• Nenhum resultado encontrado

Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da ciência da informação: uma abordagem do MarcOnt initiative na era da web semântica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da ciência da informação: uma abordagem do MarcOnt initiative na era da web semântica"

Copied!
196
0
0

Texto

(1)unesp. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília – SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. FABIANO FERREIRA DE CASTRO. Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da Ciência da Informação: uma abordagem do MarcOnt Initiative na era da Web Semântica. Marília 2008.

(2) FABIANO FERREIRA DE CASTRO. Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da Ciência da Informação: uma abordagem do MarcOnt Initiative na era da Web Semântica. Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Ciência da Informação, como parte das exigências para a obtenção do título de mestre em Ciência da Informação, da Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Marília. Área: Informação, Tecnologia e Conhecimento.. Linha: Informação e Tecnologia Orientador: Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Pesquisa financiada pela CAPES. Marília 2008.

(3) C353p. Castro, Fabiano Ferreira de. Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da ciência da informação : uma abordagem do MarcOnt initiative na era da web semântica / Fabiano Ferreira de Castro. - - Marília, 2008. 201 f. : il. ; 30 cm Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista, 2008. Bibliografia: f. 166-183. Orientadora: Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos 1. MarcOnt Initiative. 2. MARC21. 3. Web Semântica. 4. Bibliotecas digitais. I. Autor. II. Título. CDD 025.316.

(4) FABIANO FERREIRA DE CASTRO. Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da Ciência da Informação: uma abordagem do MarcOnt Initiative na era da Web Semântica. BANCA EXAMINADORA: ___________________________________________________________________________ Nome: Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos. Titulação: Profa. do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Marília. (Orientadora). ___________________________________________________________________________ Nome: Dra. Silvana Aparecida B. Gregorio Vidotti. Titulação: Profa. do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Marília. ___________________________________________________________________________ Nome: Profa. Dra. Lídia Alvarenga. Titulação: Profa. do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Escola de Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Campus de Belo Horizonte.. Data da defesa: 29/02/2008. Local: Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília..

(5) Dedicatória.... À Deus, por me conceder esse presente. Aos meus pais Alaor e Ana, com muito amor e carinho..

(6) AGRADECIMENTOS. Essa é uma das partes mais fáceis e prazerosas que perpassam o trabalho, mas ao mesmo tempo difícil, pois são tantas as pessoas que passaram em nossas vidas e que direta ou indiretamente contribuíram para a concretização de mais uma etapa alcançada. Sendo assim, vamos tentar.... Quero agradecer primeiramente e de maneira especial àquele que me ensina a cada dia a aprender a viver melhor, o Mestre dos Mestres, o qual não estaria agora aqui, firme, de pé, é só por Ele... Deus. Assim como diz o grande livro: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Sinto-me feliz, por ser tão agraciado com a dádiva da vida e ter tido a oportunidade de realizar algo que mais do que eu quisera Deus já o sonhara para mim. Assim como diz a canção: “[...] vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim [...] realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou...”.. Agradeço também à minha família que mesmo distantes, me apoiaram, oraram e me deram condições, no sentido lato do termo, de concretizar mais esta etapa da minha vida: meu pai Alaor, minha mãe Ana Maria, minha irmã Tatiane e meu irmão Júnior. Amo muito todos vocês, obrigado por fazerem parte da minha vida, da minha história. Aos meus pais, por me ensinarem, educarem e, sobretudo, a ser gente – proporcionando-me condições de chegar até aqui.. Essas pessoas que falarei um pouco agora entraram na minha vida de mansinho, mas fizeram uma revolução que ninguém faz idéia, nem mesmo eu. Estou falando do casal Carlão e Teresa (mais conhecida como Mi), posso considerá-los a “segunda” família. Posso dizer que foram peças principais nesta etapa, pois me acolheram em sua casa, como se fosse um filho mesmo.. O Carlão, o que falar dele: pai, amigo, psicólogo, companheiro, com um grande coração, esse cara é ouro. Desde o tempo do GOU (Grupo de Oração Universitário) pudemos conviver como família. Obrigado pelas preciosas conversas, especialmente por me ajudar no campo da Psicologia. Não tenho nem palavras para expressar a minha gratidão, meu carinho, simplesmente muito obrigado por tudo....

(7) Agora vamos falar dessa figura a Mi, essa “grande” japonesa é como minha mãe mesmo, carinhosa, meiga, amiga, companheira, ótima pessoa, sem falar das comidas que ela faz, que tempero maravilhoso. Obrigado por tudo, pela paciência. Vocês moram no meu coração e que o Senhor possa a cada dia abençoá-los abundantemente.. A pessoa que eu falarei agora é uma pessoa que eu tenho muita admiração, que eu a conheço desde 1999, período o qual ingressei no curso de Biblioteconomia dessa mesma universidade; lembra Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, do primeiro dia de aula: “o que é informação?”, “falta de informação mata?” “o que é catalogação?” Perguntas e questionamentos que nortearam a minha vida profissional e acadêmica até o presente momento. Não é por nada não, ela é simplesmente a minha orientadora sempre ética e muito zelosa com o que faz, um exemplo de profissional e pessoa. Muito obrigado por tudo, pela dedicação, amizade, orientação, carinho, pela confiança depositada, em especial por ter tido o privilégio de ser seu orientando em mais este trabalho, desfrutando do seu conhecimento e competência. Muito obrigado por me ajudar a descobrir “os maiores diamantes espalhados pelos campos”. Será que encontrarei mais algum (s)?. À Profa. Silvana Vidotti, por sua participação na banca de qualificação e agora na defesa deste trabalho, pelos apontamentos e contribuições. O que dizer sobre ela: uma pessoa amiga, competente e que vem acompanhando meu crescimento acadêmico desde minha graduação. Muito obrigado por fazer parte da minha vida.. À Profa. Lídia Alvarenga, por sua participação na banca de qualificação, por suas valiosas contribuições que me fizeram refletir e a concretizar essa pesquisa. Muito obrigado por tudo, por permitir-me partilhar um pouco do seu conhecimento e, sobretudo, da sua simplicidade embutida na sua competência profissional.. Gostaria de agradecer aos funcionários da Pós-Graduação em Ciência da Informação que prontamente sempre me atenderam com muito profissionalismo, de maneira especial Carol, Aline, Andréia, Márcia e Douglas.. Aos funcionários da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília pela dedicação, pelos serviços prestados, sempre atenciosos em suas atribuições. De maneira.

(8) especial à Luzinete, bibliotecária e companheira do mestrado, muito obrigado por tudo, pela amizade, carinho e boas conversas. Obrigado por compartilhar um pouco de sua experiência.. Aos meus colegas da Pós-Graduação em Ciência da Informação os quais passamos bons e agradáveis momentos juntos e trocas de conhecimentos constantes. Em particular: Ângela, Rachel, Juliane, Deise, Roberta, Aldinar, Liriane, Maria Carolina, Carlos, Luana, Silvia, Milena, Rogério, Elvis e Maria José.. Aos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, por toda minha formação acadêmica e profissional.. Agradeço a CAPES pelo suporte financeiro desta pesquisa durante o período do mestrado. Aos meus amigos que sempre me apoiaram nesta etapa da minha vida, por compreenderem os momentos de ausência: Hellen, Roberta, Marcinho, Lucilene, Kamila, Denise, Milena, Viviane, Danielle, Marcos, Elza, Adriana Eugênio, Cassiane, Cláudia, Nina, Kléber, Christiane, Estela, Comunidade El Shaddai.. A todas as pessoas, que com seu modo de ser, contribuíram e me apoiaram. Simplesmente muito obrigado, vocês moram no meu coração..

(9) FOLHA EM BRANCO A vida segue seu rumo. Vou escrevendo minha história. A cada dia eu recebo. Uma folha em branco do Criador!. Vou escrever o HOJE. Sem me preocupar com o AMANHÃ. Sim, já passou o ONTEM. Só quero ficar com o que é bom!. Eu não tenho medo de tentar!. Parar! Pensar! Mudar!. (Diego Fernandes).

(10) No bonde, antigamente…. No trem, no navio, em movimento. um não-lugar concreto.. E na Internet, atualmente.. O bonde trilhando. O avião voando. O navio.... Existe um lugar em movimento?. (Um-lugar-de-momento).. (MIRANDA; SIMEÃO, 2005).

(11) "Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento". (Clarice Lispector).

