• Nenhum resultado encontrado

Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Conselho Científico da

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Ata da reunião n.º 9/2015

Aos catorze dias do mês de outubro do ano de dois mil e quinze, pelas catorze horas e trinta minutos, na sala 3.8 do edifício 2 da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), deu-se início à reunião n.º 9/2015 do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia (CC).

Presidiu o Professor Gustavo Nuno Barbosa Nolasco e estiveram presentes os seguintes membros:

1. Amadeu Fernandes Brigas

2. Amílcar Manuel Marreiros Duarte 3. Ana Isabel da Costa Conceição Guerra 4. Anabela Maria Lopes Romano

5. Carla Maria Rolo Antunes 6. Cristina Carvalho Veiga-Pires 7. Deborah Mary Power

8. Delminda Maria de Jesus Moura 9. Henrique Leonel Gomes

10. Joaquim Manuel Freire Luís 11. José António de Sousa Moreira

12. Maria da Graça Nunes da Silva Rendeiro Marques 13. Maria Leonor Nunes Ribeiro Cruzeiro

14. Maria Manuela Antunes Marques David

15. Maria Margarida da Cruz Godinho Ribau Teixeira 16. Pedro João Valente Dias Guerreiro

17. Rafael Brigham Neves Ferreira Santos 18. Robertus Josephus Hendrikus Potting 19. Rui Carlos de Maurício Marreiros 20. Rui Orlando Pimenta Santos 21. Susana Carreira

22. Tomasz Boski

23. Helena Galvão [Suplente do representante do DCTMA]

A Professora Maria João Bebianno encontra-se de equiparação a bolseiro. O Professor Rui Guerra justificou a ausência (deslocação em serviço). O Professor Adelino Canário não justificou a ausência.

Esteve presente na reunião a Presidente do Conselho Pedagógico a Professora Margarida Cristo.

Para esta reunião estava prevista a seguinte ordem de trabalhos: 1. Aprovação da ata da reunião n.º 8/2015.

2. Informações.

3. Ratificação da alteração da escolaridade da unidade curricular “Oceanografia Química” das licenciaturas em Ciências do Mar e de Biologia Marinha.

(2)

4. Troca de semestre das unidades curriculares “Separação e Purificação de Produtos biológicos” e “Práticas Integradas de Engenharia Biológica”, do mestrado integrado em Engenharia Biológica, ano letivo 2015/2016.

5. Direções de curso de 1.º, 2.º, 3.º ciclo de estudos. 6. Apreciação de Relatórios de Sabática.

7. Alteração do contrato da doutora Sónia Maria Loução Talhé Azambuja de assistente convidada para professora auxiliar convidada a tempo parcial de 40%, por um ano, para lecionar as unidades curriculares de História de arte dos jardins I e II, Arquitetura paisagista II e Antropologia do Espaço, para a licenciatura em Arquitetura Paisagista (DCTMA).

8. Reflexão sobre o processo de avaliação de docentes.

9. Contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues, como assistente convidada, em regime de tempo parcial a 30%, por um ano, para lecionar as disciplinas de “Engenharia Biológica Integrada”, “Processos de Separação” e “Separação e Purificação de Produtos Biológicos” do mestrado integrado em Engenharia Biológica (DCBB), em substituição do Prof. Guilherme Ferreira. Ponto 1 – Aprovação da ata da reunião n.º 8/2015.

A ata da reunião n.º 8/2015 foi aprovada por unanimidade, com 20 votos. Ponto 2 -Informações.

O PCC propôs alteração na ordem de trabalhos, nomeadamente que o ponto 9 fosse discutido a seguir ao ponto 4, mantendo-se a numeração prevista na ordem de trabalhos. A proposta foi aceite por todos os presentes.

O Professor Amílcar Duarte informou que tinha falecido o Professor Emygdio Landerset Cadima. Informou ainda que a tutoria está em regularização.

A Professora Cristina Veiga-Pires informou que de 23 a 29 de novembro é a Semana da Ciência e da Tecnologia e que no dia 24 é o Dia Nacional da Cultura Científica. Ponto 3 – Ratificação da alteração da escolaridade da unidade curricular “Oceanografia Química” das licenciaturas em Ciências do Mar e de Biologia Marinha.

A unidade curricular “Oceanografia Química” faz parte dos cursos de 1.º ciclo em Ciências do Mar e em Biologia Marinha, tendo sido lecionada em conjunto a ambos os cursos.

A carga horária que consta na estrutura curricular no curso de Biologia Marinha é 22,5T + 24P + 5TC + 5S + 5OT, enquanto que no curso de Ciências do Mar é 22,5T + 25P + 5TC + 5S + 5OT. Há, portanto uma diferença de 1h no que respeita às aulas práticas, que terá tido origem num lapso. A carga correta será 24P uma vez que as práticas desta UC têm sido lecionadas em 8 aulas de 3h.

Infelizmente esta situação não permite que a UC seja agregada no SIGES com os prejuízos daí decorrentes para o funcionamento do ano letivo.

Atendendo à urgência de resolução da situação, esta alteração foi já aprovada pelo Presidente do Conselho Científico, sujeita a ratificação pelo Conselho Científico. O Conselho Científico aprovou por unanimidade, com 24 votos, a ratificação da alteração da escolaridade da unidade curricular “Oceanografia Química” das licenciaturas em Ciências do Mar e de Biologia Marinha.

(3)

Ponto 4 – Troca de semestre das unidades curriculares “Separação e Purificação de Produtos biológicos” e “Práticas Integradas de Engenharia Biológica”, do mestrado integrado em Engenharia Biológica, ano letivo 2015/2016.

Em virtude da autorização da licença sem vencimento do Professor Guilherme Ferreira, o DCBB propõe para o ano letivo 2015/2016 a troca de semestre da unidade curricular “Separação e Purificação de Produtos biológicos” para o 2.º semestre, em troca com a unidade curricular “Práticas Integradas de Engenharia Biológica” para o 1.º semestre. Ambas as unidades curriculares são do 4.º ano.

O Conselho Científico aprovou por unanimidade, com 24 votos, a troca de semestre das unidades curriculares “Separação e Purificação de Produtos biológicos” e “Práticas

Integradas de Engenharia Biológica”, do mestrado integrado em Engenharia

Biológica, no ano letivo 2015/2016.

Ponto 9 - Contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues, como assistente convidada, em regime de tempo parcial a 30%, por um ano, para lecionar as disciplinas de “Engenharia Biológica Integrada”, “Processos de Separação” e “Separação e Purificação de Produtos Biológicos” do mestrado integrado em Engenharia Biológica (DCBB), em substituição do Prof. Guilherme Ferreira.

Foi aprovado, por unanimidade, com 24 votos, a nomeação das Professoras Deborah Power e Sara Raposo como relatoras para emitir parecer sobre a contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues.

Tendo em conta o parecer apresentado, a proposta de contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues foi aprovada por unanimidade, com 24 votos, como assistente convidada em regime de tempo parcial a 30%, por um ano, com início no 2.º semestre de 2015, para lecionar as unidades curriculares de “Engenharia Biológica

Integrada”, “Processos de Separação” e “Separação e Purificação de Produtos Biológicos” do mestrado integrado em Engenharia Biológica (DCBB), para a

substituição do professor Guilherme Ferreira.

Ponto 5 - Direções de curso de 1.º, 2.º, 3.º ciclo de estudos.

O PCC informou que o CC só pode nomear para as direções de curso os membros pertencentes à FCT.

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Agronomia: Gustavo Nolasco, Maria de Belém Freitas e Carlos Guerrero.

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Arquitetura Paisagista: Desidério Batista, Jacinta Fernandes e Paula Gomes da Silva. Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Biologia: Manuela David, João Varela e Leonor Faleiro.

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Biologia Marinha: Margarida Cristo, Rita Castilho e Sofia Gamito.

(4)

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Biotecnologia: Anabela Romano, Raúl Barros e Ana Rosa Garcia.

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Ciências do Mar: Maria João Bebianno, Joaquim Luís e Delminda Moura.

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Engenharia do Ambiente [MI]: Luís Nunes, José Paulo Monteiro e Pedro Rodrigues. Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações [MI]: Graça Ruano, Peter Stallinga e José Longras Figueiredo.

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso de Engenharia Informática: Hélder Daniel, Margarida Madeira e Diana Rodelo.

Foi aprovada por unanimidade (com 24 votos) a seguinte comissão de curso do CET – Instalação e Manutenção de Espaços Verdes: Amílcar Duarte, José Monteiro e Mário Reis.

Foi aprovada com 18 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Anabela Romano, Carla Antunes, Deborah Power, Delminda Moura, Gustavo Nolasco, Henrique Gomes, Joaquim Luís, Maria Leonor Cruzeiro, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Rafael Santos, Robertus Potting, Rui Marreiros, Susana Carreira, Tomasz Boski), 1 voto contra (José Moreira) e 5 abstenções (Ana Conceição, Cristina Veiga-Pires; Graça Marques, Helena Galvão; Rui Santos) a seguinte comissão de curso de Ciências Farmacêuticas [MI]: Graça Miguel, Isabel Ramalhinho e Ana Grenha.

O curso de Ensino de Informática já não existe.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Aquacultura e Pescas: Elsa Cabrita, Pedro Andrade e Pedro Rodrigues.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Arquitetura Paisagista: Thomas Panagopoulos, André Leitão e Teresa Sales. Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha (Erasmus Mundus): Karim Erzini, Alexandra Teodósio e Ester Serrão.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Biotecnologia: Deborah Power, Anabela Romano e José Leitão.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Energias Renováveis e Gestão da Energia: Eusébio Conceição, António Ruano e Mário Reis.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Geomática: Cristina Veiga-Pires e Joaquim Luís.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais: Carla Antunes e Maria de Belém Freitas. Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Hortofruticultura: Gustavo Nolasco, Maribela Pestana e Albertina Gonçalves.

(5)

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Inovação Química e Regulamentação (Erasmus Mundus): Isabel Cavaco, Ana Rosa Garcia e Vera Marques.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Qualidade em Análises (Erasmus Mundus): Clara Costa, Luísa Barreira e Conceição Mateus.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso do mestrado em Sistemas Marinhos e Costeiros: Óscar Ferreira, Alexandra Cravo e José Jacob. Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso em Física para o Ensino [Pós-graduação]: José Luís Argain e Leonor Cruzeiro.

Foi aprovada com 22 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Deborah Power, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Henrique Gomes, Joaquim Luís, José Moreira, Maria Leonor Cruzeiro, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Rafael Santos, Robertus Potting, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira, Tomasz Boski), 1 voto contra (Helena Galvão) e 1 abstenção (Cristina Veiga-Pires) a seguinte comissão de curso do mestrado de Biologia Marinha: Ester Serrão, João Varela e Alexandra Teodósio.

Foi aprovada com 22 votos a favor (Amílcar Duarte, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Cristina Veiga-Pires, Deborah Power, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Henrique Gomes, Joaquim Luís, José Moreira, Maria Leonor Cruzeiro, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Rafael Santos, Robertus Potting, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira, Tomasz Boski) e 2 votos contra (Amadeu Brigas e Helena Galvão) a seguinte comissão de curso do mestrado de Biologia Molecular e Microbiana: Filomena Fonseca e Leonor Faleiro.

O PCC colocou à votação a recomendação de incluir na comissão de curso do mestrado de Biologia Molecular e Microbiana a Professora Leonor Cancela, e que para isso deve ser contactada a sua unidade orgânica. A recomendação foi votada e aprovada com 22 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Cristina Veiga-Pires, Deborah Power, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Henrique Gomes, Joaquim Luís, José Moreira, Maria Leonor Cruzeiro, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Robertus Potting, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira, Tomasz Boski) e 2 abstenções (Helena Galvão e Rafael Santos).

A comissão de curso do mestrado em Ecohidrologia não pode ser aprovada nesta reunião, pois só um dos docentes propostos pertencia à FCT.

Para os cursos de mestrado em Engenharia Informática e em Ensino no 3.º ciclo do ensino de (BG, FQ, M) Básico e no Ensino Secundário os respetivos departamentos ainda não enviaram proposta.

Foi aprovada com 23 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Deborah Power, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Helena Galvão, Henrique Gomes, Joaquim Luís, José Moreira, Maria Leonor Cruzeiro, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Rafael Santos, Robertus Potting, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira, Tomasz Boski) e 1 abstenção (Cristina Veiga-Pires) a seguinte comissão de curso do mestrado em Ensino Informática: Hélder Daniel e Pedro Guerreiro.

(6)

Foi aprovada com 23 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Deborah Power, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Helena Galvão, Henrique Gomes, Joaquim Luís, José Moreira, Maria Leonor Cruzeiro, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Rafael Santos, Robertus Potting, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira, Tomasz Boski) e 1 abstenção (Cristina Veiga-Pires) a seguinte comissão de curso do mestrado em Gestão da Água e da Costa: Alice Newton e Tomasz Boski.

Foi aprovada com 21 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Deborah Power, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Henrique Gomes, José Moreira, Maria Leonor Cruzeiro, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Rafael Santos, Robertus Potting, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira, Tomasz Boski) e 3 abstenções (Cristina Veiga-Pires, Helena Galvão e Joaquim Luís) a seguinte comissão de curso do mestrado em Gestão da Qualidade e Marketing Agroalimentar: Dulce Antunes e Maria de Belém Freitas.

O Curso de especialização em Eco-Hidrologia Costeira já não existe.

O PCC colocou à votação a recomendação que os membros que foram propostos e que não fazem parte da FCT integrassem as respetivas comissões, devendo ser contactadas as respetivas unidades orgânicas, nomeadamente nos cursos de mestrado em Energias Renováveis e Gestão da Energia (Armando Inverno -ISE), Geomática (Fernando Martins - ISE e José Inácio Rodrigues - ISE) e Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (António Covas -FE). A recomendação foi votada e aprovada por unanimidade, com 24 votos.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais: José Leitão e Maria de Belém Freitas.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Ciências Biológicas: Adelino Canário, Jorge Martins e Ester Serrão. Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Ciências Biotecnológicas: Deborah Power, Anabela Romano e José Leitão.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente: Pedro Andrade e Paulo Relvas. Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Ciências do Mar da Terra e do Ambiente: José Pedro Andrade, Óscar Ferreira, Maria João Bebianno, Helena Galvão e Rui Santos.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações: Henrique Gomes e Graça Ruano.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Engenharia Informática: Pedro Guerreiro e Hans duBuf.

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento em Doutoramento Europeu conjunto em Ciências do Mar – MARES: Adelino Canário, Ester Serrão e Rui Santos.

(7)

Foi aprovada por unanimidade (24 votos) a seguinte comissão de curso de doutoramento Erasmus Mundus em Gestão Marinha e Costeira: Tomasz Boski e Alice Newton.

Para os cursos de doutoramento em Matemática e em Química os respetivos departamentos ainda não enviaram propostas.

O PCC colocou à votação a recomendação de que o Doutor Cymon Cox, que foi proposto integrar a comissão de curso de doutoramento em Ciências Biológicas e que não faz parte da FCT, integrasse a referida comissão. A recomendação foi votada e aprovada por unanimidade, com 24 votos.

Ponto 6 - Apreciação de Relatórios de Sabática.

Os Professores Amadeu Brigas, Helena Galvão, Margarida Cristo e Tomasz Boski saíram da reunião.

Tendo em conta os pareceres dos Professores José Monteiro e Óscar Ferreira relativos ao relatório de licença sabática do Professor André Leitão, referente ao período de setembro de 2011 a agosto de 2012, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (21 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009

Tendo em conta os pareceres dos Professores Adelino Canário e Pedro Andrade relativos ao relatório de licença sabática da Professora Ester Serrão, referente ao período de fevereiro de 2013 a julho de 2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (21 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Tomasz Boski e Óscar Ferreira relativos ao relatório de licença sabática do Professor Eusébio Conceição, referente ao período de setembro de 2012 a setembro de 2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (21 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Pedro Guerreiro e Hans duBuf relativos ao relatório de licença sabática do Professor José Valente Oliveira, referente ao ano letivo 2012-2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (21 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Gustavo Nolasco e Pedro Guerreiro relativos ao relatório de licença sabática do Professor Luís Neto, referente ao 1.º semestre do ano letivo de 2012-2013, o Conselho Científico aprovou por maioria com 10 votos contra (Anabela Romano, Deborah Power, Delminda Moura, Gustavo Nolasco, Joaquim Luís, José Moreira, Maria Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Robertus Potting, Rui Santos) e 11 votos a favor (Amílcar Duarte, Ana Conceição, Carla Antunes, Cristina Veiga-Pires, Henrique Gomes, Graça Marques, Maria Leonor Cruzeiro, Pedro Guerreiro, Rafael Santos, Rui Marreiros, Susana Carreira, que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009). Tendo em conta os pareceres dos Professores Deborah Power e Aureliano Alves relativos ao relatório de licença sabática da Professora Sara Raposo, referente ao 1º semestre do ano letivo de 2012-2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (21 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

(8)

Neste ponto da reunião o Professor Amadeu Brigas voltou para a reunião.

Para votação dos relatórios de licença sabática dos Professores Associados estiveram presentes os Professores Robertus Potting, Gustavo Nolasco, Amadeu Brigas, Deborah Power, Rui Santos, Anabela Romano, Maria Manuela David, Susana Carreira, Rafael Santos, Maria Leonor Cruzeiro, Pedro Guerreiro, Graça Marques e Henrique Gomes.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Pedro Guerreiro e Sérgio de Jesus relativos ao relatório de licença sabática do Professor Peter Stallinga, referente ao período fevereiro de 204 a fevereiro de 2015, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (13votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

O Professor Henrique Gomes ausentou-se da reunião.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Pedro Guerreiro e Sérgio de Jesus relativos ao relatório de licença sabática do Professor Henrique Gomes, referente ao ano letivo 2012/2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (12 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

Para votação dos relatórios de licença sabática dos Professores Catedráticos estiveram presentes os Professores Robertus Potting, Gustavo Nolasco, Deborah Power e Pedro Guerreiro.

A Professora Deborah Power ausentou-se da reunião.

Tendo em conta os pareceres dos Professores José Leitão e Pedro Andrade relativos ao relatório de licença sabática da Professora Deborah Power, referente ao ano letivo 2012/2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (3 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009. A Professora Deborah Power voltou para a reunião e ausentou-se o Professor Robertus Potting.

Tendo em conta os pareceres dos Professores José Leitão e Sérgio de Jesus relativos ao relatório de licença sabática do Professor Robertus Potting, referente ao ano letivo 2012/2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (3 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009. Ponto 7 - Alteração do contrato da doutora Sónia Maria Loução Talhé Azambuja de assistente convidada para professora auxiliar convidada a tempo parcial de 40%, por um ano, para lecionar as unidades curriculares de História de arte dos jardins I e II, Arquitetura paisagista II e Antropologia do Espaço, para a licenciatura em Arquitetura Paisagista (DCTMA).

A doutora Sónia Maria Loução Talhé Azambuja concluiu o doutoramento em 30 de julho de 2015, em consequência o Departamento de Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente (DCTMA) solicitou a alteração do contrato da referida docente de assistente convidada para professora auxiliar convidada em regime de tempo parcial, a 40%, por um ano. O Presidente do Conselho Científico colocou à votação esta atualização do contrato tendo a mesma sido aprovada por unanimidade, com 22 votos.

(9)

O Professor Amílcar Duarte ausentou-se da reunião.

Foi aprovado, por unanimidade, com 21 votos, a nomeação dos Professores Carla Antunes e Desidério Batista como relatores para emitir parecer sobre a alteração do contrato da doutora Sónia Azambuja.

Tendo em conta o parecer apresentado, a proposta de alteração do contrato da doutora Sónia Azambuja de assistente convidada para professora auxiliar convidada a tempo parcial de 40%, por um ano, para lecionar as unidades curriculares de História de arte dos jardins I e II, Arquitetura paisagista II e Antropologia do Espaço, para a licenciatura em Arquitetura Paisagista, foi aprovada por unanimidade, com 21 votos.

Ponto 8 - Reflexão sobre o processo de avaliação de docentes Neste ponto, o Professor Amílcar Duarte voltou para a reunião.

Durante a reflexão sobre o processo de avaliação de docentes referiu-se que a avaliação é a base da melhoria e que seria fundamental, com base nos resultados da avaliação em curso, identificar os principais problemas, alterar o que fosse possível na grelha de avaliação e que tivesse repercussões positivas no processo de avaliação.

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezassete horas e trinta minutos, dela se lavrando a presente ata, da qual fazem parte integrante todos os documentos anexos e que vai ser assinada pelo Presidente e pela Secretária do Conselho Científico.

A Secretária do Conselho Científico O Presidente do Conselho Científico Prof.ª Doutora Carla Antunes Prof. Doutor Gustavo Nolasco

Referências

Documentos relacionados

a) fator tempo e equilíbrio no volume de trabalho dos empregados. b) fator capacidade profissional e possibilidades preliminares de simplificações no trabalho. c) fator tempo

Muitas das dificuldades associadas ao ciclo inverso de Carnot podem ser eliminadas pela vaporização completa do frigorigénio, antes de ser comprimido e pela substituição da

Os professores, que aceitaram participar da pesquisa de cunho qualitativo (Lüdke; André, 1986), responderam entrevistas com um roteiro prévio de perguntas abertas e

Foram utilizadas sementes do híbrido triplo DKB 747 fornecidas pela empresa Monsanto. Par- te das sementes foi tratada com fungicidas Captan ®.. Posteriormente, parte das sementes

Como se pode notar, os indicadores selecionados são piores nos setores precários em comparação às subnormais, revelando uma menor renda do responsável,

A documentação deverá ser entregue na Seguradora em até 72 (setenta e duas) horas da data da transmissão da Proposta de Seguro no sistema Cotador SulAmérica Saúde,

Paulo Rogério Oliveira (2011), ao pesquisar sobre a rebelião comandada, em 1628, pelo pajé e cacique Ñezú 20 contra os membros da Companhia de Jesus, observou nos

Diversos estudos comparando a USO com a densitometria óssea, tanto in vitro 32­34  como in vivo 35­37