• Nenhum resultado encontrado

Neste domingo, celebramos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Neste domingo, celebramos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Coração aquecido, mente

equilibrada e mãos estendidas.

N

este domingo, celebra-mos a experiência que John Wesley registrou em seu diário, no dia 24 de maio de 1738, quando ele afi rmou ter sentido seu coração estranha-mente aquecido, o que ele en-tendeu como uma manifesta-ção emocional sinalizadora de sua comunhão com Deus. Para nós, metodistas, essa data tem servido como referência, por de-monstrar que a integração entre a religiosidade individual e o desenvolvimento de ações concretas na socieda-de é entendida como a proposta socieda-de Deus para a Sua Igreja.

Podemos dizer que somos o povo do coração aquecido, mas também das mãos estendidas. Wesley deu os seguintes nomes para essa equação: atos de piedade e obras de misericórdia. Os atos de piedade são, principalmente, o culto a Deus e o cultivo da piedade pessoal e comunitária; já as obras de mi-sericórdia constituem, sobretudo, o trabalho que valoriza e realiza o indivíduo, enquanto ele colabora para a construção da nova comunidade e do reino de Deus, em amor e justiça. Assim, nossa igreja busca cumprir sua missão e cres-ce quando cultua a Deus no oferecimento de nós mesmos, em comunidade, na adoração, no louvor, na confi ssão, na afi rmação da fé, na consagração e no compartilhar de nossas experiências e dons.

Por isso, o metodismo se caracteriza por sua paixão evangelística, procuran-do divulgar as boas novas de salvação a todas as pessoas, de tal maneira que o amor e a misericórdia de Deus, revelados em Jesus Cristo, sejam proclama-dos e aceitos por toproclama-dos os homens e mulheres. No poder do Espírito Santo, por meio do testemunho e dos serviços prestados ao mundo por nossa igreja, em nome de Deus, o movimento metodista demonstra permanente compromisso com o bem-estar de cada pessoa não só espiritualmente, mas também nos as-pectos que envolvem questões sociais.

Sabemos que tudo em excesso pode ser prejudicial e que, portanto, é preci-so buscar o equilíbrio sempre. Em se tratando de igreja, essa lógica é

(2)

mente verdadeira. Uma igreja que se preocupa unicamente consigo mesma, ape-nas valorizando suas expressões cúlticas e celebrativas, passará a ter uma vivên-cia meramente contemplativa e ensimesmada; por outro lado, uma igreja voltada somente para fora, focada única e exclusivamente em questões sociais e políti-cas, pode vir a se tornar apenas uma “ONG piedosa”, como disse o Papa Fran-cisco. Do mesmo modo, uma igreja que não zela nem valoriza a transcendên-cia passa a ser uma ideologia religiosa, concorrendo ou colaborando com ou-tras ideologias. Torna-se, com isso, cada vez mais irrelevante, pois de ideologias o mundo atual está cansado.

As igrejas cristãs e, em especial, a Igreja Metodista têm dado e podem continu-ar a dcontinu-ar uma significativa contribuição pcontinu-ara o protestantismo em geral, mas, so-bretudo, para que o anseio de Deus – que é a plenitude do Seu Reino no mun-do –, possa ser concretizamun-do.

Não vejo outro caminho para a igreja que não seja o equilíbrio. Assim, precisamos permitir que o Espírito Santo renove permanentemente nossas mentes, para que possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Que nossos corações sejam aquecidos pelo fogo do Espíri-to, que nossas mãos sejam conduzidas pelos exemplos de Cristo e que em nossas mentes a vontade de Deus habi-te em plenitude!

No amor de Cristo, Rev. Tiago Valentin

O Evangelho de Cristo não conhece outra religião que não a social, nem outra santidade que não a santidade social.

Este mandamento temos de Cristo: que o que ama a Deus ame também a seu irmão.

John Wesley, precursor do metodismo (1703-1791) Reflexão

Deus mandou te dizer...

Confessemos, gostamos de ouvir que coisas boas e agradáveis irão aconte-cer conosco. Afinal, não queremos sa-ber de “coisas ruins” para a nossa vi-da. E, quando alguém nos diz palavras de sucesso, de cura, de ganhos que te-remos, de respostas de oração que es-tão chegando, dizemos: “Amém. Rece-bo!”. Quem nunca ouviu e se alegrou com palavras assim? Se, porventura, a palavra não é do agrado, a resposta é: “Está amarrado!”.

