• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 10/2016 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 17 DE MAIO DE (Contém 12 Folhas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 10/2016 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 17 DE MAIO DE (Contém 12 Folhas)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 10/2016

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 17 DE MAIO DE 2016

(Contém 12 Folhas)

ESTIVERAM PRESENTES OS SEGUINTES MEMBROS:

PRESIDENTE – CRISTINA DE FÁTIMA DA SILVA CALISTO DECQ MOTA

VEREADOR – FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

VEREADORA – ELISABETE DO CARMO PACHECO TAVARES

VEREADOR – JOSÉ DUARTE BARBOSA CABECINHA

VEREADORA – SUSANA MARIA GOULART PEREIRA DA COSTA

FALTARAM OS SEGUINTES MEMBROS:

VEREADOR – MARCO PAULO DA SILVA TEIXEIRA

(2)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 10/2016

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 17 DE MAIO DE 2016

Aos dezassete dias do mês de maio do ano dois mil e dezasseis, nesta cidade de Lagoa, na Sala de Reuniões do Edifício dos Paços do Concelho, realizou-se a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Lagoa, sob a Presidência da Exma. Senhora Cristina de Fátima Silva Calisto Decq Mota, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, e com a presença dos Exmos. Senhores Vereadores: Fernando Jorge Ventura Moniz; Elisabete do Carmo Pacheco Tavares; José Duarte Barbosa Cabecinha e Susana Maria Goulart Pereira da Costa.

Não compareceram à reunião os Senhores Vereadores Marco Paulo da Silva Teixeira e Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo.

Sendo a hora designada para o início dos trabalhos e verificando-se haver «quórum» para funcionamento do executivo, tendo os membros presentes ocupado os seus lugares, a Excelentíssima Senhora Presidente declarou aberta a reunião, pelas 08:30 horas.

A reunião foi secretariada por Maria da Estrela Aguiar, Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos.

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR:

A Senhora Presidente propôs à aprovação de todos os membros a ata da reunião ordinária de 3 de maio de 2016.

A Câmara tomou conhecimento e a ata da referida reunião foi aprovada, por unanimidade, e será assinada pela Senhora Presidente e pela Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos que secretariou a reunião.

(3)

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS:

A Senhora Presidente deu conhecimento à Câmara que justificou as faltas dos Senhores Vereadores Marco Paulo da Silva Teixeira e Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo, de acordo com a alínea c) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, competência que foi delegada em reunião de 28 de outubro de 2013.

A Câmara tomou conhecimento.

ANTES DA ORDEM DO DIA:

REPRESENTAÇÕES:

O Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Moniz informou que participou, em representação da Câmara Municipal, nos seguintes eventos:

- No jantar oficial em honra de Sua Excelência o Premier da Bermuda, Michael H. Dunkley, no Palácio de Sant’Ana, no âmbito da sua visita oficial à Região Autónoma dos Açores, no passado dia 3 de maio;

- Na ceia dos Criadores do Império da Festa de Água de Pau, no passado dia 12 de maio; - Na Festa do Divino Espírito Santo, da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa, no passado dia 15 de maio;

- Na entrega de trofeus da prova de ciclismo, Grande Prémio Liberty Seguros, na Pousada da Juventude, no passado dia 16 e maio.

A Senhora Vereadora Elisabete do Carmo Pacheco Tavares informou que participou, em representação da Câmara Municipal, nos seguintes eventos:

- No jantar de encerramento, na Pousada da Juventude, referente ao evento Startup Weekend Azores que correu no NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel, no passado dia 8 de maio;

- Na conferência de Imprensa da prova de ciclismo, Grande Prémio Liberty Seguros, no passado dia 11 de maio;

- Na coroação do Divino Espírito Santo, do Império da Festa de Água de Pau, no passado dia 15 de maio.

A Câmara tomou conhecimento.

(4)

PRESIDÊNCIA:

PONTO N.º 1 – INFORMAÇÃO DA PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE A ATIVIDADE CAMARÁRIA:

Pela Senhora Presidente da Câmara foi apresentada a informação, sobre a atividade desenvolvida que abaixo se transcreve:

“PALESTRA SOBRE CANTO DA MAIA

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira acolheu uma palestra dedicada às artes, intitulada “À conversa sobre Canto da Maia: o homem e a obra”, tendo sido ministrada pelo Museu Carlos Machado.

Inserida no programa da VIII Feira do Livro “Das artes ao artesanato contemporâneo”, que decorreu no Convento dos Franciscanos, esta iniciativa reuniu uma turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Básica Integrada de Água de Pau e os grupos de idosos dos Centros de Dia da Atalhada e do Cabouco.

Maria Emanuel Albergaria, técnica do museu, dividiu a sua apresentação em três momentos da vida de Canto da Maia: primeiros anos – de 1890 a 1919, de 1920 a 1939 e de 1940 a 1955. A Câmara Municipal tem apostado num plano educativo e cultural com diversas iniciativas que visam a formação de públicos ao longo da vida, aumentando assim o leque de conhecimentos dos diferentes públicos. Nesta ação promoveu-se o contacto entre seniores e jovens estreitando as relações entre gerações e a partilha de saberes e ideias.

“HISTÓRIAS DA AVÓ” CONTADAS POR MARIA CRISTINA BORGES

No passado dia 29 de abril, decorreu no Convento dos Franciscanos um serão de “Histórias da Avó” dinamizado por Maria Cristina Borges.

Esta iniciativa inseriu-se no programa de atividades da VIII Feira do Livro “Das artes ao artesanato contemporâneo”. O evento foi gratuito e destinado à família: pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, pretendeu-se resgatar e recriar o hábito de outros tempos em que as noites eram passadas à conversa ou a ouvir histórias contadas pelos avós entusiastas. Neste serão, ao sabor de um chocolate quente e de marshmallows, Maria Cristina Borges proporcionou aos participantes histórias sábias e encantadoras.

Desenvolvendo várias iniciativas desta natureza, o município de Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira continua a desempenhar o seu papel de promotor da leitura e do livro junto de diferentes públicos, tendo em atenção a importância da família nestas ações.

(5)

ALUNOS DA SUÉCIA REALIZARAM INTERCÂMBIO À LAGOA

A Presidente da Câmara Municipal recebeu, no passado dia 29 de abril, no edifício dos Paços do Concelho, uma turma da escola Sueca Orkelljunga Utbildningscentrum, no âmbito de um intercâmbio e parceria pedagógica na área da investigação científica com a turma do 12.º A da Escola Secundária de Lagoa.

A Presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para congratular a visita da turma de alunos suecos ao Concelho de Lagoa, que estão hospedados na Pousada de Juventude de Lagoa, de modo a que disfrutem do que o melhor a Lagoa tem para oferecer, numa altura em que o executivo lagoense tem levado a cabo uma politica de aposta no turismo, dinamizando, não só espaços, mas também a imagem no concelho direcionada ao turista que visita a Lagoa. A cerimónia serviu para apresentação de cumprimentos aos alunos da Suécia que visitam a Lagoa num projeto de intercâmbio que tem por objetivo estudar e comparar ao nível genético e toxicológico a população de uma espécie marinha de interesse comercial comum aos alunos da Lagoa, bem como de Orkelljunga Utbildningscentrum. Esta espécie será alvo de análises histológicas e químicas levadas a cabo na Escola Secundária de Lagoa e na Universidade dos Açores e a análise genética será realizada pelos parceiros na Suécia.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CULTURAL ATRAVÉS DAS ARTES A COLABORADORES DO PROGRAMA FIOS

A Câmara Municipal numa ótica de fazer uma mediação entre a arte e o público, e procurando dotar este de competências de leitura tem desenvolvido serviço educativo às diversas exposições patentes na VIII Feira do Livro. No passado dia 29 de abril, foi criado um programa especial para um grupo de colaboradores da Câmara Municipal do programa FIOS; com o fim de através da arte trabalhar as emoções e contribuir para o seu enriquecimento cultural e desenvolvimento estético.

O programa comportou uma estrutura que trabalhou a poesia e, explorando os diversos trabalhos artísticos presentes, a explanação das obras, os materiais, bem como a interpretação pessoal, através de uma dinâmica de grupo. Assim, a autarquia, através da sua Biblioteca Municipal e de restantes serviços inseridos na Área da Educação e Cultura, tem não só realizado diversas exposições, como tem vindo a trabalhar a partir delas. Mais do que viver para a “inauguração”, sem desprimor da sua importância, tem importado trabalhá-las, a fim de dotar o público de competências de leitura artística.

20.ª EDIÇÃO DO “CONCURSO DE MAIOS”

A 20.ª edição do Concurso de Maios no Concelho de Lagoa contou com 16 “Maios” a concurso. Este ano, contou com a participação das associações, entidades e instituições, Filhos da Terra Associação, Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santo António, Centro

(6)

Sócio-Cultural de São Pedro, CATL do CEFAL, Casa do Povo do Cabouco, Centro Social e Sócio-Cultural do Cabouco, ATL da Santa Casa da Misericórdia de Santo António, EBI/JI Dr. Francisco Machado Faria e Maia, CATL Lagoa, Junta de Freguesia de Santa Cruz, Associação ARRISCA, bem como dos particulares: Maria de Fátima Pereira Matos Sousa, Helena de Lurdes Borges Rodrigues Furtado, Catarina Benevides, Sara Filipa Pimentel Joaquim Andrade, Marco Aurélio da Costa Pacheco.

De Salientar, o facto de haver prémios para os três melhores maios que foram avaliados, nesta edição, em 60% pelo júri, e 40% pelo público através de gostos nas fotos publicadas de cada “Maio” na página de facebook da autarquia. Foram tidos em conta critérios como a originalidade e criatividade; estética e harmonia; cores, formas e materiais utilizados e mensagem subsequente ao “Maio”.

LEONARDO SOUSA FALA SOBRE A EDUCAÇÃO PELA ARTE

O Convento dos Franciscanos recebeu uma palestra denominada “Educação pela arte” ministrada por Leonardo Ferraz Sousa, coordenador da Associação para a Integração pela Arte e Cultura - Solidaried’Arte e com mestrado na área.

Tratou-se de uma iniciativa gratuita inserida no programa de atividades formativas da VIII Feira do Livro “Das artes ao artesanato contemporâneo”, organizada pela Câmara Municipal de Lagoa através da sua Biblioteca Municipal e com a parceria da Escola Secundária de Lagoa. No início da sua comunicação, Leonardo Sousa apelou à participação dos presentes, pois a formação, educação e desenvolvimento dos indivíduos faz-se também através da partilha de ideias e experiências. A partir da frase de Platão “O homem deve ser educado para chegar a ser o que é, ou para chegar a ser o que não é?”, os participantes foram conduzidos a refletir sobre o significado da mesma e na importância da educação para desenvolver potencialidades, capacidades e competências.

ASSINATURA DE PROTOCOLO PARA COMPROMISSO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO NO CONCELHO

A Presidente da Câmara Municipal e o reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar assinaram hoje um protocolo de cooperação técnica e financeira para estabelecer um compromisso estratégico que promova o desenvolvimento económico do Concelho de Lagoa. A Câmara Municipal de Lagoa reconhece que a Universidade dos Açores é um parceiro de excelência para alcançar tais objetivos através do ensino, da investigação e da difusão da cultura científica e tecnológica, que responda aos interesses dos cidadãos em geral e do setor empresarial, em particular, mas também em matéria de Proteção Civil, turismo, cultura, educação e desporto.

(7)

Nos últimos tempos, a preocupação da Câmara Municipal de Lagoa, para além do bem-estar social, está centrada no desenvolvimento económico do seu concelho, como é disso exemplo o documento “Lagoa Investe” ou a recente valorização da Lagoa enquanto Smart City, onde se valoriza a dinamização ativa de uma cultura de inovação baseada na educação e no conhecimento como são função das universidades.

CONCERTO “A BUGANVÍLIA” DE JOÃO AFONSO E ROGÉRIO PIRES

No encerramento da 8ª edição da Feira do Livro, no passado dia 7 de maio, o Convento dos Franciscanos acolheu o concerto “A Buganvília” de João Afonso e Rogério Pires. O concerto contou ainda com a participação especial de Zeca Medeiros.

João Nepomuceno Baltazar de Lima, mais conhecido como João Afonso, é um dos principais cantautores portugueses da atualidade. Nascido em Moçambique em 1965, colheu influências da música urbana africana e da música popular portuguesa, esta última por ação do seu tio materno, o reconhecido Zeca Afonso.

No ano transato, “A Buganvília” foi apresentado na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, inserido no programa de comemorações do quinto aniversário da morte do escritor português.”

A Câmara tomou conhecimento.

