• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ACTIVIDADES Instituto Português da Qualidade - IPQ / 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ACTIVIDADES Instituto Português da Qualidade - IPQ / 2009"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ACTIVIDADES

Instituto Português da Qualidade - IPQ / 2009

I – Nota introdutória

O Instituto Português da Qualidade, é um instituto público, integrado na administração indirecta do Estado, na tutela do Ministério da Economia e da Inovação (MEI), dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, que se rege pelo Decreto-Lei nº 142/2007, de 27 de Abril e pela Portaria nº 540/2007, de 30 de Abril que aprovam, respectivamente, a sua orgânica e estatutos.

Ao IPQ compete contribuir para o desenvolvimento do país, por via do aumento da produtividade e da competitividade, fundamentalmente através da gestão e coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ), que é o sistema nacional que integra os três subsistemas – da Normalização, da Metrologia e da Qualificação.

A Normalização tem como objectivo proporcionar aos agentes económicos e sociais uma ferramenta idónea no mercado, utilizável em questões de carácter repetitivo, facilitando a competitividade das organizações e a inovação em produtos e serviços.

(2)

O Departamento de Normalização - DNOR assegura a coordenação do Subsistema da Normalização, intervém na sua divulgação e em eventos que promovam sensibilização a esta actividade. Proporciona a todas as entidades portuguesas, que manifestem interesse num envolvimento activo nos trabalhos normativos em curso no seio das Organizações Europeias (CEN e CENELEC) ou Internacionais (ISO e IEC) de Normalização, as condições para o fazerem com plena participação. Assegura-se, assim, a presença nacional em diversos fora e a consequente defesa das posições mais adequadas aos interesses do país.

É objectivo do DNOR gerir eficazmente o processo normativo, tendo em vista a sua edição, promovendo as condições adequadas à participação das partes interessadas no desenvolvimento, manutenção, divulgação e distribuição do acervo normativo nacional, com atenção especial aos prazos exigidos pelo mercado.

O IPQ enquanto Organismo Nacional de Normalização continuará a participar activamente na normalização europeia e internacional, tendo em conta o interesse nacional.

A nível interno optando pela política de descentralização, o IPQ concretiza-a através de protocolos de reconhecimento de ONS (Organismos de Normalização Sectorial) a entidades portuguesas que o solicitem e satisfação os critérios para o efeito.

A nível externo assegura a representação de Portugal nas estruturas relevantes, designadamente European Comiittee for Standardization (CEN), European Comiittee for Electrotechnical Standardization (CENELEC), International Organization for Standardization (ISO), International Electrotechnical Commission (IEC) e European Telecommunications Standars Institute (ETSI).

(3)

aplicáveis, europeias ou internacionais, que terão de cumprir em nome da facilidade de transacção dos seus produtos e serviços no exterior.

Hoje em dia não basta exportar, exige-se o cumprimento de normas. Os mercados são cada vez mais regulados e é preciso as empresas estarem precavidas para o surgimento de regras e especificações, caso contrário serão excluídas. No entanto, estas questões da normalização são infelizmente ainda associadas a entraves burocráticos quando, afinal, as normas são veículo de partilha e desenvolvimento tecnológico, instrumentos de negócio e facilitadores do fluxo comercial, aliás com tendência para a sua universalização, como são disso exemplo as normas ISO.

Para além de verificar a conformidade com as normas aplicáveis e com a legislação vigente, a gestão empresarial deve observar as dinâmicas próprias, o potencial de utilização dos produtos/serviços que fornece ao mercado, dos recursos naturais e da segurança saúde e bem estar dos seus recursos humanos, na prossecução do objectivo que é o do aumento da produtividade.

O IPQ é o organismo responsável pela coordenação da Metrologia nacional, abrangendo as vertentes científica (padrões nacionais das unidades de medida), aplicada (calibração dos padrões de referência dos laboratórios de calibração) e legal (controlo metrológico de instrumentos de medição).

A actuação do IPQ no domínio da Metrologia continuará a basear-se nos seguintes princípios: z assegurar a realização dos padrões nacionais das unidades de medida;

z velar pelo rigor das medições no território nacional;

z disponibilizar ou promover serviços de metrologia adequados às necessidades dos agentes económicos nacionais; z coordenar os aspectos operacionais do funcionamento do Subsistema da Metrologia e descentralizar, em entidades de

qualificação reconhecida, as operações mais correntes;

(4)

z colaborar na promoção a nível nacional das comparações interlaboratoriais, como forma de melhorar a credibilidade e proficiência das entidades acreditadas no Subsistema da Metrologia.

É objectivo do Departamento de Metrologia - DMET, assegurar o rigor e a rastreabilidade das medições no território nacional, concretizando o objectivo Constitucional de soberania no domínio dos padrões de medida e do controlo dos instrumentos de medição necessários à indústria e à sociedade portuguesa em geral.

Pretende ser um suporte da competitividade nacional e do bem-estar dos cidadãos, por via de uma infra-estrutura metrológica evoluída; a Instituição Nacional de Metrologia na rede metrológica europeia em construção, contribuindo para a liderança da Europa no quadro da economia mundial, em linha com a estratégia de Lisboa.

O Laboratório Central de Metrologia (LCM) do IPQ possui os padrões nacionais das seguintes unidades de medida das grandezas de base do Sistema Internacional: Comprimento (metro), Massa (quilograma), Quantidade de Matéria (mole), Temperatura Termodinâmica (kelvin), Tempo (segundo) e Intensidade Luminosa (candela).

No âmbito Internacional e Europeu, o LCM continuará o processo de participação em diversos exercícios de comparação para demonstrar a equivalência internacional dos seus padrões, participando nos projectos relacionados com o Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) e no âmbito do EURAMET.

Continuará a assegurar a representação de Portugal nas organizações especializadas, nomeadamente no BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) e na EURAMET e. V. (Associação dos Institutos Nacionais de Metrologia europeus) que foi criada em Janeiro de 2007 e que sucede ao EUROMET (Colaboração Europeia em Metrologia Fundamental), bem como no ISO/REMCO.

(5)

- preparação e certificação de materiais de referência; e

- operações de controlo metrológico de instrumentos de medição que o IPQ não descentralizou.

Relativamente à Metrologia Legal, compete ao IPQ a coordenação do controlo metrológico, proceder à qualificação e acompanhamento de outras entidades e organismos que actuam neste domínio e efectuar a aprovação de modelo de instrumentos de medição.

Continuará a ser assegurada a participação internacional na OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal) e na WELMEC (Cooperação Europeia em Metrologia Legal), assim como nas reuniões da Comissão Europeia sobre a Metrologia Legal.

O IPQ continuará a gerir o Museu de Metrologia, garantindo a preservação, estudo e divulgação do espólio metrológico com interesse histórico e proporcionando visitas à entidades que o solicitem, nomeadamente a Escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país

A Metrologia assume uma particular importância para a garantia da qualidade de um elevado número de produtos e serviços que são disponibilizados aos cidadãos e aos agentes económicos.

(6)

Ao Departamento de Informação. Desenvolvimento e Assuntos Europeus - DIDAE, compete assegurar as acções com vista ao desenvolvimento, dinamização, divulgação e promoção do SPQ, bem como as competências atribuídas ao IPQ, no âmbito dos assuntos europeus.

O Subsistema da Qualificação abrange as actividades da acreditação, da certificação e outras de reconhecimento de competências e de avaliação da conformidade, no âmbito do SPQ.

Ao IPQ compete-lhe continuar a intervir junto dos agentes económicos, no sentido de ajudar estes a perceberem a vantagem em adoptar as metodologias da qualidade, melhorando o seu desempenho global com uma economia dos recursos envolvidos, na gestão dos processos e na satisfação dos clientes, apostando na Qualificação das pessoas.

A Qualidade constitui um factor estratégico de competitividade internacional. Não se pode promover internacionalmente um produto, um serviço, uma região ou um país, que depois não satisfaçam em termos da Qualidade esperada. Não é só o investimento perdido, é toda a credibilidade futura que fica em causa.

Num mercado cada vez mais competitivo, exigente e global, a Qualidade assume um papel preponderante no funcionamento e êxito de uma empresa, tendo sempre presente que a qualidade se define, se constrói e se comprova.

Através da aplicação dos princípios inerentes à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, a empresa é necessariamente obrigada a repensar e melhorar a sua organização, a racionalizar processos e métodos e a produzir melhores produtos e serviços, aumentando por isso os seus níveis de eficiência e contribuindo para uma melhor relação com clientes e fornecedores.

(7)

tanto mais credível quanto ela é feita num quadro de reconhecimento transnacional dado pela acreditação das entidades certificadoras, é fácil concluir que este reconhecimento além fronteiras permite às empresas que a obtêm um maior potencial de afirmação nos mercados externos.

Com o objectivo estratégico de consolidar a abrangência do SPQ, pretende-se ainda em 2009, fomentar o aumento do número de organizações certificadas em sistemas de gestão, por Organismos de Certificação acreditados pelo Organismo Nacional de Acreditação.

Num quadro de desenvolvimento sustentável, a certificação de sistemas de gestão abrange a “Qualidade” no seu conceito mais abrangente, incluindo o ambiente, a segurança e saúde no trabalho e a segurança alimentar, a gestão de recursos humanos, a responsabilidade social e a investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI).

Será continuada a aproximação às empresas e associações empresariais, no sentido de motivar para o aumento generalizado da Qualidade em Portugal, para que seja assimilada e intrínseca à gestão de qualquer empresa, independentemente do sector em que actua.

Mas, a Qualidade para criar valor, não pode ficar circunscrita à certificação, que embora muito importante, até pela sujeição ao escrutínio de terceiros e da sociedade, não é um fim em si mesma, mas um meio de impulsionar a melhoria contínua, subjacente a uma atitude de Qualidade, comportando uma avaliação assídua e rigorosa do que é feito e dos resultados que são obtidos, uma atitude e vontade para ir melhorando esses resultados e uma abertura para o benchmarking, no intuito de obter uma aproximação cada vez maior às melhores práticas empresariais.

(8)

fundamental para todos nós, não se esgotando, portanto, nas empresas, devendo ser encarada de forma sustentada e conjuntamente com o Ambiente, com os Recursos Naturais e com os Recursos Humanos.

Em suma, uma das preocupações prioritárias do IPQ, prende-se com a necessidade de desenvolvimento do Sistema Português da Qualidade (SPQ), numa perspectiva do fomento de novas parcerias e uma maior abertura em geral, que corresponda aos novos desafios.

O IPQ como gestor do SPQ, assume-se como o pólo de desenvolvimento de todo o processo de divulgação e implementação da Qualidade em Portugal e dos conceitos que lhe estão associados, promovendo-a em todas as suas vertentes, nos mais diversos sectores, tanto os económicos como os da sociedade civil, daí advindo uma cultura de "Qualidade" a todos os níveis na nossa sociedade, como factor de sustentabilidade.

No âmbito das competências regulamentares que estão atribuídas ao IPQ, vai continuar a assegurar-se o acompanhamento de directivas comunitárias, organismos notificados e legislação nacional, bem como as actividades inerentes a ser o organismo português responsável pela gestão dos procedimentos de notificação prévia de regulamentos técnicos e de normas (EU/EFTA e OMC).

Importa reforçar a Qualidade na agenda nacional, tirando partido da continuidade dos apoios comunitários neste domínio, nomeadamente através dos programas criados no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional.

(9)

Serão desenvolvidas actividades de cooperação e de prestação de serviços a entidades nacionais e estrangeiras interessadas no domínio da Qualidade, nomeadamente com os países da CPLP e do Magrebe.

Reactivar e garantir a realização e dinamização do Prémio de Excelência PEX-SPQ, como forma de reconhecimento e afirmação das organizações que utilizam metodologias de gestão pela qualidade total.

Um dos grandes desafios que se colocam ao IPQ passa por continuar a sensibilizar os agentes económicos, o governo e a sociedade em geral, para o facto de as políticas da Qualidade serem determinantes para a inovação, a produtividade e a competitividade das empresas portuguesas.

O Portal do IPQ, irá continuar a constituir um instrumento importante na divulgação do SPQ, disponibilizando formulários e outros documentos relevantes para download e permitindo uma boa interligação com a Loja Electrónica e possibilitando a encomenda de documentos normativos a partir de pesquisas feitas no sítio web.

No campo das Tecnologias da Informação, o IPQ vai continuar a actualização de processos e a assegurar a edição da Newsletter mensal “ESPAÇO Q” e a disponibilização das Normas, Projectos de Norma, bem como das Listas Mensais de Normas, Projectos e Regras Técnicas em formato electrónico.

(10)

II – Objectivos e estratégias

O IPQ tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei, a promoção e a coordenação de actividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da acção dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das actividades inerentes às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização.

O Sistema Português da Qualidade (SPQ) é o conjunto integrado de entidades e organizações inter-relacionadas e interactuantes que, seguindo princípios, regras e procedimentos aceites internacionalmente, congrega esforços para a dinamização da Qualidade em Portugal e assegura a coordenação dos três subsistemas – da normalização, da qualificação e da metrologia – com vista ao desenvolvimento sustentado do País e ao aumento da qualidade de vida da sociedade em geral. Contribui assim para a optimização da gestão das organizações, o aumento da produtividade, a inovação da gestão e dos processos de produção, com o objectivo final de tornar mais competitivos todos os sectores económicos da sociedade portuguesa.

Fazem parte do SPQ os representantes dos subsistemas da Normalização, da Metrologia e da Qualificação, bem como organismos públicos ou privados que estão acreditados para a verificação da competência técnica de terceiros ou para o exercício de uma determinada actividade, tais como organismos de certificação, organismos de inspecção e laboratórios acreditados (calibração e ensaios).

(11)

Nesta oportunidade, é de salientar a continuação do esforço da redução de estruturas e aceleração dos tempos de processos, tendo em vista libertar os agentes económicos de peso administrativo e burocrático dos procedimentos e prosseguir a diminuição dos tempos de apreciação e decisão.

Continuarão a ser introduzidas simplificações em todos os processos, tanto a nível legislativo como já vem a acontecer no domínio da Metrologia Legal, como a nível da relação do IPQ com todo o meio envolvente, nomeadamente com os agentes económicos, privilegiando-se, através do reforço e actualização dos meios electrónicos disponíveis, um eficaz serviço público interactivo.

A melhoria da interconectividade e interoperabilidade interna e externa, irá permitir alavancar de forma exponencial o trabalho em rede quer com as organizações internacionais, quer com todos os agentes nacionais qualificados pelo IPQ no âmbito dos subsistemas da Metrologia e da Normalização.

(12)

Os Objectivos estratégicos do IPQ, a incluir no QUAR, são os que se apresentam no Quadro seguinte:

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DO IPQ PARA O ANO DE 2009

OE 1 Garantir o nível positivo de satisfação dos clientes e entidades do SPQ.

OE 2 Aumentar a visibilidade e acessibilidade no uso das Normas pelos agentes económicos, particularmente nas PME.

OE 3 Garantir o rigor das medições da rede metrológica nacional, para credibilidade das transacções comerciais, operações fiscais, segurança, saúde e das actividades económicas em geral.

OE 4 Consolidar a abrangência do SPQ, através do aumento do número de organizações certificadas em sistemas de gestão, por organismos de certificação acreditados pelo Organismo Nacional de Acreditação.

(13)

III – Quadros com o Plano de Actividades/Acções por Objectivo Estratégico

OE 1 – Garantir o nível positivo de satisfação dos clientes e entidades do SPQ. DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ASSUNTOS EUROPEUS – DIDAE

Actividades/Acções Indicador referência Valor

2008

Valor referência

2009 Responsabilidade RH

1.1

Acompanhamento das Directivas Nova Abordagem da responsabilidade do IPQ

(Competência referida na alínea g) Artigo 6º da Portaria 540/2007):

- Directiva 90/396/CEE – Aparelhos a gás - Directiva 2006/95/CE – Equipamento eléctrico de baixa tensão

- Directiva 89/686/CEE – Equipamentos de protecção individual

- Directiva 97/23/CE – Equipamento sob pressão

- Directiva 87/404/CEE – Recipientes sob pressão simples

Nº de Directivas

acompanhadas 5 5 UAE 2 TS

1.2

Acompanhamento e qualificação de ON

(Competência referida na alínea h) da Portaria 540/2007) assegurando o cumprimento dos procedimentos e mantendo a COM

permanentemente informada através da Base NANDO

Nº de ON acompanhados 23 23 UAE 2 TS

1.3

Acompanhamento e reconhecimento de marcas de garantia de toque aplicadas por contrastarias estrangeiras em artefactos de metais preciosos (DL 391/79 e DL nº 57/98)

Nº de acompanhamentos e

reconhecimentos 4 6(*) UAE 1TS

1.4 Publicitação de forma dirigida das notificações portuguesas e estrangeiras decorrentes da Directiva 98/34/CEE e da OMC

Publicitação dirigida aos agentes económicos dos

respectivos sectores Novo

Agentes económicos

informados UAE

(14)

Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade RH 1.5

Assegurar o nível de qualidade dos conteúdos disponibilizados no website do IPQ, atingindo o nível 7 de satisfação dos utilizadores (clientes e entidades do SPQ) numa escala de 1 a 10.

Índice de satisfação dos utilizadores do website a

medir por inquérito anual [6;8[ [7;8[ UPQ

2 AT

1.6

Assegurar a publicação mensal (dia 15 de cada mês à excepção de Agosto) da Newsletter ESPAÇO Q e o nível de qualidade dos conteúdos disponibilizados, atingindo o nível 7 de

satisfação dos leitores (clientes e entidades do SPQ) numa escala de 1 a 10.

Número de edições, data e nível de satisfação dos leitores (clientes e

entidades do SPQ), a medir por inquérito anual

Publicação mensal (excepto Agosto), dentro do prazo e com nível de satisfação [6;8[ Publicação mensal (excepto Agosto), dentro do prazo e com nível de satisfação [7;8[ UPQ 1 TS 1 AT 1.7

Assegurar a resposta atempada às perguntas do Serviço Questionar, atingindo o nível de satisfação de 7 dos utilizadores, numa escala de 1 a 10

Número de perguntas entradas/número de

respostas dadas no final de cada mês e nível de

satisfação dos utilizadores a medir por inquérito anual.

Resposta a todas as perguntas no final de cada mês e nível de satisfação dos utilizadores de [6;8[ Resposta a todas as perguntas no final de cada mês e nível de satisfação dos utilizadores de [7;8[ UPQ 3 TS

(*) Dos contactos havidos prevêem-se mais 2 reconhecimentos para 2009 Legenda:

COM Æ Comissão Europeia

UAE Æ Unidade de Assuntos Europeus UPQ Æ Unidade Promoção e Qualidade TS Æ Técnico Superior

(15)

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL - DAG

O Departamento de Administração Geral, enquanto unidade orgânica de suporte a toda a actividade do IPQ, assume responsabilidades directas e indirectas ao nível do Objectivo Estratégico 1, uma vez que o nível de satisfação dos clientes depende do modo directo como são atendidos, sendo certo que o atendimento dispensado depende da qualidade do back-office e da infra-estrutura de suporte que é usada.

Legenda:

ETI Æ Equipa Técnica de Informática AL Æ Área Logística

ARH Æ Área Recursos Humanos

UFP Æ Unidade Financeira e Patrimonial EI Æ Especialista de Informática CT Æ Coordenador Técnico AO Æ Assistente Operacional TS Æ Técnico Superior AT Æ Assistente Técnico DU Æ Director de Unidade

Actividades/Acções Indicador referência Valor

2008

Valor referência

2009

Responsabilidade RH

1.8 Actualização de 20 % do parque informático de

uso individual N.º de computadores substituídos 0/100 20/100 DAG/ETI 3 EI

1.9 Entrada em produção das bases de dados

NORNET e EFICAZMET Entrada em produção das duas bases de dados 0 2 DAG/ETI 3 EI

1.10 Coordenação interna do desenvolvimento do

projecto PROQUAL Relatórios trimestrais 0 4 DAG/ETI 3 EI

1.11 Recuperação das canalizações de ar condicionado Recuperação das canalizações de ar condicionado 0 1 DAG/AL 1 CT 1 AO 1.12 Construção de 20 coberturas para

estacionamento de viaturas Coberturas construídas 0 20 DAG/AL 1 AO 1 CT

1.13 Assegurar a resposta a todos os pedidos de funcionários na área de RH no prazo máximo de 24 horas.

Tempo de resposta 48 24 DAG/ARH 1 TS 1 CT

1 AT 1.14 Assegurar o pagamento a fornecedores no prazo

médio inferior a 14 dias Prazo médio de pagamento 14 dias <14 dias DAG/UFP

(16)

OE 2 – Aumentar a visibilidade e acessibilidade no uso das Normas pelos agentes económicos, particularmente nas PME DEPARTAMENTO DE NORMALIZAÇÃO - DNOR

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor

2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.1

Reformulação das bases de Trabalho da Normalização Portuguesa:

Ter, até 2009-09-30, aprovadas as RPNP – Regras e Procedimentos da Normalização Portuguesa

1. Concepção e preparação da estrutura do documento (2009-02-02)

2. Desenho dos templates a utilizar (2009-02-02)

3. Criação de uma estrutura de codificação dos documentos que integram os diferentes capítulos (2009-02-09) 4. Aprovação pelo DNOR da estrutura do

documento e dos templates (2009-02-16)

5. Afectação/Responsabilização da preparação dos textos base, das

diferentes partes, a cada um dos técnicos do DNOR (2009-02-17)

6. Reunião para análise crítica do primeiro esboço do conjunto de textos (2009-04-30)

7. Período para reformulação e melhoria dos textos (2009-06-01)

8. Reunião para aprovação do 1º draft do documento pelo DNOR. (2009-06-17) 9. Submissão ao Conselho Directivo do IPQ

(2009-07-01)

10. Novo período para reformulação e melhoria dos textos (2009-09-04) 11. Submissão do documento à aprovação final

pelo Conselho Directivo do IPQ(2009-09-10)

(17)

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.2

Reformulação das bases de Trabalho da Normalização Portuguesa:

Fazer duas reuniões da RONS (rede de ONS)

1 -Preparação da 1ª reunião até 2009-05-25 2 - Realização da 1ª Reunião em 2009-06-03 3 - Preparação da 2ª reunião até 2009-10-30 4 - Realização da 2ª Reunião em 2009-11-04

Cumprimento dos prazos (admite-se um desvio máximo de 20 dias no total dos prazos definidos para as acções 2 e 4) Novo Acções realizadas conforme calendário DNOR 2 DU 4 TS 1 AT 2.3

Reformulação das bases de Trabalho da Normalização Portuguesa:

Definir os requisitos que os ONS têm que cumprir para que passem do

reconhecimento provisório a um

reconhecimento definitivo e reconhecer definitivamente, no prazo máximo de 90 dias após a apresentação da respectiva candidatura, todos os ONS que demonstrem fundamentadamente perante o ONN/IPQ o cumprimento desses requisitos

1. Definição dos requisitos necessários e metodologia de aprovação (2009-04-30).

2. Publicitação dos requisitos junto de todos os ONS (2009-06-01)

3. Início do prazo de recepção dos pedidos dos processos reconhecimento (2009-09-01)

(18)

Projectos/Actividades/Acções Indicador Valor referência 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.4

Reformulação das bases de Trabalho da Normalização Portuguesa:

Reduzir, a partir de Janeiro de 2009, o prazo médio de edição das normas, do seguinte modo:

1. Ano de 2009:Relativamente ao número de normas com data de registo de entrada no DNOR posterior a 1 de Janeiro de 2009, 60 % deverá estar editado dentro dos 150 dias sequentes.

2. Ano de 2010: Relativamente ao número de normas com data de registo de entrada no DNOR posterior a 1 de Janeiro de 2010, 50 % deverá estar editado dentro dos 120 dias sequentes.

3. Ano de 2011: Relativamente ao número de normas com data de registo de entrada no DNOR posterior a 1 de Janeiro de 2011, 70 % deverá estar editado dentro dos 120 dias sequentes.

4. Ano de 2012: Relativamente ao número de normas com data de registo de entrada no DNOR posterior a 1 de Janeiro de 2012, 80 % deverá estar editado dentro dos 120 dias sequentes.

(19)

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.5

Acervo Normativo Nacional:

Dispor da totalidade do acervo normativo nacional editado, em suporte digital até 2009-12-31

1. Identificação e reconversão dos documentos relevantes que se encontram em discos ópticos CanonFile (formato proprietário da Canon e já abandonado) para formato TIF ou outro que permita ser trabalhado e convertido em Adobe PDF.

(2009-07-31)

ÆOutsourcing: Recurso à firma Copicanola representante do Canonfile seguindo as regras do Código dos Contratos Públicos (CCP)

2. Identificação e reconversão dos documentos relevantes arquivados em microfichas para formato capaz de ser trabalhado e convertido em Adobe PDF.

(2009-07-31)

ÆOutsourcing: Recurso a firmas da

especialidade segundo as regras do Código dos Contratos Públicos (CCP)

3. Identificação, nas directorias de rede do IPQ, do conjunto de normas portuguesas editadas, em suporte digital (DOC, PDF, ou outro) e em vigor.

(2009-03-31)

ÆMeios Internos ao IPQ

Cumprimento dos prazos (admite-se um desvio máximo de 45 dias no total dos prazos definidos para cada acção)

Novo 100 % DNOR CSE

PSI

(20)

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.5

4. Digitalização das Normas Portuguesas que existem apenas em formato papel

(2009-11-30)

Meios Internos ao IPQ: encontra-se em estudo esta possibilidade

Alternativa

Æ Outsourcing: Recurso a firmas da

especialidade segundo as regras do Código dos Contratos Públicos (CCP)

5. Conversão de todos os documentos relevantes que foram identificados e convertidos para os diferentes formatos digitais para formato Adobe PDF.

(2009-11-30)

Meios Internos ao IPQ: encontra-se em estudo esta possibilidade

Alternativa

ÆOutsourcing: Recurso a firmas da

especialidade segundo as regras do Código dos Contratos Públicos (CCP)

6. Criar uma codificação estruturada dos ficheiros PDF das normas

(2009-07-31)

(21)

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.6

Acervo Normativo Nacional:

Disponibilizar até 2009-07-31 no site do IPQ de forma sistemática as referências das Normas Anuladas nos últimos 4/5 anos

1. Estudo do problema em conjunto com a informática do IPQ

2. Definição da melhor solução técnica e respectivo período de teste

3. Implementação da solução 2009-07-31

Cumprimento do prazo Novo realizada Acção

conforme calendário DUDN DUPDN PSI 1 DU 1 TP 2.7

Acervo Normativo Nacional:

Disponibilizar até 2009-06-30, no site do IPQ e na loja IPQ, para download gratuito, todas as Erratas respeitantes ao acervo normativo em vigor e providenciar a sua permanente actualização.

1. Estudo do problema em conjunto com a informática do IPQ

2. Definição da melhor solução técnica e respectivo período de teste

3. Implementação da solução 2009-06-30

Cumprimento do prazo Novo

(22)

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.8 Promoção da Normalização:

NORForum: Durante o ano de 2009, ter a totalidade dos seus membros designados e realizar pelo menos duas das três reuniões previstas.

1. Processo de nomeação dos membros até 2009-03-31

2. Preparação da 1ª reunião até 2009-06-15 3. Realização da 1ª reunião – 2009-06-18 4. Preparação da 2ª reunião até 2009-10- 09 5. Realização da 2ª reunião - 2009-10-14

Cumprimento dos prazos (admite-se um desvio máximo de 30 dias no prazo definido para a acção 1) Novo Acções realizadas conforme calendário DNOR PSI 2 DU 2 TP 2.9 Promoção da Normalização:

Projecto Juventude - sensibilização dos jovens para a importância da Normalização e da utilidade das Normas

1. Acção 1-Concurso “SABER COM NORMAS” - Análise dos trabalhos presentes a concurso (2009-06-15)

2. 4 sessões de sensibilização para

professores, para divulgação do concurso – 2 fase (2009–10-1/15)

3. 2009-10-14 Entrega dos Prémios em sessão formal no Auditório do IPQ 4. Acção 2 – Sessões nas Universidades: 4

sessões em Universidades - 2ª fase (2009-11-30)

Cumprimento dos prazos Novo realizadas Acções

(23)

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.10 Promoção da Normalização:

Promover e realizar 3 acções de

sensibilização sobre a normalização até 2009-12-15.

