• Nenhum resultado encontrado

MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais

SIEP – Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica

MANUAL TECLADO ADAPTADO

IntelliKeys USB

Fonte: User’s Guide (Guia do Usuário)

Traduzido e Adaptado por: NAPNE/SIEP – IFET RS Campus Bento Gonçalves

(2)

Teclado IntelliKeys USB

Trabalhando com as

Lâminas

Deslize as lâminas sobre o teclado, para que esse as reconheça. O teclado irá bipar para mostrar que a lamina foi reconhecida. Existem códigos de barras em cada lamina padrão, que permitem que o teclado as reconheça.

Junto ao IntelliKeys USB virão 7 lâminas padrão com diferentes layouts de teclado. O nome de cada lâmina está impresso na parte superior esquerda da mesma.

Lâmina “Setup USB Overlay”

Permite que você customize a maneira como o teclado responde quando o usuário pressiona as teclas da lâmina. Pressionando 2 vezes a tecla KEYBOARD RESET, esse teclado terá suas funções originais retomadas. Pressionando 2 vezes a tecla DISPLAY FEATURES aparecerá um documento de texto e uma lista com as funções e opções atualmente escolhidas. Você pode usar essa ferramenta para verificar quando você faz mudanças nas funções ou para resolução de problemas.

Lâmina “QWERTY USB Overlay”

Essa lâmina proporciona acesso a caracteres, comandos e ações de um teclado padrão. Inclui setas de teclado e de mouse que estão sempre ativas.

1. Abra um processador de texto;

2. Deslize a lâmina sobre o teclado. Este irá bipar quando a lâmina for reconhecida;

3. Imagine que você esteja limitado a usar somente um dedo para digitar. Esse teclado foi feito para que você acesse ferramentas que normalmente exigem pressionar 2 teclas simultaneamente pressionado uma após a outra, como por exemplo para capitalizar uma letra ou para usar atalhos de copiar e colar. Você nunca precisa pressionar 2 teclas ao mesmo tempo ao usar o IntelliKeys USB.

4. Quando você pressionar o SHIFT, uma luz indicadora da tecla shift acenderá. Depois que você pressionar uma letra, a luz do shift se desligará e você poderá continuar digitando normalmente em letra minúscula.

5. Nas setas de controle de mouse você tem: na parte superior, as setas que movem para cima; logo abaixo a tecla da esquerda, a tecla de clicar e a tecla da direita; mais abaixo, as teclas que movem para baixo; e na última fileira você tem a tecla de duplo clique, a de clique com o botão direito e a última, para sair do mouse.

6. Você poderá setar a velocidade do mouse usando a Lâmina Setup USB Overlay. A velocidade padrão é 15.

(3)

Digitando com Repeat On e Repeat OFF: Alguns usuários possuem dificuldade em remover o dedo da tecla rapidamente, depois de pressionarem a mesma, fazendo com que o caractere apareça repetidas vezes. Usando a Lâmina Setup USB Overlay, a taxa de repetição pode ser diminuída ou até mesmo desligada, evitando assim esse problema. (deslize a lâmina Setup USB no teclado, pressione 2 vezes a tecla Keyboard Reset e depois pressione a tecla Repeat OFF).

Diminuindo o tempo de resposta de um tecla: Alguns usuários pressionam teclas “sem querer” no caminho de procurar e selecionar a tecla desejada. Através da tecla Response Rate você pode ajustar o tempo (não a pressão) exigido para pressionar uma tecla antes de ela ser ativada. A taxa de resposta pode variar de 1-15. O tempo padrão de resposta é 15 (e o mais rápido). Para modificá-lo deslize a Lâmina Setup USB Overlay no teclado. Pressione a tecla Response Rate e escolhe a taxa de tempo de resposta desejada.

Ativando o Smart Typing: Essa ferramenta pode ajudar o usuário que digita muito vagarosamente. Smart Typing automaticamente insere alguns caracteres, tornando a digitação mais rápida e poupando o usuário de ter de digitar muitos caracteres. Para ativar essa ferramenta, deslize a Lâmina Setup USB e pressione Smart Typing ON. Com o Smart Typing ativado, se você digitar uma letra “q”, por exemplo, ele irá automaticamente inserir um “u”; se você digitar um ponto final, de exclamação ou te interrogação, ele irá inserir 2 espaços e ativará a tecla Shift para que a próxima letra apareça em maiúsculo.

Desligando sons do teclado: Alguns usuários são facilmente distraídos pelos sons deste teclado. O volume dos sons pode ser diminuído ou até mesmo desligado usando a Lâmina Setup USB, com as teclas Keysound volume. Você pode desligar usando a tecla Sound OFF ou escolher o nível de volume desejado.

Lâmina “Basic Writing USB Overlay”

Essa lâmina é para ser usada como passo intermediário, antes de o usuário estar pronto para usar a lâmina completa QWERTY Overlay e após o usuário ter passado pela lâmina mais simples, a Alphabet USB Overlay. A lâmina Basic Writing contém poucos modificadores e nenhuma tecla funcional.

Lâmina “Alphabet USB Overlay”

É a lâmina mais simples, contendo as letras em ordem alfabética, letra minúscula e uma fonte facilmente reconhecida. Essa lâmina contém setas de teclado, mas não setas de Mouse.

Lâmina “Mouse Access USB Overlay”

Essa lâmina possui teclas grandes e fáceis de acessar para controlar o mouse. Indicada para ser utilizada com jogos ou softwares educacionais que respondem às ações do mouse.

(4)

Lâmina “Math Access USB Overlay”

Indicada para ser usada com softwares relacionados à matemática ou para calculadora.

Lâmina “Web Access USB Overlay”

Essa lâmina oferece as teclas mais comuns existentes em um navegador de internet. Estas teclas – Avançar, Voltar, Busca, etc. – estão incluídas nesta lâmina juntamente com as teclas existentes da lâmina QWERTY.

1. Remova a lâmina do IntelliKeys USB;

2. abra o Internet Explorer ou o Netscape Navigator usando os procedimentos padrões. Você não consegue abrir o navegador através desta lâmina. 3. Deslize a lâmina Web Access USB no teclado.

4. Selecione na lâmina o navegador que você está utilizando (Internet Explorer ou Netscape Navigator).

5. Use as teclas Scroll Up, Scroll Down e demais setas para navegar na página de internet.

6. Use a tecla Go To para ir para a janela de endereços. Pressione a tecla www. para começar a digitar o endereço da página da Web. Use a tecla Enter para ir para a página.

7. Use a tecla Favorites/Bookmarks para abrir a janela de Favoritos e Bookmarks. Navegue nesta janela através das setas e selecione o Website previamente adicionado aos Favoritos/Bookmarks ou pressione Add to Favorites/Bookmarks (adicionar) para salvar a página que está sendo visitada no momento.

8. Use a tecla Back para navegar em páginas vistas anteriormente. Use a tecla Forward para retornar ao site. Use a tecla Home para voltar para a sua página inicial.

9. A tecla IntelliTools o levará automaticamente para o site da IntelliTools. Use as teclas da lâmina para navegar nesta página. Visite a página de Technical Support (suporte técnico) para baixar as mais recentes atualizações de nosso software. Visite a página Activity Exchange (intercâmbio de atividades) onde você pode fazer o download de atividades criadas por outros autores.

10. Tecla Stop: para parar de abrir uma página. 11. Tecla Refresh: para atualizar a página atual.

12. Tecla Search: para navegar em uma página de pesquisa 13. Tecla History: para ver o histórico de páginas acessadas

14. Tecla Tab: para navegar de um link para outro em uma página.

Usando IntelliKeys USB como uma interface de troca (switch)

Criando Grupos e Usuários

O IntelliKeys USB Keyboard pode ser personalizado para ser utilizado por diferentes usuários, cada um com diferentes necessidades. Veja como criar um grupo de três usuários, por exemplo, e como acessar o grupo desejado:

(5)

1. Abra o Painel de Controle através dos menus do computador ou usando a lâmina Setup USB Overlay.

• Em um computador que utilize o Windows: localize a barra de ferramentas na parte inferior direita da tela. Clique no ícone USB e então clique no pop-up menu do IntelliKeys USB.

• Se você estiver usando um Macintosh OS X, clique no ícone de USB na barra de menu, no canto superior direito da sua tela.

• Se você estiver usando um Macintosh OS 9: Através do Apple Menu, selecione Painéis de Controle e IntelliKeys USB. O painel de controle aparecerá na tela.

2. Clique em Edit Groups and Users (editar grupos e usuários), para abrir esta caixa de diálogo.

3. Na seção Groups (grupos), clique em New (Novo). Nessa caixa de diálogo digite “IntelliKeys USB Tutorial”, por exemplo. Clique em OK para fechar esta caixa de diálogo.

4. Na caixa com a lista de grupos, selecione IntelliKeys USB Tutorial. O nome do grupo selecionado ficará em evidência.

5. Na seção Users (Usuários) dessa caixa de dialogo, clique New (Novo). Digite o nome Mary, por exemplo, e clique em OK para fechar esta caixa de diálogo.

6. Repita o passo 5 para cada usuário que você deseja adicionar. Note que os nomes são dispostos por ordem alfabética.

7. Clique em OK para retornar ao painel de controle. Personalizando IntelliKeys USB

A ferramenta Users (Usuários) do IntelliKeys USB lhe permite personalizar as opções de acesso para cada usuário adicionado a um grupo.

Exemplo:

Mary é uma digitadora que usa os recursos Smart Typing (digitação inteligente) e Shift Key Action (acionamento da tecla Shift).

1. Na caixa de diálogo Group selecione o nome do grupo onde está o usuário Mary;

2. Na caixa de diálogo User selecione o nome do usuário Mary;

3. Escolha a tabela Touch Features (ferramentas de toque). Na seção Additional Features (ferramentas adicionais), selecione Smart Typing;

4. Na seção Shift Key Action, clique no botão Locking para que apareça um ponto próximo a esta opção. Locking significa que uma tecla modificadora (Shift, Control, Alt, Option, e Command) passa por três estados: por exemplo, a primeira vez que você clica na tecla Shift, ela estará habilitada somente para a primeira letra que você teclar. Quando você clica 2 vezes na tecla Shift, ela ficará habilitada permanentemente, permitindo que você digite várias letras e elas sejam capitalizadas, por exemplo IBM. Na terceira vez que você pressiona a tecla Shift, ela se desligará. A luz indicadora lhe mostrará quando o Shift está ligado ou não.

Referências

Documentos relacionados

Então, preste atenção neste ponto muito importante, de que tanto é assim, que não é pelo fato de os crentes continuarem sujeitos ao pecado, mesmo depois de

Se o sistema do teclado for interrompido, favor desligar e ligar o controle para que ele volte a funcionar normalmente. Teclado

Assim, a questão que cumpre apreciar e decidir é a de saber se a sentença recorrida fez correcto julgamento quando considerou que as prestações efectuadas pelo Executado às

Teclado com toque suave de fácil limpeza Teclado ajustável para uma legibilidade otimizada Um total de 74 teclas com um toque suave para um funcionamento rápido. 42

Paradoxalmente, o setor agropecuário como um todo (mensurado pelo rácio entre os trabalhadores ocupados neste setor e o total de ocupados no município), que é dominante na

O território da Amarqualta já passou pelo processo de reconhecimento da Fundação Cultural de Palmares e teve sua área demarcada pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e pelo

Divulgar a situação financeira do Plano, demonstra maior transparência e mantém a estabilidade e sustentabilidade do Plano de Benefício.. Quadro de Participantes Maio/2018

a utilização de recursos visuais; ferramentas de Tecnologia Assistiva, como o notebook com teclado virtual, o mouse adaptado (Joystick) e a prancha do alfabeto; outras