(12) RESUMO A relevância tanto da Web quanto das bibliotecas digitais para os diversos ramos da ciência, tem impulsionado pesquisadores e comunidades científicas a buscar soluções de integração, intercâmbio e entendimento semântico sobre os conteúdos que nelas circulam. Verifica-se, no cenário atual, uma forte tendência para a disponibilização de conteúdos digitais e a falta de uso de padrões adequados para a representação e a descrição desses recursos em ambientes digitais, o que é apontado pela literatura como uma grande preocupação para a comunidade científica e focado neste trabalho enquanto problema da pesquisa. Nesse contexto, a proposição desta pesquisa é verificar na literatura científica a aplicabilidade e a funcionalidade das tecnologias e instrumentos disponíveis como padrões de representação e descrição de conteúdo e forma, no âmbito das bibliotecas digitais, com o objetivo de identificar e de caracterizar o uso e a aplicação do MarcOnt enquanto ferramenta para a construção de formas de representação da informação para bibliotecas digitais na atualidade, destacando-o como instrumento para descrição dos aspectos semânticos dos conteúdos digitais nestas ambiências. Como metodologia, o presente trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de análise exploratória e descritiva do tema, com o qual é possível obter subsídios para um maior entendimento e compreensão mais detalhados do MarcOnt e as tecnologias que estão abarcadas no âmbito das bibliotecas digitais para a construção Web Semântica. Como resultado, procurou-se demonstrar a aplicação da ferramenta MarcOnt em um ambiente informacional específico, a Biblioteca Digital Semântica JeromeDL, para analisar nos fundamentos da Catalogação as formas de representação dos recursos informacionais. O que nos levou a definir categorias para análise futura do sistema em comparação com o padrão de metadados MARC21. Além disso, foi possível demonstrar a existência de um ambiente colaborativo, o Portal MarcOnt, o qual se apresenta como um espaço para a construção de descrições bibliográficas semânticas. Assim, o padrão de descrição bibliográfica semântica MarcOnt, oferece a possibilidade de garantir uma melhora na performance de interoperabilidade, não somente entre padrões de metadados, mas também entre sistemas e ambientes informacionais digitais.. Palavras-chave: MarcOnt. MARC21. Web Semântica. Bibliotecas digitais. Representação da informação. Catalogação automatizada. Padrões de metadados. Informação e Tecnologia..

(13) ABSTRACT The relevancy of not only the Web but also the digital libraries for the diverse branches of Science has stimulated researchers and scientific communities to search for integration solutions, interchange and semantic understanding about the contents that circulate in them. In the present scenary, a strong tendency is verified for the availability of digital contents and the lack of use of adequate patterns for the representation and description of those resources in digital environments, what is pointed by literature as a great concern for the scientific community and focused on this work as a problem of the research. In this context, the proposal of this research is to verify, in the scientific literature, the applicability and functionality of the technologies and instruments available as patterns of representation and description of content and form, in the ambit of digital libraries, with the objective of identifying and characterizing the use and the application of MarcOnt as a tool for the construction of forms of information representation for digital libraries at the present time, highlighting it as an instrument for describing the semantic aspects of the digital contents in these environments. As a methodology, the present work is characterized by being an exploratory and descriptive analysis of the subject, with which it is possible to obtain subsidies for a better and more detailed understanding and comprehension of MarcOnt and the technologies that are included in the ambit of digital libraries for the Semantic Web construction. As a result, it was attempted to demonstrate the application of the MarcOnt tool in a specific informational environment, the JeromeDL Semantic Digital Library, to analyze the fundamentals of Cataloguing the forms of representation of informational resources. That made us define the categories for the future analysis of the system comparing to the MARC21 metadata pattern. Besides, it was possible to demonstrate the existence of a cooperative environment, the MarcOnt Gateway, which presents itself as a space for the construction of semantic bibliographic descriptions. Therefore, the MarcOnt semantic bibliographic description pattern offers the possibility of assuring an improvement in the interoperability performance, not only among metadata patterns, but also among digital informational systems and environments.. Keywords: MarcOnt. MARC21. Semantic Web. Digital libraries. Representation of information. Automatized cataloguing. Metadata patterns. Information and Technology..

