• Nenhum resultado encontrado

Rev. Saúde Pública vol.22 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Saúde Pública vol.22 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

NECROLÓGIO/NECROLOGY

DR. WALTER BELDA (1924-1987)

Walter Belda, 63 anos, Médico Dermato-logista e Sanitarista, Livre Docente pelo De-partamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e responsável pela Área de Dermatologia Sa-nitária, foi um líder, um estudioso por voca-ção, portador de uma invejável hierarquia científica.

Nascido aos 20 dias do mês de junho de 1924 na cidade Paulista de Moji das Cruzes, era filho de João Belda e de D. Tereza da Silva Belda.

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1952, lide-rou o Centro Acadêmico "Oswaldo Cruz" (CAOC), tendo sido seu orador oficial.

Foi presidente do Centro Acadêmico Emí-lio Ribas da Faculdade de Saúde Pública e representante do corpo discente junto ao Con-selho Universitário da Universidade de São Paulo.

Sua carreira universitária teve início como Assistente extranumerário da Clínica de Der-matologia e Sifiligrafia da Faculdade de Medi-cina da Universidade de São Paulo, tendo ingressado como Auxiliar de Ensino na Cá-tedra de Venereologia e Leprologia da Facul-dade de Higiene e Saúde Pública, liderada pelo Dr. José Maria Gomes. Participou de inúmeros inquéritos epidemiológicos sobre Doenças Venéreas em áreas de meretrício da Capital e em operários.

Seu primeiro trabalho publicado, junta-mente com o Dr. José Martins de Barros, na

Rev. Med., 35(199): 143, 1951, remonta ao

período da introdução da penicilina "O trata-mento da sífilis pela Penicilina em solução aquosa ministrada em intervalos de 4 a 8 h associada a injeções de Arsênico e Bismuto".

Em 1958 tornou-se Mestre em Saúde Pú-blica pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública.

Manteve intensa atividade didática e pro-fissional dedicada à Dermatologia Sanitária.

A Hanseníase, as Doenças Sexualmente Transmissíveis, os estudos epidemiológicos e a educação em saúde, constituíram seus te-mas preferidos e que o tornaram conhecido no Brasil e no exterior.

Exerceu várias funções acadêmicas, desde instrutor, auxiliar de ensino, assistente, cola-borador, assistente doutor, professor titular de Dermatologia e de Medicina Preventiva nas Faculdade de Medicina de Catanduva, Ban-deirante de Medicina e Medicina da Ponti-fícia Universidade Católica de Campinas, além de Professor Livre Docente pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e pela Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Cam-pinas.

Em maio de 1987, defende a tese "Hanse-níase Indiferenciada. Importância na Locali-zação dos Focos Mantenedores da Endemia no Período de 1960-1974 no Estado de São Paulo", obtendo o título de Professor Livre Docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universi-dade de São Paulo.

Participou como membro titular de 70 Bancas Examinadoras de Bacharelandos, Mes-trado, Doutorado e Livre Docência.

Foi fundador de diversas entidades, como a Liga de Combate a Tuberculose, do Colégio de Hansenologia dos Países Endêmicos.

(2)

Co-rintho Santos e Altino Cattapan, criaram a UNIÃO Brasileira contra as Doenças Venéreas, célula mater da UNION Latino Americana contra las Enfermedades de Transmision Se-xual (ULACETS).

Foi Redator da Revista Hansenologia In-ternacionalis, Editor do Boletin Informativo de la Union, membro da Comissão de Publi-cações da Revista de Saúde Pública, membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Clínica e Terapéutica, da Revista Hanse-nologia Internacionalis e da Revista da Socie-dade Fluminense de Medicina e Cirurgia e Membro Consultante da Revista da Associa-ção Médica Brasileira e da Revista de Saúde Pública.

Participou do Conselho Editorial de Revis-tas Estrangeiras: Sexually Transmitted Disea-se, o Boletin Chileno de Enfermedades de Transmision Sexual e Revista Íbero Latino Americana de Enfermedades de Transmision Sexual.

A lista de suas contribuições científicas é vasta, num total de 190, das quais 157 artigos, 19 capítulos de livros e 14 editoriais.

Recebeu o Prêmio Nacional de Hanseno-logia "Orestes Diniz" em 1971 e 1982; o Prê-mio Nacional de Hansenologia "Heráclides de Souza Araújo", em 1974, e o Prêmio Na-cional de Hansenologia "Nelson de Souza Campos'', em 1978.

Presidiu o 4.° Congresso Latino Americano sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis em Salvador — Bahia.

Era Membro da Comissão Nacional de Con-trole da SIDA, junto ao Ministério da Saúde e Coordenador da Comissão de Implantação do Programa de Doenças Sexualmente Trans-missíveis junto a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Não media esforços ou sacrifícios em parti-cipar de eventos, de uma reunião a um Con-gresso, cortava o Território Nacional como um Bandeirante incansável.

Em setembro liderou a representação do Brasil no 6.° Congresso Latino Americano con-tra as Enfermedades de Transmision Sexual em Guayaquil — Equador, onde recebeu o Título de Professor Emérito.

No dia 17 de setembro de 1987 apresentou o tema "Estado Atual de las Enfermedades de Transmision Sexual" visivelmente abatido, mas irradiando serenidade e paz, suas pala-vras embebeciam a platéia.

Retornando ao Brasil, inscreveu-se para o Concurso de Professor Adjunto na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, não chegando a concorrer ao cargo, pois veio a falecer na tarde de 4 de outubro de 1987.

O exemplo de Dr. Belda jamais será esque-cido, e seu trabalho terá continuidade. Tive o privilégio de poder tê-lo acompanhado nes-tes últimos 15 anos, ainda como aluno e esta convivência só pôde ampliar minha admiração a esta pessoa sábia, um mestre humilde de invejável capacidade de semear.

Referências

Documentos relacionados

Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o

 A Sondagem Mensal da Indústria de Autopeças é uma publicação mensal que tem por objetivo captar a percepção (leia-se expectativas) das empresas associadas ao Sindipeças sobre

Métodos: Onze corredores treinados e doze bem treinados completaram dois testes de corrida em esteira: primeiramente, um teste máximo de lactato com incremento para calcular o OBLA

Pessoal Técnico Apoio à gestão e controlo dos regimes de protecção social, apoio à gestão e controlo orçamental, relações públicas, documentação, fiscalização do sistema

A força aplicada transversalmente à maxila foi de magnitude suficiente para promover estiramento das suturas e separação das hemi-maxilas em ambos os grupos,

O local de realização do projeto de pesquisa foi o laboratório de Micologia Aplicada do Soil and Agrifood Institute da Cranfield University, localizada na cidade

(B) “Assim como as máquinas precisam de combustível para funcionar, o organismo necessita de alimentos para produzir energia e movimento.” (linhas 1 e 2).. (C) “Somos