• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

 

Nova  Medical  School  –  Faculdade  de  Ciências  Médicas  

Ano  Lectivo  2015-­‐2016  

Cândida  Cardoso  Infante  

(2)

Índice

1.

Introdução

---2.

Síntese das Actividades Desenvolvidas

2.1. Estágio de Cirurgia --- 2.2. Estágio de Medicina --- 2.3. Estágio de Saúde Mental --- 2.4. Estágio de Medicina Geral e Familiar --- 2.5. Estágio de Pediatria --- 2.6. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia --- 2.7. Estágio de Otorrinolaringologia – Estágio Clínico Opcional --- 2.8. Outras Actividades Realizadas ---

3.

Reflexão Crítica

---4.

Anexos

---2

2

3

3

4

4

5

6

6

7

10

(3)

1. INTRODUÇÃO

O Mestrado Integrado em Medicina tem como objectivo principal uma formação médica pré-graduada, mediante a aquisição não só de um conjunto de conhecimentos sólidos, mas também de aptidões específicas, associadas à consolidação de um conjunto de valores e princípios éticos que nos capacite como futuros médicos ao exercício autónomo da nossa profissão.

Deste modo, o 6º ano, como ano profissionalizante, afigura-se como o elo de ligação entre a formação pré-graduada e o exercício da profissão e baseia-se quer na prática clínica orientada em especialidades nucleares, quer na fomentação da curiosidade pelo Saber e Conhecimento Científico.

Este relatório destina-se, então, à descrição sumária das actividades exercidas ao longo do ano, apresentadas de forma cronológica, bem como à análise do cumprimento dos objectivos pessoais e específicos dos estágios realizados. Assim sendo, o presente relatório é composto por três secções: a presente Introdução, a Síntese das Actividades Desenvolvidas e a Reflexão Crítica.

2. SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS 2.1. Estágio de Cirurgia

O Estágio de Cirurgia decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, de 14 de Setembro a 6 de Novembro de 2015, sob orientação do Dr. Gonçalo Luz. Foi constituído por quatro semanas de Cirurgia Geral, uma de Serviço de Urgência e duas de Gastroenterologia. Os principais objectivos consistiram em reconhecer as principais patologias cirúrgicas e consolidar conhecimentos sobre o seu diagnóstico, terapêutica e necessidade de referenciação, bem como observar e realizar diversos procedimentos técnicos, nomeadamente ao nível da pequena cirurgia (desinfecção, drenagem, sutura).

Dei o meu contributo directo nas consultas de Cirurgia Geral, na Sala de Pensos, na Enfermaria, no Bloco Operatório e no Serviço de Urgência (Balcões e Sala de Observação,

(4)

Pequena Cirurgia e Trauma). Acompanhei a visita médica e assisti às reuniões de Serviço, seminários teórico-práticos e apresentação de casos clínicos. Apresentei um caso clínico subordinado ao tema Lipoma Intragástrico no Mini-Congresso no Hospital Beatriz Ângelo e elaborei o relatório parcelar.

2.2. Estágio de Medicina Interna

Este estágio decorreu no Serviço de Medicina 2.3. do Hospital dos Capuchos, de 9 de Novembro de 2015 a 15 de Janeiro de 2016, sob orientação do Dr. Augusto Ribeirinho. Tive como objectivos desenvolver e aperfeiçoar competências diversas, como a colheita de anamnese, exame objectivo, relevância de pedidos de exames complementares de diagnóstico e sua interpretação, prescrição e ajustes terapêuticos, trabalho de equipa e comunicação.

Estive totalmente integrada, com grande autonomia, nas actividades da Enfermaria e do Serviço de Urgência. Pude executar e adquirir maior perícia em vários procedimentos práticos, nomeadamente na observação de colocação de cateteres venosos centrais, paracenteses e toracocenteses bem como na realização de gasimetrias arteriais e punções venosas.

Participei diariamente nas reuniões clínicas e assisti aos seminários teórico-práticos e sessões formativas matinais. Durante o estágio apresentei dois trabalhos de revisão teórica sobre Síndrome Febril Indeterminado e Norma de Utilização de Antibióticos – Prevenção de

Resistências, e redigi o relatório parcelar.

2.3. Estágio de Saúde Mental

Este estágio decorreu na Consulta de Psiquiatria da Ligação e no Hospital do Dia, no Hospital Egas Moniz, sob orientação do Dr. António Neves e da Dra. Paula Duarte, respectivamente, de dia 25 de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2016. Os objectivos consistiram em melhorar o reconhecimento e abordagem dos problemas de Saúde Mental mais

(5)

frequentes, efectuar o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação e aprendizagem do manuseamento de alguns psicofármacos. Acompanhei as actividades do Serviço de Urgência do Hospital São Francisco Xavier.

