• Nenhum resultado encontrado

Pós-Doutorado em Agroquímica: Área de Concentração em Química Analítica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Doutorado em Agroquímica: Área de Concentração em Química Analítica."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROQUÍMICA

PROCESSO SELETIVO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES)

EDITAL Nº 01 de 28 de fevereiro de 2019

O Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, contendo as normas do Processo Seletivo de bolsistas no Programa Nacional de Pós Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES).

Pós-Doutorado em Agroquímica: Área de Concentração em Química Analítica.

1 – INFORMAÇÕES GERAIS

O PNPD/CAPES é um programa de concessão institucional que financia estágios pós- doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES que tem como objetivos promover a realização de estudos de alto nível. Visa também reforçar os grupos de pesquisa nacionais e renovar os quadros dos Programas de Pós- Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Além disso, promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Este edital é complementado pela PORTARIA Nº 086, de 03 de Julho de 2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) de 03 de outubro de 2013, do IF Goiano – Campus Rio Verde.

2 – DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS 2.1 – Cronograma:

Tabela 1: Cronograma de execução do edital

Etapa Data

Lançamento do Edital 28/02/2019

Data limite para submissão das propostas Até 11/03/2019 Divulgação dos resultados preliminares Até 12/03/2019 Prazo para recursos quanto aos resultados preliminares Até 13/03/2019

Divulgação do resultado final Até 14/03/2019

Implementação da Bolsa 15/03/2019

2.1 – Aportes Financeiros:

A bolsa PNPD/CAPES engloba dois aportes financeiros distintos: a bolsa mensal e o pagamento de recursos de custeio anual.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO bolsista.

O aporte anual de recursos de custeio destinado a subsidiar atividades de pesquisa do bolsista, a sua participação em eventos como congressos, encontros e simpósios, passagens e diárias, de acordo com as normas das agências financiadoras, para participação em congressos ou para a realização de trabalho de campo, etc. O repasse dos recursos de custeio e as normas de sua utilização acompanham o programa de fomento ao qual o PPG está vinculado (exemplos: PROAP e PROEX), sendo a CAPES responsável pela liberação dos recursos de acordo com a disponibilidade.

2.2 – Prazo de Execução dos Projetos:

A bolsa será concedida pelo prazo de 12 meses contados a partir da implementação da bolsa no sistema da CAPES. Após esse período a bolsa poderá ser renovada a cada 12 meses por um período máximo de 60 meses considerando os critérios do Artigo 13º deste edital.

3 – CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

Os critérios de elegibilidade indicados abaixo são obrigatórios. O Programa de Pós- Doutorado (PNPD) constitui-se na realização, por portadores do grau de Doutor, de atividades de pesquisa junto aos programas de pós-graduação do IF Goiano recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O supervisor do bolsista PNPD será o coordenador do PPGAq, que deverá de manter, durante a execução do projeto, todas as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao perfeito cumprimento do seu objeto, preservando atualizados os seus dados cadastrais junto aos registros e órgãos competentes.

3.1 – Requisitos para o Candidato à Bolsa:

I – possuir o título de doutor em Química ou Agroquímica, ou ata de defesa, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação. O candidato deve ter experiência, comprovada através de artigos, na área de Cromatografia.

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico.

III – não ser aposentado ou estar em situação equiparada. IV – não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza.

V – estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pelo PPGAq.

VI – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

3.2 - Atribuições do bolsista: Do bolsista exige-se:

I- elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de Pós-Graduação e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa.

II– dedicar-se às atividades do projeto e do plano de trabalho sob a coordenação do Colegiado do PPGAq.

III – restituir à CAPES os recursos recebidos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

4 – INSCRIÇÃO

4.1 - A inscrição do candidato deverá ser feita por meio do envio dos documentos previstos no item 4.3, via correio eletrônico (e-mail) da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (ppgaq.rv@ifgoiano.edu.br) com cópia para o coordenador do curso (joao.perbone@ifgoiano.edu.br).

4.2 - A homologação da inscrição será comunicada aos candidatos via e-mail e será publicada no site do PPGAq.

4.3 - Serão exigidos os seguintes documentos para inscrição:

I. fotocópia da Carteira de Identidade e CPF ou passaporte, em caso de candidato estrangeiro.

II. cópia do currículo gerado pela plataforma LATTES do CNPq do candidato com produção científica dos últimos cinco anos.

