• Nenhum resultado encontrado

Bio. Semana 17. Rubens Oda (Hélio Fresta)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bio. Semana 17. Rubens Oda (Hélio Fresta)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Bio.

Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Semana 17

Rubens Oda

(Hélio Fresta)

(2)

01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto

Circulação

humana

09

jun

(3)

4

Bi

o.

RESUMO

Nos seres humanos, a circulação é fechada, dupla e completa, e o órgão central deste processo é o co-ração.

O coração humano é dividido em quatro cavidades: Dois átrios e dois ventrículos, esquerdos e direitos. O sangue venoso chega ao coração pelas veias ca-vas, indo para o átrio direito. Do átrio direito, o san-gue é bombeado ao ventrículo direito, que manda o sangue para os pulmões pelas artérias pulmonares,

onde o sangue venoso será oxigenado, tornando-se arterial, através do processo da hematose.

O sangue, agora arterial, volta ao coração através das veias pulmonares, chegando ao átrio esquerdo, passa ao ventrículo esquerdo, e deixa o coração pela artéria aorta, que distribuirá o sangue pelo corpo, completando o ciclo.

Entre o átrio direito e o ventrículo direito há a válvula tricúspide, que impede o refluxo de sangue durante a contração do ventrículo. Entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, há a válvula mitral, ou bicús-pide.

Os movimentos cardíacos são conhecidos como sís-tole e diássís-tole.

A contração é chamada sístole, enquanto o relaxa-mento é chamado diástole.

Para manter o ritmo cardíaco, enquanto os átrios es-tão em sístole, os ventrículos eses-tão em diástole, e vice-versa.

(4)

5

Bi

o.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:

a) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2para as células corporais com baixa concentração desse gás.

b) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração.

c) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão.

d) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao cora-ção trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coracora-ção e outros órgãos.

2.

Num infarto, células do musculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há ne-cessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste: a) Na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular.

b) Na substituição de parte da artéria aorta, diminuindo a pressão com que o san-gue sai do coração.

c) No transplante de células retiradas do musculo da perna, que substituirão a parte morta do musculo cardíaco.

d) Na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que tra-zem sangue ao coração.

e) Na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio.

Os principais vasos sanguíneos são as veias, as arté-rias e os capilares.

As artérias são aquelas que saem do coração, levan-do sangue aos tecilevan-dos ou aos pulmões, e não aque-las que carregam sangue oxigenado, como se acre-ditava antes. Suas paredes vasculares são fortes, pois o sangue passa por elas com alta pressão. As veias conduzem sangue até o coração, vindo dos tecidos ou dos pulmões, não necessariamente

car-regando apenas sangue venoso (pobre em oxigênio). Como a pressão é menor, não apresentam paredes tão espessas quanto as artérias. Válvulas auxiliam no percurso do sangue ao coração, impedindo o reflu-xo de sangue na direção contrária devido a gravida-de ou outras forças.

Os capilares são canais extremamente finos, e per-meiam substâncias entre a corrente sanguínea e as células.

(5)

6

Bi

o.

3.

Observe as figuras a seguir, que relacionam pressão sanguínea e pressão osmó-tica em quatro diferentes condições ao longo da extensão de um vaso capilar. Na extremidade arterial (PA) do vaso capilar, a pressão sanguínea é maior que a pressão osmótica, e o líquido sai do interior do capilar para os tecidos, ocorren-do o fluxo oposto na extremidade venosa desse vaso, onde a pressão sanguínea venosa (PV) é menor que a osmótica.

Considere um quadro de desnutrição prolongada, em que um indivíduo apresen-ta baixa concentração de proteínas no sangue. A represenapresen-tação mais adequada da relação entre a pressão sanguínea e a osmótica ao longo do capilar desse in-divíduo corresponde à figura de número:

a) I. b) II. c) III. d) IV.

4.

A alimentação rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro são hábi-tos presentes na sociedade atual, sendo responsáveis, em parte, pela hiperten-são arterial, que, por sua vez, favorece o acúmulo de placas de gordura na pare-de interna das artérias, causando a aterosclerose.

a) O que ocorre com o fluxo sanguíneo nas artérias em que há acúmulo de placas de gordura? Justifique.

b) Em situação normal, quando o sangue bombeado pelo coração passa pelas artérias, esses vasos sofrem alterações estruturais, que permitem sua adaptação ao aumento de pressão. Explique como as artérias se alteram para se adaptar a esse aumento da pressão arterial. Que componente da parede da artéria permite essa adaptação?