Em duas manhãs do estágio, sob orientação do Professor Doutor Miguel Xavier e do Professor Doutor Pedro Mateus participei no desenvolvimento de um Projecto de Investigação centrado no tema Pathways to psychiatric emergency care.

Realizei uma apresentação de um artigo intitulado Transference-Focused Psychotherapy for Borderline Adolescents: A Neurobiologically Informed Psychodynamic Psychotherapy, e o

relatório parcelar.

2.4. Estágio de Medicina Geral e Familiar

O estágio, de 22 de Fevereiro a 18 de Março de 2016, decorreu na Unidade de Saúde Familiar das Descobertas, sob orientação da Dra. Maria Manuel Alves.

Alguns dos objectivos foram compreender melhor a dinâmica dos Cuidados de Saúde Primários, desenvolver aptidões com vista ao uso racional dos recursos de saúde disponíveis, aperfeiçoar e desenvolver aptidões em Medicina Preventiva e na abordagem biopsicossocial do doente.

Foi-me dada grande autonomia, tendo participado na realização de consultas com supervisão do tutor, nas mais diversas faixas etárias e âmbitos (Consulta de Hipertensão Arterial, de Diabetes, de Saúde Infantil e Juvenil e de Saúde Materna). Acompanhei e participei nos procedimentos de enfermagem (pensos e vacinações).

Realizei também o Diário de Exercício Orientado.

2.5. Estágio de Pediatria

Este estágio teve lugar no Hospital Dona Estefânia, sob orientação da Dra. Mafalda Paiva,

de 28 de Março a 22 de Abril de 2016. Estabeleci como objectivos adquirir novos conhecimentos e consolidar os previamente adquiridos sobre as patologias mais frequentes

(6)

na idade pediátrica, nomeadamente no diagnóstico e bases terapêuticas, a par de aperfeiçoar aptidões na colheita da anamnese e realização de exame objectivo num doente em idade pediátrica.

Acompanhei as actividades na Enfermaria, no Serviço de Atendimento Permanente, na Consulta Externa de Pediatria Médica e de outras subespecialidades (Imunoalergologia e Reumatologia). Para além do disposto, foi-me ainda possível assistir a Reuniões Clínicas e de Serviço, bem como a sessões teóricas semanais.

Realizei uma história clínica sobre Mastite Neonatal, uma revisão teórica sobre o tema

Macrocefalia em Idade Pediátrica e o relatório parcelar.

2.6. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia teve lugar na Maternidade Alfredo da Costa, de 26

de Abril a 20 de Maio de 2016, sob orientação da Dra. Alice Cabugueira, na vertente de Obstetrícia, e da Dra. Celina Ferreira na de Ginecologia. O principal objectivo consistiu na aquisição e consolidação de conhecimentos e aptidões teórico-práticas na assistência médica Obstétrica e Ginecológica. Nas duas semanas em Obstetrícia participei nas actividades da Consulta de Alto Risco, Bloco Operatório, Enfermaria e assisti a reuniões clínicas e seminários. Nas duas semanas de Ginecologia integrei as actividades na Consulta Externa Geral de Ginecologia e de Mama e no Bloco Operatório. Durante as quatro semanas de estágio frequentei também o Serviço de Urgência da Maternidade.

Tive assim a oportunidade de executar com frequência os exames obstétrico e ginecológico, sobretudo no que diz respeito à inspecção do colo uterino com recurso ao espéculo, toque vaginal, palpação bimanual e colheita de colpocitologia.

Apresentei com uma colega um trabalho de revisão teórica sobre Úlceras Vulvares, tendo este sido selecionado para apresentar nas Primeiras Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Lisboa Central / Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas. Elaborei o relatório parcelar.

(7)

2.7. Estágio de Otorrinolaringologia – Estágio Clínico Opcional

O estágio decorreu no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, de 23 de Maio a 3 de Junho de 2016, sob orientação do Professor Doutor António Paiva. A integração na equipa surgiu pelo interesse pessoal nesta especialidade, permitindo-me desta forma não apenas a aquisição de novos conhecimentos mas também a consolidação dos previamente adquiridos sobre as patologias mais frequentes quer na idade adulta quer na idade pediátrica. Nas duas semanas de estágio participei nas actividades da Consulta Externa, Técnicas Diagnósticas de ORL, Serviço de Urgência e Bloco Operatório.