III. cópia do Diploma de Doutorado ou declaração de que possuirá o título de doutor, quando da implementação da bolsa.

IV. ficha de avaliação do candidato (Tabela 2). V. Submeter uma proposta de projeto

4.4 – Requisitos da Proposta

I – O projeto deve estar claramente caracterizado como pesquisa científica e tecnológica, com ênfase na área de Cromatografia. Deve-se dar ênfase nas técnicas de cromatografia

líquida e/ou gasosa com detecção por espectrometria de massas.

II – O projeto deve apresentar as informações abaixo listadas, de forma a permitir sua adequada análise por parte da Comissão Julgadora:

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO a) identificação da proposta.

b) delimitação dos objetivos da pesquisa e sua fundamentação.

c) justificativa que demonstre a relevância do projeto. A justificativa deve também indicar a contribuição do projeto para a consolidação de linha de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico ou mesmo de área de concentração do PPGAq. Quando pertinente, a aderência do projeto a outras ações e/ou programas induzidos das agências financiadoras deverá ser destacada.

d) metodologia a ser empregada.

e) resultados pretendidos, progresso científico e tecnológico esperado, as inovações a serem obtidas, potenciais aplicações, bem como os indicadores que serão utilizados no acompanhamento do projeto.

f) cronograma físico (relatando as atividades previstas, contendo especificações das metas e ações para a conclusão do projeto em um prazo máximo de 3 anos).

g) referências bibliográficas.

h) a infraestrutura física e tecnológica, já disponível na instituição proponente ou a ser instalada, necessárias para a consecução de seus objetivos, dentro do previsto no plano de trabalho e cronograma apresentados.

i) outras informações julgadas relevantes.

j) projeto de pesquisa resumido (máximo 20 páginas) abrangendo as informações do item 4.4. 5 – ADMISSÃO, ANÁLISE E JULGAMENTO

A admissão para a realização do pós-doutorado no IF Goiano não gera vínculo empregatício e nenhum compromisso por parte da Instituição com o fornecimento dos recursos materiais e financeiros destinados às pesquisas previstas, além do previsto pela agência de fomento.

A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Agroquímica, nomeará uma Comissão Julgadora específica para o PNPD, composta por no mínimo três docentes do PPGAq à qual caberá a análise, o julgamento e a classificação das propostas.

A seleção dos candidatos será baseada na avaliação do currículo documentado entregue no momento da inscrição. Esta etapa a Comissão Julgadora avaliará do currículo do candidato e ao maior valor do currículo, de acordo com a Tabela 2 em anexo, será determinado à nota 10 e os demais serão corrigidos proporcionalmente. Para a produção científica, considerar os últimos 5 anos cheios e o ano atual. Artigos aceitos para publicação, mediante declaração assinada pelo editor ou comissão editorial, serão contabilizados.

Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento das propostas, poderá apresentar recurso dirigidos ao PPGAq.

6 – CONTRATAÇÃO DAS PROPOSTAS APROVADAS E IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS A implementação da bolsa ocorrerá até o dia dez do mês subsequente a abertura do processo

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO seletivo, seguindo a classificação gerada pelo mesmo.

6.1 No caso de múltiplos candidatos, se o primeiro não atender os requisitos básicos para a implementação, no mês subsequente, o segundo candidato será então contemplado, e assim, sucessivamente, até que se implemente a bolsa.

7 – CANCELAMENTO, SUSPENSÃO E SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS

I – A bolsa poderá ser cancelada pela CAPES ou pelo PPGAq a qualquer tempo por infringência à disposição do REGULAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO (Anexo I - Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013) e do Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) de 03 de outubro de 2013, do IF Goiano – Câmpus Rio Verde, ficando o bolsista obrigado a ressarcir o investimento feito indevidamente em seu favor, de acordo com a legislação federal vigente, e impossibilitado de receber benefícios por parte da CAPES pelo período de até cinco anos, contados do conhecimento do fato, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e penais.

II – A suspensão da bolsa ocorrerá nos seguintes casos:

a) doença grave que impeça o bolsista de participar das atividades previstas.

b) realização de atividades relativas ao PNPD no exterior, pelo período máximo de 12 meses, caso receba outra bolsa.

b.1) A suspensão pelos motivos previstos no subitem a deste item não será computada para efeito de duração da bolsa.

b.2) A suspensão pelos motivos previstos no subitem b deste item será computada para efeito de duração da bolsa

b.3) Para o beneficiário que solicitar afastamento temporário para realização de atividades relativas ao PNPD no exterior, pelo período máximo de 12 meses, não haverá suspensão dos benefícios da bolsa, caso não receba outra bolsa.

b.4) Para a beneficiária que solicitar o afastamento temporário das atividades pela ocorrência de parto durante o período de vigência do respectivo benefício, não ocorrerá a suspensão dos benefícios da bolsa, observada norma específica da CAPES.

b.5) É vedada a substituição de bolsista durante a suspensão da bolsa.