(6)

7

Bi

o.

5.

A figura abaixo esquematiza o coração de um mamífero.

a) Em qual das câmaras do coração, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gás oxigênio?

b) Em qual dessas câmaras chega o sangue rico em gás carbônico?

c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV,leva sangue do coração para os pulmões?

d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmões?

EXERCÍCIOS DE CASA

1.

O Ataque Cardíaco

O ataque cardíaco, denominação popular paro o infarto do miocárdio, atinge e mata pessoas diariamente em todo o mundo, acometendo 2 em cada 100 pesso-as por ano, sendo a maior causa de morte súbita em adultos (aproximadamente 1/3 dos casos são fatais). Em situações normais, o sangue é bombeado pelo cora-ção e circula, através das artérias e veias, irrigando todos os tecidos do corpo, in-clusive o próprio coração. No infarto do miocárdio, há uma interrupção ou dimi-nuição do fluxo de sangue para o coração, levando a uma redução acentuada da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco. Quando o coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente ocorre lesão da musculatura e, depen-dendo do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração “morre” e para de funcionar. Na maioria das vezes o óbito ocorre por falta de atendimento imediato. As intervenções precoces, feitas nos primeiros minutos após o início dos sintomas, podem salvar as vitimas da morte súbita (parada cardiorrespirató-ria) e deve ser feita por quem estiver mais próximo da vitima. Por que o infarto ocorre? O infarto do miocárdio é a morte de um segmento do músculo cardíaco, determinada pela interrupção brusca da corrente sanguínea numa das artérias nutridoras do coração. Existem algumas causas que levam a esta obstrução, sen-do a principal delas a aterosclerose – acúmulo de gordura na parede das artérias, formando verdadeiras placas, que podem vir a obstruir o vaso e impedir o fluxo de sangue a partir daquele local. Essa obstrução normalmente ocorre quando a placa se rompe e a ela se agregam plaquetas, formando um coágulo (trombo) e obstruindo a artéria. Essa obstrução faz com que o paciente tenha os sintomas característicos do infarto agudo do miocárdio.

O(s) vaso(s) sanguíneo(s) obstruído(s) pelas placas causadoras do infarto e que irriga(m) o músculo cardíaco é (são):

(7)

8

Bi

o.

2.

a) Artéria coronária. b) Artéria pulmonar. c) Veias cavas. d) Artéria aorta. e) Veias pulmonares.

3.

O coração humano funciona bombeando sangue em movimentos rítmicos de contração e relaxamento. O sangue faz todo seu trajeto por intermédio de vasos, e, dessa forma, é encaminhado para todo o organismo irrigando cada uma das células. Com relação a esses vasos que transportam o sangue, é correto afirmar que:

a) As artérias pulmonares transportam sangue arterial para os pulmões.

b) As veias transportam sangue venoso e as artérias transportam sangue arterial. c) As veias cavas, superior e inferior, transportam sangue venoso para o coração. d) As veias pulmonares transportam sangue venoso dos pulmões para o coração. Analise estes gráficos representativos de atividade do sistema cardiovascular durante a realização de exercício físico:

Com base nas informações contidas nesses gráficos e em outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, durante o exercício físico,

a) O músculo da perna recebe maior quantidade de oxigênio entre 14 e 16 minu-tos de atividade.

b) O volume de sangue de um indivíduo pode aumentar até cinco vezes.

c) O volume de sangue que passa pelo coração de um indivíduo, a cada minuto, é maior que no repouso.

d) Um fluxo maior de hemácias aumenta a oxigenação do músculo da perna.

4.

A respeito do coração, assinale a alternativa correta.

a) Os nódulos atrioventricular e sinoatrial são responsáveis pelo controle do rit-mo cardíaco.

b) As valvas são responsáveis por estimular a contração do miocárdio.

c) A contração do miocárdio é completamente independente da ação do sistema nervoso.

d) A oxigenação desse órgão é feita pelo sangue que circula em seu interior. e) Todo sangue que sai do coração é arterial.

(8)

9

Bi

o.

5.

A figura abaixo representa o esquema de um coração humano, no qual estão in-dicadas algumas de suas estruturas.

Analise as proposições em relação a este órgão.

I. O sangue arterial circula dentro das artérias e o venoso dentro das veias. II. As artérias pulmonares esquerda e direita conduzem o sangue venoso aos pulmões.

III. O ventrículo direito do coração possui paredes mais espessas do que o ven-trículo esquerdo, pois tem que impulsionar o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.

IV. As veias cavas trazem o sangue venoso dos pulmões ao átrio direito do co-ração.

V. As paredes das veias possuem músculos que auxiliam na impulsão do sangue. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

6.

Analise a figura abaixo.

(ASTRAND, P.O. et al. Tratado de Fisiologia do Trabalho: Bases Fisiológicas do Exercício, 4ª Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p.126) Com base na figura e nos seus conhecimento sobre o tema, considere as afir-mativas abaixo.

(9)

10

Bi

o.

I. O ciclo cardíaco é uma sequência completa de sístoles e diástoles das câmaras do coração. O início do ciclo é marcado pela diástole dos átrios, que bombeiam sangue para o interior dos ventrículos, que estão em sístole.

II. A circulação é organizada de tal modo que o lado direito do coração bombeia sangue para os pulmões, fenômeno chamado de circulação pulmonar, e o lado esquerdo bombeia sangue para o resto do corpo, fenômeno chamado de circu-lação sistêmica.

III. O coração propriamente dito consiste em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios estão separados dos ventrículos pelas valvas mitral e tri-cúspide, que impedem o refluxo do sangue para os átrios quando os ventrículos se contraem. O refluxo de sangue da artéria pulmonar e da aorta para os ventrí-culos é impedido pelas valvas pulmonar e aórtica.

IV. Os principais tipos de vasos sanguíneos são as artérias, as arteríolas, os capi-lares, as vênulas e as veias, os quais são constituídos por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. Esses vasos sanguíneos são inerva-dos por fibras nervosas parassimpáticas.

Assinale a alternativa correta.

a) Se somente as afirmativas I e IV são correta. b) Se somente as afirmativas II e III são correta. c) Se somente as afirmativas III e IV são correta. d) Se somente as afirmativas I, II e III são correta. e) Se somente as afirmativas I, II e IV são correta.

7.

Sobre o funcionamento de um coração sadio, assinale a alternativa incorreta. a) Consiste basicamente em movimentos coordenados de contração (sístole) e dilatação (diástole) dos átrios e dos ventrículos.

b) Durante a sístole auricular, os átrios se contraem simultaneamente e impulsio-nam o sangue para os ventrículos, que se encontram em diástole.

c) Uma vez que a sístole auricular e a diástole ventricular terminam, o processo se inverte, ou seja, os átrios entram em diástole e os ventrículos em sístole. d) O sistema de válvulas, bicúspide e tricúspide ou mitral, permite a passagem de sangue dos átrios para os ventrículos correspondentes, impedindo o movi-mento em sentido contrário.

e) O miocárdio funciona sem estímulo direto do sistema nervoso, que pode, en-tretanto, aumentar ou diminuir o ritmo cardíaco.

8.

Atualmente uma das estratégias mais promissoras no combate ao câncer é a in-jeção de inibidores de angiogênese (formação de vasos sanguineos) no local do tumor. Considerando as funções do sangue, qual é o princípio dessa estratégia?

(10)

11

Bi

o.

9.

O esquema à esquerda mostra um coração humano em corte. À direita, o gráfico mostra a variação da pressão sangüínea no ventrículo esquerdo durante um ciclo cardíaco, que dura cerca de 0,7 segundo.

a) Em qual das etapas do ciclo cardíaco, indicadas pelas letras de A a O, ocorre o fechamento das valvas atrioventriculares?

b) Os ventrículos direito e esquerdo possuem volume interno similar e ejetam o mesmo volume de sangue a cada contração. No entanto, a parede ventricular esquerda é cerca de 4 vezes mais espessa do que a direita. Como se explica essa diferença em função do trabalho realizado pelos ventrículos?

10.

As figuras abaixo ilustram um experimento realizado por William Harvey, cientis-ta inglês do século XVII, que desvendou aspectos imporcientis-tantes da circulação san-guínea humana. Harvey colocou um torniquete no braço de uma pessoa, o que fez certos vasos sanguíneos tornarem-se salientes e com pequenas protuberân-cias globosas (Fig. 1). Ele pressionou um vaso em um ponto próximo a uma pro-tuberância e deslizou o dedo em direção à mão (de O para H na Fig. 2) de modo a espremer o sangue. O vaso permaneceu vazio de sangue entre O e H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida.

(11)

12

Bi

o.

QUESTÃO CONTEXTO

O coração na caixa é um episódio icônico da série médica Grey’s Anatomy.

Os batimentos cardíacos ocorrendo fora do corpo, sem influência do cérebro, não são irrealistas, sendo possível um coração bater sem controle cerebral. Ex-plique a relação entre o coração e o sistema nervoso.

a) 1. Que vasos sanguíneos estão mostrados nos desenhos do experimento de Harvey?

2. Por que eles se tornaram salientes com a colocação do torniquete?

b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberância O e o ponto H, en-quanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida?

(12)

13

Bi

o.

01.

Exercício de aula

1. d 2. a 3. d

4. a) Ocorre o estreitamento do canal arterial, devido a deposição de placas de gordura nas pare-des, o que dificulta a passagem do sangue.

b) As artérias são elásticas, e podem se dilatar com a passagem do sangue, graças ao tecido muscular liso presente na parede de seus vasos.

5. a) Câmara B (átrio esquerdo). b) Câmara A (átrio direito).

c) Vaso III (artéria pulmonar). d) Vaso IV (veia pulmonar).

02.

Exercício de casa

1. a 2. b 3. c 4. a 5. b 6. b 7 d

8. A falta de circulação local, causada pela inibição da formação de vasos sanguíneos no local do tumor, mata as células tumorais por inanição. 9. a) O fechamento ocorre na etapa E, coinci-dindo com o aumento da pressão no interior do ven-trículo (início da sístole).

b) A parede ventricular esquerda exerce maior pres-são, e portanto é mais espessa que a direita, tendo em vista que o sangue saindo do ventrículo esquer-do percorrerá o corpo, enquanto esquer-do laesquer-do direito está indo aos pulmões, um caminho menor, exigindo me-nos pressão e uma parede meme-nos espessa.

10. a) 1. São mostradas as veias.

2. O torniquete impede o retorno do sangue venoso, o que causa a saliência dos vasos.

b) Uma válvula presente no ponto O impede o rexo sanguíneo até o ponto H. Há interrupção do flu-xo sanguíneo, mas as válvulas impedem que o fluflu-xo siga na direção contrária.

03.

Questão contexto

A partir do nó sinoatrial, o coração é capaz de gerar os próprios impulsos elétricos, nas células do mar-capasso, não dependendo diretamente do sistema nervoso para seus batimentos. No entanto, há influ-ência nervosa sobre a frequinflu-ência destes batimentos.

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, a presente pesquisa teve por objetivo comparar os efeitos do treinamento resistido de força e do treinamento de flexibilidade, sobre a autonomia funcional para a

Para crear y/o formatear la partición en el CIDE23U, puede usar la utilidad predeterminada de formato de Windows o el programa Swissknife, que encontrará en el CD- ROM que se

Em outro modelo de isquemia de músculo esquelético por cinco horas e observação pós-isquemia por vinte horas, conseguiu-se estabelecer que quanto maior for a dose a

MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991. O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e

básicos do homem são o amor de si (interesse pelo próprio bem estar e conservação) e a piedade (repugnância natural pela morte ou sofrimento de qualquer ser

Artigo 39 - A SPPREV deverá estar instalada e em pleno funcionamento, tendo assumido a administração e execução de todas as atividades que lhe são conferidas nos termos desta

O RNA pode ser dividido em RNA mensageiro, que leva a mensagem da proteína que deverá ser sinte- tizada, o RNA ribossomal, que compõe os ribosso- mos, e o RNA transportador,

(ENEM) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos