• Nenhum resultado encontrado

Lista de valores de uma questão texto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de valores de uma questão texto"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)
(2)

seguir.

Lista de valores de uma questão texto

A análise de textos no software Sphinx pode ser feita em dois ambientes distintos: no próprio Sphinx ou então através das Visões, no Sphinx Eureka. Há uma série de recursos que são úteis em análises aprofundadas.

No estágio ‘Tratamentos e Análises’, através da opção ‘Estudar os textos’ chega-se à seguinte tela:

(3)

Estudar os textos

No estágio ‘Tratamentos e Análises’, menu ‘Recodificar’, ‘Estudar os textos’, chega-se à seguinte tela:

Opções de estudo de texto

Deve-se ter certeza de estar trabalhando com a variável ‘texto’ correta, para que seja possível trabalhar cada uma das funções a seguir.

(4)

Acessando a tabela de respostas

Quando as respostas das questões texto são curtas (no caso das questões outro, defina, por exemplo), a tabela de respostas dá uma rápida idéia do conteúdo. De modo global, a ‘Tabela das Respostas’ permite que sejam avaliadas todas as respostas de uma base de dados, ou seja, o software irá montar uma tabela com a lista e as respectivas quantidades de citações de cada uma das respostas.

(5)

Todas as ações possíveis neste ambiente estão localizadas na barra de botões na parte superior da tela.

Barra de botões

A seguir, vamos detalhar o funcionamento de cada botão:

Cruzar: permite que as frases/respostas sejam cruzadas com alguma outra variável categórica da base de dados.

Tabela cruzada

Analisar: diferentemente da lista simples das respostas, permite que sejam criados gráficos e que sejam apresentados também os percentuais.

(6)

Recodificar dados

Palavras: expõe a lista das palavras e não das respostas.

(7)

Caracterizar: esta opção requer que ao menos uma resposta seja marcada, para que então possa ser analisada. Desta forma, é possível verificar as demais respostas das variáveis ou então ter acesso completo à ficha do respondente.

Caracterizar os dados

Ordenar: os dados podem ser apresentados de forma distinta, ordenados pela quantidade de ocorrências, pela ordem alfabética, pela ordem de aparição ou pelo comprimento das palavras.

Ordenar valores

Deletar: permite apagar, apenas para questão de apresentação, as respostas selecionadas ou então mudar de nome determinada linha, ou simplesmente voltar ao padrão.

(8)

Reagrupamento Voltar: volta à última ação realizada.

Desfazer alterações

Outro: permite escolher outra variável texto para ser analisada.

Transferir: pPossibilita transferir o conteúdo da janela diretamente para a impressora ou então para um arquivo texto.

(9)

ANÁLISE DE QUESTÃO DO TIPO ‘OUTRO’

As questões do tipo ‘outro’ recebem um tratamento especial, o qual permite unificar com as categorias já previstas o que foi citado no campo aberto. Para isto, no estágio ‘Tratamentos e análises’, clique em ‘Resultados’ e posicione-se na variável fechada que possui uma questão ‘outro’ associada. Clique, então, no botão ‘Tabela expandida’.

Tabela expandida

Caso a questão não esteja corretamente associada, este botão não estará disponível.

Clicando neste botão, o sistema automaticamente registra as respostas digitadas na questão aberta e as acrescenta à listagem de categorias já criadas, formando uma tabela única.

Análise da tabela expandida

Para unificar de fato a tabela, é necessário criar uma nova variável. Para isto, clique no botão ‘Recodificar’.

(10)

Recodificando tabela unificada

Defina então o nome e confirme a criação da questão. Desta forma, o sistema irá criar uma nova variável com o resultado da unificação. Para analisar a tabela, basta acessar os resultados.

ATENÇÃO: Este lugar constitui um "mundo a explorar". Sugerimos que os usuários dediquem um tempo para testar as opções e possibilidades que deste recurso oferece. Mais informações sobre este recurso podem ser vistas no portal dos usuários Sphinx, disponível no endereço:

(11)

VERBATIM

Verbatim

O Verbatim é uma poderosa ferramenta na mão do gestor; permite que em poucos cliques de mouse o software apresente um panorama geral das respostas, segmentadas pelas categorias de uma variável, ou então que contenham uma determinada palavra.

A função Verbatim consiste em restituir o texto das respostas na sua integridade ou então efetuar seleções sobre as informações desejadas ou sobre um perfil de indivíduos.

Nesta função, temos a possibilidade de selecionar os textos a extrair e:  triar em função das categorias de uma questão;

 limitar a extração a um perfil de observações;

 concentrar sobre os extratos contendo uma ou mais palavras.

Podemos, em seguida, imprimir ou transferir os verbatims para um relatório (botão Transferir).

Selecionar pela variável: Ao selecionar esta opção, tenha em mente que os textos serão apresentados de acordo com as categorias da variável que está sendo considerada.

(12)

Opções de verbatim

Resultado de um verbatim

Reduzir a um perfil: Funciona de forma semelhante ao estratos: o software, temporariamente, segmenta toda a base de dados de acordo com o perfil desejado e apresenta as respostas somente do perfil especificado.

(13)

Verbatim reduzido a um perfil

Somente as observações que contêm uma das seguintes palavras: Basta indicar, separando por ponto-e-vírgula, as palavras que deseja localizar, e o software buscará, automaticamente, dentre todas as respostas, aquelas que contêm em sua estrutura as palavras indicadas.

Verbatim que contém palavras específicas

Juntando forças: Todas as três funcionalidades podem ser utilizadas em conjunto. Desta forma, é possível recorrer, na íntegra, a textos específicos. Passadas as funções mais gerais, analisaremos cada uma das funções específicas.

Algumas dessas funções dependem da instalação de um lematizador, o qual é algo especial e que não foi desenvolvido ainda para o mercado brasileiro em função do alto custo e também não identificação de um parceiro apto em desenvolver o módulo.

(14)

Outras opções para análise de textos

As funções que dependem do lematizador e que, por conseguinte, não serão analisadas são: ‘Criar as variáveis lexicais’ e ‘Verbos, Subst., Adj.’.

# Análise temática

A análise temática permite que diferentes palavras sejam agrupadas em grandes temas, os quais serão comparados com as respostas e então uma variável será criada para indicar se o tema está ou não presente naquela resposta. A análise temática permite que os respondentes sejam classificados à priori, e podem ser analisados de formas distintas.

No exemplo que está sendo utilizado (pesquisa Carros), para efeitos de demonstração, dois dicionários não exaustivos serão criados: um para cores e outro para atributos do automóvel.

Dicionário 1: Cores Vermelho Vermelha Preto Preta Branco Branca Verde Laranja Amarelo Amarela Azul Escuro Escura Dicionário 2: Atributos Conversível Esportivo Confortável Grande Pequeno Compacto Importado Rápido Econômico Potente Espaçoso Luxuoso Refinado

(15)

Estes dados devem ser gravados em dois arquivos texto distintos (arquivos simples), criados no bloco de notas e devem ser armazenados no mesmo diretório da pesquisa.

No software Sphinx, ao clicar em ‘Análise temática’, chega-se à seguinte tela de diálogo:

Análise temática

Comece dando um nome para a temática que será estudada, de forma que os dicionários fiquem gravados em um arquivo.

Atenção: é possível localizar mais de uma temática dentro de uma mesma base de dados para diferentes análises.

Para criar uma temática, clique em ‘Nova temática’ e crie um arquivo dentro do diretório da pesquisa.

(16)

Indicar dicionários

Tendo indicado os arquivos pertinentes, o software está pronto para realizar a análise.

Realizando uma análise temática

Ao clicar no botão ‘Recodificar’, esta análise será realizada e novas variáveis serão criadas para que seja possível gravar os resultados. Indique aquelas análises que forem necessárias.

(17)

Intensidade lexical de cada tema: a intensidade lexical é a relação entre o número de vezes que uma palavra (ou grupo de palavras) está contida na resposta e o número total de palavras naquela resposta.

Qt. de ocorrências de cada tema: o sistema irá varrer todas as respostas procurando palavras que se encaixem nos dicionários indicados no tema. Será apontado em qual dos dicionários foram encontradas palavras, assim como as respectivas quantidades. V22_Tematica_exemplo_F Não resposta dicionario_atributos dicionario_cores TOTAL OBS. Freq. % 86 52.4% 73 44.5% 13 7.9% 164

Qt. de aparições de cada dicionário

V22_dicionario_cores_N Não resposta val = 0 val = 1 val = 2 TOTAL OBS. Freq. % 1 0.6% 150 91.5% 11 6.7% 2 1.2% 164 100% Mínimo = 0, Máximo = 2 Soma = 15 Média = 0.09 Desvio-padrão = 0.33

Qt. de aparições das palavras do dicionário Cores V22_dicionario_atributos_N Não resposta val = 0 val = 1 val = 2 val = 3 val = 4 TOTAL OBS. Freq. % 1 0.6% 90 54.9% 51 31.1% 18 11.0% 2 1.2% 2 1.2% 164 100% Mínimo = 0, Máximo = 4 Soma = 101 Média = 0.62 Desvio-padrão = 0.83

Qta. de aparições das palavras do dicionário Atributos Variáveis temáticas

(18)

Variável fechada sobre temas

Na opção ‘Somente as ___ temas principais’, em casos onde são indicados muitos dicionários de palavras, o software irá buscar (de acordo com número de aparições) somente o número indicado dos principais.

Somente algums temas

Semelhante à opção anterior, é levado em consideração um percentual mínimo de aparições.

Ambas as funções têm como principal objetivo auxiliar o investigador a localizar, rapidamente, respostas que estejam num perfil desejado, ou que apresentem alguma palavra específica. Podem ser especialmente útil para gestores que buscam respostas características, como algum produto ou palavra-chave.

Juntando forças: Todas as funcionalidades podem ser utilizadas em conjunto. Desta forma, é possível recorrer a textos específicos.

(19)

# Léxicos

Através do botão ‘Léxicos’, é possível extrair palavras da base de dados. Para isto, há algumas ferramentas de auxílio ao investigador.

Léxicos

As opções de ‘Qt. Máxima:’ e ‘Freqüência mínima:’ são gerais para qualquer uma das funcionalidades (ignorar as palavras instrumentais, ignorar os números, reagrupar por raiz, utilizar o texto lematizado) e servem para limitar o número de resultados.

‘Utilizar o texto lematizado’ não está disponível em função da inexistência do dicionário apropriado.

Ignorar as palavras-instrumentais: como em outras ferramentas do software, as palavras instrumentais estão em um arquivo texto simples, dentro do diretório Sphinx\Dicionários, e que pode ser modificado. Ao aplicar esta opção, o software irá apresentar uma lista sem as palavras que estiverem neste arquivo.

(20)

Ignorar números

Reagrupar por raiz: com esta opção, o software, automaticamente, agrupa palavras que começarem pelas mesmas letras. Este número de caracteres iguais deve ser indicado juntamente com a função.

(21)

Juntando forças: todas estas opções podem ser utilizadas em conjuntos, o que facilita a identificação de idéias principais.

# Concordância e léxico relativo

Através desta função, o pesquisador tem as condições necessárias para investigar mais a fundo as palavras específicas (observando o contexto em que foram ditas), ou ainda as principais palavras que estão em torno do objeto de análise.

Concordância e léxico relativo

Inicialmente, é preciso indicar qual será a palavra objeto de análise e também qual será a função: léxicos relativos ou concordância.

Concordância: nesta função, o software exibe uma tela onde a palavra indicada é apresentada em destaque e onde seu contexto é apresentado.

(22)

Léxicos relativos

Nesta opção, o software leva em consideração até duas palavras antes e até duas palavras depois do pivô, consolidando o resultado.

(23)

# Segmentos repetidos

Serve para buscar, dentro das respostas, segmentos que sejam semelhantes, que tenham a mesma seqüência de palavras. Nesta opção, é possível ignorar as palavras instrumentais, enriquecendo a análise.

Segmentos repetidos

# Tabela cruzada lexical

Através desta opção, o investigador pode cruzar as palavras das respostas com outras variáveis categóricas. Ignorando as palavras instrumentais e números, o pesquisador pode ter acesso a uma lista das principais palavras diferentes que os respondentes indicaram. Esta opção é extremamente útil para verificar, por exemplo, se o perfil de um cliente está mais centrado em alguma idéia-chave, produto, reclamação, etc.

(24)

Definindo a variável do cruzamento

Em seguida, diversas opções são apresentadas:

Personalizando a apresentação

Incluir as palavras exclusivas de uma categoria: Através desta opção é possível verificar quais palavras foram utilizadas, exclusivamente, em cada grupo de respondentes.

(25)

Tabela cruzada

No exemplo utilizado, Carro Ideal X Sexo do entrevistado, repare que a palavra ‘avião’ foi utilizada somente por homens e foi citada três vezes.

Incluir as palavras comuns a todas as categorias: Diferentemente da função anterior, nesta função serão apresentadas somente as palavras que foram citadas por todos os públicos.

(26)

# Respostas características

Esta função é, na verdade, uma extensão de uma tabela cruzada lexical, com a diferença de apresentar não uma consolidação de palavras, mas as respostas completas. É interessante para que se possa visualizar toda a resposta de uma única vez.

Primeiramente, deve-se indicar quais elementos deverão ser ignorados (palavras instrumentais, números, etc.), para então selecionar qual a variável que será utilizada para segmentar as respostas. Nesta opção, o que muda é a quantidade de frases que serão apresentadas, onde é possível definir o limite.

Limitando a quantidade de categorias

Para que não haja limitador, basta deixar o campo em branco. As demais opções seguem o padrão da tabela cruzada lexical.

(27)

Personalizando a apresentação # Balanço por categoria

O balanço por categoria permite que uma variável categórica seja observada mais a fundo, de acordo com a variável ‘texto’ em questão. Serve para que o investigador tenha um panorama geral das respostas.

(28)

Segmento 1

No exemplo acima, na primeira linha, temos a representatividade da variável categórica na base de dados (gênero: masculino; feminino). Em seguida, o total de respostas da variável texto para cada uma das categorias.

São apresentadas também as quantidades totais de palavras em cada uma das categorias, a palavra mais freqüente e a sua respectiva freqüência.

Segmento 2

No segundo grupo, temos o comprimento médio das respostas abertas para cada uma das categorias (baseada no número de palavras), a quantidade de palavras diferentes, o número de palavras únicas (que aparecem somente em uma categoria ou outra) e também a repetição média, ou a quantidade de vezes de cada cruzamento de categorias daquele balanço.

Segmento 3

O percentual do corpo do texto representa a freqüência da categoria naquele cruzamento.

Segmento 4

O software, automaticamente, detecta quais palavras são exclusivas de cada uma das categorias e também as palavras exclusivas. Nesta primeira linha,

(29)

temos o peso das palavras comuns em cada uma das categorias, seguido do número de palavras exclusivas e seu respectivo peso.

Segmento 5

Neste grupo, é apresentada a freqüência de palavras comuns às categorias da variável de corte.

As funções apresentadas podem adquirir mais ou menos importância na análise de dados realizada pelo investigador, que pode variar dependendo do interesse e da disponibilidade do mesmo. No entanto, sugere-se que algumas das análises aqui descritas sejam realizadas, pois irão acrescentar, e muito, na qualidade ao relatório.

Diferentes públicos podem fazer diferentes usos destas técnicas, desde aquelas mais voltadas ao mundo acadêmico quanto pesquisas direcionadas mais para o mercado. Especialmente para este último, a riqueza destas técnicas farão grande diferença.

(30)

Tratamentos e Análises, clicar em ‘Estudar os textos’.

Atelier lexical

Apesar do sistema apresentar a contagem de palavras, este instrumento não pode, ou não deveria, ser usado para tirar conclusões, pois neste ambiente não se tem o contexto em que a palavra foi usada.

O atelier lexical é extremamente útil quando há variáveis abertas onde as respostas não variam muito. Por exemplo, questões do tipo Outro. Ou ainda, para se ter uma idéia das categorias que deverão ser criadas para a análise de conteúdo.

Algumas funções podem auxiliar no processo de análise. Na parte superior da tela, há uma barra com uma série de ferramentas.

(31)

Ferramentas no atelier lexical Algumas destas funções são:

Deletar: permite apagar determinadas palavras, apenas da listagem, não das respostas de fato. Para selecionar múltiplas palavras, apenas clique em cima e deixe marcado com azul.

Ordenar: possibilita ao pesquisador classificar as palavras conforme um critério determinado, por ordem alfabética, quantidade de ocorrências, entre outros.

Reagrupar: ordena em ordem alfabética, ao encontrar duas palavras que tenham o mesmo significado. Pode-se juntar ambas, selecionando-as e clicando no botão reagrupar.

Há outras funções, ainda, que podem ajudar o pesquisador em uma análise, simplificando e agilizando o trabalho de identificar duplicidades ou ainda excluir elementos que não sejam interessantes para a análise.

Apagar palavras sem significado

Apesar dos agrupamentos automáticos realizarem uma considerável limpeza na lista de palavras, ainda é possível apagar palavras que não tenham significado se utilizadas isoladamente, como por exemplo “e, para, mas, porém”.

Novamente, desmarcando todas as palavras, ao clicar no botão ‘Reduzir’, é possível determinar parâmetros para esta redução.

(32)

400 palavras, entre conjunções, pronomes, etc., que no limite não representam nenhuma idéia importante.

Depois de indicar os parâmetros, clicar em ‘OK’ para confirmar.  Reagrupar palavras automaticamente

Com esta função, o sistema identifica automaticamente palavras que tenham a mesma raiz, isto é, o mesmo começo, e agrupa-as, sendo possível verificar cada junção.

Para ativar esta função, certifique-se que nenhuma palavra esteja marcada e clique no botão ‘Reagrupar’. Na próxima tela, escolha ‘Reagrupar automaticamente (por raiz, por dicionário)’ e então informar ao sistema qual será o parâmetro de busca. Ao marcar ‘Reagrupar as palavras de mesma raiz’, é necessário indicar a quantidade de letras iniciais que ele deve considerar como sendo a mesma palavra e quantas letras deve ter o radical.

Reagrupando palavras automaticamente

Depois de ter indicado os parâmetros, o sistema fará uma busca por aquelas palavras que tiverem o mesmo radical e irá apresentar os agrupamentos para serem conferidos um a um.

(33)

Agrupamentos

Para navegar entre os agrupamentos, clique nos botões ‘<<<’ ou ‘>>>’. Caso algum esteja equivocado, clicar em ‘Desfazer’ e para mudar o nome, ‘Renomear’. Depois de tudo verificado, para confirmar as junções, clicar em ‘Fechar’. As palavras que foram reagrupadas ficarão marcadas com uma cor diferente e com o sinal de sustenido (#) na frente.

(34)

botão ‘@’ que permite selecionar todas as palavras, indicando a quantidade. Depois de selecionar todas as palavras, clique no botão ‘Recodificar’

Recodificando as palavras

Uma variável fechada múltipla com o resultado dos agrupamentos e reduções antes realizadas será criada através da opção ‘Fechada sobre as marcadas’.

(35)

ANÁLISE DE CONTEÚDO

A análise de conteúdo é uma ferramenta que auxilia o pesquisador a extrair de uma questão aberta os dados que são úteis para uma posterior análise. Trata-se de um processo intermediário onde as informações são preparadas para análise.

Na verdade, o resultado do processo é uma nova questão. Isto porque esta análise consiste em transformar a questão texto em uma questão fechada múltipla, na qual as categorias são acrescentadas à medida que as informações forem aparecendo.

Para dar início à análise propriamente dita, é necessário estar posicionado no estágio ‘Tratamentos e análises’ e clicar no botão ‘Estudar os textos’ (para licença Léxica), ou então acessar o botão ‘Recodificar’ opção ‘Estudar os textos’ (para licença Survey). Há uma pequena diferença no modo como acessar a parte de análise de conteúdo, atente para a próxima figura.

Acesso à análise de conteúdo

Em ambas as telas, veja que, antes de escolher a análise de conteúdo, será indicada a variável a analisar.

(36)
(37)

Na tela a seguir, uma série de itens estão disponíveis:

Ambiente da análise de conteúdo

Como abordado anteriormente, a análise de conteúdo consiste em ler, resposta a resposta, e ir identificando os pontos importantes para análise. Vale salientar que este método é totalmente subjetivo, dificilmente duas pessoas que realizarem a análise de uma mesma questão identificarão os mesmos pontos.

O primeiro passo é ler a resposta e identificar os itens importantes. Por exemplo, na frase acima: “Um carro vermelho pequeno e redondo, como uma pequena bolinha”. Esta frase contém informações sobre cor, forma e tamanho. A segunda parte apenas reforça o que foi dito antes. Como a pergunta original questiona o carro ideal, os dados importantes desta resposta são: cores vivas, compacto e de formas arredondadas.

