• Nenhum resultado encontrado

VI FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E POESIA ESTUDANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VI FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E POESIA ESTUDANTIL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IFMA CAMPUS MARACANÃ

EDITAL N°109, DE 17 DE OUTUBRO DE 2018

DG-MARAC

VI FESTIVAL DE

TEATRO, DANÇA,

MÚSICA, ARTES

VISUAIS, FOTOGRAFIA

E POESIA ESTUDANTIL

(2)

IFMA CAMPUS MARACANÃ

EDITAL N° 109, DE 17 DE OUTUBRO DE 2018

DG-IFMA Campus São Luis Maracanã

VI FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA,

MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E

POESIA ESTUDANTIL

6 A 8 DE tra DE 2018

-A DIRETOR-A GER-AL DO INSTITUTO FEDER-AL DE EDUC-AÇÃO CIÊNCI-A E TECNOLOGI-A DO MARANHÃO –IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ E A COMISSÃO CULTURAL DA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, TORNAM PUBLICA A REALIZAÇÃO DO VI FESTIVAL DE TEATRO,

DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E POESIA ESTUDANTIL, COMO PARTE DA

SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO E ARTÍSTICO DOS ALUNOS E SERVIDORES DO CAMPUS.

CAPITULO I – DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1º - O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão –IFMA \ Campus São Luís Maracanã e a comissão cultural da Semana de Ciência e Tecnologia, organiza o VI Festival de

Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Fotografia e Poesia Estudantil, como parte da semana de

Ciência e Tecnologia do Maranhão que tem como objetivo promover o desenvolvimento estético e artístico dos alunos e servidores da Rede de Federal e suas escolas. O evento fará realizar, no período de 6 a 8 de novembro de 2018, nos turnos matutino e vespertino. Cujas normas disciplinadoras encontram-se no presente regulamento.

Art. 2º - A coordenação e execução do VI Festival de Teatro, Dança, Música, Artes visuais,

Fotografia e Poesia Estudantil ficará a cargo da Coordenação da comissão artístico cultural da

semana de Ciência e Tecnologia do Campus São Luís Maracanã, ficando responsável os servidores, Arnaldo Cunha de Aguiar Junior, Antônia Nilda Alves Cruz, Ana Carusa, José Dimas Araújo Menezes Junior, Thatiane Gomes, e Cleyton Braga, voluntário.

Art. 3º - O VI Festival de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Fotografia e Poesia Estudantil é uma mostra, aberta aos alunos da Rede Federal prioritariamente incluindo todos os campis.

Art. 4º - Poderão participar do Festival, alunos regularmente matriculados que estejam cursando, da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio Técnico da Rede Federal. E dos cursos de ensino médio integrado, PROEJA, SUBSEQUENTE, e superior, PROCAMPO, ETEC, PRONATEC que estejam vinculados a Rede Federal de Educação.

Parágrafo Único - O VI Festival de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Fotografia e Poesia Estudantil será composto por trabalhos das linguagens artísticas nas seguintes modalidades de

ensino:

Ensino Médio:

Art. 5º - Cada escola poderá participar com até cinco trabalhos dentro das linguagens do festival. (Exemplo: um de teatro, uma dança e uma declamação poética).

Art. 6º - Todas as escolas se apresentaram nos horários de 12:00 as 14:00 ou 17:00 as 18:00 durante os dias da semana, de acordo com o sorteio a ser realizado, pós período de inscrição. Com exceção dos trabalhos visuais que serão expostos de forma permanente durante toda a semana nos turnos matutino e vespertino em espaços da escola.

Art. 7º - OV Festival de Teatro, Dança, Música, Artes visuais, Fotografia e Poesia Estudantil será

(3)

IFMA CAMPUS MARACANÃ

18:00, no espaço cultural do campus Maracanã. E durante todo o dia durante os três dias no caso das Artes Visuais.

Art. 8º - durante a realização do evento no caso das apresentações de Teatro, Dança ou Poesia, só será permitido o trânsito nas dependências internas do teatro (camarins, bastidores, palco) de atores, atrizes, pessoal técnico / apoio devidamente credenciados. No caso das artes visuais será permitido o trânsito de pessoas livremente durante qualquer horário do dia durante o período do evento.

Parágrafo Único - Até o dia 1º de novembro de 2018 os participantes deverão encaminhar a comissão organizadora (no NSP) a lista de pessoal de apoio, caso exista, com o número máximo de 07 (sete) pessoas para fins de credenciamento, ou seja, que serão da equipe de apoio das apresentações de Dança, teatro ou poesia.

CAPITULO II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 9º - As inscrições para o V Festival de Teatro, Dança, Música, Artes visuais e Poesia

Estudantil serão realizadas de 17 a 26 de outubro de 2018, no Departamento de Ensino

(com a colaboradora terceirizada Karine Matos), ou pelo e-mail arnaldo@ifma.edu.br.

Art. 10º - Os espetáculos de dança, teatro, e as declamações poéticas os participantes poderão apresentar na categoria de palco convencional ou em qualquer outra área do campus desde que informado na ficha de inscrição. Assim como os trabalhos de artes visuais que poderão ser expostos na galeria do espaço cultural ou em qualquer outro lugar da escola.

. Art. 11º - Só concorrerão trabalhos artísticos cujos atuantes sejam exclusivamente alunos da Escola inscrita, sendo vetada a participação no elenco (mesmo que a personagem não esteja presente em cena) de profissional de teatro ou outra expressão artística, membro da comunidade ou professor.

Art. 12º - Para fins de inscrições, as escolas ou participantes interessadas deverão encaminhar a coordenação do Festival:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida, digitada ou escrita a mão contendo a ficha técnica, indicando o nome do trabalho, autor, nome completo dos participantes (atores, atrizes, artista plástico, dançarino, fotografo, poeta) sinopse do trabalho artístico, ou seja, caracterização e funções do trabalho.

b) 01 (uma) cópia do texto teatral ou poesia trabalho se for caso, a ser apresentado, ou sinopse do trabalho.

Parágrafo I – Só serão emitidos certificados para os participantes das apresentações.

Parágrafo II – A coordenação do Festival não se responsabiliza por nomes grafados incorretamente

nas fichas de inscrição.

Parágrafo III – As escolas desclassificadas não terão direito a troféu ou certificado de participação.

Parágrafo IV – Todos os custos com os trabalhos assim como logística de transporte de materiais

ficará a cargo dos organizadores do trabalho.

CAPÍTULO III – DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Art. 13º- A linguagem cênica constitui-se de apresentações de peças teatrais, performances, esquetes, musicais, monólogos, teatro de bonecos, pantomima etc.

Art. 14º - A linguagem Dança constitui-se em apresentações de coreografias, performances de dança, apresentações regionais, apresentações de época etc.

Art. 16º - A linguagem Poesia constitui-se em declamações poéticas individuais, declamações poéticas em dupla ou grupo, declamações poéticas autorais ou não autorais.

Art. 17º - A linguagem Visual constitui-se em desenhos, pinturas, esculturas, grafitagem, instalação, obra viva, happening, intervenção artística, vídeo arte, etc;

(4)

IFMA CAMPUS MARACANÃ

Art. 18º - A linguagem Musical constitui-se em apresentações individuais ou em grupos (bandas). Parágrafo único: Dentro das linguagens a Poesia, Prosa (Contos e Crônicas), Fotografia e o Vídeo arte terá uma competição à parte das outras ramificações em relação a temática, só podendo concorrer com trabalhos dentro da temática “ Ciência para a redução da desigualdade ”. O tamanho padrão das fotografias a serem expostas serão 15x21, o limite de fotografia por autor será 5 fotos.

CAPÍTULO III – DOS TRABALHOS, MONTAGEM E DESMONTAGEM.

Art. 18º - Os espetáculos teatrais inscritos deverão ter no mínimo 10’ (dez minutos) e, no máximo, 30’ (trinta minutos) de duração.

-Os espetáculos de dança no mínimo 5’ no máximo 15.”

-As declamações de poesias e prosa (conto e crônica) só haverá tempo máximo de 5’.

-As exposições de artes visuais serão expostas durante todo o Festival, com exceção dos trabalhos efêmeros.

-As apresentações de música se limitará a apresentação de apenas uma composição musical seja ela individual ou em grupo.

Art. 19º - O cenário de cada apresentação teatral, musical, dança ou poesia terá um tempo máximo de 10’ (dez minutos) para a montagem e 10’ (dez minutos) para a desmontagem, podendo, se excedido esse tempo, incorrer em prejuízo para a classificação do mesmo.

Parágrafo I – O trabalho cujo cenário possa requerer mais tempo que o estabelecido para montagem, deverá solicitar à organização do evento, num prazo mínimo de 05 (dez) dias antes do início do festival, ou informar na ficha de inscrição.

Parágrafo II - O cenário de cada apresentação só poderá permanecer no palco durante a encenação do mesmo, devendo ser retirado do espaço imediatamente, por não haver espaço reservado para tal fim.

Art. 20º - A montagem e desmontagem dos cenários ficarão a cargo dos participantes.

Art. 21º - Em relação aos trabalhos de artes visuais estes devem ser de inteira responsabilidade dos autores, ou seja, o autor deve elaborar e entregar o seu trabalho até a segunda-feira dia 1º de novembro e devem ser retirados até o dia 9 de novembro, sexta-feira.

Parágrafo Único – Cada trabalho de arte cênica e dança só poderá ter no máximo dez alunos, a

linguagem da música até 5 alunos, a linguagem visual até cinco alunos, a poesia um aluno, a fotografia um aluno, o Vídeo Arte (linguagem visual)5 Alunos devido às demandas de premiação e logística.

CAPITULO IV – DO JURI

Art. 22º - O corpo de jurados do VI Festival de Teatro, Dança, Música, Artes visuais, Fotografia e

Poesia Estudantil será formado por 03 (três) servidores e um suplente que tenham afinidade com a

área de arte.

Art. 23º - O júri terá como presidente de honra, o Professor José Dimas professor de Arte, podendo integrá-lo se necessário, ou ainda, no caso de ausência de algum jurado, designar um profissional habilitado para compor o referido corpo de jurados.

Parágrafo Único - A comissão julgadora poderá instituir prêmios de Menção Honrosa a categorias

não contempladas no regulamento.

(5)

IFMA CAMPUS MARACANÃ Art. 24º - Implicará em penalizações ou eliminação do trabalho. - Caso o trabalho descumpra os itens deste edital será penalizado.

- Em casos de desrespeito, conflitos, brigas entre os participantes o trabalho será penalizado.

- A coordenação do evento assim como os jurados tem autonomia em jugar, em casos omissos tomar decisões caso seja necessário em relação à eliminação ou penalização aos trabalhos expostos.

CAPÍTULO VI – PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Art.25º - A programação do evento será divulgada até o dia 1º de novembro (quinta-feira) de 2018, através de cartazes nos espaços da escola.

Art 26º - Qualquer alteração na programação será avisada aos participantes do evento.

CAPÍTULO V – DAS PREMIAÇÕES E SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

Art. 27º - O VI Festival de Teatro, Música, Dança, Poesia, Fotografia e Artes visuais Estudantil terá uma premiação exclusivamente para a primeira colocação em cada linguagem.

Art. 28º - A premiação do VI Festival de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Fotografia e

Poesia Estudantil consistirá em atividade recreativa disponibilizada pelo Campus aos alunos

integrantes da equipe vencedora em cada categoria, sendo intransferível.

Art. 29º - A solenidade de premiação acontecerá em data e local a ser estipulada pela comissão organizadora, até o dia da abertura do evento, prevendo-se para até 30 dias após, a entrega dos certificados de participação e premiação.

Parágrafo final - Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do evento.

(6)

IFMA CAMPUS MARACANÃ

VI FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E POESIA ESTUDANTIL DO CAMPUS MARACANÃ

FICHA DE INSCRIÇÃO

MODALIDADE DE ENSINO: ( ) ENS. MÉDIO ( ) PROEJA ( ) SUBSEQUENTE ( ) SUPERIOR ( ) PROGRAMAS

TIPO DE LINGUAGEM:

( ) Teatro ( ) Música ( ) Dança ( ) Poesia e Prosa(conto e cônica) ( ) Artes Visuais ( ) Fotografia ( )Vídeo Arte

Tempo de duração do trabalho(Se necessário): ______ \ Tipo de trabalho:____________________ End. Eletrônico:_______________________________ Tele. Contato:________________________________ RESPONSÁVEL PELO TRABALHO: ________________________________________________________ TÍTULO DO TRABALHO: _________________________________________________________________ AUTOR:________________________________

Local de apresentação do trabalho:________________________________________

OBS:_________________________________________________________________________

Anexar: Lista com o nome completo do(s) autor (es) do trabalho o/ator data de nascimento, idade, série na qual está matriculado e seu respectivo personagem no caso do teatro ;

NOME COMPLETO DO ALUNO/ATOR /DANÇARINO/ MÚSICO/POETA/FOTOGRÁFO/

ARTISTA PLÁSTICO DATA D

E NASC. IDAD E R IE /A NO PERSONAGEM (Caso seja teatro)

a) Sinopse\ e uma cópia do texto ou síntese explicativa do trabalho;

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ OBS: No caso do teatro ou poesia, deve ser anexado o texto no ato da inscrição.

Referências

Documentos relacionados

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

A Sr.ª Aisha Abubakar, Ministra de Estado para a Indústria, Comércio e Investimento da República Federal da Nigéria e Presidente da Reunião dos Ministros do Comércio

ETAPAS DOS TESTES COMPARATIVOS  1.  Análise do mercado: definição de amostras  comparáveis.  2.  Análise laboratorial. 

Coloque a serra circular com a placa base sobre a peça a cortar de modo a que a lâmina de serra ainda não toque na peça a cortar. Conduza a serra circular com uma velocidade de

Desde o início de sua criação, o curso de Engenharia Civil da IES busca qualidade do corpo docente, infra-estrutura física adequada, laboratórios modernos, diversidade de

As mentioned previously, the populations of Sisyrinchium micranthum present a large morphological variability in Rio Grande do Sul (RS), Brazil, and the plants can be classified

solicitando inscrição por transferência junto ao CRMV-SE. da Resolução CFMV nº. A relatora Clarice Guimarães da Rocha apresenta parecer no 20.. qual vota pelo

Perspectiva  da  RFG:  com  a  previsão  de  queda  no  preço/desempenho  dos  chips  de  servidores  x86  da  Intel  Corp.  ano  após  ano,  o  modelo