• Nenhum resultado encontrado

Comunidade Judaica de Belmonte Rabino Elisha Salas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunidade Judaica de Belmonte Rabino Elisha Salas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Seder Tu BiShvat, 5777

Comunidade Judaica de Belmonte

Rabino Elisha Salas

(2)

2

O dia 15 de Shvat é o Rosh HaShaná das árvores. Chama-se “Tu” pelo valor numérico das letras tet e vav, que se lêem “tu” e totalizam 15 (tet = 9 + vav = 6)

É a partir do Ano Novo das Árvores que se começa a contar o tempo para efeitos do cálculo da orlá, o período de três anos em que não se podem consumir os frutos de uma nova árvore. Por isso este dia é o aniversário estipulado para todas as árvores.

O Talmude (Rosh Hashaná 14a) explica-nos que o dia 15 de Shvat foi designado como limite entre um ano e outro no que diz respeito aos frutos das árvores, porque geralmente até esta data a maioria das chuvas do ano já caíram e, à medida que as árvores se enchem de seiva, os novos frutos começam a crescer nas árvores.

Há muitos modos de celebrar este dia; nós vamos começar por celebrá-lo juntos neste Seder, procurando refletir sobre a nossa relação com Hashem, a nossa relação uns com os outros, com a Terra de Israel, com a Natureza… Enfim, imbuamo-nos do sentimento de partilha e comunidade que aqui nos trouxe, e reflitamos em conjunto, caminhando no sentido do nosso crescimento espiritual e humano.

O Seder terá quatro partes: Cada parte começará com o enchimento de um copo de vinho, mas não é para beber logo! ;-) Só no fim de cada parte. Neste Seder vamos utilizar o seguinte:

- Vinho Branco (Suficiente para 4 copos / pessoa, mas depende do tamanho dos copos… )

- Vinho tinto - Trigo (Bolachas) - Azeitonas - Tâmaras - Figos - Romãs - Maçãs - Nozes - Amêndoas - Peras - Uvas

- Alfarroba (Podem ser bolachas, biscoitos, ou qualquer outro alimento de alfarroba)

(3)

3

1ª Parte

Enchemos (Mas ainda não bebemos!) os copos de vinho branco. Trigo:

Pegamos numa bolacha de trigo, e dizemos a correspondente bênção (…

borei minei mezonot). Saboreamos a bolacha na boca, apreciamos o seu

sabor, a sua consistência e a sua textura, reconhecendo e agradecendo ao nosso Criador por tudo aquilo que Ele cria para nosso sustento e satisfação. Azeitona:

Dizemos a bênção borei pri haEtz antes de comer a azeitona, tendo presente a intenção de incluir nesta bênção os próximos frutos desta categoria. Recordamos o raminho de oliveira que a pomba trouxe a Noé depois do Dilúvio, o azeite usado no Templo e o milagre do azeite encontrado pelos Macabeus. A azeitona tem estado sempre presente ao longo da nossa História, simbolizando a nossa eterna esperança de retornar a Tzion e de aí viver em paz. A oliveira, tal como o povo judeu, permanece e resiste, aguentando todos os climas, e podendo crescer mesmo em solos pobres, sendo capaz de se regenerar mesmo depois de um incêndio, indo buscar forças ao seu próprio interior.

Tâmara:

Não repetimos a bênção, pois já foi dita. A Tamareira, apesar de ser uma árvore alta, não se dobra perante o vento. Também nós, apesar de estarmos sujeitos a inúmeras “ventanias” na nossa vida, devemos permanecer firmes e fortes no cumprimento das mitzvot, agindo sempre com retidão.

1º Copo - Vinho branco:

Dizemos a bênção borei pri haGuefen e bebemos o nosso copo de vinho branco, reclinados para o lado esquerdo. O vinho branco simboliza o Norte e a estação do ano do Inverno, quando a terra está dormente e não há vegetação. Estamos perante um mundo sem sangue de vida…

(4)

4

Enchemos (Sem beber ainda!) os nosso copos, com ¾ de vinho branco e ¼ de vinho tinto.

Figo:

O figo é uma das frutas mais antigas da Terra de Israel. Deve ser colhido assim que amadurece, pois estraga-se rapidamente. Do mesmo modo, devemos apressar-nos no cumprimento das mitzvot, pois corremos o risco de perder a oportunidade. O figo reflete também a capacidade que o povo judeu tem de crescer e se multiplicar mesmo em condições adversas, já que a figueira cresce em todo o lado…

Romã:

A romã cresce por toda a Terra de Israel. As flores vermelhas da romãzeira marcam a chegada da primavera, e as romãs amadurecem mesmo a tempo de Rosh Hashana! É também sabido que se diz que a romã tem 613 bagos, tal como são 613 os mandamentos da Torá… Quem se dispõe a contar?  Tentemos cumprir a maior quantidade de mandamentos possível!

Maçã:

A maçã demora 50 dias para amadurecer, do mesmo modo que os judeus precisámos de 50 dias para “amadurecermos” entre a saída do Egito e o recebimento da Torá. E da mesma maneira como a macieira produz o fruto antes das folhas, também nós devemos cumprir as mitzvot mesmo quando não compreendemos (ainda) o seu significado, tal como dissemos que faríamos, quando afirmámos no Sinai “Faremos e entenderemos”.

2º Copo - Vinho ¾ branco e ¼ tinto:

Bebemos o nosso copo de vinho, reclinados para o lado esquerdo. Não dizemos a bênção, pois já a dissemos. Esta é a direção Este, a primavera, quando chega a vida nova para nos repor a energia que nos faltou no inverno.

(5)

5

3ª Parte

Enchemos os copos com ½ de vinho branco e ½ de vinho tinto. (Só encher; nada de beber! )

Nozes:

No Shir haShirim (Cântico dos cânticos), a amada diz “Desci ao jardim das nogueiras, para admirar o vigor do vale” Aqui, onde a amada é o povo judeu, o jardim das nogueiras refere-se ao Templo. Paralelamente, a noz divide-se em quatro, podendo corresponder às quatro letras do nome de De-s.

Amêndoa:

A amendoeira é a primeira árvore a florescer na primavera enquanto as outras ainda dormem, pelo que significa o entusiasmo em servir a De-s e o facto de devermos estar sempre alerta, acordados para a Vida e para a Verdade.

Pera:

As peras, mesmo as de tipo diferente, são muito parecidas entre si, lembrando-nos a importância de nos mantermos unidos, concentrando-nos naquilo que nos une e não no que nos separa, pois, mesmo com as nossas diferenças, somos um só povo.

3º Copo - Vinho ½ branco e ½ tinto:

Bebemos agora o nosso 3º copo de vinho, inclinados para o lado esquerdo. Estamos agora na direção Sul, no verão, quando as árvores produzem frutos e atingem a maturação.

(6)

6

Enchemos os nossos copos de vinho, agora com ¾ de vinho tinto e ¼ de vinho branco. (Só encher…)

Uva:

A uva tem a capacidade de se apresentar em quatro tipos diferentes de alimento: Uva fresca, uva passa, sumo e vinho. Do mesmo modo, cada um de nós tem potencial de sucesso em algum aspeto da Tora, sendo cada um de nós especial à nossa própria maneira e contribuindo para o povo judeu de um modo diferenciado. Podemos também comparar o cuidar de uma vinha com o cuidar das relações familiares: Tal como se cuida da vinha para que dê bom vinho, o homem deve cuidar da esposa, dando-lhe a devida atenção e respeito, de modo a que a relação floresça e frutifique com bons filhos.

Alfarroba:

A Alfarroba é uma das árvores que mais tempo demora a crescer. É conhecida a história do sábio que perguntou a um homem já de idade porque estava ele a plantar uma alfarrobeira, já que a mesma demora 70 anos para crescer, tendo o homem respondido que, da mesma maneira que os seus pais e os pais dos seus pais tinham plantado para ele, ele estava a plantar para os descendentes que viessem a seguir… Isto lembra-nos o conceito de sustentabilidade ambiental e o altruísmo que lhe está inerente, e também a necessidade de sermos pacientes e perseverantes no estudo da Tora, pois os frutos do estudo nem sempre são “instantâneos”.

4º copo - Vinho ¾ de tinto e ¼ de branco:

O quarto copo é o Oeste, o outono, quando a grande maioria das frutas já amadureceu ou está na última etapa de maturação, e o inverno começou a introduzir-se novamente na Terra.

(7)

7

Benção MEEiN SHALOSH

Baruch Ata Ad-nai, Elokênu Mêlech haolam Trigo, cevada, espelta, aveia,

centeio

Vinho Uva, figo, romã, azeitona e tâmara al hamichyá veal

hacalcalá

al haguêfen veal peri haguêfen

al haets veal peri haets

veal tenuvat hassadê; veal êrets chemdá tová urchavá, sheratsíta vehinchálta laavotêinu, leechol mipiryá, velisbôa mituvá. Rachêm Ad-nai E-lo-hê-nu, aleinu veal yisrael amechá, veal yerushaláym irêcha, veal har

tsiyon mishcan kevodêcha, veal Mizbachach, veal Hechalach. Uvne Yerushláyim Ir há’Côdesh, bimherá beyamênu; vehaalênu letochá,

vessamechênu bevinianah; unvarechechá bicdushá uvtahorá. SHABAT: Urtsê vehachalitsênu beyom ha’Shabat hazê.

Ki Atá tov, umetiv lacol, venodê lechá Ad-nai Elohenu al haárets veal Trigo, cevada, espelta, aveia,

centeio

Vinho Uva, figo, romã, azeitona e tâmara hamichyá veAl

Hacalcalá

peri haguéfen Hapeirot

Baruch Ata Ad-nai al haárets veal Trigo, cevada, espelta, aveia,

centeio

Vinho Uva, figo, romã, azeitona e tâmara Hamichyá. peri haguéfen. Hapeirot (Se a fruta for de

Israel:Peroteha) ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Borê Nefashót

Baruch Atá Ad-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê nefashot rabot vechesronan, al col ma shebaráta, lehachayot bahêm nêfesh col chai.

(8)

8

Tradução e adaptação: Avigail Erlich Orientação e supervisão: Rabino Elisha Salas Fontes:

Rav Naftali Espinoza, Seder Tu B’Shvat 5776, Yeshiva Pirjei Shoshanim

Elana Yael Heideman, Plant Israel at Home Tu B’Shvat Seder, The Israel Forever Foundation

O Seder de Tu Bishvat, Chabad.org

Referências

Documentos relacionados

pelo autor em sua petição inicial da seguinte forma: “Convênio nº 834050/06 – FNDE, Convênio nº 06/2008, Convênio nº 001/2008 – INCRA/SR –

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os

Dos 14 olhos com melhor acuidade visual, sete (50%) foram submetidos à facoaspiração com im- plante de lente intra-ocular, quatro à facoaspiração sem implante de lente

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos