• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES COMPLETAS SIMULADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES COMPLETAS SIMULADO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES COMPLETAS – SIMULADO

São consideradas doenças autoimunes: (A) Lúpus e Psoríase.

(B) Lúpus e Mononucleose.

(C) Síndrome de Sjögren e Meningite. (D) Doença Celíaca e HPV.

(E) AIDS e Leucemia Mieloide Aguda.

A capacidade de se fixar a mastócitos, atravessar a placenta e proteger a mucosa e secreções são propriedades biológicas apresentadas, respectivamente, pelas seguintes classes de imunoglobulinas:

(A) IgE, IgG, IgA.

(B) IgA, IgM, IgE. (C) IgA, IgG, IgE. (D) IgE, IgA, IgG. (E) IgM, IgE, IgG.

O vírus da hepatite B é responsável por 350 milhões de infectados em todo o mundo. A respeito das infecções virais causadas por esse vírus, assinale a alternativa INCORRETA. (A) O vírus da hepatite B pode ser detectado no sangue e derivados, saliva, sêmem e secreção vaginal.

(B) A hepatite B pode existir na forma assintomática, sendo possível a detecção em triagem de banco de sangue ou em exames de rotina.

(C) Na hepatite B aguda, ocorre aumento dos níveis séricos de TGO e TGP e aumento dos níveis de bilirrubina.

(D) Na fase aguda da hepatite B, encontram-se elevados os níveis séricos de AgHBs e AgHBe.

(E) O AgHBs permanece após 6 meses da infecção no sangue de pessoas que obtiveram cura para hepatite B.

(2)

Durante a entrevista de novo funcionário do laboratório de análises clínicas, o mesmo declarou nunca ter tido hepatite e foi apresentada uma série de exames laboratoriais admissionais, em que ele foi diagnosticado como totalmente saudável e vacinado para hepatite B. Dos quatro marcadores sorológicos analisados abaixo, ele apresentou provavelmente um perfil compatível com:

A) HbsAg (-), Anti-HBc (+), Anti-HCV (+), HAV-IgG (+). B) HAV-IgG (+), Anti-HBs (+), HAV-IgM (-), Anti-HCV (-). C) Anti-HBc (+), Anti-HBs (-), HAV-IgG (+), Anti-HCV (+). D) Anti-HCV (+), HAV-IgG (+), Anti-HBs (+), HAV-IgM (+). E) HBsAg (+), Anti-HBc IgM (+), Anti-HCV (-), HAV-IgG (+).

A respeito do diagnóstico do vírus da imunodeficiência humana (HIV), assinale a opção correta.

A) Os ensaios de triagem detectam anticorpos no soro dos pacientes infectados com o HIV e os ensaios confirmatórios identificam os resultados falso-negativos do ensaio anterior. B) Os testes de triagem e os confirmatórios caracterizam-se por apresentarem alta

especificidade e alta sensibilidade, respectivamente·.

C) Os ensaios denominados Elisa e Western Blot detectam respectivamente, anticorpos e antígenos do vírus no soro do pacientes.

D) Para que o diagnóstico do paciente seja considerado positivo, deverão ser realizados dois testes de triagem e um teste confirmatório.

E) Com o aumento da sensibilidade dos ensaios de diagnóstico sorológico, o período da janela imunológica passou a ser desconsiderado.

As doenças autoimunes são um tipo de desordem imunológica em que o organismo não reconhece os antígenos dos tecidos ou substâncias do próprio organismo e os ataca. São exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico de doenças autoimunes, EXCETO.

A) Células LE B) Dosagem de C5 C) FAN

(3)

E) Dosagem de CD4

O marcador sorológico mais frequentemente utilizado para o diagnóstico de Toxoplasma

gondii é o:

A) anticorpo antitoxoplasma da classe IgG. B) anticorpo antitoxoplasma da classe IgE. C) anticorpo antitoxoplasma da classe IgM. D) anticorpo antitoxoplasma da classe IgD.

Sobre o método de preparação Direta a Fresco utilizado no exame parasitológico de fezes, é CORRETO afirmar:

a) Consiste de uma técnica de concentração que resulta em uma preparação úmida e concentrada da amostra.

b) É um método em que a amostra obrigatoriamente deve ser fixada em álcool polivinílico. c) Fundamenta-se na detecção de antígenos parasitários nas amostras fecais.

d) É o método utilizado para o diagnóstico diferencial de Cryptosporidium spp.

e) Tem como principal finalidade a detecção de trofozoítos móveis de protozoários.

Método parasitológico baseado no trofismo das larvas de Strongyloides pela água morna consiste: a) Método de Faust b) Método de Ritchie c) Método de Carles-Berthélemy d) Método de Baermann e) Método de Kato

Na identificação de ovos de helmintos em amostra de fezes, assinale a opção que descreve as principais características morfológicas do ovo de Ascaris lumbricoides:

a) Ovo apresenta-se de forma ovoide assimétrica, com casca dupla e lisa. b) Ovo apresenta-se de forma ovoide, com casca operculata, fina e lisa.

c) Ovo apresenta-se de forma ovoide, com casca dupla e mamilonada externamente.

d) Ovo apresenta-se de forma ovoide, com casca apresentando um esporão lateral. e) Ovo apresenta-se de forma esférica, com casca dupla, lisa, com espaço claro entre as duas membranas.

(4)

O índice definido pela relação da concentração média de hemoglobina e o volume no eritrócito é:

a) Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) b) Volume Corpuscular Médio (VCM) c) Hematócrito (Hct)

d) Concentração de hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) e) Amplitude de distribuição dos eritrócitos (ADE)

Anormalidade hematológica caracterizada por hipossegmentação nuclear dos leucócitos, determinada nos neutrófilos núcleos bilobulados, assemelhando a halteres e aumento no numero de bastonetes indica:

a) Leucocitose neonatal b) Reação Leucemoide c) Neutropenia

d) Anomalia de Pelger-Huet e) Leucoeritroblastose

A anemia falciforme é caracterizada por anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e orgânica crônica e progressiva. A anemia falciforme:

(A) é causada pela substituição de citosina por uracila, codificando valina em vez de ácido glutâmico, na posição 8 da cadeia da globina, com produção de hemoglobina glicada HbA1c.

(B) é causada pela Deficiência de Vitamina B12. (C) é considerada uma anemia ferropriva.

(D) exige que um hemograma seja realizado pelo menos duas vezes ao ano, pois a redução nos níveis basais de hemoglobina pode indicar insuficiência renal crônica ou crise aplástica.

(E) exige um tratamento realizado com altas concentrações de ácido fólico, com média de cura em seis meses.

(5)

O alto consumo de proteínas de origem animal (carnes) pode repercutir na composição urinária do indivíduo, elevando os valores de:

(A) potássio. (B) cálcio.

(C) uréia.

(D) nitritos. (E) glicose

Pacientes oncológicos recebendo medicação citostática apresentam uma grande destruição celular. O principal metabólito resultante do metabolismo de ácidos nucleicos é:

(A) a creatinina.

(B) o ácido úrico.

(C) a bilirrubina. (D) a ureia.

(E) o urobilinogênio

As enzimas cardíacas, também chamadas de marcadores de necrose miocárdica, sinalizam a morte de células do músculo cardíaco e são elementos indispensáveis para o diagnóstico definitivo do infarto do miocárdio. Assinale a opção que indica a enzima que se eleva precocemente após a lesão cardíaca:

(A) Troponina

(B) Creatinofosfoquinase (CPK) (C) Mioglobina

(D) Creatinofosfoquinase – MB (CPK‐MB) (E) Desidrogenase lática (DHL)

A amostra de um indivíduo de sexo masculino, com 50 anos, foi analisada para Fosfatase Alcalina Prostática (FAP) e Antígeno Prostático Específico (PSA) imediatamente após exame retal da próstata. Os resultados foram os seguintes: FAP = 6,0 g/L (normal até 3,0

g/L) e PSA = 2,0 g/L (normal até 4,0 g/L). Os resultados foram confirmados na mesma amostra. Assinale a opção que indica a melhor explicação para este quadro.

(A) A FAP está elevada pelo exame prostático.

(B) O paciente apresenta hipertrofia prostática benigna. (C) O paciente apresenta infecção prostática.

(D) O PSA está normal, pois é menos sensível que a FAP. (E) Erro metodológico. Solicitar nova amostra

(6)

Os fatores de coagulação relacionados a seguir podem ser avaliados pelo tempo de protrombina ou pelo tempo de tromboplastina parcial ativado, à exceção de um. Assinale‐ o.

