• Nenhum resultado encontrado

Escola E. B. 2,3/S de Melgaço - Avenida Salgueiro Maia, Melgaço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola E. B. 2,3/S de Melgaço - Avenida Salgueiro Maia, Melgaço"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aproveitando a oportunidade criada pela XIII Expedição Científica do Departamento de Biologia às Ilhas Flores e Corvo, a convite da organização integraram-se nas actividades um grupo de alunos da Escola E. B. 2,3/S de Melgaço, com o objectivo principal de aprofundar os conhecimentos científicos e práticos na área das Ciências da Natureza, num contexto particular, onde se proporciona o acesso à investigação científica, através da aplicação prática no campo. Tendo em conta o citado objectivo, seguidamente apresentamos as principais actividades em que participaram os alunos, acompanhando o trabalho das várias equipas de expedicionários nacionais e estrangeiros.

TRABALHO DE CAMPO NO ÂMBITO DA ECOLOGIA AQUÁTICA,

DESENVOLVIDO SOB ORIENTAÇÃO DA DOUTORA ANA CRISTINA COSTA

Depois de se proceder à escolha do local propício para a realização do trabalho de campo, a coordenadora deste projecto fez uma introdução teórica, na qual salientou que a ilha das Flores, possui características particulares, tais como: uma costa escarpada e um relevo acidentado de substrato vulcânico; é ornamentada por plantas que têm de ter a capacidade de suportar com algum conforto a maresia; possui plantas endémicas, características desta ilha (Figura 1).

O trabalho desta equipa centrou-se na inventariação da fauna de invertebrados marinhos, particularmente dos Porífera, Crustácea e Poliquetas, pelo que pudemos assistir às tarefas seguintes:

- Colheita de organismos dos referidos grupos;

- Registo fotográfico dos organismos aquáticos, registando os dados do seu habitat (profundidade, substrato, orientação, etc.);

- Acompanhamento de experiências em que se utilizou espécies seleccionadas de predadores;

- Testes de metodologias de avaliação da dispersão de espécies bentónicas; - Testes de caracterização biológica dos sistemas dulceaquícolas (amostragem

(2)

TRABALHO DE CAMPO NO ÂMBITO DOS VERTEBRADOS TERRESTRES,

ORIENTADO PELO MESTRE JOÃO JOSÉ SOARES DO AMARAL

O objectivo deste trabalho foi identificar as espécies de vertebrados e detectar as espécies de roedores dos Açores vulneráveis ou raras:

- Rato morganho (Mus musculus); - Ratazana castanha (Rattus norvegicus); - Rato preto (Rattus rattus).

Colaboramos na montagem de armadilhas em vários ambientes diferenciados (pastagens, lixeira e floresta). As ratoeiras dispuseram-se de forma a que ficassem 4 ratoeiras pequenas seguidas de uma grande, com um espaçamento de 10 metros entre elas. Dentro de cada uma das ratoeiras foi colocado um cubo de queijo, para que o seu cheiro atraísse os animais para dentro da armadilha e, deste modo capturar o maior número de roedores possíveis (Figura 2).

Figura 1 - Momento em que foram dadas explicações teóricas e práticas pela Doutora Ana Cristina Costa no âmbito da Ecologia Aquática.

(3)

branco e grande - o tamanho dos grãos de milho será maior!

TRABALHO DE CAMPO NO ÂMBITO DA FLORA VASCULAR, ORIENTADO PELA

DOUTORA MARIA JOÃO PEREIRA

O objectivo deste trabalho (Figura 4) foi de realizar o catálogo das plantas vasculares da ilha do Corvo, anotando a fenologia (estado vegetativo ou reprodutor) das espécies identificadas, compilando imagens digitais e colhendo alguns exemplares para herborização.

Figura 3 - Explicações do Doutor Luís Silva acerca da flora da Ilha das Flores e das variedades agrícolas.

(4)

TRABALHO DE CAMPO NO ÂMBITO DA MICROBIOLOGIA GENÉTICA DE

BACTÉRIAS, COM A ORIENTAÇÃO DOS BOLSEIROS ANA JUDITE BRAZ

DUARTE E BRUNO CORREIA

Participamos na recolha de solo feita num terreno adjacente ao acampamento em Santa Cruz das Flores com vista a isolar nemátodes e bactérias para a extracção de DNA e avaliar a sua diversidade genética, comparando-o com o de isolados de outras ilhas: análise de genes expressos para avaliar funções dos isolados, nomeadamente a secreção (Figura 5).

Figura 5 - Recolha de amostras de solo para isolamento de nemátodos e bactérias sob orientação da Lic. Ana Judite Braz Duarte (em cima à esquerda).

ACTIVIDADES NA ECOTECA DA ILHA DAS FLORES

Com a supervisão da Professora Maria Helena Sousa, na Ecoteca do concelho de Santa Cruz das Flores, aprendemos a reutilizar os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), transformando-os em instrumentos musicais. O objectivo é o de ocupar os tempos livres dos mais novos, como crianças em campos de férias. Estes instrumentos vão desde a simples pandeireta, até ao adufe, passando pelo jambé, pelo reco-reco ou ainda pelo vidrofone e utilizam materiais tão diversos como sacos plásticos, caixas de madeira, latas de sumo, garrafas de água, pregos ou pioneses.

TRABALHO DA EQUIPA DE EPIDEMIOLOGIA E GENÉTICA HUMANA, SOB

ORIENTAÇÃO DA LIC. CONCEIÇÃO BETTENCOURT E DO DOUTOR YAHYA

DAHMANI

O principal objectivo desta equipa foi proceder à recolha e actualização de informações sobre a doença de Machado-Joseph, no âmbito do Programa de

(5)

TRABALHO DE CAMPO NO ÂMBITO DA ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA,

COORDENADO PELO DOUTOR JOÃO CÂNDIDO TAVARES

O objectivo deste trabalho foi realizar prospecções na cadeia trófica da praga lagarta-das-pastagens (Mythimna unipuncta) das ilhas de Flores e do Corvo, contribuindo para o estudo dos lepidópteros e seus inimigos naturais, nomeadamente os parasitóides com interesse para o controlo biológico de pragas agrícolas (Figura 7).

INVESTIGAÇÃO SOBRE ECOLOGIA TERRESTRE, SOB ORIENTAÇÃO

DA DOUTORA MARIA DA ANUNCIAÇÃO VENTURA

Durante o evento realizaram-se nas ilhas de Flores e Corvo com estudos de Figura 6 - A Lic. Conceição Bettencourt faz uma apresentação sobre os trabalhos de Epidemologia e Genética Humana.

(6)

Figura 9 - Aspectos das conferências realizadas no Auditório da Câmara Municipal das Lajes das Flores no âmbito da XIII Expedição Científica do Departamento de Biologia “Flores e Corvo 2007”

Ecologia Terrestre, essencialmente com insectos e suas adaptações morfo-fisiológicas em resposta aos factores ambientais (Figura 8).

ASSISTÊNCIA A CONFERÊNCIAS NO AUDITÓRIO DA

CÂMARA MUNICIPAL DAS LAJES DAS FLORES

Primeiramente, o Doutor João Cândido Tavares, responsável pela Expedição Científica, fez uma breve apresentação destas conferências realizadas nas ilhas das Flores e Corvo, no âmbito da XIII Expedição Científica do DB. Agradeceu a presença do público, dos técnicos agrários e dos participantes envolvidos no projecto.

A primeira conferência abordou o tema “Importância das aves marinhas nos planos de gestão costeira (o caso da ilha das Flores)” e foi apresentada pelo bolseiro de investigação Lic. Pedro Rodrigues. A segunda conferência tinha como título “Biodiversidade dos cursos de água e lagoas das ilhas das Flores” e foi apresentada pelo bolseiro de doutoramento Lic. Pedro Raposeiro (Figura 9).

Figura 8 - A Doutora Anunciação Ventura explica os vários processos da Ecologia Terrestre que investigou nas Ilhas das Flores e Corvo.

(7)

Referências

Documentos relacionados

em Engenharia de Segurança do Trabalho, o controle da insalubridade/periculosidade através do levantamento dos riscos ambientais no local de trabalho, para os servidores em

Estima-se que no Brasil mais de 60% dos idosos se- jam hipertensos, nesse contexto, as patologias crônicas, em destaque a hipertensão arterial sistêmica, além de ser um dos

(1993) diz que ao decorrer da disciplina “Administração em Enfermagem” os acadêmicos de Enfermagem sejam capazes de planejar, avaliar e executar a assistência prestada

Tardif (2014) conceitua a importância do trabalho do professor quando diz que seus saberes parecem estar somente nas constantes transações entre o que são e o que

O A7(0'& ( F;(%8& "sse e(erc?cio *oi desenvolvido para *ortalecer suas ere.Mes, mas também lhe garantir' um maior controle, poder e volume eCaculatJrio)

A Figura 5 mostra, para blocos de tentativas, o número acumulado de tentativas em que o participante P1 olhou para apenas um dos dois estímulos exibidos, pertencente ao Conjunto

This treatment uses essential relaxing massage oil to achieve total harmony and serenity. Duration: 55 minutes /

Enquanto escola, buscamos proporcionar frequentemente situações em que nossos alunos possam demonstrar suas evoluções e evidentemente isso também demanda custo para