• Nenhum resultado encontrado

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO INGLÊS ENSINO PROFISSIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO INGLÊS ENSINO PROFISSIONAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

E S C O L A

S E C U N D Á R I A

D E

B A R C E L I N H O S

-

4 0 3 7 8 7

AN O LE T I V O 2 0 1 8 / 2 0 1 9

DEPARTAMENTO

DE

LÍNGUAS

ESTRANGEIRAS

CRITÉRIOS

ESPECÍFICOS

DE

AVALIAÇÃO

INGLÊS

ENSINO

PROFISSIONAL

AVALIAÇÃO / ESTRATÉGIAS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS

▪ AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: No início de cada ano letivo é realizada

uma atividade de avaliação diagnóstica, a fim de permitir uma informação acerca das competências e dificuldades de cada aluno. No caso de continuidade da turma com o mesmo professor do ano letivo anterior, não se justifica esta atividade, embora possa ser realizado um teste autodiagnóstico, mais vocacionado para a autorregulação do aluno.

No início de cada módulo são realizadas atividades de ativação de conhecimentos, que permitam ao professor avaliar os conhecimentos do aluno sobre a matéria a iniciar. Ao longo de cada módulo devem ser facultadas ao aluno pequenas pausas de reflexão sobre a sua aprendizagem, visando a autorregulação e autonomia do aluno. ▪ AVALIAÇÃO FORMATIVA/CONTÍNUA: O professor realiza atividades

formativas variadas, que vão de encontro às necessidades detetadas na avaliação diagnóstica, permitindo ao aluno superar as suas dificuldades. Ao longo de cada módulo são utilizados, assim, instrumentos de

avaliação diversificados, uns com caráter obrigatório e outros com

caráter facultativo, conforme indicado nos instrumentos a seguir nomeados:

mínimo de 1 teste escrito em cada módulo lecionado (compreensão/produção escrita e uso da língua); atividades de audição/compreensão oral;

atividades de produção oral: apresentações, simulações, debates(…);

atividades de avaliação de leitura (facultativo);

observação direta do aluno nas atividades letivas e não letivas; atividades de autoavaliação;

caderno da disciplina / portefólio (facultativo); trabalhos de projeto/visitas de estudo/atividades

extracurriculares/outras atividades (incluindo as atividades no âmbito da Flexibilidade Curricular).

Observação: A aplicação dos instrumentos de avaliação assinalados acima como facultativos depende da decisão do professor, devidamente comunicada aos alunos.

São aplicadas grelhas relativas às competências a avaliar. As mesmas destinam-se à observação e recolha de informação, monitorizando-se a qualidade da participação, do trabalho realizado e o progresso do aluno no desempenho das diferentes atividades. Avaliam-se assim processos, competências linguísticas, comunicativas e sócio-afetivas e progressos do aluno, através da observação contínua e sistemática do seu trabalho nas várias vertentes: trabalho individual, em pares, em grupo, em turma; dentro e fora da sala de aula.

AVALIAÇÃO SUMATIVA: Classificam-se produtos em termos

quantitativos, de acordo com os valores indicados na coluna à direita, avaliando o progresso do aluno e o seu nível de consecução dos objetivos, para o que devem ter contribuído a avaliação diagnóstica e formativa.

COMPETÊNCIAS: COGNITIVA /COMUNICATIVA INTERCULTURAL/ESTRATÉGICA

75%

Componente da Escrita 55%

Compreensão interação e produção escrita Domínio Intercultural, Criatividade e Sensibilidade Estética

Léxico e Gramática

Componente da Oralidade 20%

Compreensão, interação e produção oral Domínio Intercultural, Criatividade e Sensibilidade Estética

Léxico e Gramática

COMPETÊNCIAS: ESTRATÉGICA / SÓCIOAFETIVA (Capacidades/Atitudes/Valores)

: 25%

▪Trabalho e colaboração em pares e pequeno grupo

▪Trabalho e colaboração em grande grupo (turma) ▪Literacia tecnológica ▪Pensamento crítico ▪Regulação da aprendizagem ▪Desenvolvimento pessoal MATERIAL OBRIGATÓRIO: 1. manual; 2. livro de exercícios; 3. caderno diário; 4. caderneta do aluno; 5. material de escrita;