Quando o povo de Deus esteve cativo na Babilônia, surgiram inúmeros profe-tas dizendo que eles deveriam se

ale-Profeta Jeremias, por Antônio F

rancisco Lisboa (Aleijadinho)

(3)

grar, pois logo deixariam aquela terra estranha e voltariam para casa. Quem, no exílio, não deseja ouvir uma notícia dessas? Deus, porém, joga um balde de água fria: “Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre so-nham segundo o vosso desejo” (Jr 29:8).

Chamou-me a atenção essa última parte: “sempre sonham segundo o vosso de-sejo”. Ou seja, muitos falam não a partir do que ouviram do Senhor, mas sim o que o outro deseja ouvir. No caso citado, o único que falou da parte de Deus – e sofreu por isso – foi Jeremias. Não haveria volta para casa tão cedo: “Edificai ca-sas (...), plantai pomares (…), casai filhos e filhas (…), porque vivereis ainda se-tenta anos na Babilônia” (Jr 29:5-10).

Eu ficaria imensamente feliz se alguém, vindo da parte de Deus, me dissesse: “Daniel, você vai ganhar tal e tal coisa, gozará de boa saúde até os 100 anos, vi-verá para ver até sua quarta geração…”. Eu diria: “Que coisa tremenda! Rece-bo!” Mas espere um momento. Quem está falando? Foi o Senhor? Veio do céu? Diante do vale de ossos secos, Ezequiel profetizou e os ossos milagrosamente reviveram. Mas o profeta não falou de sua boca, nem de acordo com suas inten-ções: “Profetizei segundo me fora ordenado” (Ez 37:7). Ou seja, não é o desejo do homem, mas é Deus que ordena a bênção!

Paulo desejava subir a Jerusalém, mas um profeta chamado Ágabo, tomando um cinto, prendeu os próprios pés e mãos e disse: “Isso farão com você” (At 21:11). O apóstolo não reclamou, dizendo: “Poxa, a gente quer fazer o bem e vem al-guém profetizar coisa ruim?”. Sim, às vezes Deus nos dirá coisas que poderão nos desagradar.

Quando nossos filhos são pequenos, poupamo-los de saberem inúmeras situa-ções aflitivas e lhes dizemos: “Está tudo bem, está tudo bem”. Isso acalma os co-raçõezinhos ansiosos. Entretanto, quando crescem e adquirem maturidade para enfrentar as realidades da vida, já podem suportar a verdade. Isso não lhes fará mal e será uma oportunidade de ficarem mais fortes diante das adversidades e aumentarem a confiança em nós.

Se você também cresceu e amadureceu na fé, Deus lhe dirá todas as coisas, até aquelas que não te agradam. Mas, se você não suporta ouvir falar de adversida-des e acha que Jesus te abandonou toda vez que enfrenta uma tribulação, pro-vavelmente precisará a todo o momento de provas, de confirmações, de sinais, ora de “novelo de lã molhado”, ora de “novelo de lã seco” (Jz 6:37-40). Não pa-rece ainda haver amadurecimento.

Agora, como prêmio por ter chegado até o final desta leitura, Deus mandou te di-zer: “Tão somente sê forte e mui corajoso. De maneira alguma te deixarei e ja-mais te abandonarei” (Js 1:5-7).

Creio que basta, não?

Por Daniel Rocha, pastor da IM Central em Santo André (SP)

Não conheço a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos.

Bill Cosby, comediante e ativista norte-americano

(4)

Meditação

Como apresentar Jesus

“Tendo ouvido falar a respeito de Je-sus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada” (Mc. 5:27,28).

O texto fala de uma mulher que, duran-te muitos anos padecera, de uma en-fermidade e não conseguia encontrar uma solução. Ela já tinha tentado de tu-do e gastatu-do tutu-do o que tinha na bus-ca por uma solução para o seu proble-ma de saúde.

Lendo mais uma vez esse texto, algo me chamou a atenção, pois ele diz que, quando a mulher ouviu falar de Jesus, sua vida mudou. Quando isso aconteceu ela gerou fé em seu coração e começou a pensar e falar de uma maneira dife-rente. Ela viu uma luz no fim do túnel.

A pergunta que vem a minha mente é: “O que será que falaram para aquela mu-lher sobre Jesus a ponto de ela pensar que, se tão-somente tocasse em suas vestes, seria curada?”.

Alguém falou de Jesus para aquela mulher de uma maneira tão maravilhosa e grande que, mesmo sem conhecê-Lo, ela começou a pensar que não precisava de muito, apenas tocar na ponta de Suas vestes.

Apresentaram a ela um Deus tão poderoso que o problema que ela sentia havia muitos anos já não significava mais nada em comparação com o tamanho des-se Deus.

E como é que nós temos apresentado Jesus para as pessoas que nos cercam? Será que o que temos falado sobre Ele tem despertado interesse e fé no cora-ção de quem nos ouve?

As pessoas devem sair da presença de um cristão crendo muito mais do que quando se aproximaram. Conhecendo Jesus como Ele é, não podemos nos per-mitir ignorar o problema quando deveríamos estar pregando a solução de uma maneira grandiosa, assim como pregaram para aquela mulher.

Pense nisso! Por Ramiro Chagas

Avisos

Confraternização das famílias

Em 30 de maio de 2015, um sábado, às 19h00, haverá um encontro especial em nossa igreja. Venha e traga sua família! O convite custa R$ 5,00 por pessoa, com direito a um delicioso caldo verde e a um cachorro quente, e pode ser soli-citado à Silvana Bentley. Reserve já o seu!

(5)

Palestra especial sobre dízimo

Por que dar o dízimo? Se o fizermos seremos mais abençoados? Se não der-mos o dizimo sereder-mos amaldiçoados? Por que 10%? Estas e outras dúvidas se-rão respondidas no domingo que vem (31/5), na abertura da Escola Dominical, às 9h00, quando haverá uma palestra especial sobre o tema, na qual trataremos das bases bíblicas para essa prática. Participe!

Concílio Local no domingo que vem (31/5)

Todos os membros de nossa igreja estão convocados para o Concílio Local, que acontecerá no dia 31 de maio (domingo), após a palestra sobre dízimo (9h45).

Culto de Oração.

Quando: 6 de junho de 2015, às 19h30;

Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Toda a igreja está convidada para esse tempo precioso de intercessão, louvor, ministração e comunhão.

Mocidade – Geração Transbordante

Aniversariantes.

24/5 Augusto Bentley Murbak Cerqueira, Elisabeth Laura Ladeia Gomes Silva e Neusa da Silva Cordeiro.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cé-lia, da D. Celina Fonseca (tia da Márcia Lilian), da Ci-da (cunhaCi-da Ci-da Silvana), Ci-da d. CiCi-da Barçante, Ci-da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Sil-vana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. Jo-sé (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Be-th Estrozi), do Luiz (cunhado da Edna), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin

tivalentin@hotmail.com

Pastora: Laura Valentin

lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

Supercomplexo - Teoria da conspiração

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (24/5) PRÓX. DOMINGO (31/5)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

GUARDADOR DO CARROS Dinho Tiago

INTERCESSÃO Manoel/Maria José Roberto/Salete MINISTÉRIO INFANTIL Bia/Laura/Thaís Angélica/Carol/Flávia G.

LOUVOR Vida Geração

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

OPERADOR DE CAMERA Gabriel Almir

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Laura/Nurimar Pr. Tiago/Emerson

Referências

Documentos relacionados

À parte isto, mesmo que prepondere o naturalismo sobre o ceticismo em Hume, este naturalismo emergirá como resultado de uma reflexão cética sobre os fundamentos das crenças e

Por isso, a origem histórica do capital e do sistema capitalista euro- peu é indissociável do poder político e das guerras, e a teoria sobre a formação deste “universo europeu”

231-44 (Itaqui-RS), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul decidiu que a conduta vedada do inciso VII do artigo 73 da Lei das Eleições requer, à atração, que tenha

A construção de uma tipologia para os canais fluviais urbanos na RMR, ao mesmo tempo em que pretende contribuir com a aproximação da visão ambiental com

«conceptualizar e a formular» as suas regras e princípios, vão ser capazes de construir as suas próprias teorias que orientam a prática docente como rampa de lançamento para

potest, est quo maius cogitari potest. Sed certe hoc esse non potest. Existit ergo procul dubio aliquid quo maius cogitari non valet, et in intellectu et in re. Quod utique sic

S em qualquer sombra de dúvida, quando nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso a dizer que o nome de Deus deve ser santificado na Terra, do mesmo

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm