• Nenhum resultado encontrado

Proposta (s): NA Votação: NA Deliberação: NA Observações: NA Vigência Específica: NA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta (s): NA Votação: NA Deliberação: NA Observações: NA Vigência Específica: NA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Ata da 14ª Reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores conjunta com a 2ª reunião da Comissão Científica de Enfermagem do 7º Congresso Nacional Unimed de Auditoria em Saúde, realizadas no dia 21 de Agosto de 2012, à sede da Unimed do Brasil – Alameda Santos, nº 1827, 12º andar, Cerqueira Cesar, São Paulo, SP.

Coordenação: Enfa. Karla Regina Dias de Oliveira – Gestão Institucional de Saúde – Unimed Brasil – Confederação Nacional das Cooperativas Médicas.

Redatora da Ata Enfermeira Danielle – Unimed Goiânia e Enfermeira Cristiane Patricia Azevedo - Federação Rio Grande do Sul

Início da Reunião: 09h00min.

Vigência: 01.09.2012 (atendimentos prestados).

Item de Pauta Nº 01 Tema: Abertura Unimed: Brasil

Apresentação: Karla Regina Dias de Oliveira Resenha:

• Boas vindas.

• Karla deu início à reunião enfatizando a necessidade da participação presencial, dos membrosdo Conenfa que fazem parte como autores do projeto Livro de Auditoria e dos membros da Comissão Científica de Enfermagem. Ressalta que as informações a serem discutidas não teriam viabilidade por videoconferência.

• Solicita a apresentação individual dos participantes para promover a integração nas atividades • Reforça a necessidade da participação no dia 28/8 no evento de Remuneração “conta aberta aprimorada” com os novos modelos de Diárias e Taxas Hospitalares, inclusive explica que a revisão do manual não foi realizada esperando essa deliberação da ANS. Também comenta o impacto na parametrização do PTU, revisão de contas, faturamento, contrato com prestadores e auditoria;

• Solicitou aos membros realizassem considerações quando houvesse consulta pública de materiais, pois é importante que cada Unimed demonstre a sua realidade em relação ao que será aprovado para o Intercâmbio Nacional para que fique o mais próximo possível da realidade. Nesta parte comentou sobre a Tabela de Estabilidade elaborada pela CTNO-Câmara Nacional de Oncologia em conjunto com as enfermeiras do CONENFA, onde destaca a regra

(2)

descrita para os dispositivos usados na administração de quimioterápicos. Outro exemplo foi o item referente aos critérios para o uso de equipo de bomba infusora na administração de medicamentos. Salientou a responsabilidade de cada membro quando não emitem suas considerações perante a Unimed que representam.

• Por fim enfatiza que os enfermeiros devem tecer considerações principalmente nos assuntos de competência da Enfermagem, esta é a razão do CONENFA contribuir com sua competência técnica unindo e complementando com os membros do CNA.

Proposta (s): NA Votação: NA Deliberação: NA Observações: NA Vigência Específica: NA Item de Pauta Nº 02 Tema: Livro de Auditoria Unimed: Brasil

Apresentação: Enf. Karla Regina Dias de Oliveira Resenha:

• Informou sobre o livro que está sendo estruturado pela Unimed do Brasil com os setores responsáveis.

• Lembrou a todos que este livro elaborado mediante a uma sugestão do CNA, que entendeu que os capítulos elaborados pelos membros do CONENFA não estavam adequados ao formato do Manual, mas que o conteúdo deveria ser aproveitado.

• Sobre o o projeto do livro de Auditoria também foi informado que alguns médicos do CNA também elaboraram capítulos no formato didático, explicativo e da prática de Auditoria e, que a idéia é que este seja o Volume 1 e outros volumes sejam criados para contemplar outras especialidades com outros médicos do CNA, pois em uma obra é impossível reunir todas as especialidades. Os membros do CNA estão realizando a revisão das especialidades pode ser uma forma de aproveitar o conteúdo mas isso é somente uma idéia.

• Ainda sobre o Livro de Auditoria o motivo predominante da presença dos autores foi explicar minuciosamente o preenchimento do Termo de Direitos Autorais, foi elaborado pelo

(3)

departamento Jurídico da Unimed do Brasil. Foram entregues rascunhos do termo e apresentado em tela, passado as informações passo a passo e sanado as dúvidas. Os presentes tiveram de interagir pois no termo há necessidade citar os co-autores com número de CPF.

• Karla apresenta o “boneco” do livro com a diagramação dentro das Normas da Unimed Brasil, informa que terá ficha catalográfica e estará inscrito na Biblioteca Nacional.

• Abordou também que os autores inicialmente foram definidos na ata do CONENFA com as Federações e seus times, porém foi solicitado as federações, que confirmassem de fato as Unimeds e representantes que participaram efetivamente da elaboração dos capítulos. Ressaltou que os autores que serão citados no livro dos capítulos do CONENFA é uma decisão das Federações membro do CONENFA, que a Unimed Brasil somente acatará e transportará para o livro. Neste momento foram inseridos nomes de representantes e Unimeds, também foi o momento de correção do nome completo dos autores e das Unimeds.

• Karla informa que o lançamento do livro será em 2 momentos: na Convenção Nacional em 12/9 as 1030h no estande da Unimed do Brasil serão sorteados alguns volumes e também comercializado a preço de custo do valor da gráfica como foi feito anteriormente com o manual de auditoria. A Unimed do Brasil não terá nenhum lucro, será somente cobrado o valor de custo. Outro momento de lançamento será no 7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde terá um Coquetel, salientou a importância da presença dos autores, que expliquem aos seus Presidentes, Dirigentes e Gestores que é uma forma de prestigiar nacionalmente a Unimed do autor.

• O Termo Original deve ser enviado a Unimed do Brasil na data limite de 28/9/2012, por orientação do Departamento Jurídico quem não enviar o Termo deverá ter o nome retirado do livro. • . Proposta (s): NA Votação: NA Deliberação: NA Observações: NA Vigência Específica: NA Item de Pauta Nº 03

Tema: Comissão Científica de Enfermagem do 7º Congresso Nacional Unimed de Auditoria em Saúde Unimed: Brasil

(4)

Apresentação: Enf. Karla Regina Dias de Oliveira Resenha:

Neste item a comissão cientifica de enfermagem fechará definitivamente a programação e fará a divisão das mesas e panéis: Presidentes e secretários de mesas. A comissão científica tem de verificar a liberação junto aos seus Dirigentes e Gestores, para a presença nesta reunião e no Congresso. A ausência presencial nesta reunião, infelizmente significará a não aceitação do convite que a Unimed do Brasil emitiu para fazer parte da referida Comissão Cientifica de Enfermagem.

. Enfermeira Karla explica que esta é a 2ª reunião da comissão e, sente muito que por vezes os enfermeiros convidados não conseguem a liberação presencial para as reuniões, infelizmente a distribuição de tarefas e fechamento da programação é somente presencial, não é viável por videoconferência.

Abaixo a relação da Comissão Científica de Enfermagem: Alzira M. Ferro Bezerra – Unimed Fortaleza

Ana Beatriz Perez Afonso - Unimed de Ribeirão Preto Anabely de Abreu Lopes – Federação Paraná

Ana Paula Pimenta Cursino - Federação Minas Gerais Christianne Jatene – Federação Amazônia – FAMA- ausente

Cristiane Patricia Azevedo - Federação do Estado do Rio Grande do Sul Ênia Costa - Federação do Estado do Ceará

Évelin Araújo Cabrera - Federação Santa Catarina Elisa Nóbrega de Abreu – Central Nacional Unimed Karla Regina Dias de Oliveira – Unimed do Brasil Lucijane Maria Costa – Fed. Goiás e Tocantins

Maria de Fatima Meira Lopes Fogaça - Unimed Sorocaba Mirayr Mirna Mara Rocino – Seguros Unimed

(5)

Simone Rosa de Souza-Unimed São Jose do Rio Preto Sandra Carreira- Federação Rio de Janeiro

Thais Marins F. Lopes – Federação do Estado de São Paulo Thuany Roberta Conceição- Unimed Federação Mato Grosso.

• Enfermeira Soraya da Unimed Natal esteve presente em todas as reuniões e poderá estar presente do Congresso, se coloca a disposição para ajudar e foi inserida nas atividades da comissão.

• Solicitado aos membros da comissão que verifiquem em suas Unimeds a liberação de Brindes para levarem ao Congresso e realizarmos sorteio durante o evento.

• Não haverá reunião do CONENFA no Congresso devido a falta de sala e o novo modelo dos pré cursos com duração de 8horas. Foi lançada a sugestão de nova data ainda em outubro porém não há sala disponível na Unimed do Brasil. Ficou definido unanimemente que a reunião que seria de Outubro não acontecerá, ficando a próxima reunião para o mês de Dezembro.

Karla apresenta a programação e inicia a discussão sobre os temas e palestrantes, bem como a divisão de tarefas dos membros da comissão.

Apresenta o Hot Site do evento, o Congresso se realizará entre 10 a 13/10/2012, no Novotel Center Norte, São Paulo, SP e as inscrições já estão abertas.

12 de 12 de 12 de

12 de outubrooutubrooutubrooutubro (sexta(sexta(sexta(sexta----feira)feira)feira)feira) ---- Auditoria de EnfermagemAuditoria de EnfermagemAuditoria de EnfermagemAuditoria de Enfermagem

Equipe Fixa de Pessoal da Comissão de Enfermagem para Organização

Palestrante: horário de chegada e partida, transfer, quarto, número de celular + email do palestrante, água, mini-currículo, material da palestra, cronômetro, etc...).

Grupos

1- Ana Paula(Fed MG), Alzira(Fortaleza), Soraia(Natal) e Enia (Fed Ceará)

2- Elisa(CNU), Cristiane(Fed RS), Simone(SJRio Preto), Ana Beatriz(Ribeirão Preto) e Lucijane(Fed GO TO)

3- Évelin(Fed SC), Thuany(Fed MT), Mirayr(Seguros) e Sandra(Fed RJ) 4- Flávia(POA), Fátima(Sorocaba), Carol (?) e Thaís(FESP)

(6)

09h00 às 1 09h00 às 1 09h00 às 1

09h00 às 11111h00h00h00h00 Mesa redonda: Mesa redonda: Mesa redonda: Reprocessamento de Materiais: legislação e o que Mesa redonda: podemos reprocessar (2)

11h00 às 11h30 11h00 às 11h30 11h00 às 11h30

11h00 às 11h30 CoffeeCoffeeCoffeeCoffee----breakbreakbreak break

11h30 às 12h30 11h30 às 12h30 11h30 às 12h30

11h30 às 12h30 Palestra: Palestra: Palestra: Palestra: Prevenção de Trombose Venosa Profunda: Trombofilias e Trombofilia Gravídica (3)

12h30 às 14h00 12h30 às 14h00 12h30 às 14h00

12h30 às 14h00 AlmoçoAlmoçoAlmoçoAlmoço

14h00 às 1 14h00 às 1 14h00 às 1

14h00 às 16666h00h00h00h00 Mesa Redonda Mesa Redonda Mesa Redonda Mesa Redonda ---- Auditoria em Oncologia: Como eu faço? Aspectos da auditoria, medicação (marca genérico ou similar?) (4)

16h00 às 16h30 16h00 às 16h30 16h00 às 16h30

16h00 às 16h30 CoffeeCoffeeCoffeeCoffee----breakbreakbreak break

16h30 às 18h00 16h30 às 18h00 16h30 às 18h00

16h30 às 18h00 Mesa Redonda: Mesa Redonda: Mesa Redonda: Mesa Redonda: Curativos: Atualização e Terapia Nutricional na Cicatrização de Úlceras por Pressão (1)

Dra Maria de Lourdes Dra Maria de Lourdes Dra Maria de Lourdes Dra Maria de Lourdes

Sugestão Viviane – estoma Curitiba- Claudia Negosek(Curitiba) verificará

Sugestão: Dal Bem Luiza (Renata- Paulistana), Eliane Augusta da Silveira(Sandra-Fed RJ), AC Camargo(Mirayr- Seguros), Idevania(Thuany-Fed MT), Cleide- USP(Junko- Paulistana)

*** *** ***

***SugestãoSugestãoSugestãoSugestão instalar cronômetroinstalar cronômetroinstalar cronômetroinstalar cronômetro---- Cristiane da Federação RS levará programa para ser Cristiane da Federação RS levará programa para ser Cristiane da Federação RS levará programa para ser Cristiane da Federação RS levará programa para ser instalado instalado instalado instalado Proposta (s): NA Votação: NA

(7)

Deliberação: NA Observações: NA Vigência Específica: NA

Item de Pauta Nº 04

Tema: Pagamento da agulha tipo hubber para heparinização Unimed: Brasil

Apresentação: Karla Regina Dias de Oliveira Resenha:

Karla explica que além da Tabela de Estabilidade de Drogas Antineoplásicas, a CTNO recomendou o não pagamento da agulha tipo hubber para heparinização. Solicita aos presentes que se manifestem sobre suas práticas regionais.

Dr. Wiston estava presente na reunião e como membro do CTNPM informou que o comitê está com negociações em andamento com valor de teto máximo de R$ 23,00 para o Intercâmbio Nacional. Enfermeira Alzira da Unimed Fortaleza comenta sobre as negociações em sua região.

Proposta (s): Quem paga?

Votação: 32 dos presentes manifestaram que pagam a agulha, somente a Fed MG, BH e Barbacena não realizam o pagamento.

Este posicionamento será repassado ao Comitê Consultivo para constar como consideração do CONENFA

Deliberação: a favor do pagamento da agulha tipo hubber para heparinização Observações: NA

Vigência Específica: NA

Item de Pauta Nº 05

Tema: Administração de medicações em bomba infusora Unimed: Brasil

Apresentação: Resenha:

Karla menciona que este item está pendente: administração de medicações em bomba infusora ficou ser definido os critérios utilizados nas Unimeds, somente foi apresentado a contribuição da Unimed Curitiba, FESP e Centro Oeste Paulista.

Ressaltou a importância de ter os critérios pois há divergências no Intercâmbio Nacional pois o valor dos equipo de bombas são altos e não há concordância na indicação gerando glosas

(8)

As Enfermeiras do Comitê nas suas respectivas Unimeds verificarão quais são os critérios utilizados, enfatizando que as Federações devem solicitar ao seu time de singulares e nas demais também. Foi definido focar principalmente no uso para drogas vasoativas, anestésicos, dietas, soroterapia com eletrólitos, antibióticos, quimioterápicos, idosos, neonatos e crianças, patologias, por exemplo, renal crônico.

O consolidado será apresentado na próxima reunião em Dezembro. As Unimeds devem enviar suas contribuições até o início de Novembro, para que possam ser repassadas a todos os membros do CONENFA e Colégio para serem discustidas conjuntamente entre os enfermeiros e médicos para que tenham o mesmo discurso e opinião sobre o assunto.

Proposta (s): Manter em consulta pública. Votação: Unanimidade

Deliberação: Permanecerá em consulta pública Observações: NA

Vigência Específica: NA

Item de Pauta Nº 06 Tema: AJIUS novos prazos Unimed: Brasil

Apresentação: Maria Lucia Resenha

Maria Lucia comunicou que após reunião do Comitê de Intercâmbio realizada no mês 07/2012 foram definidos novos prazos para análise das contestações no Ajius, estes novos prazos estão previstos para entrar em produção a partir de 01/11/2012.

Após a postagem do arquivo, as Unimeds Credora (Executora) e Unimed Devedora (Origem) terão os seguintes prazos de negociação:

• Unimed Credora: 10 (dez) dias corrido para abertura da análise;

• Unimed Credora: após a abertura da análise terá 20 (vinte) dias corridos para concluir a análise e repassar a fatura;

• Unimed Devedora: 10 (dez) dias corridos para realizar a análise e repassar a fatura; • Unimed Credora: 05 (cinco) dias corrido para analisar e repassar a fatura;

• Unimed Devedora: 05 (cinco) dias corridos para analisar e finalizar.

(9)

processo sem envio para a Câmara Técnica e deram parecer desfavorável a Unimed que não se manifestou.

Nos dois últimos momentos se não houver acordo entre as Unimeds o processo será remetido para análise da Câmara Técnica.

Enfermeiras Fátima de Sorocaba e Ana Paula da Fed MG manifestam suas opiniões sobre os prazos. Foi explicado pela Maria Lucia que toda essa que toda essa questão é analisada e levada em consideração hoje pela Câmara Técnica.

Proposta (s): NA Votação: NA Deliberação: NA Observações: NA Vigência Específica: NA Item de Pauta Nº 07 Tema: Outros Assuntos

Unimed: Brasil

Apresentação: Raposo -Unimed Barbacena, Marcela- Fed Ceará, Ana Paula – Fed MG Resenha:

Raposo -Unimed Barbacena solicita a opinião sobre o uso do curativo hidrocolóide para prevenção. Marcela- Fed Ceará: solicita opinião sobre o pagamento da taxa ambulatoral para curativos eletivos prescritos para realização por período diário por exemplo durante 7 dias

Comentado neste item que a taxa curativo no PTU existe para uso dos hospitais de tabela própria e alto custo. Para o intercâmbio nacional está taxa não é pertinente, conforme ata 4 do CONENFA pode ser cobrado pacote curativo, conforme conceito de pacote disposto no MIN.

Ana Paula – Fed MG: solicita opinião dos presentes sobre o pagamento de cadarço para a fixação de cânula orotraqueal Proposta (s): NA Votação: NA Deliberação: NA Observações: NA Vigência Específica: NA

(10)

Membros presentes nesta reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores e da Comissão Científica de Enfermagem:

Membros Participantes

Nome Unimed

Alzira Maria Ferro Bezerra Unimed Fortaleza

Ana Beatriz Perez Afonso Unimed Ribeirão Preto

Ana Paula Pimenta Cursino Unimed Sete Lagoas

Anabely de Abreu Lopes Federação Paraná

Annelise Guttman Unimed Paulistana

Carolina Pereira Lima Unimed Sorocaba

Cristiane Patrícia Azevedo Federação Rio Grande Do Sul

Danielle Perdigão Oliveira E Ribeiro Unimed Goiania

Elisa Nobrega De Abreu Central Nacional Unimed

Enia Costa Federação Ceara

Erika Araujo Barbosa Unimed Palmas

Evelin Araujo Cabrera Federação Santa Catarina

Fernanda De Brito Carvalho Maciel Unimed Serra Dos Orgãos Flavia Patricia de Souza Fredrich Unimed Porto Alegre

Joana Pereira Vieira Unimed São José dos Campos

Josenice Correira De Souza Federação Paraiba / Unimed João Pessoa

Junko Kawata Numa Unimed Paulistana

Karoline Ramos de Oliveira Unimed Cuiabá

Luciana Patricia Pelluzi Silva Federação Norte / Nordeste

Lucijane Maria Costa Federação Goias E Tocantins- Unimed Cerrado

Luiz Marcos Raposo Unimed Barbacena

MARCELA VALENTE (Suplente) FEDERAÇÃO CEARA

Maria De Fátima Meira Lopes Fogaça Unimed Sorocaba

(11)

Michele Filippin Unimed Maringá

Patricia Cristina S. Alves Unimed São José dos Campos

Patricia Louzada Intrafederativa Nordeste Paulista

Paulo Cesar De Vasconcelos Marins Unimed Centro Sul Fluminense

Renata A. Barros Helito Unimed Paulistana

Renata Fiorini Ramos Unimed Belo Horizonte

Rogéria Zaida Reis Unimed Volta Redonda

Sandra Hammerschlag Carreira Federação Rio De Janeiro

Simone Rosa De Souza Unimed São José Do Rio Preto

Soraya Dantas Unimed Natal

Thais Martins F. Lopes Federação São Paulo (suplente)

Thuany Roberta Conceição Borges Federação Mato Grosso

Valeska Marchetti Pin Unimed Porto Alegre

Referências

Documentos relacionados

− Situação das ações, pois estas devem ser registradas em planos de ação, que vão conter data de abertura do registro, responsável pela ação e prazo para solução do problema,

apresentou produção recorde, além do aumento dos preços do minério

do serviço, bem como sobre seu recolhimento à Administração Pública Municipal, pelas empresas sediadas no Município de Brumado, conforme a seguir se especifica.. O

[r]

Analisando as diferenças de um sistema com e sem amortecimento percebeu-se que tanto utilizando o método dos elementos finitos como a Integral de Duhamel, os

Para estimar a velocidade da equipe, que é necessária para implementar os itens selecionados e duração da Sprint, será utilizadas as estórias para fazer as estimativas em pontos (ou

EUH066 Pode provocar pele seca ou gretada, por exposição repetida. Esta informação é baseada em nosso conhecimento atual e pretendida descrever o produto para as finalidades da

Especialista em Atendimento Clínico - Ênfase Psicanálise pela UFRGS, e em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Membro da Associação Psicanalítica de