• Nenhum resultado encontrado

Fardamento Alinhamento visual Ex EMEF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fardamento Alinhamento visual Ex EMEF"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

M

od

_80

-004

Fardamento

Alinhamento visual Ex EMEF

Julho 2020

(2)

2

Fardamento Pessoal Operacional

1. Descrição das atividades onde o vestuário será utilizado

As atividades de manutenção e reparação de material circulante ferroviário, bem como a reparação dos seus componentes, são efetuadas diariamente tanto no interior de oficinas como no exterior, durante todo o ano. Adicionalmente, é prestado o serviço denominado “Composição de Emergência”, apenas acionado esporadicamente para situações anómalas (descarrilamento, avaria na linha) e que é efetuado nas vias férreas no exterior.

Os trabalhos, de uma forma geral, contemplam a manipulação de máquinas e ferramentas, como por exemplo equipamentos de elevação e transporte cargas, máquinas ferramentas de corte e furação, máquinas e consumíveis de soldadura, equipamentos de medição, ferramentas portáteis manuais, utilização de produtos de limpeza de componentes, de tintas, de óleos e massas lubrificantes, entre outros.

Nos aspetos ergonómicos, estes trabalhos são exigentes em termos de posturas, já que os trabalhadores têm de ter a mobilidade suficiente para, facilmente, poderem trabalhar de pé, sentados, deitados, abaixados, em dique por baixo do comboio e poderem movimentar-se e trocarem de posições de trabalho com facilidade.

(3)

3

Fardamento Pessoal Operacional

2. Lista de peças de vestuário e tipo de tecidos

tipo Nomenclatura Peça de vestuário de trabalho Tipo de tecido, composição e gramagem

Tipo 1 84342-113 Blusão antracite e vermelho, com gola antracite. Tipo de tecido: Sarja.

Tipo 2 84342-114 Blusão antracite e vermelho, com gola vermelha. Composição: 65% poliéster + 35% algodão (1)

Tipo 11 84342-112 Blusão laranja (Composição de Emergência. Para Chefia e Quadro Superior com braçadeira). Gramagem: 240g/m2.

Tipo 15 84342-117 Blusão laranja e antracite (Operário. Para Chefia e Quadro Superior com braçadeira).

Tipo 16 84342-111 Blusão branco UMAV: (Operário. Para Chefia e Quadro Superior com braçadeira).

Tipo 3 84342-126 Calças antracite e vermelho

Tipo 14 84342-122 Calças cor de laranja (Composição de Emergência: Operário, chefia e Quadro Superior ).

Tipo 17 84342-121 Calças brancasUMAV: (Operário, Chefia e Quadro Superior)

Tipo 4 84342-115 Blusão antracite e vermelho, com gola antracite, 100% algodão (2) Tipo de tecido: Sarja; Tipo 5 84342-116 Blusão antracite e vermelho, com gola vermelha, 100% algodão (2) Composição: 100% algodão

Tipo 6 84342-127 Calças antracite elaranja 100% algodão (2) Gramagem: 240 g/m2.

Tipo 7 84342-143 Polo de manga comprida cinzentoantracite, sem riscas vermelhas na gola. Tipo de tecido: Felpa americana cardada.

Tipo 8 84342-144 Polo de manga comprida cinzento claro, com riscas vermelhas na gola. Composição: 100% algodão. Tipo 12 84342-142 Polo de manga comprida, cor de laranja (Composição de Emergência). Gramagem: ≥270 g/m2.

Tipo 18 84342-141 Polo de manga comprida, cor branca.

Tipo 9 84342-153 Polo de manga curta cinzento antracite, sem riscas vermelhas na gola. Tipo de tecido: Malha piquet. Tipo 10 84342-154 Polo de manga curta cinzento claro, com riscas vermelhas na gola. Composição: 100% algodão. Tipo 13 84342-152 Polo de manga curta, cor de laranja (Composição de Emergência). Gramagem: ≤190 g/m2.

Tipo 19 84342-151 Polo de manga curta, cor branca.

(1) Para soldadores e para trabalhadores que apresentem alergia comprovada a tecidos sintéticos. No caso de soldadores para trabalhos dentro das oficinas, as calças em algodão podem ser adquiridas sem fitas refletoras.

(4)

4

Fardamento Pessoal Operacional

2. Requisitos gerais de conforto e qualidade dos acabamentos

TAMANHO DA PEÇA DE VESTUÁRIO: Deve corresponder a um determinado

tamanho adaptado ao utilizador (por exemplo M, L, XL etc…), garantindo o conforto do mesmo na prestação do trabalho e permitindo movimentos libertos na execução das actividades descritas anteriormente e não contribuindo para um aumento dos riscos de segurança para o trabalhador (por exemplo a prisão de movimentos). O tamanho das peças de vestuário e as quantidades serão especificadas nas

encomendas. O tamanho do blusão (M, L, XL, etc…) deve ser atribuído de forma a considerar também o tamanho (grossura) do respetivo enchimento.

ACESSÓRIOS: Os fechos, botões e molas e outros acessórios utilizados nas peças de vestuário não podem ser metálicos. Estes acessórios, incluindo aplicações de velcro, devem também ser resistentes e fixados/cosidos de forma a manter o seu

(5)

5

Fardamento Pessoal Operacional

2. Requisitosgerais de conforto e qualidade dos acabamentos

COSTURAS: No blusão e nas calças, as costuras devem ser a duas agulhas e as costuras dos bolsos devem possuir moscas, de forma a aumentar a resistência dos mesmos a rasgões.

RESISTÊNCIA GERAL DOS TECIDOS: A resistência dos tecidos ao rasgo e à tração e a manutenção da cor, por exemplo da trama, da teia, a solidez dos tintos, entre outras características, devem ser tais que o vestuário possa ser utilizado nas atividades referidas no ponto 1, resistir à transpiração das pessoas (ácida ou alcalina) e ser sujeito a lavagens correntes a quente (por exemplo a temperatura suficiente para remoção de sujidades de óleos e massas lubrificantes), mantendo no entanto na sua generalidade as características originais de cor, tamanho e resistência pelo menos 2 anos. É admissível o desgaste natural do tecido e na cor ao longo do tempo, mas sem o tecido se romper ou perder a cor de forma notória devido à utilização e às posteriores lavagens.

(6)

6

Fardamento Pessoal Operacional

SEGURANÇA - APLICAÇÃO DE FITAS REFLETORAS

• Em blusões e calças: Fita refletora com uma largura entre 50mm e 60mm, cor prata, resistente a uma temperatura de lavagem entre 30oC e 60oC e a pelo menos 50 ciclos de lavagem, com requisitos de brilho adequados e com certificação para vestuário de alta visibilidade EN ISO 20471.

• Em polos de manga curta ou comprida, mais flexíveis: Fita refletora termo transferível, com uma largura entre 50mm e 60mm, cor prata, resistente a pelo menos 25 ciclos de lavagem, com requisitos de brilho adequados e com certificação para vestuário de alta visibilidade EN ISO 20471.

• A fita refletora deve ser aplicada ao vestuário de trabalho conforme indicado nas figuras seguintes e cumprindo as instruções dos fabricantes das mesmas. Se existir a necessidade de não colocar fitas em algumas peças de vestuário, isso será explicitado nas encomendas.

CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS – A descrição de características adicionais (por exemplo a imagem) e outras características de conforto encontram-se indicadas nas imagens constantes neste documento.

(7)

7

Fardamento Pessoal Operacional

CORES DO VESTUÁRIO DE TRABALHO: A utilização das cores encontra-se indicada nas figuras seguintes. A especificação ou descrição das cores base das peças de vestuário é a seguinte e são utilizadas conforme indicado nas imagens. • O tom da cor do tecido de determinada peça de vestuário não deve variar

durante os fornecimentos. Os tons devem ser validados pela EMEF após concurso e ajustados se necessário.

• Os tons das cores dos tecidos do blusão e calças, devem ser iguais.

• O tom do cor de laranja destina-se a vestuário a utilizar no exterior, nas vias férreas, (Composição de Emergência), pelo que o tom de laranja deve ser vivo.

Cores:

• Antracite (definir pantone para polos, igual ao dos blusões e calças); • Laranja

• Branco

(8)

8

Fardamento Pessoal Operacional

3. Aplicação do logotipo

APLICAÇÃO DO LOGOTIPO : O logotipo colocado no vestuário de trabalho deve ser BORDADO nos locais indicados e na cor indicada, nas figuras seguintes assegurando uma dimensão mínima de 4 cm e as outras cotas proporcionais. Pode existir ajustamento de pormenor em dimensões.

Os símbolos serão fornecidos em formato de ficheiro CMYC e deverá ser considerada uma aprovação prévia antes de produção final junto da Identidade e Gestão da Marca CP.

(9)

9

Fardamento Pessoal Operacional

1- BLUSÕES

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-117

tipo 15

Blusão almofadado laranja e antracite, gola antracite no interior, com mangas destacáveis. Utilização: No serviço de Operário. Para Chefia e Quadro Superior a distinção é

assegurada por braçadeira.Para os trabalhadores que, eventualmente possam apresentar

(10)

10

Fardamento Pessoal Operacional

1- BLUSÕES

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-112

tipo 11

Blusão almofadado cor de laranja, com mangas destacáveis.

Utilização: No serviço de COMPOSIÇÃO DE EMERGÊNCIA. Para Chefia e Quadro

Superior a distinção é assegurada por braçadeira.Para os trabalhadores que,

eventualmente possam apresentar alergia comprovada a tecidos sintéticos utilizar 100% algodão.

(11)

11

Fardamento Pessoal Operacional

1- BLUSÕES

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-111

tipo 16

Blusão almofadado todo branco, com mangas destacáveis.

Utilização UMAV: Operário. Para Chefia e Quadro Superior a distinção é assegurada

por braçadeira. Para os trabalhadores que, eventualmente possam apresentar

(12)

12

Fardamento Pessoal Operacional

2- CALÇAS

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-126

tipo 3

Calças antracite e laranja.

Utilização: Uso geral (Operários, Chefias intermédias e Quadros).Para

os trabalhadores que, eventualmente possam apresentar alergia comprovada a tecidos sintéticos utilizar 100% algodão.

(13)

13

Fardamento Pessoal Operacional

2- CALÇAS

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-122

tipo 14

Calças de trabalho cor de laranja.

Utilização: No serviço de COMPOSIÇÃO DE EMERGÊNCIA (CE), para membro da

equipa incluindo Chefia ou Quadro Superior.Para os trabalhadores que, eventualmente possam

(14)

14

Fardamento Pessoal Operacional

2- CALÇAS

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-121

tipo 17

Calças de trabalho brancas.

Utilização: Podem ser utilizadas por Operário, Chefia Intermédia ou Quadro da UMAV. Para os trabalhadores que, eventualmente possam apresentar alergia comprovada a tecidos sintéticos utilizar 100% algodão.

(15)

15

Fardamento Pessoal Operacional

3- Polos

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-143

tipo 7

Polo de manga comprida cinzento antracite.

Utilização: operário, para o frio. Para Chefia e Quadro Superior a distinção é assegurada por braçadeira.

(16)

16

Fardamento Pessoal Operacional

3- Polos

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização Tecido

84342-142

tipo 12

Polo de manga comprida laranja.

Utilização: No serviço de COMPOSIÇÃO DE

EMERGÊNCIA, para o frio. Para Chefia e

Quadro Superior a distinção é assegurada por braçadeira.

Tipo de tecido: Felpa americana cardada. Composição: 100% algodão.

(17)

17

Fardamento Pessoal Operacional

3- Polos

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-141

tipo 18

Polo de manga comprida todo branco.

Utilização: Operário, para o frio. Para Chefia e Quadro Superior a distinção é assegurada por braçadeira.

(18)

18

Fardamento Pessoal Operacional

3- Polos

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-153

tipo 9

Polo de manga curta, cinzento antracite.

Utilização: Operário, para o calor. Para Chefia e Quadro Superior a distinção é assegurada por braçadeira.

(19)

19

Fardamento Pessoal Operacional

3- Polos

Nomenclatura/tipo Descrição geral e utilização

84342-152

tipo 13

Polo de manga curta, cor de laranja.

Utilização: No serviço de COMPOSIÇÃO DE EMERGÊNCIA, para o calor. Para Chefia e Quadro Superior a distinção é assegurada por braçadeira.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi identificar, por meio de uma revisão de literatura, as principais manifestações orais em pacientes portadores de

Recentes pesquisas, focando na participação da imunidade inata através de receptores tipo Toll, concernente a relação entre doença periodontal, especialmente relacionada com a

Gostaria de obras sobre processo de linguagem natural mas não sobre lingüística, gramáti ca e sintaxe. Estas ambigüidades geram um sério problema no momento do estabelecimento

O presente estudo, ao analisar uma população de pacientes com Leishmanio- se Visceral, no Hospital Universitário de Sergipe, concluiu que entre os pacientes com hemorragia

· 12.6 Outros efeitos adversos Não existe mais nenhuma informação relevante disponível. SECÇÃO 13: Considerações relativas à eliminação · 13.1 Métodos de tratamento

The attenuation of peak pressure on rearfoot and forefoot during running on natural grass may be mainly due to a more flexible adjustment of the distal extremity,

Descrevendo o seu estilo como simples e orientado pelo dos poe­ tas clássicos e renascentistas portugueses, Cláudio Manuel indica ao leitor das suas Obras o

VII - a operação envolvendo pessoa jurídica cujo beneficiário final, sócios, acionistas, procuradores ou representantes legais mantenham domicílio em jurisdições consideradas