2.8. Outras Actividades Realizadas

• Participação na Conferência “iMed 4.0 – Innovating Medicine” (anexos 1 e 2); • Participação no Projecto de Voluntariado “Despertar Sorrisos” (anexo 3);

• Estágio Cirúrgico de Verão PECLICUF no Hospital CUF Descobertas (anexos 4 e 5); • Formação de “Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde” (anexo 6);

• Colaboradora do Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA da AEFCML (anexo 7); • Participação nas “XIII Jornadas de Endocrinologia do Hospital Egas Moniz” (anexo 8); • Participação nos “Rastreios AEFCML – Torre de Moncorvo” (anexo 9);

• Curso de Formação Profissional sobre “Problemas Ligados ao Álcool” (anexo 10); • Curso de Formação Profissional sobre “Abordagem do Doente Urgente: Introdução à

Abordagem do Trauma” (anexo 11);

• Palestrante e Participação nas “Primeiras Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do CHLC_NMS-FCM” (anexos 12 e 13);

(8)

3. REFLEXÃO CRÍTICA

O estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina serviu o propósito de complementar a minha formação médica profissional e permitiu-me não apenas o aprofundamento dos ensinamentos teóricos adquiridos ao longo dos cinco anos de curso anteriores, mas também vivenciar a realidade do trabalho médico em contextos diversos (Hospital e Unidade de Saúde Familiar), de acordo com a especialidade. Foi ainda uma oportunidade para me preparar melhor para a prática clínica geral futura, para me suscitar o desejo de ampliar os meus conhecimentos em Medicina e, em última análise, para me consciencializar ainda mais da necessidade de uma abordagem global do doente.

Saliento também como aspecto positivo a possibilidade de, durante este ano profissionalizante, cada orientador ter um/dois alunos sob sua tutela, o que facilita a relação, a aprendizagem e o ganho progressivo de autonomia.

É com grande satisfação que constato que os objectivos a que me propus no início do ano foram cumpridos na sua totalidade. Nesta fase final do curso apercebi-me do papel verdadeiramente decisivo que a integração dos conhecimentos teóricos e práticos acumulados ao longo destes seis anos exerce na forma como um aluno encara a vida quotidiana de uma Enfermaria ou de uma Unidade de Saúde Familiar, ou até no modo como aborda um doente em contexto de Serviço de Urgência. Constato que a minha evolução foi muito positiva e crescente ao longo destes meses, sentindo-me cada vez mais à vontade e preparada para colaborar na abordagem das doenças mais incidentes e prevalentes no contexto dos vários serviços por onde passei, mas também para me aperceber das lacunas de conhecimentos que tinha nalgumas áreas, tendo trabalhado no sentido de as minimizar ou mesmo colmatar. Pude também aperfeiçoar o contacto com os familiares, que permitiu aperceber-me do importante Suporte que representam, particularmente em contexto de doença, porque a família não tem preço, mas tem valor.

(9)

O estágio foi útil também por me ter permitido perceber que algumas especialidades médicas, em particular a Medicina Interna e a Medicina Geral e Familiar, se ocupam, cada vez mais eminentemente, de doentes idosos, que necessitam de uma abordagem holística, que contemple não apenas a multipatologia característica deste grupo etário, mas também uma complexidade de factores que vão para além da vertente médica – os encargos económicos associados à condição de doente crónico polimedicado, o apoio prestado pelos familiares, ou até a forma como as entidades oficiais prestam serviços que visem um acompanhamento e ajuda regulares na manutenção das condições higieno-sanitárias em que estes doentes vivem. As deficiências que existem na articulação entre Hospitais, as Unidades de Cuidados Continuados e os Serviços de Apoio Social, e que penso serem indissociáveis das dificuldades económicas que estes últimos enfrentam, repercutem-se numa carência destas entidades de apoio para receberem doentes com limitações funcionais acentuadas, que acabam por permanecer, muitas vezes indevidamente, nas Enfermarias de Medicina.

O estágio de Cirurgia foi deveras positivo pois senti-me parte integrante da equipa, colaborando activamente em todas as actividades. No estágio de Saúde Mental creio que cumpri os objectivos, sentindo-me mais apta para a entrevista clínica e para o diagnóstico e abordagem de patologia psiquiátrica comum. No entanto, considero que teria sido vantajoso um maior contacto com a Enfermaria. O estágio de Pediatria, foi significativamente proveitoso pois, por ter decorrido num serviço de Pediatria Médica Geral, pude aprender a abordar a patologia pediátrica mais frequente. Também o facto de ter frequentado subespecialidades, deu-me uma visão mais abrangente da abordagem na idade pediátrica. Apercebi-me progressivamente da importância do binómio pais-criança enquanto uma unidade terapêutica e que cada criança que nasce faz nascer dois pais. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia permitiu a consolidação de competências teórico-práticas no âmbito da patologia Ginecológica mais frequente e da Saúde Materno-Fetal.

(10)

Gostaria também de deixar uma palavra muito positiva ao Estágio Clínico Opcional, que possibilita os estudantes desenvolverem actividades integradas numa Especialidade de maior interesse.

Em resumo, considero que este ano foi fulcral para a minha formação médica, permitindo-me permitindo-melhorar na execução da anamnese, do exapermitindo-me objectivo e dos registos clínicos e ganhar autonomia para fazê-los; usar como base o raciocínio clínico para a formulação de hipóteses e para o pedido de exames complementares de diagnóstico; aprender a diagnosticar patologias frequentes e a tratá-las; aprender a trabalhar em equipa e perceber a importância dos pares; aprender a procurar soluções, a pedir ajuda e a colmatar as minhas falhas; aprender a dar valor à vida e a respeitar o momento da morte; e sobretudo, que uma relação médico-doente de confiança constitui a base terapêutica de qualquer patologia, dado que, quando a porta do consultório se abre, entram sempre duas pessoas: o Doente e a Esperança.

Fazendo um balanço dos seis anos que agora findam, gostaria de enaltecer a qualidade da Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas enquanto entidade formadora activa, interessada nos seus alunos e preocupada em dar resposta às expectativas dos mesmos. Agradeço a todos os Professores, Assistentes, Tutores, Colegas e Amigos, que de alguma forma contribuíram para a minha formação.

Fecho este ciclo com chave de ouro, orgulhosa da Faculdade que me ergueu e com a absoluta certeza de que a formação que recebi nesta Escola Médica foi de grande qualidade.

(11)

4. ANEXOS

Anexo 1 e 2: Certificados de Participação na Conferência “iMed 4.0 – Innovating Medicine”

(12)
(13)
(14)

Anexo 6: Certificado de Formação de “Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde”

(15)

Anexo 7: Certificado de Colaboradora do Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA da AEFCML

Declaração

Para os devidos efeitos se declara Cândida Cardoso Infante portadora do CC nº. 13895883, foi colaboradora do Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa no mandato 2012/2013.

Por ser verdade, e por nos ser pedida, se passa esta declaração.

Lisboa, 23 de setembro de 2014 Pel’a Direcção da AEFCML

Teresa Nóbrega Presidente

(16)

Anexo 8: Certificado de Participação nas “XIII Jornadas de Endocrinologia do Hospital Egas Moniz”

(17)
(18)

Anexo 10: Certificado do Curso de Formação Profissional sobre “Problemas Ligados ao Álcool”

(19)

Anexo 11: Certificado do Curso de Formação Profissional sobre “Abordagem do Doente Urgente: Introdução à Abordagem do Trauma”

(20)

Anexos 12 e 13: Certificados de Palestrante e de Participação nas “Primeiras Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do CHLC_NMS-FCM”

(21)
(22)

Anexo 14: Certificado de Redatora Científica dedicada ao tema da Imuno-Oncologia

Instituto de Ciências da Saúde | Universidade Católica Portuguesa

Edifício da Biblioteca João Paulo II - 5ºpiso, Palma de Cima, 1649-023 Lisboa, Portugal

A quem possa interessar,

Declara-se que Cândida Infante trabalhou como redatora científica num Think Tank dedicado ao tema da Imuno-oncologia num período estimado de 30h.

O Think Tank foi desenvolvido no âmbito de um projeto de estudos da Coordenação de Saúde Pública do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Lisboa, 06 de Junho de 2016,

Ricardo Baptista Leite, M.D.

Coordenador de Saúde Pública Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde

Referências

Documentos relacionados

Após a realização de muitas horas de trabalho de bibliotecário, de pesquisa eletrónica, assim como de abordagem a diversas pessoas e entidades, que demoraram mais de nove meses de

(Flipped Classroom). Um dos pontos essenciais para a constante melhoria dos cursos oferecidos nesta modalidade é, sem dúvida, pensar uma organização curricular

Na Instituição “A”, as crianças entre três e sete anos, foram auxiliadas pelos tutores no quesito “identificação”, já que muitas não sabiam a idade ou até mesmo

Contudo há indústrias onde um produto que seria A por estar nos 20% de produtos que representam 80% da quantidade de vendas e também o sendo ao nível da frequência, por ser um

Quando nos referimos aos manuscritos de apoio à vida interna da abadia estamos a falar de textos com uma dimensão teórico-prática entrosada no dia-a-dia de um

Para corrigir estas deformações na imagem é utilizada uma função de transformação de intensidade, como é ilustrado na gura 2.1, onde r representa o eixo de input do nível cinza e

O desemprego de mobilidade corresponde, entre os diplomados que exerciam uma actividade profissional a tempo inteiro durante a licenciatura, a 14,2%, percentagem substancialmente