• Nenhum resultado encontrado

O anúncio foi feito durante uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, no Palácio Anchieta.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O anúncio foi feito durante uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, no Palácio Anchieta."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CMYK

A Britânia será instalada

no distrito de Bebedouro e as operações devem ser iniciadas em 2021.

O anúncio foi feito durante uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, no Palácio Anchieta.

Hélio FilHo/Secom-eS

missas marcam encontro Regional

de Bandas de congo de Fundão

11

Tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito continuam nesta semana.

ABc Fundão

Segurança: número de

homicídios cai 11% em

Aracruz

03

linhares vai ganhar

novos empreendimentos

nas áreas de educação

e esportes

08

empresa vai investir R$ 200 mi e gerar

mil vagas de empregos em linhares

07

Celebrações acontecem na Igreja Matriz São José.

municípios capixabas

já podem aderir ao

programa “Samu para

Todos”

09

(2)

Fundado em 25/janeiro/2005 Diretor: Itagildo Marques

redacao@correiodoestadoonline.com.br/comercial@correiodoestadoonline.com.br/correiodoestado@correiodoestadoonline.com.br Redação, administração e gráfica: Avenida Cachoeiro de Itapemirim, 2161, CEP 29.901-617, bairro Shell - Linhares - ES

(27) 3371-3743 / 99984-0041 Conselho Editorial: Itagildo Marques Vanessa Bergamaschi Jornalistas: Caroline Pereira Ívna Ferreira Gerente Comercial: Vanessa Bergamaschi Diagramação/Finalização:

Márlinton dos S. de Oliveira

Impressão Off-Set

Carlos César Socorro Soeiro

Periodicidade:

Diário

Uma publicação de:

Editora e Gráfica Notícias CE Correio do Estado EPP CNPJ: 13. 085.524/0001-74

A Quatro mãos

Proteção à criança

Com o objetivo de fortalecer ideias sobre o tema de proteção à criança e adolescente, a Suzano realiza, em parceria com o Prê-mio Itaú/Unicef, o Fó-rum “Mobilização de Redes de Proteção à Criança e Adolescen-te”. A iniciativa faz parte do programa Redes de Proteção à Criança e Adolescen-tes da Barra do Ria-cho e Vila do RiaRia-cho, que é realizada pela empresa e outros par-ceiros locais.

Fórum

O Fórum terá a participação da pa-lestrante Mariana Cetra, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultu-ra e Ação Comunitá-ria (CENPEC/Prêmio Itaú-Unicef), de São Paulo. Ela abordará o tema “Mobilização de Redes de Proteção

à Criança e Adoles-cente”. O encontro será na próxima ter-ça-feira (21), das 14 às 17 horas, no auditó-rio da Escola Caboclo Bernardo, em Barra do Riacho, Aracruz.

Regime de

plantão

A prefeitura de Fundão sancionou na terça-feira (14), a Lei Municipal nº 1.222, que institui o regime de plantão para os

serviços de fiscaliza-ção e técnicas de en-fermagem, passando a remunerar os servi-dores pelos serviços prestados. Com este projeto, esses serviços funcionarão em

regi-ellen cAmpAnHARo

Repórter de plantão

Gostou

não Gostou

D

e saber que, após quase seis meses sem repasses, Li-nhares voltou a receber doses da vacina pen-tavalente, que protege menores de seis meses contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Hae-mophilus influenzae B. As 700 doses, referentes à cota mensal do Mu-nicípio, começaram a ser distribuídas às uni-dades de saúde nessa quarta-feira (15).

D

e saber que mais de mais de 700 caranguejos-uçá estavam sendo trans-portados irregularmen-te na região de Santa Luzia, em Aracruz. Os crustáceos foram apreendidos na manhã de ontem, último dia do período de defeso – época em que a cap-tura, manutenção em cativeiro, transporte, armazenamento e co-mercialização da espé-cie são proibidas.

Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa (Ales) presidida pelo deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido). Como membros ainda incluem o deputado Luciano Machado (PV), que é vice-presidente, e Vandinho Leite (PSDB), que é membro efetivo.

me de plantão para atender em finais de semana, verão ou du-rante festas realizadas no município, garan-tindo um atendimen-to amplo a atendimen-todos os moradores e turistas que visitam a cidade.

Calendário

de Eventos

A prefeitura de Rio Bananal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, informa que está elaborando o ca-lendário municipal de eventos para 2020. Por isso, solicita aos pro-motores que envie as informações de seus eventos para Secreta-ria de Turismo, Espor-te Lazer até o próximo dia 24 de janeiro. O calendário será divul-gado nas redes sociais da Prefeitura de Rio Bananal.

Rainha Trans

Hoje, dia 16,

acon-tece a escolha da “Família Real” do Carnaval Capixaba e no Mercado São Se-bastião, em Vitória, a partir das 20 horas. Após a Liga Inde-pendente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE) anunciar a partici-pação de candidatas transexuais na dispu-ta, foi decidido que haverá uma “Rainha Trans” no Carnaval Capixaba 2020, em parceria inaugural com o Grupo Orgu-lho Gay ES. “Este ano ficou definido que a Rainha Trans integra-rá a Corte do Carna-val Capixaba e para o Carnaval de 2021 será estudada em conjun-to com organizações a possibilidade de ter a Corte Real LGBT+”, afirma o presidente da LIESGE, Edvaldo Teixeira.

(3)

N

essa quarta-fei-ra (15), o co-mando do 5º Ba-talhão da Polícia Militar divulgou o resultado da atuação da Unidade no ano de 2019. O Bata-lhão possui sua sede no município de Aracruz, porém, também opera em Ibiraçu, João Neiva e Fundão.

Em comparação à atuação da Polícia Mi-litar no ano de 2018, as estatísticas demonstra-ram que em 2019 houve uma redução de 11% no número de homicídios; 66% de redução no nú-mero de feminicídios; 36% do número de rou-bos e 6% de redução em furtos/roubos de veí-culos. Houve também um aumento de 8% na quantidade de armas apreendidas. Em 2019, foram rea-lizadas 2.936 operações policiais, em que 970 pessoas foram

deti-A

Polícia Militar do Espírito San-to(PMES) divul-gou, na terça-feira (14), o balanço das ações de-senvolvidas no ano de 2019, reunindo os indi-cadores de produtivi-dade de todas as suas unidades operacionais.

De acordo com as estatísticas apresenta-das pela Diretoria de Inteligência da PMES, a intensificação do traba-lho ostensivo realizado pela tropa policial mili-tar resultou em índices relevantes na preser-vação da tranquilidade pública.

Para tanto, a Polícia Militar realizou 706.671 atendimentos, dentre os quais 8.543 ocor-rências envolveram das, houve apreensão

de 166 armas de fogo e 112 veículos foram recuperados. Também foram realizadas 456 visitas tranquilizadoras a mulheres vítimas de violência (Lei Maria da Penha). Ao todo, 15.001 ocorrências foram re-gistradas. Além disso, a Polícia Militar formou 1.794 alunos no Progra-ma Educacional de Re-sistência às Drogas, o PROERD. O comandante da Unidade, tenente-co-ronel Claudio Silva, destacou que os resul-tados obtidos não se-riam possíveis sem o empenho e dedicação de todos os militares, que não mediram es-forços para prestar um serviço de qualidade, trazendo sempre maior segurança e tranquili-dade à população dos municípios atendidos pelo 5º Batalhão.

apreensão de drogas, 4.229 veículos foram re-cuperados, 3.120 armas de fogo foram tiradas de circulação e 4.939 mandados de prisão foram cumpridos. No total, 32.948 pessoas fo-ram conduzidas ao De-partamento de Polícia Civil no último ano.

Para o comandante-geral da PMES, coronel Márcio Eugênio

Sartó-SeGuRAnÇA

Dados foram divulgados pelo comando do 5º Batalhão de Polícia Militar.

A intensificação do trabalho ostensivo resultou

em índices relevantes na preservação da

tranquilidade pública.

Segurança: número de

homicídios cai 11% em Aracruz

polícia militar do estado divulga

balanço operacional de 2019

O 5º Batalhão da Polícia Militar registrou 15.001 ocorrências em 2019.

Mais de 3 mil armas de fogo foram apreendidas no último ano em todo o Estado.

pmeS

pmeS

rio, os números alcan-çados demonstram a constante busca pelo aperfeiçoamento das atividades operacio-nais, fruto do trabalho abnegado do seu corpo de oficiais e praças, que trabalham ininterrup-tamente em busca de uma sociedade mais justa, solidária e que priorize a cultura de paz. Indicadores de produtividades de 2019: Roubo a veículos – 3.022 (-28%) Roubo a pessoa – 10.897 (-10%) Homicídios – 949 (-13%)

Mandados de prisão cumpridos – 4.939 Armas apreendidas – 3.120

Veículos recuperados – 4.229 Pessoas conduzidas ao DPJ – 32.948 Ocorrências de drogas apreendidas – 8.543

(4)

A

s aulas terão início no dia 5 de fevereiro,

nhando todos os es-forços para antecipar à entrega dos materiais para que todas as esco-las iniciem o ano letivo de 2020 em condições plenas de funciona-mento”, disse a se-cretária municipal de Educação, Maria Olím-pia Dalvi Rampinelli.

A secretária inmou, ainda, que o for-necimento de material escolar está previsto na Lei 9.394/96 que es-tabelece as diretrizes e bases da educação na-cional. “Não é permiti-do solicitar aos pais ou responsáveis a compra de material de uso cole-tivo e individual”, res-saltou Maria Olímpia.

Materiais de higie-ne e limpeza

Cada escola tem recebido entre os

ma-A distribuição de materiais didáticos e

de limpeza vai atender as 62 escolas na

sede e mais 46 no campo.

Volta às aulas: começa a distribuição de

materiais didáticos nas escolas de linhares

GeRAl

Cada escola receberá kits contendo caderno, lápis, caneta, apontador, borracha, massa de modelar, tinta guaxe, papel A4, dentre outros materiais.

Felipe TozATTo/pml

teriais de higiene e limpeza: fraldas des-cartáveis, álcool, cloro, desinfetante, detergen-te, esponja dupla face, esponja de aço, fósforo, luva multiuso, luva des-cartável, pano de chão, pano de prato, papel higiênico, sabão em pó, sabão em barra, saco de lixo, rodo e vassoura.

Funcionamento das escolas

As secretarias das es-colas e todos os setores da Secretaria de Educa-ção, no bairro Novo Ho-rizonte, estão funciona-mento normalmente. Os diretores retornarão às unidades de ensino no dia 27 de janeiro, e os demais profissionais no dia 3 de fevereiro para planejamento e organi-zação das escolas para receber os alunos.

Crustáceos foram resgatados durante o primeiro período de defeso.

mais de 700 caranguejos

resgatados são devolvidos ao

manguezal em Aracruz

N

essa terça-feira (15) a Fiscali-zação Ambien-tal da Prefeitura de Aracruz devolveu ao manguezal mais de 700 caranguejos. Os crustá-ceos foram apreendidos na manhã de ontem, úl-timo dia do período de defeso – época em que a captura, manutenção em cativeiro, transpor-te, armazenamento e comercialização da es-pécie são proibidas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

(Semam), a equipe de Fiscalização e a Polí-cia Ambiental faziam patrulha de rotina na região de Santa Rosa, quando, por volta das 10 horas, flagraram uma caminhonete em atividade suspeita. O veículo tentou fugir, mas foi parado minu-tos depois. No carro foram encontradas 60 dúzias do crustáceo, cerca de 720 caran-guejos, prontos para serem comercializa-dos.

Os quatro suspeitos Equipe de Fiscalização da Semam e a Polícia Ambiental faziam patrulhamento na região de Santa Rosa, quando flagraram um veículo com 60 dúzias do crustáceo.

pmA

que estavam dentro do carro foram autuados e levados à delegacia. Segundo a Semam, eles foram multados e o valor pode chegar a 100 mil reais. “Nos pe-ríodos de andada do caranguejo-uçá as proi-bições são fundamen-tais para preservar essa espécie tão importante para os manguezais e também à população que depende desses recursos”, explica a ge-rente de Fiscalização Ambiental da Semam, Ana Clara Paz Otegui.

mas a Secretaria Mu-nicipal de Educação de Linhares iniciou nessa

terça-feira (14) a dis-tribuição de materiais didáticos e de

limpe-za, atendendo as 62 escolas na sede e mais 46 no campo. Quando retornarem às aulas, os mais de 26 mil es-tudantes da rede mu-nicipal de ensino vão encontrar as escolas abastecidas.

Entre os materiais didáticos, cada escola receberá os seguintes itens: caderno, lápis, ca-neta, canetinha, aponta-dor, borracha, massa de modelar, palito de pico-lé, papel cartão, papel cenário branco e amare-lo, tesourinha, tinta gua-xe, cola branca, cola co-lorida, papel A4, E.V.A, fita adesiva colorida, giz cera, lápis de cor, marca-dor de quadro branco, reabastecedor de qua-dro branco e apagador de quadro branco.

“A Secretaria de Educação está

(5)

empe-diariamente aos atendi-mentos.

Assim que os serviços entrarem em funciona-mento, Aracruz se tor-nará a primeira cidade em todo o Brasil a con-tar com um Centro de Hemodiálise Municipal, e que ainda terá ao seu lado, uma farmácia Ci-dadã Estadual com me-dicamentos de alto custo, muito deles utilizados pelos pacientes.

centro de Hemodiálise de Aracruz deve

iniciar atendimentos ainda este mês

Redação

O

Sistema de In-formação em Saúde e-SUS Vi-gilância em Saúde (VS) é a primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil voltado para a

vi-gilância. O e-SUS VS foi instruído em todo terri-tório capixaba no início de 2020 como o novo sistema de notificação compulsória de doen-ças, agravos e eventos de saúde voltados aos serviços de saúde

pú-Sistema capixaba de vigilância em saúde é a

primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil

SAÚde

SeSA

blica e privada.