Note que o título dado a cada uma das informações é o mais abrangente possível, assim mais respondentes poderão se encaixar neste perfil, facilitando a análise depois.

Depois de identificado os pontos mais importantes, é necessário indicar ao sistema. Clicando em ‘Mudar as categorias’ é possível substituir os ‘Temas’ por informações de fato.

Área das respostas

Área das categorias

Botões de navegação entre as respostas

Acrescentar categorias

(38)

Mudando categorias

Para isto, clique em cima dos temas, e substitua-os pelas informações desejadas. Para confirmar clique em ‘OK’.

Para finalizar a análise desta resposta, marque as 3 categorias e avance para a próxima resposta no canto inferior esquerdo.

Marcando as categorias

Depois de avançar para a próxima resposta, as categorias que foram criadas permanecem disponíveis, isto porque outras respostas podem fazer uso das mesmas categorias.

(39)

Para acrescentar categorias, basta clicar em ‘Mudar as categorias’ novamente e então clicar em ‘Adicionar’.

Acrescentando novas categorias

Caso tenha mais de 3 aspectos importantes numa mesma questão, não esquecer de modificar o limite de respostas possíveis na tela de ‘Mudar as categorias’ no canto inferior esquerdo.

Não esquecer de nunca apagar uma categoria, pois irá afetar todas as respostas que já foram analisadas.

Há limite para o número de categorias, o mesmo de uma questão fechada, isto é, 254 opções diferentes.

A qualquer momento, o pesquisador pode parar a análise e continuá-la em outro momento. Para isto, clique em ‘Terminar’ no canto inferior direito.

# Retomando uma análise

Para retomar uma análise, o procedimento se repete. Posicionado no estágio ‘Tratamentos e análises’, acesse a análise de conteúdo por qualquer uma das maneiras: através do botão ‘Estudar os textos’ ou então pelo menu ‘Recodificar’ opção ‘Estudar os textos’ e escolher o item ‘Análise de conteúdo’.

No entanto, ao invés de começar uma nova codificação, basta escolher ‘Continuar a codificação na variável:’.

(40)

Continuar uma codificação

Em seguida, indique na barra de navegação, através do botão ‘No.’ a observação em que a análise foi interrompida. Ao final, uma nova variável terá sido criada, podendo-se aplicar diferentes análises relativas às possibilidades de tratamentos de variáveis do tipo fechada.

ATELIER LEXICAL COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDO

Depois de conhecer um pouco sobre as ferramentas do atelier lexical, é possível usar o resultado do uso dessas ferramentas como auxiliar da análise de conteúdo de uma variável.

O funcionamento se dá na seguinte ordem: primeiramente, o pesquisador acessa o atelier lexical e ali se dá conta de uma série de palavras que são ditas pelos respondentes e que, posteriormente irão ser importantes na análise de conteúdo. Utilizando as ferramentas disponíveis (reduzir, deletar, reagrupar) o pesquisador chega a uma lista de palavras que lhe interessam e cria uma nova variável fechada (recodificar).

Terminada esta análise intermediária, na verdade preparatória, é possível partir para a análise de conteúdo.

Ao iniciar a análise de conteúdo, ao invés de começar a partir de uma nova codificação, indique para continuar a codificação em uma variável existente.

(41)

Análise de conteúdo

Ao indicar a variável que será utilizada para a análise conteúdo, selecionar justamente aquela proveniente da preparação feita no ‘Atelier lexical’.

Na tela da análise propriamente dita, ao invés de começar sem nenhuma categoria definida, há uma lista com todas as palavras já identificadas, com a vantagem de já virem selecionadas. O trabalho então é ler cada resposta e verificar se a marcação feita está correta. Pode-se, igualmente, alterar as categorias para o tipo de apresentação de conteúdo mais adequado.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Da mesma forma que foi realizado para o programa LDAR, o cálculo da redução de emissões pela metodologia Smart LDAR utilizou dados do programa de controle vigente e

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Outro aspecto a ser observado é que, apesar da maioria das enfermeiras referirem ter aprendido e executado as fases do processo na graduação, as dificuldades na prática

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois