• Nenhum resultado encontrado

Mini-curso de Wordpress. Autor: Lucas Baciotti Moreira Co-Autor: Tiago Baciotti Moreira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mini-curso de Wordpress. Autor: Lucas Baciotti Moreira Co-Autor: Tiago Baciotti Moreira"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Mini-curso de Wordpress

Autor: Lucas Baciotti Moreira Co-Autor: Tiago Baciotti Moreira

(2)

Sistemas de Informação FEIT UEMG

Módulo V

Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para

dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são

ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.

- Paulo Coelho

(3)

Divulgação

A parte mais trabalhosa em ter um blog ou site não é adicionar conteúdo, formatar textos, editar e inserir imagens. A parte mais trabalhosa é a divulgação.

Com a concorrência que se tem hoje em dia fica ainda mais difícil conseguir leitores fiéis.

Há algum tempo atrás escrevi um texto dando dicas para iniciar a divulgação de seu blog, e vou citar alguns destaques aqui. Para quem quiser, o conteúdo completo estará disponível no site do curso.

Técnicas para iniciar a divulgação de seu blog

1 COMENTE

Faça uma conta no Google Reader (ou qualquer outro leitor RSS) e assine o RSS de no mínimo 20 blogs. Comente em um post de cada blog por dia e ponha na

assinatura o endereço do seu blog.

2 PARCERIAS

Troque banners ou links com outros blogs pequenos ou que estão começando agora (eles estão loucos por parcerias também). Faça uma página só para exibir os links dos parceiros ou crie uma seção na barra lateral com os banners e links dos parceiros (neste caso, banner é um botão de em média 120x60 pixels).

3 ROTEADORES DE CONTEÚDO

Ocioso, Linkirado e Colmeia são apenas alguns exemplos famosos de sites roteadores de conteúdo. Se cadastrar é gratuito e também rende uma boa divulgação. Acesse este site e entenda como funcionam e cadastre seus melhores posts!

4 SEUS LINKS

Deixe seu link em todos os sites/blogs/fóruns que freqüentar. Em fóruns e emails coloque o endereço do site como assinatura.

5 MOTORES DE BUSCA

Esse é, sem dúvida, o tópico mais importante. Aproximadamente 70% das visitas de um site são originadas do GOOGLE. Dividirei esse tópico em algumas partes:

5.1 CADASTRO EM SITES DE BUSCA

O Google indexa seu site automaticamente, mas é sempre bom cadastrá-lo mesmo assim. Procure saber como cadastrar seu endereço em todos os sites de busca (Yahoo, Bing, etc.). Cadastre-o manualmente que a indexação será mais eficiente.

(4)

5.2 USE TAGS

Quando for criar um post, além de qualificá-lo com categorias, é bom também definir as tags do assunto do mesmo. Por exemplo, um post sobre Suplementos Alimentares, use tags como SUPLEMENTO, SAUDE, ACADEMIA, MUSCULACAO, entre outras. Com o tempo você pega o jeito. As tags são uma mão na roda para os motores de busca.

5.3 PLUGINS E META-TAGS

Você que usa Wordpress já tem meio caminho andado. Descubra os melhores plugins de SEO (Search Engine Optimziation – Otimização dos Motores de Busca) para gerar as suas meta-tags (informações escondidas no código do site que o ajudam a ser encontrado pelos motores de busca) e seu sitemap (literalmente o mapa do site, outra coisa que ajuda muito o Google). Aprofunde mais sobre metatags, sietmaps e plugins. Em menos de 30 minutos você configura tudo.

6 LINKE OUTROS BLOGS

Gostou de um conteúdo e quer reproduzi-lo? Reproduza a vontade, mas coloque a fonte.

Desafio 1

Cadastre seu blog em 3 sites de busca.

Desafio 2

Copie um conteúdo interessante de algum blog e cole no seu site. Cite a fonte e faça um breve comentário.

Desafio 3

Descubra o que é SEO.

E é isso, manter um blog é muito difícil e precisa de empenho, ainda mais no início. Mas seguindo essas dicas você terá uma grande evolução.

(5)

Rentabilidade

Até agora está tudo bem, seu blog é atualizado diariamente, tem um design moderno e as visitas só aumentam. Tá, mas e aí?

Você pode optar por profissionalizar seu blog e lucrar com ele.