O pioneirismo do sistema é apontado pelo gerente de Tecnologia da Informação da Secre-taria da Saúde (Sesa), Marcio Merçon. “A ní-vel estadual, o e-SUS VS é uma iniciativa de

de-Serão atendidos 45 pacientes por dia, divididos em três turnos, totalizando uma média mil sessões por mês.

N

a manhã de ter-ça-feira (14), pa-cientes portado-res de insuficiência renal crônica conheceram as instalações do Centro de Hemodiálise de Aracruz. Essa será a primeira clí-nica pública municipal do Brasil especializada nesse tipo de atendi-mento. A expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Ara-cruz (Semsa), é que as primeiras sessões acon-teçam ainda este mês.

Zilda Rodrigues Pe-reira, 52 anos, é uma das pacientes que está na ex-pectativa para o início do funcionamento do Cen-tro de Hemodiálise. Ela conta que precisa ir ao município de Linhares, três vezes por semana, e o fato de, em breve, po-der realizar as sessões mais próximas de casa, a deixa mais tranquila. “Moro na Vila do Riacho e preciso acordar às três da manhã para fazer a hemodiálise. Agora, es-pero poder sair mais

tar-de tar-de casa e também che-gar mais cedo”, relata.

Para Maria Scoppel, 65 anos, a esperança é ainda maior. A aposenta-da morava no município de Ibiraçu, mas, devido a certas dificuldades, precisou se mudar para Aracruz com o filho e o marido, já que sema-nalmente vai a Linhares para as sessões. “Agora pretendemos voltar para nossa casa”, disse.

Segundo a Semsa, se-rão atendidos 45 pacien-tes por dia, divididos em três turnos, totalizando, em média, mil sessões por mês. Além disso, os pacientes terão toda assistência necessária, como transporte, alimen-tação e acomodação.

Sonho dos pacientes

Inaugurar o Cen-tro de Hemodiálise de Aracruz é um sonho antigo de muitas pes-soas, principalmente daquelas que precisam se deslocar semanal-mente a outros

municí-Essa será a primeira clínica pública municipal do Brasil especializada nesse tipo de atendimento.

ViníciuS GARdimAn

pios para as sessões. “Dentre tantas de-mandas, nós prioriza-mos a construção do Centro de Hemodiálise, tendo em vista as dificul-dades dos pacientes que, além de passarem pelo desconforto das sessões, precisavam sair de casa pela madrugada e via-jar até outro município. Nosso objetivo é cuidar dessas pessoas, por isso, acreditamos que com este projeto, vamos mu-dar a vida desses pacien-tes, dar dignidade e tam-bém oferecer um serviço humanizado e sério, com profissionais altamente especializados na área”, disse o prefeito Jones Ca-vaglieri.

O grupo de médicos, que atuará no Centro de Hemodiálise, inclusive, despertou a atenção de uma das pacientes. Luzi-nete dos Santos, 52 anos, ficou surpresa ao saber que um dos médicos, que a atendia em outra cidade, agora faz parte da equipe da clínica de

Aracruz. “Fiquei muito feliz ao chegar aqui e me deparar com o nefrolo-gista que me atendia em Vila Velha, e também ao saber que vamos ter esse conforto”, comentou.

Estrutura

Considerado o mais moderno do Estado, o Centro de Hemodiálise de Aracruz conta com 15 cadeiras para os pacien-tes, além de uma sala de

urgência e emergência, saídas separadas para pacientes e funcioná-rios, banheiros, salas de repouso, esterilização e a sala da osmose, con-siderada o pulmão do centro de hemodiálise. Serão atendidos, em três turnos, 45 pacientes/dia, com 1.014 sessões por mês. A equipe contará com médicos, enfermei-ros e outenfermei-ros profissio-nais que vão se dedicar

senvolvimento de siste-ma voltado à vigilância em saúde que nenhum outro Estado no Brasil fez. O Espírito Santo é pioneiro”, informa.

A iniciativa, segundo o gerente, começou a ser desenvolvida ao longo do início de 2019, após apresentação de uma ação municipal trazida pelo secretário da Saú-de, Nésio Fernandes.

“O secretário nos apresentou esta ideia e começamos o trabalho inicial de análise para conhecer a demanda. O desenvolvimento foi realizado por meio da parceria com a Organi-zação Pan-Americana da Saúde (OPAS), que nos auxiliou na parte conceitual do projeto, de estudar a necessida-de e o formato. Expan-dimos uma ideia mu-nicipal para estadual e,

por meio disto, o Mi-nistério da Saúde colo-cou-se interessado, pro-pondo-nos a criação de um novo mecanismo de envio dos dados atra-vés de webservices, que está em progresso”, ex-plicou Marcio Merçon.

Presente nos 78 mu-nicípios do Estado, o e-SUS VS caracteriza-se pela inovação no que tange a velocidade em que a informação é enca-minhada aos gestores e aos profissionais de saú-de da área da Vigilância e da Atenção Primária.

“Um dos compro-missos é mantê-lo em funcionamento dispo-nível na internet para todas as unidades noti-ficadoras. Há toda uma infraestrutura por trás do trabalho, com servi-dores e conexão, além do georreferenciamento de cada unidade. É um

serviço que está disponí-vel 24 horas e, em qual-quer lugar e horário que se notifica, conseguimos ter acesso imediatamen-te, saber onde aconteceu. Um ganho gigantesco em relação ao modelo anterior”, disse gerente.

e-SUS Vigilância em Saúde (VS)

O e-SUS Vigilância em Saúde (VS) foi apre-sentado em agosto de 2019, durante o lança-mento do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da Se-cretaria da Saúde (Sesa), como uma das novidades do Governo para a área da saúde. O e-SUS VS é um sistema capixaba, desenvolvido em parce-ria com a Organização Pan-Americana da Saú-de (OPAS) e permitirá o acesso em tempo real às informações em saúde.

(6)

Complementar 140, em 08 de dezembro de 2011, as ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum entre União, estados e municípios são assumi-das por meio do Instituto Estadual de Meio Am-biente e Recursos Hídri-cos (Iema). Com isso, as atribuições sobre a ges-tão da fauna silvestre em cativeiro, bem como as ações de fiscalização dos crimes cometidos contra a fauna silvestre estavam incluídas.

“A inexistência de uma legislação específica que permitisse a ampla execução das atividades tornava o trabalho ex-tremamente restrito, a

Lei Complementar nº 936/19 se

destina integralmente à gestão e

proteção da fauna silvestre.

estado é pioneiro na política integral

de conservação da fauna silvestre

meio AmBienTe

Nova legislação dá aos animais a segurança jurídica de serem tratados como organismos vivos.

leonARdo meRÇon/inSTiTuTo ÚlTimoS ReFÚGioS

exemplo da fiscalização sobre os crimes contra a fauna. A Lei Federal de crimes ambientais, Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, descreve os cri-mes e valora as multas a serem aplicadas, mas era um limitante para a exe-cução das ações de fisca-lização e aplicação das penalidades”, explicou.

Assim, a Lei Com-plementar 936/2019 traz, de forma atualizada, a descrição das infrações e das penalidades a serem aplicadas no âmbito da fiscalização. Os valores das multas foram atuali-zados para que as infra-ções cometidas contra a fauna tenham penaliza-ções mais severas.

Os serviços visam à remoção de macrófitas em três lagoas do município.

lagoas urbanas de linhares

passam por limpeza e recuperação

D

evolver um dos pontos turísti-cos de Linhares e recuperar os recursos hídricos do município. Foi com essa proposta que o prefeito Guerino Zanon assinou, na noite de terça-feira (14), a Or-dem de Serviço para o início das intervenções de limpeza e recupera-ção das lagoas urbanas do município, entre elas, a Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio. A assinatura aconteceu durante solenidade que autoriza as obras do Complexo Esportivo e Cultural, e Pista de Ska-te, na Linha Verde, e do Complexo Educacional, no bairro Palmital.

Serão três lagoas contempladas com o serviço: Linha Verde, nos dois lados da lagoa, sentido Jardim Laguna/ Palmital e Interlagos; na lagoa que compreende a ponte que liga o bair-ro Shell ao Interlagos; e nas duas margens da lagoa situada entre a ponte que liga os bair-ros Interlagos e Araçá.

Ao todo serão investi-dos R$ 1.460.000,00 na execução de serviços de remoção de macrófitas (plantas aquáticas).

“Aqui temos uma lagoa que é um dos principais cartões pos-tais da cidade e deve-mos preservá-lo, assim como outros manan-ciais. Por isso, vamos iniciar um importante projeto de limpeza e conservação desses re-cursos. Os moradores de Linhares merecem um lugar onde possam passear e ter momentos de lazer, mas que tam-bém nos ajude a preser-var”, disse o prefeito Guerino Zanon.

O prefeito também chama a atenção aos hábitos que contribuem para o processo de de-gradação ambiental. “É importante destacar-mos os maus tratos à natureza que, às vezes, são cometidos sem per-ceber pela população. Um deles é o descar-te de lixo e entulho às margens das lagoas, assim como o despejo

Serão três lagoas contempladas com o serviço, incluindo a Linha Verde.

Felipe ReiS/pml

irregular de esgoto, que prejudica a qualidade da água. A prefeitura está fazendo a sua parte, mas todos devem estar imbuídos na preserva-ção dos nossos recursos naturais”, destacou.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fa-bricio Borghi Folli, os pontos contemplados foram definidos após análise técnica. “Os pontos foram definidos por meio de inspeção e vistorias realizadas por equipe técnica às mar-gens das lagoas. Essas intervenções visam à conservação desses es-paços com a remoção da vegetação invasora, que interfere negati-vamente na qualidade da água. Com essa ma-nutenção será possível garantir o estabeleci-mento de suas caracte-rísticas naturais”, ex-plicou o secretário.

Esgoto clandestino

Os mananciais são alvos do lançamento de esgoto clandestino

de imóveis das respec-tivas regiões. Em um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares, já foram identificadas inúmeras destas ligações, e por se tratar de crime ambien-tal, o morador poderá ser responsabilizado criminalmente e ainda

pagar uma multa que pode chegar a R$ 10 mil.

Macrófitas

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Am-biente, as macrófitas, que são popularmente conhecidas como plan-tas aquáticas ou agua-pés, são encontradas com facilidade no corpo hídrico devido à grande quantidade de material

orgânico que é deposi-tado na lagoa por meio de esgoto clandestino.

As plantas ficam na superfície da água e impedem que a luz solar chegue ao fundo da lagoa, provocando baixa na oxigenação. A limpeza deve amenizar os impactos causados pela vegetação, levando a uma melhora na qua-lidade da água.

C

om a criação da Política Estadual de Proteção à Fau-na Silvestre, o Espírito Santo se tornou pioneiro na gestão e proteção da fauna silvestre. Embo-ra o estado do Alagoas possua uma lei que trata o assunto, a legislação capixaba é a primeira po-lítica de Estado inteira-mente voltada à questão. A Lei Complementar nº 936/19 foi publicada no dia 30 de dezembro, no Diário Oficial, e se des-tina integralmente à ges-tão e proteção da fauna silvestre.

O coordenador de Fauna do Instituto Esta-dual de Meio Ambien-te e Recursos Hídricos

(Iema), Weslei Pertel, falou sobre o trabalho de longa data em busca da instituição da política de Estado, que tem sido discutida com diversos órgãos técnicos respon-sáveis pela execução da gestão e da fiscalização da fauna desde 2013.

“A Política Estadual de Proteção à Fauna Sil-vestre tornou-se uma robusta ferramenta cons-truída paritariamente, atendendo às necessida-des e carências dos órgãos executores, suprindo a falta de instrumentação legal necessária à reali-zação de suas atividades cotidianas”, considerou.

Pertel explicou que desde a publicação da Lei

(7)

economiA

A Britânia será instalada no distrito de Bebedouro e as operações devem ser iniciadas em 2021.

empresa vai investir

R$ 200 mi e gerar mil vagas

de empregos em linhares

A

empresa de ele-trodomésticos Britânia confir-mou, oficialmente, nes-sa quarta-feira (15), a intenção de implantar uma fábrica no muni-cípio de Linhares. O investimento é de apro-ximadamente R$ 200 milhões. O anúncio foi realizado durante uma reunião com o governa-dor do Estado, Renato Casagrande e o prefei-to de Linhares, Guerino Zanon, no Palácio An-chieta, em Vitória.

O encontro também contou com as presen-ças do diretor-presi-dente da Britânia, Cé-sar Eduardo Buffara, e dos secretários de Desenvolvimento do Espírito Santo e de Li-nhares, Márcio Kneip e Luiz Fernando Loren-zoni, respectivamente.

Casagrande ressal-tou a importância de empreendimentos que tragam mais oportuni-dades aos capixabas. “Mostra um trabalho intenso de busca de empreendimentos por parte do Governo do Estado. Para isso, nos-sa organização é fun-damental, assim como nossa estabilidade ins-titucional e incentivos. Tudo isso colabora e ajuda para que possa-mos receber empreen-dimentos como esse”, disse.

O governador pros-seguiu: “O ano se inicia com anúncios impor-tantes aos capixabas e nosso interesse é que tenhamos esse ambien-te que possa atrair em-preendimentos e gere oportunidades aos ca-pixabas. São quase 200 milhões de reais em investimento, geran-do praticamente mil empregos na primeira fase, além de ser uma empresa consolidada no mercado brasileiro”, apontou Casagrande.

Conforme o prefei-to Guerino Zanon, vá-rias fatores contribuem para atração de novos empreendimentos para o município, como é o caso da Britânia, tais como os investimentos realizados pela Prefei-tura nas áreas de in-fraestrutura, educação e saúde, bem como a nota A obtida pelo Mu-nicípio no Tesouro Na-cional.

“Nos últimos anos, temos potencializado a infraestrutura do mu-nicípio com diversas obras, além de termos uma localização es-tratégica, ambiente de negócios favoráveis e vocação logística que atraem os potenciais investidores. E a nota A do Tesouro Nacional certifica o Município como bom pagador, in-dicando que está

orga-O anúncio foi feito durante uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, no Palácio Anchieta.

Hélio FilHo/Secom-eS

nizado financeiramen-te. E isso é importante para que os investido-res tenham certeza de que poderão fazer um bom negócio local”, disse. Na unidade serão fabricados aparelhos eletroportáteis, como liquidificadores, multi-processadores e venti-ladores, por exemplo. As obras terão início no mês de março e a fábrica deverá ocupar área de 60 mil metros quadrados, no distrito de Bebedouro. A previ-são é de que as opera-ções sejam iniciadas em 2021.

O diretor presiden-te da Britânia, César Eduardo Buffara, des-tacou que a localização e o equilíbrio fiscal es-tão entre os fatores que contribuíram para que o Espírito Santo tenha

sido o escolhido pela empresa para receber a nova planta.

“As contas públicas do Espírito Santo são extremamente equili-bradas e isso gera con-fiança para nós investi-dores. Seria muito bom se todo o Brasil ado-tasse essa preocupação com o equilíbrio fiscal. Vale destacar que tam-bém é um Estado que tem uma localização muito estratégica, que facilitará nossa impor-tação de insumos, além de nos permitir abaste-cer todo o Brasil com os nossos produtos”, res-saltou.

Para o secretário de Estado de Desenvolvi-mento, Marcos Kneip, a vinda da empresa também favorece a economia local. “Uma fábrica deste porte é importante, pois junto

com ela conseguiremos desenvolver uma nova cadeia de fornecedores, aumentando a geração de empregos e favo-recendo o desenvolvi-mento regional”, disse.

Segundo o diretor -presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Maurício Cézar Du-que, o empreendimen-to consolida o Espíriempreendimen-to Santo como um dos principais destinos dos investimentos ex-ternos. “Com a vinda da Britânia para o Es-tado, temos um leque de empresas que ala-vancam o crescimento regional, geram em-pregos, fortalecem ca-deias produtivas com outras empresas que prestam serviços e for-necem produtos. Esse é o modelo de desenvol-vimento que o Bandes

vem trabalhando para fomentar no Espírito Santo, de maneira equi-librada e com atuação estratégica”, pontuou.

Britânia Eletrodo-mésticos e Philco Ele-trônicos

Fundada em 1956, a Britânia Eletrodomésti-cos, com sede em Curiti-ba (PR), começou fabri-cando fogões, fogareiros e móveis metálicos, para, em seguida, entrar no mercado de eletropor-táteis. As linhas de pro-dução envolvem cerca de 160 produtos, desde casa e cozinha a beleza, som, ventilação e clima-tização.

A empresa é deten-tora da marca ameri-cana Philco no Brasil, que fortalece a comer-cialização da marca na linha de equipamentos de áudio e vídeo.

(8)

educAÇão e eSpoRTeS

Perspectiva do Complexo Esportivo e Cultural e da Pista de Skate, na Linha Verde.

Complexo Educacional será construído no bairro Palmital; já a pista de skate e o complexo

esportivo e cultural serão implantados na Linha Verde.

linhares vai ganhar novos empreendimentos

nas áreas de educação e esportes

T

rês grandes obras vão marcar a vida dos moradores de Linhares. É que na terça-feira (14), o prefeito de Linhares, Guerino Za-non, assinou a Ordem de Serviço para o início imediato das obras do Complexo Esportivo e Cultural e da Pista de Skate, na Linha Verde, e do Complexo Educacio-nal, no bairro Palmital. As obras demandarão investimentos de quase R$ 19 milhões.

Na oportunidade, o prefeito Guerino autori-zou o início do processo de limpeza das lagoas urbanas de Linhares, que contempla, inclu-sive, a recuperação da Linha Verde, nos dois lados da lagoa, sentido Jardim Laguna/Palmital e Interlagos. Para este serviço serão investidos R$ 1.460.000,00.

Conforme o prefei-to, após dois anos de recuperação das contas públicas, é possível ini-ciar a entrega de impor-tantes equipamentos à população linharense. “Primeiro foi um ár-duo e dispendioso tra-balho de recuperação dos serviços e equipa-mentos públicos. Ago-ra, estamos preparados para fazer novas en-tregas. Estas três obras integram um pacote de mais de R$ 300 milhões de investimentos que o Município fará nos próximos dois anos,

ge-rando novos empregos e melhorando a quali-dade de vida de nossa população”, destacou.

A solenidade contou com a presença dos ve-readores Gelson Suave, Pâmela Maia, Tarcísio Silva, Tobias Comet-ti, Fabrício Lopes, Jean Menezes e Joel Celes-trini; do presidente da Federação das Asso-ciações de Moradores de Linhares (FAMOL), Luciano Bastos; dos presidentes das Asso-ciações de Moradores Marco Antonio Ferreira (Jardim Laguna), José Carlos Azevedo (José Rodrigues Maciel), José Alves (Palmital), Pauli-nho do Maracujá (Santa Cruz), Clóvis Tessarolo (São Rafael), Therezi-nha Vergna (Rio Quar-tel) e Amarildo Gime-nez (Aviso).

Também estiveram na solenidade o presidente

Complexo Educacional contará com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) e um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM).

FoToS: RepRoduÇão

do Sindicato Rural de Li-nhares, Antonio Roberte Bourguignon; o vice-pre-feito Paulo Joaquim do Nascimento; a primeira-dama Luciléia Zanon; secretários municipais, lideranças comunitárias e população em geral.

Educação

Com vistas a propor-cionar uma educação de qualidade aos cidadãos linharenses, a Prefeitura vai construir um grande complexo educacional para Ensino Fundamen-tal e Infantil, inclusive, para o período integral. A superescola terá uma área total de mais de 9,3 mil metros quadrados.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do complexo educacional do Palmital terá uma área total de 1.772,94 m², e capacida-de para 455 alunos em cada turno, que serão

distribuídos em 13 salas de aula.

Já no Centro de Edu-cação Infantil Municipal (CEIM) serão três edi-ficações, contendo oito salas de aula para pe-ríodo integral e quatro para o período parcial; além de bloco adminis-trativo e de recreação externa, com praça es-colar coberta com qua-tro salas de atividades extras, brinquedoteca, biblioteca, laboratório infantil, sala multiuso, playground, anfiteatro, mini quadra de areia e pista de atletismo.

