• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Edital nº 02/13 DTA/STPG/FAAC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Edital nº 02/13 DTA/STPG/FAAC"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Edital nº 02/13 – DTA/STPG/FAAC

A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Câmpus de Bauru, torna público que no período de 29 de abril a 10 de maio de 2013, estarão abertas às inscrições para seleção de aluno regular junto ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Curso de Mestrado Acadêmico, para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2013.

Área de Concentração: Arquitetura e Urbanismo

Linhas de pesquisa: “Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído” e “Teoria, História e Projeto”.

I – VAGAS

Mestrado Acadêmico: 06 (seis) vagas, sendo 03 (três) vagas para a Linha de Pesquisa: Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído e 03 (três) vagas para a Linha de Pesquisa: Teoria, História e Projeto.

A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNESP, Campus de Bauru, se reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas.

II - INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o endereço eletrônico https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/InscricaoPosgrad.jsp, link correlato à inscrição para aluno regular de pós-graduação, com início às 00h00 do dia 29 de abril e término às 23h59 do dia 10 de maio de 2013 e preencher a ficha de inscrição a ser enviada pela internet.

O deferimento da inscrição está condicionado ao encaminhamento dos documentos relacionados no item “documentos para inscrição”, via Correios (exclusivamente por meio de SEDEX), ou entregues diretamente na Seção Técnica de Pós-graduação, no período de 29 de abril a 10 de maio de 2013, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, devidamente acondicionados em envelope identificado.

No caso de envio dos documentos pelos Correios, será considerada como última data de postagem o dia 10 de maio de 2013 e as inscrições cujos documentos forem postados após esta data estarão automaticamente indeferidas. No caso da entrega dos documentos na Seção Técnica de Pós-graduação, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e

(2)

das 13h30 às 17h30 e a data limite para recebimento será o dia 10 de maio de 2013, sendo que não será recebida qualquer documentação, via balcão, após esta data. No ato da inscrição o candidato deverá indicar um docente da linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação que pretende desenvolver a pesquisa, como possível orientador do projeto de pesquisa. No caso de não aprovação no processo seletivo, os candidatos deverão retirar os documentos, entregues no ato da inscrição, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da divulgação do resultado final. Decorrido esse prazo, os documentos serão inutilizados pela Seção Técnica de Pós-graduação.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 49,00 (quarenta e nove reais,), deve ser recolhida por meio de Depósito Identificado ou Doc. Eletrônico em nome de:

UNESP – BAURU – FAAC CGC. 48031918/0029-25 Banco do Brasil

Banco Nº 0001, Agência 1963-1, Conta Corrente, Nº 130113-6.

III – DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Para a inscrição são exigidas cópias dos seguintes documentos:

a) Diploma ou Certificado de Conclusão de curso de graduação ou de nível superior. O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de graduação ou de nível superior poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento da instuição de ensino atestando que poderá concluí-lo antes da data fixada para a matrícula.

b) Histórico Escolar do curso de graduação ou de nível superior;

c) Cédula de Identidade – RG;

d) Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;

e) Comprovante de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);

f) Título de Eleitor;

g) Certidão de Nascimento ou Casamento;

h) Uma foto recente tamanho 3x4 cm;

i) Os candidatos estrangeiros deverão apresentar na inscrição cópia do passaporte e, no ato da matrícula, cópia do visto de estudante temporário e cópia do protocolo do RNE.

j) Original ou cópia identificada com o nome do candidato no comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 49,00 (quarenta e nove reais),

(3)

k) Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br) comprovado com documentos (cópias de atestados, declarações, publicações, certificados de participações em eventos, páginas de carteira de trabalho).

Aos candidatos faculta-se a apresentação de cópias não autenticadas, para fins de comprovação de currículo.

m) Projeto de pesquisa do candidato relacionado com o projeto de pesquisa do possível orientador, de acordo com as seguintes diretrizes:

- Formatação: máximo 20 páginas digitadas em Times New Roman, corpo 12, em espaço duplo, margens de 2,0 cm;

- Capa: nome do candidato, área de concentração, linha de pesquisa e título do trabalho;

- Elementos textuais: resumo (máximo 20 linhas), introdução e justificativa com síntese da bibliografia fundamental, objetivos, materiais e métodos, forma de análise dos resultados, plano de trabalho e cronograma de sua execução, resultados esperados e bibliografia.

O projeto de pesquisa que não estiver de acordo com as diretrizes acima mencionadas será automaticamente desconsiderado.

IV – PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O candidato deverá comprovar proficiência em língua estrangeira até 03 (três) meses do ato da matrícula. Serão aceitos exclusivamente os seguintes certificados de proficiência. INGLÊS: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) PBT com pontuação mínima de 397 pontos; TEAP (Test of English for Academic Purposes) com pontuação mínima de 70 pontos; IELTS (International English Language Testing System) com pontuação mínima de 70 pontos, União Cultural Brasil-Estados Unidos, com pontuação mínima de 70 pontos e TOEIC (Test of English for International Communication) com pontuação mínima de 440 pontos. ESPANHOL: TEPLE (Teste de Proficiencia en la Lengua Española), com pontuação mínima de 70 pontos. Serão aceitos somente os comprovantes de proficiência em idioma estrangeiro realizados a partir de 22/10/2010.

Os candidatos de origem estrangeira deverão apresentar proficiência em Língua Inglesa ou Castelhano/Espanhol (conforme estabelecido acima) e, no ato da matrícula, demonstrar ainda proficiência em Língua Portuguesa, através de avaliação aplicada por instituição especializada no exame da referida língua.

V - CRONOGRAMA

1 – INSCRIÇÕES INDEFERIDAS

(4)

Data da divulgação dos candidatos com inscrições indeferidas: 15/5/2013.

2 – Análise do CURRÍCULO LATTES documentado – fase classificatória e eliminatória. Serão classificados os 09 (nove) primeiros candidatos, em ordem decrescente de classificação, por Linha de Pesquisa do Programa. Peso 3 (três).

Período da análise: de 16 a 23 de maio de 2013 Data da divulgação do resultado: 24/5/2013.

3 – PROVA ESCRITA – fase classificatória – peso 3 (três)

Data da realização da prova escrita: 29/5/2013, com início às 14 horas. A prova escrita terá a duração de 03 (três) horas e constará de duas questões: uma de caráter geral sobre Arquitetura e Urbanismo e outra sobre a Linha de Pesquisa indicada pelo candidato no momento de inscrição, que serão anunciados no momento de sua realização.

Data da divulgação do resultado: 10/6/2013.

4 – ARGUIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA – fase classificatória – peso 4 (quatro) Data da divulgação do cronograma: 11/6/2013.

Período de realização: 13 e 14 de junho de 2013.

5 – RESULTADO FINAL - classificatório.

Data da divulgação do resultado final: até 21/6/2013.

As etapas do processo seletivo e o desempenho dos candidatos podem ser acompanhados pelo sítio do Programa, item Processo Seletivo – Seleção 2013 ou ainda pelo endereço eletrônico:

https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/InscricaoPosgrad.jsp item acompanhe.

VI – CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO PARA ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES Grupo 1 – Formação e título acadêmicos – pontuação máxima: 4,0 pontos.

1.1. Graduação concluída em Arquitetura e Urbanismo – 3,0 pontos.

1.2. Graduação concluída em áreas afins à Arquitetura e Urbanismo - 2,0 pontos.

1.3. Graduação concluída em outras áreas – 1,5 pontos.

1.4. Mestrado concluído em áreas afins à Linha de Pesquisa que pretende atuar na Pós-Graduação – 1,0 ponto.

1.5. Especialização lato sensu, mínimo 360 horas – 0,8 pontos.

1.6. Iniciação Científica com bolsa, mínimo de 06 meses – 1,0 ponto.

1.7. Iniciação Científica sem bolsa, mínimo de 06 meses – 0,5 pontos.

(5)

1.8. Curso de Aperfeiçoamento, mínimo de 180 horas – 0,5 pontos.

1.9. Curso de Extensão, mínimo de 30 horas – 0,3 pontos.

1.10. Curso de curta duração, mínimo de 16 horas – 0,3 pontos.

1.11. Disciplinas cursadas em programas de pós-graduação na área e afins – 0,3 pontos.

Grupo 2 – Produção científica, técnica, artística e cultural – pontuação máxima: 3,0 pontos.

2.1. Publicação de trabalho científico em periódico classificado pela CAPES. Pontuado por publicação – até 2,0 pontos, sendo 1,0 ponto por trabalho.

2.2. Trabalho completo publicado em anais de congresso internacional. Pontuado por trabalho - até 2,0 pontos, sendo 1,0 ponto por trabalho.

2.3. Trabalho completo publicado em anais de congresso nacional. Pontuado por trabalho – até 1,0 ponto, sendo 0,5 pontos por trabalho.

2.4. Resumo publicado em anais de congresso nacional ou internacional. Pontuado por trabalho – até 1,0 ponto, sendo 0,25 pontos por resumo.

2.5. Artigo especializado publicado na imprensa. Pontuado por artigo – até 0,5 pontos, sendo 0,10 pontos por artigo.

2.6. Participação em eventos científicos, com apresentação de trabalho. Pontuado por participação – até 2,0 pontos, sendo 0,5 pontos por participação.

2.7. Participação em eventos científicos, sem apresentação de trabalho. Pontuado por participação - até 0,8 pontos, sendo 0,2 pontos por participação.

2.8. Participação em Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq. Pontuado por grupo - até 1,0 pontos, sendo 0,5 pontos por participação.

2.9. Outros (organização de eventos acadêmicos ou profissionais, integrante de corpo gestor de Agência Jr., outros relevantes na área do concurso). Pontuado por participação - até 0,8 pontos, sendo 0,2 pontos por participação.

Grupo 3 - Atividades ligadas ao ensino, à extensão e estágios – pontuação máxima: 2,0 pontos.

3.1. Exercício do magistério superior, como docente em curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Pontuado por semestre letivo completo. (Não cumulativa com outras similares no mesmo período) – até 1,5 pontos, sendo 0,5 pontos por semestre.

(6)

3.2. Exercício do magistério superior, como docente em cursos de graduação em áreas afins.

Pontuado por semestre letivo completo. (Não cumulativa com outras similares no mesmo período) – até 0,9 pontos, sendo 0,3 pontos por semestre.

3.3. Exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio. Pontuado por semestre letivo completo.

(Não cumulativa com outras similares no mesmo período) – até 0,6 pontos, sendo 0,2 pontos por semestre.

3.4. Estágio não curricular de, no mínimo 3 meses. Pontuado por estágio – até 1,0 ponto, sendo 0,25 pontos por semestre.

3.5. Intercâmbio acadêmico no exterior com bolsa, de no mínimo 3 meses. Pontuado por intercâmbio – até 1,0 ponto, sendo 1,0 ponto o(s) intercâmbio(s).

3.6. Intercâmbio acadêmico no exterior sem bolsa, de no mínimo 3 meses. Pontuado por intercâmbio – até 0,5 ponto, sendo 0,5 ponto o(s) intercâmbio(s).

3.7. Participação em Projeto de Extensão, com bolsa. Pontuado por projeto – até 0,5 pontos, sendo 0,5 pontos o(s) projeto(s).

Grupo 4 - Exercício de atividades ligadas à administração universitária e experiência profissional – pontuação máxima: 1,0 ponto.

4.1. Exercício profissional na área da Linha de Pesquisa que pretende atuar na Pós-Graduação.

Pontuado por ano - até 0,75 pontos, sendo 0,25 pontos por ano.

4.2. Exercício profissional de Arquitetura e Urbanismo. Pontuado por ano - até 0,75 pontos, sendo 0,25 pontos por ano.

4.3. Membro titular de órgão colegiado de instituição de ensino superior (representante discente em Conselho de Curso ou Departamental), ou participação em Conselho de Classe (IAB, CREA, CAU, entre outros). Pontuado por ano - até 0,30 pontos, sendo 0,10 pontos por ano.

VII – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA – PESO 3.

A prova escrita terá a duração de três horas e será de natureza dissertativa, sendo proibida a consulta de livros, apontamentos ou qualquer outro documento durante a realização da prova. O candidato deverá discorrer sobre os temas propostos no máximo em três laudas. Os temas da prova escrita corresponderam a duas questões: uma de caráter geral sobre Arquitetura e Urbanismo e outra sobre a Linha de Pesquisa indicada pelo candidato no momento de inscrição que serão anunciados

(7)

no momento de sua realização. A prova escrita será baseada em bibliografia a ser fornecida pelo Programa.

Serão avaliados os seguintes aspectos:

1. Estrutura de pensamento (introdução, desenvolvimento e conclusão) - pontuação máxima: 2,0 pontos.

2. Clareza e capacidade de argumentação - pontuação máxima: 1,0 pontos.

3. Domínio da bibliografia indicada pela Área de Concentração e pela Linha de Pesquisa pretendida - pontuação máxima: 3,0 pontos.

4. Precisão e correção gramatical - pontuação máxima: 1,0 pontos.

5. Pertinência ao enunciado das questões - pontuação máxima: 3,0 pontos.

VIII - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO E ARGUIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA – PESO 4.

1. Relevância e originalidade dos objetivos propostos para a pesquisa, em concordância com a Linha de Pesquisa pretendida e o Projeto de Pesquisa do orientador sugerido – pontuação máxima: 2,0 pontos.

2. Revisão da literatura, pertinente ao projeto proposto e ao Projeto de Pesquisa do orientador sugerido - pontuação máxima: 2,0 pontos.

3. Adequação da estratégia metodológica aos objetivos do projeto de pesquisa - pontuação máxima:

2,0 pontos.

4. Cronograma compatível com a duração do curso (exeqüibilidade) - pontuação máxima: 1,5 pontos.

5. Forma de análise dos resultados - pontuação máxima: 1,5 pontos.

6. Possibilidade de geração de produtos acadêmicos (livros, artigos, softwares, patentes, entre outros) - pontuação máxima: 1,0 ponto.

IX - BIBLIOGRAFIA GERAL

MARX, M. Cidade no Brasil, terra de quem? São Paulo: Edusp/Nobel, 1991. 143p.

SPIRN, A. W. O Jardim de Granito. A natureza no desenho da cidade. Tradução de Paulo Renato Mesquita Pellegrino. São Paulo: Edusp, 1995. 360p.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA POR LINHA DE PESQUISA Linha de Pesquisa: Teoria, História e Projeto

(8)

CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade/ Editora UNESP, 2001. 304p.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2011. 204p.

MONBEIG, P. Pioneiros e Fazendeiros em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1984. 392p.

Linha de Pesquisa: Planejamento Urbano e Avaliação do Ambiente Construído HIGUERAS, E. Urbanismo bioclimático. Barcelona: Gustavo Gili, 2006, 242p.

KIM, J.-J.; RIGDON, B. Introduction to sustainable design. Ann Arbor (Michigan, USA): National Pollution Prevention Center for Higher Education, 1998. 34p. (Sustainable architecture module).

Disponível em: <

http://www.umich.edu/~nppcpub/resources/compendia/ARCHpdfs/ARCHdesIntro.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2013.

ROGERS, R.; GUMUCHDJIAN, P. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2001, 180p.

X – CLASSIFICAÇÃO FINAL EM ORDEM DECRESCENTE DE CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos serão avaliados em três etapas do processo seletivo e a nota final de cada candidato será calculada pela seguinte fórmula:

NF= (Currículo Lates)x3 + (Prova escrita)x3 + (Argüição do Projeto de Pesquisa)x4 10

XI - MATRÍCULA

Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo seletivo e formalmente aceito por um orientador credenciado no Programa de Pós-graduação. O candidato aprovado no processo seletivo deverá efetuar a matrícula nos dias estabelecidos pelo Calendário Escolar do ano letivo de 2013 e conforme orientação da Seção Técnica de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, munido de documentos pessoais. Caso não efetue a matrícula na data estipulada, terá a vaga cancelada automaticamente, sendo convocado o próximo da lista, conforme ordem de classificação.

Acesso aos sítios:

https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/InscricaoPosgrad.jsp http://lattes.cnpq.br/

(9)

XII - ENDEREÇO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO:

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Processo Seletivo 2013

Seção Técnica de Pós-graduação/FAAC Av. Engº. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 Bauru – SP

CEP. 17033-360.

XIII - CONTATO:

Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Home Page http:// www.faac.unesp.br

Endereço Eletrônico (E-mail): spg@faac.unesp.br Telefones: (14) 3103-6057 ou (14) 3103-6157.

(Processo nº 565/45/01/2013).

Referências

Documentos relacionados

justificativa; metodologia; cronograma; referências bibliográficas; e indicação, em ordem de prioridade, de até dois docentes do Programa como possíveis orientadores do projeto

a) Diploma ou Certificado de Conclusão de curso de graduação ou de nível superior. O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de graduação

Os temas da prova escrita corresponderão a duas questões: uma de caráter geral sobre Arquitetura e Urbanismo e outra sobre a Linha de Pesquisa indicada pelo candidato

4.3 A proficiência em língua estrangeira demonstrada para o nível de Mestrado nos idiomas Inglês, Espanhol ou Francês poderá ser aproveitada pelos candidatos ao Doutorado, desde

Faz a comunicação entre a Ponte Norte e os demais componentes, como dispositivos USB, Placas de Rede, de Som, de Vídeo, Discos Rígidos etc... CHIPSET

• A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo de dados – 32 bits para

Além desses dois barramentos, a figura mostra ainda dois sinais de controle que servem para definir se a operação a ser realizada é uma leitura ou uma gravação, e se deve atuar

O processador obtém os dados diretamente da cache, e enquanto esses dados estão sendo lidos, o controlador de cache se antecipa e acessa mais dados da DRAM, transferindo-os para