1. Estudar e seleccionar a temática e a localização em conjunto com os ONS e os técnicos do Departamento

2. Preparação e realização das acções com selecção das respectivas datas de realização

Número de acções Novo 3 DUPDN PSE 4 TS

2.11

Promoção da Normalização:

Lançar 3 Colecções de Normas em DVD sobre áreas temáticas seleccionadas até 2009-12-31

1. Estudar e seleccionar a temática e o

conteúdo de cada DVD em conjunto com os técnicos do Departamento e os ONS

interessados

2. Para cada DVD: Planificação do trabalho com definição da sua tiragem e

estabelecimento da respectiva data de disponibilização ao público

3. Execução dos DVD

Número de Colecções de

(24)

Projectos/Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade / Notas* RH * 2.12 Promoção da Normalização

Promover uma maior participação das PME na actividade de normalização e acessibilidade destas às normas harmonizadas

1. Estudar e implementar, em conjunto com os ONS, as acções conducentes à

sensibilização das associações industriais sectoriais a promoverem uma maior

representação das PME suas associadas nas Comissões Técnicas portuguesas de

normalização (2009-11-30)

2. Fazer um levantamento da totalidade das Normas harmonizadas em vigor até 2008-12-31 (2009-02-27)

3. Levantamento da totalidade das normas harmonizadas com versão em Português em vigor até 2008-12-31 (2009-03-06) 4. Estabelecimento de um plano de acção

visando o aumento do número de normas harmonizadas com versão em português (2009-07-31)

Cumprimento dos prazos (admite-se um desvio máximo de 45 dias no total dos prazos definidos para cada acção) Novo Acções realizadas conforme calendário DNOR PSE 2DU 3TS * - Códigos: Legenda:

CSE Æ Contratação de Serviços ao Exterior DNOR Æ Director do Departamento Normalização DU Æ Director de Unidade

DUDNÆ Director da UDN DUPDNÆ Director da UPDN

(25)

OE 3 – Garantir o rigor das medições da rede metrológica nacional, para credibilidade das transacções comerciais, operações fiscais, segurança, saúde e das actividades económicas em geral

DEPARTAMENTO DE METROLOGIA - DMET

Actividades/Acções Indicador referência Valor

2008 (*)

Valor referência

2009

Responsabilidade RH

Reorganizar e melhorar o funcionamento da rede nacional de metrologia legal

3.1

Implementar sistemas de gestão da informação no âmbito da rede nacional da metrologia legal

Identificar os meios existentes

Compatibilizar os meios existentes com os meios a adquirir

Integrar as entidades de rede no sistema de gestão de informação

Criar a rede EFICAZMET

Implementação do sistema de gestão da

informação no DMET Novo

Data de conclusão:

2009-12-31 DMET 2 TS

Aumentar o nível de actividade dos laboratórios metrológicos 1. Promover acções de divulgação das capacidades

existentes

Realização de um Seminário de 1 dia sobre Metrologia Científica e Aplicada

Nº de Seminários 1 1 UMCA 2 TS

3.2

2. Identificar necessidades dos clientes

Visitas aos 20 principais clientes Nº de Visitas Novo

Data de conclusão:

2009-09-30 UMCA 4 TS

Aumentar o reconhecimento externo da metrologia nacional 1. Intensificar a participação internacional

Participação em comparações interlaboratoriais Nº de Comparações 4 6 UMCA 12 TS

3.3

2. Promover as capacidades metrológicas do IPQ Aumentar a participação em Seminários e Conferências com apresentação e publicação de papers e posters

(26)

Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 (*) Valor referência 2009 Responsabilidade RH

Difusão da metrologia histórica a nível nacional 3.4

Assegurar visitas de Escolas ao Museu de

Metrologia do IPQ Nº de alunos 1500 1600 DMET 1 TS

Desenvolver e consolidar o controlo metrológico a nível nacional 1. Melhorar a qualidade dos serviços prestados

1.1. Controlo Metrológico de termómetros de

penetração (produtos congelados) Publicação Regulamento Novo 2009-12-31 UML 2 TS

1.2. Elaboração de novos procedimentos

técnicos Aprovação Novo 2009-12-31 UML 2 TS

1.3. Curso Experimentadores Metrologistas Nº de Cursos 1 2 UML 1 TS

1.4. Cursos para técnicos das DRE Nº de Cursos 3 3 UML 3 TS

2. Melhorar o acompanhamento das entidades intervenientes 2.1. Reforçar a coordenação e o

acompanhamento das DRE incluindo Madeira e Açores Reuniões IPQ/DRE Reuniões de coordenação Técnica 2 3 2 6 ADM UML 4 TS 3.5

(27)

Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 (*) Valor referência 2009 Responsabilidade RH

Aumentar o nível de actividade dos laboratórios metrológicos 1. Aumentar em 2% o número de

Certificados/Relatórios /Boletins/Despachos por FTE

Nº de PET executados por

FTE 141,0 143,8 UMCA 20 TS 3 AT

3.6

2. Aumentar em 3% o número de CMC aceites pela

EURAMET no âmbito do MRA do CIPM Nº de CMC 86 89 UMCA 5 TS

Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade 1. Integração dos Manuais da Qualidade (LCM, MET e LME) no MQ do Departamento

Definir a estrutura comum

Elaboração do MQ do Departamento

Edição Manual DMET Novo 2009-12-31 DMET 1 TS

3.7

2. Revisão/Actualização do Sistema da Qualidade Revisão/Actualização dos documentos do Sistema

Nova edição dos

Documentos Gerais Novo 2009-12-31 DMET 5 TS

UMCA Æ Unidade de Metrologia Cientifica e Aplicada DMET Æ Departamento de Metrologia

UML Æ Unidade de Metrologia Legal AT Æ Assistente Técnico

(28)

OE 4 – Consolidar a abrangência do SPQ, através do aumento do número de organizações certificadas em sistemas de gestão, por organismos de certificação acreditados pelo Organismo Nacional de Acreditação.

DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ASSUNTOS EUROPEUS – DIDAE

Actividades/Acções Indicador referência Valor

2008

Valor referência

2009 Responsabilidade RH

4.1

Análise e acompanhamento dos projectos aprovados nos âmbito do PRIME (actividade de encerramento) e do QREN, diminuindo em 5% o número de horas de FTEs gastas por cada Projecto Padrão, considerado a partir de uma tabela de equivalência que tem em conta as diferentes complexidades

Horas de FTE por Projecto Padrão horas de FTE por Projecto Padrão 14,45 (*) horas de FTE por Projecto Padrão 13,73 UAE 3 TS 4.2

Promover a aproximação do IPQ enquanto gestor e coordenador do SPQ aos Organismos de Certificação acreditados pelo Organismo Nacional de Acreditação, com a criação de um FORUM dos OC, que reúne 2 vezes por ano (1º semestre e 2º semestre) Nº de reuniões do Fórum dos OC novo criação e realização de 2 reuniões UPQ 2 TS 4.3

Desenvolvimento da Estratégia nacional de Promoção da Excelência Organizacional com a organização, divulgação e acompanhamento da edição 2009 do PEX-SPQ Realização e execução do PEX-SPQ lançamento do PEX-SPQ realização e execução UPQ 1 TS

4.4 Melhorar a execução do ECSI, aumentando em duas o número de empresas/marcas participantes

Nº de empresas

participantes 21 (*) 25 UPQ 1 TS

4.5

Efectuar actividades de cooperação e de prestação de serviços de assistência técnica para o desenvolvimento das infra-estruturas da qualidade com os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e

Moçambique) e com os países do Magreb (Marrocos, Tunísia e Argélia)

Nº de actividades de

(29)

Actividades/Acções Indicador referência Valor 2008 Valor referência 2009 Responsabilidade RH 4.6

Assegurar a promoção e desenvolvimento do SPQ com a organização de congressos, seminários, conferências, workshops) e actividades similares.

Nº de iniciativas realizadas 11 (*) 14 UPQ 1 TS 1 AT

(*) valor previsto no final de 2008

(**) prevê-se efectuar uma acção com cada país. Legenda:

UAE Æ Unidade de Assuntos Europeus UPQ Æ Unidade Promoção e Qualidade TS Æ Técnico Superior

AT Æ Assistente Técnico

Caparica, 20 de Agosto de 2008

Jorge Marques dos Santos

Referências

Documentos relacionados

Informe ao seu médico ou a um farmacêutico caso você esteja tomando ou tenha tomado recentemente qualquer um dos seguintes medicamentos utilizados para tratar:..  infecções

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

De acordo com Santos (2007), muitas vezes o ensino de ciências limita-se a um processo de memorização de vocábulos, de sistemas classificatórios e de fórmulas, de modo que

Eu tinha uma necessidade e não estava disposta a me dar, como: Permissão para uma pausa ou soneca, limites para a família e trabalho, permissão de dizer

Assim, a esperança para mudar radicalmente este quadro de aparente participação da comunidade escolar na gestão da escola pública é se apegar às brechas

Segundo Turatti (2010) o conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas para precaver as doenças, assim, é importante que as discussões sobre esse tema se deem de forma

Agora com o inventário de recursos realizado e com os Fatores Críticos de Sucesso e Motores Competitivos identificados com base nos Fatores Chaves de Compra e Cadeia de Valor,

RELAÇÕES ENTRE SABER E CONHECIMENTO, SOCIEDADE, ESTADO DE DIREITO, DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E CONTROLE SOCIAL, VIVÊNCIAS E