• Nenhum resultado encontrado

Lei n.º 9455 Crimes de Tortura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Lei n.º 9455 Crimes de Tortura"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 3

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GABINETE DO COMANDO GERAL

SEÇÃO JURÍDICA LEI Nº 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997.

Define os crimes de tortura e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional

decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Constitui crime de tortura:

I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:

a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;

b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa; c) em razão de discriminação racial ou religiosa;

II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Pena - reclusão, de dois a oito anos.

§ 1º Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.

§ 2º Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-evitá-las, incorre na pena de detenção de um a quatro anos.

§ 3º Se resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, a pena é de reclusão de quatro a dez anos; se resulta morte, a reclusão é de oito a dezesseis anos.

§ 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço: I - se o crime é cometido por agente público;

(2)

Página 2 de 3

II – se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos;

*Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003

III - se o crime é cometido mediante seqüestro.

§ 5º A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

§ 6º O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

§ 7º O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hipótese do § 2º, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.

Art. 2º O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revoga-se o art. 233 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

 Ver Lei Estadual n° 3.303/99, publicada no Bol PM n° 225 - 02 de Dez 99, que determina:

“O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo responsável pela proteção às vítimas de tortura, em repartições públicas estaduais ou em qualquer outro local situado em seus limites territoriais, desde que praticados, assistidos ou do conhecimento de funcionários públicos do Estado do Rio de Janeiro.

Parágrafo Único – Entende-se como tortura, ação violenta que cause sofrimento físico, psíquico ou moral, com propósito de castigo, vingança ou de obtenção de confissão ou informação.

Art. 2º - Cabe ao Poder Executivo dar as garantias indispensáveis à integridade física da vítima de tortura e prestas assistências médica, hospitalar e jurídica, sempre que se fizer necessário.

§ 1º - Entende-se por assistência médica; a psicológica, psiquiátrica, odontológica, traumatológica e outras que forem necessárias ao tratamento de seqüelas decorrentes dos processos de tortura.

§ 2º - A assistência jurídica também será gratuita, devendo ser prestada pela Defensoria Pública Estadual.

(3)

Página 3 de 3

Parágrafo Único – O Defensor Público também poderá acompanhar os depoimentos, sempre que a vítima de tortura considerar sua presença indispensável.

Art. 4º - A autoridade responsável pelo inquérito deverá utilizar de todos os métodos legais, que possibilitem maior segurança às vítimas que vão denunciar seus algozes, permitindo-lhes a preservação de sua imagem e voz.

Art. 5º - Somente a autoridade responsável pelo inquérito e o representante do Ministério Público poderão prestar informações, inclusive as de cunho jornalístico, pessoais ou coletivas aos profissionais credenciados pelos órgãos de imprensa.

Parágrafo Único – Até que sejam apurados os fatos e apontados os responsáveis, a divulgação de documentos, lançamento de livros e concessão de entrevistas por parte da vítima de tortura, o será por sua conta e risco de ordem pessoal.

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1999. ANTHONY GAROTINHO

Governador”

Brasília, 7 de abril de 1997; 176º da Independência e 109º da República. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Durante este estágio, tive também a oportunidade de frequentar o serviço de urgência,. onde me foi possível observar a abordagem do doente pediátrico, as patologias

mais generalistas. Constatei que, sendo a Medicina Geral e Familiar o pilar da prestação de cuidados primários de saúde, engloba uma enorme abrangência de abordagens, que vão desde

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Os autores fazem um estudo retrospectivo de todos os óbitos de mulheres na idade reprodutiva (10 a 49 anos), registrados no município de São Luís, entre os anos de 1987

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior