• Nenhum resultado encontrado

Lista Fenômenos-Ondulatória-Prof. Flávio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista Fenômenos-Ondulatória-Prof. Flávio"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 9 1. (Ita 2001) Um diapasão de frequência 400Hz é afastado de um observador, em direção a uma parede plana, com velocidade de 1,7m/s. São denominadas: f1, a frequência aparente das ondas não-refletidas, vindas diretamente até o observador; f2, frequência aparente das ondas sonoras que alcançam o observador depois de refletidas pela parede e f3, a frequência dos batimentos. Sabendo que a velocidade do som é de 340m/s, os valores que melhor expressam as frequências em hertz de f1, f2 e f3, respectivamente são,

a) 392, 408 e 16 b) 396, 402 e 8 c) 398, 402 e 4 d) 402, 398 e 4 e) 404, 396 e 4

2. (Ufmg 2001) Na figura, está representada uma onda que, ao se propagar, se aproxima de uma barreira. A posição das cristas dessa onda, em um certo momento, está representada pelas linhas verticais. A seta indica a direção de propagação da onda. Na barreira, existe uma abertura retangular de largura ligeiramente maior que o comprimento de onda da onda.

Considerando essas informações, assinale a alternativa em que MELHOR estão representadas as cristas dessa onda após ela ter passado pela barreira.

3. (Ufpi 2001) "Nos confins do Universo, há objetos celestes que se assemelham a fornalhas colossais... Emitem quantidades assombrosas de energia, na forma de jatos de matéria e radiação - luz, calor, ondas de rádio e raios X - produzindo luminosidades bilhões de vezes mais intensas que a do Sol"

(Revista "Ciência Hoje" 27, número 160, pág. 31).

Com relação aos tipos de radiação mencionados acima é correto afirmar: a) raios X e ondas de rádio têm mesma frequência.

b) ondas de rádio e luz visível têm a mesma energia. c) raios X têm frequência maior do que a da luz visível. d) raios X têm energia menor do que a da luz visível. e) ondas de rádio e luz visível têm mesma frequência.

4. (Uff 2000) Uma onda se propaga no meio 1, não dispersivo, com velocidade v1, frequência

f1, e comprimento de onda λ1. Ao penetrar no meio 2, sua velocidade de propagação v2 é três

vezes maior que v1, sua frequência é f2 e seu comprimento de onda é λ2.

Logo, conclui-se que: a) λ2 = λ1/3 e f2 = f1

b) λ2 = λ1 e f2 = 3f1

c) λ2 = λ1 e f2 = f1

d) λ2 = 3λ1 e f2 = f1

(2)

Página 2 de 9 5. (Unirio 2000) Em recente espetáculo em São Paulo, diversos artistas reclamaram do eco refletido pela arquitetura da sala de concertos que os incomodava e, em tese, atrapalharia o público que apreciava o espetáculo.

Considerando a natureza das ondas sonoras e o fato de o espetáculo se dar em um recinto fechado, indique a opção que apresenta uma possível explicação para o acontecido. a) Os materiais usados na construção da sala de espetáculos não são suficientemente

absorvedores de ondas sonoras para evitar o eco.

b) Os materiais são adequados, mas devido à superposição das ondas sonoras sempre haverá eco.

c) Os materiais são adequados, mas as ondas estacionárias formadas na sala não podem ser eliminadas, e assim, não podemos eliminar o eco.

d) A reclamação dos artistas é infundada porque não existe eco em ambientes fechados. e) A reclamação dos artistas é infundada porque o que eles ouvem é o retorno do som que eles

mesmos produzem e que lhes permite avaliar o que estão tocando.

6. (Ufrn 2000) O radar é um dos equipamentos usados para controlar a velocidade dos veículos nas estradas. Ele é fixado no chão e emite um feixe de micro-ondas que incide sobre o veículo e, em parte, é refletido para o aparelho. O radar mede a diferença entre a frequência do feixe emitido e a do feixe refletido. A partir dessa diferença de frequências, é possível medir a velocidade do automóvel.

O que fundamenta o uso do radar para essa finalidade é o(a) a) lei da refração.

b) efeito fotoelétrico. c) lei da reflexão. d) efeito Doppler.

