• Nenhum resultado encontrado

Estudos dos solos de Angola pelo ISA e pelo IICT. Contribuição para a Ciência do Solo Tropical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudos dos solos de Angola pelo ISA e pelo IICT. Contribuição para a Ciência do Solo Tropical"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Estudos dos solos de Angola pelo ISA e pelo IICT. Contribuição para

a Ciência do Solo Tropical

R. Pinto Ricardo1, 2, J. A. Raposo1 & M. Madeira2

1 Instituto de Investigação Científica Tropical, Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa; email: jraposo@isa.utl.pt

2 Instituto Superior de Agronomia, Departamento de Ciências do Ambiente, Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, e-mail: mavmadeira@isa.utl.pt

INTRODUÇÃO

A actividade em Angola no domínio da Pedologia teve início em 1946, cabendo ao Instituto Superior de Agronomia (ISA) o mérito de semelhante iniciativa. Na realidade foi durante esse ano que o Prof. J. V. Botelho da Costa e o então Assistente Ário L. Azevedo resolveram orientar-se para o estudo dos solos de Angola, conseguindo constituir para o efeito uma Missão Agrológica a Angola, a qual foi financiada pela Junta de Exportação dos Cereais das Colónias que manifestou a esses docentes, como seu objectivo particular, o interesse que tinha no reconhecimento preliminar dos solos do planalto angolano tendo fundamentalmente em vista a definição das zonas mais apropriadas para a realização da cultura dos cereais (Costa & Azevedo, 1947).

Anteriormente – a partir de 1878, ano em que os técnicos portugueses começaram a preocupar-se com os solos de Angola –, os solos de Angola apenas tinham sido abordados de forma fragmentária, limitada e mesmo rudimentar ou, então, considerados sem existir o seu conhecimento directo. De facto, havia comentários feitos pelos exploradores portugueses, nos seus Relatórios de Viagem, aos solos que iam observando, como por exemplo Serpa Pinto (Pinto, 1881), Capelo & Ivens (1881, 1886), Paiva Couceiro (Couceiro, 1890, 1892), Artur de Paiva (Paiva, 1892); havia alguns trabalhos sobre solos ou trabalhos de ordem geral contendo referências aos solos (Monteiro, 1909a, b; Dória, 1912; Almeida, 1920; Queiroz, 1930; Sousa, 1931; Velho, 1943); existiam, inclusivamente, informações indirectas sobre os tipos de solos que ocorriam em Angola, as quais estavam contidas nos dois mapas de solos que entretanto tinham sido publicados relativamente ao Continente Africano (Shantz & Marbut, 1923; Schokalsky, 1944).

Em 1946, no dizer dos próprios docentes que formaram a Missão Agrológica (Costa & Azevedo, 1947), a situação em que se encontravam ao iniciarem o estudo dos solos de Angola era a seguinte: “Exceptuando referências várias e mais ou menos vagas à existência

(2)

de ‘laterites’, e um trabalho do Engenheiro - Agrónomo Abreu Velho sobre as terras negras de Catete, em que se discutem as suas analogias com os ‘tchernozems’, não se dispõe de quaisquer elementos obtidos directamente na colónia quanto aos grandes grupos de solos que nela possam encontrar-se. Não existe, ao que saibamos, um único estudo completo de qualquer perfil de solos segundo os métodos modernamente usados em Pedologia”.

A Missão Agrológica realizou em Angola uma campanha de cerca de dois meses (Agosto a Setembro de 1946), durante a qual efectuou um pouco mais de 4 000 km de percursos de prospecção pedológica, observou e descreveu morfologicamente 258 perfis de solos e colheu neles 808 amostras de terra para posterior estudo laboratorial. As amostras de terra e demais elementos reunidos pela Missão no seu trabalho de campo foram depois sujeitos a trabalhos de laboratório e de gabinete em Lisboa, no ISA (nas Secções de Física Agrícola e de Química Agrícola), tendo sido orientados pelo próprio Prof. J. V. Botelho da Costa e, quanto às análises químicas, pelo Prof. L. A. Valente Almeida. Esses trabalhos estenderam-se até 1951, não obstante ter terminado o financiamento da Junta de Exportação dos Cereais das Colónias no fim de 1948. Todavia, de 1948 a 1950 ainda se efectuaram algumas análises correntes para caracterização dos vários tipos de solos definidos e, além disso, realizaram-se estudos especiais sobre mineralogia das argilas, matéria orgânica do solo e água do solo.

Aliás, só foi possível concluir as análises correntes no ano de 1951, graças a um subsídio concedido ao ISA pela Junta das Missões Geográficas e de Investigação do Ultramar (JIU). A JIU começou deste modo a sua intervenção nos estudos de Pedologia Tropical, cuja orientação ficou a cargo, evidentemente, do Prof. J. V. Botelho da Costa, sendo assim iniciada a cooperação ISA-JIU (IICT, Instituto de Investigação Científica Tropical) para continuação dos estudos sobre os solos de Angola.

O trabalho até esse momento realizado pelo ISA deu lugar a diversos e importantes estudos pedológicos, os quais começaram desde logo a projectar-se internacionalmente e a contribuir para o desenvolvimento da Ciência do Solo Tropical.

A JIU em 1951, por outro lado, financiou uma Brigada de Estudos de Pedologia Tropical para a realização de trabalhos de campo em Angola ainda nesse ano – constituída pelo Prof. J. V. Botelho da Costa (ISA), Inv. Ário L. Azevedo (JIU), Assistente. R. Pinto Ricardo (ISA) e Técnico Ruy F. Mayer –, tendo procedido ao reconhecimento de solos na bacia do rio Cunene, entre os rápidos da Matala e a povoação do Humbe, com vista à instalação de colonatos agrícolas. Em 1952 e 1953 financiou uma Missão de Estudos de Hidráulica Agrícola, a fim de concluir o trabalho da Brigada anterior e, além disso, efectuar estudos da mesma índole no vale do rio Cuanza envolvendo as regiões de Catete e de Bom Jesus; os elementos da Brigada e mais o Engenheiro Agrónomo E. P. Cardoso Franco constituíram o núcleo central da Missão, que contou ainda com a colaboração de mais dois assistentes do ISA e três engenheiros agrónomos de Serviços Oficiais.

(3)

No âmbito da JIU, em 1953, para o estudo continuado e institucionalizado dos solos de Angola acabou por ser criada uma Missão – Missão de Pedologia de Angola, MPA (a partir de 1964 Missão de Pedologia de Angola e Moçambique, MPAM) –; em 1960, a par da Missão, constituiu-se o Centro de Estudos de Pedologia Tropical (CEPT) para, de forma objectiva e permanente, assegurar o estudo dos solos de Angola (cooperando com a Missão) e, além disso, coordenar e orientar superiormente do ponto de vista científico os estudos pedológicos a cargo de outras entidades pertencentes à JIU e formar especialistas nos vários domínios da Pedologia Tropical. Logicamente a Missão acabou por se integrar no CEPT ao ser feita, em 1973, uma reorganização da JIU. Quando foi criado o IICT, no ano de 1983, o CEPT passou a designar-se simplesmente Centro de Estudos de Pedologia (CEP), o qual acabou por ser extinto em 2004, como aliás sucedeu a todos os demais Centros, face a profunda reorganização do Instituto com a preocupação de ser conseguida uma mais ampla e eficiente investigação científica.

A MPA/MPAM foi criada por proposta do Prof. J. V. Botelho da Costa, tendo tido as seguintes chefias: Prof. J. V. Botelho da Costa (1953-1960), o Prof. Ário L. Azevedo (1960- -1962), o Prof. R. Pinto Ricardo (1962-1964) e o Inv. E. P. Cardoso Franco (1964- -1973). O CEPT/CEP ficou a dever-se igualmente à iniciativa do Prof. J. V. Botelho da Costa, tendo a sua direcção pertencido ao próprio Prof. J. V. Botelho da Costa (1960-1965), ao Prof. Ário L. Azevedo (1965-1970) e ao Prof. R. Pinto Ricardo (1970-2004).

Tanto o Centro como a Missão tiveram a sua sede no ISA, na Secção de Pedologia, a qual, presentemente, faz parte do Departamento de Ciências do Ambiente. A actividade desenvolvida por essas estruturas decorreu sempre em íntima e profícua cooperação com o ISA, com reconhecidas vantagens mútuas quer para o ensino da Ciência do Solo no País quer para a investigação nesse mesmo domínio levada a cabo pelos pedologistas portugueses, contribuindo de forma relevante para o progresso da Ciência do Solo Tropical e projectando- -se reconhecidamente no estrangeiro, a um tal nível que, justamente, tem sido considerada a existência de uma Escola Portuguesa de Pedologia Tropical.

O grande obreiro e impulsionador dessa Escola foi, como não podia deixar de ser, o Prof. J. V. Botelho da Costa, a quem prestamos aqui as nossas mais sinceras homenagens. O Prof. J. V. Botelho da Costa, aliás, deve ser tido como o introdutor em Portugal da Ciência do Solo, graças ao trabalho que apresentou em 1932 sobre “Os Novos Conceitos da Ciência do Solo e o Valor para a Agronomia” (Costa, 1932), trabalho em que o solo foi considerado pela primeira vez entre nós segundo os princípios estabelecidos por Dokuchaiev. Além disso, ele deve ser também considerado como o Pai da Ciência do Solo Tropical Portuguesa, uma vez que foi o iniciador no País do estudo sistemático e aprofundado dos solos tropicais com a Missão Agrológica a Angola de 1946.

Aliás, continuar a impulsionar a Ciência do Solo Tropical é a melhor das homenagens que pode ser prestada à memória da brilhante actividade científica do Prof. J. V. Botelho da Costa. Tal significa aprofundar e ampliar conhecimentos, adaptar, inovar e aplicar novas tecnologias ao uso do solo, eliminar lacunas e corrigir eventuais erros, requisitos sem dúvida

(4)

essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico da agricultura angolana. Neste contexto, reveste-se de maior importância a cooperação entre instituições de investigação e universitárias da República de Angola e de Portugal para dinamizar essas acções, partindo do conhecimento acumulado e utilizando todo o acervo que existe sobre os solos de Angola.

A actividade pedológica em Angola resultante da cooperação ISA-IICT (JIU) compreendeu: a) estudo dos solos nos principais domínios da Pedologia, de longe a maior actividade desenvolvida, b) formação de pedologistas e c) apoio dispensado à realização de cartografia de solos por outras entidades, públicas ou privadas.

Neste trabalho abordam-se os Domínios e Linhas de Investigação, desenvolvidos para o estudo dos solos de Angola, a contribuição dada na Formação de Especialistas em Ciência do Solo e o Apoio que se Dispensou à Realização de Cartas de Solos por outras Entidades com vista ao uso do solo em bases científicas e tecnicamente fundamentadas. Por fim, fazem-se algumas considerações quanto às Perspectivas Consideradas Fundamentais Relativamente à Actividade a Prosseguir.

DOMÍNIOS E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO EM QUE DECORREU O ESTUDO DOS SOLOS DE ANGOLA

Os estudos de solos efectuados em Angola referem-se sobretudo aos seguintes domínios principais: caracterização, classificação, cartografia, taxonomia pedológica, física, química e mineralogia. Secundariamente, devem ainda considerar-se os domínios respeitantes a pedogénese, micromorfologia do solo, degradação-conservação-recuperação dos solos, tecnologia geral do solo, nutrição mineral das culturas - fertilidade dos solos, laterites e pedoclima.

Caracterização, Classificação e Cartografia dos Solos

Os estudos relativamente à Caracterização, à Classificação e à Cartografia dos Solos foram os que tiveram maior desenvolvimento e, em geral, decorreram em conjunto associados no mesmo projecto de investigação. Os estudos em causa visaram objectivos científicos e, simultaneamente, objectivos técnicos.

Do ponto de vista científico, (a) investigaram-se os principais tipos de solos de Angola numa perspectiva global e tipicamente naturalista, (b) caracterizaram-se quanto à morfologia e a aspectos físicos, químicos e mineralógicos, (c) definiu-se a sua taxonomia pedológica e (d) estudou-se a sua distribuição geográfica. Em tal trabalho encarou-se sempre o solo como parte integrante dos ecossistemas terrestres e, além disso, considerou-se como um sistema complexo e multifuncional.

Do ponto de vista técnico, reuniu-se informação com vista a possibilitar a apreciação agronómica (ou mesmo visando outras finalidades, inerentes a diversos outros ramos de

(5)

engenharia) dos diferentes tipos de solos de uma qualquer região de Angola na óptica da sua gestão e utilização para determinados fins específicos, mas sem deixar de atender à sua conservação e à preservação integral do respectivo ambiente.

Logo em 1948, partindo de dados obtidos pela Missão Agrológica a Angola de 1946, um estudo sobre características e distribuição geográfica de diversos grupos de solos de Angola foi apresentado na “Conference Africaine des Sols” (Costa & Azevedo, 1948), tendo sido muito bem recebido e tendo beneficiado de apreciável projecção no estrangeiro. Depois em 1953 apareceu a obra Solos de Angola. Contribuição para o seu Estudo (Costa et al., 1953), a qual foi muito apreciada e frequentemente citada na bibliografia internacional, havendo merecido de Van Baren, por exemplo (Tropical Abstracts, Vol.X, p. 646, 1955), uma ampla apreciação crítica que começou com as seguintes considerações:

“The treatise gives a clear and systematic account of the results of a soil survey of Angola, carried out between 1946 and 1952, and for the date obtained in subsequent laboratory investigations. As one of the reasons for executing such an elaborate and strenuous task the authors assert that the failure of many European Agricultural enterprises in the tropics may be ascribed to the wrong choice of soils. A second reason lies in the urgent need to work out a sound soil conservation system which will fit in and can be adapted to native agriculture”.

No ano de 1954 dá-se então início ao grande projecto da Carta Geral dos Solos de

Angola, uma carta pedológica de pequena escala que foi programada para ser publicada em

folhas correspondentes aos respectivos distritos da divisão administrativa de então (em geral equivalentes, de forma aproximada, às actuais províncias da República de Angola).

Aliás, no próprio ano de 1954, o então Investigador da JIU Ário L. Azevedo, apresenta o trabalho Os Solos de Angola e a Agricultura. Características, Distribuição e

Tecnologia de Alguns Solos de Angola (Azevedo, 1954b) em que inclui um Esboço Pedológico, na escala de 1: 4 000 000, tendo utilizado para o efeito todas as informações à

data disponíveis sobre os solos de Angola. Trata-se de um simples esboço, com bastantes áreas em branco, baseado “desde estudos de pormenor e cartas agrológicas aos reconhecimentos gerais e às simples observações de passagem ou comentários feitos por este ou aquele autor acerca de solos”; teve todavia o mérito de ser a primeira tentativa feita no sentido de indicar para todo o território angolano a distribuição dos respectivos solos baseada no conhecimento directo dos próprios solos. Com esse fim foi elaborada uma classificação dos solos que, embora com carácter provisório, representa a primeira classificação estruturada para a globalidade dos solos de Angola, na qual é adoptada uma nomenclatura essencialmente conotativa.

No que respeita propriamente à Carta Geral dos Solos de Angola, a situação presente é a que a seguir se indica (Figura 1).

(6)
(7)

Cartas publicadas:

1 - Ex-distrito da Huíla – Área, cerca de 168 000 km2; Carta, na escala de 1:1 000 000;

Notícia explicativa, 482 pp. Lisboa (MPA, 1959) (1958)*;

2 - Ex-distrito de Huambo – Área, cerca de 29 827 km2; Carta, na escala de 1:500 000;

Notícia explicativa, 275 pp. Lisboa (MPA, 1961) (1960);

3 - Ex-distrito Moçâmedes – Área, cerca de 56 000 km2; Carta, na escala de 1:1 000 000;

Notícia explicativa, 192 pp. Lisboa (MPA, 1963) (1962);

4 - Ex-distrito de Cabinda – Área, cerca de 73 000 km2; Carta, na escala de 1:500 000;

Notícia explicativa, 227 pp. Lisboa (MPAM, 1968) (1965);

5 - Ex-distritos de Uíge e Zaire – Área, cerca de 95 000 km2; Carta, na escala de 1:1 000 000; Notícia explicativa, 467 pp. Lisboa (MPAM & CEPT, 1972a) (1966); 6 - Ex-distrito de Benguela – Área, cerca de 38 100 km2; Carta, na escala de 1:500 000;

Notícia explicativa, 509 pp. Lisboa (CEPT, 1981) (1976);

7 - Província de Cuanza Sul – Área, cerca de 58 000 km2; Carta, na escala de 1:500 000; Notícia explicativa, 617 pp. Lisboa (CEP, 1985) (1981);

8 - Província de Malanje – Área, cerca de 99 270 km2; Carta, na escala de 1:750 000; Notícia explicativa, 839 pp. Lisboa (CEP, 1995) (1991);

9 - Província de Bié – Área, cerca de 69 000 km2; Carta, na escala de 1:750 000; Notícia

explicativa, 550 pp. Lisboa (CEP, 2002) (1994). Cartas concluídas para publicação:

10 - Províncias de Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico – Área, cerca de 369 850 km2;

Carta, na escala de 1:1 000 000; Notícia explicativa, 337 pp. Lisboa (CEP, 1997)

(Policopiada);

11 - Província de Cuando - Cubango – Área, cerca de 193 000 km2; Carta, na escala de 1:1 000 000; Notícia explicativa, 250 pp. Lisboa (CEP, 2000) (Policopiada).

Carta em execução, já na fase de finalização:

12 - Províncias de Luanda, Bengo e Cuanza Norte – Área, cerca de 60 000 km2; Carta, na escala de 1:500 000.

*

Nesta carta, como em todas as outras que se seguem, a data final entre parêntesis respeita ao ano em que o trabalho foi entregue para publicação.

(8)

Além disso, à medida que o trabalho de campo inerente ao reconhecimento e à cartografia dos solos foi avançando, tornou-se possível cobrir todo o território angolano com uma carta de solos, tendo-se publicado nesse sentido a Carta Generalizada dos Solos de

Angola, em quatro aproximações, como a seguir se especifica.

1 - Primeira Aproximação – Apresentada no “7th International Congress of Soil Science” (Madison, 14-23 Agosto 1960); Carta, na escala de 1: 3 000 000; Notícia

explicativa, comunicação ao Congresso com 7 pp. (Costa & Azevedo, 1960). A

propósito deste trabalho, V. A. Kovda emitiu a seguinte opinião: “The new soil map of Angola is very important for our knowledge of the soils of Africa. The published part of the soil map and text are very useful and impressive. It is to be hoped that important survey and publication will be completed”.

2 - Segunda Aproximação – Apresentada no “8th International Congress of Soil Science” (Bucareste, 31 Agosto – 9 Setembro 1964); Carta, na escala de 1: 3 000 000; Notícia explicativa, comunicação ao Congresso com 10 pp. (Costa et

al., 1964).

3 - Terceira Aproximação – Publicada pela JIU em 1968; Carta, na escala de 1:3 000 000; Notícia explicativa, 277 pp. (MPAM & CEPT, 1968).

4 - Quarta Aproximação (Figura 2) – Concluída pelo CEP no ano de 1997, numa versão digital, em formato vectorial; Carta, na escala de 1:1 000 000; Notícia

explicativa, 116 pp. (Franco & Raposo – Coordenadores, 1997).

De referir, por fim, que o trabalho de reconhecimento e cartografia pedológica dos solos de Angola possibilitou a participação da MPAM e do CEPT em importantes projectos internacionais, nomeadamente:

- “Carte des Sols d’Afrique” (Escala, ± 1:25 000 000), executada sob a coordenação do “Service Pedologique Interafricain”. Bruxelas, 1960 (D’Hoore, 1960);

- “Soil Map of Africa” (Escala, 1:5 000 000), executado sob a coordenação da “Comission for Technical Co-operation in Africa”. Lagos, 1964 (D’Hoore, 1964);

- “Carte Mondiale des Sols – Afrique” (Escala, 1:5 000 000), executada sob a coordenação da FAO e da Unesco. Paris, 1976 (FAO-Unesco, 1974, 1976).

- “Soil and Terrain Database for Southern Africa (SOTERSAF)” (Escala 1: 2 000 000), projecto coordenado pela FAO e pelo ISRIC. Roma, 2003 (FAO & ISRIC, 2003).

(9)
(10)

A “Carte des Sols d’Afrique” e o “Soil Map of Africa” contaram na sua execução, para Angola, com a colaboração dos Profs. J. V. Botelho da Costa, Ário L. Azevedo e R. Pinto Ricardo e dos Invs. E. P. Cardoso Franco e E. M. Silva da Câmara, tendo o primeiro participado também no estabelecimento da Legenda da Carta. Quanto à “Carte Mondiale des Sols”, entre os cientistas participantes no projecto figuram, no que respeita ao território de Angola, os pedologistas da JIU Profs. J. V. Botelho da Costa, Ário L. Azevedo e R. Pinto Ricardo e Inv. E. P. Cardoso Franco. Relativamente ao projecto SOTERSAF verificou-se a intervenção do CEP através do Inv. José A. Raposo (e também, em questões pontuais, do Prof. R. Pinto Ricardo), tendo sido facultados todos os elementos necessários respeitantes a Angola.

É de toda a justiça referir, quanto à Carta Geral dos Solos de Angola (e para finalizar as considerações a seu respeito), que a respectiva execução implicou a actividade de variados cientistas e técnicos sendo de destacar os que nela intervieram com carácter permanente: em trabalhos de campo e de gabinete, os Profs. J. V. Botelho da Costa, Ário L. Azevedo, R. Pinto Ricardo e António A. G. Réffega, e os Invs. E. P. Cardoso Franco, E. M. Silva da Câmara, M. J. S. M. Guerra Pinheiro, F. A. Milho da Conceição, M. Monteiro Marques e M. A. Melo Ferreira; nos trabalhos laboratoriais, o Inv. A. F. A. Sanches Furtado, o Eng. Agr.mo J. A. Castanho Póvoas, as Dras. Maria Fernanda Barral, Iolanda Póvoas, Maria de Lurdes S. Ricardo e Maria Eugénia Pereira e, ainda, as analistas Maria da Luz B. C. Silva e Sousa, Maria Henriqueta Furtado, Maria de Lurdes Canilho Esteves e Isabel Maria Meireles.

Além da carta geral acabada de comentar, outra cartografia pedológica foi efectuada em escalas maiores, tendo assim sido obtidas cartas de reconhecimento, cartas semi- -detalhadas e mesmo cartas detalhadas, as quais associaram sempre ao respectivo documento cartográfico uma notícia explicativa dando, entre outras, informações preciosas sobre a tipologia dos solos e a sua classificação. Por exemplo: Costa et al. (1951, 1952, 1954a, 1954b, 1954c, 1956b, 1958), Ricardo & Conceição (1963), CEPT (1967), MPAM & CEPT (1972b, 1974).

Foram igualmente realizadas cartas interpretativas de solos e as correspondentes classificações, como regra partindo de cartas pedológicas existentes ou então de cartas pedológicas efectuadas simultaneamente como fase antecedente do projecto delineado. Tais cartas visaram objectivos agrícolas precisos ou simples objectivos de natureza agrária geral ou finalidades mais amplas como, por exemplo, o planeamento agro-ecológico e o uso agrário sustentável da “terra” ou mesmo o estabelecimento de planos de desenvolvimento territorial. Por exemplo: Costa et al. (1951, 1952, 1954a, 1956b, 1958, 1959a), CEPT (1967), MPAM & CEPT (1972b, 1974), Raposo (2000).

Como simples caracterização de tipos de solos que se reconheceu terem particular interesse, efectuaram-se alguns estudos respeitantes, por exemplo, a Solos Ferralíticos e

(11)

Solos Fersialíticos (Costa & Póvoas, 1959; Franco, 1964), a Solos das Regiões Secas

(Ricardo & Franco, 1958; Costa et al.,1959 b,c) e a Vertissolos (Azevedo & Costa, 1954). *

* *

A metodologia seguida na cartografia dos solos de Angola foi sempre a metodologia clássica, tendo-se adoptado para todas as cartas o formato analógico. Em 1989, com a emergência dos sistemas de informação e cartografia digital, iniciaram-se os trabalhos de digitalização, geo-referenciação e vectorização da informação pedológica existente no CEP, de que resultou a elaboração da 4ª Aproximação da Carta Generalizada dos Solos de Angola. Este trabalho envolveu principalmente os Invs. E. P. Cardoso Franco e José A. Raposo. Ao primeiro coube sobretudo a organização das tabelas de atributos e a definição e composição das unidades cartográficas; o segundo coordenou o trabalho de representação da informação cartográfica em estruturas vectoriais e na associação dos atributos com a informação espacial.

Presentemente, está-se em condições de passar a realizar qualquer carta de solos por processo informático em função dos objectivos pretendidos e dos níveis de informação armazenada.

O Estudo dos Solos e a Taxonomia Pedológica

No que respeita à Taxonomia Pedológica, os estudos desenvolvidos – que conduziram à construção de um Sistema de Classificação dos Solos de Angola (CEP, 1985) – contribuíram de forma marcada para o progresso da taxonomia dos solos tropicais.

Durante bastante tempo existiu uma grande confusão quanto ao emprego dos termos

laterite e laterítico. A ideia de que a existência das formações cimentadas constituídas por

uma acumulação de sesquióxidos livres, típicas do meio tropical, não seria uma característica essencial dos solos tropicais designados Laterites e Solos Lateríticos – como se pensou até finais dos anos 40 – representou, sem dúvida, uma evolução muito significativa, na qual os pedologistas portugueses desempenharam um papel importante. Com efeito, o Prof. J. V. Botelho da Costa (em colaboração com C. G. Trapnell e J. Van Garderen) apresentou à “Conférence Africaine des Sols” (Bulletin Agricole du Congo Belge, XL(1), p. 1042, 1949, Bruxelles) a proposta seguinte: “Considering that whatever the original meaning of laterite, this term is now in general use in Africa in the sense of Du Preez’s definition (Du Preez, 1948), this Conference agreed to recommend restriction in future of the use of this term to this definition. Having regard to the importance of the composition of the inorganic colloids of the soil, both from the pedological and the agronomic point of view, it is also agreed that as a provisional measure and pending further research, Martin and Doyne’s distinction of soils by the SiO2/Al2O3 ratio of the colloidal fraction be recognized for the present as one of

(12)

the criterions in soil classification, but that the soils termed: laterite and lateritic by these authors (SiO2/Al2O3 less than 1.33 or between 1.33 to 2) be known henceforth as allite and allitic respectively”.

Mais tarde, durante a “IIe Conférence Interafricaine des Sols (Léopoldville, 9-14 août 1954)“, o Prof. J. V. Botelho da Costa defendeu a opção do termo ferralítico para designar diversos grupos de solos das regiões tropicais e subtropicais que se caracterizam essencialmente por uma fracção argilosa com baixos valores da sua relação molecular sílica- -sesquióxidos e nos quais a laterite (de acordo com o sentido dado por Du Preez, 1948) não representa uma característica essencial (Costa, 1954b). O termo foi de imediato aceite por Aubert (1954) e por si adoptado na conferência plenária que proferiu no “5e Congrès International de la Science du Sol (Léoplodville, 16-21 août 1954)”:« Ne pourrait-on pas utiliser pour les Sols Latéritiques eux-mêmes, un terme qui s’éloigne un peu plus du terme primitif que celui de Latosol, proposé par C.E. Kellog et le ‘Soil Survey’ des U.S.A.? Ne pourait-on, pour cet ensemble qui corresponde, semble-t-il, à tout un Sous-Ordre de sols, prendre le terme de “ferrallite“ déjà proposé par d’autres, en particulier par le regretté Professeur G. W. Robinson, et tout récemment encore, lors de la Conférence Interafricaine des Sols, par J. V. Botelho da Costa, et laisser aux éléments latéritiques en voie de durcissement les noms de carapace et de cuirasse latéritiques?»

Deste modo, a designação Solos Ferralíticos entrou para a nomenclatura taxonómica dos solos tropicais. Segundo Chatelin (1972), « sans mésestimer lés recherches d’autres écoles, on peut avancer que l’étude des sols ferrallitiques, qu’ils soient désignés par le vocable ferrallitique ou par un autre, est dominée pendant la période moderne par les équipes animées par Aubert (ORSTOM), Sys (INEAC), Botelho da Costa (JIU), et par l’équipe du Soil Survey Staff U.S. La place prééminente prise par les quatre organismes en question dans l’étude des sols ferrallitiques, ou ferralíticos, ou kaolisols, ou oxisols, se traduit par le fait que ce sont leurs terminologies et classifications qui sont le plus employées».

No que respeita aos Solos e Argilas Negras Tropicais e Subtropicais – actualmente designados Vertissolos – os Profs. Ário L. Azevedo e J. V. Botelho da Costa consideraram, numa comunicação apresentada ao “5e Congrès International de la Science du Sol”, solos derivados de formações rochosas e solos das planícies aluvionais (Azevedo & Costa, 1954). Para D’Hoore (1955), “ cette subdivision nous semble intéressante, surtout que la plupart des terres noires signalées en Afrique semblent pouvoir être assimilées à l’une ou l’autre de ces catégories”. Consequentemente, ele adoptou esta distinção nas cartas dos solos de África cuja execução coordenou (D’Hoore, 1960, 1964).

Boulaine (1957), ao discutir aspectos fundamentais da classificação (e cartografia) dos solos do Chélif (Argélia), apoiou-se num trabalho sobre os solos da Huíla (Costa et al., 1956a) afirmando que “lés Portugais sont arrivés à la même conclusion en Angola”.

(13)

A propósito dos sistemas de nomenclatura de solos geralmente em uso nas classificações pedológicas, o Prof. J. V. Botelho da Costa (Costa, 1954b) formulou uma proposta na “IIe Conférence Interafricaine des Sols” no sentido de se modificarem esses sistemas relativamente aos seguintes pontos:

- Recusar as designações de Grandes Grupos de solos (ou de unidades de categoria taxonómica superior) que não sejam apoiadas nas características essenciais dos solos em questão;

- Substituir as designações de Grandes Grupos de solos que envolvam exclusivamente a respectiva cor;

- Preferir expressões que abranjam mais de uma característica essencial;

- Recorrer a termos derivados do latim e do grego. Aliás, em relação a este último ponto, a proposta teve a pronta aprovação de C. E. Kellog que fez saber que tal critério estava em estudo nos Estados Unidos da América do Norte (o seu país). Uma outra contribuição igualmente importante dos pedologistas do IICT para a taxonomia dos solos tropicais, diz respeito à adopção das relações moleculares SiO2/Al2O3 e

SiO2/R2O3 da fracção argilosa como índice para a separação dos solos a um nível elevado –

solos ferralíticos, fersialíticos e sialíticos, cuja argila possui os caracteres respectivamente ferralítico, fersialítico e sialítico (Costa et al., 1953; Costa, 1959; MPA, 1959) –. Estes caracteres são os seguintes:

Valores das relações moleculares Designação da argila SiO2/Al2O3* SiO2/R2O3* Fortemente ferralítica ≤1,33 <2,0 Medianamente ferralítica 1,4-1,6 <2,0 Ferralítica Fracamente ferralítica 1,7-2,0 <2,0 Fersialítica >2,0 <2,0 Fracamente sialítica 2,0-2,4 >2,0 Fortemente sialítica 2,4-3,4 >2,0 Sialítica

Muito fortemente sialítica ≥3,5 >2,0

* A sílica considerada é a sílica combinada (silicatos e sílico-aluminatos)

Ainda a propósito da taxonomia pedológica deve-se, a título de exemplo, dar mais algumas referências importantes de outros trabalhos efectuados: Costa (1954a), Costa et al., (1956a), Costa & Azevedo (1957), Costa & Franco (1965), Franco (1988, 1989), Conceição (1991).

(14)

Física do Solo

No que respeita à Física do Solo, os estudos principais foram orientados pelo Prof. J. V. Botelho da Costa e dirigidos para os capítulos da Estrutura e da Água, tanto do ponto de vista puramente científico como no das respectivas relações com as plantas cultivadas. Por exemplo: Soares (1953), Costa (1954c), Costa & Macedo (1955), Almeida (1961), Sousa (1961), Costa & Sousa (1961, 1962), Leitão (1964), Franco (1983, 1997).

Química do Solo

Entre os estudos de Química do Solo, distinguem-se os relativos a duas linhas principais de investigação: uma no domínio da Matéria Orgânica do Solo e a outra sobre o Fósforo do

Solo; além desses, devem ainda referir-se estudos sobre Microelementos, Azoto e Potássio,

bem como outros estudos diversos.

A linha relativa à Matéria Orgânica dos Solos Tropicais foi iniciada em 1949 por R. Pinto Ricardo (então ainda aluno do curso de Engenheiro Agrónomo do ISA) sob a orientação do Prof. L. A. Valente Almeida. Tendo começado com o estudo da matéria orgânica das Terras Negras de Angola (Ricardo, 1951), estendeu-se depois sobretudo ao fraccionamento e à caracterização da matéria orgânica de diversos tipos de solos (em particular, Solos Ferralíticos), bem como ao estudo dos ácidos húmicos de alguns dos principais tipos de solos de Angola e também da metodologia para doseamento do carbono orgânico do solo. Exemplos: Ricardo (1961, 1968a, 1968b), Almeida & Ricardo (1954, 1972), Ricardo & Póvoas (1961, 1964), Franco & Póvoas (1996), Franco & Ricardo (1998), Franco et al. (1998).

Os estudos respeitantes ao Fósforo do Solo referem-se sobretudo a métodos de doseamento do fósforo total e assimilável, fraccionamento do fósforo do solo, papel do fósforo no solo e mecanismos da sua retenção pelos óxidos de ferro e de alumínio. Exemplos de referências: Almeida & Miranda (1954), Macedo (1955, 1960, 1964, 1968), Costa (1957), Azevedo & Gouveia (1957), Almeida et al. (1958), Franco & Póvoas (1959), Réffega (1960).

A investigação sobre Microelementos foi iniciada em 1956 (Fragoso, 1959) mas, infelizmente, não teve grande desenvolvimento; fez-se apenas mais um trabalho (Pinheiro, 1970). Foram realizados também alguns estudos sobre o Azoto e o Potássio, todavia em número reduzido (Marques, 1965; Coelho, 1968; Almeida et al., 1968, 1969), bem como outros fora de qualquer programa preciso (Franco & Póvoas, 1998; Franco et al., 2001).

(15)

Mineralogia do Solo

O domínio da Mineralogia do Solo – linha de investigação introduzida em Portugal pelo Prof. J. M. M. Bastos Macedo e que teve como outro cientista igualmente importante o Inv. A. F. A. Sanches Furtado – compreendeu principalmente estudos sobre métodos de caracterização mineralógica dos solo, mineralogia das fracções argila, limo e areia, o papel físico-químico da argila no solo, génese dos minerais constituintes da argila do solo, mineralogia dos solos

versus alteração das rochas e alteração das rochas (tanto nas condições naturais como por via

experimental) tendo em vista a formação dos solos. Os dados obtidos por tais estudos constituem base fundamental para a taxonomia dos solos tropicais e elementos indispensáveis para esclarecimento da sua génese, assim como para orientar a sua utilização racional e melhor definir a respectiva tecnologia. Muitos deles revestem-se de certo carácter pioneiro, pois contam-se entre os primeiros trabalhos referentes à mineralogia dos solos das regiões tropicais, tendo-lhe sido reconhecido indiscutível mérito nos meios científicos internacionais da especialidade. Citamos, a título exemplificativo, Macedo (1948 a, b), Macedo & Franco (1958), Macedo et al. (1958), Dias (1959), Dias et al. (1959a), Póvoas & Macedo (1959a, b), Furtado & Portas (1964), Portas & Furtado (1964a, b), Furtado & Herbillon (1964), Furtado 1965, 1968a, b, 1973, 1974, 1985, 1987, 1995, 1998, 2002).

Deve-se referir, a propósito da mineralogia do solo, que o estudo do Prof. J. M. M. Bastos Macedo apresentado à “Conférence Africaine des Sols” (Macedo, 1948b) conduziu à composição da argila de solos de Angola por um método que, até ao momento, não tinha sido aplicado a solos do Continente Africano. Os cientistas do INEAC J. L. D’Hoore e J. Fripiat (Bulletin Agricole Du Congo Belge, XL (1), p. 1026, 1949, Bruxelles) consideraram que “lés méthodes employées se révèlent interessantes”, manifestando a intenção de estudar a sua aplicação aos solos do então Congo Belga.

Por outro lado, sucedeu que os Profs. Ário L. Azevedo e J. V. Botelho da Costa (Azevedo & Costa, 1954) estiveram entre os primeiros cientistas a indicar a presença de montmorilonite nos Solos e Argilas Negras Tropicais e Subtropicais de África.

Além disso, são igualmente inovadores outros trabalhos sobre as Terras Negras de

Angola (Almeida & Ricardo, 1954; Dias et al., 1959b) que conduziram à conclusão de que os Solos e Argilas Negras Tropicais e Subtropicais, apesar da sua cor preta, são muito pobres

em matéria orgânica, o que implica que a cor escura que apresentam não pode resultar da quantidade de matéria orgânica mas sim da natureza desta em associação com outras causas, em particular as quantidades e as formas do ferro e do manganês presentes nos respectivos solos.

(16)

Outros Domínios

Alguns estudos igualmente importantes foram também realizados, como já se destacou, em domínios menos investigados do que os precedentes, nomeadamente os seguintes:

Pedogénese (Macedo, 1954; Franco, 1968; Ricardo et al., 1974, 1980, 2000); Micromorfologia do Solo (Condado, 1969; Benayas & Ricardo, 1973); Degradação, Conservação e Recuperação dos Solos (Costa, 1950; Azevedo, 1953; Costa et al., 1954d); Tecnologia Geral do Solo (Azevedo, 1954a); Nutrição Mineral de Culturas e Fertilização dos Solos (Azevedo, 1952; Almeida & Balbino, 1960); Laterites (Marques, 1966, 1967;

Furtado & Marques, 1968, 1973); Pedoclima (Franco, 1980, 1982, 1993). Base de dados

O estudo dos solos de Angola, nas várias vertentes que se acabaram de abordar, baseou-se nos 7.811 pédones observados e descritos morfologicamente para a Carta Geral dos Solos de

Angola. Nas Memórias das respectivas cartas provinciais/distritais figura um total de 1.327

pédones, aos quais correspondem 6.427 amostras de solo que foram caracterizadas dos pontos de vista físico, químico e mineralógico.

Constituiu-se uma Base de Dados com todos estes pédones publicados, a qual contém os diversos parâmetros analíticos das amostras estudadas e, além disso, para cada pédone, a respectiva localização (com elementos de geo-referenciação), informação quanto a alguns dos factores pedogenéticos e a sua classificação de acordo com o CEP, a FAO e a WRB.

Trata-se de uma Base de Dados muito valiosa e da maior importância com vista a futuros estudos que se pretendam fazer sobre os solos de Angola.

FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM CIÊNCIA DO SOLO

Da cooperação ISA-IICT, além da vasta e relevante investigação realizada (como de forma sintética se relatou atrás), resultou outra actividade igualmente muito importante que foi a especialização de engenheiros agrónomos e engenheiros silvicultores, bem como de técnicos agrários, em questões de Pedologia Tropical e em problemas respeitantes à fertilidade dos solos tropicais. Semelhante acção foi decisiva para a formação técnico- -científica de inúmeros tirocinantes das licenciaturas do ISA, que depois seguiram a carreira docente universitária e a carreira de investigação em várias instituições (incluindo CEPT/CEP e MPA/MPAM) ou que foram prestar serviço noutros Organismos.

Por outro lado, do mesmo modo, foi dada formação técnica a diverso pessoal analista na caracterização laboratorial dos solos das regiões tropicais.

(17)

APOIO DISPENSADO À REALIZAÇÃO DE CARTAS DE SOLOS POR OUTRAS ENTIDADES

Por último, refere-se outra actividade importante com forte expressão no desenvolvimento da cartografia de solos em Angola por outras entidades (públicas e privadas) tendo objectivamente em vista o ordenamento agrário do território ou o uso do solo por culturas em bases científicas e tecnicamente fundamentadas: diz respeito à iniciativa havida no sentido de pôr a funcionar e de apoiar outros grupos técnico-científicos para cartografia de solos.

Com efeito, em 1954, organizou-se e orientou-se a “Brigada Agrológica do Caminho de Ferro de Moçâmedes” (dependendo directamente do Governo Geral de Angola e sediada em Angola), tendo-se colaborado nos respectivos trabalhos, tanto trabalhos de campo como os de laboratório. Essa Brigada, que existiu até 1962, teve como acção proceder ao reconhecimento geral agrícola, florestal e pecuário da zona da influência directa do Caminho de Ferro de Moçâmedes. O trabalho que efectuou compreendeu, além de outras tarefas, a realização de cartas de solos e cartas de aptidão.

Em 1955, formou-se e orientou-se a “Brigada Agrológica de Cela” criada no âmbito do Ministério do Ultramar, a qual teve a sua sede na Secção de Pedologia do ISA, foi chefiada por um docente desta Secção e contou com a colaboração de outros docentes do ISA. O seu trabalho, que decorreu até 1957, compreendeu a cartografia detalhada de solos na zona de colonização europeia de Cela.

Por outro lado, incentivou-se a constituição de um grupo privado para estudo dos solos nas explorações agrícolas dedicadas à cultura da cana de açúcar e em roças de café. Dispensou-se apoio científico a esse grupo, tendo-se efectuado o trabalho de análise laboratorial das amostras de solo colhidas nos respectivos estudos e, além disso, orientado o trabalho de gabinete respeitante à interpretação dos tipos de solos definidos no sentido da sua aptidão para as culturas referidas, bem como às medidas que deviam ser tomadas para que os solos observados – muitos deles em condições de salinização e/ou sodização – pudessem produzir economicamente nos maiores níveis possíveis.

Foram assim realizadas várias cartas de solos e cartas de aptidão cultural, de natureza detalhada, nomeadamente nas propriedades de Cassequel, Tentativa, S. Francisco e Longa- -Nhia, e nas roças do Amboim e de Seles.

Tais trabalhos contribuíram de maneira expressiva para os aumentos de produção nas explorações agrícolas indicadas e para a melhoria indiscutível das condições económicas das respectivas empresas.

(18)

PERSPECTIVAS FUNDAMENTAIS RELATIVAMENTE À ACTIVIDADE A PROSSEGUIR

Como corolário de tudo o que acabou de se expor, pode dizer-se que a actividade desenvolvida em Angola no âmbito da Ciência do Solo, como resultado da permanente e activa cooperação entre o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto de Investigação Cientifica Tropical, atingiu ampla expressão e contribuiu de forma destacada para o mais profundo conhecimento científico e técnico dos solos do território angolano e consequentemente dos solos das regiões tropicais, havendo tido marcada influência no desenvolvimento da Ciência do Solo Tropical.

Esse desenvolvimento cientifico e técnico, expressando a importância da interacção entre instituições universitárias e de índole técnico-científica, foi decisivo para a formação de inúmeros tirocinantes das licenciaturas do Instituto Superior de Agronomia e para o desenvolvimento da formação científica de muitos docentes universitários e investigadores de várias instituições. Aliás, a direcção da actividade científica levada a cabo esteve sempre sob a responsabilidade directa de docentes do ISA. Chama-se aqui a atenção para o facto da presente realização, pelo ISA e pela Universidade Agostinho Neto, de um Mestrado em Agronomia e Recursos Naturais dirigido para licenciados de Angola constituir uma excepcional oportunidade para o reforço dessa interacção, a qual, aliás, está já a produzir neste momento os primeiros frutos.

Dado o valioso património acumulado sobre o conhecimento científico e técnico dos solos da República de Angola, ele não pode ser esquecido e muito menos desprezado; antes, sim, ele deve ser aprofundado e até ampliado, de uma forma sistemática e coordenada, tendo sobretudo em atenção os seguintes aspectos fundamentais:

a) Caracterização física, química e mineralógica dos solos mais suficientemente aprofundada (e, inclusive, a própria caracterização biológica), com vista à definição dos parâmetros adequados que possibilitem a aferição do Sistema de Classificação Pedológica do CEP e o perfeito enquadramento das suas unidades-solo nos sistemas taxonómicos internacionais hoje mais em uso, nomeadamente a World Reference

Base for Soil Resources (WRB) e a Soil Taxonomy do United States Department of Agriculture;

b) Aplicação a um universo representativo de amostras-padrão, já estudadas pelos métodos analíticos estabelecidos pelo CEP, da metodologia adoptada por aqueles sistemas taxonómicos de referência, a fim de definir correlações que, muito simplesmente, possibilitem transpor os inúmeros dados analíticos existentes sobre os solos de Angola para os parâmetros considerados por tais sistemas;

c) Aprofundamento do conhecimento de parâmetros químicos do solo com vista à avaliação e gestão da fertilidade dos mesmos e à definição de bases para o planeamento agro-ecológico e o uso sustentável dos solos.

