• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Pinhais Do Zêzere-Associação Para o Desenvolvimento (Pedrogão Grande)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Pinhais Do Zêzere-Associação Para o Desenvolvimento (Pedrogão Grande)"

Copied!
104
0
0

Texto

(1)

TpE

1 daGuarda

Escola Superior de Tecnologia e GesLüo

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Curso Técnico Superior Profissional

em Gestão e Comércio Internacional

Sofia Kalidás Correia Barreto julho

1

2017

(2)

Relatório de Estágio

Pinhais do Zêzere – Associação para o

Desenvolvimento

Sofia Kalidás Correia Barreto

TeSP de Gestão e Comércio Internacional

(3)

I

Identificação

Apresentação do Estagiário

Nome: Sofia Kalidás Correia Barreto Número: 1012219

Escola: Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Curso: Técnico Superior Profissional de Gestão e Comércio Internacional Apresentação da Empresa

Nome da Instituição: Pinhais Do Zêzere-Associação Para o Desenvolvimento Morada: Largo da Devesa, 3270-101 Pedrogão Grande

Supervisor na Instituição: Helena Barreto

Formação Académica:Licenciada em Economia

Correio Eletrónico: clarakalidas@pinhaisdozezere.pt

Identificação da Instituição de Ensino

Nome: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda Orientador de Estágio: Professor Guilherme Monteiro

Início do Estágio: 1 de março de 2017 Término do Estágio: 10 de julho de 2017 Duração do Estágio: 750 horas

(4)

II

Agradecimentos

Este espaço é dedicado a todos aqueles que contribuíram para que o meu estágio curricular e respetivo relatório fossem possíveis. A todos eles deixo aqui o meu sincero agradecimento.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Instituto Politécnico da Guarda, em especial à Escola Superior Tecnologia e Gestão, pela forma como lecionam e acolhem os alunos, assim como as condições que proporcionam, para garantir uma boa aprendizagem, o que merece o meu apreço.

Em segundo lugar, agradeço ao meu orientador de estágio, professor Guilherme Monteiro, pela forma como conduziu e orientou o meu trabalho. As notas predominantes da sua orientação foram as suas recomendações e a cordialidade com que sempre me recebeu. Estou grata pela liberdade de ação que me permitiu, o que foi decisivo para que este trabalho contribuísse para o meu desenvolvimento pessoal.

Agradeço à Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento por me ter acolhido e proporcionado um ótimo local para a realização do meu estágio curricular, em especial à minha supervisora Dra. Helena Barreto, sempre prestável e disponível.

Deixo também uma palavra de agradecimento à minha família, que sempre se mostrou encorajadora e prestável ao longo dos 2 anos letivos. Estou certa que sem o seu apoio não teria tido tanto sucesso na conclusão do curso.

(5)

IV

Resumo

Estagiar não é mais do que pôr em prática os ensinamentos adquiridos durante o período escolar.

O estágio realizou-se na Pinhais do Zêzere-Associação para o Desenvolvimento e teve a duração de 750 horas; decorreu de 1 de março de 2017 a 10 de julho de 2017.

O relatório de estágio que aqui se apresenta descreve as tarefas realizadas no decorrer deste período formativo, sendo que estas foram enquadradas no curso TeSP de Gestão e Comércio Internacional.

No âmbito da gestão, as atividades desenvolvidas foram a organização, seleção e arquivo de documentação e auxílio na organização do evento “Montra Gastronómica”; tarefas pouco complexas, mas que correspondem ao dia a dia da organização.

A área internacional do curso foi aprofundada através da criação de um plano de atividades visa reforçar e aprofundar as relações entre os concelhos onde a Pinhais do Zêzere está inserida e os concelhos geminados com esta noutros países. Esta atividade permitiu ter contacto com a história dos concelhos, necessidades e potencialidades dos mesmos.

Palavra-Chave: Pinhais do Zêzere; Geminação; Relações Internacionais, Organização;

(6)

IV

Lista de Siglas

DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais EDL - Estratégia de Desenvolvimento Local ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão GAL - Gabinete de Ação Local

GIP – Gabinete de Inserção Profissional GoOP - Gabinete de Gestão Operacional

ICNF -Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas INE – Instituto Nacional de Estatística

IPG – Instituto Politécnico da Guarda NUT - Nomenclatura de Unidade Territorial

SWOT - S- Strenghts ; W- Weakness; O- Opportunities e T- Threats TeSP -Técnico Superior Profissional

(7)

V

Índice

Identificação ... I Agradecimentos ... II Resumo ... III Lista de Siglas ... IV Introdução ... 1

Capítulo I – Pinhais do Zêzere ... 3

1.1 Apresentação e Caracterização da Empresa ... 3

1.1.1. Localização Geográfica ... 3

1.1.2. Plano Estratégico ... 6

1.1.2.1. Missão, Visão e Valores ... 6

1.1.2.2. Slogan ... 6

1.1.2.3. Plano de Atividades da Pinhais do Zêzere ... 8

1.2 Estrutura Organizacional ... 12

1.3 Análise SWOT ... 15

Capítulo II – Atividades Desenvolvidas ... 16

2.1. Objetivos do Estágio ... 18

2.2. Cronograma ... 19

2.3. Descrição de Atividades Realizadas ... 20

2.3.1. Montra Gastronómica ... 20

2.3.2. As Geminações ... 22

2.3.2.1. Planeamento e organização de visita às geminações ... 26

2.3.3. Organização e Seleção de Documentos ... 27

Reflexão Final ... 28

Referências Bibliográficas ... 30 Apêndices

(8)

VI

Índice de Figuras

Figura 1 Pedrogão Grande (sede da Pinhais do Zêzere) ... 3

Figura 2 Concelhos da área de intervenção da Pinhais do Zêzere ... 4

Figura 3 Slogan I ... 7

Figura 4 Slogan II ... 7

Figura 5 Organograma da Pinhais do Zêzere ... 13

Figura 6 12ª Montra Gastronómica ... 20

Figura 7 Câmara Municipal de Castanheira de Pera ... 24

Figura 8 Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos ... 25

Figura 9 Local de Trabalho da estagiária ... 27

Índice de Tabelas

Tabela 1 Análise SWOT - Pinhais do Zêzere ... 16

(9)

1

Introdução

No âmbito do curso TeSP (Técnico Superior Profissional) de Gestão e Comércio Internacional da Escola Superior de Tecnologia e Gestão ministrado no Instituto Politécnico da Guarda, segundo o Decreto-Lei nº 43/2014, de 18 de março, é necessária a realização de um estágio curricular. Este estágio pretende interligar os conhecimentos adquiridos ao longo do período escolar e implementá-los na organização.

O estágio curricular teve uma duração de 750 horas, realizou-se no setor administrativo da Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento, sediada no concelho de Pedrogão Grande. Os conteúdos lecionados no âmbito do curso são bastante diversificados, o que permite, em contexto de trabalho, realizar tarefas variadas e distintas.

A escolha da Pinhais do Zêzere para a realização do estágio deveu-se a duas razões, a primeira, foi o reconhecimento a nível local da organização. A Pinhais do Zêzere é promotora e organizadora de diversos eventos nos concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra. A segunda razão assenta no facto de as dinâmicas serem bastante variadas: apresentação de colóquios informativos, concursos gastronómicos, ações de formação, provas de cicloturismo, entre outras; contudo não é explorada a área internacional destes concelhos. Neste âmbito, a realização deste estágio na empresa proporcionou uma nova valência à organização: conhecimentos no âmbito da comunicação e negociação internacional, que permitiram realizar trocas internacionais com outros países, promovendo a empresa e os concelhos nela inseridos.

O presente relatório estrutura-se com base no estipulado inicialmente no plano de estágio (ver anexo I).

O relatório de estágio divide-se em dois capítulos: o primeiro descreve e apresenta a Pinhais do Zêzere, local onde foi realizado o estágio, com foco para o setor administrativo. O segundo capítulo é referente às atividades desenvolvidas pela discente durante este período. Este engloba os objetivos do estágio, um cronograma das atividades de modo a gerir o tempo despendido em cada atividade e a descrição pormenorizada das mesmas ao longo desta formação. A principal tarefa proposta pela

(10)

2

empresa foi a criação de um plano que fomentasse as relações entre os concelhos abrangidos pela empresa e as suas geminações internacionais.

Inicialmente, foi pedido à discente que pesquisasse nos arquivos dos municípios informação alusiva às geminações e que compilasse essa informação num documento, conjuntamente com dados sobre a história e cultura do concelho da geminação, bem como empresas sediadas neste. Numa segunda fase, foi solicitado o planeamento de uma possível visita aos concelhos geminados, desde visita a empresas locais, passeios culturais, horário de voos e comitiva acompanhante. Num terceiro momento, a empresa pediu a elaboração de um itinerário para cada visita e um documento orientador para cada elemento participante na viagem; neste deveriam constar horários, locais a visitar, curiosidades e demais factos considerados relevantes para o propósito.

O relatório de estágio contempla ainda uma reflexão final, onde a discente aborda a sua experiência ao longo deste período formativo.

(11)

Capítulo I –

(12)

3

O primeiro capítulo apresenta a caraterização da Pinhais do Zêzere - Associação para o Desenvolvimento, no âmbito da sua história, missão e visão, estrutura organizacional e análise SWOT.

1.1

Apresentação e Caracterização da Empresa

A Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento foi fundada a 9 de abril de 1994 e tem sede no concelho de Pedrogão Grande (ver figura1).

É uma associação sem fins lucrativos e opera no espaço geográfico dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Pampilhosa da Serra. A origem da sua fundação baseia-se na promoção do desenvolvimento socioeconómico e cultural da região, de uma forma integrada, através do aproveitamento e rentabilização dos seus recursos endógenos, promovendo a participação e integração da comunidade.

1.1.1. Localização Geográfica

1

A Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento, de acordo com os seus estatutos, poderá alterar a sua sede para qualquer um dos concelhos da sua área de intervenção,

por deliberação da Assembleia Geral. Atualmente a sua sede situa-se no Município de Pedrogão Grande, Largo da Devesa, nº5 3270- 101. Tem 128,75 km2 de área e, de acordo com o último recenseamento de 2011, possuí 3 915 habitantes e 3 freguesias: Vila Facaia, Graça e Pedrogão Grande.

1 Retirado de documentação interna da empresa

Figura 1 Pedrogão Grande (sede da

Pinhais do Zêzere)

Fonte: adaptado do site

(13)

4

A sede da associação localiza-se em Pedrogão Grande, mas intervém ativamente nos quatro concelhos já mencionados (ver figura 2). Uma variável constante nos quatro concelhos é o envelhecimento da população e a floresta como grande herança. O concelho de Pampilhosa da Serra abrange a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor. Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos estão incluídos na Rede Natura 2000 ( “tem

como finalidade assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa, contribuindo para parar a perda de biodiversidade.”2) da Serra

da Lousã, local considerado segundo o ICNF3 de “apreciável interesse paisagístico (...)

e áreas importantes para a manutenção de ecótipos de elevado valor genético”.

2 Informação retirada do site ICNF,www.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/rn2000 3 ICNF -Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

Figura 2 Concelhos da área de intervenção da Pinhais do Zêzere Fonte: Pinhais do Zêzere- Associação para o Desenvolvimento

(14)

6

1.1.2. Plano Estratégico

1.1.2.1.Missão, Visão e Valores

A missão de uma organização espelha o objetivo da sua criação, “… isto é, informa as

partes interessadas da razão de ser da organização, do que vai produzir e como pretende ser reconhecida pelos seus clientes” (Silva e Monteiro, 2014: 44).

“A vocação do território constitui o quadro de referência que confere sentido às

intervenções a desenvolver. Representa por isso um cenário prospetivo e de médio prazo, assente numa lógica de valorização de oportunidades. O mote “Pinhais do Zêzere” – Uma Área, Um Centro Alternativo e Sustentável permanece como âncora da preservação e valorização dos recursos naturais incutindo-lhe um caráter inovador e capaz de alavancar a região nos múltiplos setores económicos com potencial.

Pretende-se assim que o território da Pinhais do Zêzere se distinga pela valorização e preservação dos seus recursos naturais, com principal destaque para a paisagem e os seus usos agroflorestais múltiplos (apicultura, biomassa, horto, fruticultura, pecuária), e pelas atividades económicas a eles associadas direta ou indiretamente (turismo), assim como pelas apostas numa sociedade inclusiva e empreendedora baseada na interação dos agentes e setores dominantes do território.” (Pinhais do Zêzere, 2016: 3).

Os valores associados à Pinhais do Zêzere, são a cooperação, o profissionalismo e o desenvolvimento regional sustentável.

1.1.2.2.Slogan

O termo slogan é de origem francesa, porém remonta à expressão escocesa

“sluagh-ghairm” que quer dizer “grito de guerra de um clã”; já foi usado num sentido pejorativo

para referência a propagandas e reclames, mas em Inglaterra começou a ser usado como “catchword” palavra que “fica no ouvido”. Atualmente, é usado no meio publicitário para identificar e diferenciar as diferentes marcas.

“O slogan é um método de comunicação que é grosseiro mas que pode convir aos produtos de fraca implicação. Consiste em instalar a notoriedade de uma marca pela sua simples repetição” (Lindon, et al., 2004: 98).

(15)

7

“Reserva-se o termo slogan para as frases publicitárias e o termo «assinatura» de marca

para as expressões que acompanham, na maioria dos casos, as marcas institucionais e, menos, as marcas produtos” (Lindon, et al., 2011:179).

A Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento possui um slogan curto e de fácil memorização com características diferenciadoras: “o slogan não só pode guiar a

interpretação como também proporcionar chaves para a sua decifração” (Iasback, 2007,

45).

A empresa utiliza o slogan “Um território a descobrir” (ver figura 3), porém em variados eventos este é complementado pela expressão: “…onde o tempo é de outro tempo, pois o

ar é puro, as águas límpidas, as montanhas verdes e as gentes hospitaleiras.” (ver figura

4)

Figura 3 Slogan I

Fonte: Pinhais do Zêzere – Associação para

o Desenvolvimento

Figura 4 Slogan II Fonte: Pinhais do Zêzere –

Associação para o Desenvolvimento

(16)

8

1.1.2.3.Plano de Atividades da Pinhais do Zêzere

A Pinhais do Zêzere elabora um plano de atividades anual, sendo que para 2017, as atividades desenvolvidas e a desenvolver são as seguintes:

▪ Apoio aos Agricultores

O apoio ao desenvolvimento rural é um instrumento fundamental ao dispor do país para a promoção do setor agroflorestal e do desenvolvimento territorial equilibrado.

A maioria da população com atividade agrícola está ligada a explorações de muito pequena ou pequena dimensão económica, onde o plurirrendimento dos agricultores e a atividade a tempo parcial continuam a ter grande expressão, contribuindo para a diversificação dos seus rendimentos, para a viabilidade económica das explorações de menor dimensão e para a redução da vulnerabilidade das famílias em situações de crise. A Pinhais do Zêzere promove sessões de esclarecimento aos agricultores, assessora e intermedeia o contacto dos produtores e agentes locais com o IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas), regista apicultores, proporciona apoio técnico à instalação de medronheiros e elabora candidaturas às ajudas ao rendimento dos agricultores. As candidaturas que obtiveram maior sucesso foram:

▪ Regime de pequena agricultura;

▪ Culturas permanentes tradicionais – olival tradicional; ▪ Manutenção de atividade agrícola em zonas desfavorecidas. ▪ Bolsa Nacional de Terras.

A Bolsa Nacional de Terras, designada «Bolsa de Terras», é um instrumento criado pela Lei nº62/2012, de 10 de dezembro.

A Pinhais do Zêzere como entidade autorizada, GeOP (Gabinete de Gestão Operacional), com plenas competências para praticar atos de Gestão Operacional da Bolsa de Terras, na sua área de intervenção, continua a apoiar a população, funcionado como elemento intermediador na gestão de terras. O objetivo é facilitar o acesso às mesmas através da sua disponibilização, designadamente quando estas não sejam utilizadas, gerindo, assim, uma melhor identificação e promoção da sua oferta.

(17)

9

▪ Organização de Colóquios e Seminários

Dada a necessidade de divulgar junto de potenciais beneficiários tendências ou oportunidades setoriais, mobilizaram-se as parcerias públicas e privadas e os cidadãos, tendo sido realizadas sessões de partilha de informação conjunta.

Alguns dos instrumentos de promoção a serem utilizados pela Associação passam pela organização de colóquios, seminários, workshops temáticos, nomeadamente na área do empreendedorismo, florestas, agricultura, restauração e turismo.

▪ Marketing Territorial

O Marketing é imprescindível ao sucesso de uma organização, quer ela seja com ou sem fins lucrativos, “não deve ser entendido no velho sentido de efetuar uma venda, mas no de satisfazer as necessidades dos clientes.” (Kotler e Armstrong, 2003: 3)

A Pinhais do Zêzere entende que o marketing territorial é um instrumento estratégico de desenvolvimento que pode influenciar a dinâmica e competitividade do nosso território, sendo essencialmente um processo de longo prazo. Os efeitos resultantes da sua adoção não surgem instantaneamente, mas resultam de vários anos de ações integradas, continuadas e consistentes. Dificilmente uma ação territorial isolada, por maior que seja a sua dimensão, conseguirá efeitos significativos sem continuidade. Logo, considera-se fundamental integrar estas ações com uma estratégia de desenvolvimento alargada e consistente, relevando o turismo, os produtos endógenos, as ações coletivas e o empreendedorismo.

Assim, tendo em conta estes pressupostos, está prevista: ▪ A produção de material informativo;

▪ A produção de material promocional; ▪ A participação em feiras;

▪ A 12ª Montra Gastronómica Pinhais do Zêzere;

▪ O 8º Passeio “Pedalar pelo Interior Pinhais do Zêzere”; ▪ Um Gabinete de Ação Local.

(18)

9

A Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento, na sua linha de atuação dentro do território de abrangência, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária, elaborou a sua Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL).

Da aprovação por parte da Autoridade de Gestão do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, apoia e incentiva o investimento em explorações agrícolas e florestais, em empresas agroindustriais e à instalação de jovens agricultores), e do reconhecimento do Grupo de Ação Local, que é uma parceria composta por representantes dos interesses socioeconómicos locais, públicos e privados, foi criado o GAL-Pinhais do Zêzere, ao qual compete implementar a EDL aprovada, tomando a decisão quanto aos diferentes projetos a financiar, de acordo com a dotação inicial disponibilizada, a qual concorre para a concretização dos objetivos temáticos e prioridades de investimento subjacentes, na EDL da Pinhais do Zêzere, a saber:

✓ Prioridade na melhoria do desempenho económico de todas as explorações agrícolas e facilitação da restruturação e modernização das explorações agrícolas, tendo em vista nomeadamente aumentar a participação no mercado e orientação para esse mesmo mercado.

✓ Prioridade no aumento da competitividade dos produtores primários mediante a sua melhor interação na cadeia agroalimentar através de regimes de qualidade, do acrescento de valor aos produtores agrícolas, da promoção em mercados locais e circuitos curtos, e a criação, produção e promoção de produtos de qualidade. ✓ Fomento no aproveitamento do potencial rural, com a renovação de aldeias. ✓ Prioridade na concessão de apoio ao desenvolvimento dos viveiros de empresas e

o apoio à atividade por conta própria, às microempresas e à criação de empresas. ✓ Prioridade de criação de emprego por conta própria, empreendedorismo e criação

de empresas, incluindo micro, pequenas e média empresas inovadoras.

Deste modo a Pinhais do Zêzere, através do GAL4– Pinhais do Zêzere, pretende reduzir o desemprego, aumentar o nível e a qualidade de vida das populações, fixar e atrair população ao meio rural.

(19)

10

▪ Medida Contrato Emprego-Inserção

Os contratos emprego-inserção+ integram medidas ativas de emprego que visam melhorar os níveis de empregabilidade e promover a reinserção no mercado de trabalho dos cidadãos que se encontram em situações de desemprego, articulando-se estreitamente com os mecanismos de proteção social.

Através destes contratos, os desempregados beneficiários de subsídio de desemprego e de subsídio social de desemprego e também os beneficiários de rendimento social de inserção têm usufruído da possibilidade de melhorarem as suas competências socioprofissionais, através do desenvolvimento de atividades úteis.

Medida Contrato Emprego-Inserção: Apoiar a inserção profissional de desempregados

beneficiários do rendimento social de inserção, através da realização de atividades socialmente úteis (limpeza e conservação dos espaços públicos, vigilância de crianças, proteção civil, etc.) fomentando a proximidade destes ao mercado de trabalho, durante um período de 12 meses.

Medida Contrato Emprego-Inserção+: Apoio à inserção profissional de

desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, exercendo um trabalho socialmente necessário, na realização de atividades que satisfaçam necessidades sociais coletivas temporárias, a nível local ou regional, muito embora não visem a ocupação de postos de trabalho.

▪ Medida Estágios Emprego

Proporcionar aos jovens uma formação prática em contexto real de trabalho, que complemente a qualificação anteriormente adquirida e promova uma maior articulação entre a saída do sistema de qualificação e o mercado de trabalho, com vista à inserção na vida ativa. (Adaptado de Pinhais do Zêzere, 2016: 7)

(20)

11

▪ Unidade de Apoio Económico/ Empresarial

Prestar apoio à elaboração e implementação de atividades com cariz económico, na expetativa do surgimento de novas empresas:

Ações:

✓ Fomento de microempresas em meio rural; ✓ Serviços;

✓ Indústria de primeira transformação; ✓ Indústria agroalimentar;

✓ Artesanato; ✓ Turismo;

✓ Hotelaria e restauração;

✓ Concurso de Ideias de Negócios;

✓ Apoio no acesso a fontes de financiamento.

▪ Gabinete de Inserção Profissional

A Pinhais do Zêzere dispõe de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), credenciado e apoiado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), para prestar apoio a desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O GIP, em articulação com o serviço de emprego, promove ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora, capta e divulga ofertas de emprego, divulga programas comunitários que promovam a mobilidade de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego, entre outras. (Adaptado de Pinhais do Zêzere, 2016: 8)

(21)

12

1.2

Estrutura Organizacional

A Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento desenvolve a sua atividade tendo em conta as áreas funcionais, assim como as relações hierárquicas definidas no organograma abaixo apresentado, que representa a forma como se relacionam os vários setores. Sendo uma associação sem fins lucrativos, gere a sua atividade de forma a servir o interesse e as necessidades do seu público-alvo, as populações de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Pampilhosa da Serra.

“A estrutura organizacional constitui um conjunto de variáveis complexas, sobre as quais

os administradores e gestores fazem escolhas e tomam decisões. Define, pois, a forma como as tarefas devem estar destinadas, especifica quem depende de quem e estabelece os mecanismos formais de coordenação e controlo” (Bilhim, 2004: 23).

Hoje em dia, as organizações necessitam de se reinventar e criar novos conceitos, “Uma

organização é uma entidade viva. Acolhe novos indivíduos, vê outros partir, trava relações evolutivas com o seu contexto, muda de orientação mais ou menos voluntariamente” (L. de Barros, 1993: 264).

De acordo com os estatutos da associação, esta elege os seus órgãos sociais, de forma democrática, de dois em dois anos. A Pinhais do Zêzere tem a particularidade de os membros da direção serem compostos pelos presidentes de câmara dos municípios integrantes da Pinhais do Zêzere. Através da rotatividade já mencionada, um dos presidentes dos municípios ocupa sempre o cargo de presidente da direção da associação (atualmente, o cargo é ocupado pelo Presidente do Município de Pedrogão Grande) são também eleitos os membros da assembleia geral e do conselho fiscal.

A Pinhais do Zêzere, sediada no concelho de Pedrogão Grande, conta com a colaboração de seis funcionários, embora existam parceiros nos restantes concelhos que permitem que a associação implemente as suas atividades. “Cada organização para ser eficiente e

competitiva tem de adotar determinada estrutura em função da sua área de atividade e das características do seu meio ambiente” (Bilhim, 2004: 156).

Um organograma não é mais que uma síntese da forma como a organização funciona. O organograma da Pinhais do Zêzere não tem muita complexidade, poderá ser caraterizado como funcional e vertical, isto é, “todos os critérios de medida da dimensão vertical,

(22)

13

baseados nos níveis hierárquicos, partem do pressuposto de que a autoridade é distribuída de acordo com o nível na hierarquia, ou seja, quanto mais alto é o nível maior é a autoridade.” (Bilhim, 2004: 138) O organograma abaixo (ver figura 5) demonstra a

disposição hierárquica, sendo que todos os níveis apresentados mantêm entre si uma forte articulação e interligação, pois é essencial “uma equipa motivada, com um perfil de

aptidões e competências virado para o futuro e com elevada produtividade.” (Ferreira et

al., 2010: 184)

Figura 5 Organograma da Pinhais do Zêzere Fonte: Elaboração Própria

Diretor Delegado

O Diretor Delegado detém o papel de interligar a direção e os restantes funcionários, direcionando-os para os objetivos designados pela direção; não obstante coordena as atividades desempenhadas pelos restantes colaboradores.

“A comunicação entre o diretor e o pessoal é direta e frequente. Entre os membros do

pessoal sucede o mesmo, quer se trate da necessidade de informações de âmbito laboral, ou de trocas de impressões informais.” (Boislandelle,1999: 34)

Diretor Delegado

Administrativo Administrativo (Figueiró dos Vinhos)Administrativo Técnico de

Desenvolvimento Local

Técnico de Desenvolvimento Local

(23)

14

Técnico de Desenvolvimento Local

O Técnico de Desenvolvimento Local realiza diversas atividades tais como: - O levantamento das necessidades do tecido económico das regiões envolventes; - A formação nas organizações;

- A divulgação e preparação, apoio a agricultores no âmbito de subsídios agrícolas, bem como, a cooperação no escoamento de produtos;

- A preparação de material de divulgação de turismo no território abrangente; - O processamento de salários;

- O preenchimento de inquéritos do INE (Instituto Nacional de Estatística) e do DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais).

Administrativo

A função dos administrativos é apoiarem os técnicos de desenvolvimento local em todas as tarefas.

(24)

15

1.3

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta muito importante no auxílio da análise ambiental das organizações, isto é, da análise interna e externa que as organizações devem efetuar para procederem à criação de estratégias e planos da sua organização.

A palavra SWOT é uma sigla que conjuga as iniciais (S-Strenghts ; W- Weakness; O- Opportunities e T- Threats), que se traduz em forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Quanto melhores forem as conclusões resultantes deste tipo de análise, melhores serão os futuros resultados organizacionais. Esta análise serve principalmente para avaliar as necessidades e os aspetos negativos da organização e corrigi-los internamente.

“Quando desempenhada corretamente, a análise SWOT pode impulsionar o processo de

criação de um plano de marketing consistente”. (Ferrell e Hartline, 2000:62)

Análise SWOT é um método de planeamento bastante eficaz e eficiente. As condições para o sucesso desta análise são as seguintes:

“1. a análise SWOT é uma conclusão das análises externa e interna;

2. a análise SWOT não é um resumo das análises anteriores, mas deve identificar os elementos chave que permitam estabelecer prioridades;

3. a análise SWOT prepara recomendações - no final, deve ser possível ver claramente quais são os riscos a ter em conta e os problemas a resolver.” (Lindon, et al. 2011:451)

A tabela (Tabela 1), que se segue, diz respeito a uma adaptação da análise SWOT da já existente da Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento.

(25)

16

Tabela 1 Análise SWOT - Pinhais do Zêzere

Fonte: Adaptado Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento

▪ Património natural com elevado interesse paisagístico e ambiental ▪ A “agricultura, a produção animal,

a caça, a floresta e a pesca” representam cerca de 6% do volume de negócios global, associadas ao crescimento das empresas do setor primário

▪ Atividades de recreio, enquadramento e estética da paisagem

▪ Dinâmicas turísticas e redes – aldeias de xisto, praias fluviais, etc. ▪ Investimentos realizados em

equipamentos de coesão social – educação, apoio social

▪ Programas e políticas de apoio ao combate à pobreza e exclusão social

▪ Base económica assente maioritariamente em atividades de base local e de escasso valor acrescentado

▪ Baixa densidade empresarial ▪ Progressivo abandono dos campos

agrícolas com consequências na produção de alguns produtos endógenos

▪ Aumento da taxa de desemprego ▪ Envelhecimento populacional ▪ Baixa densidade populacional ▪ Riscos naturais - erosão e incêndios

florestais

▪ Ganhos médios mensais inferiores à média regional

▪ Baixo nível de qualificação da população

▪ Percentagem significativa de população residente dependente de transferências sociais

▪ Políticas favoráveis e investimento público crescente na área do apoio ao setor agrícola e florestal

▪ Maior consciencialização dos cidadãos para as questões éticas e ambientais

▪ Apoio da União Europeia à formação e aprendizagem ao longo da vida e às competências humanas ▪ Implementação de programas de

combate ao insucesso escolar, que garanta a deteção precoce de alunos com dificuldades económicas e/ou de aprendizagem

▪ Impacto das alterações climáticas sobre os recursos naturais do planeta

▪ Aprofundamento das problemáticas de coesão social – nomeadamente pela continuada perda do poder de compra da população portuguesa e a recessão em que se encontra a economia nacional

▪ Nova organização administrativa das NUTS III e abordagem integrada aos espaços de baixa densidade

▪ Políticas de emprego assumem na sua maioria um carácter macro, sendo definidas no espectro europeu e nacional e implementadas através de ciclos diferenciados

FORÇAS

FRAQUEZAS

(26)

Capítulo II –

(27)

18

O segundo capítulo deste relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, bem como a descrição detalhada e o enquadramento das mesmas nos objetivos do curso TeSP de Gestão e Comércio Internacional.