7. (Ufmg 2000) Uma onda de rádio é emitida por uma estação transmissora e recebida por um aparelho receptor situado a alguns quilômetros de distância.

Para que ocorra a propagação da onda de rádio, entre a estação transmissora e o aparelho receptor,

a) deve existir um meio material qualquer.

b) deve existir um meio material que contenha elétrons livres. c) deve existir um meio material que contenha fótons.

d) não é necessária a presença de um meio material.

8. (Unirio 1999) Uma onda com velocidade v1 e comprimento da onda λ1, após ser refratada,

passa a ter velocidade v2 e comprimento de onda λ2. Considerando que v2=2.v1, podemos

afirmar que: a) λ2 = 1/3 . λ1 b) λ2 = 1/2 . λ1 c) λ2 = λ1 d) λ2 = 2 . λ1 e) λ2 = 3 . λ1

9. (Ufmg 1999) A figura mostra pulsos produzidos por dois garotos, Breno e Tomás, nas extremidades de uma corda. Cada pulso vai de encontro ao outro. O pulso produzido por Breno tem maior amplitude que o pulso produzido por Tomás. As setas indicam os sentidos de

movimento dos pulsos.

Assinale a alternativa que contém a melhor representação dos pulsos, logo depois de se encontrarem.

(3)

Página 3 de 9 10. (Pucmg 1999) I. Se uma fonte sonora se aproxima de um observador, a frequência

percebida por este é menor do que a que seria percebida por ele se a fonte estivesse em repouso em relação a esse mesmo observador.

II. As ondas sonoras são exemplos de ondas longitudinais, e as ondas eletromagnéticas são exemplos de ondas transversais.

III. A interferência é um fenômeno que só pode ocorrer com ondas transversais. Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II forem falsas b) se apenas as afirmativas II e III forem falsas c) se apenas as afirmativas I e III forem falsas d) se todas forem verdadeiras

e) se todas forem falsas

11. (Pucmg 1999) I. O fenômeno pelo qual uma onda não forma uma sombra com limites precisos, quando contorna uma barreira que a bloqueia parcialmente, é chamado de difração. II. Quando uma onda passa de um meio para outro, ocorre a mudança de alguns de seus parâmetros, mas sua frequência permanece constante.

III. Uma onda da frequência 50 Hz e comprimento de onda 20cm está se movendo à velocidade de 10m/s.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II forem falsas b) se apenas as afirmativas II e III forem falsas c) se apenas as afirmativas I e III forem falsas d) se todas forem verdadeiras

e) se todas forem falsas

12. (Ufv 1999) Um raio de luz monocromática de frequência "f", velocidade "v" e comprimento de onda "λ" incide perpendicularmente na interface ar-água, proveniente do ar. Pode-se afirmar que, ao atravessar esta interface:

a) "f" permanece constante, "v" diminui e "λ" diminui. b) "f" permanece constante, "v" aumenta e "λ" cresce. c) "f" diminui, "v" diminui e "λ" cresce.

d) "f" aumenta, "v" aumenta e "λ" cresce.

e) "f" aumenta, "v" diminui e "λ" permanece constante.

13. (Pucsp 1998) Para determinar a profundidade de um poço de petróleo, um cientista emitiu com uma fonte, na abertura do poço, ondas sonoras de frequência 220 Hz. Sabendo-se que o comprimento de onda, durante o percurso, é de 1,5 m e que o cientista recebe como resposta um eco após 8 s, a profundidade do poço é

(4)

Página 4 de 9 b) 1440 m

c) 2880 m d) 1320 m e) 330 m

14. (Ufrgs 1998) Quando você anda em um velho ônibus urbano, é fácil perceber que, dependendo da frequência de giro do motor, diferentes componentes do ônibus entram em vibração. O fenômeno físico que está se produzindo neste caso é conhecido como

a) eco. b) dispersão. c) refração. d) ressonância. e) polarização.

15. (Ufrgs 1998) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.

O alarme de um automóvel está emitindo som de uma determinada frequência. Para um observador que se aproxima rapidamente deste automóvel, esse som parece ser de ... frequência. Ao afastar-se, o mesmo observador perceberá um som de ... frequência. a) maior - igual b) maior - menor c) igual - igual d) menor - maior e) igual - menor

16. (Ufrgs 1997) Considere as afirmações a seguir:

I - O som se propaga no ar com uma velocidade de aproximadamente 340m/s.

II - As velocidades de propagação do som no ar e no vácuo são aproximadamente iguais. III - O eco é devido à reflexão do som.

Quais delas são corretas? a) Apenas I

b) Apenas I e II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) I, II e III

17. (Ufrgs 1997) Considere as afirmações a seguir:

I - As ondas luminosas são constituídas pelas oscilações de um campo elétrico e de um campo magnético.

II - As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar.

III - As ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagar. Quais delas são corretas?

a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) I, II e III

(5)

Página 5 de 9 ondas secundárias tais que a envoltória dessas ondas forma a nova frente de onda".

I. Trata-se de um Princípio aplicável somente a ondas transversais. II. Tal Princípio é aplicável somente a ondas sonoras.

III. É um Princípio válido para todos os tipos de ondas tanto mecânicas quanto ondas eletromagnéticas.

Das afirmativas feitas pode-se dizer que: a) Somente I é verdadeira

b) todas são falsas

c) Somente III é verdadeira d) Somente II é verdadeira e) I e II são verdadeiras

19. (Ufrgs 1996) As ondas mecânicas no interior de meios fluidos ...; as ondas mecânicas no interior de meios sólidos ...; as ondas luminosas propagando-se no espaço livre entre o Sol e a Terra ... .

Qual das alternativas preenche corretamente, na ordem, as lacunas?

a) são somente longitudinais - podem ser transversais - são somente transversais b) são somente longitudinais - não podem ser transversais - são somente transversais c) podem ser transversais - são somente longitudinais - são somente longitudinais d) são somente transversais - podem ser longitudinais - são somente longitudinais e) são somente transversais - são somente longitudinais - são somente transversais

20. (Ita 1996) Os fيsicos discutiram durante muito tempo sobre o modelo mais adequado para explicar a natureza da luz. Alguns fatos experimentais apَiam um modelo de partيculas (modelo corpuscular) enquanto que outros sمo coerentes com um modelo ondulatَrio. Existem também fenômenos que podem ser explicados tanto por um quanto por outro modelo. Considere, entمo, os seguintes fatos experimentais: I. a luz se propaga em linha reta nos meios homogêneos.

II. os ângulos de incidência e de reflexمo sمo iguais. III. a luz pode exibir o fenômeno da difraçمo.

IV. a luz branca refletida nas bolhas de sabمo apresenta-se colorida.

Neste caso, pode-se afirmar que o modelo ondulatَrio é adequado para explicar: a) somente I

b) somente III e IV c) somente III d) todos eles e) nenhum deles

21. (Uece 1996) A figura mostra dois pulsos ideais, x e y, idênticos e de amplitude a, que se propaga com velocidade v em uma corda, cuja extremidade P é fixa. No instante em que ocorrer a superposição, o pulso resultante terá amplitude:

(6)

Página 6 de 9 a) a b) 2 a c) a 2 d) zero

22. (Ufv 1996) Uma pessoa é capaz de ouvir a voz de outra, situada atrás de um muro de concreto, mas não pode vê-la. Isto se deve à:

a) difração, pois o comprimento de onda da luz é comparável às dimensões do obstáculo, mas o do som não é.

b) velocidade da luz ser muito maior que a do som, não havendo tempo para que ela contorne o obstáculo, enquanto o som consegue fazê-lo.

c) interferência entre as ondas provenientes do emissor e sua reflexão no muro: construtiva para as ondas sonoras e destrutiva para as luminosas.

d) dispersão da luz, por se tratar de uma onda eletromagnética, e não-dispersão do som, por ser uma onda mecânica.

e) difração, pois o comprimento de onda do som é comparável às dimensões do obstáculo, mas o da luz não é.

23. (Ita 1995) A faixa de emissão de rádio em frequência modulada, no Brasil, vai de,

aproximadamente, 88 MHz a 108 MHz. A razão entre o maior e o menor comprimento de onda desta faixa é:

a) 1,2 b) 15 c) 0,63 d) 0,81

e) Impossível calcular não sendo dada a velocidade de propagação da onda

24. (Fuvest 1995) Uma onda sonora, propagando-se no ar com frequência "f", comprimento de onda "λ" e velocidade "v", atinge a superfície de uma piscina e continua a se propagar na água. Nesse processo, pode-se afirmar que:

a) apenas "f" varia. b) apenas "v" varia. c) apenas "f" e "λ" variam. d) apenas "λ" e "v" variam. e) apenas "f" e "v" variam.

25. (Uel 1994) Considere as afirmações a seguir.

I. O fenômeno de interferência reforça o caráter ondulatório da luz. II. A reflexão do som tem características semelhantes à reflexão da luz. III. Ondas podem sofrer refração.

(7)

Página 7 de 9 Pode-se afirmar que

a) somente I é correta. b) somente II é correta. c) somente III é correta. d) somente I e II são corretas. e) I, II e III são corretas.

26. (Unesp 1993) O caráter ondulatório do som pode ser utilizado para eliminação, total ou parcial, de ruídos indesejáveis. Para isso, microfones captam o ruído do ambiente e o enviam a um computador, programado para analisá-lo e para emitir um sinal ondulatório que anule o ruído original indesejável. O fenômeno ondulatório no qual se fundamenta essa nova tecnologia é a: a) interferência. b) difração. c) polarização. d) reflexão. e) refração.

27. (Unesp 1992) Isaac Newton demonstrou, mesmo sem considerar o modelo ondulatório, que a luz do Sol, que vemos branca, é o resultado da composição adequada das diferentes cores. Considerando hoje o caráter ondulatório da luz, podemos assegurar que ondas de luz correspondentes às diferentes cores terão sempre, no vácuo,

a) o mesmo comprimento de onda. b) a mesma frequência.

c) o mesmo período. d) a mesma amplitude. e) a mesma velocidade.

(8)

Página 8 de 9 Gabarito: Resposta da questão 1: [C] Resposta da questão 2: [D] Resposta da questão 3: [C] Resposta da questão 4: [D] Resposta da questão 5: [A] Resposta da questão 6: [D] Resposta da questão 7: [D] Resposta da questão 8: [D] Resposta da questão 9: [C] Resposta da questão 10: [C] Resposta da questão 11: [D] Resposta da questão 12: [A] Resposta da questão 13: [D] Resposta da questão 14: [D] Resposta da questão 15: [B] Resposta da questão 16: [C] Resposta da questão 17: [E] Resposta da questão 18: [C]

(9)

Página 9 de 9 Resposta da questão 19: [A] Resposta da questão 20: [D] Resposta da questão 21: [D] Resposta da questão 22: [E] Resposta da questão 23: [A] Resposta da questão 24: [D] Resposta da questão 25: [E] Resposta da questão 26: [A] Resposta da questão 27: [E]

Referências

Documentos relacionados

A difração do som possibilita que as ondas sonoras contornem obstáculos com dimensões de até 20 m. Assim, a difração das ondas sonoras audíveis no ar é bem perceptível quando

Lorsque l'unité est allumée, appuyez sur la touche SOURCE à plusieurs reprises pour choisir la fonction de votre choix: FM, Bluetooth, USB, AUX-1 ou AUX-2.. Quando o aparelho

Verificar o efeito da dieta hiperlipídica e exercício na expressão da miostatina (MSTN) e de seu receptor (ActRIIB) no músculo esquelético e tecido adiposo na resistência

18 Introdução ao estudo da mecanização agrícola: informações básicas sobre fontes de potência, operações e maquinaria agrícola; intrumentos, controles e

Numa onda sinusoidal (forma de onda cujo gráfico é igual ao da função seno, esta onda geralmente ocorre em sons da natureza), o comprimento de onda é a distância entre os

(C) As ondas sonoras produzidas pelas vibrações geradas pelos instrumentos são percebidas pelo corpo humano por meio da audição.. (D) As ondas sonoras produzidas pelas

Em relação às ondas sonoras e suas propriedades, assinale o que for correto. 01) Ondas sonoras são ondas longitudinais que se propagam apenas em meios materiais. 02) As ondas

Para adaptar o plano de cozedura a um tipo de gás diferente ao para o qual estiver preparado (indicado na etiqueta presa na parte inferior do plano ou na embalagem), será