• Nenhum resultado encontrado

Candidatura a Diretor Geral do IFBA Campus Porto Seguro VINÍCIUS DE MATOS RODRIGUES PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE GESTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Candidatura a Diretor Geral do IFBA Campus Porto Seguro VINÍCIUS DE MATOS RODRIGUES PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE GESTÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 Candidatura a Diretor Geral do IFBA – Campus Porto Seguro

VINÍCIUS DE MATOS RODRIGUES

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE GESTÃO 2019-2022

HUMANIZA IFBA PORTO SEGURO

Estudantes, técnicos administrativos, professores, famílias e toda comunidade do IFBA Campus Porto Seguro, o plano de trabalho que apresentamos surgiu do anseio de membros da comunidade escolar em mudar a política de gestão da atual administração. Foi construído de forma coletiva e democrática a partir do processo de escuta, diálogo e observação sensível da nossa realidade. HUMANIZA IFBA PORTO SEGURO é o nome dado a essa proposta por ser o eixo norteador das ações da gestão que propomos.

Mas o que é humanização no IFBA?

Respeito e sensibilidade aos valores humanos como bem fundamental e prioritário nas práticas de gestão, com objetivo de promover um ambiente saudável de trabalho e estudo, potencializando o alcance dos objetivos institucionais. Representa ainda a compreensão de que a gestão deve ter atenção ao ser humano, enfrentando os entraves burocráticos, políticos ou de relações interpessoais.

Significa portanto uma mudança no sentido das relações entre a Instituição e a Comunidade (estudantes, trabalhadores, pais e comunidade em geral), a partir da valorização dos sujeitos envolvidos no processo educativo, do fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos, visando aumento do grau de co-responsabilização e participação nos processos de decisão e estabelecimento de vínculos solidários no desenvolvimento do trabalho.

Propomos que a gestão respeite a legislação, os princípios da administração pública e os documentos Institucionais com ações que sejam indissociáveis do respeito ao ser humano e da função social deste Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Convidamos toda a comunidade do Campus Porto Seguro a apreciar o Plano de Trabalho proposto pelo coletivo HUMANIZA IFBA PORTO SEGURO e a tornar-se parte da mudança em nossa Instituição em busca de uma educação de qualidade, socialmente referenciada e humana.

(2)

2 APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO

Sou professor efetivo do Instituto Federal desde o ano 2008 quando fui aprovado em concurso público para docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá, onde trabalhei até 2010. Em 2011 exerci a docência no IFBA Campus Eunápolis e desde 2012 atuo no IFBA Campus Porto Seguro.

Minha trajetória profissional é marcada pela diversidade de ações, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e administração. Enquanto docente do IFMT atuei como Coordenador de Pós-Graduação, Produção e Pesquisa (2009), período em que assumi também, na qualidade de substituto eventual, o cargo de Diretor de Pesquisa e Pós Graduação. Fui Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil (educação à distância) entre 2009-2011. Integrei diversas comissões de trabalho, bancas de concurso público e fui membro suplente do Conselho Superior (2010-2012).

No IFBA Campus Porto Seguro sou professor nos cursos integrados, superior e pós-graduação. Coordeno o Grupo de Pesquisa em Saúde (GPS- IFBA) onde desenvolvo atualmente seis projetos. Dois deles são projetos de pesquisa que abordam a saúde da população negra (aprovado em edital PIBIC) e a saúde dos estudantes do IFBA. Outros dois projetos são de extensão e permitem o desenvolvimento de ações diretas com a comunidade: o Projeto Academia Escola (aprovado com recurso em edital PROEX/IFBA) e o Projeto Amigo Animal. Por fim os dois últimos projetos em desenvolvimento têm como objetivo promover ações práticas em prol da saúde dos estudantes, especialmente a saúde mental (Grupo de Apoio Socioeducacional ao Estudante ; Práticas de danças tradicionais e contemporâneas). Do ponto de vista do trabalho interdisciplinar, tenho conduzido o “Festival de Dança do IFBA Porto Seguro”, idealizado por mim no ano 2016. Esse ano foi realizada a terceira edição no Centro de Cultura, com o envolvimento de três disciplinas e a participação de todos estudantes do ensino integrado, familiares e amigos.

O fato de ter trabalhado em dois Institutos Federais e em três campi diferentes, trouxe-me uma experiência importante e que agrega muito nesse momento. Tive a oportunidade de vivenciar a realidade politico-institucional em diferentes contextos, observando estilos de liderança (gestão) diversos e aferindo os resultados desses processos. Experiências de sucesso e fracasso que pude observar e que agregaram conhecimento teórico e prático que me dão segurança para propor essa candidatura. Nesse sentido, a conclusão do curso de doutorado em Psicologia Social pela UFPB

(3)

3 (2014), com ênfase no tema “comportamento de liderança”, permite-me compreender melhor como a conduta do gestor (diretor) influencia nos resultados do grupo e da instituição.

Percebemos que o Campus Porto Seguro necessita de um Diretor Geral com capacidade de comunicação, diálogo e escuta. Que demonstre organização e equilíbrio em suas decisões, respeite e valorize a diversidade e os processos democráticos. Além disso, é fundamental ter compromisso com o trabalho presencial no Campus Porto Seguro. Esse é o caminho para melhorarmos o clima organizacional em nosso Campus, o que trará reflexos positivos para os servidores e os estudantes e, por fim, potencializará os resultados institucionais.

Ao fazer essa análise, o coletivo HUMANIZA IFBA PORTO SEGURO indicou meu nome para a candidatura ao cargo de Diretor Geral do IFBA – Campus Porto Seguro no período 2019-2022, por compreenderem que apresento o perfil comportamental, trajetória acadêmica e institucional desejada.

Sei da responsabilidade e do trabalho que temos a fazer nos próximos quatros anos, mas sinto-me muito motivado. Confio no potencial de todos servidores e estudantes do Campus Porto Seguro. Estou certo que podemos transformar nosso Campus em uma instituição de referência pela sua qualidade na educação, pelo compromisso social e pelo respeito às pessoas.

Assumo o compromisso de conduzir a Direção Geral com ética, legalidade, probidade, impessoalidade e transparência como princípios básicos e irrenunciáveis nas ações e decisões. Priorizaremos a função social da Instituição e o interesse público. Reafirmamos nossa conduta em prol da valorização das relações humanas e a da qualidade de vida dos servidores e estudantes.

Faço o convite a vocês para avaliarem nossas propostas, apresentadas nesse documento divididas por eixos estratégicos. Teremos oportunidade, ao longo do período de campanha eleitoral, de conversar e debater nossas ideias.

Abraço a todos. Vinícius de Matos Rodrigues

(4)

4 AÇÕES PROPOSTAS POR EIXOS ESTRATÉGICOS

Assistência Estudantil

● Fortalecer as ações de assistência estudantil com a criação da coordenação de gestão da assistência estudantil;

● Pleitear junto à Reitoria a ampliação dos recursos para a Assistência Estudantil do Campus Porto Seguro;

● Ampliar os programas e as ações de assistência estudantil;

● Fortalecer e apoiar a participação estudantil em eventos, em articulação com ensino, pesquisa e extensão;

● Garantir o desenvolvimento de atividades de assistência à saúde dos estudantes, articulando ações conjuntas da Coordenação Médica (COMED), Grupos de Pesquisa e outros profissionais e órgãos da área de saúde;

● Ofertar alimentação escolar gratuita e com qualidade aos estudantes, conforme a legislação;

● Pleitear junto à Prefeitura a oferta de transporte gratuito para os estudantes nos escolares municipais e para ajustar itinerário e horário dos coletivos.

Ensino

● Desenvolver ações de fortalecimento dos cursos, tais como: reforma curricular, atividades interdisciplinares, visitas técnicas, atividades de pesquisa e extensão, eventos e convênios para realização de estágios;

● Fazer estudos de viabilidade para novos cursos, de acordo com as demandas sociais;

● Promover diagnóstico institucional contínuo da evasão e reprovação para subsidiar ações efetivas em prol da permanência dos estudantes;

● Fortalecer as proposições e ações da Coordenação Pedagógica Multidisciplinar (COPEM);

● Valorizar e promover ações de monitorias de ensino (para o superior e integrado) e outras ações pedagógicas para reduzir a evasão e reprovação;

● Buscar maior integração da LINTER nas ações de ensino;

● Fortalecer a educação inclusiva através do investimento em recursos materiais e humanos

(5)

5

● Zelar pelo bom funcionamento dos laboratórios do Campus e investir em melhorias, em observância às normas de segurança e a necessária disponibilidade de materiais para as aulas;

● Investir na infraestrutura e acervo da biblioteca;

● Promover cerimônia de formatura compatível com a academia;

● Valorizar e incentivar a permanência dos estudantes que são destaque acadêmico até a conclusão do curso;

● Promover eventos lúdicos e interdisciplinares com mais frequência no campus;

● Realizar reuniões devidamente programadas, produtivas e permanentes entre

coordenações, docentes, discentes e comunidade externa;

● Instituir uma semana dedicada à cultura, arte e desporto;

● Realizar fóruns de discussão de práticas pedagógicas, inclusive as inovadoras;

● Capacitar e estimular os docentes na utilização das novas tecnologias educacionais.

Ações Relativas ao Segmento Estudantil

● Estimular e garantir a participação estudantil nos espaços deliberativos e consultivos;

● Garantir espaço adequado para o funcionamento das entidades de representação estudantil;

● Implementar o projeto “Diálogos com o Diretor” e executá-lo regularmente com os estudantes;

● Melhorar a comunicação entre Instituto-estudante por meio de criação de canais de comunicação mais efetivos e consoantes com a tecnologia disponível;

● Criar estratégias para apoiar incisivamente os discentes no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório e sua respectiva inserção no mercado de trabalho;

● Promover eventos que fortaleçam a formação do estudante;

● Pleitear recursos para viabilizar a ampliação das visitas técnicas;

● Disponibilizar serviço de reprografia aos estudantes;

● Disponibilizar sala de estudos e atendimento com estrutura adequada;

● Fortalecer sistemicamente o desenvolvimento de atividades esportivas e artístico-culturais, assim como a participação em eventos competitivos;

● Estabelecer parcerias para formar a Banda Musical do IFBA Campus Porto Seguro;

(6)

6

● Fornecer água de boa qualidade aos estudantes (fazer a higienização regular e/ou troca dos bebedouros).

Administração

 Desenvolver um Plano Diretor de Obras para o Campus Porto Seguro, para

instrumentalizar o planejamento da manutenção predial existente e a construção de novas estruturas;

 Projetar, pleitear e executar as adaptações necessárias para atender as normas de acessibilidade;

 Promover a melhoria na sinalização interna e do entorno do Campus Porto Seguro;

 Planejar e executar áreas de convivência para o bem-estar dos servidores e estudantes;  Estabelecer planejamento energético e promover a utilização de energias renováveis de

modo a reduzir o consumo de energia elétrica;

 Aperfeiçoar e modernizar a ocupação dos espaços administrativos, pedagógicos, de pesquisa e o acesso ao Campus;

 Elaborar e aprovar, com ampla participação da comunidade, o Regimento Interno do Campus;

 Aumentar a participação democrática na gestão a partir do respeito aos encaminhamentos

do Conselho de Campus;

 Criar mecanismo para avaliação periódica da gestão;

 Criar rotina de manutenção preventiva e corretiva (computadores, equipamentos de audiovisual, carteiras, cadeiras, mesas, portas, quadros, fechaduras, ar condicionado, instalações elétricas, etc);

 Aperfeiçoar os processos de transparência do Campus;

● Criar agenda efetiva de reuniões com a comunidade interna e externa;

● Desenvolver campanhas de sustentabilidade econômica (uso racionais da água, energia elétrica, telefonia, papel e etc.) e de preservação da limpeza do patrimônio público;

● Incentivar e apoiar os servidores a buscarem recursos através de editais de fomento externos ao IFBA.

(7)

7 Gestão de pessoas

As ações propostas para esse eixo têm como objetivo central melhorar o clima organizacional e a saúde do servidor.

● Implantar a Gestão por Competências, conforme decreto 5.707/2006;

● Fortalecer o papel da Coordenação de Recursos Humanos (COREH), fomentando ações de

promoção à saúde, integração, qualificação dos servidores e implantação da Gestão por Competências;

● Recompor o quadro de servidores técnico administrativo nas funções de jornalista, médico

e contador;

● Inserir a Coordenação Médica (COMED) no planejamento, execução e monitoramento de

ações estratégicas para a saúde do servidor e dos estudantes;

● Apoiar o trabalho da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP/IFBA);

● Fazer o diagnóstico das condições de saúde e trabalho dos servidores a fim de subsidiar ações preventivas e corretivas de segurança e saúde no trabalho;

● Implantar um programa de ginástica laboral para os servidores;

● Incentivar a política de segurança no trabalho no Campus;

● Apoiar a participação dos servidores em eventos artístico-culturais e esportivos;

● Promover ações de capacitação visando elevar os de níveis educação formal dos

servidores;

● Criar comissão de acolhimento aos novos servidores, para orientação das normas e procedimentos do IFBA.

Extensão

● Zelar pelo bom funcionamento da Coordenação de Extensão e apoiar suas ações de diálogo

e aproximação com as comunidades;

● Incentivar e apoiar os servidores a inscreverem projetos de extensão em editais internos e externos para captação de recursos;

● Valorizar as ações de extensão discente como o Ensaio Infoquímica;

● Instituir evento regular de extensão no Campus;

● Divulgar adequadamente as ações de extensão promovidas no Campus;

● Firmar parcerias e convênios com associações, ONGs, empresas locais e demais

(8)

8 Pesquisa

● Contribuir para a consolidação da política de pesquisa do Campus Porto Seguro através do

fortalecimento do papel da Coordenação de Pesquisa;

● Apoiar as ações da Coordenação de Pesquisa junto aos pesquisadores, grupos de pesquisa e

Pró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação;

● Garantir a divulgação ampla dos editais de pesquisa e eventos de interesse da comunidade

e dar suporte aos servidores para a submissão de propostas;

● Apoiar os pesquisadores nas atividades burocráticas envolvendo o Campus na execução de

seus projetos;

● Instituir um evento regular de pesquisa no Campus;

● Fortalecer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com ampla participação da comunidade interna e externa;

● Incentivar as parcerias entre os pesquisadores/grupos de pesquisa do Campus com outras instituições;

● Acompanhar e apoiar os processos de afastamento relacionados às atividades de pesquisa

dos servidores;

● Ampliar a participação dos estudantes em atividades de pesquisa e inovação;

● Promover a participação de estudantes da LINTER em projetos de Iniciação Científica.

Comunicação

● Desenvolver ações sistemáticas de divulgação do IFBA na comunidade;

● Buscar parceria com meios de comunicação local e regional para divulgação das ações do

Campus;

● Tornar o site e redes sociais do Campus mais ativos;

● Buscar parcerias para tornar o Campus mais presente na comunidade local com ações como divulgação em outdoor e placas de sinalização;

● Tornar a divulgação do Processo Seletivo uma ação contínua e permanente;

● Fortalecer a transparência das ações institucionais e os fluxos comunicacionais com servidores e estudantes;

(9)

9 CURRÍCULO RESUMIDO DO CANDIDATO

*O currículo completo está disponível na Plataforma Lattes.

Nome completo: Vinícius de Matos Rodrigues Naturalidade: Belo Horizonte/MG

Ensino médio: Técnico em Instrumentação pelo Colégio Técnico da UFMG (1998) Graduação: Licenciatura em Educação Física pela UFMG (2005)

Mestrado: Educação Física (Treinamento Esportivo) pela UFMG (2008) Doutorado: Psicologia Social pela UFPB (2014)

Atividades acadêmicas e profissionais no Instituto Federal:  Professor efetivo do Instituto Federal desde o ano 2008;

 Professor das disciplinas Educação Física (cursos integrados) e Metodologia da Pesquisa (Licenciatura em Química);

Docente do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Interculturalidade do IFBA

Campus Porto Seguro;

 Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Saúde (GPS-IFBA);

 Coordenação de 6 projetos atualmente, sendo 4 aprovados em editais no ano 2018:

o Perfil das pessoas com doença falciforme em Porto Seguro – BA (Pesquisa) o Saúde dos estudantes do IFBA Porto Seguro (Pesquisa)

o Projeto Academia Escola (Extensão) o Projeto Amigo Animal (Extensão)

o Grupo de Apoio Socioeducacional ao Estudante (Apoio à saúde do estudante) o Práticas de danças tradicionais e contemporâneas (Apoio à saúde do estudante)

 Orientação de 7 estudantes atualmente, incluindo iniciação científica;

 Publicações de artigos com qualidade Qualis CAPES A1 e A2;

 Idealizador do projeto Festival de Dança do IFBA Campus Porto Seguro;

 Coordenador de Pós-Graduação, Produção e Pesquisa (2009);

 Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil (educação à distância) entre

2009-2011;

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

que utilizaram, ou não, irrigação de pastagens (P>0,05), no entanto, observou-se maior valor para as propriedades que não utilizam irrigação, pois naquelas que

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

documentos comprobatórios apresentados pelo candidato no ato da inscrição. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 5 deste edital. Será realizada na

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade física, química, teor de matéria seca (MS) de silagens de milho com inclusão de quatro níveis (0, 30, 60 e

“Ilda Jenny Stolf Nogueira” e seus pais ou responsáveis, chegamos à conclusão que no ambiente escolar em especial a hora do recreio é de fundamental importância para as