2.1.Objetivos do Estágio

Qualquer objetivo deve ter em conta as seguintes caraterísticas: “Hierarquizáveis – deve

ser possível definir uma hierarquia que permita estabelecer prioridades entre eles; Consistentes – devem ser objetivos ambiciosos, mas realistas e consistentes; Mensuráveis – os objetivos devem ser mensuráveis para que se possa avaliar o grau de sucesso de implementação da estratégia; Calendarizáveis – a avaliação de uma estratégia só é possível se estiverem definidos prazos para atingir os objetivos; Desafios atingíveis – apesar de ambiciosos, devem ser realizáveis e realistas.” (Camara et al. 2013: 785)

Um estágio curricular tem como principal objetivo interligar os conhecimentos técnicos ou científicos, adquiridos em contexto sala de aula, e pô-los em prática em contextos reais, em organizações ou empresas, proporcionando ao discente desenvolver competências e analisar situações reais. Aquando da formulação dos objetivos de estágio foi estabelecido que estes “representem um desafio para as pessoas envolvidas, estas

tenham ao seu alcance os recursos necessários para o conseguirem; de contrário relevam-se contraproducentes.” (Teixeira, 2014: 50)

De acordo com o plano de estágio (ver Anexo I), as tarefas propostas para o estágio curricular são as seguintes:

▪ Elaboração de relatórios sobre as geminações; ▪ Colaboração no evento “Montra Gastronómica”; ▪ Organização e arquivo de documentos;

(28)

19

2.2.Cronograma

De modo a rentabilizar e gerir melhor o tempo de estágio, criou-se um cronograma (ver Tabela 2) das atividades desenvolvidas e do respetivo tempo necessário para as efetuar.

A elaboração de um cronograma permite além da gestão do tempo empregue em cada tarefa, estipular uma metodologia de organização de tarefas bastante eficiente.

Ativida

des Dese

n

v

o

lv

ida

s

Meses

Março

Abril

Maio

Junho

Junho

Semanas

1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2

Montra Gastronómica

Elaboração de Relatórios sobre as Geminações

Organização e Arquivo de documentos

Planificação de vistas às Geminações

Tabela 2 Cronograma das Atividades Realizadas Fonte: Elaboração Própria

(29)

20

2.3.Descrição de Atividades Realizadas

Ao longo dos quase cinco meses de estágio na Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento, foram realizadas diversas atividades que, direta ou indiretamente, contribuíram para que a discente melhorasse e aperfeiçoasse competências. Durante o período de estágio, a discente procurou corresponder às exigências do estágio com competência e rigor. “Competência define-se, assim, como o conjunto de qualidades e

comportamentos profissionais que mobilizam os conhecimentos técnicos e permitem agir na solução de problemas, estimulando desempenhos profissionais superiores, alinhados com a orientação estratégica da Empresa”. (Camara et al. 2013: 309)

2.3.1. Montra Gastronómica

A montra gastronómica é uma atividade realizada anualmente pela Pinhais do Zêzere, com vista à divulgação da gastronomia regional. Neste contexto a Pinhais do Zêzere incentiva os restaurantes a utilizarem na confeção dos seus pratos produtos endógenos da gastronomia local, como o cabrito, o mel, a castanha, entre outros, e deste modo divulgarem o que de melhor se produz na região. Esta atividade realiza-se sob a forma de um concurso

gastronómico cujo objetivo não é selecionar o melhor restaurante ou o mais frequentado, mas, sim, promover os pratos oferecidos e os produtos regionais.

Este ano realiza-se a 12ª Montra Gastronómica (ver figura 6), apesar de só se realizar de 1 de outubro a 30 de novembro de 2017, a sua preparação já está concluída, sendo que, de momento, decorre a fase de avaliação da 11ª Montra Gastronómica que decorreu no ano anterior (ver anexo II).

Cada cliente dos restaurantes em concurso preenche uma grelha de avaliação dos pratos. Cabe à Pinhais do Zêzere analisar cada grelha e elaborar um relatório a distribuir individualmente a cada restaurante; deste modo, o restaurante recebe o feedback dos clientes, podendo facilmente melhorar e aperfeiçoar os seus pratos.

(30)

21

Durante o período de estágio, realizaram-se reuniões com os colaboradores da Pinhais do Zêzere para analisar as grelhas de avaliação e elaborar relatórios dos diversos estabelecimentos. O método usado para a criação dos relatórios foi o de brainstorming, o que permitiu chegar facilmente a múltiplas conclusões. (“O brainstorming, ou

tempestade de ideias, é uma técnica que permite a um grupo, devidamente orientado, lançar novas ideias de forma improvisada. É uma técnica que assenta em princípios como a não existência de críticas, zero preconceitos, quanto mais ideias melhor.” (Silva e

Monteiro, 2014: 28)). Em alguns casos, os pratos eram bastante apreciados, noutros a apresentação não era apelativa ou os preços praticados eram muito altos; de qualquer forma, para elaborar um relatório coeso e verdadeiro é necessário contemplar as diferentes opiniões, de modo a oferecer aos restaurantes informações que lhes permitam melhorar e irem ao encontro da satisfação dos seus clientes.

(31)

22

2.3.2. As Geminações

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, “A geminação entre cidades nasceu da

convicção profunda de que se todos os homens pudessem estabelecer laços mais estreitos, a cooperação e compreensão internacionais seriam mais autênticas e dar-se-ia um passo para a vivência em paz, pelo desenvolvimento solidário e pelo bem-estar. Na realidade, a geminação permite estabelecer uma rede universal de cidades, cimentando relações de amizade, intercâmbio e solidariedade, definindo o direito internacional de participação, pelo qual um cidadão de qualquer cidade do mundo participa do bem-estar, do progresso e dos serviços que outra cidade oferece, pelo simples facto de residir ou estar nela.”

A Pinhais do Zêzere – Associação para o desenvolvimento procura promover quatro concelhos: Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Pampilhosa da Serra. Todos estes concelhos, à exceção de Pampilhosa da Serra, possuem acordos de geminação com outros países, que procuram promover e dinamizar o concelho e as suas organizações, através de um intercâmbio multicultural.

Este intercâmbio multicultural está associado ao conceito de globalização, “um processo

de tendências para a mundialização da economia, dos negócios, dos mercados, dos gostos e, nalguns casos, de alguns hábitos de consumo.” (Finuras, 2007: 25)

De acordo com o dicionário, geminação significa “disposto aos pares, duplicado”, (Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 2002); aplicado aos municípios, é comum referir-se como municípios irmãos, cujo objetivo é criarem alianças que “servem para

ganhar competências, (…) eficiência ou para oferecer novos produtos e serviços”.

(Vasconcellos e Sá, 2007: 147)

No âmbito do estágio curricular, foi proposto à estagiária que dinamizasse uma atividade que promovesse as geminações dos concelhos ligados à empresa. A atividade desenvolvida insere-se no âmbito das unidades curriculares de Técnicas de Comunicação Internacional e de Técnicas de Negociação Internacional, pelo que os conteúdos estudados permitiram à estagiária compreender as necessidades de criar relações, cimentá-las e promovê-las.

Os impulsionadores da geminação foram as câmaras municipais, como tal, para compreender o nível das relações criadas e a história das geminações, a estagiária

(32)

reuniu-23

se com diversos membros dos municípios, a fim de reunir uma análise completa sobre a situação atual das geminações e dos acordos estabelecidos entre si, procurando encontrar soluções que acrescentassem valor às alianças já estabelecidas. Neste contexto, geminar o município com outro não é mais do que o internacionalizar. Do ponto de vista das parcerias poderão ser criados “acordos entre empresas caraterizados pela reciprocidade

ou pela conjugação de esforços e de competências entre as empresas participantes”

(Teixeira, 2014: 188)

Numa fase inicial, chegou-se à conclusão que, na sua maioria, as relações de geminação atuais eram poucas ou inexistentes. As atividades realizadas entre os municípios geminados ocorreram nos períodos próximos da assinatura do acordo de geminação, algumas há mais de vinte anos, o que potenciou o esquecimento de uma relação outrora proveitosa, que se perdeu com o passar dos anos. “Por vezes a internacionalização não

resulta de decisões autónomas (…) em certos casos ela surge como resposta a solicitações externas (contactos de (…) potenciais parceiros para o estabelecimento de alianças.” (Romão, et al., 1997:382)

A Pinhais do Zêzere propôs à estagiária reunir um conjunto de informação sobre a geminação de cada município, quer a nível de história, cultura e infraestruturas quer na promoção de um intercâmbio cultural com visita aos municípios abrangidos pela Pinhais do Zêzere às respetivas geminações.

Os municípios “colaboram com as empresas multinacionais para influenciar as suas

economias no sistema internacional, dirigindo os fluxos de trabalho, de comércio e de investimento” (Waters, 1999: 109), logo, estrategicamente, é interessante aproveitar

relações internacionais de modo a promover e criar laços proveitosos com outros municípios.

Em debate com alguns colaboradores da empresa, concluiu-se que os concelhos a necessitar de intervenção a nível das relações de geminação eram Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, pois o período sem atividades era bastante superior aos outros concelhos.

No concelho de Pampilhosa da Serra não existe nenhum acordo de geminação, pelo que ficou excluído deste projeto. O mesmo aconteceu com Pedrogão Grande por ter realizado o acordo de geminação recentemente com Weifang (China), em 2015. Uma decisão

(33)

24

norteada pela respetiva orientadora. No caso de Figueiró dos Vinhos, com dois acordos de geminação, optou-se pela que apresenta interações menos frequentes.

Castanheira de Pera

O município de Castanheira de Pera (ver figura 7) foi criado a 4 de julho de 1914; possui uma freguesia, a União de Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral e 3100 habitantes.

“A bela ribeira de Pera, motor da indústria têxtil que no

final do século XIX cresceu, prosperou o concelho, que em 1958 foi considerado o terceiro centro de lanifícios do país.” (Pinhais do Zêzere, 2006:14). Esta região

situa-se no planalto da vertente sul da Serra da Lousã, fazendo

fronteira com os concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Lousã e Góis. A sua flora e fauna são bastante ricas; é possível avistar veados a trilhar tranquilamente a serra e, na primavera, as inúmeras espécies de flores matizam a serra de tons belíssimos. “A gastronomia é rica, o mel e a castanha são reis. Destaca-se também o cabrito assado,

que não defraudará o palato mais apurado.” (Pinhais do Zêzere, 2006: 14)

É neste sentido que a geminação com Leimen na Alemanha, precisa de ser estimulada. O concelho de Castanheira de Pera tem um leque de ofertas bastante diversificado e para diferentes tipos de público, pelo que neste momento precisa de mais investimento. Desde a Praia das Rocas à Praia Fluvial do Poço Corga, aos percursos pedestres da ribeira das Quelhas, até ao barrete usado pelos campinos (Castanheira possui a única fábrica do mundo que os produz) as potencialidades do município são muito interessantes, impondo-se a importância das parcerias com outros municípios para trazer investimento e turismo para a região. A parceria com Leimen, no passado, ofereceu diversas vantagens ao concelho, como equipamentos para a Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera, viaturas para os Bombeiros Voluntários e donativos para várias instituições locais. O que se pretende no futuro é promover e divulgar Castanheira, de modo a cativar investimento na região, como já foi referido. Foi neste seguimento que a Pinhais do Zêzere propôs à discente que dinamizasse uma atividade para aproximar e promover os dois municípios.

Figura 7 Câmara Municipal de

Castanheira de Pera

Fonte: Câmara Municipal de Cast. De

(34)

25

Figueiró dos Vinhos

O município de Figueiró dos Vinhos (ver figura 8) possui 6169 habitantes espalhados pelas quatro freguesias do concelho: Figueiró dos Vinhos e Bairradas; Arega; Aguda e Campelo. Terra do pintor José Malhoa, “símbolo principal de um passado no

qual a cultura tem um papel central. (…) Figueiró dos Vinhos alia o turismo à cultura, à natureza e à gastronomia para construir um mosaico de motivos suficientes para atrair visitantes ao longo do ano.”

(Pinhais do Zêzere, 2006: 16)

As acessibilidades são ótimas e os equipamentos ao nível da educação, turismo, cultura, desporto, saúde e ação social estão bastante avançados, o que leva o concelho a apostar em infraestruturas fundamentais para o processo de desenvolvimento económico, visando criar emprego e fixar população: Parque Empresarial, Pólo de Formação, Centro de Artes, Parque de Campismo, Pista de Pesca, entre outros.

No campo da geminação, Figueiró dos Vinhos tem colhido frutos a nível cultural e educacional. Possui dois acordos de geminação internacionais, com Saint-Maximin, em França e com Nampula, em Moçambique. A geminação francesa é a mais dinamizada; frequentemente elementos da filarmónica Figueiroense participam em eventos, deslocando-se a Saint Maximin, e os estudantes da Escola Secundária fazem intercâmbios com as escolas da região. A geminação com Nampula, apesar de o presidente do município de Nampula se ter deslocado a Figueiró dos Vinhos, não tem tido grande evolução nem dinamização, sendo que a proposta da Pinhais do Zêzere para a discente foi a de criar um plano que dinamizasse e melhorasse as relações entre os dois municípios.

Figura 8 Câmara Municipal de

Figueiró dos Vinhos

Fonte: Câmara Municipal de Fig.

(35)

26

2.3.2.1.Planeamento e organização de visita às geminações

A atividade de planeamento e organização de visita às geminações insere-se nos conteúdos lecionados nas unidades curriculares de Técnicas de Comunicação Internacional e Marketing Internacional e realizou-se desde a segunda semana até ao último dia de estágio.

Resumidamente, a atividade consiste em organizar uma viagem de âmbito cultural às geminações de Leimen e Nampula, com vista a futuros investimentos, pelo que se “pode

constituir (como) ponto de partida para contactos mais profundos entre culturas.”

(Hofstede, 2003: 249)

Esta tarefa subdividiu-se em 4 fases distintas: a primeira consistiu em realizar um trabalho de investigação sobre o passado das referidas geminações. Para tal, além de pesquisas na internet, realizaram-se diversas consultas nos arquivos camarários (ver anexo III) para perceber fundamentadamente, como tinham sido aprovadas as geminações, o seu propósito, que benefícios os municípios receberam e as datas da sua realização. No decorrer da pesquisa, foi-se constatando que, embora alguns dos intervenientes iniciais no processo da geminação já tenham falecido, a maioria continua no ativo, tendo sido fácil agendar reuniões com quem teve influência neste trabalho, como ex-presidentes de câmaras municipais ou colaboradores destas.

A segunda fase correspondeu à organização e compilação da informação recolhida, em relatório. Uma tarefa enriquecida com os dados de uma pesquisa sobre a história, cultura e infraestruturas de Leimen e de Nampula. (ver apêndice I e IV).

Na terceira fase, criou-se um plano de uma visita à geminação (ver apêndice II e V), com a informação dos objetivos da visita, o programa a realizar e a lista de pessoas a integrar a comitiva, proveniente de Castanheira de Pera e de Figueiró dos Vinhos.

A última fase consistiu em elaborar um guia de viagem, segundo os requisitos solicitados pela empresa: um guia de tamanho reduzido para se tornar prático, contemplando apenas as informações necessárias para a realização da mesma. Com estas condições, foi elaborado um guia de bolso sobre a viagem (ver apêndice III e VI).

(36)

27

2.3.3. Organização e Seleção de Documentos

A organização de documentos com vista ao seu arquivo é uma tarefa frequente em todas as organizações. Geralmente, é uma atividade simples, porém, essencial a um bom funcionamento organizacional.

A estagiária (ver figura 9), sempre que necessário, procedia à seleção e arquivo de faturas e de correspondência nos respetivos dossiers, por ordem alfabética e data de

emissão ou receção dos mesmos. “o «stock» de impressos gerir-se-á como qualquer

outro «stock» e com o mesmo cuidado e atenção, pois se a falta de matérias-primas pode bloquear uma fabricação, a falta de documentos pode, por seu lado, perturbar gravemente amarcha dos serviços administrativo.” (Bernaténé, 1963:57).

(37)

28

Reflexão Final

O estágio curricular é uma das fases mais importantes de qualquer percurso académico num instituto politécnico. Os objetivos desta etapa são, principalmente, preparar os alunos, possibilitar-lhes a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos nas unidades curriculares e dar-lhes a oportunidade de terem o primeiro contacto com o mercado de trabalho.

Após dois anos de conteúdos teóricos essenciais para a aprendizagem e formação dos discentes, durante quase cinco meses (750 horas), realizou-se a etapa final curso TeSP de Gestão e Comércio Internacional: o estágio curricular.

A integração de um estágio curricular no curso em questão permitiu à estagiária ter um contacto muito positivo e gratificante com o mercado de trabalho, o que em muito se deve à organização escolhida, dada a sua importância na sociedade, do ponto de vista social e cultural.

Numa fase inicial, em reunião com os orientadores, da empresa e da escola, procurou-se, adequar as competências da discente às necessidades da empresa e, em conjunto, foi delineado um plano de estágio interessante e motivador, que foi cumprido na sua totalidade uma vez que os objetivos delineados foram todos observados.

A empresa possui diversos colaboradores em variadíssimas áreas, mas a discente contactou sobretudo com os do escritório, sendo de ressalvar o ambiente de trabalho muito acolhedor e a amabilidade dos colegas de trabalho na sua integração na dinâmica da empresa.

Nas primeiras semanas de estágio, a estagiária realizou tarefas no âmbito organizacional, como o arquivo de documentos, passando depois, após a adaptação inicial, a tarefas mais estimulantes, como as mencionadas no capítulo II.

O mercado de trabalho oferece a oportunidade de contactar com diferentes realidades, ainda que, por vezes, existam pequenos obstáculos que só com grande capacidade de perseverança, responsabilidade e dinamismo conseguem ser ultrapassados. Uma das atividades desenvolvidas foi, no âmbito cultural, necessitou-se de pesquisar informações em websites alemães (uma das cidades geminadas (Leimen) situa-se na Alemanha, e a

(38)

29

informação apresentava-se na língua de origem) ou no arquivo municipal. Contudo, embora o acervo informacional, foi necessário recorrer ao auxílio de dicionários português-alemão, a motores de busca com tradutores online (estes nem sempre com a tradução correta) e à preciosa ajuda da orientadora de estágio Dra. Helena Barreto, para ultrapassar a barreira linguística e superar as tarefas.

No decorrer do estágio, a discente constatou que, natural e espontaneamente, estava a aplicar conhecimentos de diversas unidades curriculares como Organização e Gestão de Empresas, Técnicas de Comunicação Internacional, Técnicas de Negociação Internacional, Marketing Internacional e Empreendedorismo. Uma constatação que se conjuga com a avaliação de uma experiência que lhe permitiu adquirir um leque de conhecimentos, nomeadamente a nível da história e da cultura dos municípios envolventes da empresa, conhecimentos que lhe poderão ser muito úteis no futuro, designadamente, se a discente pretender fazer carreira numa destas vereações.

Em conclusão, o estágio proporcionou à estagiária uma experiência deveras enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal. A empresa possibilitou-lhe, coordenada mas autonomamente, desenvolver as atividades propostas, o que contribuiu para a discente se tornar numa profissional mais responsável, capaz e empenhada.

(39)

30

Referências Bibliográficas

Bernaténé, H. (1963). Práticas de Secretariado. Clássica Editora.

Bilhim, J. A. (2004). Teoria Organizacional - Estruturas e Pessoas (3º ed.). (I. S. Políticas, Ed.) Lisboa.

Boislandelle, H. M. (1999). Gestão dos Recursos Humanos nas PME. Porto: Rés - Editora. Camara, P. B., Guerra, P. B., e Rodrigues, J. V. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e

Sucesso Empresarial (6º ed.). Dom Quixote.

Dicionário Básico da Língua Portuguesa. (2002). Porto Editora.

Ferreira, M. P., et al. (2010). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (2º ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Ferrell, O., e Hartline, M. D. (2000). Estratégia de Marketing. Atlas.

Finuras, P. (2007). Gestão Intercultural: Pessoas e Carreiras na Era da Globalização (2º ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Hofstede, G. (2003). Culturas e Organizações - Compreender a nossa programação mental (1º ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Iasback, L. C. (2007). A arte dos slogans: as técnicas de construção das frases de efeito do texto

publicitário (2ª ed.). Annablume Editora.

Kotler, P., e Armstrong, G. (2003). Princípios de Marketing (9º ed.). São Paulo: Prentice Hall. Lindon, D.,et al. (2011). Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing (14º ed.). Alfragide:

Publicações Dom Quixote.

Pinhais do Zêzere. (10 de setembro de 2006). 14 motivos a descobrir. Pinhais do Zêzere. (2016). Relatório de Atividades e Contas 2016.

Romão, A., et al. (1997). Comércio e Investimento Internacional (2º ed.). Turismo de Portugal. Silva, E. S., e Monteiro, F. (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócios (2º ed.). Porto: Vida

Económica .

Strategor: estratégia, estrutura, decisão, identidade política global de empresa (2º ed.). (1993).

(L. de Barros, Trad.) Lisboa: Publicações Dom Quixote, Lda. Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.

Vasconcellos e Sá, J. A. (2007). Movimentos Estratégicos. Lisboa: PÚBLICO - Comunicação Social, SA.

(40)

31

Webgrafia

http://www.cm-lisboa.pt/municipio/relacoes-internacionais

Data da Consulta: 5 de Junho de 2017

http://www.cm-castanheiradepera.pt/images/upload/galeria/vila4.jpg

Data da Consulta: 24 de Junho de 2017

http://cm-figueirodosvinhos.pt/assets/content/images/noticias/municipio-de-figueiro-dos-vinhos-distinguida-com-premio-bombeiro-de-merito-2012/camara_municipal_normal.jpg

Data da Consulta: 24 de Junho de 2017

https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-leiria/c-pedrogao-grande

Data da Consulta: 27 de Junho de 2017

http://www.pdr2020.info/

(41)
(42)

Lista de Apêndices

Apêndice I – Relatório da Geminação Castanheira de Pera - Leimen Apêndice II – Planificação da Visita à Geminação Leimen

Apêndice III – Guia de Bolso da visita a Leimen

Apêndice IV – Relatório da Geminação Figueiró dos Vinhos - Nampula Apêndice V – Planificação da Visita à Geminação Nampula

(43)

Apêndice I

Relatório da Geminação Castanheira

de Pera - Leimen

(44)
(45)

Índice

Introdução ... 3 Leimen... 4 ➢ História ... 4 ➢ Cultura ... 5 ➢ Infraestruturas ... 6 Geminação ... 7 Websites ... 9 Anexos

(46)

Introdução

Leimen pertence ao distrito de Rhein-Neckar-Kreis, região administrativa de Karlsruhe e ao estado de Baden-Württemberg.

Possuí 26 910 habitantes e estende-se ao longo de 20.64 km2, é a terceira maior cidade do distrito, a seguir a Weinheim e Sinsheim.

Conhecida pelo seu importante centro industrial e por ser uma vila tradicionalmente vinícola como se pode constatar no brasão da cidade.

Leimen tem uma vida cultural bastante diversificada, com mais de 180 clubes existentes, o Festival Tradicional de Primavera e o Festival de vinho “Weinkerwe” atraem inúmeros visitantes.

(47)

Leimen

➢ História

O nome Leimen é mencionado no documento histórico “Lorsch Codex” (ver anexo documento lorsch códex) , criado entre 1175 e 1195 depois de cristo, no mosteiro de Saint Nazarius em Lorsch na Alemanha.

No “Lorsch Codex” é referido a doação de campos, prados, pastagens, estradas, florestas, vinhas, casas, edifícios agrícolas e oito servos por Machelm em nome do glorioso Rei Karl I, a 1 de maio de 791 em “Leimheim”.

Durante a guerra Franco-Holandesa, 1674, Leimen foi incendiada e em 1689 ficou completamente devastada com a Guerra dos Nove Anos.

A partir do ano de 1841, com a construção da linha ferroviária, surgiu a indústria do tabaco e do couro, que contribui para uma melhoria da situação financeira de Leimen. Em 1863 estabeleceu-se em Leimen uma cervejaria, e em 1896 a atual fábrica de cimento “Heidelberger Zement AG”, não obstante a viticultura constituí na altura, um papel importante, uma herança que data da época dos romanos. A fábrica de cimento era e é um dos maiores empregadores da cidade, o que promoveu o claro aumento da população na época.

A II Guerra Mundial deixou grandes marcas na cidade de Leimen, foi ocupada pelos Estados Unidos da América, e só com o fim da guerra, é que mais de 2000 pessoas, que tinham sido expulsas, puderam regressar a casa. Um bom incentivo ao progresso na região de Leimen após II Guerra Mundial, foi a criação em 1954 da fábrica Eternit.

Em 1970 efetuaram-se algumas reformas no estado de Baden-Württemberg a nível das comunidades, e Leimen tornou-se oficialmente cidade município em 1981, em 1990 já excedia os 20 000 habitantes e solicitou a elevação de cidade para um novo estatuto o de Große Kreisstadt que significa cidade maior.

Atualmente, com 26.910 habitantes continua a ser reconhecida pela excelência na produção de vinhos, é galardoada desde 1985 com a bandeira europa, proporciona

(48)

diversas atividades de lazer à sua população e aos turistas, e cada vez mais cultiva as relações com outros países europeus, seja através de iniciativas, seja através de geminações que promovam a cidade e cultura europeia.

➢ Cultura

Nos anos 60, diversas casas antigas foram demolidas, e ocorreu o fecho de fábricas de charutos, de modo, que Leimen começou a colecionar diversos artefactos antigos, representativos de diversas épocas.

No início da década de 80, a Câmara Municipal cedeu um pequeno espaço nas suas instalações para a criação de um

museu. Com o sucesso das exposições, a associação de museus de Leimen inaugura em 1996 o museu “Stadtmuseum Leimen”, localizado numa antiga fábrica de charutos “Gebr. Mayer”.

No mesmo edifício localiza-se o museu Bielorusso “Belarussisches Museum”, que conta com objetos provenientes de parcerias com comunidades da atual República Checa, Hungria, Roménia e Bielorrússia. O principal responsável pela preservação da história da Bielorrússia foi Iuri Popko, que fundou instituição belorusovedy, com o propósito de promover a investigação sobre a história Bielorussa.

Em 2010 sofreu uma grande reforma, para puder receber novas exposições e organizar eventos, promovendo a cultura de Leimen para a população e para os turistas.

(49)

➢ Infraestruturas

Leimen como já foi mencionado, é uma cidade com origens e tradições vinícolas, e o seu lema reflete isso mesmo,“Sport, Wein- und Europastadt”, traduzido à letra significa “Desporto, vinho e Cidade Europeia”.

Existem inúmeras empresas vinícolas, sendo a maior e que produz em larga escala a de Adam Müller seguido da empresa de Thomas Seeger.

A cervejaria Bergbrauerei Leimen foi fundada em 1862, tinha como cerveja a “Bergbräu” e mais recentemente a "Leimener" fechou portas em definitivo em 2005, face a pouca rendibilidade. Um dos principais empregadores de Leimen, é a fábrica de cimento Portland da HeidelbergCement AG, inaugura em 1896.

Um facto curioso, é que a primeira localização da fábrica era em Heidelberg, mas em 1895, houve um incêndio que destruiu a fábrica por completo, e quando foram para a reconstruir, surgiram muitas críticas, que a expansão da fábrica iria causar transtorno aos visitantes de Heidelberg, por causa do fumo que esta provocava, decidiram portanto, mudar a localização da fábrica para 8 km de distância da antiga fábrica, em Leimen. Entre 1988 e 1913, a fábrica de Leimen expandiu e melhor os seus processos produtivos, criando a maior zona industrial da Alemanha.

Ao longo dos anos, a empresa expandiu e estabeleceu-se em 40 países, empregando no seu global mais de 52 000 trabalhadores espalhados por 2500 empresas, tudo isto em 140 anos de história.

Adam Müller

Thomas Seeger

(50)

Geminação

A geminação entre Castanheira de Pera e Leimen, deveu-se a uma relação de amizade entre os autarcas dos dois municípios, de Castanheira de Pera Graça Oliva e de Leimen General Peter Ptack.

Após ter sido aprovado pela Assembleia Municipal, ficou estabelecido que no aniversário do concelho, 4 de julho, iriam proceder à assinatura do acordo de geminação.

O município de Leimen, oferecer um autocarro de 50 lugares para um grupo desportivo, uma viatura de 9 lugares, cadeiras de rodas e bicicleta de recuperação para a Santa Casa

da Misericórdia, dois carros para os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera. A 4 de julho de 1993 realizou-se a oferta oficial (os carros e autocarros, já tinham sido envidados para Castanheira de Pera, muito antes da visita da comitiva alemã), e assinou-se o acordo de geminação e o município decidiu felicitar os assinou-senhores Peter Michels e Edgar Erble com a medalha do concelho.

Inaugurou-se uma avenida com o nome “avenida Stadt de Leimen” pela grande amizade e tudo o que o município de Leimen fez pelo concelho de Castanheira de Pera.

Figura 1 Carros de Bombeiros

(51)

A 17 de Setembro de 1993, o presidente Graça Oliva e sua comitiva, visitaram o município de Leimen, e oferecerem porta-chaves, galhardetes e 10 placas de bronze. Todavia, após este contato, só houve mais uma visita a Leimen nos anos que se seguiram .

(52)

Websites

http://www.leimen.de/StadtInformation/Stadtgeschichte/ http://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/minst1968bd2/0254 http://www.eternit.de/unternehmen/ueber-eternit/historie/historie http://www.museum-leimen.de/index.php?page=museumsverein http://www.weingut-adam-mueller.de/ http://www.buildingforgenerations.heidelbergcement.com/ http://res.cloudinary.com/ratebeer/image/upload/w_120,c_limit/beer_72608.jpg https://images.vivino.com/thumbs/00d9o7ohezqmx_375x500.jpg http://www.seegerweingut.de/assets/images/04-weine/blaufraenkisch-preview.jpg http://www.buildingforgenerations.heidelbergcement.com/ https://pbs.twimg.com/profile_images/486159696336662529/lt9XwN4s.jpeg https://www.google.pt/flights/#search;f=LIS;t=FRA,ZRB;d=2017-09-18;r=2017-09-23;sel=LISFRA0TP574,FRALIS0LH1166;s=0;eo=e;q=voos+google http://www.weinfeste-in-deutschland.de/weinkerwe-in-leimen.html

(53)

Anexos

(54)

Apêndice II

Planificação da Visita à Geminação

Leimen

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Ibidem, p.203.. A informação, por sua vez, tem importância por se tratar de uma novidade e deve ser divulgada, analisada e apreendida enquanto tal. Em um mundo