(14) LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1: Memex (Memory Extension)............................................................................. 33 FIGURA 2: Evolução das bibliotecas com a presença das TICs ........................................... 45 FIGURA 3: Elementos básicos do acervo digital.................................................................. 60 FIGURA 4: Tipos de informação segundo o Modelo de referência Open Archival Information System (OAIS) ..................................................................................................................... 62 FIGURA 5: Entidades do Grupo 1 e Relações Bibliográficas Primárias ............................... 83 FIGURA 6: Estrutura do código RDA.................................................................................. 86 FIGURA 7: Exemplo de registro bibliográfico em formato MARC21 comentado pelo autor.. ............................................................................................................................................ 91 FIGURA 8: Estrutura de um registro em formato MARCXML ............................................ 93 FIGURA 9: Elementos contemplados no padrão de metadados Dublin Core ........................ 96 FIGURA 10: Estrutura de registro em formato Dublin Core................................................. 97 FIGURA 11: Estrutura de um registro no padrão de metadados BibTeX ............................. 100 FIGURA 12: Exemplo de documento livro em XML ......................................................... 103 FIGURA 13: Arquitetura RDF simples .............................................................................. 107 FIGURA 14: Declaração RDF utilizando a sintaxe XML ................................................... 108 FIGURA 15: Estrutura da arquitetura RDF Schema ........................................................... 109 FIGURA 16: Arquitetura da Web Semântica proposta em 2005 comentada pelo autor ....... 118 FIGURA 17: Arquitetura de serviços de mediação MarcOnt ............................................. 128 FIGURA 18: Estrutura de representação em MarcOnt ....................................................... 130 FIGURA 19: Regras para construção de descrição semântica de MARC21 para MarcOnt ....................................................................................................................................... ...133 FIGURA 20: Estrutura básica do MarcOnt........................................................................ 134 FIGURA 21: Arquitetura da Biblioteca Digital Semântica JeromeDL ................................ 138 FIGURA 22: Interface de apresentação da Biblioteca Digital Semântica JeromeDL........... 141 FIGURA 23: Formas de busca e tipos documentais............................................................ 142 FIGURA 24: Interface de busca avançada.......................................................................... 143 FIGURA 25: Interface de Busca semântica ........................................................................ 144 FIGURA 26: Recurso informacional Livro ........................................................................ 145 FIGURA 27: Formas de apresentação dos recursos informacionais .................................... 146 FIGURA 28: Representação de um recurso informacional em MarcOnt ............................ 147 FIGURA 29: Interface de entrada no Portal MarcOnt........................................................ 150.

(15) FIGURA 30: Principais ferramentas para a construção de descrições semânticas ............... 150 FIGURA 31: Ambiente das regras gerais de transformação................................................ 151 FIGURA 32: Criação de múltiplas descrições .................................................................... 152 FIGURA 33: Apresentação do recurso em forma de tripla.................................................. 152 FIGURA 34: Submissão da criação da descrição do recurso ao comitê de avaliação .......... 153 FIGURA 35: Verificação das normas exigidas para construção da descrição...................... 154 FIGURA 36: Acesso aos recursos informacionais .............................................................. 155.

(16) LISTA DE SIGLAS. AACR - Anglo-American cataloging rules AACR AACR3 - Anglo-American Cataloging Rules 3. ed ACL - Access Control List ALA - American Library Association ARPA - Advanced Research Projects Agency CALCO – CAtalogação Legível por COmputador CBU - Controle Bibliográfico Universal CCSDS - Consultive Committee for Space Data Systems CDD - Classificação Decimal de Dewey CDNL - Conferência de Diretores das Bibliotecas Nacionais CDU - Classificação Decimal Universal COLIS - International Conference on Conceptions of Library and Information Science DC - Dublin Core DERI - Entreprise Research Institute DTD - Document Type Definition ELP - Extensible Library Protocol FID - Federação Internacional de Documentação FRBR - Functional Requirements of Bibliographic Records GUT - 

(17)     HTML - Hypertext Markup Language HTTP - Hypertext Transfer Protocol IBBD - Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação IBICT - Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica IFLA - International Federation of Library Association and Institutions IIB - Instituto Internacional de Bibliografia IID – Instituto Internacional de Documentação ISBD - International Standard Bibliographic Description LC - Library of Congress MARC - Machine Readable Cataloging MEMEX - Memory Extension METS - Metadata Encoding and Transmission Standard MIT - Massachussets Institute of Technology.

(18) OAI-PMH - Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting OAIS - Open Archival Information System OCLC - OnLine Computer Library Center OWL - Web Ontology Language RBU - Repertório Bibliográfico Universal RDA - Resource Description and Access RDF - Resource Description Framework RDFS - Resource Description Framework Schema RI - Repositórios Institucionais RIEC - Reunião Internacional de Especialistas em Catalogação RMI - Remote Method Invocation SGML - Standard Generalized Markup Language TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” URI - Uniform Resource Identifier W3C - World Wide Web Consortium XHTML - eXtensible Hypertext Markup Language XML - Extensible Markup Language XSL - Extensible Stylesheet Language.

