• Nenhum resultado encontrado

Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação Ideia geradora:

Vivemos numa época globalizante fragilizada por questões sociais e económicas. A perda do poder de compra afeta hábitos alimentares aliciados por “fast food” ao mesmo tempo que nos distanciamos de padrões alimentares ancestrais. Trabalhar em prol da dieta mediterrânica enquanto património imaterial e cultural da humanidade faz sentido em educação, uma vez que se pode, dentro de contextos escolares e fora deles, contribuir para a salvaguarda da memória de um povo e para o uso de padrões alimentares mais saudáveis.

Conceitos subjacentes

Qualidade de vida; património imaterial da humanidade; slow food; slow cities; desenvolvimento sustentado; educação; cidadania.

Contextualização

A Dieta Mediterrânica - Património Cultural e Imaterial da Humanidade, cuja comunidade representativa de Portugal é Tavira, foi recentemente validada pela UNESCO. Atendendo a um trabalho que visa a disseminação desta prática milenar na educação, vem a coordenação do Programa ENPAR propor-se para, em articulação com as Escolas, autarquias e outras entidades, promover atividades no âmbito desta temática.

Considerando que:

- em Portugal são muito diversas as tradições alimentares de matriz mediterrânica, destacando-se também o seu elevado consumo de peixe, o terceiro maior a nível mundial, tendo a região do Sul do país, ainda, marcas expressivas das tradições mediterrânicas.

- a Dieta Mediterrânica corre o risco de perder a sua importância histórica e cultural. - as mais variadas formas de alimentação rápida e a crescente padronização dos hábitos alimentares são hoje uma realidade e é possível em praticamente todo o mundo comer os mesmos alimentos com excessos de gordura e sal.

É, por isso, essencial preservar as características alimentares, únicas, equilibradas e saudáveis da Dieta Mediterrânica e promover a variedade de combinações de produtos e o prazer gustativo extraordinário que proporciona, assim como a convivialidade. A salvaguarda da Dieta Mediterrânica é de grande interesse para a notoriedade e promoção internacional de Portugal como um destino que prossegue elevados padrões de desenvolvimento sustentável e de preservação do seu relevante património social, histórico, cultural e gastronómico.

(2)

Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação Princípios orientadores:

1. Divulgar a dieta mediterrânica enquanto património imaterial da humanidade através de um encontro de partilhas (Mostra Gastronómica) dos cursos de educação e formação e profissionais da área de hotelaria, das escolas da região algarvia, na cidade de Tavira (cidade promotora da candidatura), pretendendo-se a promoção da qualidade das práticas educativas em contexto de trabalho sobre os princípios de tradição e inovação. A atividade contará também com a participação de outras escolas/entidades para mostra/divulgação/ disseminação e valorização de práticas ligadas à temática.

2. Seguindo a mesma linha orientadora do programa ENPAR, onde está inserida, esta atividade é também organizada de acordo com o conceito de baixo custo, ou custo zero procurando assegurar-se o desenvolvimento sustentável em parcerias de troca direta com ganhos de qualidade para todos os intervenientes.

3. A mostra ligada à confeção de um menu mediterrânico, apresenta-se com a constituição de uma equipa por escola/ciclo de 5 elementos e coordenação de professor da área.

4. Cada equipa ficará responsável por um menu composto por entrada ou sobremesa, sopa e prato principal, sendo os ingredientes comuns a cavala, as leguminosas secas e os frutos secos.

5. Os pratos deverão ser confecionados apenas com ingredientes da Dieta Mediterrânica algarvia, devendo ser regida pelos 10 princípios da dieta mediterrânica portuguesa, sintetizados através do seguinte:

1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas.

2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de produtos alimentares de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos.

3. Consumo de produtos vegetais produzidos localmente ou próximos, frescos e da época;

4. Consumo de azeite como principal fonte de gordura; 5. Consumo moderado de lacticínios;

6. Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;

7. Consumo mais frequente de pescado comparativamente com consumo baixo e menos frequente de carnes vermelhas;

8. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais; 9. Água como principal bebida ao longo do dia;

(3)

Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação

6. A mostra pretende valorizar os produtos tradicionais da região algarvia, com toques de inovação, sem perder os princípios subjacentes à Dieta Mediterrânica Algarvia, num menu que deverá ser confecionado para 10 pessoas.

Guião organizativo:

Pressupõe-se um aprofundar de laços de proximidade intergeracional. A mostra será a iniciativa de arranque à promoção e disseminação da apropriação de estilos de vida de cariz mediterrânico. Considerando-se para tal as seguintes etapas de trabalho.

Proposta

Aproveitando o trabalho organizativo de parceria do ano letivo transato com os agrupamentos de João da Rosa, Almancil, Belchior Viegas, Laura Ayres, Silves Sul, Nuno Mergulhão, VRSA, Internacional de Aljezur, externato Torraltinha e o município de Tavira, os municípios afetos às unidades escolares também poderão ser parceiros nas áreas logísticas e educativas/informativas

Agrupamentos intervenientes na confeção: João da Rosa – Olhão, Laura Ayres – Loulé, Almancil – Loulé, José Belchior Viegas – S. Brás de Alportel e António Costa Contreiras – Silves

Os agrupamentos de Tavira serão os anfitriões com intervenção específica na área do valor para a saúde, de acordo com os projetos desenvolvidos nessa área. Os restantes agrupamentos/escolas farão espaço de informação/exposição de áreas várias ligadas à temática.

Guia de ações:

Comunicação organizacional (via plataforma moodle) Reuniões preparatórias de trabalho

Encontro de partilhas – Dieta Mediterrânica: da Tradição à Inovação (Tavira)

Para familiarização do espaço e contacto com o contexto temático, organizar-se-á um encontro partilha destinado aos alunos e professores participantes na mostra, em visita de estudo, a Tavira com a seguinte programação

– Visita à exposição “dieta mediterrânica – Património Milenar http://www.cm-

tavira.pt/site/content/exposi%C3%A7%C3%A3o-dieta-mediterr%C3%A2nica-patrim%C3%B3nio-cultural-milenar, no Palácio da galeria - Encontro com participação de especialistas.

- Workshop gastronómico

Encontro de partilhas - Mostra Gastronómica: da Tradição à Inovação (Tavira): Manhã – Atividades da Mostra das equipas em contexto de confeção e apresentação e degustação das iguarias mediterrânicas

(4)

Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação Entidades organizadoras:

DGESTE – DSRAL CM Tavira

Apoios: entidades da comunidade Atividades a realizar depois da mostra

Desencadear ações de sensibilização e formação para diferentes destinatários (alunos; docentes; pais comunidade), aproveitando as práticas existentes, quer de âmbito dos conteúdos disciplinares em todas as áreas (ciências, línguas, entre outras) quer de complemento curricular para:

Recomendação para adoção da dieta mediterrânica em menu de cantina(s) (escolares e sociais), mesa de família, comunidade, como valor referencial nutricional e de baixo custo

oficina gastronómica - dieta mediterrânica na mesa de família – para Encarregados de Educação com base nos pratos apresentados na mostra com cariz económico

Alguns exemplos:

Folhetos informativos e outras campanhas de sensibilização da comunidade escolar como oficinas de cozinha. Educação para a saúde, financeira e bem – estar, para toda a comunidade escolar: docentes, não docentes, alunos, família e comunidade

Parceria a estabelecer com autarquias – núcleos de educação/ ARS/ Grupos educação para a saúde/ Núcleo PNPAS.

Materiais de apoio:

Material informativo disponibilizado pela CM de Tavira em formato pdf Dieta Mediterrânica – Conceito

Dieta mediterrânica – Livro em versão reduzida de conceitos, história e receitas Dieta Mediterrânica – pirâmide dos alimentos

Links de apoio

Candidatura a Património imaterial da humanidade – CM Tavira http://www.youtube.com/watch?v=Qy4hfIbQdOM

"Devemos voltar à dieta Mediterrânica?"

http://www.youtube.com/watch?v=p5622JgyD8Q Dieta Mediterrânica Portuguesa - Sic - candidatura dieta http://www.youtube.com/watch?v=K0Zo97i5yLc

(5)

Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação

Dieta Mediterrânica o caso de Itália

http://www.youtube.com/watch?v=TvLmam_dDhg Benefícios

Dieta Mediterrânica - TVI Jornal da Uma - azeite http://www.youtube.com/watch?v=rixg-76uUhA Alternativa Saúde – Dieta Mediterrânica

http://www.youtube.com/watch?v=xxjtWEoa-0Q Alimentação saudável - ARS Algarve

http://www.youtube.com/watch?v=2RYyuNxQ8wE Dieta mediterrânica pode controlar a asma?

http://www.youtube.com/watch?v=IGRx75zfLwo&feature=endscreen

Dieta Mediterrânica no “Consultório da TVI24” no âmbito do Simpósio da Fundação Portuguesa de Cardiologia1

http://www.youtube.com/watch?v=_SkJQZTutv8

Dieta Mediterrânica no “Consultório da TVI24” no âmbito do Simpósio da Fundação Portuguesa de Cardiologia2

http://www.youtube.com/watch?v=o42hp6bvGQc Dieta mediterrânica previne cancro

http://www.youtube.com/watch?v=6a8F7_pTvVw Plataforma contra a obesidade

http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/PresentationLayer/textos00.aspx?me nuid=410&exmenuid=144

http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/ResourcesUser/Adesao%20DM_final ROME.pdf

Associação portuguesa de nutricionistas

http://www.apn.org.pt/scid/webapn/defaultCategoryViewOne.asp?categoryId=840 Associação portuguesa de dietistas

http://www.apdietistas.pt/nutricao-saude/alimentacao-na-saude/dieta-mediterranea Mais Algarve

http://www.maisalgarve.pt/rubricas/saborear-com-peso-e-medida/2864-dieta-mediterranea

(6)

Projeto dieta mediterrânica da tradição à inovação http://www.educare.pt/educare/Detail.aspx?opsel=2&schema=1CD970AB0836334EB6 27B1FF128684C3&contentid=39F1BB74711D10C7E04400144F16FAAE&channelid=EA9 4578BA2CC9D42B018D56C7463A20F sapo http://fotoseimagens.blogs.sapo.pt/1292.html Guias de dieta mediterrânica com receitas

http://dieta-mediterranica.blogspot.pt/2007/08/pirmide-como-guia-alimentar-do.html http://www.alimentacaosaudavel.org/Artigo-dieta-mediterranica.html http://www.ollerspain.com/Portugues/al_dietamediterranea.htm http://pt.pastazara.com/a-nova-piramide-da-dieta-mediterranica http://www.fotosantesedepois.com/2010/06/08/dieta-mediterranica/ http://alimenticias-portugal.blogspot.pt/2012/03/dieta-mediterranica-viva-mais-e-melhor.html As instituições

Confraria Dieta mediterrânica

Referências

Documentos relacionados

Sn.vEmA 4 , Lâucio MARQUES DE ALMEIDA , MARIA OSCABINA Coc'oy e Arriuo IJALL'OLIO SINOPSE.- Três variedades de cebola, Amarela das Canárias, Pera de Pernambuco e Asgrow,

O estudo tem por finalidade mostrar o papel do cooperativismo no fortalecimento da tradição da caprinocultura no Semiárido alagoano, por meio da Cooperativa de Mulheres da

a) Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os

O método de Monte Carlo é uma poderosa ferramenta para solução de problemas não convencionais. Sua utilização, no entanto, requer conhecimento detalhado do

Num incêndio real, a sua família pode ter menos de um minuto para se evacuar com segurança quando o alarme de fumo soa. A tabela que se segue mostra os benefícios relativos dos dois

The deviation of Xe3 and Xe4 from the linear fits at higher peak power densities can be attributed to the saturation effect that all parent ions, Xe2 and Xe3 , respectively,

Dulceneia Lopes Afonseca dos Santos 29 A resposta a estes objectivos permitirão não só conhecer a realidade vivida no sector hoteleiro da Ilha de Santiago no que se refere

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação de Educação em Ciências e Saúde, do Instituto Nutes de Educação em Ciências e