download.

Sistema de Liquidação · Sistema utilizado pela Superintendência do MAE para a geração de arquivos e controle das informações relativas à Liquidação Financeira.

Mecanismo Auxiliar de Cálculo · Mecanismo utilizado pela Superintendência do MAE para calcular eventuais valores sub judice, nos termos do art. 10 da Resolução ANEEL nº 552/2002.

8. PREMISSAS

8.1. Premissas quanto à Liquidação Financeira

8.1.1. A Superintendência do MAE divulgará o Cronograma da Liquidação Financeira.

8.1.2. O Agente de Mercado deverá abrir conta-corrente junto ao Agente de Liquidação para o fim específico da Liquidação Financeira, cujos dados deverão ser informados à Superintendência do MAE.

8.1.3. A Superintendência do MAE calculará e disponibilizará o Relatório LF006 - Pré Liquidação Financeira, aos Agentes de Mercado, no qual conterá o percentual de rateio da Inadimplência e o respectivo valor a liquidar, conforme o Cálculo da Participação no Rateio da Inadimplência (vide Seção 12. Anexos, deste Procedimento de Mercado).

8.1.4. A Superintendência do MAE encaminhará o Mapa de Liquidação Financeira ao Agente de Liquidação no qual constarão os débitos e créditos para cada Agente de Mercado para o Mês de Referência, com base nos resultados da contabilização.

8.1.5. Em decorrência dos arredondamentos existentes nos processos de Contabilização e de Liquidação Financeira, os valores a serem liquidados podem, eventualmente, apresentar uma diferença positiva ou negativa de centavos de Real, entre o total de débitos e créditos.

8.1.6. Os recursos resultantes das sobras de Excedente Financeiro, dos arredondamentos provenientes dos processos de Contabilização e Liquidação e dos resultantes da aplicação de penalidades excedentes aos montantes dos Encargos de Serviços de Sistema (conforme premissa 8.14 do PM AM.08 Aplicação de Penalidade por Insuficiência de Contratação e Penalidade por Insuficiência de Lastro de Venda), serão alocados na conta corrente de titularidade do MAE, específica para esta finalidade. Tais recursos serão utilizados no abatimento de despesas de Encargos de Serviços de Sistemas de meses posteriores, e não participarão do rateio da inadimplência.

8.1.7. Os Agentes de Mercado devedores deverão depositar os recursos financeiros em sua conta corrente aberta junto ao Agente de Liquidação, para o fim específico de liquidar suas operações no âmbito do MAE. O depósito dos recursos financeiros deverá ocorrer em até MS + 23 du, devendo estar disponível em MS + 24 du, data na qual ocorrerá a efetivação dos débitos informados pela Superintendência do MAE.

8.1.8. Para a Liquidação Financeira relativa às operações do primeiro semestre de 2003 excepcionalmente, os prazos previstos neste Procedimento de Mercado poderão ser

(7)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 7 de 7

alterados para cumprir o Cronograma de Liquidação aprovado pelo Conselho de Administração, para o qual será elaborado calendário específico.

8.1.9. O valor a ser disponibilizado em conta corrente específica para cumprimento das obrigações pelo Agente de Mercado deverá ser acrescido do valor referente à Contribuição Provisória Sobre a Movimentação Financeira – CPMF, para fins de provisionamento e futuro recolhimento dos tributos devidos a esse título, pelo Agente de Liquidação. O depósito da CPMF deverá ser exigido pelo Agente de Liquidação aos Agentes de Mercado.

8.1.10. Caso o Agente de Mercado não deposite integralmente os recursos financeiros, considerando o valor informado pela Superintendência do MAE através do Relatório de Liquidação, o Agente de Custódia será Contraparte, responsabilizando-se pelos valores não aportados pelo Agente de Mercado até o limite das Garantias por este constituídas. O Agente de Custódia deverá aportar de imediato os recursos equivalentes e, concomitantemente, poderá executar as Garantias sob sua custódia para seu ressarcimento. O saldo das Garantias não executadas será liberado para livre movimentação do Agente de Mercado.

8.1.11. Caso o valor aportado pelo Agente de Custódia, na condição de contraparte, não tiver sido suficiente para cobrir a obrigação inadimplida, a diferença entre esta obrigação e o valor aportado pelo Agente de Custódia será objeto de Rateio de Inadimplência.

8.1.12. O Agente de Liquidação deverá creditar os recursos financeiros na conta corrente de cada Agente de Mercado credor, considerando a dedução proveniente do cálculo de Rateio de Inadimplência, se for o caso.

8.1.13. Em MS + 27 du a Superintendência do MAE deverá informar a eventual ocorrência da Inadimplência, para a ANEEL.

8.1.14. A não constituição de Garantias nos montantes informados pela Superintendência do MAE, serão informados à ANEEL em M + 1 du, para que esta aplique as penalidades que julgar cabíveis.

8.1.15. As eventuais inadimplências ocorridas no decorrer do processo serão informadas à ANEEL em MS + 27 du, para que esta aplique as penalidades que julgar cabíveis.

8.1.16. O Agente de Liquidação terá a responsabilidade de emitir a NLC e enviar aos Agentes de Mercado.

8.1.17. Caracterizada a inadimplência, incidirá sobre o valor do débito remanescente a multa de 5% (cinco por cento), juros de mora de 1% (um por cento) ao mês calculados pro rata die, além da atualização monetária com base no último índice IGP-M divulgado pela Fundação Getúlio Vargas na data do cálculo, considerando o período relativo ao dia da liquidação até o dia que antecede a liquidação posterior, utilizando-se o mês comercial (30 dias).

8.1.18. O valor total apurado nos termos da premissa anterior terá o mesmo destino do principal e será lançado de imediato pela Superintendência do MAE, conforme Cronograma de Liquidação Financeira, como ajuste por não liquidação (crédito ou débito) na primeira contabilização na qual for possível.

8.1.19. O Regulamento de Operações e Procedimentos Operacionais ou Regulamento contém informações adicionais e detalhadas e se vincula a este Procedimento de Mercado, cujo teor é de conhecimento obrigatório de todos os Agentes de Mercado, sendo aplicável também às Garantias Financeiras.

8.1.20. Os Agentes de Mercado deverão responder pelas respectivas obrigações tributárias e outras assumidas perante terceiros, no diz respeito ao aporte das Garantias e à Liquidação Financeira.

(8)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 8 de 8

8.2. Premissas quanto às Garantias

8.2.1. O Agente de Mercado e o Agente de Custódia deverão manter contrato de prestação de serviços para fins de depósito e custódia de Garantias, sendo de sua exclusiva responsabilidade as condições e os termos estabelecidos em tal contrato.

8.2.2. A Superintendência do MAE calculará o montante de Garantias a ser aportado por cada Agente de Mercado até o 6º dia útil anterior ao Mês de Referência, com base na álgebra descrita no Cálculo de Garantias Financeiras (vide Seção 12. Anexos, deste Procedimento de Mercado), a qual foi aprovada através do Ofício ANEEL nº 27/2003 de 24 de fevereiro de 2003.

8.2.3. Para a contagem dos prazos estabelecidos neste Procedimento de Mercado, foram considerados apenas dias úteis..

8.2.4. Até o 6º dia útil anterior ao Mês de Referência, a Superintendência do MAE informará tanto ao Agente de Mercado quanto ao Agente de Custódia o resultado do cálculo das Garantias para que as mesmas sejam constituídas até o último dia útil anterior ao Mês de Referência.

8.2.5. Sem prejuízo do previsto no item 8.2.4., o Agente de Mercado poderá questionar o cálculo até o primeiro dia útil subseqüente à sua divulgação, sendo que a ausência de manifestação representará aceitação incondicional e inequívoca dos montantes, para todos os fins e efeitos.

8.2.6. A Superintendência do MAE manterá disponíveis aos Agentes de Mercado, através do Componente Agentes do SCL, os valores relativos à Gestão das Garantias, segregados por ciclo de Liquidação Financeira (vide Seção 12. Anexos, deste Procedimento de Mercado).

8.2.7. Os Ativos Financeiros que poderão ser aceitos em Garantia pelo Agente de Custódia são aqueles elencados no Art 1º, § 2º da Resolução ANEEL nº 23/2003 e encontram-se detalhados no Regulamento.

8.2.8. Observado o item anterior, o Agente de Custódia poderá selecionar os Ativos Financeiros a serem apresentados pelos Agentes de Mercado, de acordo com seus próprios critérios de classificação de risco e estabelecer o percentual de deságio de cada Ativo Financeiro. Os critérios de classificação de risco e percentual de deságio de Ativo Financeiro encontram-se detalhados no Regulamento.

8.2.9. As Garantias constituídas estarão vinculadas a um Ciclo de Liquidação Financeira específico.

8.2.10. Os custos relativos à constituição das Garantias junto ao Agente de Custódia, bem como as obrigações fiscais e tributárias decorrentes de contrato de prestação de serviços firmado entre ambos, correrão por conta do Agente de Mercado.

8.2.11. As Garantias serão liberadas para livre movimentação tão logo a Superintendência do MAE se certifique da posição credora do Agente de Mercado para aquele Ciclo de Liquidação Financeira ou haja a constatação do depósito integral dos recursos financeiros exigidos ao Agente de Mercado devedor.

8.2.12. Excepcionalmente, até que a auditoria prevista na Convenção do MAE esteja concluída e o Sistema de Contabilização e Liquidação (SCL), dados e resultados estejam certificados, a Superintendência do MAE poderá utilizar os resultados obtidos através de Mecanismo Auxiliar de Cálculo para identificação dos Agentes credores no Mês de Referência.

8.3. Premissas quanto à existência de medida liminar ou tutela antecipada

8.3.1. Nos termos dos arts. 9° e 10 da Resolução ANEEL n° 552/2002, na hipótese de concessão de medida liminar ou tutela antecipada que determine, de forma expressa, a suspensão da obrigação de pagar eventual débito apurado na contabilização mensal realizada pelo MAE, os valores sub judice serão:

(9)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 9 de 9

i) excluídos dos montantes totais a serem liquidados;

ii)

calculados e lançados em registro escritural especial a ser mantido pela Superintendência do MAE e disponibilizados aos Agentes de Mercado para conhecimento, relativamente aos valores específicos de cada Agente.

8.3.2. Os Direitos e Obrigações de Agentes de Mercado concedidos por medida judicial liminar serão apurados em Mecanismo Auxiliar de Cálculo e irão gerar Ajustes a serem aplicados no processo de Liquidação.

(10)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 10 de 10

9. FLUXOGRAMA

Legenda: du – Dias Úteis

M – Mês de Referência: Mês em que são realizadas as operações de compra e venda de energia. MA – Mês anterior às operações de compra e venda de energia.

MS – Mês seguinte às operações de compra e venda de energia.

Obter Resultado da Contabilização Superinten-dência do MAE Agente de Mercado Credor Agente de Mercado Devedor Agente de Liquidação LF.01.03 Constituir as Garantias LF.01.07 Calcular o Percentual de Rateio da Inadimplência e o Valor a Liquidar / Disponibilizar para os Agentes de Mercado LF.01.12 Depositar os Recursos Financeiros LF.01.01 Calcular as Garantias e Informar aos Agentes de Mercado e ao Agente de Custódia LF.01.03 Constituir as Garantias LF.01.13 Verificar a Suficiência de Recursos Financeiros Agente de Custódia LF.01.08 Gerar o Mapa de Liquidação e enviar para validação LF.01.09 Validar o Mapa de Liquidação LF.01.10 Autorizar a liberação das garantias dos Agentes de Mercado Credores LF.01.11 Liberar as Garantias dos Agentes de Mercado Credores Próxima Página (A) LF.01.04 Receber as Garantias LF.01.14 Aportar Recursos Financeiros até o Limite das Garantias

do Agente de Mercado, se necessário MA - 6 du MA - 1 du M + 1 du De MS + 20 até MS + 22 du Até MS + 23 du P rodut os Ge ra d o s Ÿ Garantias calculadas e informadas aos Agentes de Mercado e ao Agente de Custódia Ÿ Discordância dos Cálculos de Garantias manifestadas

Ÿ Percentual de Rateio de Inadimplência e o Valor a Liquidar calculados e disponibilizados aos Agentes de Mercado

Ÿ Mapa de Liquidação gerado e enviado para validação Ÿ Mapa de Liquidação validado pelo Agente de Liquidação Ÿ Liberação das Garantias dos Agentes de Mercado Credores autorizada Ÿ Garantias dos Agentes de Mercado Credores liberadas e Sistema de Garantias

atualizado Ÿ Recursos Financeiros depositados pelo Agente de Mercado Devedor Ÿ Suficiência de Recursos Financeiros verificada pelo Agente de Liquidação Ÿ Recursos Financeiros

até Limite das Garantias do Agente de Mercado aportados, se necessário MS + 24 du LF.01.05 Informar à Superintendência do MAE, os Agentes de Mercado que constituíram as Garantias Ÿ Agentes de Mercado que constituíram as Garantias, informados à Superintendência do MAE Ÿ Garantias que foram

constuituídas no prazo, informadas à ANEEL LF.01.02 Manifestar Discordância dos Cálculos das Garantias, se necessário LF.01.02 Manifestar Discordância dos Cálculos das Garantias, se necessário Ÿ Garantias constituídas pelo Agente de Mercado Devedor e Credor Ÿ Garantias recebidas pelo Agente de Custódia LF.01.06 Informar à ANEEL, as Garantias que foram constituídas no prazo MA - 5 du

(11)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 11 de 11

Legenda: du – Dias Úteis

M – Mês de Referência: Mês em que são realizadas as operações de compra e venda de energia. MA – Mês anterior às operações de compra e venda de energia.

MS – Mês seguinte às operações de compra e venda de energia.

Página Anterior (A) LF.01.15 Liberar as Garantias dos Agentes de Mercado Adimplentes LF.01.18 Processar a Transferência de Recursos aos Agentes de Mercado Credores LF.01.20 Disponibilizar Relatórios de Liquidação Financeira aos Agentes de Mercado LF.01.17 Apurar Eventuais Montantes de Inadimplência LF.01.19 Enviar o Resultado da Liquidação Financeira LF.01.22 Comunicar eventuais ocorrências de infrações e/ou inadimplência à ANEEL, se for o caso

LF.01.21 Emitir Notas de Liquidação da Contabilização (NLC) para os Agentes de Mercado LF.01.23 Receber a NLC LF.01.23 Receber a NLC Superinten-dência do MAE Agente de Mercado Credor Agente de Mercado Devedor Agente de Liquidação Agente de Custódia LF.01.16 Liberar o restante das Garantias do Agente de Mercado, se necessário FIM MS + 25 du MS + 26 du MS + 27 du MS + 30 du P rod ut os Ge ra d o s

Ÿ Garantias dos Agentes de Mercado Adimplentes liberadas e Sistema de Garantias atualizado Ÿ Restante das Garantias do Agente de Mercado liberada, se necessário e Sistema de Garantias atualizado Ÿ Eventuais Montantes de Inadimplência apurados

Ÿ Transferência de Recursos aos Agentes de Mercado Credores processada

Ÿ Arquivo com Resultado da Liquidação Financeira gerado e enviado à Superintendência do MAE

Ÿ Relatórios dos Resultados da Liquidação Financeira gerados e disponibilizados aos Agentes de Mercado Ÿ Notas de Liquidação da Contabilização (NLC) emitidas e enviadas aos Agentes de Mercado Ÿ Ocorrências comunicadas à ANEEL Ÿ NLC recebida pelo Agente de Mercado Devedor e Credor

(12)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 12 de 12

10. MATRIZ DE OPERACIONALIZAÇÃO

ATIVIDADE CÓDIGO RESPONSÁVEL DETALHAMENTO FERRAMENTA PRODUTOS GERADOS PRAZO

Calcular as Garantias e Informar aos Agentes de Mercado e ao Agente de

Custódia

LF.01.01 Superintendência do MAE

· Calcular o Montante de Garantias a ser aportado por cada Agente de Mercado.

· Informar o Montante Calculado aos Agentes de Mercado e ao Agente de Custódia.

Sistema de Garantias

Garantias calculadas e informadas aos Agentes de Mercado e ao Agente de Custódia

MA – 6 du

Manifestar Discordância dos Cálculos das Garantias, se

necessário LF.01.02 Agente de Mercado Devedor e Credor

· Manifestar discordância dos cálculos das Garantias informadas pela Superintendência do MAE, se necessário.

Nota: Caso o Agente Mercado desejar questionar o montante informado, este deverá comunicar a Superintendência do MAE.

Discordância dos Cálculos das

Garantias manifestadas MA – 5 du Constituir as Garantias LF.01.03 Agente de Mercado Devedor e Credor

· Constituir as Garantias conforme o montante calculado e informado pela Superintendência do MAE.

Garantias constituídas pelo Agente

de Mercado Devedor e Credor MA – 1 du Receber as Garantias LF.01.04 Agente de Custódia · Receber as Garantias constituídas pelo Agente de Mercado Devedor e Credor, conforme os

montantes calculados.

Garantias recebidas pelo Agente de

Custódia MA – 1 du

Informar à Superintendência do MAE, os Agentes de Mercado que constituíram as

Garantias

LF.01.05 Agente de Custódia ·

Informar à Superintendência do MAE, os Agentes de Mercado que constituíram as Garantias no prazo.

Agentes de Mercado que constituíram as Garantias, informados à Superintendência do MAE

M + 1 du Informar à ANEEL, as

Garantias que foram constituídas no prazo

LF.01.06 Superintendência do MAE

· Informar à ANEEL, as Garantias que foram constituídas no prazo.

Nota: Serão informados os nomes e CNPJ dos Agentes de Mercado e os correspondentes montantes constituídos.

Garantias que foram constituídas no

(13)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 13 de 13

ATIVIDADE CÓDIGO RESPONSÁVEL DETALHAMENTO FERRAMENTA PRODUTOS GERADOS PRAZO

Calcular o Percentual de Rateio da Inadimplência e o

Valor a Liquidar / Disponibilizar aos Agentes

de Mercado

LF.01.07 Superintendência do MAE

· Calcular o Percentual de Rateio da Inadimplência para a execução pelo Agente de Liquidação, caso sejam identificados valores pendentes de Liquidação. Disponibilizar através dos relatórios do SCL (vide Seção 12. Anexos, deste Procedimento de Mercado).

Nota: O Percentual de Rateio da Inadimplência para Liquidação Financeira baseia-se no valor de crédito de cada Agente de Mercado deduzido do montante do MRE.

Sistema Liquidação

SCL

Percentual de Rateio de Inadimplência e o Valor a Liquidar calculados e disponibilizados aos Agentes de Mercado

De MS + 20 du até MS + 22 du

Gerar o Mapa de Liquidação

e Enviar para Validação LF.01.08 Superintendência do MAE

· Emitir Mapa de Liquidação Financeira.

· Enviar o Mapa de Liquidação Financeira ao Agente de Liquidação.

Notas:

1) O Mapa de Liquidação Financeira contém os valores a serem movimentados pelo Agente de Liquidação no dia da Liquidação, detalhados de acordo com débitos e créditos relativos a cada Agente de Mercado.

2) No caso do Agente de Liquidação informar a existência de inconsistências no Mapa de Liquidação, a Superintendência do MAE deverá solucionar as inconsistências informadas e enviar novamente o Mapa de Liquidação para o Agente de Liquidação validar.

Sistema de

Liquidação Mapa de Liquidação gerado e

enviado para validação até MS + 22 du De MS + 20 du

Validar o Mapa de

Liquidação LF.01.09

Agente de Liquidação

· Identificar possíveis inconsistências de informações do Mapa de Liquidação enviado pela Superintendência do MAE.

· Enviar o Mapa de Liquidação validado para a Superintendência do MAE.

Nota: Caso do Agente de Liquidação identifique inconsistências no Mapa de Liquidação, este deverá informar a Superintendência do MAE para que esta providencie a solução das mesmas. Após a solução destas, o Agente de Liquidação deverá receber novamente o Mapa de Liquidação para validar.

Mapa de Liquidação validado pelo Agente de Liquidação

De MS + 20 du até MS + 22 du

(14)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 14 de 14

ATIVIDADE CÓDIGO RESPONSÁVEL DETALHAMENTO FERRAMENTA PRODUTOS GERADOS PRAZO

Autorizar a Liberação das Garantias dos Agentes de

Mercado Credores

LF.01.10 Superintendência do MAE · Autorizar eletronicamente o Agente de Custódia a liberar as Garantias dos Agentes de Mercado credores.

Sistema de Garantias

Liberação das Garantias dos Agentes de Mercado Credores autorizada

De MS + 20 du até MS + 22 du Liberar as Garantias dos

Agentes de Mercado Credores

LF.01.11 Agente de Custódia · Liberar as Garantias dos Agentes Credores. · Atualizar o Sistema de Garantias.

Sistema de Garantias Mecanismo

Auxiliar de Cálculo

Garantias dos Agentes de Mercado Credores liberadas e Sistema de Garantias atualizado De MS + 20 du até MS + 22 du Depositar os Recursos Financeiros LF.01.12 Agente de Mercado Devedor

· O Agente de Mercado devedor deverá depositar os montantes indicados no Relatório LF006 – Pré Liquidação Financeira.

Recursos Financeiros depositados

pelo Agente de Mercado Devedor Até MS +23 du Verificar a Suficiência de

Recursos Financeiros LF.01.13

Agente de Liquidação

· O Agente de Liquidação deverá verificar a suficiência de recursos e informar ao Agente de Custódia as possíveis garantias a serem executadas, caso haja insuficiência de recursos.

Suficiência de Recursos Financeiros

verificada pelo Agente de Liquidação MS + 24du

Aportar Recursos Financeiros até o Limite das

Garantias do Agente de Mercado, se necessário

LF.01.14 Agente de Custódia

· Atuar como Contraparte nos valores não aportados pelo Agente de Mercado, até o limite das Garantias por este depositada, aportando de imediato os recursos equivalente, se necessário. · Executar as Garantias sob sua custódia para o

ressarcimento de tais recursos aportados, se necessário.

Nota: Isto ocorre no caso do Agente de Mercado Devedor efetuar o depósito de recursos financeiros em valor inferior ao informado pela Superintendência do MAE através do Mapa de Liquidação.

Recursos Financeiros até Limite das Garantias do Agente de Mercado aportados, se necessário

MS + 24 du

Liberar as Garantias dos Agentes de Mercado

Adimplentes

LF.01.15 Agente de Custódia

· Liberar para livre movimentação, as Garantias depositadas pelos Agentes de Mercado adimplentes, vinculadas a este Ciclo de Liquidação.

· Atualizar o Sistema de Garantias.

Sistema de Garantias

Garantias dos Agentes de Mercado Adimplentes liberadas e Sistema de Garantias atualizado

(15)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 15 de 15

ATIVIDADE CÓDIGO RESPONSÁVEL DETALHAMENTO FERRAMENTA PRODUTOS GERADOS PRAZO

Liberar o Restante das Garantias do Agente de Mercado, se necessário

LF.01.16 Agente de Custódia

· Liberar o Restante das Garantias do Agente de Mercado, se necessário.

· Atualizar o Sistema de Garantias.

Nota: Isto ocorre caso não seja necessária à execução total das Garantias aportadas.

Sistema de Garantias

Restante das Garantias do Agente de Mercado liberada, se necessário e

Sistema de Garantias atualizado MS + 25 du Apurar Eventuais Montantes

de Inadimplência LF.01.17

Agente de Liquidação

· Apurar Eventuais Montantes de Inadimplência, através da diferença entre a expectativa de total de recebimentos e o total de valores efetivamente recebidos.

Eventuais Montantes de

Inadimplência apurados MS + 25 du Processar a Transferência

de Recursos aos Agentes de Mercado Credores

LF.01.18 Liquidação Agente de

· Processar a transferência dos recursos financeiros recebidos dos Agentes Devedores aos Agentes Credores, considerando os percentuais de rateio da Inadimplência informada.

Transferência de Recursos aos Agentes de Mercado Credores

processada MS + 25 du

Enviar o Resultado da

Liquidação FInanceira LF.01.19 Liquidação Agente de

· Gerar o arquivo com o resultado da Liquidação Financeira, detalhando pagamentos e recebimentos realizados e eventuais Inadimplências ocorridas.

· Enviar o arquivo com o resultado da Liquidação Financeira à Superintendência do MAE.

Sistema de Liquidação

Arquivo com Resultado da Liquidação Financeira gerado e enviado à

Superintendência do MAE MS + 25 du

Disponibilizar Relatórios de Liquidação Financeira aos

Agentes de Mercado LF.01.20

Superintendência do MAE

· Gerar relatórios dos resultados da Liquidação Financeira.

· Disponibilizar os resultados da Liquidação Financeira aos Agentes de Mercado através dos relatórios do SCL (vide Seção 12. Anexos, deste Procedimento de Mercado).

Sistema de Liquidação

SCL

Relatórios dos Resultados da Liquidação Financeira gerados e disponibilizados aos Agentes de Mercado

MS + 26 du

Emitir Notas de Liquidação da Contabilização (NLC) para os Agentes de Mercado

LF.01.21 Liquidação Agente de

· Emitir NLCs de acordo com os valores efetivamente liquidados.

· Enviar as NLCs aos Agentes de Mercado.

Notas de Liquidação da Contabilização (NLC) emitidas e

enviadas aos Agentes de Mercado MS + 27 du Comunicar eventuais

ocorrências de infrações e/ou inadimplência à ANEEL, se for o caso

LF.01.22 Superintendência do MAE ·

Comunicar a ausência de depósitos de Garantias e Inadimplências à ANEEL para aplicação de penalidades cabíveis.

(16)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 16 de 16

ATIVIDADE CÓDIGO RESPONSÁVEL DETALHAMENTO FERRAMENTA PRODUTOS GERADOS PRAZO

Receber a NLC LF.01.23

Agente de Mercado Devedor e

Credor

· Receber a NLC do Agente de Liquidação. NLC recebida pelo Agente de Mercado Devedor e Credor MS + 30 du

Legenda: du – Dias Úteis

M – Mês de Referência: Mês em que são realizadas as operações de compra e venda de energia. MA – Mês anterior às operações de compra e venda de energia.

(17)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 17 de 17

11. CRONOGRAMA GERAL

PRODUTO GERADO CRONOGRAMA

Garantias calculadas e informadas aos Agentes de Mercado e ao Agente de Custódia MA – 6 du

Discordância dos Cálculos das Garantias manifestadas MA – 5 du Garantias constituídas pelo Agente de Mercado Devedor e

Credor

MA – 1 du Garantias recebidas pelo Agente de Custódia MA – 1 du Agentes de Mercado que constituíram as Garantias,

informados à Superintendência do MAE

M + 1 du Garantias que foram constituídas no prazo, informadas à

ANEEL M + 1 du

Percentual de Rateio de Inadimplência e o Valor a Liquidar calculados e disponibilizados aos Agentes de Mercado

De MS + 20 du até MS + 22 du Mapa de Liquidação gerado e enviado para validação De MS + 20 du até MS + 22 du Mapa de Liquidação validado pelo Agente de Liquidação De MS + 20 du até MS + 22 du Liberação das Garantias dos Agentes de Mercado

Credores autorizada

De MS + 20 du até MS + 22 du Garantias dos Agentes de Mercado Credores liberadas e

Sistema de Garantias atualizado

De MS + 20 du até MS + 22 du Recursos Financeiros depositados pelo Agente de Mercado

Devedor

Até MS + 23

du Suficiência de Recursos Financeiros verificada pelo Agente

de Liquidação

MS + 24 du Recursos Financeiros até Limite das Garantias do Agente

de Mercado aportados, se necessário

MS + 24 du

(18)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página 18 de 18

PRODUTO GERADO CRONOGRAMA

Garantias dos Agentes de Mercado Adimplentes liberadas e Sistema de Garantias atualizado

MS + 25 du Restante das Garantias do Agente de Mercado liberada, se

necessário e Sistema de Garantias atualizado

MS + 25 du

Eventuais Montantes de Inadimplência apurados MS + 25 du

Transferência de Recursos aos Agentes de Mercado Credores processada

MS + 25 du Arquivo com Resultado da Liquidação Financeira gerado e

enviado à Superintendência do MAE MS + 25 du

Relatórios dos Resultados da Liquidação Financeira gerados e disponibilizados aos Agentes de Mercado

MS + 26 du Notas de Liquidação da Contabilização (NLC) emitidas e

enviadas aos Agentes de Mercado

MS + 27 du

Ocorrências comunicadas à ANEEL MS + 27

du

NLC recebida pelo Agente de Mercado Devedor e Credor MS + 30

du

Legenda: du – Dias Úteis

M – Mês de Referência: Mês em que são realizadas as operações de compra e venda de energia. MA – Mês anterior às operações de compra e venda de energia.

(19)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página19de19 12. ANEXOS

12.1. Metodologia de Cálculo da Participação no Rateio de Inadimplência

CÁLCULO DA PARTICIPAÇÃO NO RATEIO DE INADIMPLÊNCIA

LF.1 DEFINIÇÕES

Neste documento, o termo “pertinente” designa os Geradores, “g”, e/ou os Distribuidores/Comercializadores, “r”, registrados no SCL em nome do Agente, “α”.

Os seguintes índices usados nas variáveis, fórmulas e outras expressões algébricas contidas neste documento têm os seguintes significados:

Os seguintes somatórios usados nas fórmulas e expressões algébricas contidas neste documento, e não definidas nas Regras de Mercado, têm os seguintes significados:

“α”

Refere-se a um Agente, de qualquer categoria, filiado ao MAE.

AJUSTESµm

São os valores relativos a: Ações Judiciais, Inadimplência,

Penalidades, entre outros, que serão aplicados conforme o caso.

å

a

r

Somatório de todos os Distribuidores/Comercializadores, “r”,

pertinentes ao Agente, “α”;

å

a g

Somatório de todos os Geradores, “g”, pertinentes ao Agente, “α”;

(20)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página20de20 LF.2 DADOS BÁSICOS

O processo requer os seguintes dados de entrada, provenientes do processo de contabilização do MAE:

(a) O Pagamento Total Ajustado do Distribuidor/Comercializador, “r”, ao MAE no mês de Contabilização, “m”, TRAPrm.

(b) O Pagamento Total do MAE ao Gerador, “g”, no mês de Contabilização, “m”, TPGgm.

(c) Ajuste de Compensação dos Custos de MRE do Gerador, “g”, no mês de contabilização, “m”, GERM_2gm

Adicionalmente, o processo requer os seguintes parâmetros específicos:

(a) Total de ajustes de contabilização contidos no relatório CB-006 – Resumo da Pré-Fatura, definido como AJUSTESµm

LF.3 CÁLCULO DO PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÂO NO RATEIO DE UMA EVENTUAL INADIMPLÊNCIA

LF.3.1 Com relação ao Agente, “α”, o Valor Total a ser Liquidado no MAE (VTLαm) deverá ser

determinado para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com as seguintes regras:

ú

û

ù

ê

ë

é

+

+

÷

ø

ö

ç

è

æ-=

å

å

a a a a g m gm r rm m

*

TRAP

TPG

AJUSTES

VTL

1

LF.3.2 Com relação ao Agente, “α”, o Sinalizador de Participação no Rateio de Inadimplência (VTL_Fαm) deverá ser determinado para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com as

seguintes regras: (a) Se

VTL

am

>

0

então:

1

_

F

m

=

VTL

a (b) Do contrário:

0

_

F

m

=

VTL

a

LF.3.3 Com relação ao Agente, “α”, o Valor Credor à ser Liquidado no MAE (V_CREDαm) deverá ser

determinado para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com as seguintes regras:

(

m gm

)

m

max

,

VTL

GERM

_

CRED

_

V

a

=

0

a

-

2

LF.3.4 Com relação ao Agente, “α”, O Percentual de Participação no Rateio da Inadimplência (PRIαm) deverá ser determinado para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com as

seguintes regras:

(

)

å

=

a a a a a a m m m m m

CRED

V

F

VTL

CRED

V

F

VTL

PRI

_

*

_

_

*

_

(21)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página21de21 12.2. CÁLCULO DE GARANTIAS FINANCEIRAS

GF.1 Introdução

GF.1.1 Este documento contém as regras algébricas para a operacionalização do cálculo, para cada Mês de Referência, "m", das garantias financeiras para as transações de compra e venda de energia elétrica realizadas no Mercado de Curto Prazo do MAE, conforme estabelecido, de forma transitória, na Resolução ANEEL 023/2003.

GF.1.2 As regras descritas neste documento devem ser aplicadas antes do início de cada Mês de Referência, "m".

GF.2 Definições

GF.2.1 Neste documento, o termo “pertinente” designa os Geradores, “g”, e/ou os Distribuidores/Comercializadores, “r”, registrados no SCL em nome do Agente, “α”.

GF.2.2

Os seguintes índices usados nas variáveis, fórmulas e outras expressões algébricas contidas neste documento têm os seguintes significados:

“α”

Refere-se a um Agente, de qualquer categoria, filiado ao MAE;

GF.2.3 Os seguintes somatórios usados nas fórmulas e expressões algébricas contidas neste documento têm os seguintes significados:

å

a

r

Somatório de todos os Distribuidores/Comercializadores, “r”, pertinentes ao Agente, “α”;

å

ga Somatório de todos os Geradores, “g”, pertinentes ao Agente, “α”;

å

a Somatório de todos os Agentes do MAE;

å

comprador ers

Somatório de todos os Relacionamentos Comerciais, “e”, registrados no submercado, “s”, onde o Distribuidor/Comercializador, “r”, é a parte compradora;

å

vendedor ers

Somatório de todos os Relacionamentos Comerciais, “e”, registrados no submercado, “s”, onde o Distribuidor/Comercializador, “r”, é a parte vendedora;

å

comprador egs

Somatório de todos os Relacionamentos Comerciais, “e”, registrados no submercado, “s”, onde o Gerador, “g”, é a parte compradora;

å

vendedor egs

Somatório de todos os Relacionamentos Comerciais, “e”, registrados no submercado, “s”, onde o Gerador, “g”, é a parte vendedora.

(22)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página22de22 GF.2.4 As seguintes funções usadas nas fórmulas e expressões algébricas contidas neste

documento têm os seguintes significados:

( )

U

Último valor positivo obtido nos últimos doze meses contabilizados;

( )

PNU

Penúltimo valor positivo obtido nos últimos doze meses contabilizados;

( )

APNU

Antepenúltimo valor positivo obtido nos últimos doze meses contabilizados;

GF.3 Dados

Básicos

GF.3.1 O processo requer os seguintes dados de entrada, provenientes do processo de contabilização do MAE:

(a)

Preço do MAE, do submercado, “s”, para o Período de Comercialização, “j”, definido como WPPsj.

(b) Energia Mensal de Contrato Inicial, do Relacionamento Comercial, "e", ”, para o Mês de Apuração, “m”, definido como MICEem.

(c) Pagamento Total Ajustado do Distribuidor/Comercializador ao MAE, do

Distribuidor/Comercializador, “r”, para o Mês de Apuração, “m”, definido como TRAPrm.

(d)

Pagamentos Totais do MAE ao Gerador, “g”, para o Mês de Apuração, “m”, definido

como TPGgm.

GF.3.2 Adicionalmente, o processo requer os seguintes dados de entrada:

(a) Quantidade Contratada Mensal, do Relacionamento Comercial, "e", sem Contrato Inicial, para o Mês de Apuração, "m", definida como MEem.

(b)

Energia de Carga Própria, do Distribuidor/Comercializador, "r", para cada submercado, "s", no Mês de Apuração, "m", conforme registrado do Sistema SIMPLES, Formulário 11, e definido como ECPsrm.

GF.4 Definições de Escopo

GF.4.1 Com relação a cada Agente, “α”, o Sinalizador de Categoria (CATEG_Fαf) deverá ser determinado para cada Ano de Apuração, “f”, de acordo com as seguintes regras:

(a) Se o Agente, “α”, tiver optado pela Categoria Produção no Ano de Apuração, “f”, então:

1

_

F

f

=

CATEG

a (b) Do contrário:

0

_

F

f

=

CATEG

a

GF.4.2

Com relação a cada Agente, “α”, para o qual CATEG_Fαf = 0, o Sinalizador de Concessão (DC_Fα) deverá ser determinado de acordo com as seguintes regras:

(a) Se o Agente, “α”, for concessionário ou permissionário de distribuição, então:

1

_

F

a

=

DC

(b)

Do contrário:

0

_

F

a

=

DC

(23)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página23de23

GF.5 Cálculo do Preço de Mercado

GF.5.1 Com relação ao Mês de Referência, "m", o Preço de Mercado para Garantias Financeiras (PMAE_GFsm) deverá ser determinado para cada submercado, "s", de acordo com as seguintes regras:

(

sj

)

sm

WPP

GF

PMAE

_

=

max

onde WPPsj é qualquer Preço do MAE vigente na última sexta-feira do mês anterior ao

Mês de Referência, "m".

GF.6 Cálculo das Referências de Cálculo de Garantias

GF.6.1 Com relação ao Agente, “α”, para o qual CATEG_Fαf = 1, a Energia Contratada Total do Submercado (TCQsαm) deverá ser determinada para cada submercado, "s", para o Mês de Referência, "m", de acordo com as seguintes regras:

(

)

(

)

(

)

(

)

ú

ú

ú

ú

ú

û

ù

ê

ê

ê

ê

ê

ë

é

ú

û

ù

ê

ë

é

÷÷ø

ö

ççè

æ

+

ø

ö

ç

è

æ

+

+

ú

ú

û

ù

ê

ê

ë

é

÷÷ø

ö

ççè

æ

+

-÷÷ø

ö

ççè

æ

+

=

å

å

å

å

å

å

a a a r comprador ers eM eM vendedor ers eM eM g comprador egs eM eM vendedor egs eM eM m s

ME

MICE

ME

MICE

ME

MICE

ME

MICE

TCQ

,

0

max

onde "M" é o último Mês de Apuração para o qual o Registro de Contratos do MAE está encerrado, anterior à data do cálculo de TCQsαm.

OBS.: Essa fórmula tem o objetivo de anular os efeitos dos relacionamentos comerciais entre geradores e distribuidores de um mesmo CNPJ, relativos as energias de geração própria.

GF.6.2 Com relação Agente, “α”, para o qual CATEG_Fαf = 0, a Energia Comprada em Contratos (ECCQsαm) deverá ser determinada para cada submercado, "s", para o Mês de Referência, "m", de acordo com as seguintes regras:

(a) Se

DC

_

F

a

=

0

então:

å å

å å

+

ççè

æ

÷÷ø

ö

÷÷ø

ö

ççè

æ

=

a a a g comprador egs eM r comprador ers eM m s

ME

ME

ECCQ

(b) Do contrário:

0

=

m s

ECCQ

a

onde "M" é o último Mês de Apuração para o qual o Registro de Contratos do MAE está encerrado, anterior à data do cálculo de TCQsαm.

(24)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página24de24 GF.6.3 Com relação Agente, “α”, para o qual CATEG_Fαf = 0, a Última Posição Compradora

(UPAGαm), a Penúltima Posição Compradora (PNPAGαm), e a Antepenúltima Posição Compradora (APNPAGαm) deverão ser determinadas para cada Mês de Referência, "m", de acordo com as seguintes regras:

(a) Se

DC

_

F

a

=

0

então:

(i)

(

)

÷÷ø

ö

ççè

æ

*

-+

=

å

å

a a a g gm r rm m

U

TRAP

TPG

UPAG

1

(ii)

(

)

÷÷ø

ö

ççè

æ

*

-+

=

å

å

a a a g gm r rm m

PNU

TRAP

TPG

PNPAG

1

(iii)

(

)

÷÷ø

ö

ççè

æ

*

-+

=

å

å

a a a g gm r rm m

APNU

TRAP

TPG

APNPAG

1

(b) Do contrário:

(i)

UPAG

am

=

0

(ii)

PNPAG

am

=

0

(iii)

APNPAG

am

=

0

(25)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página25de25

GF.7 Cálculo da Garantia Financeira

GF.7.1 Com relação ao Agente, “α”, para o qual CATEG_Fαf = 1, a Garantia Financeira (GFαm) deverá ser determinada para o Mês de Referência, "m", de acordo com as seguintes regras:

(a) Se

CATEG

_

F

af

=

1

então:

(

)

å

*

*

=

s sm m s m

TCQ

PMAE

GF

GF

a

0

,

05

a

_

(b) Do contrário:

(i) Se

DC

_

F

a

=

1

então:

(

)

å å

÷

ø

ö

ç

è

æ

*

*

=

a a r s sm srm m

ECP

PMAE

GF

GF

0

,

05

_

(ii) Do contrário:

Se

UPAG

am

*

PNPAG

am

*

APNPAG

am

>

0

então:

3

m m m m

APNPAG

PNPAG

UPAG

GF

a a a a

=

+

+

Do contrário:

(

)

å

*

*

=

s sm m s m

ECCQ

PMAE

GF

GF

a

0

,

05

a

_

(26)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página26de26 12.3. Relatório LF006 - Pré Liquidação Financeira

Pré Liquidação Financeira

jan/03

Empresa CNPJ

nome 00.000.000/0000-00

Valor Total da Liquidação R$ 65.000.000,00

Valor a Liquidar pelo Agente R$ 3.500.000,00

Valor Total Contabilizado Menos MRE (Credores) R$ 62.888.888,00

Valor Contabilizado do Agente Menos MRE R$ 3.165.000,00

(27)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página27de27 12.4. Relatório LF007 - Resultado da Liquidação Financeira

Resultado da Liquidação Financeira

jan/03

Empresa CNPJ Nome 00.000.000/0000-00 R$ Valor a Liquidar -15.000.000,00 Valor Liquidado -11.854.307,39 Participação na Inadimplência -3.145.692,61 Total da Inadimplência -25.000.000,00

(28)

PM – LF.01

Minuta para avaliação, sujeita a alteração

PM LF.01 Liquidação Financeira_Versão_1_Minuta_13 Página28de28 12.5. Tela (Componente Agentes no SCL) para visualização das Garantias

Referências

Documentos relacionados

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Corrente Convencional de Não Funcionamento – Inf Valor estipulado da corrente para o qual o fusível não deve fundir durante o tempo convencional. Corrente Convencional

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Os autores levantaram a hipótese, a partir desses resultados, de que o uso do estilo repressivo adaptativo em cri- anças com câncer é pré-mórbido, ou seja, que essas crianças

Nesse sentido, as SE possibilitam a contextualização dos conteúdos escolares, tornando-os mais significativos para os estudantes, pois “[...] busca a articulação

9.1 - Os candidatos não selecionados terão um prazo de 60 (sessenta) dias, após o resultado do respectivo Processo Seletivo Simplificado, para a retirada de

9 ª RESERVA DE RECRUTAMENTO LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO. CANDIDATOS

Efetuamos uma revisão especial das Informações Trimestrais (ITR) da Vulcabras S/A e das Informações Trimestrais consolidadas da Vulcabras S/A com suas controladas,