• Nenhum resultado encontrado

J A N E I R O 2 0 1 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "J A N E I R O 2 0 1 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05 : 06

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL TEL (11) 3799.2233 (11) 3799.2231

: INSTITUCIONAL P 01

: EVENTOS ACADÊMICOS P 02

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS P 03

: DIREITO GV NA MÍDIA P 04

: REVISTA DIREITO GV INDICA P 06 : REVISTA DIREITO GVCONQUISTA A MELHOR NOTA

NA CLASSIFICAÇÃO DA CAPES

: DIREITO GV E COLUMBIA LAW SCHOOLFIRMAM PARCERIA : DIREITO GV E TILBURG UNIVERSITY LANÇAM A

LAW SCHOOLS GLOBAL LEAGUE (LSGL)

: DIREITO GV PROMOVE SEMANA DE RECEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

: OSCAR VILHENA VIEIRAPALESTRA NA CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO AMERICANA DAS ESCOLAS DE DIREITO

(2)

•GRADUAÇÃO

•PÓS- GRADUAÇÃO GVlaw

•MESTRADO EM DIREITO E DESENVOLVIMENTO

•EVENTOS

•REVISTA DIREITO GV

•REVISTA GETULIO

•PONTES

•BOLETIM DIREITO GV

•BOLETIM EDUCAÇÃO JURÍDICA

•WORKING PAPERS

•CADERNOS DIREITO GV

: LINKS DIREITO GV

: INSTITUCIONAL

: REVISTA DIREITO GV CONQUISTA A MELHOR NOTA NA CLASSIFICAÇÃO DA CAPES

A Revista DIREITO GV, voltada à publicação de artigos, resenhas, traduções e ensaios inéditos sobre temas jurí- dicos, foi classificada no estrato A1 pelo Qualis, orga- nismo federal responsável por ranquear as publicações acadêmicas brasileiras. Sob responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Qualis avalia anualmente os periódicos aca- dêmicos e os classifica em estratos que indicam a qua- lidade da produção científica no país.

O último número da revista trouxe artigos dedicados ao debate sobre regulação, quebras de contrato, temas de direito penal, entre outros. Desde dezembro, há uma cha- mada de artigos aberta para o primeiro volume do ano de 2012, previsto para ser publicado no segundo semestre.

Esse volume deverá trazer principalmente artigos sobre o tema “o direito e o desenvolvimento regional do Brasil:

problemas à margem”. Os autores poderão enviar arti- gos sobre essa temática para revistadireitogv@fgv.br até o dia 31 de julho de 2012. Para mais informações sobre a chamada de artigos, CLIQUE AQUI.

: DIREITO GV E COLUMBIA LAW SCHOOL FIRMAM PARCERIA

A DIREITO GV e a Columbia Law School assinaram um convênio de cooperação para fomentar o intercâmbio de ideias, professores e alunos entre as duas instituições.

O lançamento da parceria foi marcado por um seminá- rio que reuniu professores das duas instituições, confor- me noticiado no FGV Notícias do dia 27 de janeiro.

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, explicou que a Columbia sempre foi uma instituição muito seletiva, bus- cando poucos parceiros acadêmicos, de qualidade reco- nhecida e renome. “É uma universidade que se preocupa com a qualidade de seus trabalhos e de seus parceiros. A criação desse convênio é motivo de orgulho e reforça a opção da DIREITO GV pela excelência”, explicou Vilhena.

Em relação ao seminário promovido, Vilhena destacou que a Columbia ficou muito interessada em assuntos relacionados ao funcionamento de mecanismos de cré- dito estatal às empresas e também na estrutura de gover- nança corporativa do país.

“São trabalhos que já mostram o espírito dessa coope- ração. O trabalho das duas escolas vai privilegiar a aná- lise do debate sobre a interferência do Estado na economia brasileira. Dessa premissa, surgirá uma agen- da de pesquisa conjunta”, finaliza Oscar Vilhena.

: DIREITO GV E TILBURG UNIVERSITY LANÇAM A LAW SCHOOLS GLOBAL LEAGUE (LSGL)

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais, e a Tilburg University, da Holanda, lançaram em 08 de fevereiro, às 14h30, a Law Schools Global League (LSGL), em conferência... continua >>

(3)

<< volta... realizada em São Paulo, na sede da DIREITO GV. O evento reuniu os reitores das principais universi- dades do mundo.

As escolas que participaram do encontro foram: EBS Law School (Alemanha); Universidade Católica Portuguesa (Portugal); University College London (Reino Unido);

University of Pretoria (África do Sul); New York University (EUA); National University of Singapore (Cingapura);

Northwestern University (EUA); Universidad de Los Andes (Colômbia); Jindal Global Law School (Índia); IDC Radzyner (Israel); Higher School of Economics Moscow (Rússia) e University of Cape Town (África do Sul).

A LSGL terá como objetivo mapear interesses comuns, facilitar a cooperação em pesquisa e métodos de ensi- no; buscar novos talentos na área acadêmica para aumentar a exposição internacional; criar métodos de trei- namento e ensino para atender a demandas de interna- cionalização da profissão jurídicas, entre outros.

: EVENTOS ACADÊMICOS

: DIREITO GV PROMOVE SEMANA DE RECEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Na noite de 06 de fevereiro, a DIREITO GV promoveu o coquetel de recepção dos alunos que ingressaram no curso de graduação em

2012. Foi o marco inicial da semana de recepção dos calouros. No total, aproximadamente 100 convidados lotaram o auditório da escola, em uma cerimônia pontuada por discursos bastante emocionados.

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, abriu a cerimônia explicando o porquê da criação de uma escola diferenciada de Direito em um país onde não faltam instituições voltadas ao ensino jurídico. “Nossa meta é formar um bacharel em direito que consiga influenciar a formação de políticas públicas”, explicou o professor.

Na sequência, o coordenador da graduação Frederico de Almeida falou a respeito de informações básicas sobre a escola, do bom desempenho dos alunos nos exames da ordem, no mercado e também em outras esferas de atuação jurídica. Frederico também coordenou a fala de outros professores, que pontuaram aspectos de funcionamento da escola. Falaram Ronaldo Porto Macedo Júnior, José Garcez Ghirardi e Vanessa Rahal Canado.

Por fim, Oscar Vilhena encerrou a cerimônia com a entrega de troféus para os que mais se destacaram no vestibular. Ganharam a premiação:

1 - Higor Borges Lima, aluno que obteve o primeiro lugar no Exame;

2 - o colégio Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro, representado por suas diretoras Lázara Ponce e Tânia Figueiredo;

3 - os colégios que mais aprovaram: Rio Branco, Bandeirantes e Santa Cruz, representados respectivamente pelos professores Esther de Almeida Pimentel Mendes Carvalho, Mauro Aguiar e Cristina Sucupira;

4 - os cursinhos com mais alto índice de

aprovação: Anglo, CPV e Intergraus, representados respectivamente pelos professores Albert do Nascimento, Antonio Machado e Eliana Chumer.

Dando continuidade à semana de recepção dos calouros, no dia 09, houve um importante debate sobre a ação do Estado na Cracolândia.

Participaram da discussão José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça, Guaracy Mingardi, ex-secretário de Segurança Pública do Estado e Marcelo Ribeiro, professor da UNIFESP e coautor do livro “O Tratamento do Usuário de Crack” (Ed. Artmed).

No dia 10, foi exibido o filme documentário

“Porta a porta – a política em dois tempos”, que acompanha um processo eleitoral e mostra se as promessas de campanha – feitas ...continua >>

(4)

<< volta... porta a porta – foram cumpridas ou não. Além do diretor Marcelo Brennand, participaram Humberto Dantas, doutor em Ciência Política, professor do Insper e coordenador de cursos de política na Oficina Municipal e as professoras da DIREITO GV Luciana Gross Cunha e Maria Paula Dallari Bucci.

Esses eventos foram intercalados por palestras sobre utilização da biblioteca, explicação de como o curso se estrutura e a aula inaugural com o professor José Reinaldo de Lima Lopes. A semana de recepção terminou em 14 de fevereiro.

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

: EX-ALUNO DA DIREITO GV PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE ARBITRAGEM E ESPORTE

Pedro Fida, ex-aluno de graduação da DIREITO GV e con- selheiro do TAS/ CAS (Tribunal Arbitral do Esporte/ Corte de Arbitragem do Esporte) participou do Seminário

“Arbitragem e Esporte: a atuação da Corte de Arbitragem para Esportes”, promovido pelo Pinheiro Neto Advogados.

O encontro também contou com a participação do Rui Botica Santos, árbitro do TAS/ CAS.

Durante o evento, abordou–se a prática da arbitragem esportiva no contexto internacional, com especial enfo-

a participação dos professores Reinier Kraakman e Marc Roe, dois dos maiores especialistas em direito societário do mundo.

: PROFESSORES DA DIREITO GV

APRESENTAM TRABALHOS SOBRE O BRASIL NA COLUMBIA LAW SCHOOL

Os professores da área de direito dos negócios e infraestrutura da DIREITO GV Mario Schapiro, Erica Gorga, Mariana Pargendler e Bruno Salama participa- ram de um encontro ocorrido no dia 27 de janeiro, na Universidade de Columbia, Nova York, para debater trabalhos que analisam aspectos jurídicos de institui- ções brasileiras.

Mario Schapiro apresentou um paperdebatendo o papel do BNDES no desenvolvimento do país, com moderação da professora Katharina Pisto; por sua vez, Mariana Pargendler debateu questões envolvendo governança em empresas estatais, com questões formuladas pelo pro- fessor Curtis Milhaupt.

No segundo bloco, o professor Bruno Salama apresen- tou um paper que analisou as relações entre direito e macroeconomia, com intermediação do professor Jeff Gordon. E Erica Gorga fechou o ciclo com um trabalho a respeito da estrutura de governança corporativa no país, com participação do professor Merritt Fox.

Este encontro, que também contou com a participação de Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, ...continua >>

que no funcionamento da CAS, que além de atuar como última instância para a resolução de diversos conflitos e casos relevantes no contexto do esporte, como, por exemplo, acusações de doping, atua também como uma eficaz câmara de arbitragem comercial internacional, resolvendo disputas relacionadas a patrocínios, direitos de imagem, direitos de transmissão, licenciamento de marcas, transferência de jogadores, entre outros.

“Este foi o primeiro evento oficial da Corte no Brasil, que conciliou a agenda do evento com uma audiência realiza- da em São Paulo do primeiro caso CAS envolvendo par- tes brasileiras e o idioma português”, explica Pedro Fida.

: PROFESSOR BRUNO SALAMA FAZ ROADSHOW PELOS EUA

Bruno Salama esteve na última semana de janeiro em diversas universidades americanas apresentando traba- lhos. Em Vanderbilt e em Columbia, Salama apresentou o paper“The Art of Law and Macroeconomics”, que ana- lisa qual a contribuição dos acadêmicos do direito no estudo da regulação macroeconômica. A proposta do professor é que os interessados aprofundem o estado da arte desta intersecção relativamente recente entre os dois campos. CLIQUE AQUI para ter acesso ao trabalho na íntegra.

Já em Harvard, o professor participou da conferência

“Ending Corporate Limited Liability”, em 25 de janeiro, no Centro de Estudos Brasileiros da universidade, com

(5)

<< volta... marcou o início de uma parceria entre as duas universidades para a criação de um centro de estudos.

Segundo Vilhena, o objetivo é unir esforços para o inter- câmbio de conhecimento entre professores dos dois paí- ses. “Também sairemos deste dia com uma agenda com nossas próximas tarefas”, resumiu.

: OSCAR VILHENA VIEIRA PALESTRA NA CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO AMERICANA DAS ESCOLAS DE DIREITO

Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV), foi o único representante brasileiro que participou da conferência anual da Associação Americana das Escolas de Direito, que reúne mais de 172 escolas de direito dos Estados Unidos, entre elas Harvard, Columbia, North Wersten e outras renomadas instituições ameri- canas, realizada em Washington, entre os dias 04 e 08 de janeiro.

Em mesa realizada no dia 07, Vilhena debateu com seus colegas americanos sobre formas de integração mundial do ensino do direito. Além dele, estavam presentes o mod- erador Louis F. Del Duca (Pennsylvania State University The Dickinson School of Law), Nicole Kornet (University of Maastricht), Jeffrey Sean Lehman (Cornell Law School), Molly Townes O’Brien (Australian National University), Todd D. Rakoff (Harvard Law School) e Aifheli Enos Tshivhase (University of Cape Town).

: Em 02 de janeiro, Selma Ferreira Lemes, professora de arbitragem da DIREITO GV, participou de nota na Folha de S. Paulo falando do crescimento dessa modalidade alternativa de resolução de conflitos. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 04 de janeiro, Guaracy Mingardi escreveu artigo sobre o trabalho da PM na Cracolândia para O Estado de S. Paulo. A matéria foi replicada no Correio Braziliense, Portal Exame, Jornal do Commercio online, Estado de Minas online, Agência Brasil e JB online. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: No mesmo dia, o Entre Aspas convidou o professor Ronaldo Porto Macedo Jr. para

participar do debate sobre o poder de fiscalização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em relação aos juízes. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em entrevista ao jornal Brasil Econômico, o professor Yuri Carajelescov comentou a respeito das iniciativas legislativas em relação ao combate à corrupção. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: O Jornal do Commercio do RJ publicou nota sobre o nível de qualificação A1 obtido pela Revista DIREITO GV. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 05 de janeiro, o jornal Brasil Econômico produziu matéria sobre a exclusão da Kodak da Bolsa de Valores de Nova York, com a

participação da professora Mariana Pargendler.

: O coordenador do curso de direito digital da DIREITO GV, Renato Opice Blum, falou ao Correio Braziliense e ao Diário de Pernambuco sobre perfis que informam sobre blitze.

: A revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios publicou uma entrevista com o professor Danilo Borges de Araújo sobre as mudanças na lei de constituição das empresas individuais. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 07 de janeiro, a coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo, publicou nota sobre a participação do professor Oscar Vilhena Vieira na Association of American Law Schools (AALS).

Publicada também no IG. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em artigo falando sobre a necessidade de controle externo do Judiciário pelo CNJ, publicado no Conjur de 07 de janeiro, o advogado Pedro Benedito Maciel Neto citou o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil).

: DIREITO GV NA MÍDIA

(6)

: Ainda no site Conjur, em 09 de janeiro, Frederico de Almeida comentou decisão a respeito da imprescritibilidade de informações dadas por clientes a advogados.

: O pesquisador Guaracy Mingardi concedeu entrevista à rede Record, em 09 de janeiro, para comentar a falta de segurança com a operação da Cracolândia. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Renato Ópice Blum, coordenador do programa de direito digital, falou ao Valor Econômico sobre a atuação dos bancos na proteção de crimes digitais. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 10 de janeiro, também no Valor Econômico, Roberta Prado e Angela Donnaggio publicaram matéria a respeito de artigo sobre formulários de referência. O assunto foi tema de artigo assinado pela pesquisadora Angela Donnagio no Espaço Jurídico Bovespa em dezembro.

Para acessar a matéria do jornal, CLIQUE AQUI. Para ler a pesquisa no Espaço Jurídico Bovespa,

CLIQUE AQUI.

: Em 12 de janeiro, o professor Salem Nasser concedeu entrevistas ao jornal O Globo e à agência de notícias France Press (AFP) para

analisar a situação dos haitianos que estavam entrando no Brasil. A declaração do professor repercutiu nos seguintes veículos:

O Globo: CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

AFP: CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

Correio Braziliense online G1

Estado de Minas online Veja online

Terra Notícias JBonline

: No mesmo dia, o Diário do Grande ABC procurou o professor Paulo Sérgio João para comentar de decisão sobre contrato virtual e vínculo trabalhista.

: Em 13 de janeiro, O Estado de S. Paulo publicou balanço de 10 dias dos conflitos na Cracolândia com opinião do professor Guaracy Mingardi.

: Em 15 de janeiro, o pesquisador Guaracy Mingardi escreveu artigo sobre a atuação da PM na Cracolândia. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: A Notícia de Santa Catarina publicou matéria sobre o Índice de Transparência Fiscal. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

O Diário Catarinense publicou a mesma reportagem. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 16 de janeiro, Eleonora Coelho falou a Folha de S. Paulo em nota a respeito do crescimento da arbitragem no Brasil. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 18 de janeiro, o Tendências e Debates da Folha de S. Paulo publicou artigo do pesquisador Guaracy Mingardi analisando a questão da Cracolândia. Publicado também no UOL. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 23 de janeiro, Carlos Ari Sundfeld publicou artigo analisando a crise do Judiciário. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

: Em 24 de janeiro, o jornal Valor Econômico escreveu matéria com participação de Oscar Vilhena Vieira sobre o julgamento de empresas que usaram mão de obra escrava e que foram julgadas no STF. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: No mesmo dia, o Brasil Econômico escreveu matéria sobre o Super Cade, com ... continua >>

(7)

<< volta... o professor Artur Barrionuevo. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Ainda em 24 de janeiro, a Folha de S. Paulo publicou artigo analítico do professor Salem Nasser sobre as relações diplomáticas entre Brasil e Irã. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: O advogado Pedro Benedito Maciel Neto publicou artigo no Valor Econômico analisando a crise do CNJ e citou o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil). CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 26 de janeiro, a coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo, noticiou em primeira mão o encontro de lançamento da Legal Schools Global League (LSGL). CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: Em 29 de janeiro, Salem Nasser escreveu para o Aliás analisando a crise do Irã. CLIQUE AQUIPARA ACESSAR

: A promissora província petrolífera do pré-sal Alessandra Aloise de Seabra, Gilberto Passos de Freitas, Marcus Polette e T. Ángel Del Valls Casillas O desafio nacional a partir da descoberta da promissora província petrolífera do pré-sal é estabelecer parâmetros que norteiem um desenvolvimento sustentável, com res- peito ao meio ambiente e às populações locais. Em geral, os problemas dos países abundantes em petróleo decor- rem da dificuldade no gerenciamento das rendas da pro- dução. Nesse contexto, o presente artigo considera a aplicação dos royalties na zona costeira do país necessá- ria e legítima. A partir de uma metodologia argumentativa, analisou-se a concentração da atividade petrolífera na costa, a natureza jurídica dos royalties, bem como a estru- tura legislativa da divisão do recurso, a fim de contribuir com o debate sobre o rearranjo institucional dessa maté- ria. Conclui-se que a divisão igualitária dos recursos petro- líferos só é legítima após a retirada da parcela referente à mitigação dos impactos. Antes disso, tal divisão violaria os princípios da igualdade e do poluidor-pagador.

: Atividade financeira e moeda: análise da

experiência do conjunto Palmeiras em Fortaleza-CE Uinie Caminha e Monique Figueiredo

O Conselho Monetário Nacional (CMN) regula o acesso e fiscaliza as atividades das instituições financeiras que par- ticipam do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Esse con- trole do SFN é essencial, pois o sistema financeiro é

suscetível a crises de confiança e saques em massa, e ainda instrumentaliza políticas monetárias com o intuito de controlar índices inflacionários. Um dos mecanismos de controle inflacionário é a emissão de papel moeda, sendo que, de acordo com a constituição federal de 1988, a incumbência de emitir, controlar e regulamentar a moeda oficial é exclusiva da união. No entanto, vêm crescendo experiências de economia solidária, na qual se encontram redes de produção e consumo, além de meios alternati- vos de pagamento. O objetivo deste artigo é analisar a experiência no bairro Conjunto Palmeiras, na cidade de Fortaleza, Ceará, sua estrutura, seus projetos, e especial- mente a emissão da moeda social do bairro (palma, p$), bem como um projeto de microcrédito e financiamento para os moradores locais, verificando se há possibilida- des de integrar tais práticas ao SFN, uma vez que, até então, são atividades que deveriam ser exercidas privati- vamente por instituições financeiras.

:REVISTA DIREITO GV INDICA

EXPEDIENTE JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES BRUNO BORTOLI BRIGATTO EDIÇÃO ULTRAVIOLETA DESIGN PROJETO GRÁFICO

Referências

Documentos relacionados

Resultados de tensão embaixo do reforço versus deslocamento horizontal do atuador dos ensaios de arrancamento de pequeno porte para a interface entre areia em umidade

o objetivo de desenvolver estruturas autolimpantes ou capazes de fotocatalisar gases poluentes presentes na atmosfera, apresentando, assim, um caráter ambiental

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário é certificado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e

O Programa de Mestrado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV) abriu em 22 de julho as inscrições

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV), em parceria com o Instituto Ibero- americano de Haia, organizará a fase classificatória do simulado do

Para analisar esse tema, a Folha de S.Paulo e a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV) promoveram, em 22 de junho, o encontro “Copa do Mundo

Por fim, a análise indicou que a dimensão demográfica não é relevante para a seleção de países para expansão internacional por redes de franquias de países emergentes (5A),

b) Pagamento de um capital por morte ou invalidez permanente, total ou parcial, por acidente decorrente da atividade praticada nas instalações desportivas. 2 - As