• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 52ª REUNIÃO DO COLÉGIO NACIONAL DE AUDITORES MÉDICOS UNIMED

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 52ª REUNIÃO DO COLÉGIO NACIONAL DE AUDITORES MÉDICOS UNIMED"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ATA DA 52ª REUNIÃO DO COLÉGIO NACIONAL DE AUDITORES MÉDICOS UNIMED conjunta com a 10ª Reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores – CONENFA, realizada no dia 08 de dezembro de 2011 no auditório da Unimed do Brasil - Alameda Santos nº 1827 - 12º andar, Cerqueira Cesar – São Paulo / SP, coordenação do Dr. Francisco Lima - Unimed Brasil.

1. Reestruturação da área de Gestão Institucional em Saúde da Unimed Do Brasil

Dr Valdmário Rodrigues – Diretor de Integração Cooperativista da Unimed do Brasil

A Enfermeira Karla abriu a reunião, dando boas vindas aos membros do Colégio e CONENFA e falando da relevância do momento.

Dr. Valdmario ressaltou a importância do Colégio e apresentou as propostas de modificação da atuação do Colégio e da área de Gestão Institucional em Saúde.

Dr. Francisco agradeceu a participação dos colegas, comentou sobre sua temporariedade no cargo e ratificou a importância da participação das Federações no apoio ao novo momento e à nova proposta de realinhamento das ações do Colégio. Informou da criação de um sub-grupo do Colégio, denominado Conselho Consultivo, com participação dos representantes das Federações, CNU e Seguros Unimed, que terá por objetivo tornar mais objetivas as decisões do Colégio, conhecer melhor os problemas de cada Federação e compartilhar serviços entre as Federações.

2. Validação da ata da 51ª reunião do CNA

Dr Francisco Lima – Unimed do Brasil

Definido os temas propostos serão concluídos para inserção na ata após a discussão do tema e que as resoluções das reuniões terão validade para atendimentos prestados à partir do 1º dia do mês subsequente, exceto para itens com prazos definidos em ata.

Foram feitos dois acréscimos à ata da 51ª reunião. Com relação ao item 12, “remuneração por tempo cirúrgico”, o Colégio definiu que no intercâmbio nacional, poderão trafegar as duas formas de cobrança da taxa de sala, por porte anestésico (metodologia tradicional) ou por tempo cirúrgico (metodologia de Santa Catarina).

O Colégio foi informado da retirada do medicamento Xigris pelo Laboratório Lily do mercado e do veto do FDA para a incorporação do Bevacizumab no câncer de mama metastático.

(2)

3. CTNPM - Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos e CNA – Necessidade de aproximação com o Comitê.

Dr. Marcolino Cabral

Dr. Marcolino e a enf. Andrea apresentaram os objetivos, a metodologia utilizada pelo Comitê e seus ótimos resultados até o momento. Relembrou a necessidade de integração com os demais comitês relacionados a regulação da atenção à saúde, sendo apresentados por diversos integrantes do Colégio, testemunhos sobre os resultados já observados em suas áreas de atuação.

4. Validação de novos Capítulos do CONENFA: Hemodinâmica, Nefrologia, Assistência Domiciliar, Nutrição Enteral.

Enf.ª Karla Regina Dias de Oliveira - Unimed do Brasil

A enf. Karla apresentou a proposta de aprovação dos novos Capítulos do Manual de Consulta, o que foi acatado. Foram apresentadas as seguintes propostas de melhoria da apresentação dos capítulos: a. Apresentar os capítulos como cadernos informativos

b. Acrescentar lista de materiais e medicamentos, quando for pertinente, que possam ser usados como referencia para o trabalho da auditoria.

c. Utilizar, quando possível, denominações genéricas de materiais e medicamentos utilizados na lista acima referida e ainda, a formulação de pacotes para ações específicas.

d. Que os temas discutidos sejam analisados por equipes multiprofissionais.

5. Resposta rápida para novas tecnologias em saúde pela Câmara Técnica Nacional de MBE.

Dr Francisco Lima – Unimed do Brasil

Dr Francisco solicitou aos colegas que os questionamentos sobre incorporação de novas tecnologias e rol de procedimentos e alinhamento com o rol 2012 sejam encaminhados para os endereços francisco.lima@unimed.com.br ou auditoria.medica@unimed.com.br, e estabeleceu o prazo de 72 horas úteis para retorno da informação.

Informou ainda que a apresentação com esse tema ainda depende de alguns acertos e será feita na próxima reunião.

(3)

6. CMED 03 – Proposta de Padronização

Farmacêutica Carla Tozato – Unimed do Brasil

A farmacêutica Carla Tozato, baseada em pesquisa realizada nacionalmente, propôs que seja aprovada como padrão para o intercambio nacional, a ser proposto para o Conselho Confederativo, o preço fábrica com acréscimo de 20% para atender ao que prevê a RN 241.

Após várias discussões, considerando-se haver limite na capacidade do Colégio em intervir nas decisões gestoras financeiras, foi proposto e aprovado prorrogar a decisão da 50ª. reunião do Colégio, ou seja, utilizar o Brasíndice 719 como referência de preço, respeitando-se as decisões locais desde que essas não ultrapassem o valor de Preço Fábrica + 38,23% (antigo PMC), até decisão do Conselho Confederativo.

Essa decisão tem vigência imediata.

7. Rol de Procedimentos Médicos Unimed – versão 2012

Dr Sebastião Westphal – Comissão de Adequação do Rol Unimed do Brasil.

Dr. Sebastião apresentou as modificações que serão implementadas no Rol 2012 a partir de janeiro de 2012, com a vigência do novo rol da ANS, e respondeu às dúvidas, tendo ficado proposto que a Comissão Nacional de Adequação do Rol melhore o texto das instruções gerais no tocante à anestesiologia.

8. Ressonância de Mama – justificativa de valores do Rol de procedimentos Unimed.

Dr. Marlus Volney de Morais – Federação Paraná

Dr. Marlus apresentou o tema com a técnica utilizada, princípios de regulação e as principais indicações para o exame, fundamentado em revisão da literatura sobre o tema. Finalizada a apresentação ficou estabelecido que não deve haver correspondência da RM de mama unilateral (2x) para RM de tórax (1x), passando a ter correspondência na Rol 2012 de CBHPM para CBHPM. Quanto à valoração do exame foi colocado em discussão duas propostas, feitas respectivamente pelos Doutores Francisco Lima e Luiz Carlos Asato:

a. Modificar as Instruções gerais para pagamento do valor correspondente a RM de Mama uni-lateral, conforme CBHPM correspondente, mesmo sendo feito exame das duas mamas

b. Pagar 1,8 vezes o valor do código previsto considerando a bilateralidade do exame. A primeira proposta teve 11 votos e a segunda proposta teve 5 votos.

(4)

9. Tratamento ocular quimioterápico com antiangiogênico - Nova cobertura do Rol - proposta de tratamento

Dra. Ana Maria Simões Ribeiro – Unimed Porto Alegre

Dra. Ana Maria apresentou estudos comparativos entre o uso de bevacizumabe (considerado como off label de acordo com o registro na ANVISA) e do ranibizumabe. Após várias discussões, ficou definido que poderão transitar solicitações para as duas possibilidades de tratamento, ficando a critério da Unimed origem autorizá-lo ou não.

10. Terapia imunobiológica endovenosa para tratamento de: Artrite Reumatóide, Artrite Psioriática, Doença de Cronh e Espondilite Anquilosante - Nova cobertura do rol - proposta de tratamento.

Dr Francisco Lima (Federação Rio) e Dra. Ana Maria Simões Ribeiro (Unimed Porto Alegre).

Os Drs. Francisco e Ana Maria apresentaram todo o embasamento proposto para atender estes itens da RN 262 e sugeriram manter em consulta pública os formulários necessários ao processo de liberação das terapias propostas. Os formulários são parte integrante desta ata e ficarão em consulta para críticas e sugestões até 20 de janeiro de 2012 e finalizados como norma de intercâmbio na próxima reunião do Colégio. As sugestões deverão ser encaminhadas para o endereço auditoria.medica@unimed.com.br.

11. É pertinente a cobrança de mat e med para colposcopia e citologia?

Enf.ª Maria Lucia Santana Matos – Unimed do Brasil

O Colégio entendeu, fundamentado na decisão do Conselho Confederativo de que as regras previstas para SADT seguem as definições previstas na tabela AMB 92, que não se deve remunerar materiais e medicamentos para os exames citados, quando realizados em consultórios ou clínicas. (17 votos para o não pagamento).

Na abordagem desse item, foi aprovado melhorar a redação do item referente a “consultório” da ata 04 do CONENFA e da ata 50 do Colégio.

12. Recomendação de Holmium Laser em Urologia

Dr. Francisco Lima – Unimed Brasil

(5)

AMB/CFM. Foi ressalvado que o padrão ouro para extração de cálculo renal é a LECO (litotripsia extracorpórea) e que o laser poderá estar recomendado nas seguintes situações excepcionais: a. Cálculos de ureter proximal e médio (rígido ou flexível);

b. Cálculos obstrutivos e de alta densidade (rígido);

c. Cálculos renais, especialmente os de cálice inferior (flexível); d. Cálculos renais residuais de LECO ou percutânea.

13. Liminares judiciais em virtude do não cumprimento das regras estabelecidas no Colégio.

Dra Regina Celi Costa Silveira – Unimed BH

Dra. Regina apresentou dados estatísticos baseados em análises feitas pela Unimed BH focalizando na grande quantidade de liminares cujo critério de negativa da Unimed Origem se baseou em regras estabelecidas pelo Colégio, a título de conhecimento para os membros do Colégio.

Após comentários ressaltou-se a importância de que os pareceres tenham embasamento adequado e que o Colégio Nacional disponibilize especialistas para pareceres nas especialidades de maior frequência de liminares.

14. Forma de pagamento do procedimento 40808092 - Biópsia percutânea de fragmento mamário (core biopsy) orientada por US ou RX (agulha grossa) – remuneração por nódulo?

Dra Claudia Rosa – Federação Minas Gerais

Ficou definido que será enviado questionamento à AMB se o pagamento é por nódulo ou por mama.

15. Albumina uso em paciente crítico – Recomendação da CTNMBE

Dr. Francisco Lima – Unimed Brasil

Dr. Francisco apresentou trabalhos sobre o tema, discutindo as indicações previstas na RDC 115 da ANVISA frente a Síntese aprovada pela Câmara Técnica Nacional de MBE em novembro de 2011. Foram apresentadas as recomendações 2011 da CTNMBE para Albumina humana em pacientes gravemente enfermos hemodinamicamente instáveis, Albumina humana em síndrome nefrótica e Uso da albumina humana em pacientes com ascite tensa e refratária.

Ficou demonstrado através da recomendação da Câmara Técnica Nacional de MBE e da diretriz da ANS que a indicação discutível da ANVISA “Em pacientes críticos com hipovolemia, hipoalbuminemia e mal distribuídos” necessita de revisão, considerando a disponibilidade e o custo da albumina. Será solicitado parecer à ANVISA.

(6)

16. Calendário de reuniões do CNA em 2012.

Reunião Mês Dia Local

53ª Fevereiro 15 54ª Abril 11 55ª Junho 20 56ª Agosto 22 57ª Outubro 17 58ª Dezembro 12

17. Calendário de reuniões do CONENFA em 2012.

Reunião Mês Dia Local

11ª Fevereiro 14 12ª Abril 10 13ª Junho 19 14ª Agosto 21 15ª Outubro 16 16ª Dezembro 11

O calendário foi aprovado, ficando pendente a possibilidade de realização de reunião durante o Congresso Nacional de Auditoria em Saúde. A reunião foi encerrada às 16h15min.

Eu, Marlus Volney de Morais, coordenador da reunião, redigi a presente ata, a qual receberá aprovação dos presentes através de suas assinaturas, após a leitura desta.

Membros presentes nesta reunião do Colégio Nacional de Auditores Médicos Unimed:

Médicos Participantes

Nome Unimed Assinatura

(7)

Adriana Mancini de Castro Nandi Unimed Catanduva

Alexandre T. Bessil Unimed Porto Alegre

Almir José Dias Valverde Unimed Campinas

Ana Cantalice Confederação Norte Nordeste

Ana Maria Ribeiro Unimed Porto Alegre

Boris Serson Seguros Unimed

Bruno Limas Consultor - Fed Santa Catarina

Caetano Paschoal Paschoal Pitelli Milani Unimed Araraquara

Carla Tozato Unimed do Brasil

Claudia Rosa e Silva Federação Minas Gerais

Elizabeth Souto Maior Unimed Florianópolis

Fabio Cavalcanti de Faria Vieira Unimed Florianópolis

Francisca Úrsula Dourado Barsi Unimed Fortaleza

Francisco José de Freitas Lima Unimed do Brasil

Gines Martines Central Nacional Unimed

Gutemberg F. Rego Unimed Centro Oeste e Tocantins

Hilton Santos Junior Fed. Espírito Santo

José Alberto Alvarenga Fed. Goiás e Tocantins

José Geraldo Costa Tenório Fed. Alagoas

Karla Regina Dias de Oliveira Unimed do Brasil

Luciana Miranda Ramos Unimed Rio de Janeiro

Luis Antonio Estevam Unimed Leste Paulista

Luiz Carlos Asato Fed. Mato Grosso do Sul

Luis Donizeti da Silva Stracieri Unimed Ribeirão Preto Manoel Carlos Libano dos Santos Unimed São José Rio Preto

Marco Antonio Bonadio Unimed Nordeste Paulista

Marcos Cesar Simão FESP

Maria de Fátima Unimed Natal e Federação Equatorial

Maria de Montes Unimed Cuiabá

Maria do Carmo H Massarelli Consultora - Unimed do Brasil

Maria José de Souza Unimed Sorocaba

Maria Judith M de Barros Unimed São José dos Campos

(8)

Maria Renata Pinheiro Fed. Rio de Janeiro

Meriam B. Loureiro Unimed Belém

Nadia Mariz Garcia Unimed Paulistana

Paulo Machado Fed. RS

Regina Celi Costa Silveira Unimed Belo Horizonte

Regina Galvão Fed. Pernambucana

Rita de Cássia G A Girundi Unimed Paulistana

Roberto B da Trindade Central Nacional Unimed

Rosa Beltrão Unimed Belém

Sebastião José Westphal Fed. Santa Catarina

Sylvia Carvalho de Oliveira Fed. Distrito Federal e Região Metropolitana.

Wiston Barredo Romero Fed. Mato Grosso

Enfermeiros Participantes

Nome Unimed Assinaturas

Ana Carollina Gracioli Pizzatto Rodrigues Unimed Campinas Alzira Maria Ferro Bezerra Unimed Fortaleza

Arlete K. Almeida Unimed Paulistana

Bruna Simon Unimed Limeira

Camila Corniani Unimed Catanduva

Camila da Rosa G. Vieira Unimed São José dos Campos

Cibele Raposo Unimed Sete Lagoas

Cristiane Patricia Azevedo Federação Rio Grande do Sul

Daliane da Silva Unimed Planalto Médio

Daniela Menezes Borges Senop MT

Danielle Perdigão Oliveira Unimed Goiânia Elisa Nobrega de Abreu Central Nacional Unimed Fernanda de Brito Carvalho Unimed Serra dos Orgãos Ianara Araujo Fernandes Federação Paraná

(9)

Karla Regina Dias de Oliveira Unimed do Brasil Lucijane Maria Costa Federação Goiás E Tocantins- Unimed Cerrado

Luiz Marcos Raposo Unimed Barbacena

Marcela Valente Federação Ceará

Maria de Fátima Meira Lopes Fogaça Unimed Sorocaba Maria Lucia Santana Matos Unimed do Brasil

Michele Filippin Unimed Maringá

Mirayr Mirna M C. Nascimento Seguros Unimed

Nubia Souza Unimed Cuiabá

Paulo Cesar de Vasconcelos Marins Unimed Centro Sul Fluminense Renata Fiorini Ramos Unimed Belo Horizonte Renata Franceschetti Saraiva Federação São Paulo

Rosangela Ferreira Baptista Unimed Rio

Roze Meiry B S Da Costa Unimed Cuiabá

Sandra Eliemar Rocha Federação Minas Gerais Simone Rosa de Souza Unimed São José Do Rio Preto Soraya Helena F. Dantas Federação Equatorial / Unimed Natal Thuany Roberta Conceição Borges Federação Mato Grosso Valéria de Freitas Central Nacional Unimed Valeska Marchetti Pin Unimed Porto Alegre

Referências

Documentos relacionados

A Enfermeira Sandra da Federação do Rio de Janeiro, iniciou a reunião dando boas vindas e informou que foi nomeada pela Unimed Brasil como suplente da enfermeira karla no Conenfa e