Existem vários métodos de se ganhar dinheiro com blogs. Todos são complicados e trabalhosos, mas quando se tem muitos visitantes diários dá um retorno legal. Citarei aqui os mais comuns:

1) Google adsense: Você coloca anúncios do Google no seu site e a cada clique de usuário você ganha alguns centavos. Basicamente é isso. É o mais comum. 2) Links patrocinados: Você coloca anúncios de lojas virtuais e elas te pagam

comissão quando alguém faz uma compra clicando nos anúncios de seu site. 3) Posts patrocinados (publieditoriais): Empresas pagam a você para escrever,

gravar um vídeo, fazer uma montagem (depende do teor dos seus posts) do produto delas. Caio Novaes, do brogui.com explica muito bem aqui

http://www.brogui.com/2009/02/15/publieditoriais-o-que-sao/.

Desafio 4

Faça uma conta no Google Adsense e insira um anúncio na barra lateral do site. Você já sabe fazer isso usando os widgets. Não esqueça de ler as regras e políticas do serviço antes.

(6)

Como foi dito anteriormente, são métodos trabalhosos, mas se você tiver visitantes fiéis dá uma boa grana.

Logomarca

A logomarca é o símbolo do seu site e é uma maneira dos leitores se identificarem com o conteúdo. O site pixlr.com é um editor gratuito de imagens. O Corel Draw e Photoshop também são muito úteis na hora de desenvolver imagens e artes para websites.

Desafio 5

Crie uma logomarca para seu blog (pode ser usando qualquer ferramenta, mas é melhor se for uma das citadas acima). O tamanho da imagem do cabeçalho do tema que estamos usando é 940x198, portanto sua imagem nova deverá ter essas dimensões.

Desafio 6

Insira a imagem criada no cabeçalho do seu blog.

Instalação do Wordpress em um servidor próprio

Como foi dito no Módulo II, existem duas formas de utilizar o Wordpress. A primeira é a que nós vimos que é usando o servidor do próprio WP.

A segunda é mais complicada e vou apenas explicar de forma resumida.

O que você deve fazer para instalar o Wordpress em um servidor próprio (o qual você paga para hospedar arquivos nele) é:

1) Contratar um serviço de registro de domínio (seublog.com.br). 2) Contratar um serviço de hospedagem.

(7)

3) Criar um banco de dados no seu servidor (usando, provavelmente, o PhpMyAdmin).

4) Fazer o download do Wordpress para seu computador. Aqui

http://br.wordpress.org/

5) Alterar o arquivo wp-config-sample.txt adicionando as configurações de seu banco de dados.

6) Renomear wp-config-sample.txt para wp-config.txt. 7) Fazer o upload dos arquivos para seu servidor. 8) Acessar o site para completar a instalação.

Depois de realizar os passos acima, é só configurar e usar normalmente como aprendemos durante esse mini-curso, com a exceção de que, agora, você terá direito a instalar os seus plugins e terá tanto armazenamento quanto foi contratado, não só 3GB, que é o caso do Wordpress.com.

Existem alguns serviços de hospedagens que tem ferramentas que automatizam a instalação, tornando-a simples com apenas alguns cliques, mas depende do serviço de hospedagem contratado. Eu recomendo o Baciotti Host (http://www.baciottihost.com.br/) ;-)

Desafio 7

Descubra como instalar o Wordpress em seu servidor próprio de forma automatizada e rápida. (Dica: procure por “Fantástico” ou “Softaculous”).

(8)

E é isso, nosso curso se encerra por aqui. Espero ter conseguido passar um bom conhecimento a respeito dessa ferramenta muito dinâmica que é o Wordpress e que vocês aproveitem o que foi aprendido.

Qualquer dúvida é só postar no site do curso ou entrar em contato comigo por

lucas@baciotti.com.

Obrigado!

Lucas Baciotti Tiago Baciotti

Referências

Documentos relacionados

Este estudo objetivou analisar a inserção no mercado de trabalho, dos recém-egressos do curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da

CONCLUSÃO: O estudo realizado evidenciou que as temáticas da área da saúde do trabalhador são amplas e objeto de distintas áreas do conhecimento que resultaram em publicações

Google Black Ads Academy O Google Ads usa um sistema de leilão para classificar os anúncios exibidos na página de resultados de pesquisa e determinar o custo de

Não use o Google para procurar a página do banco, pois criminosos usam links patrocinados para aparecer no topo da página e levar o usuário para páginas falsas. Fonte:

❏ Configura hierarquias de tipo de produto para gerar opções de targeting para os teus anúncios de Google Shopping. dentro do

38. O Ministro Relator EDSON FACHIN, em belo voto também elogiado pelo Ministro DIAS TOFFOLI ao conceder a liminar na presente ADI, indica que a inclusão não

Nesta fase, além de você cativar seus clientes, será feita uma avaliação interna na sua empresa com o objetivo de verificar pontos falhos e corrigi-los imediatamente, garantindo uma

Também conhecido como links patrocinados, ou Google adwords, a Rede de Pesquisa do Google permite que você mostre sua marca para pessoas que estão buscando por