(A) Fator VIII (B) Fator IX (C) Fator V (D) Fator XIII (E) Fator X

No transporte e no armazenamento do sangue coletado devem ser tomados alguns cuidados. A seguinte dosagem não necessita de proteção contra a ação da luz:

(A) Bilirrubinas (B) Vitamina D (C) Betacaroteno (D) Vitamina B12 (E) Ácido fólico

Sabe-se que a eletroforese é uma técnica de grande importância, por exemplo, para as áreas de bioquímica e biologia molecular. Sobre eletroforese de proteínas, é correto afirmar:

a) Não é possível analisar peptídeos por esta técnica.

b) As proteínas são sempre separadas por esta técnica de acordo com sua especificidade ao substrato enzimático.

c) Trata-se de um processo também conhecido como PCR.

d) Atividades enzimáticas não podem ser detectadas por esta técnica.

e) Por esta técnica é possível determinar o ponto isoelétrico de uma proteína. É correto afirmar sobre a coleta de amostras biológicas:

a) Heparina e EDTA são anticoagulantes que podem ser usados em coletas de

sangue.

b) Sempre é obrigatória a condição de jejum para coleta de sangue.

c) Nunca se podem usar tubos com anticoagulantes em coletas de sangue. d) Não é possível obter o soro de um sangue sem uso de tubos de coleta com anticoagulantes.

e) O cloreto de sódio na concentração de 0,15 M é um anticoagulante clássico, sempre usado em coletas de sangue.

(7)

A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das prioridades da política do Estado na área da Saúde Pública com a criação do SUS. A esse respeito assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O texto constitucional demonstra claramente que a concepção do SUS estava baseada num modelo de saúde voltado para as necessidades da população, procurando resgatar o compromisso do Estado para com o bem‐estar social.

( ) O texto constitucional permite que as instituições privadas participem de forma complementar do Sistema Único de Saúde, tendo preferência absoluta as entidades filantrópicas.

( ) O texto constitucional estabelece que a saúde é um direito de todos os cidadãos, sendo dever do Estado garantir sua promoção, proteção e recuperação. As afirmativas são, respectivamente, (A) F, V e F. (B) V, V e F. (C) V, F e V. (D) F, V e V. (E) F, F e V

A transferência de recursos pelo Fundo Nacional de Saúde para os Municípios, os Estados e o Distrito Federal, de forma regular e automática, corresponde à execução do princípio da (A) universalidade. (B) descentralização. (C) hierarquização. (D) integralidade. (E) regionalização.

De acordo com o Decreto nº 7.508/11, o “espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde” corresponde à definição de (A) Rede de Atenção à Saúde. (B) Distrito Sanitário.

(C) Região Adstrita. (D) Mapa da Saúde. (E) Região de Saúde.

(8)

O Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde – COAP deve conter as disposições essenciais relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale‐a.

(A) Identificação das necessidades de saúde locais e regionais. (B) Estratégias para a melhoria das ações e serviços de saúde.

(C) Orientação e ordenação dos fluxos das ações e dos serviços de saúde. (D) Investimentos na rede de serviços e nas respectivas responsabilidades. (E) Critérios de avaliação dos resultados e forma de monitoramento permanente

“É bom olhar para trás para verificar...”. Sobre as ocorrências do vocábulo sublinhado,

assinale a afirmativa correta.

(A) As duas ocorrências mostram o mesmo valor semântico. (B) A primeira ocorrência tem valor de finalidade.

(C) A segunda ocorrência tem sentido de direção. (D) A primeira ocorrência equivale a “sobre”. (E) A segunda ocorrência equivale a “a fim de”.

“Ajuda‐memória: o comício foi organizado pelo governo Goulart. Havia uma profusão de bandeiras vermelhas pedindo a legalização do ainda banido Partido Comunista Brasileiro, o que era o mesmo que acenar para o conservadorismo civil e militar com o pano vermelho com que se atiça o touro na arena”. Sobre as formas verbais desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.

(A) A frase “o comício foi organizado pelo governo Goulart” está na voz passiva e sua

forma ativa correspondente é “o governo Goulart organizou o comício (B) A forma verbal “havia” não tem sujeito expresso e equivale a “existiam”.

(C) A forma verbal “pedindo” equivale a “que embora pedissem”.

(D) A forma verbal “acenar” equivale à forma desenvolvida “estar acenando”.

(E) A forma verbal “se atiça” exemplifica o que se denomina construção com sujeito indeterminado.

“Cinquenta anos depois, é um tremendo progresso, do qual talvez nem nos damos conta, o fato de que bandeiras vermelhas – ou azuis ou amarelas ou verdes ou brancas ou pretas – podem ser tranquilamente exibidas em atos públicos...”. O fato citado pelo autor do texto de que bandeiras de várias cores podem ser exibidas em atos públicos mostra:

(A) a perda do valor politicamente simbólico das cores. (B) a formação de uma maior variedade de partidos políticos. (C) a liberdade da existência de tendências políticas variadas.

(D) o progresso da população brasileira quanto à conscientização política. (E) o caos político dos tempos atuais, sem distinção ideológica entre partidos.

(9)

“Reforma agrária deixou de ser um anátema, e a desapropriação de terras ociosas é comum mesmo em governos que a esquerda considera de direita ou conservadores”. A melhor definição para o vocábulo “anátema”, no contexto em que se insere, é :

(A) expulsão do seio da igreja, excomunhão. (B) maldição, execração, opróbio.

(C) reprovação branda e familiar.

(D) excitação nas funções orgânicas ou nos sentidos. (E) estado de pessoa irritada, encolerizada.

Votei pela primeira vez para presidente em 1989, quando já tinha 46 anos. Meus filhos também votaram pela primeira vez naquela ocasião, o que significa que uma geração inteira teve capada parte essencial de sua cidadania durante tempo demais”. Infere‐se desse segmento do texto que

(A) o autor do texto deve ter enfrentado problemas políticos durante a ditadura. (B) a ditadura foi um momento político de frequentes atos subversivos.

(C) a “geração capada” aludida no texto é a dos jovens filhos do autor. (D) o vocábulo “já” indica o atraso no ato de votar.

(E) a “parte essencial da cidadania” aludida é a possibilidade de candidatar‐se.

Os erros ocorrem em consequência de falhas não detectadas em processos, equipamentos, falhas humanas e não detecção pelas barreiras sistêmicas. Os erros podem ocorrer, ainda, por transgressão de regulamentos existentes.

Na área da saúde o fator humano tem grande relevância. Está demonstrado que a maioria dos erros que podem afetar os pacientes são cometidos por pessoas capazes de realizar as tarefas com segurança, que já as realizaram várias vezes no passado e enfrentaram consequências pessoais significativas em função de erros cometidos.

Na área laboratorial alguns fatores e tendências vêm sendo apontados como influenciadores dos erros. Das alternativas relacionadas abaixo, assinale a INCORRETA:

( ) Testes remotos ou de beira de leito (POCT) por tornarem mais difícil o gerenciamento da fase analítica;

( ) A integração efetiva entre automação e tecnologia da informação não contribuem

para a redução na ocorrência de erros;

( ) O downsizing, pelo potencial que a redução de quadros de pessoal tem em deteriorar a qualidade dos serviços;

( ) As consolidações entre laboratórios e centralizações de realização de exames, por dificultar o gerenciamento da fase pré-analítica.

(10)

Após o conhecimento por parte dos flebotomistas das variações pré-analíticas, chega o momento da coleta de sangue. Para realizar uma coleta em condições adequadas, o flebotomista deve estar devidamente instruído e capacitado, além de:

A) Respeitar as normativas de biossegurança e instruções escritas, como manuais padronizados de coleta;

B) Utilizar materiais descartáveis em todas as coletas de sangue;

C) Observar a sequência correta de tubos, volume de sangue adequado para cada tubo e realizar a correta homogeneização dos mesmos;]

D) Todas estão corretas

Dentre as situações abaixo quais devem ser utilizadas para identificação correta e segura do paciente:

I. Devem-se usar no mínimo duas formas de identificação dos tubos colhidos; II. Basear-se apenas no leito do paciente;

III. Recomenda-se o uso de etiquetas com códigos de barras que vinculam, de forma segura, a amostra em todas as fases do processo;

IV. Identificar as amostras no momento da coleta para que o paciente também possa conferir as informações cadastradas;

V. Solicitar informações à enfermagem ou acompanhante se necessário.

Desde 1977 o CLSI reconhece as fontes de erros provenientes da fase pré-analítica e trabalha para fornecer informações que possam auxiliar os profissionais a garantir a qualidade da amostra biológica, pois é impossível fornecer resultados confiáveis a partir de amostras biológicas não conforme.

Visando a segurança do paciente e a qualidade da coleta do espécime para diagnóstico, assinale a alternativa que aponta os principais temas abordados pela CLSI:

1 II e IV estão corretas

2 I, III e V estão corretas;

3 I, III, IV e V estão coletas;

(11)

1) Cadeira para coleta de sangue venoso e procedimento de punção venosa; 2) Jejum e aplicação do torniquete;

3) Constrição do músculo do antebraço e ordem de preenchimento dos tubos;

4) Todas as alternativas estão corretas.

Para a exatidão dos resultados laboratoriais a amostra deve ser representativa, ou seja, deve reproduzir as condições homeostáticas do paciente no momento da coleta. Para assegurar a representatividade da amostra, o volume obtido de amostra, o tipo de recipiente e o tipo de anticoagulante utilizado devem ser critérios rígidos de aceitação. Os critérios de aceitação e rejeição de amostra devem ser pré estabelecidos pelo laboratório clínico com instruções definidas e escritas.

Assinale quais alternativas representam situações de rejeição de amostras: I. Tubos inapropriados e sem identificação do paciente.

II. Tubos coletados respeitando a proporção adequada entre sangue e anticoagulante. III. Amostras hemolisadas e coaguladas.

IV. Coleta efetuada com anticoagulante incorreto.

Considere as orações abaixo:

I. Nesta semana, eu já tinha chegado tarde ao escritório. II. Ele deixou claro a sua opinião.

De acordo com a norma culta, a) somente I está correta. b) somente II está correta. c) I e II estão corretas. d) nenhuma está correta.

Assinale a alternativa em que a palavra deve ser obrigatoriamente acentuada: a) Publica.

b) Ironia. c) Malefico. d) Analise.

1) I, II e III estão corretas; 2) I, III e IV estão corretas; 3) II, III e IV estão corretas; 4) Todas estão corretas.

(12)

Considere o período e as afirmações abaixo. A adoção de projetos bem elaborados fazem- se necessários para o bem da comunidade.

I. Há um erro de concordância nominal.

II. Há um erro de concordância verbal. Está correto o que se afirma em a) somente I.

b) somente II. c) I e II.

d) nenhuma

Considere o período e as afirmações abaixo:

O jovem aspirava em seus sonhos, uma vida muito confortável. I. A pontuação está correta.

II. II. Há um problema de regência verbal. Está correto o que se afirma em:

a) somente I. b) somente II. c) I e II.

d) nenhuma.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas: Não diga ela que eu fui academia.

a) a – à b) a – a c) à – à d) à – a

Considere o período e as afirmações abaixo: Meu amigo, nunca encontrei-o tão preocupado! I.A colocação pronominal está incorreta.

II. A pontuação está correta. Está correto o que se afirma em

a) somente I. b) somente II. c) I e II. d) nenhuma

Referências

Documentos relacionados

[r]

Esse trabalho se propõe, então, a descrever e a analisar as realiza- ções das negativas sentenciais no PB dos séculos XVIII (2ª metade) e XIX (1ª e 2ª metades) e, de

Entretanto, para os comportamentos de limpeza vemos o inverso, a soma de todos os comportamentos de limpeza realizados no centro mais os da periferia mostra que os

O Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), através de sua Direção, torna pública a abertura de inscrições de propostas artísticas, culturais

Cuida-se de agravo de instrumento interposto pelo Banco Bradesco S/A contra decisão proferida pela MMª Juíza da 2ª Vara Cível e Comercial da Comarca de Linhares, que, em ação

Definição: Seja F(x,y,z)=M(x,y,z)i+N(x,y,z)j+P(x,y,z)k, onde M, N e P têm derivadas parciais de 1ª ordem contínuas na superfície S, tendo esta superfície n como vector normal

Neste trabalho novas estruturas de oligômeros de ésteres e poliésteres foram obtidas através da formação de metil-ésteres, seguida da epoxidação usando

Recursos humanos Formadores da ANAFS, apoiados pela equipa do RSBLISBOA, equipa do GIPS/GNR e equipa do Gabinete da GEBALIS, para apoio nas instalações quer da formação teórica, quer