• Nenhum resultado encontrado

GesLoures, E.M. Quadro Normativo Geral de Acesso a Instalações e Atividades Época 2015/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GesLoures, E.M. Quadro Normativo Geral de Acesso a Instalações e Atividades Época 2015/2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GesLoures, E.M.

Quadro Normativo Geral de Acesso a Instalações e Atividades Época 2015/2016

Artigo 1º Âmbito de Aplicação

1. O presente Quadro Normativo integra as normas gerais aplicáveis à frequência de atividades e à utilização de equipamentos desportivos sob a responsabilidade da empresa municipal GesLoures, Gestão de Equipamentos Sociais, Unipessoal, Lda., adiante designada por GesLoures.

2. As normas e preços específicos relativas a cada atividade e/ou a cada tipo de utilização constam dos anexos I a VIII.

Artigo 2º

Direção e Responsabilidade pelas Atividades Desportivas

1. As atividades tuteladas pela Federação Portuguesa de Natação cumprem o disposto na Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto.

2. As atividades na área da manutenção e condição física (fitness) cumprem o disposto na Lei n.º 39/2012, de 28 de Agosto, existindo em cada instalação o regulamento a que se refere o artigo 19.º daquela Lei.

Artigo 3º

Deveres e Obrigações Gerais da GesLoures

1. A GesLoures garante durante todo o período de funcionamento de cada equipamento a permanência de um responsável devidamente identificado e apto a responder a qualquer solicitação dos utilizadores. 2. A GesLoures é titular de seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais celebrados nos termos da lei.

3. GesLoures mantém disponível em cada equipamento, nos termos da lei, livro de reclamações, quadros normativos que disciplinam a utilização dos equipamentos e a frequência de atividades, e cópia das diferentes apólices de seguro.

Artigo 4º

Deveres e Obrigações Gerais dos Utilizadores

1. Constitui dever dos utilizadores cumprir os regulamentos aplicáveis à frequência das atividades e à utilização dos equipamentos, as orientações do pessoal de serviço e pagar os preços devidos pela inscrição e utilização de instalações e/ou frequência de atividades.

2. Todos os preços incluem IVA à taxa legal em vigor.

Artigo 5º

Compromisso Técnico e Pedagógico

1. A GesLoures planeia, programa, executa e avalia as atividades segundo os normativos legais aplicáveis, segundo as melhores práticas técnicas e pedagógicas e elevados padrões de competência.

(2)

2. O enquadramento dos utentes nas diferentes atividades pressupõe avaliações de diagnóstico, planeamento técnico pedagógico, monitorização e avaliação.

Artigo 6º

Normas Gerais de Acesso e Utilização

1. O acesso às instalações e a frequência de atividades é feita mediante a utilização do cartão fornecido para o efeito.

2. A não utilização recorrente do cartão constitui fundamento a recusa de acesso às instalações e/ou da frequência de atividades.

3. Os utentes devem utilizar os equipamentos preservando a sua integridade física e limpeza, bem como a segurança de pessoas e bens.

4. É vedado o acesso às instalações e à frequência de atividades a quem, pelo seu comportamento, atitudes, condições higiénicas e/ou estado de saúde, seja susceptível de perturbar a normal utilização dos equipamentos.

5. Os utentes de idade igual ou inferior a 8 anos podem ser acompanhados por um adulto na utilização dos vestiários e balneários dos equipamentos.

6. Na generalidade, a recolha de imagens das atividades, através de fotografia ou vídeo, só é permitida mediante autorização da GesLoures, e em função da disponibilidade dos restantes utentes que as frequentam.

7. A recolha de imagens de provas, festivais, aulas abertas e outras atividades similares é permitida, sendo que a participação nessas atividades pressupõe a autorização para a recolha de imagens.

8. Os danos causados no decorrer da utilização importam sempre na reposição dos bens danificados no seu estado inicial, ou no pagamento de importância relativa ao valor do prejuízo causado.

9. A GesLoures não se responsabiliza pelo desaparecimento, extravio ou deterioração de qualquer bem ou valor nos balneários, vestiários, cacifos e demais instalações do equipamento desportivo.

10. O não cumprimento das normas de acesso e utilização constitui fundamento para a proibição de permanência ou acesso aos equipamentos.

Artigo 7º Calendário

1. O calendário geral da época 2015/2016 decorre entre o dia 1 de setembro de 2015 e o dia 31 de agosto de 2016, com as seguintes suspensões:

a) Feriados nacionais e feriado municipal (26 de julho); b) Dias 24 e 31 de dezembro;

c) Terça-feira de Carnaval;

d) Sábado anterior ao Domingo de Páscoa. e) Domingos do mês de agosto.

(3)

2. As atividades poderão ainda ser suspensas até ao máximo de 4 dias por época desportiva, por motivo de obras de beneficiação dos equipamentos, realização de provas desportivas, ou de outros motivos relevantes, comprometendo-se a GesLoures a comunicar a suspensão com um mínimo de 72 horas úteis de antecedência, podendo este período ser reduzido em caso de ocorrências imprevistas.

3. As atividades poderão ainda ser suspensas por motivos alheios à vontade da GesLoures, designadamente por interrupção de fornecimento de água, eletricidade, gás natural ou por outras causas imprevistas que o fundamentem.

4. A suspensão das atividades, desde que limitadas pelo enunciado nos números anteriores, não confere direito a qualquer dedução no pagamento, nem à compensação das atividades suspensas, sem prejuízo da promoção dessa compensação pela GesLoures, sempre que possível.

5. A suspensão das atividades não contempladas nos números anteriores confere aos utentes a possibilidade de compensação, nos termos a informar caso a caso.

Artigo 8º Inscrição

1. A frequência das atividades e a utilização dos equipamentos depende, por regra, da realização de uma inscrição, que pode ser realizada entre 13 de julho de 2015 e 31 de agosto de 2016.

2. A inscrição é única para a frequência de todas as atividades e para todas as utilizações que dela dependam e mantém-se válida enquanto os pagamentos das mensalidades forem feitos.

3. No ato de inscrição deverá ser exibido documento de identificação (a fotocopiar pela GesLoures), com fotografia no caso de maiores de dez anos, ou com ou sem fotografia, no caso de menores de dez anos, e entregue uma fotografia (devolvida após a emissão do cartão de acesso).

4. No ato de inscrição é assinado termo de responsabilidade (minuta fornecida pela GesLoures) e declaração assinada pelo utente de conhecimento dos normativos aplicáveis à frequência de atividades e à utilização dos equipamentos (minuta fornecida pela GesLoures).

5. No caso de inscrição de menores de idade, os documentos devem ser assinados por quem exerça o poder paternal, ou por familiar maior de idade.

6. No caso de frequência de atividades que impliquem o acompanhamento por terceiro, deve ser também entregue declaração médica ou termo de responsabilidade assinado relativamente a este. 7. Após a inscrição é disponibilizado gratuitamente um cartão de identificação, cuja utilização para acesso aos equipamentos é obrigatória.

8. A substituição do cartão por motivo imputável ao utente implica o pagamento de um preço (2.ª via do cartão).

9. A frequência de atividades aquáticas depende, por regra, da realização de um teste de diagnóstico. 10. As inscrições realizadas:

(4)

a) De 1 a 10 de cada mês darão lugar ao pagamento da inscrição e da totalidade da mensalidade desse mesmo mês, ou de dois terços da mensalidade, caso a frequência se inicie depois do dia 10;

b) De 11 a 20 de cada mês darão lugar ao pagamento da inscrição e de 67% da mensalidade desse mesmo mês, ou de um terço da mensalidade, caso a frequência se inicie depois do dia 20;

c) A partir do dia 21 e até ao final do mês darão lugar ao pagamento da inscrição e de 33% da mensalidade desse mesmo mês, ou da totalidade da mensalidade relativa ao mês seguinte ao da inscrição, caso a frequência só se inicie nesse mês.

11. Por exceção, o pagamento da primeira mensalidade pode ocorrer em momento posterior aos indicados no número anterior, salvaguardado o princípio de que no início da frequência o pagamento da primeira mensalidade deve estar realizado.

12. Caso o utente deixe de pagar as mensalidades devidas e pretenda retomar a frequência das atividades e/ou a frequência dos equipamentos, poderá solicitá-lo, sendo o pedido autorizado quando o motivo invocado for considerado relevante, e mediante a existência de vaga disponível, o pagamento de um preço de 15.00€ (preço com IVA incluído) de recuperação da inscrição, e de pelo menos uma mensalidade inteira relativa à época em curso.

13. O previsto no número anterior depende da inexistência de qualquer frequência no(s) mês(es) em que não tenha ocorrido pagamento.

14. A utilização dos seguintes serviços não depende de inscrição: a) Cursos de verão ou outros de curta duração;

b) Outros cuja natureza não pressuponha uma frequência ou utilização continuada.

Artigo 9º Renovação da Inscrição

1. Os utentes cuja inscrição se mantenha válida em 31 de agosto de 2015 devem renovar a sua inscrição.

2. A renovação da inscrição é gratuita, e é feita mediante a assinatura de termo de responsabilidade (minuta fornecida pela GesLoures) e declaração assinada pelo utente de conhecimento dos normativos aplicáveis à frequência de atividades e à utilização dos equipamentos (minuta fornecida pela GesLoures).

Artigo 10º Pagamentos

1. O pagamento das mensalidades das atividades é feito por débito direto a realizar a partir do segundo dia útil do mês a que respeite, sendo o respetivo custo suportado pela GesLoures, ou nas secretarias, dentro dos horários afixados e, ou ainda por outros meios disponibilizados pela GesLoures, até ao dia oito do mês a que respeite.

2. O utente que não efetue o pagamento da mensalidade até ao último dia de pagamento do mês seguinte ao qual a mensalidade respeite verá a sua inscrição cancelada.

3. O utente só poderá voltar à mesma aula se existir vaga disponível, podendo sempre o utente que tenha estado em situação de incumprimento de pagamento optar por outra aula da mesma ou de outra atividade em que exista vaga disponível.

(5)

4. A inscrição nas atividades da GesLoures obriga o utente ao pagamento da inscrição e de todas as mensalidades desde a inscrição até ao mês de agosto de 2016, salvo em caso de cancelamento de inscrição ou desistência.

5. A impossibilidade de frequência por motivo de doença impeditiva da prática de exercício físico e devidamente comprovada por declaração médica que expressamente refira a impossibilidade ou grave inconveniência de prática de exercício físico, e desde que entregue no prazo de vinte dias contados do início do impedimento, confere as seguintes reduções nas mensalidades, desde que não ocorra qualquer frequência no período respetivo:

a) Períodos de 14 dias de um mesmo mês – 25% na mensalidade do mês respetivo;

b) Períodos até dois meses – 50% na(s) mensalidade(s) do(s) mês(es) respetivo(s) por referência à totalidade do período a que a ausência respeite;

c) Períodos superiores a dois meses – 50% nos dois primeiros meses e 80% no terceiro mês e seguintes, na(s) mensalidade(s) do(s) mês(es) respetivo(s).

6. É equiparado a um mês de impedimento da frequência por motivos de doença o impedimento de duração igual ou superior a 21 dias, desde que não exista qualquer frequência no mês.

7. O pagamento pode ser suspenso, nos termos dos números anteriores, também por motivo de ausência temporária de residência por motivo profissional ou académico, devidamente comprovado, mediante o pagamento dos valores previstos no número 5.

8. No caso de as mensalidades terem sido pagas pelo seu valor integral, o valor remanescente será considerado pagamento antecipado de pagamentos futuros que sejam devidos.

9. Caso não ocorram frequências durante pelo menos 14 dias, pode ser considerada, mediante decisão casuística e quando o motivo invocado for considerado relevante, uma redução de mensalidade do mês de 20%.

10. Em caso de desistência, não haverá lugar à restituição de qualquer quantia já paga, sem prejuízo de valores eventualmente pagos e não usufruídos poderem ser afetados ao pagamento de mensalidades de outros membros do mesmo agregado familiar.

Artigo 11º

Acréscimo de Mensalidades

1. Findo o prazo de pagamento referido no número 1 do artigo 10º, o pagamento será considerado para todos os efeitos como efetuado fora de prazo, e será agravado:

a) Em 5%, entre o terceiro e o nono dia seguinte ao termo do prazo; b) Em 15%, além do décimo dia seguinte ao termo do prazo.

2. Considerando o disposto no n.º 1 do artigo 10º, o acréscimo de mensalidade é devido no terceiro dia após a data limite a que respeita o primeiro mês em pagamento e até à data em que o mesmo seja efetuado.

3. O não pagamento da mensalidade dentro do prazo constitui fundamento para a suspensão imediata do acesso aos equipamentos.

(6)

Artigo 12º Mensalidades Reduzidas

1. Os utentes com idade entre 37 meses e 12 anos e com idade superior a 65 anos beneficiam de uma redução nas mensalidades devidas de 10%, exceto nas aulas de bebés.

2. Os utentes portadores de deficiência cujo grau de incapacidade seja igual ou superior a 60%, e mediante apresentação de documento comprovativo com valor legal, beneficiam de uma redução nas mensalidades devidas de 40%.