PONTO N.º 2 – PROPOSTA - ATRIBUIÇÃO DE VOTO DE CONGRATULAÇÃO À ASSOCIAÇÃO JUVENIL DO CLUBE OPERÁRIO DESPORTIVO:

A Senhora Presidente apresentou e colocou à votação a proposta de atribuição de Voto de Congratulação à Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo, que abaixo se transcreve:

“Considerando que a Equipa de SUB 16 Masculinos da Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo sagrou-se Campeão Regional de Basquetebol, no passado fim-de-semana, ao vencer os dois jogos disputados com a Equipa do TAC da Ilha Terceira;

Considerando que para chegar a este título, esta Equipa teve de vencer o Campeonato de São Miguel e a I Fase do Campeonato Regional que se disputou na Ilha Terceira, tendo ganho todos os jogos;

Considerando que se trata de um Grupo de Jovens com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos que têm vindo a trabalhar em conjunto desde 2011 e que veem agora coroado de êxito o seu esforço e dedicação à modalidade,

Considerando que ao vencer este título Regional a Equipa conquistou o direito de participar na Fase Final da Taça Nacional da Federação Portuguesa de Basquetebol que se realiza no próximo mês de Junho, em Portugal Continental;

(8)

Pelo acima exposto, proponho que a Câmara Municipal de Lagoa aprove um Voto de Congratulação à Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo, pela forma prestigiosa como a Equipa de SUB 16 Masculinos se sagrou Campeão Regional de Basquetebol e que comuniquem esta felicitação aos atletas e respetiva equipa técnica, desejando que esse trabalho, agora distinguido, continue a merecer destaque e a ser motivo de orgulho para todos os Lagoenses.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar um Voto de Congratulação à Associação Juvenil do Clube Operário

Desportivo, pela forma prestigiosa como a Equipa de SUB 16 Masculinos se sagrou Campeão Regional de Basquetebol;

2.º Solicitar que comuniquem esta felicitação aos atletas e respetiva equipa técnica,

desejando que esse trabalho, agora distinguido, continue a merecer destaque e a ser motivo de orgulho para todos os Lagoenses.

UNIDADE ORGÂNICA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:

SUBUNIDADE ORGÂNICA EXPEDIENTE GERAL, CONTRATAÇÃO PÚBLICA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS:

PONTO N.º 3 – PROPOSTA - ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO A INSTITUIÇÃO RECREATIVA E CULTURAL DO CONCELHO:

A Senhora Presidente apresentou a proposta de atribuição de apoio financeiro a Instituição Recreativa e Cultural do Concelho, para o ano de 2016, que abaixo se transcreve: “Considerando que, de acordo com o disposto na alínea u) do número 1 do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Câmara Municipal pode conceder subsídios a atividades de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra;

Considerando que, assumem especial importância todas as atividades que visem a ocupação útil dos tempos livres das crianças e jovens do Concelho, o desenvolvimento e a promoção cultural, bem como a preservação histórica e patrimonial e a investigação científica;

Considerando a importância das instituições locais na dinamização de todas essas áreas, propõe-se a transferência do seguinte subsídio:

- Grupo de Escoteiros n.º 96 – Rosário – 1.444,00 €.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar a atribuição do apoio financeiro ao Grupo de Escoteiros n.º 96, da freguesia

de Nossa Senhora do Rosário, para o ano de 2016, no valor de 1.444,00 € (mil quatrocentos quarenta e quatro euros);

(9)

2.º Dar conhecimento desta deliberação à Subunidade Orgânica de Contabilidade e ao

Grupo de Escoteiros n.º 96, da freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE CONTABILIDADE E PATRIMÓNIO:

Por impedimento legal, na discussão e aprovação do processo abaixo mencionado, o Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Ventura Moniz, ausentou-se da reunião, de acordo com o n.º 6 do artigo 55.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

PONTO N.º 4 – ANTECIPAÇÃO DE MENSALIDADE – RATIFICAÇÃO – CLUBE OPERÁRIO DESPORTIVO:

Pela Direção do Clube Operário Desportivo foi presente o pedido de antecipação das mensalidades dos meses de julho e agosto para fazer face a despesas inerentes à época que decorre.

Pela Senhora Presidente da Câmara foi exarado, em 11 de maio de 2016, o seguinte despacho: “Autorizado. À reunião para ratificação.”

A Câmara deliberou, por unanimidade, dos presentes, ratificar o despacho exarado pela Senhora Presidente da Câmara, em 11 de maio de 2016, de acordo com o n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

O Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Ventura Moniz regressou à sala a fim de poder continuar a participar na presente reunião.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE TESOURARIA:

PONTO N.º 5 – RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA:

Foi presente o resumo diário da Tesouraria do dia 13 de maio do ano em curso que apresenta um saldo de Dotações Orçamentais de 397.641,14 € (trezentos e noventa e sete mil seiscentos e quarenta e um euros e catorze cêntimos).

A Câmara tomou conhecimento.

UNIDADE ORGÂNICA GESTÃO URBANA E DE INFRAESTRUTURAS:

(10)

PONTO N.º 6 – PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CRECHE NA FREGUESIA DE ÁGUA DE PAU - CASA DO POVO DE ÁGUA DE PAU:

Foi presente à Câmara Municipal o processo de obras n.º 05/2016, acompanhado do ofício n.º 75/CP da Casa do Povo de Água de Pau, datado de 28 de abril do corrente ano, solicitando a isenção do pagamento das taxas devidas respeitantes ao licenciamento da obra de “Construção de uma Creche na freguesia de Água de Pau”, sita na Rua Manuel Egídio de Medeiros, na freguesia de Água de Pau, deste Concelho, no valor de 3.950,25 € (três mil novecentos e cinquenta euros e vinte e cinco cêntimos), conforme previsto no n.º 3 e na alínea c) do n.º 4 do artigo 29.º (Isenção e redução de taxas) do Regulamento Municipal de Urbanização, Edificação e Taxas do Município de Lagoa – Açores.

Mais referem no seu ofício que a Casa do Povo de Água de Pau é uma pessoa coletiva de utilidade pública, de base associativa, conforme consta dos seus estatutos e é, ainda, equiparada a Instituições Particulares de Solidariedade Social beneficiando do mesmo estatuto de direito, deveres e benefícios, designadamente fiscais, em conformidade com o disposto no artigo 2.º do Decreto Legislativo Regional n.º 22/99/A, de 31 de julho.

Pelos respetivos Serviços foi informado que determina o n.º 9 do artigo 29.º do Regulamento Municipal de Urbanização, Edificação e Taxas do Município de Lagoa – Açores que “as isenções e reduções serão concedidas pela Câmara Municipal”.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Deferir o pedido apresentado pela Casa do Povo de Água de Pau, de isenção do

pagamento das taxas devidas respeitantes ao licenciamento da obra de “Construção de uma Creche na freguesia de Água de Pau”, sita na Rua Manuel Egídio de Medeiros, na freguesia de Água de Pau, Concelho de Lagoa, no valor de 3.950,25 € (três mil novecentos e cinquenta euros e vinte e cinco cêntimos), com base na alínea c) do n.º 4 do artigo 29.º do Regulamento Municipal de Urbanização, Edificação e Taxas do Município de Lagoa – Açores;

2.º Encarregar os respetivos Serviços de darem o devido andamento.

PONTO N.º 7 – PEDIDO DE CERTIDÃO DE DESTAQUE, TOMÁS EDUARDO PIMENTEL TAVARES DO CANTO – PROCESSO 23/2016:

Foi presente à Câmara o requerimento apresentado por Tomás Eduardo Pimentel Tavares do Canto, residente em Travessa da Graça n.º 9 B, freguesia de São Pedro, Concelho de Ponta Delgada, na qualidade de proprietário de um prédio Misto, sito na Caloura, freguesia de Água de Pau, Concelho de Lagoa, com a área de 7.000,00 m² com as seguintes confrontações: Norte – Maria João Tavares do Canto; Sul – Rua da Caloura; Nascente – Maviripa, Lda. e Poente – Maria João Tavares do Canto, descrito na Conservatória do Registo

(11)

Predial de Lagoa-Açores sob o n.º 669/19890317 e inscrito na respetiva matriz predial sob o artigo n.º 54, seção Z solicitando certidão de destaque do referido prédio, de um lote de terreno com a área de 4.380,00 m², que ficará a confrontar a Sul – Rua da Caloura, a Norte e Poente – Maria João Tavares do Canto e a Nascente – Tomás Eduardo Pimentel Tavares do Canto. A Câmara após análise da informação dos Serviços Técnicos n.º 2016 103_DESTAQ, de 28 de abril do corrente ano, cujo teor se transcreve:

“Relativamente ao assunto em epígrafe cumpre-me informar que a propriedade com cerca de 7.000,00 m² de área se insere no Plano de Urbanização e Salvaguarda da Zona da Caloura, e no Plano Diretor Municipal de Lagoa, em solo urbano – urbanizado, espaços residenciais de nível V (Caloura).

É pretendido o destaque de uma parcela de terreno com 4.380,00 m² que confronta com o arruamento público (Rua da Caloura), ficando uma parcela restante com 2.620,00 m², confrontado com o mesmo arruamento.

Face ao apresentado, e de acordo com o n.º 4 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, na sua atual redação, a parcela a destacar e a remanescente situam-se em perímetro urbano, e confrontam com arruamentos públicos, pelo que o pedido de destaque pode ser concedido.”

deliberou, por unanimidade, deferir o pedido.

PONTO N.º 8 – PEDIDO DE CERTIDÃO DE DESTAQUE, TOMÁS EDUARDO PIMENTEL TAVARES DO CANTO – PROCESSO 22/2016:

Foi presente à Câmara o requerimento apresentado por Tomás Eduardo Pimentel Tavares do Canto, residente em Travessa da Graça n.º 9 B, freguesia de São Pedro, Concelho de Ponta Delgada, na qualidade de proprietário de um prédio Misto, sito na Caloura, freguesia de Água de Pau, Concelho de Lagoa, com a área de 6.960,00 m² com as seguintes confrontações: Norte – Maria João Chaves Tavares do Canto; Sul – Rua da Caloura; Nascente – Ana Maria Pimentel Tavares de Medeiros e Poente – Manuel Caetano de Oliveira Júnior, descrito na Conservatória do Registo Predial de Lagoa-Açores sob o n.º 669/19890317 e inscrito na respetiva matriz predial sob o artigo n.º 52, seção Z solicitando certidão de destaque do referido prédio, de um lote de terreno com a área de 3.985,00 m², que ficará a confrontar a Sul – Rua da Caloura, a Norte – Maria João Tavares do Canto, a Nascente – Tomás Eduardo Pimentel Tavares do Canto e a Poente Manuel Caetano de Oliveira Júnior.

A Câmara após análise das informações dos Serviços Técnicos n.ºs 33/2016-HM e 46/2016-HM, de 15 de abril e 5 de maio do corrente ano, respetivamente, bem como a exposição do requerente, após audiência do interessado e tendo por base a informação dos Serviços Técnicos n.º 2016 103_DESTAQ, de 28 de abril de 2016, referente ao processo n.º 23/2016

(12)

(confina com o prédio em causa) de idêntica natureza e em todo materialmente similar e que colheu parecer favorável pelo técnico que o analisou e ainda considerando que a parcela a destacar e a remanescente situam-se em perímetro urbano e confrontam com arruamentos públicos, deliberou, por unanimidade, deferir o pedido, de acordo com o n.º 4 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, na sua atual redação.

ENCERRAMENTO:

Todos os assuntos foram aprovados em minuta, para efeitos de execução imediata, de acordo com o que dispõe o n.º 3 do artigo 57.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

E não havendo mais nada a tratar, sendo 09:00 horas, foi pela Senhora Presidente da Câmara Municipal encerrada a presente reunião, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida foi aprovada e assinada nos termos da Lei.

E eu , Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos, a redigi, subscrevo e assino.

A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

______________________________________ CRISTINA CALISTO DECQ MOTA

Referências

Documentos relacionados

4 As provas foram realizadas entre os meses de abril a novembro de 1967.. GHEMAT alocado no site da Universidade Federal de Santa Catarina – USFC. Além dos

Selecione a impressora a partir da [Lista de Impressoras] e, em seguida, clique no botão [Adicionar outro ícone da impressora].. Defina as definições da impressora conforme

The present catalogue lists ant types of 12 traditional Myrmicinae ant tribes (Adelomyrmecini, Basicerotini, Blepharidattini, Crematogastrini, Formicoxenini, Lenomyrmecini, Myrmicini,

 De todos os métodos de esterilização utilizados, o calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão é considerado o melhor e mais eficiente.  Entre 121 e

Unidade de Competência 1: Costurar peças do vestuário em máquinas de costura ponto fixo (reta, duas agulhas, zigue-zague) realizando o acabamento necessário (travete, caseadeira

Executar atividades de apoio ao cadastro comercial, projetos, fiscalização e acompanhamento de obras de saneamento básico, manutenção de equipamentos de radiocomunicação,

Uma das formas como criar os elementos gráficos para a Web, é utilizar o Corel Draw para produzir os diversos objectos em formato Vectorial e seguidamente exportá-los para o

Para informações mais detalhadas sobre as unidades e factores de conversão, consulte a secção Configuração do Sistema do IMMAGE Operations Manual (Manual de Funcionamento