• Nenhum resultado encontrado

Leão Veloso reafirma que não mais existem norte-ameíkanas no território brasileiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leão Veloso reafirma que não mais existem norte-ameíkanas no território brasileiro"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

»

mt :••¦«*• »,.-• •> • • . > . » ¦¦«¦!¦¦«"» • . — «•*-¦¦< ¦ -» ^^^^^ ^-^^-_ .»,,,,-,_. .»»_. ^gfff-. ã**»t**ã*am ***•>¦¦ ,****TMAsT***"*Sl *T*T*T*TèT*Tl .••*¦?¦¦•¦

JORNAL DE NOTICIAS

ANO 1

SAO PAULO — Sexta-feira, 22 de Novembro de 1940

NUM. 184

RKOAVAO, ADMINIKTKAÇAQ K OFICINAKt

RUA FLORENCIO DB ABREU, 161 - SAO PAULO

DIRETOR—FERNANDO MARREY

TM.KHINKK: 2 «MO - M«l — MUI

.-¦x&MWA:-'zj^-ftt&,-.^-<axfrX£tt

CENTWOS

Provocou violenta baixa nos preços do algodão

a greve geral dos mineiros norte-americanos

MANOHRAS fíg OUTONO. - Tel* do a frente u eruíttdor ".Kuperli", unidadet navais britânica empreei* deram recentemente mantibrai em agitai do Orrano Allantttn. IFtilo ACME, para o JOIINAL DE NOTI*

CIAS),

Total a paralisação do trabalho

nas minas — Solicitada a convocação

extraordinária do Congresso — As

conseqüências da greve no exterior

WASHINGTON, 21 (AH») — Ot nilno.ro» do carvão

acel-toniiii o dotado do governo.

Ontem, a mela imiti*, n-ieo-ir du» enérgicas advertindo*) do

governo, om ¦100 mil mlnclrox iniciaram a greve geral, ordena*

da pelo Heu lider «lohn Lcwl».

NOVA YORK, 21 (AFP) — A greve do» mineiros do

cor-vão determinou violenta baixa dos preços do algodão por

for-do, de 3,25 dólares. Isto acarretou liquidações apressadas e

nervosas dos contratos ja fechados.

As operações de cobertura do negócios anteriores foram

coiuidcravcls cm virtudo da possibilidade de |icrliirbações o

bruscas oscilações que a greve dos mineiros pode acarretar ao

comercio do algodão.

Entretanto, os Intervenções comerciais

consolidaram ligeiramente o mercado.

NOVA YORK, 21 (R) — Esta virtualmente completa n greve dos 400.000 mineiros de carvfio dos Es-tados Unidos. A greve atinge a produção total de 4 Estados ame-rlcnnos.

WASHINGTON. 21 (AFP) -Hoje, pela manhã, as minas de carvão estavam silenciosas,

Não sá as minas, mas tambem os departamentos governamentais e os do quartel general dos sindica-tos dos Operários em Greve.

Governo • Sindicatos estudam ativamente o aspecto jurídico da greve.

A batalha entre o uoverno e os mineiros começou. E' Impossível, nliicia. prognosticar todas as con-seqüências.

NOVA YORK, 21 (R) — A gre-vc dos mineiros de carvão dos Es-tados Unidos Ja se alastrou ás minas de antracite do Estado de Pcnsylvanla. sendo que os minei-Conclue na 3." pag.

¦RJ

L^KfmR

m^Sí- WIsmM mW-l

Wtõí fl

¦ fl

II

mst^rr^** ÊÍItÊ mmmm\

John L. Lewls, presidente da Unido dot Mineiros, em companhia de Harrg Motes (d esquerda), representante dos operadores de minas, fotografados

du-rante a ultima greve, em meados deste ano.

JOHN LEWIS DWERA' APRESENTAR-SE NO DIA 25

PERANTE A G0RTE FEDEiAL DOS ESTADOS UNIDOS

Aceitou o repto

governamental

Atribuem-se motivos piliticis ai

atentado sofrido em Nova York por

om dos delegados «.cranianos na

WASHINGTON, 21 (AFP) -Confirma-se oficialmente quo o líder dos Mineiros, sr. John Le-wis, deverá apresentar-se peranto m corte no dia 25 de novembro.

WASHINGTON, (R.) — Um porta-voz do Departamento de Jus-tiça dos Estados Unidos, declarou «jue o Julgamento do sr. John Lc-wis, lider dos mineiros norte-ame-rlca'nos, envolveria talvez uma mui-ta e não uma sentença.

As estradas de ferro dos Esta-dos UniEsta-dos Iniciaram um largo Corte no serviço de transporte, de passegeiros, a de cooperar na dcSssa do transporta, reduzindo assim o consumo de carvão nas operações das estradas de ferro em 25%.

WASHINGTON. 21 (APP) -O governo dos Estados Unidos so-licitaram, oficialmente, a ação da Justiça, para que o lider dos mi-ncíros de carvão, sr. John Lewis, r««ponda pelo crime de "ultraje a Magistradura", por se terjeeu-sado ri impedir a parallzaçao do trabalho nas minas de carvão, nao obstante a ordem do poder

Ju-dlciarie. , , T ,

O governo quer que John Lewls

DIMITROV ENCARREGADO

DE ORGANIZAR 0 NOVO

GABINETE DA BULGÁRIA

Resignou Gueorguiev

SOFIA, 21 (AFP) — O governo búlgaro entrou em crise, com a demissão do Gabinete chefiado pelo sr. Simon Gueorguiev e que fora formado em 21 de março de 1946.

SOFIA, 21 (AFP) URGENTE r Georges Dlmitrov, líder do Parti-do Comunista Búlgaro, foi encar. regado pelo governo, de formar o novo gabinete,

SOFIA, 21 (AFP) - A Grande Assembléia Nacional da Bulgária •">*ou hoje uma moção protestan-«Vo contra o fato de não ter sido reconhecida, na Conferência da Paz, a qualidade de co-bellgeran-cia do pais.

A moção reclama uma paz equl-tativa para a Bulgária.

p0r ultimo, » Assembléia repele • afirmação da Grécia, segundo a qual armas e munições seriam transferidas clandestinamente do território para a Grécia, a llm de sustentar a ação dos elementos gréjúis que oe opõem no

respectl-vo governo.

prove se poderia ou não desobe-decer a ordem da Magistratura.

WASHINGTON, 21 (AFP) Urgente - O procurador geral dos Estados Unidos acompanhado de dl-versos funcionários, se apresentou esta tarde perante o juiz federal, sr. Alian Goldsborough, que assi-nou o mandado Judiciário secundo o qual o lider John Lewls não de-veria desencadear a greve dos mi-r.eiros de carvão. O Juiz, ao ser solicitado a atender ao procurador, adiou a sessão da Corte a que esta-va presidndo e recebeu o seu co-lega de magistradura em seu ga-binet<> particular.

O representante do Deparíamen-to de Justiça confiou então ao juiz "documentos de justiça", cuja natureza não pede ser revelada. Acredita-se entretanto, que o De-partamento de Justiça, de acordo com ns instruções do presidente Truman, pediram quo John Le-wis seja citado a comparecer & Justiça, para responder ao delito de "ultrage á magistratura".

Nessas condições, o governo pe-de que a Corte solicitasse pe-de John Lewis o fornecimento de- provas jurídicas, segundo as quais não era do seu dever impedir a para-lização dos trabalhos dos mineiros, Isso Implicaria em pedir a John Lewis, simplesmente, revogar a

or-Cinema - Sociais - Teatro

Tudo no

JORNAL DE NOTICIAS

dem de greve ou então arrostar os conseqüências de uma decisão em contrario.

Foi informado mais tarde quc John Lewls comparecerá a Cor-te Federal a 25 de novembro e aceitou o repto governamental.

Os advogados do governo, aliás, insistem no seu libelo contra John Lewis, cm afirmar que o mesmo tornou-se culpado de um ato de Insulto a magistratura por não

cumprir uma ordem do Juizo Fe-deral, segundo a qual deveria re-considerar sua decisão anulando o contrato que assinou com o gover-no cm maio ultimo, sobre o tra-balho nas minas de carvão.

Asslnala-se ainda quc, como mui-tas minas de carvão são explora-das pelo próprio governo, os gre-vistas, pelo menos nesses estabe-lecimentos, sâo passíveis «Ie prisão Imediata, cm lace da legislação.

NOVA YORKí 21 <R) — Revela* ¦e agora quo dois delegados da Ucrânia estiveram envolvidos ln-voluntariamente num •usalto rea-llzado por bandidos n um estabe-lecimcmo do gêneros alimentícios desta cidade.

llm dos delegados da Ucrânia oa Organização das Nações Uni. dai. sr, Oregorl Stadnlk, foi atln* gfdo no ombro direito por uma bala.

fcAKE SUCCESS, 21 (R) — O ar. Ulmltrl Manuilslcl chefe da dc-leloçAo da Ucrânia na Organiza-cio das Nações Unidos, declarou boje que o fato de um do seus companheiros de delegação ter sido atirado esta manhã cm melo a uma aglomeração de populares, <Hante de um estabelecimento de gêneros alimentícios, nada mais era que "um crime político".

a sr. Manullski acrescentou quo o delegado ucraniano atingido na-da tivera a ver com o ocorrido. Allrmou que Iria realizar suas pro-prlas Investigações, e que apresea. toria um relatório sobro o assunto no local adequado e no momento

oportuno. ¦¦

NOVA YORK. 21 <R) - „°* detetives da policia de Nova Yorir. estão realizando agora Intensas ln-vesügações, para descobrir a iden-tldade dos bandidos que realiza-ram hoje um assalto em um esta-belecimento comercial da cidade, na ocasião em que, no seu Interior penetravam dois delegados da Ucrânia.

Revela-se agora que um desses

.Descoberta uma

conspiração na

Tailândia

BANKOK, 21 (R) — Graças a Investigações da policio política, aa autoridades conseguiram evitar um golpe de Estado, que visava derrubar o governo tallondts, che-ílado pelo sr. Luang Dhamroong Nawasawar.

delegndos. o sr. Crcgory SUulnlk. ferido a bala, foi atingido na perna c n&o no ombro direito, como a principio se noticiou.

A bala Ja foi removida o o sr. Stadnlk recebeu uma transfusão de snnguc. Seu estado nAo 6 gra. vc.

NOVA YORK, 21 (R) — Scgun-do as informações policiais sobre o incidente cm quo foram envolvi* dos involuntariamente dois delega-dos da Ucrânia na Organização das Nações Unidas, o sr. Grego-ri Stadnlk o outro delegado, en-traram cm um estabelecimento de gencros alimentícios, no momci* to cm quc este estava sendo assai-todo por bandidos, Os assaltou* tes ordenaram lmetí'itamcnte a todos que se encostassem ás des do recinto, mas ao quo pare-ce, os delegados ucranlalanos não obedeceram prontamente á ordem, por não compreenderem o inglês. A policia acredita quc os dois dc-legados foram tomados por detc. tlvels. pois são altos e magros.

Aílrma-sc que a policia do No-va York está realizando a mais completa Investigação em tomo do assim to.

'AT

! '

Bv

EsjI^

1

' '*" ^***-íKí# * ^*W***4«M'

Serão adiadas as conversações dos quatro

chanceleres sobre a questão da Alemanha

Inesperado regresso de Molotov

LONDRES, 21 (AFP) — Anun-cla-se que as conversações doa quatro chanceleres sobre a Ale-manha serão adiadas em Nova York, com o regresso Inesperado do sr. Molotov para a Rússia.

LONDRES, 21 (AFP) — O Fo-relgn Oílce recebeu hoje uma longa e urgente comunicação do sr. James Byrnes, Informando que o sr. Molotov realiza preparativos para voltar com urgência á Mos.

cou, assim que pronuncie um novo discurso que está preparando e que será proferido em sessão pie-naria da Organização das Nações Unidas.

Nessas condições — diz a comu-nicação do sr. Byrnes — as c mver-sações dos quatro chanceleres so-bre a Alemanha serão adia.ias.

MOSCOU, 21 (AFP) — A maio-ria da assembléia da ONU se es. força por conservar as cadeiras

0 sr.

tropds

Leão Veloso reafirma que não mais existem

norte-ameíkanas no território brasileiro

LAKE SUCCESS, 21 (AFP) — O sr. Leão Velloso, tomando hoje a palavra na Comissão Politica da Assembléia das Nações Unidas, a propósito das questões levantadas pelo sr. Molotov, sobre a presença de forças armadas das Nações Unidas, nos paises ex-inimigos e não inimigos, acentuou que as mesmas eram semelhantes as apresentadas pelo sr. Gromlko, delegado soviético nos trabalhos do Conselho de Segurança em Agosto ultimo.

Por conseqüência, o sr. LeUo Veloso disse que a historia da uti-llsaçao das bases brasileiras pelas forças norte-americanas era

bas-Nova batalha

par-lamentar

fiavora-vel aos

trasalhis-tas britânicos

LONDRES. 21 (AFP) - O Go-verno Trabalhista tornou a ga-nh»r outra batalha parlamentar na Câmara dos Comuns.

Na sessáo de hoje do Parla-mento britânico, foi rejeitada, p-333 votos contra 188, a emenda da oposição conservadora, 6 "Fali uo Trono", criticando o programa de nadonaltzaç&o do governo.

Encaminha-se para uma rápida

solução o problema de Trieste

Resultado das negociações diretas

NOVA YORK, 21 (R.) — O governo Italiano, segundo se

anun-cia ofianun-cialmente, aprovou a realização em Nova York, de negoanun-cia-

negocia-ções diretas ltalo-iugoslavas, sobre os problemas ligados ao

trata-do de paz entre os trata-dois paises.

ROMA, 21 (AFP) — "O primeiro passo unicamente é o que

íol feito no momento, mas era o mais difícil" — declarou o sr.

Pietro Nenni ao fazer, na manhã de hoje, uma exposição perante o

Conselho de Ministros sobre o contacto realizado em Nova York

entre os representantes italianos e iugoslavos.

O sr. Nenni deu a conhecer a seus colegas que "a delegação

italiana havia sido convidada a dar esse primeiro passo junto à

delegação iugoslava para comunicar-lhe o texto de suas próprias

declarações à comissão de tratados, bem como a ordem do dia

por esta adotada".

TRIESTE, 21 (APP)

Uma nova moção foi enviada aos

Quatro Ministros de Exterior em Nova York por numerosos

tra-balhadores dos estabelecimentos Industriais e habitantes desta

cidade pleiteando para Trieste um estatuto realmente

democra-tico, uma Assembléia Popular com plenos poderes, união

adua-neira com a Iugoslávia e a retirada das tropas aliadas após a

as-sinatura do tratado de paz.

.

NOVA YORK, 21 (APP) — O sr. Pietro Quaronl, embaixador

da Itália em Moscou, presentemente nesta cidade, entregou à

Le-gação da Iugoslávia, a seguinte nota, procedente da Comissão de

Tratados da Assembléia Constituinte Italiana:

"A Comissão de Tratados reiterou unanimemente a esperança

de que poderão começar e poderão desenvolver-se, de maneira

sa-tlsfatorla, conversações diretas entre a Itália e a Iugoslávia, no

âmbito da paz concebida pelo espirito de cooperação entre ps

dois daÍsgs"

ROMA, 21 (APP) — Urgente — A União «Soviética estaria

disposta a renunciar à soma de 100 milhões de dolaros que exigira

da Itália a titulo de reparações, de guerra. Este boato circula

nos'meios diplomáticos e Jornalísticos da capital, sendo

reprodu-zldo pelo Jornal

"A Tribuna".

'mmm\

mmmtvaSÊS^BÊÊÈi' ? ' Si* JLr*~ Jiiii* % ->í ¦- - tósSsâí? •' 9 ¦¦¦¦tH

^^^B^^^KiitonBanM^?^*-* TílTrn*"f ' ^'"Sllfrr^BÊfHfTHBf ' ÍmmWÊ&:mWLJL.9m\X!t^^'*^>^ - o* *i«SI \m

¦fl

¦$'!:

A^SilSSB

lateffl

3Ls»__*-£?.jiífl

HriHKl

^^«r

^H ¦Sfv %. fl^^flaPwfljflB Bl^««k-^MH Kl Wí^':

***^« BI

.****»-*»i

*¦¦

B^~

;3tH

Hfll HJBsü

¦UíJr

¦¦¦

WMrUmm.ua

MK

WS iil Bl

flfl mjmW,.>'/ ^mmm^B*%^-y&gm^mm

^kw^Êp «flj HkJI aflfl^lflfl^tflfl flVV^*^?^

WfcWÈÊÈMMÊÀ^ÊHafl? *aáiiMfl

WítmrL.

^^ **flF^<fl Bi

k*;. : >>y- "sa flfl: ^flfl :..j^lflflfll 1^!::'::^:*:-:*?jj^aM flfliflflWiflfl^: ^•: . ^^IflaWBj

•rrifl

SfoI

B^SbI

fl

-^ WÊf

vfj^B S£™*mB ^BflBJ fcfc^^y<j»fc2^fr

mmaJ ^^H H

in&ik--.*

^IBfe-^lifcNfrni l'

'I-*

Aw£t mmmW^^^^^SÊLWÊ^Ê WÊ ^^^B

HkÍÉS^'

^BPflBBP mmmmmmWtV

~^^kw'

**Sm

9*

fl|

íifci. ^TM*n^a»»*y

** '^^>^g^j£Z^TTTi'™n,**anw^

«'*¦- X ASSEMBLÉIA DA ÒNO.'.- Nikolal Novtkov. embaixador tovUtico «ot Utadoi Dulíof. Anírel VüMnrty e Molotov lào t-ltto» «u** otiè tlariatiiente mu rui ti Nova rork, eb u dirigirem para oi trobeVioi ta

Ánem-6!«ê geral U ONU. IToto ONA. para O JORNAL DM NOTICIAS).

China, Polônia, Egito e França, favoráveis à proposta

soviética — Bevin declara que o governo britânico

apoiará qualquer sugestão de desarmamento mundial

1J..1,..!,..

tante conhecld% paVã' que. houves-se necessidade de repeti-la.

No entanto, o sr. Leão Veloso foz questão de sublinhar o popael capital que essas bases represen-taram durante as Invasões, pelos aliados, para a derrota das for-ças do eixo, da África do Norte, da ItaUa e da Normandla.

Com voz enérgica, o sr. Leão Veloso declara então: "Contudo, o que é certo é que Jamais pairou qualquer duvida sobre a proprie-dade dessas bases, as quais Jamais xaram de ser brasileiras".

Prosseguindo, o delegado do Bra-sil afirma: "Desde o fim da guerra, conversações entre os nossos paises começaram para a evacuação dessas bases. Essas con-versações foram Iniciadas ha um ano e agora estão terminadas. E' certo que alguns especialistas americanos se encontram ainda nas bases brasileiras. São tecni-cos de radio, mecânitecni-cos, etc., mas não se pode dizer que alguns pou-cos especialistas constituam "for-ças armadas" no sentido estrito da definição. ¦' _%

LAKE SUCCESS, 21 (APP) -A Inglaterra propôs na Comissão Política da Assembléia Oeral das Nações Unidas que a porposta so-vletlca, sobre os tropas dos Esta-dos membros fora Esta-dos seus limites territoriais, seja discutida em con-Junto com o problema geral do desarmamento.

A ONU entraria assim a dlscu-Ur Imediatamente o problema do desarmamento mundial.

O sr. Bevin compareceu a ses-s&o de hoje, para. formular essa, proposta a Ora Bretanha.

LAKE SUCCESS, 21 (AFP) — As novas propostas de ontem do ar. Molotov, a respeito da presen-ça de tropas das Nações Unidas nós territórios dos poises ex-lnl-rnlgos e nfio ex-inlmigos, fliaeram com que o Interesse pelos traba-lhos da ONU se centralizasse ho-Je em torno da nova reunlfto da Comissão Político.

Notou-se, portlculatmentí» tiue o chanceler Bevin comportúètà pes-Malmente, para expor o* Ponto» de vista da delegação britânica, com a sua qualidade de chefe da política externo britânico.

Foi assim numa atmosfera de grande Interesse que os trabalho» do Comissão se iniciaram hoje, a hora habitual. O presidente dl» que continua na ordem do .dia o. proposta soviética e da e pala-vra os varias delegações lncritas para se pronunciarem a respeito.

VOTO DA CHINA Os debates são aberto» pelo sr. Wellington Koo. Este declara que o »eu pois esto pronto a aceitar

as propostas soviéticas, sobre o pe-dido de Informações a respeito das forças armadas das Nações Unidas estacionadas nos territo-rios de paises não Inimigos e ex-inimigos. No entanto, a China apoia igualmente o pedido ameri-cano para que essas informações abranjam os efetivos armados quo se encontram no interior aos pro-prios territórios nacionais de to-dos os países.

POLÔNIA

Com a palavra, o delegado da Polônia apoia a proposição sovie-tica, exprimindo o seu Júbilo por constatar que a China votava da mesma maneira.

PANAMÁ'

..Opinando a respeito da matéria em debate, o sr. Ricardo Alfero, do Panamá, aproveita, a

oportnnl-dade para exaltar o espirito de soberania reinante no hemisfe-rio ocidental."Qualquer

republica ameca-na — diz o sr. Alfaro — afirma com alegria que nfio existe na Amerlca nenhum satélite ou pais vassalo, que se submeta as ordens dos Estados Unidos. Meu pais, por exemplo, estabeleceu um acordo com os Estados Unidos para a cessão de bases no nosso territo-rio, dentro do plano de coopera-ção existente entre os dois pai-ses para a defesa do Canal do Panamá. No entanto, posso decla-rar que as forças americanas ja-mais se imiscuíram nos negócios Internos do Panamá. Ademais, os Estados Unidos ainda não evacua-ram todas as bases que ocupavam no Panamá, apesar do acordo as-sinado nesse sentido em 1942. No entanto, trata-se de uma questão

entre os nossos paises, exclusiv.i-mcnle, estando aliás cm curso ne-gociações bilaterais dentro do es-pirito da Igualdade c cia soberania que reinam no hemisfério ociden-tal."

EGITO

O sr. Fawsl Bey, do Egito se-guc-se na tribuna no sr. Leão Ve-loso, delegado do Brasil, c asse-gura que n presença de forças es-trangeiras em territórios das Na-ções Unidas é somente justifica-vel no caso de uma defesa coleli-va contra a agressão. Diz, assim, esperar que a proposta soviética seja o prelúdio da evacuação des-sas forças e da criação das forças armadas Internacionais para a manutenção da paz.

A FRANÇA APOIA A PROPOSTA SOVIÉTICA O sr. Alexandre Parodi fala em seguida. Trás em nome da sua de-legação, o apoio ás propostas do sr. Molotov. "A proposta da União Soviética — diz o sr. Parodi, tex-tualmente, é elemento construti-vo para a paz do mundo".

Continuando, o sr. Parodi diz que a Assembléia das Nações Uni-das se defronta com a primeira fase do desarmamento e acentua Conclue na. 3." pag.

Ameaça a Iugoslávia romper relações

diplomáticas com o governo da Grécia

Retirado o embaixador em Atenas

BELGRADO, 21 (APP) — "As calúnias do governo grego contra a Iugoslávia tomaram uma forma tal que ameaçam Impossibilitar o continuação de quaisquer relações diplomáticas entre os dois poises — declara um comunicado do agencia oficial Iugoslava "Ton-jüg".

O comunicado detalha: "A Iugoslávia advertiu o Grécia m esse respeito e recolheu, mesmo, o teu representante «Jiplomatico. nfio deixando ali senfio um encar-regado de negocio». Atualmente podará vir a acontecer que. nem mearão possamos conservar este en-carregado deaneg$<Mj;f

"Em respoaU è» alegaçõe» oIL data grego»'— acrescenta ainda m agencio Tanjug — que teriam sido feita* pelo general Ventl-ris,; comandante do terceiro exer-cito. grego, otukmentrem açfio contra as guerrilhas, é falso que o» Insurgentes gregos recebem ar-mas do estrangeiro e sejam co-mondados por estrangeiros. A verdade — termina o comunicado —. é que os realistas gregos haviam estabelecido tal .regime de terror * populaçfio iijaalDnica, que esta perdeu finalmente a paciência e oe •refugiou na montanha paro

for-mar um verdadeiro movimento de libertação".

ANTENAS, 21 (APP) — "O CO-mondo do exercito democrático do norte do Grécia repele a acusação segundo o qual este exercito teria relação com países estrangeiros, graças ao que se culparia ou des-fecharia seus ataques partindo dos territórios desses paises" declaro, entre outras coisas, um manifesto assinado pelos chefes Insurgente» e cuja publicação a

Decorreu

livre-mente o pleito

rumeno

BUCARBST, 21 (AFP) — A» eleições d» Runutnla foram objeto d* uma daclantcio do* Jornali*-tu estrangeiro* qua vieram eb* servar a sua realização. Essa de-elaraclo reconiece que as elelcoei decorreram livremente,

BUfJAREST. SI (AFP) — O Bloco dos Partldoe Democrata* — organização governamental — ob-teve 71,80% doa votos, nas elel-efies que acabam d* ser -realizada* na Rumania. A participação do* eleitores no pleito foi de 88,99%.

policia proibiu nos Jornais "VI-ma Eleutheria" e "Rizospastis".

O manifesto, que afirma que os . chefes do exercito nacional de-mocratlcd estão decididos a prós-seguir a luta, apesar de todas as medidas que o governo puder to-mor, acrescenta: "Os principais fornecedores de nossas armas e munições sfio os bandos monar-quisto» equipados pelo exercito bri-tônico de ocupação. O exercito democrático nasceu dos persegui-ções exercidas pelo neo-fascismo '

contra o povo. A violação do açor dò de Verzika obrigou os lnsur-gentes.o se encaminharem para a montanha. O exercito democrata repele a acusação de que perse-gue objetivos separatistas. CJonsl. dera como sagrados o território e fronteiras do pais: luta pela vida e pela honra do povo, pelo democracia e Independendo da Grécia. Repele a acusação de in-cendlar aldeias, massacrar mu-lheres e crianças e- afirma que se bate pela liberdade da Grécia".

ATENAS, 21 (AFP) — Prosse-guem os combates no Monte Tse-nas. Durante o dia de ontem, a aviação Interveio por sete vezes, tendo metralhado o campo dos in-surgentes, havendo bombardeado seus trabalhos de defesa, do que resultaram severas perdas.

dos orga nistro.-; permanentes :>ara os Estados que defendem o ponto de vista do bloco anglo-americano — escreve o correspondente da Agencia Tass, enquanto se esfor-ça por afastar os Estajos cuja pó-lltica decorre do interesse de seus povos e cia paz universal.

O jornalista cita como exci;;-pio u Colômbia "que não desempe-nha um papel responsável r.a eco-r.omla ou na politica mun:liais e. tn.e. apesar disso, foi incluída no Conselho de Segurança", da mes-ma formes-ma que o Libano (|iw foi eleito para o Conselho Econômico e Social. Ao contrario, cs man-datos da Ucrânia o da Iugosla-via não foram hoje renovados. "Encontramo-nos assim diante c;e uma tendência dc acertar uma composição unilaterial (tos ovgn-nistnòs permanentes da ONU. a fim de manter em qualquer cir-cunstancia o bloco anglo-america-no. Nessas condições, a luta pelo principio de unanimidade das grandes potências reveste-te de particular importância.

O jornalista acrescentou quo foi tão grande a parcialidade, que a Assembléia Geral não seguiu sempre o bloco anglo-amerieaiio. salientando que o voto do Conte-lho Econômico e Social se repetiu por 4 vezes, na falta de maioria". O jornalista acrescenta que cer-tas influencias protegem a Tur-quia. cuja atitude durante a guer-ra náo foi de forma alguma pro-dutiva enquanto são afastados pai-ses que contribuíram grandemen-te para a vitoria contra o hitle-rismo, como a Iugoslávia e a Rus-sia Branca.

ULTIMAS

NOTICIAS

IMIGRANTES ITALIANOS VIAJAM PARA O BRASU. LISBOA, 21 (R.) — O navio bra-sileiro "Almirante Alexandrino" chegou hoje a esta capital, rJro-cedente de Gênova e com destino ao Brasil, transportando 500 imi-grames italianos,

MORTOS A TIROS DOIS MINEIROS

NOVA YORK, (R) — Urgente . — Dois membros da União do» Mineiros, cujos componentes es-tão em greve, foram hoje mor-tos a tiros ao tentarem arrancar de seu automóvel o copataz de uma. mina do Estado de West Virginia .Aquele copataz foi pos-to sob cuspos-todia, mas não foi ime-diatamente autuado.

Medidas de

pre-• canção na

fron-teira da Sibéria

com a

Mand-churia

CHANGAI, 21 (AFP) — O ge-: neral Maxim Purkaev, comandante-chefe doa tropas do Oriente, or-denun os reforços daa medidos de precauçüo ao longo da fronteira entre a Sibéria e a Mandchurla em vista «ta possivel extensão da guerra civil na China, segundo ln-formuçoe» dignas de fé.

Assim, 150.000 guardas da fron-telra estariam alerta, para desar-mar e internar as tropas chinesas comunistas e governamentais que tentarem atravessar a fronteira agora fechada.

"Nossa

paciência atinge rapidamente

Nehru ao acusau Grã-Bretanha pela

Malogrou em sua missão

o limite", afirma o lider

tensão reinante na índia

BEntüTE, 21 (R.) POTJdlt Nehru, vice-presidente do governo Interino da índia, definiu hoje o auxilio do Partido Congressista co-mo um co-movimento no Intuito .de criar uma Republico Indiano.

Pondlt Nehru fez estos declara-çôes perante o Comissão de Assim-to* do Indlo.

A Comissão d* Assuntos estava em oesB&o nas vésperas do reuniio da primeira Assembléia Otnstltum-t« tndlana, que foi «xmvocado paro 9 da. «taernbro, o fim de redlflr m rJooiUta****» ét

iBdia»

vice-rei*

lord

W a w e 11

A Comissão aprovou, por uma lar-ga maioria de votos, o resolução ra-tateando as decisões da C*omlss&o de Trabalho* dò Congresso, sobre os de-«envolvimentos desde o visita do missão do gabinete britânico à In-«Ba, Incluindo o formação do gover-W provisório.

O* oradores DOcioUstoa declararam «vm nao «leoejaram qua ouo atttoa*) 'atara

Interpretada «orno uma falto

verno no Congresso Interino. Toda--rtõ, criticavam fortemente a poUtl-ca do governo, particularmente em relação à situação comunal.

"Esta é a primeira vez que uso-mos os palavras "Independente, so-beronlo e Republica" para descie-ver nossos objetivos" — declarou Pondlt Nehru, propondo o resolução • declarando que o «Doniresso de-te]» o crlaçio da uma Republico.

-O ar. Wehru ****>erta que o

luç&o tinha o caráter de uma dire-Uva aos membros da Assembléia Constituinte que pci-tenccsscm ao Partido do Congresso.

Poucas horas antes, o sr. Mona-meti Ali Jinnah, presidente da Liga Muçulmano, havia declarado que a suo entidade deveria boicotar a As-sembléia Constituinte.

O "pandlff Nehru acusou o vice-rei, Lord' Wavell, de malograr no tonto da criar nm goremo dentro

do espirito em que prometeu for-má-lo e previu "conflitos cm larga escala", se continuasse a persistir no seio do governo provisório a a'mos-fera de tensão atualmente ob-or-vado.

Disse que os membros do Partido Congressista haviam ameaçado r.--nunciar por duas vezee, em virtude da tensão surgida apôs o lngr:ac dos muçulmanos no governo.

"Nossa paciência atinge repiia-mente o limite" — disse o st. Nrhm — "e se estas coisas rontinimirm, os conflitos em lar*-*- <*-(-¦'"* .*?•> lne-YitaTCfc"

Referências

Documentos relacionados

שי רישכמב שומישה תליחת ינפל תוארוהה לכ תא אורקל. לכל הרהזאהו הלעפהה תוארוה תא ריבעהל רישכמה לעב תוירחאב םישמתשמה. תיבה ךותב רישכמה תא םקמל שי

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado em Finanças e

 Não  posso  deixar  de  ressaltar  a  ajuda  prestada  e  material   compartilhado  por  vários  co-­‐voluntários  de  Caxias  do  Sul,  que  junto

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

Débitos tributários e condominiais (propter rem) serão sub-rogados no valor da arrematação (art. 908, § 1º, CPC), os quais ficam a cargo dos interessados a pesquisar e