6. outros materiais quando solicitados pelo professor

PERFILDOALUNO-ÁREASDECOMPETÊNCIAS: A-LINGUAGENS E TEXTOS

B-INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

C-RACIOCÍNIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS D-PENSAMENTO CRÍTICO E PENSAMENTO CRIATIVO E-RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

F-DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTONOMIA G-BEM ESTAR, SAÚDE E AMBIENTE

H-SENSIBILIDADE ESTÉTICA E ARTÍSTICA I-SABER CIENTÍFICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO J-CONSCIÊNCIA E DOMÍNIO DO CORPO

(2)

C

OMPETÊNCIAS

C

OGNITIVAS E

C

OMUNICATIVAS

:

75%-

(55%+20%)

CO M P E T Ê N C I A S DO M Í NI O S D ESCR IT OR ES D E D ES EM P EN H O P E R F I L D O A L U N O CC O GN IT IV A Á R E A S T E M Á T I C A S / S I T U A C I O N A I S O aluno:

• demonstra aquisição de conhecimentos, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das A.E.

(Conteúdos: Um Mundo de Muitas Línguas, O Mundo Tecnológico, Os Media e a Comunicação Global, Os Jovens na Era Global)

C O N H E C E D O R /S A B E D O R/ C U L T O/ I N F O R M A D O A,B,G,I,J C R I A T I V O A,C,D,J C R Í T I C O/ A N A L Í T I C O A,B,C,D,G I N D A G A D O R/ I N V E S T I G A D O R C,D,F,H,I SI S T E M A T I Z A D O R/ O R G A N I Z A D O R A,B,C,I,J C O M U N I C A D O R CO M U N IC A T IV A C O M P R E E N S Ã O O R A L O aluno:

• Compreende um discurso fluido e segue linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas,

integrando a sua experiência e mobilizando

conhecimentos adquiridos noutras disciplinas

(compreende noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados)

•Identifica/Compreende vocabulário e estruturas

gramaticais em textos diversificados (compreende formas de organização do léxico e reconhece estruturas frequentes do

funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais,

relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural)

C O M P R E E N S Ã O E S C R I T A

O aluno:

• Compreende/interpreta diversos tipos de textos, dentro das áreas temáticas apresentadas, recorrendo de forma adequada, à informação visual disponível

(identifica o tipo de texto, descodifica palavras-chave/ideias presentes no texto, marcas do texto oral e escrito que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação, interpreta informação explícita e implícita, pontos de vista e intenções do autor, compreende texto extenso)

• Identifica/Compreende vocabulário e estruturas

gramaticais em textos diversificados. (compreende formas de organização do léxico e reconhece estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural) I NT E R A Ç Ã O

O R AL

O aluno:

• Interage, pedindo clarificação, reformulação e/ou repetição e usa formas alternativas de expressão e compreensão, recorrendo à reformulação do enunciado para o tornar mais compreensível (interage com eficácia progressiva, participando em discussões, no âmbito das áreas temáticas)

• Utiliza vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e aplica estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural)

I NT E R A Ç Ã O E SC R I T A

O aluno:

• Interage, em textos escritos, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas,

integrando a sua experiência e mobilizando

conhecimentos adquiridos noutras disciplinas (responde a

um questionário, e-mail, chat ou carta)

• Utiliza vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e aplica estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural)

(3)

P R O D U Ç Ã O O R AL

O aluno:

• Exprime-se de forma clara sobre as áreas temáticas apresentadas; produz de forma simples e breve, mas articulada, enunciados para descrever, narrar e expor informações e pontos de vista.

• Aplica vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e utiliza estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural). A,B,D,E,H QU E ST I O N A D O R A,F,G,I,J R E S P E I T A D O R D A D I F E R E N Ç A/ D O O U T R O A,B,E,F,H A U T O A V A L I A D O R T R A N S V E R S A L À S Á R E A S C U I D A D O R D E S I E D O O U T R O B,E,F,G C R I A T I V O A,B,C,D,F,H P R O D U Ç Ã O E SC R I T A O aluno:

• Planifica e elabora uma atividade de escrita de acordo com o tipo e função do texto e o seu destinatário, dentro das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos noutras disciplinas; reformula o trabalho escrito no sentido de o adequar à tarefa proposta.

• Aplica vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e utiliza estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural) IN T E R C U L T U R A L R E C O NH E C E R R E A L I D A D E S I N T E R C U L T U R A I SD I ST I NT A S O aluno:

•Revela consciência do seu universo sociocultural e como este se relaciona com os universos culturais dos outros; •Relaciona a sua cultura de origem com outras culturas com que contacta, relativizando o seu ponto de vista e sistema de valores culturais, demonstrando capacidade de questionar atitudes estereotipadas perante outros povos, sociedades e culturas.

E

ST R A T É G IC A C O M U N I C A R E F I C A Z M E N T E E M C O N T E X T O O aluno:

• Adapta o discurso ao registo do interlocutor, utilizando vocabulário e expressões idiomáticas correntes, assim como estruturas frásicas diversas.

-

Distingue entre ambientes formais e informais de

comunicação (ligação ao mundo profissional)

PE N S A R

C R I T I C A M E N T E

O aluno:

•Relaciona vários tipos de informação, sintetizando-a de modo lógico e coerente, com apresentação de pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. R E L A C I O N A R C O N H E C I M E N T O S D E F O R M A A D E S E N V O L V E R C R I A T I V I D A D E E M C O N T E X T O O aluno:

•Relaciona o que ouve, lê e produz com o seu conhecimento e vivência pessoal, recorrendo ao pensamento crítico e criativo;

•Elabora trabalhos criativos sobre vários assuntos relacionados com as áreas temáticas apresentadas e interesses pessoais.

(4)

C

APACIDADES

,

A

TITUDES E

V

ALORES

……….25%

CO M P E T Ê N C I A S DO M Í NI O S D E SCR IT OR E S D E D ES EM P EN H O P E R F I LD O AL U N O ES T R A T ÉG IC A T R A B A L H O E C O L A B O R A Ç Ã O E M P A R E S E P E Q U E N O S G R U P O S O aluno revela:

-Solidariedade e Empatia

-Organização e Capacidade de Sistematização

-Capacidade para Evitar/Resolver Conflitos:

-Espírito de Equipa e de Partilha

S I S T E M A T I Z A D O R/

O R G A N I Z A D O R

P A R T I C I P A T I V O C O L A B O R A D O R A,B, C, D,E , F,I

R E S P O N S Á V EL A U T Ó N O M O C, D,E ,F ,G ,I, J C U I D A D O RD E S IED O O U T R O B,E , F, G Q U E S T I O N A D O R A,F, G, I, J C O M U N I C A D O R A,B, D,E , H A U T O A V A L I A D O R T R A N S V E R S A L À S Á E R E A S R E S P O N S Á V EL A U T Ó N O M O C, D,E ,F ,G ,I, J L I T E R A C I A T E C N O L Ó G I C A -C O M U N I -C A R E A C E D E R A O S A B E R E M C O N T E X T O O aluno revela:

-Literacia Tecnológica

:

(comunica online a uma escala local, nacional e internacional; demonstra progressivamente autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando fontes e suportes tecnológicos; contribui para projetos de grupo interdisciplinares).

P E N S A M E N T O C R Í T I C O

O aluno revela:

-Tolerância e Respeito Pelos Outros

-Responsabilidade nas Reflexões Críticas

R E G U L A Ç Ã O D O P R O C E S S O D E A P R E N D I Z A G E M

O aluno revela:

-Autonomia na Aprendizagem e na Utilização de Materiais

Auxiliares

-Responsabilidade na sua Autoavaliação

-Interesse pela Disciplina e Empenho em Superar as suas

Dificuldades

S ÓC IO A F E T IV A T R A B A L H O E C O L A B O R A Ç Ã O E M G R U P O T U R M A O aluno revela:

-Atenção e Concentração nas Aulas

-Cumprimento das tarefas e das regras de sala de aula

-Cooperação nas atividades da aula

-Disponibilidade e qualidade nas intervenções

-Responsabilidade na apresentação e organização do

material obrigatório

-Responsabilidade na apresentação do TDC

T R A B A L H O E DE S E N V O L V I M E N T O P E S S O A L O aluno revela:

-Assiduidade e pontualidade

-Hábitos de trabalho e de estudo

-Cooperação nas atividades extracurriculares

-Consciência ambiental

BA R C E L I N H O S,OU T U B R O 2 0 1 8

SU B C O O R D E N A Ç Ã O D E IN G L Ê S/ CO O R D E N A Ç Ã O D O DE P A R T A M E N T O D E LÍ N G U A ES T R A G E I R A S

(5)

E S C O L A

S E C U N D Á R I A

D E

B A R C E L I N H O S

-

4 0 3 7 8 7

AN O LE T I V O 2 0 1 8 / 2 0 1 9

DEPARTAMENTO

DE

LÍNGUAS

ESTRANGEIRAS

CRITÉRIOS

ESPECÍFICOS

DE

AVALIAÇÃO

C

OMUNICAR EM

I

NGLÊS

ENSINO

PROFISSIONAL

AVALIAÇÃO / ESTRATÉGIAS CRITÉRIOS ESPECÍFICOS

▪ AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: No início de cada ano letivo é realizada

uma atividade de avaliação diagnóstica, a fim de permitir uma informação acerca das competências e dificuldades de cada aluno. No caso de continuidade da turma com o mesmo professor do ano letivo anterior, não se justifica esta atividade, embora possa ser realizado um teste autodiagnóstico, mais vocacionado para a autorregulação do aluno.

No início de cada módulo são realizadas atividades de ativação de conhecimentos, que permitam ao professor avaliar os conhecimentos do aluno sobre a matéria a iniciar. Ao longo de cada módulo devem ser facultadas ao aluno pequenas pausas de reflexão sobre a sua aprendizagem, visando a autorregulação e autonomia do aluno. ▪ AVALIAÇÃO FORMATIVA/CONTÍNUA: O professor realiza atividades

formativas variadas, que vão de encontro às necessidades detetadas na avaliação diagnóstica, permitindo ao aluno superar as suas dificuldades. Ao longo de cada módulo são utilizados, assim, instrumentos de

avaliação diversificados, uns com caráter obrigatório e outros com

caráter facultativo, conforme indicado nos instrumentos a seguir nomeados:

mínimo de 1 teste escrito em cada módulo lecionado (compreensão/produção escrita e uso da língua); atividades de audição/compreensão oral;

atividades de produção oral: apresentações, simulações, debates(…);

atividades de avaliação de leitura (facultativo);

observação direta do aluno nas atividades letivas e não letivas; atividades de autoavaliação;

caderno da disciplina / portefólio (facultativo); trabalhos de projeto/visitas de estudo/atividades

extracurriculares/outras atividades (incluindo as atividades no âmbito da Flexibilidade Curricular).

Observação: A aplicação dos instrumentos de avaliação assinalados acima como facultativos depende da decisão do professor, devidamente comunicada aos alunos.

São aplicadas grelhas relativas às competências a avaliar. As mesmas destinam-se à observação e recolha de informação, monitorizando-se a qualidade da participação, do trabalho realizado e o progresso do aluno no desempenho das diferentes atividades. Avaliam-se assim processos, competências linguísticas, comunicativas e sócio-afetivas e progressos do aluno, através da observação contínua e sistemática do seu trabalho nas várias vertentes: trabalho individual, em pares, em grupo, em turma; dentro e fora da sala de aula.

AVALIAÇÃO SUMATIVA: Classificam-se produtos em termos

quantitativos, de acordo com os valores indicados na coluna à direita, avaliando o progresso do aluno e o seu nível de consecução dos objetivos, para o que devem ter contribuído a avaliação diagnóstica e formativa.

COMPETÊNCIAS: COGNITIVA /COMUNICATIVA INTERCULTURAL/ESTRATÉGICA

75%

Componente da Escrita 45%

Compreensão interação e produção escrita Domínio Intercultural, Criatividade e Sensibilidade Estética

Léxico e Gramática

Componente da Oralidade 30%

Compreensão, interação e produção oral Domínio Intercultural, Criatividade e Sensibilidade Estética

Léxico e Gramática

COMPETÊNCIAS: ESTRATÉGICA / SÓCIOAFETIVA (Capacidades/Atitudes/Valores)

: 25%

▪Trabalho e colaboração em pares e pequeno grupo

▪Trabalho e colaboração em grande grupo (turma) ▪Literacia tecnológica ▪Pensamento crítico ▪Regulação da aprendizagem ▪Desenvolvimento pessoal MATERIAL OBRIGATÓRIO: 1. manual; 2. livro de exercícios; 3. caderno diário; 4. caderneta do aluno; 5. material de escrita;

6. outros materiais quando solicitados pelo professor

PERFILDOALUNO-ÁREASDECOMPETÊNCIAS: A-LINGUAGENS E TEXTOS

B-INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

C-RACIOCÍNIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS D-PENSAMENTO CRÍTICO E PENSAMENTO CRIATIVO E-RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

F-DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTONOMIA G-BEM ESTAR, SAÚDE E AMBIENTE

H-SENSIBILIDADE ESTÉTICA E ARTÍSTICA I-SABER CIENTÍFICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO J-CONSCIÊNCIA E DOMÍNIO DO CORPO

(6)

C

OMPETÊNCIAS

C

OGNITIVAS E

C

OMUNICATIVAS

:

75%-

(45%+30%)

CO M P E T Ê N C I A S DO M Í NI O S D ESCR IT OR ES D E D ES EM P EN H O P E R F I L D O A L U N O CO G N IT IV A /CO M U N IC A T IV A C O M P R E E N S Ã O O R A L O aluno:

• Compreende um discurso fluido e segue linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas,

integrando a sua experiência e mobilizando

conhecimentos adquiridos noutras disciplinas

(compreende noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados)

•Identifica/Compreende vocabulário e estruturas

gramaticais em textos diversificados (compreende formas de organização do léxico e reconhece estruturas frequentes do

funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais,

relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural)

C O N H E C E D O R /S A B E D O R/ C U L T O/ I N F O R M A D O A,B,G,I,J C R I A T I V O A,C,D,J C R Í T I C O/ A N A L Í T I C O A,B,C,D,G I N D A G A D O R/ I N V E S T I G A D O R C,D,F,H,I SI S T E M A T I Z A D O R/ O R G A N I Z A D O R A,B,C,I,J C O M U N I C A D O R A,B,D,E,H C O M P R E E N S Ã O E S C R I T A O aluno:

• Compreende/interpreta diversos tipos de textos, dentro das áreas temáticas apresentadas, recorrendo de forma adequada, à informação visual disponível

(identifica o tipo de texto, descodifica palavras-chave/ideias presentes no texto, marcas do texto oral e escrito que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação, interpreta informação explícita e implícita, pontos de vista e intenções do autor, compreende texto extenso)

• Identifica/Compreende vocabulário e estruturas

gramaticais em textos diversificados.(compreende formas de organização do léxico e reconhece estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural) I NT E R A Ç Ã O

O R AL

O aluno:

• Interage, pedindo clarificação, reformulação e/ou repetição e usa formas alternativas de expressão e compreensão, recorrendo à reformulação do enunciado para o tornar mais compreensível (interage com eficácia progressiva, participando em discussões, no âmbito das áreas temáticas)

• Utiliza vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e aplica estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural)

I NT E R A Ç Ã O E SC R I T A

O aluno:

• Interage, em textos escritos, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas,

integrando a sua experiência e mobilizando

conhecimentos adquiridos noutras disciplinas (responde a

um questionário, e-mail, chat ou carta)

• Utiliza vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e aplica estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural)

P R O D U Ç Ã O O R AL

O aluno:

• Exprime-se de forma clara sobre as áreas temáticas apresentadas; produz de forma simples e breve, mas articulada, enunciados para descrever, narrar e expor informações e pontos de vista.

• Aplica vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e utiliza estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural).

(7)

P R O D U Ç Ã O E SC R I T A

O aluno:

• Planifica e elabora uma atividade de escrita de acordo com o tipo e função do texto e o seu destinatário, dentro das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos noutras disciplinas; reformula o trabalho escrito no sentido de o adequar à tarefa proposta.

• Aplica vocabulário e estruturas gramaticais adequadas aos tópicos. (compreende formas de organização do léxico e utiliza estruturas frequentes do funcionamento da língua; apropria-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural) QU E ST I O N A D O R A,F,G,I,J R E S P E I T A D O R D A D I F E R E N Ç A/ D O O U T R O A,B,E,F,H A U T O A V A L I A D O R T R A N S V E R S A L À S Á R E A S C U I D A D O R D E S I E D O O U T R O B,E,F,G C R I A T I V O A,B,C,D,F,H IN T E R C U L T U R A L R E C O NH E C E R R E A L I D A D E S I N T E R C U L T U R A I SD I ST I NT A S O aluno:

•Revela consciência do seu universo sociocultural e como este se relaciona com os universos culturais dos outros; •Relaciona a sua cultura de origem com outras culturas com que contacta, relativizando o seu ponto de vista e sistema de valores culturais, demonstrando capacidade de questionar atitudes estereotipadas perante outros povos, sociedades e culturas.

E

ST R A T É G IC A C O M U N I C A R E F I C A Z M E N T E E M C O N T E X T O O aluno:

• Adapta o discurso ao registo do interlocutor, utilizando vocabulário e expressões idiomáticas correntes, assim como estruturas frásicas diversas.

-

Distingue entre ambientes formais e informais de

comunicação (ligação ao mundo profissional)

PE N S A R

C R I T I C A M E N T E

O aluno:

•Relaciona vários tipos de informação, sintetizando-a de modo lógico e coerente, com apresentação de pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. R E L A C I O N A R C O N H E C I M E N T O S D E F O R M A A D E S E N V O L V E R C R I A T I V I D A D E E M C O N T E X T O O aluno:

•Relaciona o que ouve, lê e produz com o seu conhecimento e vivência pessoal, recorrendo ao pensamento crítico e criativo;

•Elabora trabalhos criativos sobre vários assuntos relacionados com as áreas temáticas apresentadas e interesses pessoais.

(8)

C

APACIDADES

,

A

TITUDES E

V

ALORES

……….25%

CO M P E T Ê N C I A S DO M Í NI O S D ESCR IT OR ES D E D ES EM P EN H O P E R F I LD O AL U N O ES T R A T ÉG IC A T R A B A L H O E C O L A B O R A Ç Ã O E M P A R E S E P E Q U E N O S G R U P O S O aluno revela:

-Solidariedade e Empatia

-Organização e Capacidade de Sistematização

-Capacidade para Evitar/Resolver Conflitos:

-Espírito de Equipa e de Partilha

S I S T E M A T I Z A D O R/

O R G A N I Z A D O R

P A R T I C I P A T I V O C O L A B O R A D O R A,B, C, D,E , F,I

R E S P O N S Á V EL A U T Ó N O M O C, D,E ,F ,G ,I, J C U I D A D O RD E S IED O O U T R O B,E , F, G Q U E S T I O N A D O R A,F, G, I, J C O M U N I C A D O R A,B, D,E, H A U T O A V A L I A D O R T R A N S V E R S A L À S Á E R E A S R E S P O N S Á V EL A U T Ó N O M O C, D,E ,F ,G ,I, J L I T E R A C I A T E C N O L Ó G I C A -C O M U N I -C A R E A C E D E R A O S A B E R E M C O N T E X T O O aluno revela:

-Literacia Tecnológica

:

(comunica online a uma escala local, nacional e internacional; demonstra progressivamente autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando fontes e suportes tecnológicos; contribui para projetos de grupo interdisciplinares).

P E N S A M E N T O C R Í T I C O

O aluno revela:

-Tolerância e Respeito Pelos Outros

-Responsabilidade nas Reflexões Críticas

R E G U L A Ç Ã O D O P R O C E S S O D E A P R E N D I Z A G E M

O aluno revela:

-Autonomia na Aprendizagem e na Utilização de Materiais

Auxiliares

-Responsabilidade na sua Autoavaliação

-Interesse pela Disciplina e Empenho em Superar as suas

Dificuldades

S ÓC IO A F E T IV A T R A B A L H O E C O L A B O R A Ç Ã O E M G R U P O T U R M A O aluno revela:

-Atenção e Concentração nas Aulas

-Cumprimento das tarefas e das regras de sala de aula

-Cooperação nas atividades da aula

-Disponibilidade e qualidade nas intervenções

-Responsabilidade na apresentação e organização do

material obrigatório

-Responsabilidade na apresentação do TDC

T R A B A L H O E DE S E N V O L V I M E N T O P E S S O A L O aluno revela:

-Assiduidade e pontualidade

-Hábitos de trabalho e de estudo

-Cooperação nas atividades extracurriculares

-Consciência ambiental

BA R C E L I N H O S,OU T U B R O 2 0 1 8

SU B C O O R D E N A Ç Ã O D E IN G L Ê S/ CO O R D E N A Ç Ã O D O DE P A R T A M E N T O D E LÍ N G U A ES T R A G E I R A S

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

a) A concessão de medida liminar, inaudita altera pars, para que se determine ao Presidente da Câmara dos Deputados que se que se abstenha de incluir em Ordem do Dia

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é