• Nenhum resultado encontrado

Aula 04 Revisão Gravataí- Rita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 04 Revisão Gravataí- Rita"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ciências Humanas

Revisão Aula II e Aula III 26 e 28/11.

O perfil do profissional de TI mudou muito nos últimos tempos, assim estas mudanças se refletem na formação tanto profissional, pessoal quanto na confecção de um currículo que seja ao mesmo tempo atraente, focado na vaga e não esteja poluído.

Primeiramente deve-se pensar no que pretende atuar, do que gosta de fazer, no que gostaria de trabalhar. Em cima disto buscar informações sobre a profissão como cursos para seguir a carreira e informações sobre como anda o mercado de trabalho da profissão escolhida. E aí sim planejar seu Marketing pessoal.

No modelo antigo, usávamos como dados pessoais as seguintes informações:  Nome completo,

 idade,

 endereço completo (com rua, número e complemento),  CEP,

 cidade,  Estado,

 telefone residencial, fax, celular (todos com DDD)  e-mail.

As informações pessoais aparecem em forma diferente nos modelos mais atualizados de CV, como por exemplo:

Qualificações profissionais

Apresente uma síntese (leu direito? SÍNTESE) de suas competências e habilidades profissionais. Para o empregador bater os olhos e avaliar você no ato. É aí que ele decidirá se continua em frente, lendo atentamente o seu perfil, ou se joga o currículo no lixo. Normalmente colocamos APENAS os cursos que forem pertinentes às vagas que deseja participar da seleção, sem poluição.

Histórico Profissional

A experiência é o ponto que mais chama a atenção dos recrutadores. Resuma seu histórico profissional, não se esquecendo dos seguintes pontos:

1. As empresas nas quais trabalhou (da mais recente para a mais antiga), lembrando que não é necessário colocar mais do que as três ultimas, a menos que esteja

(2)

concorrendo em uma vaga gerencial, não existe a necessidade de colocar TODA SUA VIDA profissional aqui.

2. O período em que passou em cada uma delas;

3. Seu(s) cargo(s) na organização;

4. Uma breve descrição de suas funções e responsabilidades no cargo ocupado. Informações Adicionais

Por fim, liste suas habilidades específicas, como conhecimentos de linguagens.

De programação, seminários e workshops (só os relevantes) palestras, seminários, fóruns e outros.

Atividades:

1. Monte seu CV para entregar usando as técnicas informadas acima e com recursos da Web. Para entregar por email até dia 01/12 por email.

2. Caso você fosse avaliar os seguintes profissionais (secretária, programador, vendedor e atendente telefônica). Quais os critérios você destacaria para cada candidato?

3. Existem alguns modelos de entrevistas de empregos, sendo assim, busquem na internet (sem ser cópia) algumas formas de avaliação utilizadas e comenta sobre cada uma delas bem como os testes psicotécnicos.

4. O currículo é um documento fundamental para ingressar no Mercado de Trabalho. O modelo possui alguns dados muito relevantes. Explique-os.

a) Objetivo: b) Qualificações:

c) Cursos livres e informações adicionais: d) Dados de Identificação:

(3)

5. Testes psicotécnicos: tente resolver as questões que são utilizadas em algumas dinâmicas de seleção nas empresas: Arquivo 2 solicitar impressão na secretaria.

Ciências Humanas

ENTREVISTA ESTRUTURADA 1. Fale sobre si.

Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais são seus objetivos em curto prazo? E em longo prazo?

Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas. 3. O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?

Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?

O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma. 5. O que procura num emprego?

As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

(4)

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.

Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?

Seja sincero, mas, sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?

Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: pró-atividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. E pontos negativos/defeitos?

Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.

Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade, mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito autocrítico, persistente demais, etc.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?

Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

12. Até hoje, quais foram às experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

(5)

10 erros em entrevistas:

1. Português: Esse é um ponto muito importante. Falar e escrever corretamente, sem o uso de gírias, conta muitos pontos para o candidato. Procure não utilizar vícios de linguagem como “né” e “tipo”. Fale com calma para sua pronúncia ser correta e não soltar, por exemplo, um “também” ao invés de também. Caso perceba o seu erro, corrija-se, pois dessa forma o entrevistador sabe de seus conhecimentos.

2. Vestimenta: Saber se vestir é primordial. Decote, roupas curtas ou justas, calça muito baixas mostrando as roupas íntimas e camisetas de times devem ficar guardadas para outras ocasiões. Evite roupas sujas e amassadas e aposte em cores neutras como preto, marrom, bege e branco. Quando receber a ligação sobre a vaga, pergunte qual o tipo de traje adequado. Nem todas as vagas exigem o uso de roupas sociais. Na dúvida é melhor estar bem trajado, pois demonstra sua preocupação com o momento. Os sapatos devem estar limpos.

3. Falta de Ética: Falar mal sobre pessoas e empresas pelas quais você passou não é bom para sua imagem. É antiético citar exemplos negativos, principalmente quando o candidato não está envolvido no episódio. A história pode soar como fofoca e esse não é um comportamento esperado no ambiente corporativo.

4. Postura corporal: Sentarem-se com postura “largada”, ombros caídos, pés inquietos e batendo no chão, olhar disperso e mãos segurando a cabeça demonstrando tédio podem fazer você ser desclassificado. O corpo transmite muitas mensagens e os entrevistadores estão prontos para entendê-las. Então, tenha postura correta, mas não force gestos e expressões faciais.

5. Conversas: Evite conversas paralelas quando o facilitador ou os candidatos estiverem falando. Isso denota falta de respeito com o outro e você pode perder explicações importantes sobre o processo seletivo. Tome cuidado quando for responder uma pergunta. Seja claro e objetivo, porém saliente como pode contribuir caso seja o escolhido.

6. Mentiras: Jamais invente cursos ou experiências em seu currículo ou entrevistas. Você poderá ser testado e, caso a empresa perceba a informação incorreta, pode finalizar a participação do candidato tanto na dinâmica, quanto após a contratação. Se não tiver conhecimentos nas áreas solicitadas, mostre seu interesse em aprender.

7. Falta de conhecimento: Procure saber sobre a empresa e o ramo na qual ela atua. Visite sites e faça buscas na Internet. Assim você poderá ter mais ideias de como

(6)

ela se posiciona no mercado e mostrará interesse ao entrevistador. Não pergunte sobre salários e benefícios no início da conversa. Isso demonstra o interesse maior no dinheiro e não na oportunidade. Porém, se não ficar claro, aborde o assunto antes de finalizar o encontro.

8. Atrasos: Chegar depois do horário não é bom para sua imagem. Calcule o tempo necessário para chegar ao local e conte com os imprevistos. Pesquise se na região há obras ou previsão de chuvas e saia mais cedo nesses casos. A impressão dos candidatos que se atrasam é de falta de comprometimento. Comparecer com 15 minutos de antecedência.

9. Postura corporativa: As dinâmicas são um momento de avaliação. Evite conversas não relacionadas com a atividade executada. Dar gargalhadas, criticar os demais participantes ou fazer piadas em excesso não são comportamentos esperados pelo selecionador. Também não queira sempre impor suas ideias, mostre sua capacidade de compreensão quando necessário.

10.

10. Falta de participação: Você foi chamado para uma dinâmica de grupo e quer a vaga? Então participe ativamente de todas as atividades. Apenas tome cuidado para não falar demais e deixar os outros candidatos sem espaço. Mostre que você sabe trabalhar em equipe e dê a oportunidade de outras pessoas também se expressarem.

1. Responda as questões abaixo com atenção:

1) Quando se trata de uma empresa Internacional onde você irá realizar uma entrevista no ramo de TI, é importante obter conhecimentos sobre a mesma e também a vaga desejada. Comente a importância destes conhecimentos e cites duas exigências de acordo com a vaga desta empresa:

2) O que você entende por técnicas de apresentação. Dê dois exemplos e explique cada uma delas.

3) Foram estudados cinco tópicos de apresentação, quais são eles?

4) O que é necessário aparecer logo após os dados de identificação em um currículo?

(7)

5) Cite 2 perguntas que algumas empresas fazem em uma entrevista.

6) Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. Quando falso, corrija a questão colocando a resposta correta abaixo:

a) ( ) Uma boa preparação para uma apresentação gera confiança para o apresentador e dá credibilidade ao trabalho.

b) ( ) O ideal quando não se tem domínio do assunto é na abertura já iniciar desculpando-se.

c) ( ) Ao encerrar a apresentação é interessante mensagens do tipo: Finalmente..., Concluindo então...

d) ( ) Não é importante ter informações da empresa que poderá vir a trabalhar. e) ( ) Não mencionar no currículo pretensão salarial, somente se for solicitado pela empresa.

Referências

Documentos relacionados

Projeto de 2 quartos, sala para 2 ambientes, banheiro social, cozinha tipo americana, área de serviço

O que será implementado neste artigo é um Web Service simples, para aprendizado da tecnologia e para desmentir a afirmação que Web Services são complexos de construir e complexos

Data e Local da Defesa: Santa Maria, RS, 14 de dezembro de 2015. O desempenho de um pavimento é influenciado pelos materiais empregados, pelo tráfego, pelo processo construtivo e

Período Unidade de Ensino Professor aplicador Dia Horário Sala.. Filosofia do

0000.5479, por meio de um formulário contendo questões referentes à caracterização dos pacientes e os instrumentos: Escala de Experiências Espirituais Diárias (EEED), composta

A classe de Manipulação não Convencional de Cena configura-se como uma das grandes responsáveis pela interatividade e imersão do usuário com o Ambiente de Realidade Virtual, uma

Supondo, que o atendimento ao consumidor seja melhor em outra empresa, e utilizando esta mesma escala, qual é a chance de você trocar de empresa fornecedora de energia