(19)

Este prosseguimento do estudo dos solos de Angola, em desejada colaboração com os investigadores angolanos e com as estruturas oficiais em que eles se integram, deve constituir um objectivo prioritário dentro de programas comuns de investigação Angola - Portugal. É importante porque permitirá seguir novas linhas de pesquisa pedológica fundamentais para apoio ao desenvolvimento agrícola do País e, por outro lado, continuará a contribuir de forma relevante para o progresso da Ciência do Solo Tropical.

REFERÊNCIAS

Almeida J. J. (1920) Observações gerais sobre a agrologia, climatologia e etnografia de Angola. Anais Inst. Sup. Agron., 1: 123-152.

Almeida L. A. V. & Balbino L. R. (1960) Comparaison de quelques engrais phosphatés dans un sol ferrallitique rouge d' Angola. Bull. Documentation ISMA, 27: 15-28.

Almeida L. A. V. & Miranda V. H. B. (de). (1954) Les formes de phosphore dans les sols d'Angola. Em: Actes et C .R. 5e Cong. Int. Science du Sol (Léopoldville, 16-21 août 1954), 3: 363-367.

Almeida L. A. V. & Ricardo R. Pinto. (1954) La matière organique des "terres noires" d'Angola. Em: Actes et C. R. 5e Cong. Int. Science du Sol (Léopoldville, 16-21 août 1954), 2: 335-341.

Almeida L. A. V. & Ricardo R. Pinto. (1972) Dosage gazométrique du carbone organique du sol par l’appareil de Ströhlein. Anais Inst. Sup. Agron., 33: 9-19.

Almeida L. A. V., Póvoas J. A. C. & Ricardo R. Pinto. (1958) A determinação do fósforo total em solos tropicais. Garcia de Orta, 6 (4): 697-704.

Almeida L. A. V., Ricardo R. Pinto & Rouy M. C. (1968). Formas de azoto orgânico em solos típicos de Angola. Garcia de Orta, 16 (1): 87-92.

Almeida L A. V., Ricardo R. Pinto & Rouy M. C. (1969) Acides aminés de quelques sols typiques des régions tropicales. Agrochimica, 13 (4-5): 358-366.

Almeida M. C. L. T. (1961) A Análise de Agregados para Caracterização da Estrutura do Solo. Aplicação a Alguns Solos de Territórios Portugueses. Relatório Final do Curso de Engenheiro Agrónomo, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa (Policopiado).

Aubert G. (1954) Les sols latéritiques. Em: Actes et C.R. 5e Cong. Int. Science du Sol (Léopoldville, 16-21 août 1954), 1: 103-118.

Azevedo Ário L. (1952) O problema das adubações fosfatadas em Angola. Agron. Angolana, 6: 77-101. Azevedo Ário L. (1953) Some aspects of soil conservation in Angola. Sols Africains, 2: 314-319.

Azevedo Ário L. (1954a) The technology of peaty soils in Mozambique and Angola. Em: Trans. 5th Int. Cong.

Soil Sci. (Léopoldville, 16-21 August 1954), 3: 398-401.

Azevedo Ário L. (1954b) Os solos de Angola e a agricultura. Características, distribuição e tecnologia de alguns solos de Angola. Agron. Angolana, 9: 13-106.

(20)

Azevedo Ário L. & Costa J. V. Botelho (da). (1954) Les "terres noires" d’Angola. Em: Actes et C. R. 5e Cong. Int. Science du Sol (Léopoldville, 16-21 août 1954), 4: 149-154.

Azevedo Ário L. & Gouveia D. G. (1957) Avaliação do "fósforo assimilável" em solos tropicais. II. Correlação entre solos de Angola e Moçambique e da Rodésia do Sul. Garcia de Orta, 5 (2): 283-285.

Benayas J. & Ricardo R. Pinto. (1973) Aspectos micromorfológicos de solos de uma topossequência em zona tropical húmida (Superfície da Quibala - Angola). Anais Inst. Sup. Agron., 34: 181-203.

Boulaine J. (1957) Étude des Sols des Plaines du Chélif. Direction de Hydraulique et de l’Equipement Rural. Ministère de l’Algérie.

Capelo H. & Ivens R. (1881) De Benguela às Terras de Iácca. Imprensa Nacional, Lisboa.

Capelo H. & Ivens R. (1886) De Angola à Contra-Costa. Descrição de uma Viagem Através do Continente Africano. Imprensa Nacional, Lisboa.

CEP. (1985) Carta Geral dos Solos de Angola. 7. Província de Cuanza Sul. Memórias (2a Série), 69. Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa.

CEP. (1995) Carta Geral dos Solos de Angola. 8. Província de Malanje. Memórias (2ª Série), 71. Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa.

CEP. (1997) Carta Geral dos Solos de Angola. 10. Províncias de Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico. Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa (Policopiado).

CEP. (2000) Carta Geral dos Solos de Angola. 11. Província de Cuando-Cubango. Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa (Policopiado).

CEP. (2002) Carta Geral dos Solos de Angola. 9. Província de Bié. Memórias (2ª Série), 72. Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa.

CEPT. (1967) Carta Agrológica e Carta de Aptidão para Regadio de uma Região na Margem Direita do Rio Cunene, Entre o Quiteve e o Humbe. Centro de Estudos de Pedologia Tropical, Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa (Policopiado).

CEPT. (1981) Carta Geral dos Solos de Angola. 6. Distrito de Benguela. Memórias (2ª Série), 65. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa (Policopiado).

Chatelin Y. (1972) Les Sols Ferrallitiques. Tome 1. Historique – Développement des Connaissances et Formations des Concepts Actuels. Initiations - Documentations Techniques, 20. ORSTOM, Paris.

Coelho A. M. (1968) Contribuição para o Estudo do Potássio em Solos de Angola. Formas de Potássio – Comparação de Métodos para a Determinação do Potássio Assimilável. Relatório Final do Curso de Engenheiro Agrónomo, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa (Policopiado).

Conceição F. A. Milho (da). (1991) Os Solos Ferralíticos da “Classificação Portuguesa” e a sua Posição na “Soil Taxonomy”. Centro de Estudos de Pedologia, Instituto de Investigação Cientifica Tropical, Lisboa (Policopiado).

Condado J. L. A. (1969) Micropedologia de Alguns dos mais Representativos Solos de Angola. Memórias (2ª Série), 59. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa.

Costa J. V. Botelho (da). (1932) Os Novos Conceitos da Ciência do Solo e o Seu Valor para a Agronomia. Relatório de Tirocínio do Curso de Engenheiro Agrónomo, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa (Policopiado).

(21)

Costa J. V. Botelho (da). (1950) Aspectos do Problema da Erosão do Solo em África. Estudos, Ensaios e Documentos, 2. Junta de Investigações Coloniais, Lisboa.

Costa J. V. Botelho (da). (1954a) Nota acerca da classificação dos solos ferralíticos. Agron. Angolana, 9: 3-11. Costa J. V. Botelho (da). (1954b) Sur quelques questions de nomenclature des sols des régions tropicales. Em: C.

R. IIe Conf. Interafricaine des Sols (Léopoldville, 9-14 août 1954), 2: 1099-1103.

Costa J. V. Botelho (da). (1954c) Aspects des relations sol-eau-plante. Em: Actes et C.R. 5e Cong. Int. Science du Sol (Léopoldville, 16-21 août 1954), 1: 176-190.

Costa J. V. Botelho (da). (1957) Avaliação do "fósforo assimilável" em solos tropicais. I. Provável interesse do método de D.R. Saunder para alguns solos de Angola e Moçambique. Garcia de Orta, 5 (2): 147-151. Costa J. V. Botelho (da). (1959) Ferrallitic, tropical fersiallitic and tropical semi-arid soils. Definitions adopted in

the classification of the soils of Angola. Em: C.R. IIIe Conf. Interafricaine des Sols (Dalaba, 2-11 Novembre

1959), 1: 317-319.

Costa J. V. Botelho (da) & Azevedo Ário L. (1947) Relatório do Trabalho de Campo da Missão Agrológica a Angola (1946). Junta de Exportação dos Cereais das Colónias, Lisboa. 2 volumes (Policopiado).

Costa J. V. Botelho (da) & Azevedo Ário L. (1948) Characteristics and distribution of some soil groups of Angola. Commun. Conf. Africaine des Sols (Goma, 8-16 Novembre 1948). Bull. Agric. Congo Belge, 40 (1949-1): 252-278.

Costa J. V. Botelho (da) & Azevedo Ário L. (1957) Classificação dos solos de Angola. Princípios em que se baseia a classificação e cartografia de solos pela Missão de Pedologia de Angola. Em: Actas 1ª Jornada de Estradas (Luanda, 1957) Vol. I, Comunicação 14.

Costa J. V. Botelho (da) & Azevedo Ário L. (1960) Generalized soil map of Angola. Em: Trans. 7th Int. Cong. Soil Sci. (Madison, 15-23 August 1960), 4: 56-62.

Costa J. V. Botelho (da) & Franco E. P. Cardoso. (1965) Note on the concepts of "Ferrallitic soils" and "Oxisols". Em: Pédologie Int. Symp. (Ghent, 1965), 3: 181-184.

Costa J. V. Botelho (da) & Macedo J. B. (1955) Nota acerca do "índice de expansibilidade" de alguns solos de Angola. Garcia de Orta, 3: 33-35.

Costa J. V. Botelho (da) & Póvoas J. A. C. (1959) pH - base saturation relationship for ferrallitic, tropical fersiallitic and tropical semi-arid soils of Southern Angola. Em: C. R. IIIe Conf. Interafricaine des Sols (Dalaba, 2-11 Novembre 1959), 1: 189-193.

Costa J. V. Botelho (da) & Sousa M. S. (1961) Determinação do "equivalente de humidade intrínseco" de solos afectados pelo sódio. Garcia de Orta, 9: 323-329.

Costa J. V. Botelho (da) & Sousa M. S. (1962) Correlation between the "15 atmosphere percentage" and the "moisture equivalent" in ferrallitic and fersiallitic soils of the district of Huíla (Angola). Garcia de Orta, 10: 359-365.

Costa J. V. Botelho (da), Azevedo Ário L. & Ricardo R. Pinto. (1951) Reconhecimento Agrológico de Terrenos da Margem Direita dos Rios Catape e Cunene. 1. Características Morfológicas e Aptidão para o Regadio Numa Zona Entre a Confluência dos Rios Catape e Cutenda e Cerca de 5 km a Sul de Capelongo. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa (Policopiado).

(22)

da Margem Direita dos Rios Catape e Cunene. 2. Características Morfológicas e Aptidão para o Regadio Numa Zona Entre o Tchiteve e o Humbe. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa (Policopiado).

Costa J. V. Botelho (da), Azevedo Ário L. & Almeida L. A. V. (1953) Solos de Angola. Contribuição para o Seu Estudo. Memórias (Sér. Pedol. Tropical), I. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa.

Costa J. V. Botelho (da), Azevedo Ário L. & Franco E. P. Cardoso. (1954a) Carta de Solos e Carta de Aptidão para Regadio da "Zona de Capelongo" (Alto Cunene, Angola). Memórias (Sér. Pedol. Tropical), 11. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa.

Costa J. V. Botelho (da), Azevedo Ário L., Franco E. P. Cardoso & Ricardo R. Pinto. (1954b) Reconhecimento de Solos no Vale do Rio Cuanza. Discrição Preliminar de Unidades Agrológicas. Direcção Geral de Fomento do Ultramar, Lisboa (Policopiado).

Costa J. V. Botelho (da), Guerra G., Azevedo Ário L., Salbany A. & Ripado M. B. (1954c) Cartographie des sols en Angola et au Mozambique. Em: C. R. IIe Conf. Interafricaine des Sols (Léopoldville, 9-14 août 1954), 2: 1493-1496.

Costa J. V. Botelho (da), Guerra G., Azevedo Ário L., Salbany A. & Ripado M. B. (1954d) Travaux exécutés et en cours pour la conservation du sol au Mozambique et en Angola. Em: C. R. IIe Conf. Interafricaine des Sols (Léopoldville, 9-14 août 1954), 2: 1497-1509.

Costa J. V. Botelho (da), Azevedo Ário L., Ricardo R. Pinto & Franco E. P. Cardoso. (1956a) Problèmes de classification et de cartographie des sols de Huíla (Angola). Em: Actes et C. R. 6e Cong. Int. Science du Sol (Paris, 28 août – 8 Septembre 1956), E: 221-226.

Costa J. V. Botellho (da), Azevedo Ário L., Cabral A. L., Constantino A. T., Diniz A. C. & Vaz R. A. (1956b) Carta dos Solos da Propriedade do Cassequel. Sociedade Agrícola do Cassequel, Lisboa (Policopiado). Costa J. V. Botellho (da), Azevedo Ário L., Cabral A. L., Constantino A. T., Diniz A. C. & Vaz R. A. (1958)

Carta de Solos da “Fazenda S. Francisco”. Companhia do Açúcar de Angola, Lisboa (Policopiado).

Costa J. V. Botelho (da), Azevedo Ário L. & Cabral A. L. (1959a) Os Solos e a Cultura do Café nas Roças do Amboim e do Seles. Companhia Angolana de Agricultura (CADA), Lisboa (Policopiado).

Costa J. V. Botellho (da), Azevedo Ário L., Franco E. P. Cardoso & Ricardo R. Pinto. (1959b) Gray brown and Reddish brown semi-arid soils of Southern Angola. Em: C. R. IIIe Conf. Interafricaine des Sols (Dalaba, 2-11 Novembre 1959), 1: 245-252.

Costa J. V. Botellho (da), Azevedo Ário L., Franco E. P. Cardoso & Ricardo R. Pinto. (1959c) Noncalcic (quartz- -feldspathic) brownish and reddish brown soils of Southern Angola. Em: C. R. IIIe Conf. Interafricaine des Sols (Dalaba, 2-11 Novembre 1959), 1: 253-257.

Costa J. V. Botelho (da), Franco E. P. Cardoso & Ricardo R. Pinto. (1964) Generalized soil map of Angola (2nd approximation). Em: Trans. 8th Int. Cong. Soil Sci. (Bucharest, 31 August - 9 September), 5: 153-162. Couceiro H. P. (1890) Relatório do serviço que me encarregou o capitão Artur de Paiva, comandante da expedição

do Bié (21 de Dezembro de 1890). Biblioteca Colonial Portuguesa, 13(I): 315-323 (1938).

Couceiro, H. P. (1892) Relatório da Viagem Entre Bailundo e as Terras de Mucusso. Imprensa Nacional, Lisboa. D'Hoore J. L. (1955) Knowledge of tropical soils. Tropical and subtropical black soils and clays of Africa. Sols

Africains, 3: 364-377.

(23)

(CCTA), Bruxelles.

D'Hoore J. L. (1964) Soil Map of Africa (Scale 1 to 5 000 000). Publication n° 93. Commission for Technical Co- -operation in Africa, Lagos.

Dias J. C. S. (1959) As Argilas dos Solos da Huíla. Memórias (2" Série), 12. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa.

Dias J. C. S., Póvoas J.A.C. & Macedo J. B. (1959a) Clay mineralogy of some soils from the Huíla district (Angola). Em: C.R. IIIe Conf. Interafricaine des Sols (Dalaba, 2-11 Novembre 1959), 1: 153-154.

Dias J.C. S., Póvoas J.A.C. & Macedo J. B. (1959b) A note on the origin of the colour of Tropical Black Clay Soils (Gravinigra). Em: C.R. IIIe Conf. Interafricaine des Sols (Dalaba, 2-11 Novembre 1959), 1: 259-263.

Dória J. A. S. (1912) A seca nos terrenos e meios a empregar para dela os preserver. Bol. Agric. Prov. Angola, 1(1): 42-46.

Du Preez J W. (1948) Laterite: a general discussion with a description of Nigerian occurrences. Commun. Conf. Africaine des Sols (Goma 8-16 Novembre 1948). Bull. Agric. Congo Belge, Bruxelles 40 (1949-1): 53-66. FAO-Unesco. (1974) FAO-Unesco Soil Map of the World (1: 5 000 000), Vol. I (Legend). United Nations

Educational, Scientific and Cultural Organization, Paris.

FAO-Unesco. (1976) FAO-Unesco Carte Mondiale des Sols (1: 5 000 000), Vol. VI (Afrique). Organisation des Nations Unies pour l'Education, la Science et la Culture, Paris.

FAO & ISRIC. (2003) Soil and Terrain Database for Southern Africa (1: 2 million scale) (SOTERSAF). FAO Land and Water Digital Media Series, 25. Rome.

Fragoso M. A. C. (1959) Microelementos em Solos de Angola. Memórias (2" Série), 11. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa.

Franco E. P. Cardoso. (1964) Cation-exchange capacity of clay fraction in ferrallitic, fersiallitic and paraferrallitic soils of Angola. Em: Trans. 8th Int. Cong. Soil Sci. (Bucharest, 31 August - 9 September 1964), 5: 577-581.

Franco E. P. Cardoso. (1968) Some cases of podsolization under tropical conditions in Angola. Em: Trans. 9th Int. Cong. Soil Sci. (Adelaide, 6-16 August 1968), 3: 265-273.

Franco E. P. Cardoso. (1980) Avaliação do regime térmico dos solos na província de Cuanza Sul (República Popular de Angola). Garcia de Orta, Série. Est. Agron., 7 (1-2): 45-60.

Franco E. P. Cardoso. (1982) Regime de Humidade dos Solos. Aplicação do Método de Newhall aos Solos do Cuanza Sul (República Popular de Angola). Estudos, Ensaios e Documentos, 138. Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa.

Franco E. P. Cardoso. (1983) Um processo para a automatização da avaliação do balanço hidrológico do solo pelo método de Thorthwaite - Matther. Anais Inst. Sup. Agron., 41 (1983-1984): 73-129.

Franco E. P. Cardoso. (1988) Classificação de perfis de solos por métodos numéricos (Um estudo comparativo). Garcia de Orta, Sér. Est. Agron., 15 (1-2): 1-22.

Franco E. P. Cardoso. (1989) Uma experiência sobre ordenação e classificação numérica com solos da República Popular de Angola. Garcia de Orta, Sér. Est. Agron., 16 (1-2): 15-32.

Franco E. P. Cardoso. (1993) Os Regimes, Térmico e de Humidade, nos Solos da República Popular de Angola. Estudos, Ensaios e Documentos, 156. Instituto de Investigação Científica Tropical, Lisboa.

(24)

Franco E. P. Cardoso. (1997) Modelos matemáticos para a estimativa de duas importantes propriedades hidráulicas nos mais representativos tipos de solos de Angola. Anais Inst. Sup. Agron., 46:159-189.

Franco E. P. Cardoso & Póvoas J. A. C. (1959) Fractionation of inorganic phosphorus of some ferrallitic soils and of a calsiallitic soil from Angola. Em: C.R. IIIe Conf. Interafricaine des Sols (Dalaba, 2-11 Novembre 1959),1: 195-199.

Franco E. P. Cardoso & Póvoas I. M. C. Mateus. (1996) Efeito do pH sobre a contribuição da fracção orgânica e da mineral para a capacidade de troca catiónica em solos tipoferrálicos de Angola. Anais Inst. Sup. Agron., 45 (1995-1996): 487-522.

Franco E. P. Cardoso & Póvoas I. M. C. Mateus. (1998) Estudo electroquímico do horizonte Bws de alguns solos ferrálicos típicos de Angola. Garcia de Orta, Sér. Est. Agron., 20 (1-2): 31-42

Franco E. P. Cardoso & Raposo J. A. (Coordenadores). (1997) Carta Generalizada dos Solos de Angola (4ª Aproximação). CEP, IICT, Lisboa.

Franco E. P. Cardoso & Ricardo R. Pinto. (1998) Uma aproximação estatística no estudo da contribuição da matéria orgânica e da argila para capacidade de troca catiónica dos solos ferralíticos de Angola. Garcia de Orta, Sér. Est. Agron., 20 (1-2): 15-30

Franco E. P. Cardoso, Ricardo R. Pinto & Raposo J. A. (1998) Teores médios de matéria orgânica dos solos de Angola. Sua distribuição geográfica. Anais Inst. Sup. Agron., 47 (1998-1999): 71-97.

Franco E. P. Cardoso, Ricardo R. Pinto & Raposo J. A. (2001) Valores médios do pH nos 30 cm superficiais da cobertura pedológica do território angolano. Sua distribuição geográfica. Anais Inst. Sup. Agron., 48 (2000-2001): 87-104.

Furtado A. F. A. Sanches. (1965) O material amorfo de alguns solos de Angola. Garcia de Orta, 13 (2): 285-296. Furtado A. F. A. Sanches. (1968a) Mineralogia das argilas dos solos do distrito de Cuanza Sul. Bol. Serv. Geol. e

Minas Angola, 18: 35-55.

Furtado A. F. A. Sanches. (1968b) Altération des granites dans les régions intertropicales sous différents climats. Em: Trans. 9th Int. Cong. Soil Sci. (Adelaide, 6-16 August 1968), 4: 403-409.

Furtado A. F. A. Sanches. (1973) Sobre a presença de gibsite em solos derivados de rochas graníticas em climas tropicais e temperados. Garcia de Orta, Sér. Geol., 1 (1): 15-22.

Furtado A. F. A. Sanches. (1974) L'arénisation des granites en climats tropicaux et tempérés. Caractéristiques du complexe d'altération. Em: Trans. l0th Int. Cong. Soil Sci. (Moscow, 12-20 August 1974), 6 (1): 264-272. Furtado A. F. A. Sanches. (1985) A gibsite nos solos da Região Central Angolana. Factores que influenciaram a

sua génese e distribuição. Garcia de Orta, Sér. Est. Agron., 12 (1-2), 61-66.

Furtado A. F. A. Sanches. (1987) Constituintes ferruginosos das argilas dos solos da Lunda (Angola). Garcia de Orta, Sér. Geol., 10 (1-2): 11-18.

Furtado A. F. A. Sanches. (1995) Caracterização dos óxidos de ferro das argilas dos solos da província do Moxico (Angola). Garcia de Orta, Sér. Geol., 16 (1-2):27-34.

Furtado A. F. A. Sanches. (1998) Ocorrência de “sepiolites” alumínio-ferruginosas em solos calsialíticos do SE de Angola. Garcia de Orta, Sér. Geol., 17 (1-2): 7-13.

Furtado A. F. A. Sanches. (2002) Os óxidos de ferro dos solos derivados de rochas cristalinas quartzíferas da província de Cuanza Sul (Angola). Distribuição e caracterização. Garcia de Orta, Sér. Est. Agron., 21 (1-2): 1-9.

(25)

Furtado A. F. A. Sanches & Herbillon A. J. (1964) Les argiles des sols des districts de Uíge et de Zaire (Angola). Garcia de Orta, 12: 495-514

Furtado A. F. A. Sanches & Marques M. Monteiro. (1968) Contribution pour l'étude des cuirasses latéritiques d'Angola. Em: Trans. 23rd Int. Geol. Cong. (Praga, August 1968), 13: 285-289.

Furtado A. F. A. Sanches & Marques M. Monteiro. (1973) Contribuição para o estudo dos lateritos de Angola. Seu aproveitamento económico. Garcia de Orta, Sér. Geol., 1 (1):23-28.

Furtado A. F. A. Sanches & Portas C. A. M. (1964) Contribution pour la caractérisation des minéraux altérables de quelques sols ferrallitiques, eutro-paraferrallitiques et fersiallitiques d'Angola. Garcia de Orta, 12: 707-718.

Leitão J. L. (1964) A Análise de Agregados pelo Método de S. Hénin em Amostras de Solos de Angola. Relatório Final do Curso de Engenheiro Agrónomo. Instituto Superior de Agronomia, Lisboa (Policopiado).

Macedo J. B. (1948a) Contribuição para o Estudo das Argilas dos Solos de Angola. Relatório Final do Curso de Engenheiro Agrónomo. Instituto Superior de Agronomia, Lisboa (Policopiado).

Macedo J. B. (1948b) Dehydration curves of some soils of Angola. Commun. Conf. Africaine des Sols (Goma, 8-16 Novembre 1948). Bull. Agric. Congo Belge, 40 (1949-1): 279-282.

Macedo J. B. (1954) Note on the development of ferrallitic soils from acid and basic rocks. Em: Trans. 5th Int. Cong. Soil Sci. (Léopolville, 16-21 August 1954), 4: 175-180.

Macedo J. B. (1955) Aspectos da Retenção e Formas de Fósforo em Solos Tropicais. I. Contribuição para o Estudo da Retenção do Fósforo pela Goetite, Hematite e Gibsite. Memórias (Sér. Pedol. Tropical), III. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa.

Macedo J. B. (1960) An application of the Hill equation to phosphate behaviour in soils. Garcia de Orta, 8 (2): 349-355.

Macedo J. B. (1964) Acerca do Significado das Curvas de Resposta do Solo em Relação ao Fósforo. Instituto de Investigação Agronómica de Angola, Nova Lisboa.

Macedo J. B. (1968) Zonas de retenção do fósforo pela goethite. Rev. Ciênc. Agronómicas (Sér. A), 1: 1-12. Macedo J. B. & Franco E. P. Cardoso. (1958) Nota acerca do comportamento dos óxidos de ferro e de alumínio

nos solos. Garcia de Orta, 6: 175-180.

Macedo J. B., Franco E. P. Cardoso & Dias J. C. S. (1958) Minerais da Fracção Argilosa dos Solos de Angola. I. Curvas de Desidratação. Estudos, Ensaios e Documentos, nº 52. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa. Marques A. S. (e) M. (1965) O Potássio em Solos de Angola. Contribuição para o Seu Estudo. Relatório Final do

Curso de Engenheiro Agrónomo. Instituto Superior de Agronomia, Lisboa (Policopiado).

Marques M. Monteiro. (1966) Cuirasses conglomératiques d’Angola (Note préliminaire). Bol. Inst. Cient. Ang., 3 (1): 35-36.

Marques M. Monteiro. (1967) Contribuição para o estudo dos lateritos de Cela (Angola). Boletim dos Serv. Geol. e Minas de Angola, Nº 14. 17 pp. + Fotos, 16 pp. + Mapas, 4 pp.

Monteiro J. S. (1909a) Esboço de um reconhecimento geológico e agrológico nos concelhos da Barra do Bengo, Barra do Dande e Alto Dande. Bol. Agric. Pec. e Fomento, 1 (3): 110-121.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Face à lacuna de dados empíricos sobre estas problemáticas, nomeadamente no contexto português, este estudo pretende ser um modesto contributo para compreender os

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

A partir dos objetivos propostos neste estudo, constatou-se a prevalência do diagnóstico de enfermagem constipação e de sete de seus indicadores

We expect that graphs that are minimal non-well-covered but Z m -well-covered, such as K p,km+p for p, k ≥ 1, will play an important role in the structure of graphs that are Z