(19) SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO............................................................................................................... 18 1.1 Definição do problema ............................................................................................. 20 1.2 Proposição ................................................................................................................ 21 1.3 Objetivos................................................................................................................... 21 1.3.1 Objetivo geral .................................................................................................... 21 1.3.2 Objetivos específicos.......................................................................................... 22 1.4 Metodologia ............................................................................................................. 22 1.4.1 Forma de análise dos resultados ....................................................................... 24 1.5 Justificativa............................................................................................................... 24. 2 UMA ABORDAGEM REVISITADA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ........................... 28. 3 BIBLIOTECAS DIGITAIS: GÊNESE E CONTEMPORANEIDADE........................ 44 3.1 Dimensão contextual acerca das Bibliotecas Digitais.............................................. 46 3.2 Pontuações sobre os Websites................................................................................... 52 3.3 Paradigma da Preservação digital na perspectiva das Bibliotecas Digitais ........... 58 3.3.1 Modelo de Referência Open Archival Information System (OAIS) .................. 61 3.3.2 O papel dos metadados na preservação digital ................................................ 66 3.4 Elementos éticos no contexto das Bibliotecas Digitais............................................. 68. 4 FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO INTERSUBJETIVO .......................................................................................................... 73 4.1 Representação da informação.................................................................................. 74 4.2 Breves considerações sobre os catálogos, as regras e os códigos de catalogação: marcos de formas de representação na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação ................................................................................................................ 79 4.3 Catalogação ou metadados... “eis a questão”: paradigmas e transformações no cenário atual ................................................................................................................... 87 4.3.1 Padrão de metadados MARC21........................................................................ 90 4.3.2 Padrão de metadados MARCXML................................................................... 92 4.3.3 Padrão de metadados Dublin Core ................................................................... 95.

(20) 4.3.4 Padrão de metadados BibTeX........................................................................... 98 4.4 XML (Extensible Markup Language)..................................................................... 102 4.5 Arquitetura de metadados RDF ............................................................................ 105 4.5.1 RDF Schema .................................................................................................... 108 4.6 Apontamentos sobre as formas de representação da informação ........................ 111 5 MARCONT INITIATIVE: UMA PROPOSTA PARA A REPRESENTAÇÃO E A DESCRIÇÃO DE RECURSOS INFORMACIONAIS NA WEB................................... 114 5.1 Web Semântica: novos olhares para a representação e a descrição de recursos informacionais.............................................................................................................. 115 5.2 Descrição bibliográfica na era da Web Semântica ................................................ 121 5.3 Arquitetura MarcOnt ............................................................................................ 128 5.4 Biblioteca Digital Semântica JeromeDL ................................................................ 136 5.4.1 Formas de representação dos recursos informacionais na Biblioteca Digital Semântica JeromeDL................................................................................................ 141 5.5 Portal Colaborativo MarcOnt: um modelo de aplicação para recursos informacionais.............................................................................................................. 149 5.6 À guisa de resultados.............................................................................................. 156. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................ 158. REFERÊNCIAS............................................................................................................... 166. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA......................................................................................180. ANEXOS. ......................................................................................................................... 184. ANEXO A – Regras de transformação entre os padrões de metadados..........................185.

(21) . . 

(22)       

(23)

(24) 

(25)  

(26) 

(27)  

(28) 

(29)   

(30)  

(31)  

(32)     

(33)         

(34)               !"        #$          %&'   ( 

(35)   )* + #,-       ( . /          

(36)  

(37).  

(38) !

(39)    !

(40)  "  !

(41) 

(42) 

(43) 

(44) #

(45)   0                     

(46)       '     012 22   /  3 

(47)  4    5    !,

(48)   %6 !           7

(49) 8 2     2    2     *0 2       6 / 9  :    ;    3   !  - 05      

(50)  ,$      #,-<( .             !     3            ,.$  - =!3->/  ;$            $          0       0 ?

(51)   5  -      /  2  

(52) '   $           

(53)     8   @   2@     0

(54)                     @   0       0       .   $      /.  . . 3 8      5  

(55)

(56) 

(57) ABCCD(3E!F,/  2@     ( F/ 6 .$  7 G 7<<  / /H/ 3  7 CI 5 / BCC/ ;      

(58)           5   

(59)

(60) 

(61)           ,   #$ J     K J0 :   ) @  #$ J2 L0  L #$ J   J  6      E    =6E>/ .

(62) . BC. 3 #  0    @       % 2 *    9  @      $          $                                0

(63)  ?     8  $     $   0         9    !"         M2  

(64) " . ! 

(65) $

(66) % 

(67)       4  NN/  ,   ?0 .  22  

(68)         

(69)                             O $ .  $           2         $     @   0        8 /  3   $1      #

(70)

(71)    22        $      "       

(72)          .   2    8      0  12      1 2   '

(73)       0                  0   $     $      9  /        3 22          @   2           O  8 0          0   $ @

(74)                

(75)              '  .$   9

(76)          .$     / 6   0                         ' 

(77)                     8 0$          /  . ;   0 9  0    "     2@   '.             8  

(78)                     2   0 

(79)             0    $      8     9/.

(80) . B.     ,    $              2  0 P L0 6 L   Q 2 L =BCCD>0        

(81) 0

(82)          25    O # - 1 0            8       0    . 1 

(83) $  25 $ 22          

(84)           @          0       1   '/  . ,    ?0       

(85)   4 $           .  .  2                      8               '   0  12   22       2  #    /     !"   . 3 !"         9 

(86)     25      .  0          4    0             0  0  @ 0               0 2                           22    /,   0      

(87)   25 $7     !"#   6     $  90   0 # - 1 0 # B/C /     @   $   $    0  

(88)      25 $           4           .$                      2        '0   ?   22        #0     $        2       25   O        @       .

(89) . BB.    '           2" 0   2     !"     /      !"$%$   ,    0  25 $  .        2    .      

(90)  0   7  •.       @  

(91)

(92) 

(93) 0          =   '> 22     #     R.  •. &               2            2    1    22              /.    &'!#   ,  2          2            .$ .                        0  12   22    0       2     @        

(94)     9  ?     $   =!E;FRME;3,0BCCS>/   . F   ?  0  6 L  ;9=BCC0 /I>0 -$  8   

(95)    . 

(96)             

(97) 8      $$     / F   ?           

(98)   T   2  

(99)      $  0  $   2       

(100)        .   / -  24 @             / 3  8 0   0    

(101)  $ 

(102) 

(103)  $ /F 4      24  $    

(104)  229        

(105) 90  $  2 $ /.

(106) . BS. 30         2  2     0  .$               25 $  2     2 /  3          2     $$  25 $  .                   @   25 $    /F4      4  

(107)   229      /  F          7 •. : $    229  .$         0    229  9  =$0 0      0         T     0        "  >0   9  =M        ?        7 : 0  %

(108) 

(109)   !%

(110) #

(111)  !0 ! 0#

(112) &

(113)  0    >  9  =22  0. 0 9 $0   > 9  !"    /.  •. -    0     "  22         2 0    4   "              

(114)  0 7 0(3E!B0#- 1 0M2    0 E        0 !     @  0            "0"   0 .  2     '  @ 0    2    0   $        "        /.  •. :        ?   0

(115)  2               

(116)   9 .$  2   2.                                 0  12   22       2   !"   /.    .

(117) . BI.  & ()*!     

(118)   25 $     

(119)       0      2   @ 27  /        9    $   9    B/      @  

(120)

(121) 

(122) 12 !"   0      ? @   25        

(123)        $1   2   .    9 R  S/2      

(124)

(125) 

(126)  

(127)           =   '>   $  22     #/    +,*!$!"   #  

(128) $    $$   

(129)             

(130)         M2       BCCB     !   3  @      12(3E!B0

(131)            2    9 

(132)     /  BCCD0        @  #  4              #$          %&' ( 

(133)  )*+#,-<( . 0    

(134) 8     O $  2                  2       0     # - 1    M2   6    $   !          2" 0   0      

(135)  /    . 

(136)    $ @    8   @ 0        0  2    

(137)   4  

(138) 

(139)  2          @    '        / .

(140) . BD. U9     . $9  

(141)     0    12   22    0     $     2         @                2  /  9

(142)            $$     8          8 

(143)        @ 0   

(144)        2         /  #      $  4    $$     

(145)      

(146)     2       E6) ='!

(147) (!  

(148) ) *>0     M  :     # - 1        8       22     1   . 0  + (,%

(149)

(150)  9 2        . D/  3 

(151)          .$     0   ?  0   M2   6  - 1  + (,%

(152)   T 0  M   ?                  

(153)                        2   /     0    

(154)     5    

(155)       $1   2 .    $$             !     9  M2  /  3                     . 0       5            $    .                (3E!       12 22       #- 1 0  244 $    /  ;   0     0     2 8    .     0         0    $1    

(156)    2          229 R 40   $1    @    

(157)   9     2.   

(158)    9  !"        $$  4  4     @             @           2     / .

(159) . BV. &      $$ 

(160)        $  9   !"      2    9  2    

(161)    @                         '  22      2  #/  F     .        2 

(162) 8  02   ?

(163)        0     2     

(164)  0     0   0 25 $=     .>0   0 5  $ 0   $1  0   $1 .   9  !"   /3        7   !3W#:F B  -./

(165) /01'(/2.

(166) '3445/(/

(167) (/

(168) 561,124/

(169) (/

(170) 46)1'./781

(171) 

(172) 1.-64/781

(173) 61

(174) 9.0451

(175) (/

(176) 4:64/

(177) (/

(178) 46)1'./781+,    .            !  +!$" .   2    0              9  !"   0  

(179) 0 F  ;  $ M 0                           @                 .   !"     0    $   $            0 0#- 1 0#B/C /  . !3W#:F S + 040,415/

(180) (4245/4;

(181) 2:6

(182) 

(183) 165.<1'/64(/( +    .           22     4              0  

(184)         2"   .  . @   

(185)    ? 0           $    M2    !"         $  #- 1 0 

(186)  @    O    O            0 $         2       2   2 $   2       /   .

(187) . BX. !3W#:F I + )1'./

(188) (

(189) '<'65/781

(190) (/

(191) 46)1'./781;

(192) -.

(193) (4=,121

(194) 465'-0+5431 + ,    .                         . @                          0    

(195)        M2      !"     .          

(196) 

(197)                 / 340  8                 0      $   $         8    9  0   7 M2   6   # - 1 0     $   2      2    1    2     /. !3W#:FD     -./

(198) <'1<15/

(199) </'/

(200) /

(201) '<'65/781

(202) 

(203) /

(204) ('4781

(205) (

(206) '-'1

(207) 46)1'./416/4

(208) 6/

(209) #0+!       $                            #0.           "    $       2        9 5 0#- 1 0#B/C /,   ?0.      .$  8    

(210) 8   @           0    $$     $       1            .    

(211)

(212) 

(213)  34 0    2          22    1 0 

(214)     M2   6  - 1  + (,0 2"   

(215)         .             

(216) @  O

(217) 8   2          12 /   !3W#:F V  164('/7>

(218) )46/4 +    .          0 2 $ 8    ?8       229  1  02  $  !       $   2         $  !"   /   ')':64/+-        " 

(219)    !     

(220)  /.

(221) . B.  '- -. -/0' 012- - -2 034/-2 - ('-

(222)  0 3' 3-

(223) 5'. -363- -('-

(224) . 6 

(225)  ? 

(226) "@

(227) 

(228)    " 

(229) 

(230)  

(231) 

(232) ABC

(233)

(234) <

(235) ' 

(236)

(237)

(238)

(239)       ? @  

(240)    

(241)  0         

(242)             

(243)  4& AB

(244) 

(245) 5"         !"    #$       %&' ( 

(246)  )*+#,-    ( . /,   0          0    $         2       !  =!B>      $$       0             !"      

(247)          /  -   $            

(248)  2 .     "  !"   /  3!"             F 0

(249) 2         $   9 22 9     /    $$    $    

(250)                      E  M29 #$   =EM#>0      ! "  M29      2   M ?   D/   CX0             F    ?      2        O  @           

(251)             22  0    5 0         $        O     O 

(252)  / ,    0 F      

(253)       0            7     =$0 0 5     >0    8  = $  0   0    />0      = 0   0

(254)   . B. .            =!>    O     !  /.

(255) . SC.  0     />   ' / =E3YZ3E60 X>/    @ 

(256)        F  2     0 2      @ 0            

(257)  0     @   !"   /  . 6    .            0 ?    . BI0  @      M2  =M>

(258)      )      F @ 8    6   / F M                        0   9   @  0   "     / 3      8   M        $$          '0       0  ?   /   BD0 F    $$    22   9    0 

(259)             $          @                       / ,    ?0     !   6   #$   =!6#>

(260)  2 $        9            4  $          / 3 !6#                2      =       ?0  

(261) $   0    . 0    > ?      ?0   ?         @                 ?7                      $   2     / =E3YZ3E60 X>/ -   F  =SI>       @            2     0.   $               0

(262)                 

(263) $0  5      S* N D*       229/ 3      '  $         0F   $ 

(264)    @   ?      $ 

(265)        $ 2      /    8        @      0   

(266)            $$       / 6    0                            @   F /=E3YZ3E60X>/  &9  S           6 +         6   /F        .4  2    5

(267) 

(268) (          F  =SI>0

(269)  ? 8   8    $   $     0           

(270)        0 4  .

(271) . S.    $  $.   9     2  T   ?    /=EFME6F0BCCS>/  . 3           .$     '              .      ?     F /SD  @  !   S[!      $          6        $ 0        8  2         0    5 0 .       $$                  @      0         $O 8 /  .   F                   O $ 8 .   

(272)       '       9/    @  $   ?   8         $           $     4  7   $0 4   $  $$     

(273)      ?0   0  ?/F 0    0   .         2      @      @     8 0.     $        $ 1

(274)  2     O 8   $     @   /  . F   2            (  =D>0

(275)       .          $  

(276)    2             8            2  0 4  

(277) 

(278)    0 4    9

(279)                   / 3            .  $   !"   0 @    25   8      /=F:;E30BCCD>/  . 3 9    4 9$      / F    DC.      . $ $      . 0       0 2   2         40    9    $$      9    @              0    

(280)         /=EFME6F0BCCS>/  6         4     VC0  #,-!F  1          $       . 0     2      .

(281) . SB.  .  $        $$   .0  0 T0       0%2       *0      .  )        6     )6/ = F(-R Q3UE0 XB>/ 3       )6      0          $0            12 229    0 O   %2      */  F      4 0            $     "     0      T    ?     0    @      ?        / 2   $    !"       2   $     9$         02   $  4   @ /  . 3                 @         8     .     -     0 ?    ;  $ M  ID/3  -     0      2              4      9

(282)  0     .  =. 

(283)  ! >0

(284)    $               ?   4  /F.        .                           2         2      

(285)   

(286)  0           2    8 /       0$ @ 

(287)   . /   .

(288) . SS.  ) #E37. =. 

(289)  ! > ) 76 .$  7G 7<<KKK/   /2<\ <<  ?/H/ 3  7BS /BCCX.   F   .         7  •. 

(290) 7 .    0 2        0  ?R. •. 6 $ 47         9     $   8 0              $   ? R. •. (  @            7       4 0

(291)   2 $       2  

(292)   4  /     $    2       '20

(293) $    $    $   R. •. 3 O 8      $4        $        / 34    9   ? 0      .    8     

(294) 

(295)    9

(296)            R. •. (   7  2      ?0    $ @

(297)          $ @ 0    

(298)  $                       0  $4       

(299)   28    $  /=]:3(F0BCCV>/. .

(300) . SI. . F .             8     $  1  .          0     .     ?  9 0    5 0   9

(301)       $9    ?            / F .    .0  4 

(302)      @    @        8   

(303)           /=]:3(F0BCCV>/;     

(304)     5 0  $ @      0    2      F   M 02                2  /  3     $                   0      8                  0             "   " $    0      $      .       /=-UE3R!:;:3,60XX>/  . VC0 @    ?     ,   . .  M 0   $   ?  4     <          9 / ,  $ 2 $             8 

(305)        .$          9       $ @          .$     . = ?0  0 />/  F

(306)             ?           @     T     4       $ 

(307)    @0     0                           .    /     2       9  2                      ? 0  @      0    '      0 2       $  8      '  25 / =:!F36!0BCCI0 /DVC>/. . 3    4     VC       

(308)     5     0    

(309)      0  ?     $0

(310)         $   $.        0 7   @     0 2 @ 0        0 $            0 $. 22 9     0   /  3         $   6      6       # + 3E3=/

(311) '!

(312) <D !

(313) /">  4   /-   25 $  .

(314) . SD. ^///_ 5        $  9$   

(315)   /! 2                    0                  0 

(316)                     0             

(317) 

(318)     / =!3-::-0 BCCC0 /SXD>/ . 3  4    

(319) 0   $  0   $   

(320)  .     5             

(321)    90      25 $           /      .     $      " / -       .  7      8       T   $      2  R  "      9R      $ R   @     "!  R     TR  $      @ / =EFME6F0 BCCS>/ 3      2 .         $        0$

Referências

Documentos relacionados

(Coleção Novas Perspectivas em Comunicação, 4). Seleção de ensaios da Revista Communications. Teorias da arte. Portugal: Editorial Presença, Brasil: Martins Fontes, 1978. Sobre

Sintetizando, pode-se mesmo dizer que “as informações estatísticas sobre cultura existentes na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não estão

A investigação realizada corrobora resultados de estudos semelhantes que demonstram que a natureza e a qualidade dos processos de planejamento e reflexão implicam em

O sub-tema mais solicitado “livros” se justifica pela qualidade da Biblioteca do MHN que, além dos acervos sobre História, Museologia, Heráldica, Numismática etc, também

Deste modo, ao considerar a afinidade entre essas disciplinas, enquanto a CI estuda o comportamento da informação (BORKO, 1968), a AI estrutura o ambiente

Analisamos o ponto de acesso escolhido na representação e sua pontuação; observamos se a área de título está descrita e pontuada conforme recomendação do AACR2;

(1999), trata-se de informação orgânica, pois possui essa dependência para com a instituição que a criou e a registrou em um determinado suporte. Arquivo, documento

Assim, a acessibilidade diz respeito ao atendimento das necessidades de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, além de possibilitar o uso