• Nenhum resultado encontrado

CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

 

CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE ________________________________

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO Nº 01/2012

PARA O PREENCHIMENTO DE EMPREGOS PÚBLICOS PARA A POLICLÍNICA DE ______________________________________

EMPREGO PÚBLICO

MÉDICO ESPECIALISTA EM RADIOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO PARA CONFERÊNCIA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

LEIA COM ATENÇÃO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES

1. A Prova Objetiva terá a duração de 3 horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta e orientações iniciais sobre o processo de aplicação das provas.

2. A Prova Objetiva versará sobre Conhecimentos Gerais e sobre Conhecimentos Específicos inerentes ao respectivo emprego, previstos no conteúdo programático, sendo composta de 25 questões de múltipla escolha, no valor de 4,0 pontos cada questão. A prova total vale 100 pontos. As questões de 1 a 20 são referentes à matéria de Conhecimentos Específicos e as questões de 21 a 25 são referentes à matéria de Conhecimentos Gerais.

3. As questões da prova apresentam um enunciado seguido de quatro alternativas designadas pelas letras A, B, C e D, existindo somente uma alternativa correta.

4. Para cada questão da prova, assinale somente uma alternativa que você considera como a resposta correta. 5. Examine se o caderno de provas está completo e se há falhas ou imperfeições gráficas que causem dúvidas.

Nenhuma reclamação será aceita após trinta minutos do início da prova.

6. Decorrido o tempo determinado pela Coordenação Local, será distribuído o cartão-resposta, o qual será o único documento válido para a correção da prova.

7. Ao receber o cartão-resposta verifique se seus dados estão corretos.

8. Assine o cartão-resposta no espaço reservado no cabeçalho. Não haverá substituição do cartão-resposta ou de prova em caso de erro ou rasura efetuado pelo candidato.

9. Não amasse nem dobre o cartão-resposta, para que não seja rejeitado pela leitura ótica.

10. Não serão considerados os pontos relativos a questões quando, no cartão-resposta, forem assinaladas mais de uma resposta, ou houver rasura, ou marcação a lápis ou não for assinalada nenhuma alternativa.

11. É vedado o uso de qualquer material, além da caneta esferográfica (tinta azul ou preta) para marcação das respostas.

12. Qualquer forma de comunicação entre os candidatos implicará em sua eliminação.

13. O candidato somente poderá ausentar-se definitivamente do recinto da prova após decorrida 1 (uma) hora de sua realização.

14. É vedada a saída do candidato do recinto da prova sem autorização e acompanhamento do fiscal de sala.

15. Os dois últimos candidatos só poderão retirar-se da sala de prova simultaneamente, tendo que registrar sua assinatura em Ata.

16. O candidato, ao sair da sala, deverá entregar, definitivamente, o cartão-resposta e o caderno de prova, devendo, ainda, assinar a lista de frequência.

17. Eventuais erros de digitação de nomes e números de inscrições deverão ser corrigidos no dia das provas, registrados em Ata, pelos fiscais de salas.

(2)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. Em relação a mamografia é correto afirmar:

a) A ausência de calcificações em pipoca exclui o diagnóstico de fibroadenoma.

b) O aspecto mamográfico mais comum do carcinoma ductal in situ é o de densidade em forma estrelar, geralmente sem densidade central.

c) As microcalcificações são encontradas em quase todos os casos de carcinoma lobular invasivo.

d) Entre as calcificações classificadas como de alta probabilidade de malignidade pelo BI-RADS, estão incluídas as calcificações pleomórficas finas e as calcificações finas lineares ramificadas.

02. Em relação ao estudo das mamas por Ressonância Magnética é correto afirmar:

a) A curva de impregnação do contraste paramagnético nos nódulos mamários não tem importância para diferenciar uma lesão benigna de uma lesão maligna.

b) A rotura intracapsular do implante mamário é representada por extravasamento de líquido pelo parênquima mamário.

c) É possível diferenciar o implante de salina e o de silicone através da Ressonância das Mamas. d) A curva de contrastação do tipo “wash-out” fala a favor de benignidade do nódulo mamário.

03. Tomografia computadorizada na fase portal mostra nódulo hepático com cicatriz central, destituído de calcificações. A RM ponderada em T2 mostra hipersinal na cicatriz central. A principal hipótese é:

a) Hiperplasia nodular focal b) Adenoma hepático c) Carcinoma fibrolamelar d) Hemangioma

04. Calcificações grosseiras junto às paredes ventriculares são evidenciadas em qual processo infeccioso congênito? a) Toxoplasmose

b) Herpes Simplex c) Citomegalovírus d) Rubéola

05. Ressonância Magnética de Crânio revela tumor na região central do encéfalo cruza a linha média pelo corpo caloso formando o aspecto de “asa de borboleta”. Dentre as hipóteses diagnósticas para o tipo histológico qual a mais provável:

a) Ependimoma b) Meningioma c) Craniofaringioma d) Glioblastoma Multiforme

06. Na realização de um exame de ultrassonografia de Carótidas com Doppler o Radiologista detecta uma placa mole no nível da porção proximal da carótida interna. Ao medir a velocidade na região da estenose ele constata que a placa produz obstrução do fluxo entre 50 e 70%. Assinale a velocidade de pico sistólico que mais provavelmente corresponderia a este achado:

(3)

07. Em relação ao Doppler de artérias renais para investigação da hipertensão Reno-vascular é correto afirmar: a) Velocidade maior que 150 cm/s indica que não há estenose da artéria renal.

b) A relação entre os picos sistólicos de velocidades da artéria renal em relação a aorta (relação renal/aorta) quando maior que 3,0 indica estenose da artéria renal.

c) O índice de aceleração da artéria segmentar intra-renal quando superior a 300 cm/s2 constitui um sinal indireto

de estenose da artéria renal.

d) A principal causa de estenose de artéria renal no paciente idoso é a displasia fibromuscular. 08. No estudo Doppler dos vasos hepáticos é correto afirmar:

a) Na hipertensão portal a velocidade da veia porta é superior a 15 cm/s.

b) A trombose da veia porta é a complicação mais preocupante do transplante hepático. c) As veias supra-hepáticas podem ter fluxo multifásico.

d) O fluxo hepatopetal da veia porta é característico de hipertensão portal.

09. Em relação às drenagens de coleção guiadas por ultrassonografia é correto afirmar: a) Na técnica de Trocarte é introduzido um fio guia no início do procedimento.

b) Na técnica de Seldinger procede-se ampliação do canal de punção com dilatadores. c) Um dreno “pig tail” de 8 French é mais calibroso que um dreno de 12 French.

d) Hemograma de paciente candidato a biópsia hepática percutânea com 60.000 plaquetas, constitui uma contraindicação ao procedimento, sendo necessária transfusão de concentrados de plaquetas antes do procedimento.

10. Em relação à ultrassonografia obstétrica, até qual período é considerado normal a detecção de um “ventrículo único” no corte coronal do embrião?

a) Até a 8ª semana b) Até a 9ª semana c) Até a 10ª semana d) Até a 11ª semana

11. Na fase precoce da Artrite Reumatóide podemos identificar:

a) Deformidades em “pescoço de cisne” e “botoeira” das interfalangianas b) Reabsorção das faces radiais do 2º e 3º metacarpos

c) Anquilose articular d) Desvio ulnar dos dedos

12. Paciente jovem, masculino, iniciou quadro de sacroiliite simétrica e dor lombar com rigidez. Na suspeita de Espondilite Anquilosante a radiografia simples da coluna lombo-sacra deve demonstrar, exceto:

a) Corpos vertebrais com formato quadrado (“coluna em bambu”) b) Sindesmófitos grosseiros e irregulares

c) Ossificação paravertebral

d) Anquilose das articulações interapofisárias

13. Paciente masculino, 52 anos, com podagra. Você solicita uma radiografia simples e espera encontrar:

a) Edema de tecidos moles, alargamento do espaço articular pela sinovite, osteofitose e tofos intra-articulares. b) Edema de tecidos moles, osteoporose periarticular, redução do espaço articular.

(4)

14. Um abscesso de Brodie pode simular clínica e radiologicamente um osteoma osteóide. Qual achado específico sugere o primeiro?

a) Presença de trajeto radiotransparente se estendendo da lesão até a placa de crescimento. b) Zona de transição estreita e borda esclerótica.

c) Reação periosteal interrompida.

d) A localização subperiosteal em ossos longos.

15. A doença de Caroli é uma patologia cística das vias biliares que consiste basicamente em: a) Dilatação fusiforme dos ductos extra-hepáticos.

b) Coledococele.

c) Dilatação dos ductos intra e extra-hepáticos.

d) Dilatação dos ductos intra-hepáticos poupando os ductos extra-hepáticos.

16. Um RN que apresenta ao exame físico massa abdominal palpável e a ultrassonografia de abdome mostra estruturas císticas de dimensões variadas e não comunicantes. Diagnóstico mais provável:

a) Rim policístico b) Rim multicístico c) Neuroblastoma d) Tumor de Wilms

17. Em uma Urografia Excretora, observam-se na fase excretora sinais de duplicidade ureteral completa e ureterocele à direita. Sobre esta alteração é correto afirmar:

a) O ureter que drena o polo superior geralmente é o ureter ectópico.

b) O ureter que drena o polo superior geralmente está relacionado a refluxo vesico-ureteral. c) A inserção do ureter ectópico sempre ocorre em algum segmento da bexiga urinária.

d) A fase excretora de contrastação ocorre com retardo de 20 segundos após o início da injeção do contraste venoso.

18. Mulher de 55 anos com quadro de hemorragia digestiva alta apresenta em TC de abdome superior uma lesão infiltrativa na grande curvatura gástrica. A RM da pelve mostra a presença de nódulos ovarianos bilaterais, com hipossinal em T1, isosinal em T2 e realce pelo Gadolínio. A principal hipótese é a de:

a) Síndrome de Meigs b) Pseudomixoma peritoneal c) Tumor de Krukenberg

d) Gastrite crônica associado a cistos simples ovarianos

19. Paciente do sexo masculino em uso de quimioterapia, apresenta dor no quadrante inferior direito. Hemograma revela neutropenia. A TC de abdome mostra espessamento concêntrico da parede do ceco e do cólon ascendente. A principal hipótese é:

a) Tiflite (colite neutropênica) b) Adenocarcinoma de cólon c) Diverticulite

(5)

20. Osteoporose é definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos". Assinale a alternativa correta em relação a essa patologia.

a) A fratura cervical é a consequência mais frequente da osteoporose.

b) A densitometria óssea não é capaz de detectar estados de pré-osteoporose ou determinar o risco estatístico de fratura.

c) As pacientes podem ter sua altura diminuída em alguns centímetros às custas das fraturas compressivas dos corpos vertebrais com achatamento das vértebras dorsais.

d) O critério atual para diagnóstico de osteoporose é perda de 15% de massa óssea quando comparada com adulto jovem.

CONHECIMENTOS GERAIS

21. A Portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010 estabelece diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente documento trata das diretrizes para a estruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços que necessita com efetividade e eficiência. Considera-se que não há como prescrever um modelo organizacional único para as RAS, contudo as evidências mostram que um conjunto de atributos são essenciais ao seu funcionamento.

Assinale a alternativa que contém alguns destes atributos:

a) População e território definidos com amplo conhecimento de suas necessidades e preferências que determinam a oferta de serviços de saúde.

b) Universalidade, equidade e integralidade. c) Gestão baseada em produtividade.

d) Vínculos de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.

22. A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 198, estabelece que as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com suas diretrizes.

Assinale a alternativa abaixo que diz respeito a uma dessas diretrizes: a) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

b) Atendimento universal, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. c) Participação dos secretários municipais e estaduais.

d) Assistência à saúde livre à iniciativa privada.

23. O SUS foi organizado segundo as diretrizes de descentralização, com a proposta de atendimento integral e participação da comunidade no espaço mais amplo da seguridade social (MENDES, 1999), sendo regido por alguns princípios.

“Tratar de maneira desigual os desiguais, para atingir a igualdade.” A afirmação acima retrata o seguinte princípio do SUS:

(6)

24. De acordo com o Decreto n° 7.508/2011 são consideradas portas de entrada do SUS: a) Unidades da ESF, urgências e emergências e CAPS.

b) Serviços especializados de acesso aberto e fechado. c) Atenção básica e hospitais especializados.

d) Urgências e emergências, atenção primária e centros de alta complexidade.

25. A adolescente A.M. de 15 anos de idade chega a uma unidade de saúde sozinha, andando, visivelmente angustiada. Diz estar com muita dor na barriga. A profissional que a recebe avalia que ela pode ficar na fila. Depois de 35 minutos esperando, A.M. volta à recepção e diz que a dor está aumentando, mas é reconduzida a esperar a sua vez na fila. Passados outros 15 minutos, A.M. cai no chão e é levada para o atendimento, em coma, por ter ingerido veneno para interromper uma gravidez indesejada.

Na Política de Humanização do SUS, a classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que não a ordem de chegada, tem também outros objetivos importantes, exceto:

a) Garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado.

b) Informar ao paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.

c) Aumentar a satisfação dos usuários e, principalmente, possibilitar e instigar a pactuação e a construção de redes internas e externas de atendimento.

Referências

Documentos relacionados

Eficiência de fungicidas para controle da ferrugem asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2008/09: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos. (Embrapa Soja.

Neste sentido, procurámos caracterizar as práticas de leitura de histórias, em famílias com crianças de 5- -6 anos, relativamente a vários aspectos, como por exem- plo:

Entende-se que a análise da mise en scène no filme Aruanda é útil para revelar a complexidade da encenação no documentário, a que ultrapassa, de fato, aquela

Maior percentagem de licenças para ampliações, alterações e reconstruções no total de licenças (habitação) Maior proporção de licenças para ampliações, alterações

Foram implementados alguns procedimentos para an´ alise do padr˜ ao espacial da incidˆencia de doen¸cas em um talh˜ ao.. Para a an´ alise por quadrat count , foram implementados

Como relatado anteriormente, por definição de tipo de serviço, o processo já estaria descartado, porém, o modelo de produção que será estudado, não se apresenta

independentemente do regime de bens escolhido pelos cônjuges, não haveria razão, de acordo com a melhor doutrina e jurisprudência, para impedi- -los de contratar sociedade

Nestes termos, a instabilidade do crédito não é explicada por diferenças estruturais, mas por mudanças no comportamento dos agentes do sistema financeiro, o qual