3. Os utentes que integrem o mesmo agregado familiar beneficiam das seguintes reduções nas mensalidades, desde que as mensalidades relativas a cada mês ou período sejam pagas em simultâneo: a) Entre dois e três utentes – 5%;

b) Entre quatro e cinco utentes – 10%; c) Mais do que cinco utentes – 15%.

4. O conceito de agregado familiar é o constante do artigo 13.º do código do IRS, relevando nos mesmos termos as situações de união de facto previstas no artigo 14.º do mesmo Código.

5. A prova das situações previstas nos números 3 e 4 é feita, por regra, por mera declaração sob compromisso de honra, podendo no entanto ser exigida em qualquer momento comprovação documental.

6. Os utentes que integrem um agregado familiar em que pelo menos um dos membros se encontre em situação de desemprego beneficiam de uma redução nas mensalidades devidas de 33%.

7. A prova da situação de desemprego é feita quando do pagamento de cada mensalidade, por exibição de documento comprovativo emitido pelo IEFP com data de emissão não anterior a 30 dias àquela em que o pagamento da mensalidade seja realizado.

8. Os utentes abrangidos por protocolo celebrado entre a GesLoures e entidades terceiras em vigor beneficiam da redução nas mensalidades devidas estipulada no respetivo protocolo, e que, por regra, não é superior a 10%, sem prejuízo da manutenção de reduções superiores atualmente vigentes, com o limite de 15%.

9. As reduções de mensalidades previstas nos números anteriores não são cumuláveis entre si, sendo aplicada, quando devida, apenas a que for mais favorável ao utente.

10. Os utentes com idades compreendidas entre os 37 meses e os 12 anos e os utentes com idade superior a 55 anos e com inscrição realizada até 31 de agosto de 2011 podem cumular as reduções de mensalidades previstas nos números 1, 3 e 8, com o limite de 20%.

Artigo 13º

Antecipação de Pagamento de Mensalidade

1. Aos pagamentos efetuados de forma antecipada são aplicados os seguintes descontos: a) 4% Para o pagamento integral de 3 mensalidades;

b) 5% Para o pagamento integral de 6 mensalidades; c) 6% Para o pagamento integral de 12 mensalidades.

(7)

2. Os descontos enunciados no número anterior são cumuláveis com as reduções de mensalidades previstas no artigo anterior.

Artigo 14º

Seguro de Acidentes Pessoais

1. A GesLoures é titular de um seguro de acidentes pessoais, salvaguardando as coberturas mínimas definidas por Lei.

2. Os utentes não cobertos pelo seguro em razão da idade (mais de 70 anos) beneficiam da assunção de responsabilidade pela GesLoures, nos termos previstos no seguro identificado no ponto um.

3. Em caso de acidente, o sinistrado poderá escolher o local de prestação de assistência, de entre os indicados pela GesLoures. Caso não o faça, não poderá ser imputada à GesLoures a responsabilidade pelo pagamento das despesas incorridas.

4. A deslocação ao exterior das Piscinas Municipais para assistência médica será acompanhada, quando indispensável, por representante da GesLoures, exceto se for possível garantir o acompanhamento por familiar, sem prejuízo da informação a prestar às pessoas a contactar segundo indicação constante da ficha do utente.

5. A GesLoures declina qualquer responsabilidade pelos resultados de assistência prestada aos utentes das atividades desenvolvidas na GesLoures, que é da entidade médica ou paramédica prestadora desses serviços, assumindo-se a GesLoures como intermediário entre o sinistrado e a entidade prestadora desses serviços.

6. A GesLoures colocará à disposição dos utentes, em caso de sinistro, ou quando solicitado, informação escrita quanto à metodologia a adotar relativamente a procedimentos administrativos e reembolso de despesas, que será efetuado pela Seguradora para o efeito contratada pela GesLoures.

Referências

Documentos relacionados

f) Por motivos de segurança, a utilização de suportes digi- tais de armazenamento de dados deverá ser comunicada ao funcionário. A Biblioteca fornece disquetes e CD-ROM, os

Pós-graduado em Engenharia de Sistemas, certificado como agile coach pela IBM Agile Academy, Scrum Alliance – certified scrum master (CSM), Scrum Institute –

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Robotics 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router not only includes the functionality of a 22 Mbps Wireless Access Point, but it also includes router capabilities for sharing

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

aureus presentes na matéria-prima e em ingredientes utilizados nas diversas etapas da produção de três lotes de queijo de leite de cabra, visando estabelecer possíveis