“Uma educação ino-vadora está no plano de governo do prefeito Guerino Zanon. Com estrutura física ultra-moderna, o espaço foi projetado para dar às crianças condições de desenvolver suas poten-cialidades por meio de uma proposta

pedagó-gica diferenciada, com estratégias para estimu-lar atenção e memória, planejamento para estu-dos, autocontrole e de-senvolvimento afetivo e emocional. A aprendiza-gem da linguaaprendiza-gem e dos processos lógico mate-máticos será desenvol-vida tendo como base os fundamentos neurológi-cos da aprendizagem”, disse a secretária muni-cipal de Educação, Ma-ria Olímpia Dalvi Ram-pinelli, sobre o novo complexo educacional.

Esportes

A Prefeitura de Li-nhares também vai in-vestir em um espaço público de vivência, re-creação e práticas espor-tivas com 100% de aces-sibilidade. O Complexo Esportivo terá mais de 9,3 mil metros quadra-dos de área projetada, contendo pista de

ca-minhada (calçada cida-dã); playground com piso emborrachado e iluminação em LED; ar-quibancadas com capa-cidade total para 1.000 pessoas; nove decks sus-pensos de contemplação voltados para a Linha Verde; cinema aberto com cinco árvores so-lares; campo de areia; quadra de tênis e campo de futebol society.

E quem é adepto à prática do skate tam-bém contará com um espaço dedicado ao es-porte. A Prefeitura de Linhares vai construir uma pista de skate com diversos equipamentos para manobras, como multi-obstáculos, ram-pa 45 e quarter, delta com caixote e guia e palco de manobra; além de arquibancada para 120 pessoas e calçada cidadã com rampa de acessibilidade.

(9)

eSTAdo

Projeto quer expandir os serviços do Samu 192 que, atualmente, atende a 51% da

população do Estado, estando presente em 18 municípios.

municípios capixabas já podem aderir

ao programa “Samu para Todos”

N

a manhã de ter-ça-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, participou da Oficina Técnica so-bre a expansão do Samu 192 no Espírito Santo. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde (Sesa), na En-seada do Suá, em Vitó-ria, e reuniu represen-tantes das Secretarias Municipais de Saúde de todo Estado, repre-sentantes dos Consór-cios Intermunicipais, do Samu Metropolita-no e equipe técnica da Sesa. Na ocasião, foram apresentadas as etapas necessárias para que os municípios possam im-plantar do serviço do Samu em sua cidade.

Na ocasião, o se-cretário Nésio Fernan-des Fernan-destacou que há uma expectativa muito grande em relação ao projeto que, segundo ele, precisa ser realiza-do com urgência. “Te-mos agora o desafio de garantir que nossos pacientes, nossa popu-lação, tenham o tempo de resposta reduzido e o acesso garantido ao serviço”, disse. Ele fa-lou, ainda, que, para a governança do serviço dar certo, deve ser rea-lizada de forma regio-nalizada, destacando que a articulação con-sorciada se encaixa ao modelo dessa política.

“Nós entendemos que a articulação con-sorciada se encaixa muito bem no modelo da expansão do Samu para o Espírito Santo. Porém não é único. O município pode optar em fazer a expansão via recursos próprios, via entidades filantrópi-cas ou outros modelos, pode fazê-lo, desde que esteja dentro da pactua-ção de regionalizapactua-ção”, frisou o secretário.

O subsecretário de Regulação e de Orga-nização da Atenção à Saúde, Gleikson

Barbo-sa, destacou que, atual-mente, 56,8% do Estado têm cobertura do Samu 192. “Precisamos garan-tir o serviço do Samu 192 onde temos vazios assistenciais e essa polí-tica de expansão é justa-mente para isso”, frisou Nésio Fernandes.

As propostas foram apresentadas pelo coor-denador do Núcleo de Desenvolvimento e Ino-vação da Rede de Ur-gência e EmerUr-gência da Sesa, Eduardo Fernando de Souza, que explicou aos presentes os passos que os municípios de-vem seguir para ade-rir ao Programa ‘Samu para Todos’ e os requisi-tos exigidos pelo Minis-tério da Saúde.

A adesão dos muni-cípios pode ser feita de forma individual, em parceria por meio de articulação consorcia-da, fundação pública, contratualização com entidades filantrópi-cas, pactuação de mu-nicípio-polo ou outras formas de articulação regional. Ou, ainda, de consórcios públicos já existentes no Estado ou por gestão própria. Nessa modalidade, o município assume toda a responsabilidade da gestão da Base Descen-tralizada.

O secretário da Saú-de falou, também, que o processo de adesão será realizado em três pas-sos: o município define a modalidade da gestão do serviço (consorciado ou próprio); aprovação em Colegiado Interges-tor Regional (CIR); a distribuição e o tipo das ambulâncias em cada região de Saúde e, após, a equipe técnica da Sesa consolidará as decisões dos colegiados e con-feccionará o documento técnico para apresentar à Comissão Intergesto-res Bipartite (CIB) e, em seguida, encaminhar a documentação ao Mi-nistério da Saúde.

“É preciso destacar

A adesão pode ser feita de forma individual, em parceria por meio de articulação consorciada ou outras formas de articulação regional.

diVulGAÇão/SeSA

que as ambulâncias que atenderão as urgências e emergências nos mu-nicípios por meio do te-lefone 192, ficarão à dis-posição da Central de Regulação Estadual das Urgências”, enfatizou o secretário.

“Dentro da proposta técnica apresentada, as Bases Descentralizadas do Samu ficarão sob responsabilidade dos municípios e deverão atender a padronização visual e aos requisitos mínimos exigidos pelo Ministério da Saúde, além da habilitação do número 192 no muni-cípio e a transferência dessa linha para a Cen-tral Estadual de Regu-lação das Urgências em Vitória, que receberá to-das as ligações de emer-gências provenientes do telefone 192. Após coletar os dados neces-sários, o médico regula-dor enviará a ambulân-cia mais próxima para

atendimento da solici-tação e, se for necessá-rio apoio, acionará re-cursos adicionais, como Bombeiros, polícia ou concessionária”, expli-cou Nésio Fernandes.

Samu para Todos

A Política Estadual para a Rede de Ur-gência e EmerUr-gência – componente do Serviço Móvel de Urgência, de-nominado ‘Samu para todos’, foi instituído por meio do Decreto nº 4548-R, de 16 de dezem-bro de 2019.

A iniciativa do pro-grama tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao Samu 192. Para isso, o Gover-no do Estado, por meio da Sesa, co-financiará a implantação do servi-ço em 60% (depois de deduzir o custo com o repasse federal) para os municípios que ade-rirem à proposta, utili-zando a base de cálculo

tripartite sobre o teto do valor de referência, per capita mês. A contrapartida dos municípios será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padroni-zada das bases descen-tralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendi-mentos da região.

Samu 192

O Samu 192 faz par-te da rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capaci-tada para realização do atendimento. Sua finali-dade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em resi-dências, locais de traba-lho e vias públicas.

Atualmente, o Samu atende a 51% da

popula-ção do Estado, estando presente em 18 municí-pios, abrangendo uma população de, apro-ximadamente, 2,2 mi-lhões de pessoas. Com o crescente aumento da demanda, existe a ne-cessidade de ampliar a cobertura para todas as regiões do Estado do Espírito Santo, com vis-tas a atender o paciente com o melhor recurso no menor tempo pos-sível. O Espírito Santo conta com 31 ambulân-cias do Samu, sendo 22 unidades básicas e nove unidades avançadas.

Os municípios já atendidos pelo Samu 192 são Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Gua-rapari, Itaguaçu, Itara-na, Marechal Floriano, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

(10)

COMUNICADO REFERENTE AO PREGÃO PRESENCIAL FMS Nº 075/2018

OBJETO: Aquisição de material de consu-mo (gases medicinais), destinado a atender o Hospital Geral de Linhares e as Unidades Básicas do Interior e Balneários do Municipio. O Fundo Municipal de Saúde do Município de Linhares-ES, através da Secretaria Munici-pal de Saúde, torna público para conhecimen-to dos interessados, que consubstanciado no parecer jurídico da Procuradoria Administra-tiva, fica ANULADO o Edital de Pregão Pre-sencial FMS Nº 075/2018.

Linhares-ES, 15 de janeiro de 2020.

Saulo Rodrigues Meirelles

Secretário Municipal de Saúde

RESULTADO DE LICITAÇÃO

O Município de Linhares-ES, através de sua Pregoeira Oficial, torna público o resulta-do resulta-do PREGÃO PRESENCIAL Nº 061/2019, para Registro de Preços, visando a contrata-ção de empresa especializada em confeccontrata-ção de uniformes escolares, que serão utilizados pelos alunos dos Centros de Educação Infan-til, e das Escolas de Ensino Fundamental do Município, empresa vencedora: MALHARIA CRISTMARA LTDA EPP nos lotes 1 e 2 no va-lor de R$ 1.389.941,00 (um milhão, trezentos e oitenta e nove mil, novecentos e quarenta e um reais).

Linhares-ES, 15 de janeiro de 2020.

Leonethe Braum Pereira Pregoeira Oficial

RESULTADO DE LICITAÇÃO

O Município de Linhares-ES, através de sua Pregoeira Oficial, torna público o resultado do PREGÃO PRESENCIAL Nº 068/2019, vi-sando a contratação de empresa especializada em arbitragem, destinada a atender demanda da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, empresas vencedoras: CAFLI - CLUBE DOS ARBITROS DE FUTEBOL LI-NHARENSE LTDA ME no lote 4 no valor de R$ 114.240,00 (cento e quatorze mil, duzentos e quarenta reais), F DE SOUZA EVENTOS ESPORTIVOS nos lotes 1, 2, 3 e 5 no valor de R$ 77.190,00 (setenta e sete mil, cento e noven-ta reais) e JC CORREA DE FREITAS ME no lote 6 no valor de R$ 122.650,00 (cento e vinte e dois mil, seiscentos e cinquenta reais).

Linhares-ES, 15 de janeiro de 2020.

Leonethe Braum Pereira Pregoeira Oficial

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS DO DISTRITO DE BEBEDOURO Faço saber que pretendem se casar:

1. JACSON DE SOUZA ROCHA brasileiro, natural de Aracruz/ES, solteiro, ajudante de pedreiro, com dezenove (19) anos de idade, domiciliado na CDLR, Linhares/ES, e SAMIRA DOS SANTOS ALEXANDRE brasileira, do lar, solteira, natural de Aracruz/ES, com dezessete (17) anos de idade - emancipada, residente na Avenida Adival Vicente dos Santos, nº 80, Vila do Riacho, Aracruz/ES.

Se alguém souber de algum impedimento, queira acusá-lo na forma da lei.

Linhares, 15 de Janeiro de 2020. ROMEU CARIDADE COTTA

Oficial de Registro

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO DA COMARCA DE LINHARES

Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida Acham-se neste Cartório, na Av. Comendador Rafael, 1440, Centro – Linhares/ES, CEP: 29.900-052, Tel: (27) 3264-1091, títu-los de responsabilidade das seguintes pessoas:

* DANIEL SILVERIO DE LIMA - CPF/CNPJ: 099.671.457-06 - Protocolo: 344299.

* LUCIANO SALVADOR - CPF/CNPJ: 343.166.047-91 - Protocolo: 344370.

* MARIA JORGINA GAZOLLI - CPF/CNPJ: 764.731.207-34 - Protocolo: 344353.

* MIX VAREJO FRANCHISING COMERCIO DE ELETR - CPF/CNPJ: 19.354.908/0004-74 - Protocolo: 344274. * SEBASTIAO MARTINS - CPF/CNPJ: 955.643.307-49 - Protocolo: 344315.

* TERCOL TERRAPLANAGEM E - CPF/CNPJ: 04.443.710/0001-47 - Protocolo: 344262.

Por não ter sido possível encontrá-la(s), intimo-as para os fins de direito e não sendo atendida a presente até o dia 17/01/2020, notifico-a(s) do protesto.

Linhares-ES, 15 de janeiro de 2020. Pedro Silvio Spagnol Filho – Escrevente Autorizado

Site: www.1oficiolinhares.com.br Expediente: Seg. a Sex. de 09:00 às 18:00

Faço saber que pretendem casar-se:

1- RAFAEL WEBERLING, natural de Teófilo Otoni, MG, com vinte e nove (29) anos de idade, solteiro, MECÂNI-CO, residente e domiciliado Avenida Santos Dumont, nº 371, Araçá em Linhares-ES e INGRID DA SILVA CORRÊA, natural de Linhares, ES, com cento e vinte (120) anos de idade, solteiro, DO LAR, residente e domiciliada Avenida Santos Dumont, Nº371 , Araçá em Linhares-ES.

2- EZAÚ GOMES MOREIRA, natural de Linhares, ES, com vinte e quatro (24) anos de idade, solteiro, supervisor sa-nitário, residente e domiciliado CRG Amargoso, S/n, Área Rural em Linhares-ES e RAYSSA MAPELI TEIXEIRA, na-tural de Linhares, ES, com vinte e dois (22) anos de idade, solteira, estudante, residente e domiciliada Rua Princesa Isabel, nº 520, Interlagos em Linhares-ES.

3- RODRIGO BERNABÉ BUFFON, natural de Linhares, ES, com quarenta e cinco (45) anos de idade, divorciado, autônomo, residente e domiciliado Rua Vinhático, nº 623, Movelar em Linhares-ES e VANESSA DA SILVA RIBEIRO, natural de Linhares, ES, com vinte e cinco (25) anos de ida-de, divorciada, estudante, residente e domiciliada Rua Vi-nhático, nº 623, Movelar em Linhares-ES.

Se alguém souber algum impedimento, acuse-o na forma da lei. Linhares-ES, 15 de janeiro de 2020 Fernando Brandão Coelho Vieira

Registrador

CARTÓRIO LINHARES

- CNS 023788

Cartório de Registro Civil e Tabelionato da Sede da Comarca de Linhares

(11)

PROGRAMAÇÃO QUINTA-FEIRA (16)

19h30 – Missa

SEXTA-FEIRA (17)

19h30 – Missa Festiva com a participação das bandas de congo na Igreja Matriz São José

20h30 – Show com Jeremias Reis do The Voice Kids 22h – Show com Mineirinho e Gabriel

SÁBADO (18)

9h – Leilão de animais na Praça do Táxi/ Fundão 19h – Ritual da Puxada do Navio/Escondida do Mastro 19h30 – Missa

20h30 – Show com Trio Forrozão 22h – Show com Banda Comichão

DOMINGO (19)

9h – Missa Festiva

17h – Encontro Regional de Bandas de Congo 17h30 – Concentração das Bandas de Congo no adro da Igreja Matriz São José

18h – Bênção e envio das Bandas de Congo/ Des-file das Bandas de Congo

19h30 – Puxada do Navio

21h – Fincada do Mastro e show pirotécnico 22h – Show com Andréa Nery

Tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito continuam nesta semana.

Tem agenda em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação a partir desta sexta-feira (17).

missas marcam encontro Regional

de Bandas de congo de Fundão

confira a programação do final de

semana nas praias de linhares

AGendA

Redação CE

T

eve início mais uma etapa do En-contro Regional de Bandas de Congo nesta semana, em Fundão. Os tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito são marcados

N

este fim de se-mana, a progra-mação de verão continua a todo vapor nas praias de Linhares. Tem agenda em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação a partir desta sexta-feira (17).

No Pontal, atração mais aguardada é o astro da música capixaba, Ale-mão do Forró, que tem apresentação confirmada para este sábado (18), às 22 horas, no palco prin-cipal. Além disso, o trio elétrico fará um circuito na Terceira Avenida no sábado (18), às 19 horas,

por missas e orações em homenagem aos santos padroeiros. Na progra-mação de hoje (16), às 19h30, haverá missa, orações, terços e outras atrações religiosas. Os festejos têm o objetivo também de valorizar a história, a cultura

regio-e domingo (19), a partir das 11 horas. Já na Arena Esportiva do balneário, será disputado torneio de beach soccer, a partir do próximo sábado.

Em Regência, a Tra-dicional Derrubada do Mastro, mais conhecida como Festa de São Bene-dito e Santa Catarina, será realizada no sábado (18), às 17 horas. Já o grupo Folia de Reis vai percor-rer as ruas da vila, a partir das 20 horas. O balneário também terá o tradicional Trio Fubica, garantindo a diversão dos moradores e visitantes. No domingo

Celebrações acontecem na Igreja Matriz São José.

As atrações musicais têm atraído uma multidão para o balneário de Pontal do Ipiranga.

diVulGAÇão

Felipe ReiS/pml

nal e fortalecer a tradi-ção do congo.

Neste sábado (18) e domingo (19) serão realizados a tradicio-nal puxada do navio e o encontro de bandas de congo, na puxada do navio e fincada do mastro. A programação contará ainda com sho-ws musicais, incluindo o do cantor Jeremias Reis, do The Voice Kids, e apresentações culturais pelas ruas da cidade.

Segundo a tradição, um navio negreiro nau-fragou na costa do Espí-rito Santo e os escravos invocaram a proteção de São Benedito, que atendeu as preces e os guiou até a costa, aon-de chegaram abraçados

ao mastro do navio. “A festa de São Benedito procura, com suas ce-rimônias, fazer uma homenagem ao aconte-cimento, caracterizada pela cortada, puxada e fincada do mastro”, dis-se o produtor cultural e organizador do evento, Fábio Samora.

O evento é uma rea-lização da Associação das Bandas de Congo de Fundão (ABC Fun-dão) e da Prefeitura Municipal de Fundão, com o patrocínio do Mi-nistério da Cidadania e Vale. A expectativa dos organizadores é que o Encontro Regional de Bandas de Congo atraia entre 10 a 12 mil espec-tadores, entre morado-res e turistas.

(19), a partir das 8 ho-ras, será disputado um torneio de futebol com equipes da região.

Já em Povoação, o cantor Elias Filho se apre-senta na vila na sexta-fei-ra (17), às 23h30m, no pal-co principal. No sábado (18), a banda Onda Boa e Quebra e Samba vão agi-tar os foliões.

A programação tam-bém conta com a ca-minhada de tartarugas marinhas ao mar nos três balneários Enquanto a tradicional aeróbica será realizada somente no Pontal e Regência. PROGRAMAÇÃO: Pontal do Ipiranga Sexta-feira (17) 9h – Praia Acessível

21h – Cainã (Palco 1º Avenida) 23h – Banda Vento Norte (Palco 1ª Avenida)

Sábado (18)

8h30 – Torneio Beach Soccer (Are-na do Pontal)

9h – Praia Acessível

10h – Aeróbica - Prof. Robinho (Praia 3ª Avenida)

18h – Caminhada de tartarugas ma-rinhas na areia da Avenida do Sol

18h – Grupo Swing Mania – (Pal-co 1ª Avenida)

19h – New Show (Trio - 1ª Avenida) 22h – Alemão do Forró (Palco 1ª Avenida)

0h – Henrique e Cia (Palco 1ª Av.) Domingo (19)

8h30 – Torneio de Beach Soccer (Arena do Pontal)

9h – Praia Acessível

10h – Aeróbica - Prof. Robinho (Praia 3ª Avenida)

11h – Enge Samba (Trio - Praia 3ª Avenida)

18h – Dança Flaks Dance (Palco 1ª

Avenida)

19h – Quebra e Samba (Trio 1ª Avenida)

Povoação Sexta-feira (17)

20h – Carretinha (Área de eventos) 23h30 – Elias Filho (Palco principal) Sábado (18)

12h – Carretinha (Praia)

18h – Caminhada de tartarugas marinhas na areia da Rua Principal 19h – Bloco de Rua (Ruas da vila) 21h30 – Banda Onda Boa (Palco principal)

0h – Quebra e Samba (Palco prin-cipal) Domingo (19) 12h – Carretinha (Praia) Regência Sexta-feira (17) 18h – Caminhada de tartarugas marinhas na areia da praia de Re-gência – (Rua das Casuarinas) 21h – Trio Fubica

23h30 – DJ LB Sábado (18)

8h – Limpeza de praia

17h – Tradicional Derrubada do Mastro - Festa de São Benedito e Santa Catarina

18h – Caminhada de tartarugas marinhas na areia da praia de Re-gência – (Rua das Casuarinas 19h – Jantar comunitário

20h – Folia de Reis pelas ruas de Regência

21h30 – Aeróbica - Cia de Aeróbi-ca Igor Santana

23h – Trio Fubica Domingo (19)

8h – Torneio de futebol 17h – Trio Fubica

(12)

Referências

Documentos relacionados

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O EBITDA Ajustado não é uma medida de desempenho financeiro segundo as Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, tampouco deve ser considerado isoladamente, ou como

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

No entanto, após 30 dias de armazenagem, o teor de fármaco nas suspensões decaiu para valores próximos a 50 % nas formulações que continham 3 mg/mL de diclofenaco e núcleo

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos