• Nenhum resultado encontrado

IV FESTA LITERÁRIA INTERNACONAL DO IPOJUCA FLIPO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV FESTA LITERÁRIA INTERNACONAL DO IPOJUCA FLIPO 2016"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

(2)

INFORMAÇÕES GERAIS

Tema

Literatura e Mudança (FLIPO 2016)

Período:

01 a 04 de setembro de 2016

Local:

Território da Palavra, no centro da Vila de Porto de Galinhas, e Vila de Todos os Santos, na Praia de Maracaípe, no município do Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco

Realização:

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural

Curadoria Geral: Alexandre Santos

Personalidade Homenageada da FLIPO Marcus Accioly

Grande Homenageado do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores Ernesto Melo e Castro

Parceria Cultural

Ministério da Cultura (PRONAC nº 160101)

União Brasileira de Escritores, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, Clube de Engenharia de Pernambuco, FOCCA

CONTATOS

Alexandre Santos – Curador e Coordenador Geral Fone: (81) 99975-7364

e-mails: alexandresantos@br.inter.net flipo@camaracultural.com.br site oficial: www.flipo.com.br

(3)

Descrição

A FLIPO 2016 (IV Festa Literária Internacional do Ipojuca) é um empreendimento cultural que toma por base a plataforma histórica, cultural e turística do município de Ipojuca, no litoral Sul do Estado de Pernambuco, para mobilizar escritores, a-mantes da literatura e, também, de outras artes e, com eles, a mídia, em torno de temas culturais de interesse nacional de modo a fortalecer a arte literária e projetar a região, através de uma grande festa no chamado ‘Território da Palavra’, na área central da vila de Porto de Galinhas.

A FLIPO 2016 é uma festa literária que congrega diversos eventos importantes, inclusive o III Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, o VI Encontro Pernam-bucano de Escritores, o III Encontro Regional da Academia de Letras do Nordeste, a FestFLIPO (incluindo a RockFLIPO) e a FLIPO Party.

Em sua quarta edição, cuja realização está programada para os dias 01, 02, 03 e 04 de setembro de 2016, a FLIPO 2016 evoca o tema ‘Literatura e mudança’, des-tacando as mudanças que a literatura provoca, inclusive em si mesma, para consti-tuir-se num dos principais motores da evolução social. Ao discutir o tema ‘Literatura e mudança’, a FLIPO 2016 pretende jogar foco sobre a influência da literatura nas mudanças observadas nas relações sociais e na história, possibilitando o surgimen-to de novas abordagens sobre o tema.

Além dos benefícios diretos decorrentes do estímulo à literatura e à arte em geral, a FLIPO 2016 vai contribuir para dinamizar o circuito cultural e turístico do municí-pio de Ipojuca, com naturais conseqüências econômicas.

A FLIPO 2016 é uma iniciativa da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, que conta com o apoio privado e público, nas diversas esferas de governo.

(4)

Linhas gerais da festa

CONGRESSO LITERÁRIO – o Porto da Palavra

A FLIPO 2016 está estruturada por um conjunto de atividades cujo carro-chefe é um congresso literário, o Porto da Palavra, que, também, reúne a programação dos eventos associados.

As atividades do Porto da Palavra vão ocorrer em oito palcos (Congresso Literário da FLIPO e Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, Encontro Pernambucano de Escritores, Encontro Regional da ALANE, FestFLIPO e FLIPO Party).

O Porto da Palavra é o ambiente para apresentação e discussão de temas literários, incluindo aqueles relacionados com o empreendedorismo cultural e cadeia produtiva e comercial do livro e, ainda, para além da literatura, abrindo espaço para outras expressões artísticas – música, dramaturgia, artes plásticas, etc. –, através de pa-lestras, mesas redondas, colóquios e conferências, com a participação de escritores de renome local, regional e nacional.

No entorno do congresso literário, demarcando o Território da Palavra, a FLIPO 2016 apresenta outras atividades e espaços.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

O chamado ‘Espaço Faz de Conta’, instalado na Praça das Piscinas Naturais, funcio-nará em horário compatível com a comodidade das crianças e apresentará densa programação levada adiante por arte educadores e professores especializados no estímulo à leitura e formação de público leitor. Vale dizer que, ao final e nos inter-valos da programação infantil, o aparato instalado na Praça das Piscinas Naturais será utilizado em outras atividades da FLIPO 2016.

FEIRA DE LIVROS

Na chamada ‘Alameda do Livro’, em quiosques e tendas erguidas no Calçadão da Avenida Beira Mar, na Rua da Esperança e na Rua Beijupirá, funcionará a feira lite-rária da FLIPO com a participação de editoras e livreiros.

ESCAMBO LITERÁRIO

A Alameda do Livro reservará espaço específico para o escambo de livros, articu-lando pessoas inscritas previamente através da doação de um quilo de alimentos não perecíveis.

BUTIQUE FLIPO

A Alameda do Livro reservará tenda específica para a comercialização de lembran-ças da FLIPO, incluindo botons, camisetas, bonés, canecas, bolsas, canetas, pastas, sacolas, pulseiras, blocos, chaveiros, crachás, camisas, flâmulas, adesivos, broches,

(5)

marcadores de livro, porta-moedas, etc. Neste espaço, também, será feita a expo-sição e comercialização de fotografias colhidas durante as atividades.

LANÇAMENTO DE LIVROS

A Alameda do Livro também reservará ambiente específico – o Palco de Lançamen-tos – para o lançamento de livros e CD’s. Bem sinalizado, o Palco de LançamenLançamen-tos disporá de sonorização para o pronunciamento dos autores, mesas para os autógra-fos, estantes para a exposição de livros e CD’s e cavaletes para a colocação de banners publicitários.

SARAU ARTÍSTICO

Em horário distinto da programação infantil, a FLIPO 2016 disponibilizará o palco instalado na Praça das Piscinas Naturais para a chamada ‘Tribuna da Arte’, deixan-do o microfone aberto em recital para a apresentação de performances e peças literárias e musicais.

SHOWS MUSICAIS

Além do tradicional Show das Nove, programado para as 21h00 dos dias 02 e 03 de setembro de 2016, no palco instalado na Praça das Piscinas Naturais, com a apre-sentação de artistas convidados, este ano, além de um mini festival de Hip Hop, a FLIPO realizará a FestFLIPO, grande encontro musical, com palcos instalados na Vila de Todos os Santos, em Maracaípe, e na entrada da Vila de Porto de Galinhas. ART FLIPO

A FLIPO 2016 reservará espaço para a Galeria Art-FLIPO, que, com curadoria de Silvio Hansen, apresentará exposição de quadros de artistas plásticos de renome, EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS

A FLIPO 2016 reservará espaço para a exposição de peças artísticas produzidas em oficinas específicas para grafiteiros e novos artistas.

CASA FLIPO FASHION

A FLIPO 2016 contará com um espaço festivo para confraternizações e realização de festas para o público VIP.

FLIPO PARTY

Este ano, como novidade, a Festa Literária Internacional do Ipojuca realizará a FLIPO Party, ambiente para discussão de inovação, criatividade, entretenimento e empreendedorismo digital, com palestras, oficinas, workshops, rodada de negócios e atividades especiais.

(6)

OUTRAS ATIVIDADES

No círculo mais externo da FLIPO 2016, como nas edições anteriores, além de ati-vidades não constantes da programação oficial, acontecerão encontros paralelos de entidades literárias, festas e shows populares, incluindo o já consagrado TBQ (Tão Bom Quanto), movimento animado por escritores que não puderam ser incluídos na programação oficial da festa. Na realidade, a FLIPO estimula a realização de even-tos paralelos por algumas das principais entidades culturais do País, incluindo asso-ciações, academias, grêmios e movimentos.

Além disso, para além da programação oficial, a FLIPO 2016 proporciona ambiência propícia para outras atividades como a realização de visitas históricas e literárias, visitas de escritores às escolas da região, realização de concursos literários e expo-sições.

Envolvimento da Comunidade PRÉ FLIPO

Antes do período oficial da festa, a FLIPO 2016 realizará uma série de atividades culturais nos distritos do Ipojuca, com a participação de estudantes, professores e artistas locais

CIRCUITO GASTRONÔMICO

A FLIPO 2016 pretende estimular os restaurantes a participar do evento com a o-ferta cardápio especial, com pratos associados a personalidades e episódios literá-rios.

HOTEIS E POUSADAS CONVENIADAS

A FLIPO 2016 pretende estimular a rede hoteleira a participar do espírito da festa, oferecendo atrações literárias aos hóspedes

Sistema de Informações REVISTA FLIPO

Com antecedência, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural distribuirá revista com noticiário sobre a FLIPO 2016

JORNAL FLIPO

Durante a FLIPO 2016, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural distribuirá informativo com noticiário sobre as atividades da véspera e com a programação do dia, indicando locais e atrações.

FLIPO nas Redes Sociais

Durante os quatro dias do evento, uma equipe especial transmitirá informações e novidades sobre FLIPO 2016 aos internautas inscritos no aplicativo FLIPO

(7)

Registros Históricos ANAIS FLIPO

As Edições Moinho, editora associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cul-tural, colherá material e publicará anais dos congressos literários da FLIPO 2016 REVISTA FLIPO

As Edições Moinho, editora associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cul-tural colherá material e publicará e revista com registro das atividades da FLIPO 2016

ECOS DA FLIPO

As Edições Moinho, editora associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cul-tural colherá material e publicará antologias com textos criados sob a inspiração da FLIPO 2016

Homenagens

Por ocasião da abertura das atividades da FLIPO 2016, a Câmara Brasileira de De-senvolvimento Cultural vai agraciar personalidades e organizações patrocinadoras do evento com Diploma de Agradecimento – honraria que registra o agradecimento da entidade pelo apoio recebido, atestando o comprometimento dos agraciados com a movimentação e reflexos culturais implícitos na programação.

Por ocasião da abertura das atividades da FLIPO 2016, a Câmara Brasileira de De-senvolvimento Cultural vai agraciar personalidades Medalha de Honra – honraria que registra a participação dos agraciados em empreendimentos culturais relevan-tes.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo da FLIPO 2016 abrange amantes das artes literárias, incluindo escri-tores e leiescri-tores de todos os tipos e gêneros, os profissionais da cadeia produtiva e comercial do livro, professores, estudantes e turistas de todas as faixas etárias e graus escolares, jornalistas e comunicadores em geral, turistas movidos pela cultu-ra, etc.

PÚBLICO ESTIMADO

Pela forma como está organizada, a FLIPO 2016 alcançará públicos em diversos níveis de envolvimento.

a) No primeiro nível de envolvimento – referente às pessoas diretamente envolvi-das com algum tipo de atividade promovida no âmbito direto da Festa (pessoas inscritas e convidadas para as atividades constantes do programa oficial, especta-dores e participantes dos espetáculos culturais) –, nos quaro dias de duração do encontro, os organizadores estimam a participação de cerca de 15.000 de pessoas.

(8)

b) No segundo nível de envolvimento – referente às pessoas envolvidas com algum tipo de atividade estimulada pela realização da FLIPO 2016 (clientes de restauran-tes integranrestauran-tes do ‘Circuito Gastronômico’, hospedes de hotéis situados na área de influência da Festa, participantes diretos e indiretos da programação cultural reali-zada nos distritos inscritos na área de influência da Festa) –, nos quatro dias de duração do encontro, os organizadores estimam a participação de cerca de 30.000 de pessoas.

c) No terceiro nível de envolvimento – referente às pessoas que terão acesso à programação da FLIPO 2016 pela transmissão pela Internet –, nos quatro dias de duração do encontro, os organizadores estimam a participação de cerca de 400.000 de pessoas.

d) No quarto nível de envolvimento – referente às pessoas que tomarão conheci-mento da programação da FLIPO 2016 pela intensa cobertura da mídia escrita, fa-lada e televisada –, durante o período do encontro, incluindo as fases pré e pós festa, os organizadores estimam a participação de cerca de 2.000.000 de pessoas.

(9)

A divulgação e repercussão da FLIPO 2015 (alguns registros)

(10)

(11)

(12)

(13)
(14)

A divulgação da FLIPO 2015 foi abundante, desde artigos de opinião e anúncios em jornais, até mídia humana, com pessoas vestindo camisas com a marca do evento, e cobertura impressa e digital feita pelos principais jornais do Estado, passando pela cobertura das mídias sociais e entrevistas ao vivo no rádio e televisão. Os principais órgãos da mídia impressa, radiofônica e televisiva deram grande cobertu-ra à FLIPO 2015, repercutindo sua realização.

(15)

Projeto de Financiamento

Além do apoio de órgãos e entidades das esferas pública e privada, a realização da FLIPO 2016 será financiada a partir da captação de recursos no âmbito da Lei Rou-anet (PRONAC nº 160101) e venda de cotas de patrocínio, conforme o seguinte projeto:

Cota Master

Valor: R$ 600.000,00 Quantidade: duas Contrapartidas:

Destaque 'APRESENTA' em todas as peças publicitárias

Presença destacada em 03 (três) anúncios de 1/16 de página nos principais jornais locais

Presença destacada da logomarca em todos os ambientes do evento Três blimps instalados nas proximidades do Congresso Literário

Presença destacada da logomarca em todo o material publicitário referente ao e-vento

Citação em spot publicitário divulgado em Rádio FM

Presença destacada da logomarca no site oficial do evento

Presença destacada da logomarca em campanha publicitária nas mídias sociais. Citação destacada no texto de abertura de todas as sessões artísticas no âmbito do evento.

Possibilidade de instalação de stand na Alameda do Livro e distribuição de material publicitário no interior da tenda principal do evento.

Autorização para exibição de filmete institucional antes da abertura das sessões do congresso literário

Cota Premium Valor: R$ 200.000,00 Quantidade: cinco Contrapartidas:

Presença destacada em 03 (três) anúncios de 1/16 de página nos principais jornais locais

Presença destacada da logomarca em todos os ambientes do evento Dois blimps instalados nas proximidades do Palco das Piscinas Naturais

Presença destacada da logomarca em todo o material publicitário referente ao e-vento

Citação em spot publicitário divulgado em Rádio FM

Presença destacada da logomarca no site oficial do evento

Presença destacada da logomarca em campanha publicitária nas mídias sociais. Citação destacada no texto de abertura de todas as sessões artísticas no âmbito do evento.

Possibilidade de instalação de stand na Alameda do Livro e distribuição de material publicitário no interior da tenda principal do evento.

(16)

Cota Ouro

Valor: R$ 100.000,00 Quantidade: dez Contrapartidas:

presença destacada em 03 (três) anúncios de 1/16 de página nos principais jornais locais

presença destacada da logomarca em todos os ambientes do evento Um blimp instalado nas proximidades do Palco da Praça das Esculturas

Presença destacada da logomarca em todo o material publicitário referente ao e-vento

Citação em spot publicitário divulgado em Rádio FM

Presença destacada da logomarca no site oficial do evento

Presença destacada da logomarca em campanha publicitária nas mídias sociais. Citação destacada no texto de abertura de todas as sessões artísticas no âmbito do evento.

Possibilidade de distribuição de material publicitário no interior da tenda principal do evento.

Cota Prata

Valor: R$ 50.000,00 Quantidade: vinte Contrapartidas:

Presença da logomarca em 03 (três) anúncios de 1/16 de página nos principais jor-nais locais

Presença da logomarca em todos os ambientes do evento

Presença da logomarca em todo o material publicitário referente ao evento Presença da logomarca no site oficial do evento

Presença da logomarca em campanha publicitária nas mídias sociais.

Citação destacada no texto de abertura de todas as sessões artísticas no âmbito do evento.

Cota Bronze

Valor: R$ 20.000,00 Quantidade: vinte Contrapartidas:

Presença da logomarca em todos os ambientes do evento

Presença da logomarca em todo o material publicitário referente ao evento Presença da logomarca no site oficial do evento

Presença da logomarca em campanha publicitária nas mídias sociais.

Referências

Documentos relacionados

Um segundo problema está relacionado à manutenção do Código Brasileiro de Telecomunicações que, enquanto principal instrumento regulador das

Controle químico da traça do tomateiro Scrobipalpula absoluta (Meyrick, 1917) (Lepidoptera: Gelechiidae) no Submédio São Francisco.. Anais da Sociedade Entomológica do

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

Para o bom funcionamento do sistema de controle, a malha de tensão deve ser lenta, pois esta atua na amplitude da corrente senoidal que é drenada da rede e, sendo assim, se a malha

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

O historiador que se ocupa com a História imediata teria interesse em investir, pelo contrário, no acontecimento, utilizando-o como meio para, por seu intermédio,

Tendo como base esse pressuposto, reconhecemos a importância das metodologias ativas para o ensino musical, assim como para o desenvolvimento das

Os pontos do triângulo cibernético que é o protocolo usado pelos antigos mestres de acupuntura para todos os tratamentos do pavilhão auricular e os pontos das