• Nenhum resultado encontrado

Manual do Candidato. Processo Seletivo Apresentação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Candidato. Processo Seletivo Apresentação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Manual do Candidato

Processo Seletivo 2016

Apresentação

Esta publicação destina-se, em particular, aos que desejam participar do Processo Seletivo 2016, visando o ingresso nos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Odontologia, Pedagogia e Sistemas para Internet.

Foi elaborada, portanto, com exclusiva finalidade de esclarecer os interessados a respeito do processo inerente àquele concurso.

Contém instruções, informações e disposições gerais sobre o processo seletivo, planejado e executado pela Coordenação Geral do referido processo.

Recomenda-se, por isso, a leitura atenta desta publicação, a fim de que o candidato possa agir durante o processo seletivo com correção, segurança, suficiência e tranquilidade.

Acredita-se que este MANUAL DO CANDIDATO poderá ser útil aos estudantes de um modo geral e, quiçá, aos próprios colégios, numa tentativa de maior integração do Ensino Superior com o Ensino Médio da região.

(2)

Instruções

Atente para as seguintes instruções no dia da prova:

1 - Esteja no local das provas com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) minutos da hora marcada. As provas serão aplicadas no Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA (localizado na Rua Dr. João Augusto Rodrigues, 471, em Santo Ângelo) e no Colégio Estadual São Borja (localizado na Rua Engenheiro Manoel Luiz Fagundes, 1865, em São Borja).

2 - O atraso implicará a não realização da prova.

3 - Traga uma caneta esferográfica (tinta azul ou preta) para fazer a Redação e para assinalar em NEGRITO as respostas no Cartão-resposta.

4 - No recinto do Instituto (ou em outros locais de realização de provas) é proibido PORTAR e/ou USAR máquina de calcular de qualquer tipo, bem como trazer consigo APARELHO transmissor/receptor ou qualquer outro instrumento ou meio eletrônico de comunicação (inclusive telefone celular), que acaso possa possibilitar receber ou transmitir qualquer espécie de mensagem.

5 - Venha munido de sua Carteira de Identidade ou outro documento pessoal com foto. Sem o mesmo VOCÊ NÃO SERÁ ADMITIDO ÀS PROVAS.

6 – Às 9h você receberá um CADERNO e um CARTÃO-RESPOSTA. Esteja atento ao preenchê-lo, pois o Cartão-Resposta NÃO poderá ser substituído, nem deverá conter rasura. POR ISSO, é vedado o uso de borracha ou outro tipo de apagador (corretivo, etc.) no cartão-resposta.

7 - No CADERNO-de-TESTES as questões se encontram numeradas, seguindo-se a cada uma delas cinco alternativas, precedidas das letras A, B, C, D e E.

Assinale no CARTÃO-RESPOSTA, a letra que corresponde à resposta de cada questão, preenchendo a elipse, conforme o modelo.

EXEMPLO:

A B C D E

Será eliminado do processo seletivo o candidato que, durante as provas, praticar qualquer ato fraudulento.

(3)

PORTANTO:

- dê atenção exclusiva à sua prova;

- não se comunique com outros candidatos;

- não traga consigo, nem tente consultar material de qualquer natureza.

Programa

O Processo Seletivo constará de prova sobre conteúdos do Ensino Médio, com ênfase no programa constante deste Manual do Candidato.

1. Redação

Aspectos considerados para a produção textual:

 Adequação do texto ao tema e ao gênero textual solicitado.

 A estrutura do gênero solicitado.

 A adequação da linguagem do texto ao gênero e ao interlocutor.

 A coesão textual.

 A coerência textual.

 O emprego de normas gramaticais de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

2. Língua Portuguesa

2.1 Estudo de Texto

 Gêneros textuais

 Estrutura do texto: relação entre as partes.

 Plano de conteúdo: tema e sua delimitação, ideia principal e secundária, ideias implícitas e explícitas, argumentos.

 Interação autor x texto x leitor: objetivo do texto, destinatário, circunstâncias.

 Plano linguístico: significação das palavras e expressões no contexto, recursos expressivos, relações de sentido entre os elementos do texto (coesão referencial e sequencial).

2.2 Estudo da Língua: níveis de linguagem, figuras de linguagem, ortografia (Reforma Ortográfica), estrutura e formação das palavras, significação das palavras e flexão, classes de palavras e flexão, pontuação, nexos oracionais (conectivos), colocação

(4)

pronominal, colocação das orações no período, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, acentuação.

3. História Geral e do Brasil

 O mundo antigo: os principais aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do Egito, da Mesopotâmia, dos hebreus e da civilização greco-romana.

 O mundo medieval: os fundamentos econômicos, sociais, políticos e culturais do século V ao XV, especialmente na Europa Ocidental. Destaque para a ruralização da economia, pulverização política, servidão generalizada, influência da Igreja Católica e elitização da cultura.

 O mundo moderno: o período de transição do feudalismo para o capitalismo, os fundamentos da economia mercantilista e do sistema colonial, do Estado nacional absolutista, das transformações religiosas, a reforma e a contra-reforma, o mundo cultural através do humanismo e do renascimento.

 O mundo contemporâneo: os processos políticos, econômicos, sociais e culturais a partir da Revolução Industrial inglesa, da Revolução Francesa, da vitória do liberalismo e das revoluções burguesas, das emancipações políticas na América Latina, do novo colonialismo e do imperialismo do século XIX. No século XX, destaque para as repercussões da Revolução Russa, das guerras mundiais, da guerra fria, das violentas relações entre Oriente/Ocidente e suas diferentes repercussões, da desestruturação do mundo socialista, dos conflitos étnicos e religiosos no Oriente Médio, na África e no Leste europeu, da formação dos blocos econômicos e o processo de globalização.

 O Brasil colonial: processo de ocupação territorial e econômica, a sociedade, a organização político-administrativa e a crise do sistema escravista.

 O Brasil imperial: os principais processos e episódios políticos no período da Independência do Brasil, do Primeiro Reinado, do período regencial e do Segundo Reinado; a sociedade no século XIX, focalizando o processo da abolição da escravatura, da imigração europeia e da elite imperial; a economia cafeeira e a modernização econômica a partir de 1850; em termos culturais, buscar informações sobre presença das principais correntes do pensamento, as instituições culturais, formas de pensar e cultura popular.

 O Brasil republicano: a transição da monarquia para a República; as estruturas políticas da República brasileira nas suas diferentes fases; as principais características da economia brasileira na passagem para o século XX até o período militar; as transformações sociais do Brasil do século XX; os diversos momentos culturais, suas manifestações e seus protagonistas.

(5)

 Constituintes da matéria viva: água, lipídios, glicídios, proteínas e vitaminas.

 Característica de célula procariótica e eucariótica.

 Envoltórios celulares: MP, parede celular e glicocálix.

 Membrana plasmática: noções de evolução, estrutura, trocas com o meio, adaptações.

 Hialoplasma: sistema de endomembranas e demais estruturas/organelas celulares.

 Cromossomos: morfologia, números haplóide e diplóide, composição química.

 Ácidos nucléicos (DNA-RNA): estrutura e função.

 Reprodução celular: Mitose e meiose.

 Gametogênese/ fecundação.

 Anatomia e Fisiologia Humana: sistemas: reprodutor, digestório, respiratório, cardiovascular, urinário, nervoso e reprodutor.

 Genética: 1ª e 2ª lei mendeliana, genes letais, herança ligada ao sexo, sistema ABO, Rh e MN.

 Mutações e fatores mutagênicos

 Teorias evolucionistas (Darwinismo, Neodarwinismo e Lamarkismo).

 Ecologia: Ecossistema (conceitos básicos, população, comunidade, ecossistema, biosfera, habitat, nicho ecológico, componentes bióticos e abióticos do ambiente); níveis tróficos; cadeia e teia alimentar; associações entre os seres vivos; utilização cíclica da matéria e fluxo de energia; principais tipos de biomas brasileiros; fatores que caracterizam e regulam uma população; desequilíbrios ecológicos e impacto humano na biosfera.

 Vírus : características e principais doenças.

 Reino Monera: características e principais doenças.

 Reino Protista: características e principais doenças.

 Reino Fungi: características, utilidades e principais doenças.

 Reino Plantae: características fundamentais e aspectos evolutivos dos grupos.

 Reino Animal: características fundamentais e aspectos evolutivos dos filos.

5. Matemática

 Conjuntos numéricos: operações, intervalos e problemas.

 Funções: definição, gráficos, domínio, imagem e contradomínio, crescimento e descrescimento.

 Função polinomial: função do 1º grau e do 2º grau, gráficos, raízes, equações e inequações.

 Função exponencial: equações e inequações, gráficos e função exponencial.

(6)

 Estatística: noções básicas

 Progressões numéricas: progressão aritmética e progressão geométrica, problemas e aplicações.

 Trigonometria: trigonometria no triângulo retângulo; trigonometria no triângulo qualquer; ciclo trigonométrico; razões trigonométricas no ciclo; equações, inequações trigonométricas.

 Matrizes: tipos de matrizes; operações; multiplicação de um número real por uma matriz; multiplicação de matriz por matriz; matriz inversa.

 Determinantes: determinantes; determinante da matriz inversa; propriedades fundamentais e Teorema de Laplace.

 Sistemas lineares: classificação; regra de Cramer e/ou escalonamento (aplicações); discussão de sistemas.

 Análise combinatória fatorial: princípios fundamentais de contagem; arranjos simples; permutação simples e com elementos repetidos; combinação simples.

 Probabilidade: conceito de probabilidade; operações com eventos.

 Geometria Plana: segmentos proporcionais; semelhança; relações métricas no triângulo retângulo; perímetro e áreas de figuras planas.

 Geometria espacial: cálculo das áreas e do volume de pirâmides, prismas, cones, esferas e cilindros, relações de Euler,nos poliedros.

 Matemática financeira: noções básicas de juros simples e juro composto.

6. Química

6.1 Química Geral e Inorgânica

 Composição dos sistemas materiais: substâncias simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas; principais processos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas

 Notação e nomenclatura química: notação e nomenclatura dos elementos e das substâncias químicas, símbolos e fórmulas

 Estruturas atômicas: Teoria atômica de Dalton; Teoria atômica de Rutherford-Bohr

 Ligações químicas: Noções de valências; ligações químicas (iônicas covalentes e metálicas); polaridade das ligações, polaridade das moléculas

 Funções da química inorgânica: conceito, classificação e nomenclatura de ácidos, bases e sais de Arrhenius; óxidos; conceito, classificação, propriedades e nomenclatura.

 Termoquímica: conceito; entalpia: reações endotérmicas e exotérmicas; fatores influentes na variação da entalpia; calor da reação: formação, combustão e energia de ligação, neutralização e solução; lei de Hess; energia nuclear.

(7)

6.2 Química Orgânica

 Propriedades do carbono: hibridização e propriedades fundamentais do carbono nas moléculas orgânicas; valência e classificação do carbono.

 Funções orgânicas: principais radicais orgânicos; Alcoóis, Fenóis, Éteres, Ésteres, Aldeídos, Cetonas, Aminas e Ácidos carboxílicos – conceitos, nomenclatura e utilização.

 Isomeria: isomeria plana e isomeria espacial.

 Reações orgânicas: reação de substituição; reação de adição.

(8)

Instruções para preenchimento do cartão de respostas

Leia atentamente as instruções constantes no quadro “1”, sobre o correto preenchimento das marcações.

Transcreva o nº de inscrição no quadro “2”. Ver exemplo, inscrição 123.79. No quadro “3”, marque o número da sua inscrição, conforme exemplo.

Transcreva as respostas da prova no quadro 4. Observe que marcações duplas, borrões ou questões deixadas em branco anulam a questão.

Não realize nenhum outro tipo de marcação no cartão. Não escreva o nome nem

assine.

(9)
(10)

Instituição

O Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA é uma instituição comunitária, mantida pela CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, cujos objetivos visam ao desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na região.

Referências

Documentos relacionados

Concluiu-se que: os três portais de trabalho e a ótica foram suficientes e se localizaram adequadamente para a correção do DAP; materiais de cirurgia vascular podem ser empregados

No entanto, não há garantia de que este tratamento tributário será sempre apli- cável ao Fundo devido à possibilidade de ser reduzido o prazo médio de sua carteira, em razão,

Assim, de forma a avaliar a influência da técnica de reforço NSM no incremento de capacidade de carga e na redistribuição de momentos em elementos contínuos de CA, um

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Espécie com registros para a Bolívia, onde ocorre em grandes altitudes (ANDERSON, 1997), norte do Chile, Argentina, Uruguai, Peru, Equa- dor, Colômbia, Venezuela e sul do

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

là nhiệt độ sôi của nitơ lỏng ở áp suất chuẩn).Nitơ lỏng bay hơ nhanh,sau đó nhiệt i độ trong bình là .S u khi bình lại nóng đến nhiệt độ phòng thì áp a. suất