• Nenhum resultado encontrado

CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

 

CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE ________________________________

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO Nº 01/2012

PARA O PREENCHIMENTO DE EMPREGOS PÚBLICOS PARA A POLICLÍNICA DE ______________________________________

EMPREGO PÚBLICO

MÉDICO ESPECIALISTA EM GASTROENTEROLOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO PARA CONFERÊNCIA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

LEIA COM ATENÇÃO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES

1. A Prova Objetiva terá a duração de 3 horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta e orientações iniciais sobre o processo de aplicação das provas.

2. A Prova Objetiva versará sobre Conhecimentos Gerais e sobre Conhecimentos Específicos inerentes ao respectivo emprego, previstos no conteúdo programático, sendo composta de 25 questões de múltipla escolha, no valor de 4,0 pontos cada questão. A prova total vale 100 pontos. As questões de 1 a 20 são referentes à matéria de Conhecimentos Específicos e as questões de 21 a 25 são referentes à matéria de Conhecimentos Gerais.

3. As questões da prova apresentam um enunciado seguido de quatro alternativas designadas pelas letras A, B, C e D, existindo somente uma alternativa correta.

4. Para cada questão da prova, assinale somente uma alternativa que você considera como a resposta correta. 5. Examine se o caderno de provas está completo e se há falhas ou imperfeições gráficas que causem dúvidas.

Nenhuma reclamação será aceita após trinta minutos do início da prova.

6. Decorrido o tempo determinado pela Coordenação Local, será distribuído o cartão-resposta, o qual será o único documento válido para a correção da prova.

7. Ao receber o cartão-resposta verifique se seus dados estão corretos.

8. Assine o cartão-resposta no espaço reservado no cabeçalho. Não haverá substituição do cartão-resposta ou de prova em caso de erro ou rasura efetuado pelo candidato.

9. Não amasse nem dobre o cartão-resposta, para que não seja rejeitado pela leitura ótica.

10. Não serão considerados os pontos relativos a questões quando, no cartão-resposta, forem assinaladas mais de uma resposta, ou houver rasura, ou marcação a lápis ou não for assinalada nenhuma alternativa.

11. É vedado o uso de qualquer material, além da caneta esferográfica (tinta azul ou preta) para marcação das respostas.

12. Qualquer forma de comunicação entre os candidatos implicará em sua eliminação.

13. O candidato somente poderá ausentar-se definitivamente do recinto da prova após decorrida 1 (uma) hora de sua realização.

14. É vedada a saída do candidato do recinto da prova sem autorização e acompanhamento do fiscal de sala.

15. Os dois últimos candidatos só poderão retirar-se da sala de prova simultaneamente, tendo que registrar sua assinatura em Ata.

16. O candidato, ao sair da sala, deverá entregar, definitivamente, o cartão-resposta e o caderno de prova, devendo, ainda, assinar a lista de frequência.

17. Eventuais erros de digitação de nomes e números de inscrições deverão ser corrigidos no dia das provas, registrados em Ata, pelos fiscais de salas.

(2)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01. Homem de 42 anos que bebe 1L de aguardente por dia há 15 anos apresenta múltiplos episódios de vômitos nos últimos 2 anos. Há 4 horas apresenta vômitos persistentes, seguidos de hematêmese volumosa. Pressão arterial 80 x 40 mmHg, pulso 116/min, abdômen, coração, pulmões normais ao exame físico. Sangue oculto nas fezes negativo. Qual o diagnóstico mais provável?

a) Síndrome de Mallory-Weiss b) Divertículo esofágico de pulsão c) Esôfago de Barrett

d) Carcinoma esofágico

02. Homem de 56 anos com náuseas e vômitos ocasionais há 4 anos, sem anormalidades no exame físico. Fez endoscopia digestiva que revelou uma área do fundo gástrico de 1,5cm, plana, com perda do pregueado e leve enantema, cujo histopatológico mostrou adenocarcinoma bem diferenciado confinado à mucosa. Exame endoscópico 4 anos antes mostrou Gastrite, com inflamação crônica e Helicobacter pylori. Qual afirmativa abaixo é mais coerente com esta neoplasia?

a) Há metástases limitadas a linfonodos regionais.

b) A sobrevida de 5 anos após ressecção é maior que 90%. c) Encontra-se células em anel de sinete à microscopia ótica. d) É uma condição de alta prevalência no Brasil.

