• Nenhum resultado encontrado

Como não se arrepender (muito) nessa eleição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como não se arrepender (muito) nessa eleição"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Como não se arrepender (muito) nessa eleição…

Já falamos de eleição na semana passada – mas hoje quero falar da importância dos vereadores. Afinal, amanhã é o primeiro turno, não dá pra bobear.

E se você ainda não tem um vereador ou vereadora escolhido, ainda dá tempo de se informar!

Sim, vereador é super importante ! Está aí o personagem Bento da novela Velho Chico na TV Globo como exemplo do quanto um vereador pode mobilizar e mudar erros arraigados!

E não adianta entrar nessa de “detesto políticos”. Valorize o seu voto e, acima de tudo entenda porque votar nesse ou naquele candidato.( Ou candidata)

(2)

Sem preguiça ou pressa – sim, sem pressa e repensando – pois os motivos errados para o voto são muitos – e não adianta se arrepender depois.

O engraçado – já vimos isso: votar porque o sujeito ( ou a sujeita) é engraçado. E aí? Como fica? Quatro anos rindo todo dia??

O santo que não bate – aí tem os que não votam “de jeito nenhum” em determinados candidatos porque “detesto elel/a não vou com a cara.” E detesta porque exatamente?

Se for antipatia gratuita, repense porque prefeito tem que administrar a cidade, pessoas e ter projeto – não é pra casar com a pessoa nem pegar um cineminha. E o mesmo se aplica aos vereadores – que estarão diretamente envolvidos nas leis que vão mudar – ou não – sua cidade.

O voto pelo novo – um dos grandes enganos: votar pra “ver no que vai dar”. Novo pode ser apenas novo e não necessariamente bom. Pode ser novo e inexperiente, novo e limitado, novo e corrupto…

É preciso conhecer e pesquisar ainda mais fundo a vida do novo. Dá trabalho mas precisa. Se até para carro a gente faz isso por não querer carro novo com defeito de fabricação ou de marca vagabunda…

Voto porque ele/a é bem sucedido – nada tenho contra gente que se deu bem na vida. Mas precisa ver como e porque se deu bem.

(3)

E não adianta apenas “ter empresas”. São empresas que empregam pessoas, produzem alguma coisa? Ou empresas de alavancagem de negócios? Isso diz muito do perfil do candidato/a.

E caso tenha empresas com muitos empregados e produzindo bem, que tal ir mais fundo e conferir as condições de trabalho desses funcionários e os programas sociais das empresas?

Ok, até agora falei dos motivos pelos quais não devemos votar – assim como não é o caso de votar por despeito, antipatia ou vingança.

E acredite, votar com mais segurança e consciência é mais fácil do que parece.

Vote em quem tem história como administrador público – boa naturalmente.

Vote em que fez melhorias de fato – sabe aquelas do seu bairro

(4)

que melhoraram o dia a dia? Ou mesmo da cidade que todos usufruem? Não valem obras faraônicas e duvidosas.

Vote em quem tem projeto – mas projeto viável tá? Não adianta projeto bacana que parece filme futurista. Coisa que vai custar milhões e não vai sair do papel.

Eu sei: dá trabalho ler todo o projeto. Mas gaste um tempinho, sente com calma, prepare uma bebida gelada, reúna os amigos e troque ideias. E, ouça sempre que possível seu candidato/a – mas pesquise e confira se é isso mesmo.

Porque, em época de eleição tudo parece fácil e para uns é mesmo. Mas para os que votam errado, sobra amargar 4 anos pagando e, pior, vivendo mal – aguardando as promessas.

(5)

Referências

Documentos relacionados

• Eu sigo a dieta direitinho, mas não consigo mais emagrecer (ou até ganho peso)!. • Consigo fazer a dieta por no máximo um mês, depois disso, se

Ser sal da terra e luz do mundo envolve não somente o viver corretamente, mas a convicção extraída da bíblia de que a Lei Moral de Deus é para nós, para a nossa era, para

Para o menino Momik, a constituição de sua própria memória, no que diz respeito ao trauma não vivido do holocausto e a constituição de si mesmo como judeu, se dará necessariamente

Se o movimento que derrubou o governo institucional foi repudiado por parte da sociedade civil, por outro lado, foi saudado com entusiasmo por parcelas sociais – não exclusivos das

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

Portanto, todos os negócios devem ser informados de suas falhas, pois são manchas para a religião, pois não devemos ser assim neste ou naquele

Porém, confesso que só mais tarde, talvez já no decorrer do Mestrado, me dei conta que a História da Arte – e, porventura, qualquer outro curso, mas sobre esses não me cabe

A resposta passa por preços maiores para quem estiver disposto a pagar por melhores serviços, e com essa margem adicional financiando o mercado de preços baixos para mais