III – O bolsista poderá ser substituído no âmbito do PPGAq, a qualquer tempo, em casos de desempenho insuficiente, desistência, abandono, interrupção ou finalização da vigência da bolsa ou projeto. Nestes casos a substituição do bolsista deverá ser precedida do cancelamento da bolsa vigente e cadastramento posterior do novo bolsista PNPD. A substituição de bolsista requererá a apresentação de Relatório de Atividades referente ao tempo de vigência da bolsa.

8- DURAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BOLSA

Art. 1° A bolsa será concedida pelo prazo de 12 meses contados a partir da implementação da bolsa no sistema da CAPES. Após esse período a bolsa poderá ser renovada a cada 12 meses por um período máximo de 60 meses.

Art. 2° A renovação será baseada em análise do relatório de atividades do bolsista (Anexo 3). O relatório de atividades deverá ser apresentado pelo bolsista com antecedência de 30 (trinta) dias ao

(6)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

término da vigência da bolsa e deverá incluir um plano de execução para os 12 meses seguintes.

§ 2° – Passado esse prazo o bolsista ficará inelegível para solicitar prorrogação da bolsa.

Art. 3° A renovação acontecerá desde que o bolsista atinja os seguintes requisitos durante a vigência da bolsa:

§ 2° – requisitos para renovar do 13o ao 24o mês (mais 12 meses de bolsa)

a) do 1o ao 12o mês de bolsa deve publicar pelo menos 4 (quatro) trabalhos em eventos científicos nacionais ou internacionais, e que tenham o bolsista, mestrando e/ou doutorando do PPGAq e o supervisor como autores ou co-autores do trabalho;

b) do 1o ao 12o mês de bolsa deve atingir 40 pontos em trabalho efetivo do bolsista em atividades realizadas ou apoiadas pelo PPGAq no ano base. A pontuação referente aos trabalhos realizadas ou apoiadas pelo programa estão descritas no Art. 13o;

§ 3° – requisitos para renovar do 25o ao 36o mês (mais 12 meses de bolsa)

a) do 13o ao 24o mês de bolsa deve publicar pelo menos 4 (quatro) trabalhos em eventos científicos nacionais ou internacionais, e que tenham o bolsista, mestrando e/ou doutorando do PPGAq e o supervisor como autores ou co-autores do trabalho;

b) do 1o ao 24o mês de bolsa deve ter pelo menos uma produção qualificada (Artigos A1, A2 e, ou B1) em periódico científico da área de Ciências Agrárias I (ano base do Qualis/CAPES mais recente e que tenha Journal Citation Reports - JCR) onde o bolsista, o supervisor e um mestrando e/ou doutorando do PPGAq estejam como autores do trabalho. Artigos aceitos para publicação pela revista serão considerados.

c) do 13o ao 24o mês de bolsa deve atingir 80 pontos em trabalho efetivo do bolsista em atividades realizadas ou apoiadas pelo PPGAq no ano base. A pontuação referente aos trabalhos realizados ou apoiados pelo programa estão descritas no Art. 14o;

§ 4° – requisitos para renovar do 37o ao 48o mês (mais 12 meses de bolsa)

a) do 25o ao 36o mês de bolsa deve apresentar indicadores de produção intelectual (Artigos equivalente A1/ano e Artigos em periódicos Qualis A1, A2 e B1/ano) aos exigidos pelo documento de área da CAPES para a área de Ciências Agrárias I, referente a nota em que o PPGAq se encontra classificado;

b) do 25o ao 36o mês de bolsa deve publicar pelo menos 4 (quatro) trabalhos em eventos científicos nacionais ou internacionais, e que tenham o bolsista, mestrando e/ou doutorando do PPGAq e o supervisor como autores ou co-autores do trabalho;

(7)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

B1) em periódico científico da área de Ciências Agrárias I (ano base do Qualis/CAPES mais recente e que tenha Journal Citation Reports - JCR) onde o bolsista, o supervisor e um mestrando e/ou doutorando PPGAq estejam como autores do trabalho. Artigos aceitos para publicação pela revista serão considerados.

d) do 13o ao 36o mês de bolsa deve ter pelo menos uma coorientação de mestrado e/ou doutorado vigente ou defendido no PPGAq no ano corrente;

e) do 25o ao 36o mês de bolsa deve atingir 100 pontos em trabalho efetivo do bolsista em atividades realizadas ou apoiadas pelo PPGAq, no ano base. A pontuação referente aos trabalhos realizadas ou apoiadas pelo programa estão descrita no Art. 13o;

§ 5° – requisitos para renovar 49o ao 60o mês (totalizando o tempo máximo de bolsa)

a) do 37o ao 48o mês de bolsa deve apresentar indicadores de produção intelectual (Artigos equivalente A1/ano e Artigos em periódicos Qualis A1, A2 e B1/ano) aos exigidos pelo documento de área da CAPES para a área de Ciências Agrárias I, referente a nota em que o PPGAq se encontra classificado;

b) publicar pelo menos 4 (quatro) trabalhos em eventos científicos nacionais ou internacionais, e que tenham o bolsista, mestrando e/ou doutorando do PPGAq e o supervisor estejam como autores ou co-autores do trabalho;

c) do 25o ao 48o mês de bolsa deve ter pelo menos uma produção qualificada (Artigos A1, A2 e B1) em periódico científico da área de Ciências Agrárias I (ano base do Qualis/CAPES mais recente e que tenha Journal Citation Reports - JCR) onde o bolsista, o supervisor e um mestrando e/ou doutorando do PPGAq estejam como autores do trabalho. Artigos aceitos para publicação pela revista serão considerados.

d) do 25o ao 48o mês de bolsa deve ter pelo uma coorientação de mestrado e/ou doutorado vigente ou defendido no PPGAq no ano corrente;

e) do 37o ao 48o mês de bolsa deve atingir 100 pontos em trabalho efetivo do bolsista em atividades realizadas ou apoiadas pelo PPGAq, no ano base. A pontuação referente aos trabalhos realizadas ou apoiadas pelo programa estão descrita no Art. 13o.

Art. 4° Caso a bolsa não seja renovada, esta volta para a coordenação do programa para nova seleção e o bolsista atual só poderá concorrer ao novo edital caso não tenha candidato inscrito.

.

Art. 5° O bolsista que concluir sua pesquisa ou pedir desligamento do programa antes dos 60 meses, a bolsa volta para a coordenação do programa para nova seleção.

(8)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Art. 6° Ao concluir o período de bolsa, o bolsista deverá apresentar em audiência pública, organizada e presidida pelo supervisor responsável e com a participação de pelo menos dois pesquisadores ou docentes, com titulação mínima de doutor, os resultados da pesquisa executada no Programa Nacional de Pós-Doutorado.

Art. 7° No término da bolsa deve ser apresentada a publicação de artigo(s) científico(s), sobretudo nos casos em que o bolsista participou no PNPD por mais de seis meses. Nos casos em que o artigo não tenha sido publicado, deverá ser apresentado, no prazo não superior a 30 dias, documento comprovando a submissão do artigo em periódico que tenha fator de impacto JCR.

Art. 8° O(s) artigo(s) científico(s) do(s) qual(is) deverá contar com coautoria do docente supervisor e discentes de pós-graduação e graduação que tenham auxiliado no desenvolvimento da pesquisa.

Art. 9° Para emissão do certificado de participação no PNPD (diploma), é necessário cumprir a carga hora mínima de 960 horas (6 meses) e apresentar relatório final aderente ao plano de trabalho, aprovado pelo Supervisor e pelo colegiado de curso do PPGAq.

Art. 10° O relatório final deverá ser entregue até, no máximo 30 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado e o certificado de participação no PNPD não será emitido

Art. 11° Confere-se o direito à PROPPI, DPPG, Colegiado de Curso e Coordenação do PPGAq de não fornecer certificado de participação de pós-doutorado caso o relatório seja considerado insuficiente.

9- DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 12º O não cumprimento das normas pode acarretar em perda da bolsa.

Art. 13º Os critérios da análise do relatório de atividades do bolsista para renovação de bolsa.

ATIVIDADES PONTOS

Apresentar Artigos em periódicos Qualis A1, A2 e B1/ano aos exigidos pelo documento de área da CAPES para a área de Ciências Agrárias I, referente a nota em que o PPGAq se encontra classificado

50

Apresentar Artigos equivalente A1/ano aos exigidos pelo documento de área da CAPES para a área de Ciências Agrárias I, referente a nota em que o PPGAq se encontra classificado

30

Artigo publicado em periódico da área de Ciências Agrárias I com fator de

impacto (Journal Citation Reports - JCR) maior ou igual a 2,0 20 Artigo publicado em periódico da área de Ciências Agrárias I com 2,0 < JCR >=

1,0 15

Artigo publicado em periódico da área de Ciências Agrárias I com JCR < 1,0 10

Coorientação de doutorado concluída 15

(9)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Coorientação de doutorado em andamento 8

Coorientação de mestrado em andamento 5

Coorientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação concluída 5 Coorientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação em andamento 3

Orientação de IC em andamento 5

Orientação de IC concluída 8

Ministrar disciplina em curso de Graduação (carga horária total de 60 horas ou

proporcionalmente) 10

Ministrar disciplina em curso de Pós-Graduação (carga horária total de 60 horas

ou proporcionalmente) 15

Responsável pela utilização de equipamentos multiusuários em laboratório 10 Coordenação de projeto aprovado em agência de fomento 10 Participação de projeto aprovado em agência de fomento 5 Coordenação de projeto submetido em agência de fomento 5 Participação de projeto submetido em agência de fomento 3 Apresentação oral de trabalho em evento científico nacional ou internacional, em

que o bolsista é o primeiro autor do trabalho 5

Apresentação em Poster de trabalho em evento científico nacional ou

internacional, em que o bolsista é o primeiro autor do trabalho 3 Participação de comitês ou comissões designadas pela PROPPI, DPPG ou P

PPGAq 5

Participação em congresso, palestras, mini-cursos, etc realizado ou apoiado pelo

PPGAq 1

Certificado emitido pela DPPG ou pelo PPGAq de consultoria Ad hoc 2

Essa pontuação será contabilizada para as atividades do bolsista dentro da linha de pesquisa que ele está inserido.

§ 6° – A carga horária das disciplinas ministradas pelos pós-doutorandos, não poderá exceder 8 (oito) horas semanais, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do pós-doutorado, quando for o caso.

Art. 14º Para os atuais bolsistas PNPD esta resolução entrará em vigor a partir do mês de aniversário da bolsa em 2019, ou seja, no mês de 2019 em que a bolsa completar o ano completo.

Art. 15º O inciso do Art. 24o que os atuais bolsistas PNPD devem atingir, após atender o Art. 38o, dependerá do tempo de implementação da bolsa, que será considerado a partir da implementação da bolsa no sistema da CAPES.

Art. 16 º Os casos omissos serão resolvidos pela DPPG, ouvido o respectivo Colegiado do Programa.

(10)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

I – A interlocução com a CAPES deverá ser feita apenas por intermédio do Coordenador Geral de Pós-Graduação do IF Goiano, respaldado pela Coordenação do PPGAq.

II – O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

III – Será concedido o prazo máximo de 90 (noventa) dias para que o Coordenador conclua a indicação para a substituição do bolsista. Esse período será contabilizado no tempo de duração do projeto/bolsa. Não cumprido o prazo, a concessão será cancelada.

IV – Compete a Coordenação do PPGAq:

a) manter a documentação comprobatória da habilitação e seleção dos candidatos, bem como termo de compromisso do bolsista, conforme modelo disponibilizado em anexo, pelo período mínimo de 5 anos após o cancelamento ou término de vigência da bolsa. b) manter em meio digital, por no mínimo 5 anos, os Relatórios de Atividades dos

bolsistas, aprovados pelo Programa de Pós-Graduação, referentes ao período de vigência da bolsa.

c) disponibilizar à CAPES, no prazo solicitado, qualquer informação ou documentação referente ao bolsista e suas atividades no âmbito do PNPD.

d) acompanhar e avaliar o desempenho dos bolsistas.

João Carlos Perbone de Souza

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Agroquímica

Osvaldo Resende

Coordenador Geral do Programa de Pós Graduação

Alan Carlos Costa

(11)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Tabela 2: Ficha de pontuação do currículo Lattes do candidato com as atividades desenvolvidas com a pontuação prévia calculada

Ítem Atividade Pontos Quanti

dade Pontuação 1 Artigo publicado em periódico com conceito QUALIS “A1” 100 / artigo

2 Artigo publicado em periódico com conceito QUALIS “A2” 85 / artigo 3 Artigo publicado em periódico com conceito QUALIS “B1” 70 / artigo 4 Artigo publicado em periódico com conceito QUALIS “B2” 55 / artigo 5 Artigo publicado em periódico com conceito QUALIS “B3” 40 / artigo 6 Artigo publicado em periódico com conceito QUALIS “B4” 25 / artigo 7 Artigo publicado em periódico com conceito QUALIS “B5” 10 / artigo 8 Artigo publicado em periódico sem QUALIS (até o máximo de

25 pontos) 5 / artigo

9 Capítulo de livro com ISBN (até o máximo de 30 pontos) 10 / capítulo 10 Livro com ISBN (até o máximo de 90 pontos) 30/ livro 11 Resumo simples em eventos científicos (até o máximo de 10

pontos) 1 / resumo

12 Resumo expandido (2 ou mais páginas) em eventos científicos

(até o máximo de 20 pontos) 2 / resumo

13

Trabalho completo publicado em anais de eventos científicos (mínimo 5 páginas e contendo abstract) (até o máximo de 10 pontos)

3 / trabalho 14 Patente (registrada ou depositada) (30 pontos por patente, até

o máximo de 10 patentes) 30 / patente

15 Atividade profissional (2 pontos por ano até o máximo de 10

pontos) 2 /ano

16 Orientação em monografia de especialização aprovada (até o

máximo de 30 pontos) 3 / aluno

17 Orientação em trabalho de conclusão de curso com Monografia

aprovada (até o máximo de 30 pontos) 3 / aluno

18 Estudante de iniciação científica PIBIC/PIBITI/PIVIC 10 / semestre 19 Estudante de iniciação científica PIBIC Júnior ou PIBIC – EM 5 /

semestre 20 Monitoria em disciplinas de graduação (Máximo de 20 pontos)

4 / 100 horas ou equivalente 21 sensu” (Máximo de 20 pontos) Certificado de conclusão de curso de especialização “Lato

10 / 360 horas ou equivalente TOTAL Nome do candidato: Local e data: Assinatura do candidato

(12)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro, para os devidos fins, que ,

CPF , pesquisador de pós-doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agroquímica do Instituto Federal Goiano, tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de beneficiário de bolsa aprovada e, nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas:

I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC.

II – apresentar curriculum vitae atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, modelo de Currículo (Anexo III da Portaria CAPES/MEC nº. XXX/2013), histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico.

III – não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

IV – ser brasileiro ou portador de visto temporário no Brasil sem vínculo empregatício.

V- elaborar Relatório de Atividades Semestral a ser submetido à aprovação do Programa de Pós-Graduação e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa.

VI – restituir à CAPES os recursos receb idos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada, acarretando a impossibilidade de receber benefícios por parte da CAPES, pelo período de até cinco anos, contados do conhecimento do fato. A avaliação dessas situações fica condicionada à aprovação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

Assinatura do(a) beneficiário de bolsa:

Local e data:

Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação Carimbo e assinatura

Referências

Documentos relacionados

Os bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado poderão ser autorizados pela OUTORGANTE a dedicar um máximo de 8 horas semanais à realização de

Mesmo que tenha pedido para falar com Tohka, a única resposta que recebeu foi que ela estava submetida á exames, então, até o final, ele não foi capaz nem de olhar

Para o fechamento do equipamento, seja após um desligamento programado ou após uma abertura por defeito, antes de executar a operação para religar o circuito

Thank you for purchasing UNSC ELEPHANT an authentic licensed product by MEGA Bloks based on the legendary Halo universe.. The collectible construction toy line features the

Quando ocorreu a abolição da escravidão no território ao longo da década de 1840 observamos que a liberdade veio acompanhada do serviço militar e do patronato destes

CAPACITAÇÃO: Tipo de capacitação pretemdida pelo servidor (Ex.: Mestrado (MES), Doutorado (DR), Pos-Doutorado (POS-DOC), Outra (OUT), especificar) Observações:. SITUAÇÃO: A

Promover a ampliação da oferta de energia e a expansão de sua infraestrutura de distribuição, em atendimento às necessidades de desenvolvimento industrial. Promover a expansão

Na área de Química, têm-se os Programas de Pós-graduação em Química que também abrigam pesquisas sobre o ensino, como o Programa de Pós-graduação em Química