3. Homem de 56 anos com dificuldade de deglutição progressiva há 5 meses e perda ponderal de 8 Kg. Na endoscopia, há massa ulcerada ocupando 90% da circunferência do terço médio do esôfago, cuja biópsia mostrou células poligonais rosadas, hipercromatismo acentuado e pleomorfismo. Qual dos fatores de risco abaixo é o mais provável para esta doença?

a) Deficiência de ferro

b) Infecção por Helicobacter pylori c) Alcoolismo crônico

d) Divertículo de Zenker

4. Mulher de 36 anos com sintomas dispépticos há 15 anos realiza biópsias endoscópicas de anormalidade no esôfago distal que mostra epitélio colunar com células caliciformes, sem displasia. Qual a interpretação mais adequada? a) Ela tem uma doença congênita.

b) Ela tem maior risco de carcinoma espinocelular. c) Ele tem doença do refluxo gastroesofágico. d) Seu consumo de bebidas quentes é alto.

5. Um homem de 36 anos apresenta dor abdominal alta há 4 meses e náuseas há duas semanas, com pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva. Na endoscopia, há ulceração gástrica única, de 2cm, rasa, com bordos bem definidos. Dentre as opções abaixo, qual é mais característica desta lesão?

a) Localização antral

b) Hipersecreção ácida gástrica c) Não é necessário biopsiar d) Potencial de metastases

(3)

6. Uma adolescente de 16 anos, afrodescendente, apresenta dor aguda no quadrante superior direito do abdômen. O ultrassom abdominal mostrou uma vesícula com múltiplos cálculos e parede espessada. Após a colecistectomia, observou-se que os cálculos biliares eram de 5 a 10 mm, escuros, negro-esverdeados. Qual das condições abaixo esta jovem mais provavelmente apresenta?

a) Doença de Crohn b) Hipercolesterolemia c) Esquistossomose d) Anemia falciforme

7. Uma mulher de 32 anos apresenta dor abdominal epigástrica súbita e intensa, com hipersensibilidade em todo o abdômen e vômitos. Não há febre e os ruídos hidroaéreos estão ausentes. Amilase 410 U/L, Lipase 610 U/L. Uma das opções abaixo está associada a etiologia desta doença, qual?

a) Hipercolesterolemia

b) Concentração elevada de cloro no suor c) Hipercalcemia

d) Sorologia para HBsAg reagent

8. Um homem de 27 anos apresentou diarreia aquosa leve por três semanas, sem febre, sem dor ou massas abdominais, reação fecal com guaiaco negativa, e quadro semelhante nos dois filhos e esposa. Isto ocorreu após viagem para regiões montanhosas de Minas Gerais, onde bebeu água de fontes naturais. Qual o agente infeccioso mais provável?

a) Rotavirus b) Shigella flexineri c) Entamoeba histolytica d) Giardia lamblia

9. Mulher de 25 anos com dor abdominal em cólica há uma semana, associada a febre baixa e diarreia pouco volumosa. Há sensibilidade à palpação do quadrante inferior direito do abdômen, os ruídos hidroaéreos estão presentes, a pesquisa de sangue oculto nas fezes é positiva. A colonoscopia mostra edema e ulcerações no colon direito apenas. A sorologia para anti-Saccharomyces cerevisiae é reagente. Qual dos achados microscópicos abaixo é mais provável para a biópsia do colon neste caso?

a) Granulomas não-caseosos b) Vasculite necrotizante c) Abscessos de criptas

d) Presença de Entameba histolytica

10. Qual das drogas abaixo tem o melhor perfil de resistência quando usadas no tratamento de hepatite crônica B conforme recomendações do Ministério da Saúde?

a) Lamivudina b) Adefovir c) Tenofovir d) Emtricitabina

11. Um homem com cirrose por álcool e abstinente há 5 anos apresenta maior risco de ter qual das doenças abaixo? a) Adenoma hepático

b) Hiperplasia nodular focal c) Colelitíase

(4)

12. Paciente diabético tipo 2 há 20 anos, com microalbuminúria em amostra urinária de 72mg/L, apresenta HBeAg reagente e HBV-DNA > 104 cópias/ml após 24 semanas de tratamento para hepatite B crônica com interferon alfa. Qual a melhor opção terapêutica agora?

a) Tenofovir b) Lamivudina c) Entecavir

d) Interferon + lamivudina

13. Um homem de meia idade com diarreia sanguinolenta intermitente há 10 anos, colonoscopia com enantema, friabilidade e erosões que se estendem do reto ao transverso distal cuja histologia revela inflamação aguda e crônica, com ulcerações, deformidade e abscessos de criptas, apresenta maior risco de desenvolver qual das seguintes complicações?

a) Pancreatite aguda b) Fístula perianal c) Linfoma não-Hodgkin d) Espondilite anquilosante

14. Mulher de 55 anos, diarreia aquosa, 3 a 4 vezes ao dia há 8 meses, sem dor, piorando quando se alimenta com queijo, massas ou frituras, ou com ansiedade. Hematócrito 40%, hemoglobina 13 g/dl, VHS 25 mm, mucosa colônica normal à endoscopia com microscopia revelando infiltrado linfocitário intenso e depósito subepitelial amorfo aumentado. Qual o diagnóstico mais provável?

a) Colite linfocítica b) Diarreia funcional

c) Intolerância a dissacarídeos d) Colite colagenosa

15. Homem jovem com varizes esofágicas de grosso calibre, hepatoesplenomegalia, ALT, AST, albumina e INR normais, anictérico, normocorado, sinais de fibrose periportal e espessamento das paredes do colédoco e vesícula ao ultra-som. Qual o tratamento de primeira escolha para a possível causa desta doença?

a) Praziquantel 50 mg/kg em 1 dia. b) Albendazol 400 mg/dia por 5 dias. c) Praziquantel 20 mg/kg em 1 dia. d) Oxamniquine 25 mg/kg em 1 dia.

16. Uma mulher de 23 anos com hemoglobina de 9,5g/dL, VCM = 67fL, sem distúrbio menstrual, com alimentação suficiente e balanceada, e reação das fezes com guaiaco negativa. Dentre exames abaixo, selecione o melhor teste inicial para a provável patologia deste paciente:

a) Pesquisa de anticorpo IgG anti-músculo liso. b) Pesquisa de anticorpo anti-nuclear.

c) Pesquisa de anticorpo IgA anti-transglutaminase. d) Pesquisa de anticorpo IgG anti-endomísio.

17. Homem de 52 anos com empachamento há 10 anos apresenta disfagia progressiva há 10 meses, para alimentos líquidos e sólidos desde o início, associada a dor torácica e perda 8kg de peso (peso habitual 82kg), sem outros sintomas. Assinale o diagnóstico clínico mais provável.

a) Acalasia do esôfago b) Esofagite eosinofílica c) Esôfago em quebra nozes d) Adenocarcinoma

(5)

18. Uma mulher de 37 anos apresenta adinamia e distensão abdominal há 4 meses. Ao exame está anictérica, normocorada, sem eritema palmar, ausculta cardiopulmonar normal, abdômen muito distendido e com sinal do piparote. Nega etilismo. ALT 52 U/L, AST 48 U/L, INR 1,1, e bilirrubina total 1,1 mg/dL. Proteína total no liquido ascítico 3,5 g/dL, gradiente soro-ascite de albumina > 1,1 g/dL. Sorologia para vírus B e C não reagentes. Qual das condições abaixo mais provavelmente está associado a este quadro?

a) Hemoglobinúria paroxística noturna b) Policitemia vera

c) Deficiência inerente de proteína C d) Deficiência inerente de proteína S

19. Um homem de 38 anos com história familiar de câncer colorretal faz colonoscopia que revela 6 pólipos no colon direito, 3 eram adenomas tubulares de 6 mm, 2 eram adenomas tubulovilosos de 1 cm, e um era adenoma villoso de 2 cm no ceco com foco de adenocarcinoma diferenciado. Qual o diagnóstico mais provável?

a) Síndrome de Peutz-Jeghers

b) Câncer colorretal hereditário não polipoide c) Síndrome de Gardner

d) Polipose coli familiar

20. Uma mulher de 70 anos apresenta icterícia e náuseas há um mês. Ao exame está afebril, o abdômen é indolor com vesicular palpável. Albumina 3,3 g/L, fosfatase alcalina 250 U/L, AST 49 U/L, ALT 42 U/L, bilirrubina total 8 mg/dL (direta 6,8 mg/dL), lipase sérica 48 U/L. Qual das doenças abaixo é a mais provável para este caso?

a) Adenocarcinoma pancreático b) Hepatite crônica ativa c) Cirrose biliar primária d) Fibrose cística

CONHECIMENTOS GERAIS

21. A Portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010 estabelece diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente documento trata das diretrizes para a estruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços que necessita com efetividade e eficiência. Considera-se que não há como prescrever um modelo organizacional único para as RAS, contudo as evidências mostram que um conjunto de atributos são essenciais ao seu funcionamento.

Assinale a alternativa que contém alguns destes atributos:

a) População e território definidos com amplo conhecimento de suas necessidades e preferências que determinam a oferta de serviços de saúde.

b) Universalidade, equidade e integralidade. c) Gestão baseada em produtividade.

d) Vínculos de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.

22. A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 198, estabelece que as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com suas diretrizes.

Assinale a alternativa abaixo que diz respeito a uma dessas diretrizes: a) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

b) Atendimento universal, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. c) Participação dos secretários municipais e estaduais.

(6)

23. O SUS foi organizado segundo as diretrizes de descentralização, com a proposta de atendimento integral e participação da comunidade no espaço mais amplo da seguridade social (MENDES, 1999), sendo regido por alguns princípios.

“Tratar de maneira desigual os desiguais, para atingir a igualdade.” A afirmação acima retrata o seguinte princípio do SUS:

a) Universalidade b) Equidade c) Integralidade d) Iniquidade

24. De acordo com o Decreto n° 7.508/2011 são consideradas portas de entrada do SUS: a) Unidades da ESF, urgências e emergências e CAPS.

b) Serviços especializados de acesso aberto e fechado. c) Atenção básica e hospitais especializados.

d) Urgências e emergências, atenção primária e centros de alta complexidade.

25. A adolescente A.M. de 15 anos de idade chega a uma unidade de saúde sozinha, andando, visivelmente angustiada. Diz estar com muita dor na barriga. A profissional que a recebe avalia que ela pode ficar na fila. Depois de 35 minutos esperando, A.M. volta à recepção e diz que a dor está aumentando, mas é reconduzida a esperar a sua vez na fila. Passados outros 15 minutos, A.M. cai no chão e é levada para o atendimento, em coma, por ter ingerido veneno para interromper uma gravidez indesejada.

Na Política de Humanização do SUS, a classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que não a ordem de chegada, tem também outros objetivos importantes, exceto:

a) Garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado.

b) Informar ao paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.

c) Aumentar a satisfação dos usuários e, principalmente, possibilitar e instigar a pactuação e a construção de redes internas e externas de atendimento.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O candidato somente poderá ausentar-se definitivamente do recinto da prova após decorrida 1 (uma) hora de sua realização. É vedada a saída do candidato do recinto da prova

a) Defini-se como de alto risco o câncer de próstata estágio T2A. b) Tratamento hormonal adjuvante em pacientes com gânglios positivos aumenta a sobrevida de pacientes com

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

[r]

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de